Sei sulla pagina 1di 3

1 QUESTO: A) A filosofia questiona o modo de ser das pessoas, questiona prticas polticas e econmicas.

Ela no apenas um modo de pensar diante do mundo, tornou-se perigosa, pois critica e questiona a ordem estabelecida, afinal nos faz ver injustias e arbitrariedades de dominao. E por isso que a filosofia uma arma poltica e de ao, porque faz surgir novas possibilidades de comportamento e de relao social.

B) Filosofia que fudamentada pelo ato de pensar crtico onde, a partir, de conhecimentos herdados e adquiridos, atos, prticas e experincias vividas, observadas e criadas a partir de comportamentos de indivduos que aps analisadas por critrios cientficos resultaram no que hoje entendemos por filosofia.

C) A atitude ingnua que a questo se refere, todo conhecimento que adquirido pelo homem a partir de experincias e vivncias. atravs desse conhecimentos(atitude) que a criana aprende o que certo e errado, o bem e o mal; tudo isso est associado a um conhecimento sem critrios cientficos. Com o passar do tempo ir buscar critrios para comprovar sua atitude ingnua e a partir da que comea a passagem para uma atitude crtica. Atitude esta que uma reflexo na pesquisa e conhecimento que juntas, produzem informaes que so analizadas at chegarem a uma concluso. esse rito que nos transforma em seres crticos na sociedade. 2 QUESTO: A) Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.

B) Aprender a conhecer e aprender a fazer. Pois aprender a conhecer faz com que as pessoas compreendam o mundo que as rodeia conforme o seu limite. Desperta nelas o prazer de compreender, de conhecer. Prazer este, que a auxiliar a lidar com os saberesdentro de suas especificidades. J o aprender a fazer, promove a prtica desses conhecimentos no dia a dia. Para que, ao longo do tempo estas mesmas pessoas se tornem aptas a diferentes situaes de trabalhoe outras atividades coletivas. Um ambito no se diverge do outro, esto diretamente proporcionais, por isso que devem ser trabalhados juntos.

C) Aprender a viver junto e aprender a ser. Afinal a sociedade tem que aprender a viver e resolver seus problemas de forma pacfica. Tem que aprender a lidar com conflitos existentes a partir da diversidade. Construindo projetos que visem a compreenso e a paz. Precisa-se desenvolver a capacidade de cada ser humano em todos os ambitos de sentido que o rodeia. E por isso, que esses ambitos precisam ser enfatizados, pois as instituies de ensino esto trabalhando muito o lado profissional e esquecendo de pensar como ser o comportamento do mesmo, como ser suas relaes sociais. Tem que se desenvolver suas relaes sociais por toda a vida e isso que ainda est sendo negligenciado na escola.

D) A educao fsica pode e deve ser um instrumento que exclui as diferenas seja elas quais forem. O desporto une diferentes classes sociais seja ele de alto rendimento ou no. por isso, que a educao formal (tanto das salas de aula, como a de quadra), tem que se unir e levar esse campo educacional para fora da escola, com projetos de cooperao, com atividades desportivas e culturais. Para que ao se voltarem para o mbito escolar, possa utilizar de mtodos de resoluo de conflitos de forma pacfica e assim a educao fsica possa ser vista como instrumento de reflexo. 3 QUESTO A) O corpo desde a antiguidade um componente vivel ao capitalismo. Todas a trasformaes que ocorreram ao longo do tempo (urbanizao, industrializao...) foram influenciando todo um contexto pela busca do corpo perfeito, e nessa sociedade capitalista, o corpo tornou-se objeto de consumo. E por ela ser um referencial, foi trazendo varias reas especficas no estudo, onde transforma o corpo que est inadequado naquela sociedade, em um corpo ideal e que ocupa lugar de destaque. Percebe-se ento que o corpo alimenta o ciclo do capitalismo, por causa da busca da boa aparncia fsica, onde quem no se insere excludo e rejeitado, ficando a margem da sociedade.

B) As descobertas nas reas da cincia e tecnologia, e principalmente da tecnologia, influncia diretamente a corporeidade humana. Afinal movimentos simples como elevar um objeto, guardar informaes na memria, hoje, podem e so ralizadas por mquinas. Um aparelho muito simples que muito perigoso o controle remoto da televiso, pois, ao ser criado sedentarizou o homem; Atualmente os educadores fsicos pedem para que movimentemos nosso corpo com o ato de nos levantarmos para ligar a televiso, no prprio aparelho. Cincia e tecnologia no so reas ruins, mas elas juntas esto criando tantos aparelhos que geram comodidade que esto sedentarizando movimentos bsicos que se desenvolvem desde criana.

C) A escola hoje, tem como tarefa reorganizar o corpo, isto , forma-lo (com controle dos movimentos), corrigi-lo e qualificalo, com o intuito de ao final, fazer dele um ser capaz de trabalhar e isto que a autora quer passar quando diz que a escola anula a criatividade, pois ela molda-o para o mercado de trabalho. Da vem a educao fsica que mesmo sabendo que no pode s estar vinculada ao movimento, que tem que passar por processos de reflexo, ainda assim na maioria das vezes emprega o jogo pelo jogo nas escolas e o pior que fazendo isso causa a excluso de muitos. Ainda hoje, as escolas e a prpria educao fsica acabam deixando de lado a essncia do que corpo para tranformar os seres em maqunas profissionalizantes.

Potrebbero piacerti anche