Sei sulla pagina 1di 8

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11. ed.

Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 1. A IDENTIDADE EM QUESTO Em essncia, o argumento o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivduo moderno, at aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada crise de identidade vista como parte de um processo mais amplo de mudana, que est deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referncia que davam ao indivduo uma ancoragem estvel no mundo social. (HALL, 2006. p. 7) O prprio conceito com o qual estamos lidando, identidade, demasiadamente complexo, muito pouco desenvolvido e muito pouco compreendido na cincia social contempornea para ser definitivamente posto prova. (HALL, 2006. p. 8) Para aqueles/as tericos/as que acreditam que as identidades modernas esto entrando em colapso, o argumento se desenvolve da seguinte forma. Um tipo diferente de mudana estrutural est transformando as sociedades modernas no final do sculo XX. Isso est fragmentando as paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa e nacionalidade, que, no passado, nos tinham fornecido slidas localizaes como indivduos sociais. Estas transformaes esto tambm mudando nossas identidades pessoais, abalando a ideia que temos de ns prprios como sujeitos integrados. Esta perda de sentido de si estvel chamada, algumas vezes, de deslocamento ou descentrao do sujeito. Esse duplo deslocamento descentrao dos indivduos tanto de seu lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmos constitui uma crise de identidade para o indivduo. (HALL, 2006. p. 9)

Trs concepes de identidade

O sujeito do Iluminismo estava baseado numa concepo de pessoa humana como um indivduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razo, de conscincia e de ao [...]. O centro essencial do eu era a identidade de uma pessoa. (HALL, 2006. p. 1011, grifos meus) De acordo com a viso de sujeito sociolgico, a identidade formada na interao entre o eu e a sociedade. O sujeito ainda tem um ncleo ou essncia interior que o eu real, mas este formado e modificado num dilogo contnuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. (HALL, 2006. p. 11) Argumenta-se [...] que so exatamente essas coisas que esto mudando. O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estvel, est se tornando fragmentado; composto, no de uma nica, mas de vrias identidades, algumas vezes contraditrias ou no resolvidas. Correspondentemente, as identidades, que compunham as paisagens sociais l fora e que assegurava nossa conformidade subjetiva com as necessidades objetivas da cultura, esto entrando em colapso, como resultado de mudanas estruturais e institucionais. O prprio processo de identificao, atravs do qual nos projetamos em nossas identidades culturais, tornou-se mais provisrio, varivel e problemtico. (HALL, 2006. p. 12)

Esse processo produz o sujeito ps-moderno, conceptualizado como no tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma celebrao mvel: formada e transformada continuamente em relao s formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam (Hall, 1987). definida historicamente, e no biologicamente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que no so unificadas ao redor de eu coerente. Dentro de ns h identidades contraditrias, empurrando em diferentes direes, de tal modo que nossas identificaes esto sendo continuadamente deslocadas. A identidade plenamente unificada, completa segura e coerente uma fantasia. Ao invs disso, medida que os sistemas de significao e representao cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possveis, com cada uma das quais poderamos nos identificar ao menos temporariamente. (HALL, 2006. p. 12-13)

O carter da mudana na modernidade tardia

As sociedades modernas so [...] por definio, sociedades de mudana constante, rpida e permanente. (HALL, 2006. p. 14) Em relao ao carter de mudana na modernidade tardia, Ernest Laclau (1990) usa conceito de deslocamento. Uma estrutura deslocada aquela cujo centro deslocado, no sendo substitudo por outro, mas por uma pluralidade de centros de poder. As sociedades modernas, argumenta Laclau, no tm nenhum centro, nenhum princpio articulador ou organizador nico e no se desenvolvem de acordo com o desdobramento de uma nica causa ou lei. A sociedade [...] est constantemente sendo descentrada ou deslocadas por foras fora de si mesma. (HALL, 2006. p. 16-17) As sociedades da modernidade tardia [...] so caracterizadas pela diferena; elas so atravessadas por diferentes divises e antagonismos sociais que produzem uma variedade de diferentes posies de sujeito isto , identidades para os indivduos. (HALL, 2006. p. 17) Esta uma concepo de identidade muito diferente e muito mais perturbadora e provisria do que as duas anteriores. Entretanto, [...] o deslocamento tem caractersticas positivas. Ele desarticula as identidades estveis do passado, mas tambm abre a possibilidade de novas articulaes: a criao de novas identidades, a produo de novos sujeitos e o que ele chama de recomposio da estrutura em torno de pontos nodais particulares de articulao (Laclau, 1990, p. 40) (HALL, 2006. p. 17-18)

2. NASCIMENTO E MORTE DO SUJEITO MODERNO

Raymond Willians observa que a histria moderna do sujeito individual rene dois significados distintos: por um lado, o sujeito indivisvel uma entidade que unificada em seu prprio interior e no pode ser dividida alem disso; por outro lado, tambm uma entidade que singular, distintiva, nica [...]. Muitos movimentos importantes no pensamento e na cultura ocidentais contriburam para a emergncia dessa nova concepo: a Reforma e o Protestantismo, que libertaram a conscincia individual das instituies religiosas da igreja e a expuseram diretamente aos olhos de Deus; o Humanismo

Renascentista, que colocou o Homem (sic) no centro do universo; as revolues cientficas, que conferiram ao Homem a faculdade e as capacidades de inquirir, investigar e decifrar os mistrios da Natureza; e o Iluminismo, centrado na imagem do Homem racional, cientfico, libertado do dogma e da intolerncia, e diante do qual se estendia a totalidade da histria humana, para ser compreendida e dominada. (HALL, 2006. p. 25-26) Uma figura importante, que deu a essa concepo sua formulao primria, foi o filsofo francs Ren Descartes (1596-1650). (HALL, 2006. p. 26) Descartes postulou duas substancias distintas a substncia espacial (matria) e a substncia pensante (mente). [...] No centro da mente ele colocou o sujeito individual, constitudo por sua capacidade para raciocinar e pensar. Cogito, ergo sum era a palavra de ordem de Descartes [...]. Desde ento, esta concepo de sujeito racional, pensante e consciente, situada no centro do conhecimento tem sido conhecida como o sujeito cartesiano. (HALL, 2006. p. 27) Outra concepo crtica foi feita por John Locke, o qual [...] definia o indivduo em termos da mesmidade (sameness) de um ser racional isto , uma identidade que permanecia a mesma e que era contnua com o seu sujeito [...] Esta figura (ou dispositivo conceitual) o indivduo soberano est inscrita em cada um dos processos e prticas centrais que fizeram o mundo moderno. Ele (sic) era o sujeito da modernidade em dois sentidos: a origem ou sujeito da razo, do conhecimento e da prtica; e aquele que sofria as conseqncias dessas prticas aquele que estava sujeitado a elas [...] (HALL, 2006. p. 27-28) Com o advento do capitalismo e dos processos de industrializao o cidado individual tornou-se enredado nas maquinarias burocrticas e administrativas do estado moderno. (HALL, 2006. p. 30) Emergiu, ento, uma concepo mais social do sujeito. O indivduo passou a ser visto como mais localizado e definido no interior dessas grandes estruturas e formaes sustentadoras da sociedade moderna. VER DA PGINA 30 A PGINA 33.

Descentrando o sujeito

Aquelas pessoas que as identidades modernas esto sendo fragmentadas argumentam que o que aconteceu a concepo de sujeito moderno, na modernidade tardia, no foi simplesmente sua degradao, mas seu deslocamento. Eles descrevem esse deslocamento atravs de uma srie de rupturas nos discursos do conhecimento moderno. (HALL, 2006. p. 34) O descentramento do sujeito como impacto/efeito de cinco grandes avanos na teoria social e nas cincias humanas: *Releitura dos postulados marxistas na segunda metade do sec. XX; (cf: HALL, 2006. p. 3436) *Freud as teorias do inconsciente; (cf: HALL, 2006. p. 36-40) *Saussure e a lingustica estrutural; (cf: HALL, 2006. p. 40-41)

*Foucault e a genealogia do sujeito moderno; (cf: HALL, 2006. p. 41-43) *O feminismo e seu impacto, tanto como crtica terica quanto como movimento social. (cf: HALL, 2006. p. 43-46)

3. AS CULTURAS NACIONAIS COMO COMUNIDADES IMAGINADAS

as identidades nacionais no so coisas com as quais ns nascemos, mas so formadas e transformadas no interior da representao. [...] Segue-se que a nao no apenas uma entidade poltica mas algo que produz sentidos um sistema de representao cultural. As pessoas no so apenas cidados/s legais de uma nao; elas participam da ideia da nao tal como representada em sua cultura nacional. Uma nao uma comunidade simblica e isso que explica seu poder para gerar um sentimento de identidade e lealdade (Schwarz, 1986, p. 106). (HALL, 2006. p. 48-49)

Narrando a nao: uma comunidade imaginada

Uma cultura nacional um discurso um modo de construir sentidos que influencia e organiza tanto nossas aes quanto a concepo que temos de ns mesmos [...] As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre a nao, sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades. Esses sentidos esto contidos nas estrias que so contadas sobre a nao, memrias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela so construdas. Como argumentou Benedict Anderson (1983), a identidade nacional uma comunidade imaginada. (HALL, 2006. p. 50-51) Da pgina 52 56, observar os cinco aspectos que tentam responder Como contada a narrativa da cultura nacional? (HALL, 2006. p. 51) *A Narrativa da nao; (cf: HALL, 2006. p. 52-53) *A nfase nas origens, na continuidade, na tradio, e na intemporalidade; (cf: HALL, 2006. p. 53-54) *A inveno da tradio; (cf: HALL, 2006. p. 54) *O mito fundacional; (cf: HALL, 2006. p. 54-55) *A idia de um povo ou folk puro, original. (cf: HALL, 2006. p. 55-56)

Desconstruindo a cultura nacional: identidade e diferena

Devemos ter em mente esses trs conceitos, ressonantes daquilo que constitui uma cultura nacional como uma comunidade imaginada: as memrias do passado; o desejo por viver em conjunto; a perpetuao da herana. (HALL, 2006. p. 58)

As identidades nacionais representam precisamente o resultado da reunio dessas duas metades da equao nacional [...]: tornar a cultura e a esfera poltica congruentes e fazer com que culturas razoavelmente homogneas, tenham, cada uma, seu prprio teto poltico (Gellner, 1983, p. 43). (HALL, 2006. p. 58) no importa quo diferentes seus membros possam ser em termos de classe, gnero ou raa, uma cultura nacional busca unific-los numa identidade cultural, para represent-los todos como pertencendo mesma e grande famlia nacional. Mas seria a identidade nacional uma identidade unificadora desse tipo, uma identidade que anula e subordina a diferena cultural? (HALL, 2006. p. 59) Esta idia est sujeita dvida, por vrias razes. Uma cultura nacional nunca foi um simples pontos de lealdade, unio e identificao simblica. Ela tambm uma estrutura de poder cultural. (HALL, 2006. p. 59) Em vez de pensar de pensar as culturas nacionais como unificadas, deveramos pens-las como constituindo um dispositivo discursivo que representa a diferena como unidade ou identidade. Elas so atravessadas por profundas divises e diferenas internas, sendo unificadas apenas atravs do exerccio de diferentes formas de poder cultural. Entretanto [...] as identidades nacionais continuam a ser representadas como unificadas. (HALL, 2006. p. 61-62) Este breve exame solapa a idia da nao como uma identidade cultural unificada. As identidades nacionais no subordinam todas as outras formas de diferena e no esto livres do jogo de poder, de divises e contradies internas, de lealdade e de diferenas sobrepostas. Assim, quando vamos discutir se as identidades nacionais esto sendo deslocadas, devemos ter em mente as formas pelas quais as culturas nacionais contribuem para costurar as diferenas numa nica identidade. (HALL, 2006. p. 65) 4. GLOBALIZAO

A globalizao implica um movimento de distanciamento da idia sociolgica clssica da sociedade como um sistema bem delimitado e sua substituio por uma perspectiva que se concentra na forma como a vida social est ordenada ao longo do tempo e do espao (Giddens, 1990, p. 64). Essas novas caractersticas temporais e espaciais, que resulta na compresso de distncias e de escalas temporais, esto entre os aspectos mais importantes da globalizao a ter efeito sobre as identidades culturais. (HALL, 2006. p. 67-68) Compresso espao-tempo e identidade

Que impacto tem a ultima fase da globalizao sobre as identidades nacionais? Uma de suas caractersticas principais a compresso espao-tempo, a acelerao dos processos globais, de forma que se sente que o mundo menor e as distncias mais curtas, que os eventos em um determinado lugar tm um impacto imediato sobre pessoas e lugares situados a uma grande distncia. (HALL, 2006. p. 69) o tempo e o espao so tambm as coordenadas bsicas de todos os sistemas de representao. Todo meio de representao [...] deve traduzir seu objeto em dimenses espaciais e temporais. [...] Diferentes pocas culturais tm diferentes formas de combinar essas coordenadas espao-tempo. (HALL, 2006. p. 70) a identidade est profundamente envolvida no processo de representao. Assim, a moldagem e remoldagem de relaes espao-tempo no interior de diferentes sistemas de

representao tm efeitos profundos sobre as formas como as identidades so localizadas e representadas. (HALL, 2006. p. 71) A modernidade separa, cada vez mais, o espao do lugar [...]. Nas condies da modernidade..., os locais so inteiramente penetrados e moldados por influncias sociais bastante distantes deles. O que estrutura o local no simplesmente aquilo que est presente na cena; a forma visvel do local oculta as relaes distanciadas que determinam sua natureza. (GIDDENS, 1990. p. 18 apud HALL, 2006. p.72) Os lugares permanecem fixos; neles que temos razes. Entretanto, o espao pode ser cruzado num piscar de olhos por avio a jato, por fax ou por satlite. Harvey chama isso de destruio do espao atravs do tempo (1989, p. 205) (HALL, 2006. p. 72-73) Em direo ao ps-moderno global? Alguns tericos argumentam que o efeito geral desses processos globais tem sido o de enfraquecer ou solapar formas nacionais de identidade cultural. [...] As identidades nacionais permanecem fortes, especialmente com respeito a coisas como direitos legais e de cidadania, mas as identidades locais, regionais e comunitrias tm se tornado mais importantes. Colocadas acima do nvel da cultura nacional, as identificaes globais comeam a deslocar e, algumas vezes, a apagar, as identidades nacionais. (HALL, 2006. p.73) Alguns tericos culturais argumentam que a tendncia em direo a uma maior interdependncia global est levando ao colapso de todas as identidades culturais fortes e est produzindo aquela fragmentao de cdigos culturais, aquela multiplicidade de estilos, aquela nfase no efmero, no flutuante, no impermanente e na diferena e no pluralismo cultural [...], agora numa escala global o que poderamos chamar de ps-moderno global. Os fluxos culturais, entre as naes, e o consumismo global, criam possibilidades de identidades partilhadas [...] entre pessoas que esto bastante distantes umas das outras no espao e no tempo. medida em que as culturas nacionais tornam-se mais expostas a influncias externas, difcil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas atravs do bombardeamento e da infiltrao cultural. (HALL, 2006. p. 73-74) Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mdia e pelos sistemas de comunicao globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas desalojadas de tempos, lugares, histrias e tradies especficos e parecem flutuar livremente. [...] Foi a difuso do consumismo, seja como realidade, seja como sonho que contribuiu para esse efeito de supermercado cultural. No interior do discurso do consumismo global, as diferenas e as distines culturais, que at ento definiam a identidade, ficam reduzidas a uma espcie de lngua franca internacional ou de moeda global, em termos das quais todas as tradies especficas e todas as diferentes identidades podem ser traduzidas. Este fenmeno conhecido como homogeneizao cultural. (HALL, 2006. p. 75-76) 5. O GLOBAL, O LOCAL E O RETORNO DA ETNIA Trs contratendncias ao postulado de que a homogeneizao cultural ameaa solapar as identidades nacionais: * ao lado da tendncia em direo homogeneizao global, h tambm uma fascinao com a diferena e com a mercantilizao da etnia e da alteridade. H, juntamente com o

impacto do global, um novo interesse pelo local. [...] Assim, ao invs de pensar no global como substituindo o local seria mais acurado pensar numa nova articulao entre o global e o local. Este local [...] atua no interior da lgica da globalizao. Entretanto, parece improvvel que a globalizao v simplesmente destruir as identidades nacionais. mais provvel que ela v produzir, simultaneamente, novas identificaes globais e novas identificaes locais. (HALL, 2006. p.77-78) * Geometria do poder: o fato da globalizao ser muito desigualmente distribuda ao redor do globo, entre regies e entre diferentes estratos da populao dentro das regies. (HALL, 2006. p. 78) * A globalizao, mesmo que, por definio, seja algo que afeta o mundo inteiro, essencialmente um fenmeno ocidental. (HALL, 2006. p. 78) A proliferao das escolhas de identidade mais ampla no centro do sistema global que nas suas periferias. Os padres de troca cultural desigual, familiar desde as primeiras fases da globalizao, continuam a existir na modernidade tardia. (HALL, 2006. p. 79) Por outro lado, as sociedades da periferia tm estado sempre abertas s influncias culturais ocidentais e, agora, mais do que nunca. A idia de que esses so lugares fechados [...] uma fantasia ocidental sobre a alteridade: [...] Ocidente, que tende a gostar de seus nativos apenas como puros e de seus lugares exticos apenas como intocados. Entretanto, [...] a periferia tambm est vivendo seu efeito pluralizador, embora num ritmo mais lento e desigual. (HALL, 2006. p. 80) The Rest in the West (O Resto no Ocidente) a interdependncia global agora atua em ambos os sentidos. O movimento para fora (de mercadorias, de imagens, de estilos ocidentais e de identidades consumistas) tem uma correspondncia num enorme movimento de pessoas das periferias para o centro, num dos perodos mais longos e sustentados de migrao no-planejada da histria recente. Impulsionadas [pelos graves problemas polticos, econmicos e sociais das naes subdesenvolvidas] [...], as pessoas mais pobres do globo, em grande nmero, acabem por acreditar na mensagem do consumismo global e se mudam para os locais de onde vm os bens e onde as chances de sobrevivncia so maiores. Na era das comunicaes globais, o Ocidente est situada apenas distncia de uma passagem area. (HALL, 2006. p. 81, colchetes meus) A dialtica das identidades O fortalecimento de identidades locais pode ser visto na forte reao defensiva daqueles membros dos grupos tnicos dominantes que se sentem ameaados pela presena de outras culturas. [...] Isso frequentemente est baseado no que antes chamei de racismo cultural e evidente, atualmente, em partidos polticos legais, tanto de direita quanto de esquerda, e em movimentos polticos mais extremistas em toda Europa Ocidental. (HALL, 2006. p. 85) Como concluso provisria, parece ento que a globalizao tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e fechadas de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posies de identificao, e tornando as identidades mais posicionais, mais polticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-histricas. Entretanto seu efeito geral permanece contraditrio. Algumas identidades gravitam ao redor daquilo que Robins chama de Tradio, tentando recuperar sua pureza anterior e recobrir as unidades e certezas que so sentidas como tendo sido perdidas. Outras aceitam que as identidades esto sujeitadas ao

plano da histria, da poltica, da representao e da diferena e, assim, improvvel que elas sejam outra vez unitrias ou puras; e essas, conseqentemente, gravitam ao redor daquilo que Robins (seguindo Homi Bhabha) chama de Traduo. (HALL, 2006. p. 87) A possibilidade da Traduo se impe contra/entre a tentao que pensar (reduzir) a questo da identidade na era globalizada aos dois plos explicitados anteriormente: o retorno s razes identitrias ou a homogeneizao destas identidades. (cf: HALL, 2006. p. 88) O conceito de Traduo (que vem do latim e significa transferir; transportar entre fronteiras.) descreve aquelas formaes de identidades que atravessam e intersectam as fronteiras naturais, compostas por pessoas que foram dispersadas para sempre de sua terra natal. [...] As pessoas pertencentes essas culturas hbridas tm sido obrigadas a renunciar ao sonho ou ambio de redescobrir qualquer tipo de pureza cultural perdida ou de absolutismo tnico. Elas esto irrevogavelmente traduzidas. Eles so os produtos das novas disporas criadas pelas migraes ps-coloniais. Eles devem aprender a habitar, no mnimo, duas identidades, a falar duas linguagens culturais, a traduzir e a negociar entre elas. As culturas hbridas constituem um dos diversos tipos de identidade distintivamente novos produzidos na era da modernidade tardia. (HALL, 2006. p. 88-89) 6. FUNDAMENTALISMO, DISPORA E HIBRIDISMO Algumas pessoas argumentam que o hibridismo e o sincretismo [...] so uma poderosa fonte criativa, produzindo novas formas de cultura, mais apropriadas modernidade tardia que as velhas e contestadas identidades do passado. Outras, entretanto, argumentam que o hibridismo, com a indeterminao, a dupla conscincia e o relativismo que implica, tambm tem seus custos e perigos. (HALL, 2006. p. 91) A tendncia em direo homogeneizao global [...] tem seu paralelo num poderoso revival da etnia (HALL, 2006. p. 95) O ressurgimento do nacionalismo e de outras formas de particularismos no final do sculo XX, ao lado da globalizao e a ela intimamente ligado, constitui, obviamente, uma reverso notvel, uma virada bastante inesperada nos acontecimentos. (HALL, 2006. p. 96) Tanto o liberalismo quanto o marxismo, em suas diferentes formas, davam a entender que o apego ao local e ao particular dariam gradualmente vez a valores e identidades mais universalistas e cosmopolitas ou internacionais; que o nacionalismo e a etnia eram formas arcaicas de apego a espcie de coisa que seria dissolvida pela fora revolucionadora da modernidade. [...] Entretanto, a globalizao no parece estar produzindo nem o triunfo do global nem a persistncia, em sua velha forma nacionalista, do local. Os deslocamentos ou os desvios da globalizao mostram-se, afinal, mais variados e mais contraditrios do que sugerem seus protagonistas ou seus oponentes. Entretanto, isto tambm sugere que, embora alimentada, sob muitos aspectos, pelo Ocidente, a globalizao pode acabar sendo parte daquele lento e desigual, mas continuado, descentramento do Ocidente. (HALL, 2006. p.97)

Potrebbero piacerti anche