Sei sulla pagina 1di 16

Manual de Operao

5702

MADIS RODBEL Solues de Ponto e Acesso Ltda.

ndice

Instrues Importantes de Segurana 1. Introduo 2. Apresentao do RB5702 3. Instalao 3.1 Fixao 3.2 Instalao eltrica 3.3 Instalao da rede de comunicao serial de dados (opcional) 4. Operao 4.1 Programaes manuais 4.2 Programao pela comunicao serial 4.3 Marcao de ponto 4.4 Coleta pela comunicao serial 4.5 Operao em bateria 4.6 Operaes com leitor biometrico 5. Preservao e Cuidados 6. Especificaes tcnicas 6.1 Caractersticas gerais do RB5702 6.2 Caractersticas de hardware do RB5702 6.3 Software residente 7. Cabos 7.1 Pinagem dos cabos para comunicao serial 7.2 Cabos homologados pela RODBEL

3 3 4 4 4 4 5 5 5 7 8 8 9 9 14 14 14 14 14 15 15 15

Pgina 2 de 16

Instrues Importantes de Segurana


As instrues de segurana abaixo so baseadas naquelas previstas pelo Underwriters Laboratories Inc., nos Estados Unidos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. a) b) c) d) 9. Leia todas as instrues e guarde-as para futuras consultas. Siga todas as advertncias e instrues indicadas neste manual. necessrio desligar o equipamento da tomada para fazer a limpeza. No use alvejantes ou aersois. No instale o equipamento em ambientes midos. Para assegurar uma perfeita operao do equipamento, evite coloc-lo prximo a calor excessivo. Nunca insira pelo funil de leitura do relgio objetos que no sejam designados especificamente para este fim. Objetos no autorizados podem provocar curto circuito em peas e resultar em risco de choques eltricos ou incndio. Nunca derrame lquidos de qualquer espcie sobre o equipamento. No tente fazer a manuteno deste equipamento sozinho, exceto aquilo que estiver explicado neste manual. Encaminhe todo servio de manuteno para pessoal qualificado. Desligue o equipamento da tomada a recorra ao servio autorizado nas seguintes condies: Se algum lquido foi derramado sobre ele; Se foi exposto a chuva ou gua; Se o relgio caiu ou teve a caixa danificada; Se o produto exibe uma perceptvel mudana na sua performance, indicando a necessidade de manuteno. O equipamento inclui baterias de backup. Baterias so sujeitas a vazar se forem deixadas dentro de unidade por extensos perodos de tempo. As baterias tambm podem ser de nquel cdmio, neste caso, quando danificadas, elas devem ser corretamente eliminadas. No tente queimar este tipo de bateria, pois ela pode explodir e causar danos fsicos.

Ateno
Este manual contm todas as informaes necessrias para a instalao do relgio RB5702 de forma reduzida. Recomenda-se ao usurio que leia este manual para um esclarecimento sobre a correta instalao do relgio RB5702.

1. Introduo
Um sistema de ponto eletrnico constitudo por um ou mais equipamentos com leitores de crach, que podem ser interligados atravs de uma rede de comunicao a um microcomputador PC. O registro do ponto efetuado atravs de crachs pessoais, que cada funcionrio deve possuir, podendo estes ser usados como identidade funcional. O funcionrio, para marcar o ponto, utiliza-se do RB5702, onde se passa o crach, registrando assim a sua movimentao dentro da empresa. Os dados armazenados pelo RB5702 so coletados atravs da rede de comunicao pelo microcomputador, levados ao computador e a so consolidados. O microcomputador somente utilizado para coleta e consolidao dos dados, no ficando dedicado rede, estando livre para outras aplicaes. O RB5702 altamente flexvel e modular, o que permite adequar-se a qualquer tipo de apurao de freqncia.

Pgina 3 de 16

2. Apresentao do Equipamento RB5702


a) Display O display do RB5702 tem duas linhas de 20 caracteres com back-light. A primeira linha usada para apresentao de mensagens que orientam o usurio do sistema, e a segunda linha para apresentao de data e hora. As mensagens so acompanhadas de um sinal sonoro correspondente, conforme tabela abaixo: 01 Beep: Acesso permitido 03 Beeps: Acesso negado 06 Beeps: Mensagem de advertncia, tanto para acesso negado como para acesso permitido. b) Teclado Teclado com 18 teclas, dez numricas e oito teclas auxiliares. utilizado para o registro manual do ponto atravs de cdigo alternativo, quando o funcionrio esquece ou perde o crach; para poder executar as programaes manuais do equipamento; e para comandar a coleta e programao via disquete. c) Leitor O leitor responsvel pela leitura do crach, que pode ser de cdigo de barras, de tarja magntica ou de proximidade (isto depende do modelo adquirido).

3. Instalao
3.1 Fixao O RB5702 deve ser instalado em ambiente seco e sem incidncia direta de sol ou chuva. A fixao do RB5702 direta na parede, atravs de um suporte que vai fixo parede por parafusos com buchas. 3.2 Instalao eltrica O RB5702 possui um cabo de fora tripolar que deve ser conectado rede eltrica (110 ou 220 Vac). O aterramento opcional, porm importante para o perfeito funcionamento da rede de comunicao, caso seja usada. O relgio possui fonte chaveada full-range. Porm, recomendvel evitar lig-lo numa rede onde existam outros equipamentos de alto consumo de energia eltrica ou causadores de rudo eltrico.

Pgina 4 de 16

3.3 Instalao da rede de comunicao serial de dados (opcional) A rede de comunicao do sistema RB5702 segue os padres RS232 ou RS485. A RS232 utilizada quando se tem um nico relgio numa distncia inferior a 30 metros em relao ao microcomputador. A RS485 permite a ligao multiponto de at 30 relgios atravs de um par tranado, com um comprimento total de at 1200 metros. A conexo entre o RB5702 e a rede de comunicao possui polaridade, logo se deve tomar cuidado com a identificao dos fios do cabo de comunicao. Alguns pontos so essenciais para o perfeito funcionamento da rede de comunicao e devem ser observados antes e durante a instalao: O projeto da rede deve ser elaborado de forma a passar o cabo por todas os pontos da rede sem derivaes (no deve haver ligaes em T); No passar o cabo de comunicao no mesmo duto da rede eltrica; No fazer ligaes areas externas; Em ambientes industriais usar, mesmo para curtas distncias o cabo recomendado para longas distncias, ou seja, com malha e dreno; No passar o cabo em condutes submersos; Evitar emendas; Evitar a passagem do cabo junto a equipamentos causadores de interferncias eletromagnticas, tais como motores, fornos eltricos e de induo, cabines primrias, etc. Todos os equipamentos devero ser ligados no mesmo terra; No caso do uso do cabo com malha de terra, s um dos lados da malha deve ser aterrado; No pode haver dois equipamentos com o mesmo endereo na mesma rede; O primeiro RB5702 receber endereo 01 e o ltimo da rede endereo 30 (no caso de uma rede de 30 equipamentos); No alimentar o relgio na mesma rede de mquinas como torno, fresadores, mquinas de xerox, etc.

Obs: Para informaes mais detalhadas sobre a instalao dos equipamentos, consulte os manuais de manuteno e infra-estrutura fornecidos pela RODBEL ou consulte o servio tcnico autorizado.

4. Operao
4.1 Programaes manuais Atravs do teclado do relgio, possvel programar a data, hora e o seu endereo, alm de consultar a verso do firmware (programa bsico interno). Para entrar no menu de programaes, pressionam-se as teclas <Fn> <9> <7>, sucessivamente. Para selecionar a funo desejada dentro de qualquer menu, utilizam-se as teclas de seta ( e ). 4.1.1 Verso. A primeira opo do menu de programaes VERSO, que informa o nmero da verso do firmware e o endereo do relgio.

Pgina 5 de 16

4.1.2 Data e hora. A segunda opo DATA E HORA. Se existirem supervisores cadastrados, o relgio pede o carto e a senha de um supervisor (vide, no item 5.10 Programao de supervisores, como programar a lista de supervisores). Se o carto e a senha forem identificados ou se no houver supervisor cadastrado, aparecer no display a mensagem: DD/MM/AA HH:MM __/__/__ __:__ O relgio espera que sejam digitadas a data e a hora. Ele calcula automaticamente o dia da semana. O ano deve ser informado com dois dgitos. O calendrio do RB5702 trabalha na faixa de datas entre 01/01/1990 e 31/12/2089. Os segundos so zerados no momento em que se pressiona a tecla <E>, depois de se digitarem a data e hora. 4.1.3 Programaes tcnicas. A terceira opo desse menu PROG. TCNICAS, que permite que se altere o endereo do relgio e que se habilite ou desabilite a criptografia dos arquivos de programao e coleta. Se existirem supervisores cadastrados, o relgio pede o carto e a senha de um supervisor (vide, no item 5.10 Programao de supervisores, como programar a lista de supervisores). Se o carto e a senha forem identificados ou se no houver supervisor cadastrado, aparecer no display um menu com as opes Numero da remota e Criptografia. - Nmero da remota: Quando o relgio ligado pela primeira vez, ou em caso de falha na memria, o endereo assumido como 01. Pode ser alterado para qualquer nmero entre 00 e 99. Quando for selecionada a opo Numero da remota, aparecer no display a mensagem: Numero da remota ------------->__ O relgio espera que seja digitado o novo endereo, que s alterado aps ser pressionada a tecla <E>. - Criptografia: Quando o relgio ligado pela primeira vez, ou em caso de falha na memria, a criptografia desabilitada. Quando for selecionada a opo Criptografia, aparecer um menu com as opes Criptog. habilitada e Criptog. desabilitada. Vai aparecer primeiro a opo que estiver ativa. Com as teclas de seta ( e ) possvel habilitar ou desabilitar a criptografia. Aps selecionar a opo pressione a tecla <E> , confirmando assim a opo desejada. Quando a criptografia est desabilitada, o relgio trabalha com arquivos texto, nos formatos apresentados no item 5 deste manual, e extenso TXT. Quando a criptografia est habilitada, o relgio trabalha com as mesmas informaes apresentadas no item 5, mas os arquivos so binrios e a extenso CIP. -Acesso por teclado Esta opo permite a digitao do numero de carto no teclado, em substituio a passagem do carto no leitor como forma de registrar o ponto, use as teclas de seta ( e ) , para escolher entre "Entrada habilitada" e "Entrada desabilitada", caso a tecla <An> seja pressionada, a operao cancelada e sai da programao. Como o RB5702 possui verses que integram um leitor biometrico ao conjunto , as seguintes funes so acrescidas : - Acesso s/ template: Fornece opes quanto ao acesso de se exigir a verificao do template( digital ) , usando as teclas de seta ( e ) , pode-se escolher entre trs opes que ir aparecer no display, "Proibido" , "Permitido" e "Parcial" , use a tecla <E> para confirmar a seleo, sempre que o menu for acessado, a primeira opo que aparece no display, a que est ativa, as opes fornecem as seguintes possibilidades de acesso. "Proibido" obriga que qualquer operao de acesso, execute a verficao de digital, caso o carto no possua uma digital associada o display ir retornar a informao "Cadastro sem digital", impedindo assim o acesso .

Pgina 6 de 16

"Permitido", o relogio passa a operar apenas com o carto, no exigindo a verificao da digital em momento algum, mesmo com o carto tendo uma digital associada. O uso indicado para esta opo quando o leitor venha a se danificar . "Parcial" permite que o acesso, verifique as digitais somente se o carto tiver uma associada, se o carto no tiver uma digital , o relogio deixa de indicar est situao e libera o acesso baseado apenas no carto . - Limpar templates: Elimina todas os templates( digitais ) cadastradas no sistema , o display mostra as duas opes , "Exclui todas as digitais ? S " e "Exclui todas as digitais ? N " , selecione a opo atraves das teclas de seta ( e ), uma vez escolhida a opo confirme a operao com a tecla <E> , caso a tecla <An> seja pressionada, a operao cancelada e sai da programao. Esta excluso continua mantendo o cadastro dos cartes que constam na lista , estes deixam de ter qualquer vinculo com o template( digital ) previamente cadastrado . Aps essa operao , enquanto no ocorrer um novo cadastro de digitais , o acesso s ser liberado com a opo "Permitido" habilitada em "Acesso s/ template" . - Exclui bloqueados: Semelhante a operao anterior , neste caso elimina apenas os templates( digitais ) , que esto associadas aos cartes bloqueados , situao que ocorre ao se cadastrar uma digital antes fornecer uma lista dos cartes com acesso , o display mostra as duas opes , "Exclui todas as digitais bloqueadas ? S" e "Exclui todas as digitais bloqueadas ? N" , selecione esta opo atraves das teclas de seta ( e ) , uma vez escolhida a opo , confirme a operao com a tecla <E> , caso a tecla <An> seja pressionada, a operao cancelada e sai da programao. Os cartes que constam na lista de acesso , no so afetados por esta operao . - Nivel de segurana Atraves da teclas de seta ( e ) , pode se definir qual o limite de segurana do leitor biometrico para a verificao de uma pessoa , "Minimo", "Medio" e "Maximo" , ao entrar na opo, o primeiro nivel apresentado, o que est em uso pelo leitor, ao modificar a seleo atual , confirme coma tecla <E>, e o relogio mostra a mensagem "Sucesso", confirmando assim a mudana do nivel , caso a tecla <An> seja pressionada, a operao cancelada e sai da programao. 4.2 Programao pela comunicao serial Atravs da comunicao serial programar as seguintes informaes: Lista de cartes; Lista de cdigos alternativos; Lista de jornadas; Lista de turnos; Texto das mensagens para o display; Lista de feriados; Lista de toques de sinaleiro; Lista de supervisores; Taxa de amostragem de sorteio; Data e hora Data de incio e fim de horrio de vero;

Para fazer isso, necessrio um programa de comunicao, fornecido pela RODBEL. Observe que as programaes de formato da memria (tamanho das listas) e de formato do arquivo de coleta s so possveis atravs de disquete. Para maiores informaes, por favor, consulte a documentao do programa de comunicao. 4.3 Marcao de ponto

Pgina 7 de 16

O RB5702 sempre trabalha com lista de cartes. Para marcar o ponto necessrio ter enviado antes ao relgio uma programao de cartes, seja por disquete, seja pela comunicao serial. Para registrar o ponto, basta passar o crach de identificao, contendo um cdigo de barras com o lado do cdigo voltado para baixo, atravs do funil de leitura do relgio, segurando firmemente o crach e mantendo sempre uma velocidade constante de passagem. Neste momento, caso o carto esteja cadastrado, aparecer a mensagem ACESSO PERMITIDO na linha de cima do display e o nmero do carto passado na linha de baixo. Caso exista alguma restrio, seja ela de horrio, dia da semana, etc, ser apresentada a mensagem correspondente. Caso a mensagem apresentada no display seja Cod. nao reconhecido passe novamente o crach. Se o problema persistir, verifique a qualidade do cdigo impresso no crach ou chame um tcnico autorizado. Tambm possvel marcar o ponto sem o carto, atravs de um cdigo alternativo previamente cadastrado, digitado no teclado. Para usar o cdigo alternativo deve-se pressionar a tecla <Ca>. No visor aparecer a mensagem Codigo alternativo e o usurio pode digitar o cdigo. Este processo substitui o uso do crach em casos de perda ou esquecimento, porm no deve ser usado como uma forma comum de registro de ponto, pois o equipamento no foi projetado para mais do que 30 acessos de teclado por dia. Nas verses do RB5702 que possuem um identificador biometrico , a verificao da digital do usuario do carto executada imediatamente apos a passagem do mesmo pela leitora , esta opo pode ou no estar habilitada no relogio , veja como esta opo pode ser configurada no capitulo 4 na seo de programao manual . Com o acesso exigindo a verificao da digital , o display apresentara a mensagem "Por o dedo no sensor para identificao" , a mensagem avisa o usuario que o leitor est sendo inicializado para a tarefa de identificao e que portanto deve posicionar o o dedo sob o sensor ,que ir iniciar o processo de leitura , a leitura s ser feita caso o usuario tenha posto o dedo em contato com o sensor , o leitor ir esperar de 4 a 7 segundos para que seja feito algum contato , aps este tempo o display apresenta a mensagem vinculada a este tipo de erro " Resultado Dedo n cobriu sensor" . Havendo o contato correto do dedo com o sensor a verificao continua comparando a informao obtida no sensor com a que est armazenada , com o sucesso da checagem , o display apresentara a mensagem de liberao do acesso, com o processo recebendo uma negativa , o display aponta qual erro aconteceu e volta ao estado inicial , a mensagem mais comum neste momento "Resultado No confere". 4.4 Coleta pela comunicao serial Para coletar os dados atravs da comunicao serial, necessrio um programa fornecido pela RODBEL. A coleta pode ser feita a qualquer momento, e no interfere com a operao normal do relgio. Para maiores informaes sobre o procedimento de coleta, por favor, consulte a documentao do programa de comunicao.

4.5 Operao em bateria Em caso de falta de alimentao AC, o relgio continua funcionando alimentado por uma bateria interna. Para economizar energia, aps 15 segundos sem alimentao, o back-light do display e o leitor de cdigo de barras so desligados e aparece a mensagem Pressione qualquer tecla. Caso uma tecla seja pressionada, o backlight e o leitor so alimentados novamente e possvel operar o relgio como se a alimentao AC estivesse presente. Se, em 15 segundos no for pressionada nenhuma tecla nem for feita nenhuma leitura, o relgio volta condio de economia de energia. No possvel fazer operaes com o floppy quando o relgio est alimentado

Pgina 8 de 16

pela bateria. Se uma operao em disco estiver em curso no momento da falta de alimentao AC, o relgio apresenta uma mensagem no display e interrompe a operao em disco.

4.6 Operaes com leitor biometrico Nos modelos do RB5702 que possuem um leitor biometrico integrado so incorporadas duas operaes basicas para a manipulao dos templates( digitais ) , que so o cadastro e a excluso , nescessarios para manipular os dados de identificao a serem associados com o codigo do carto . 4.6.1 Cadastro: Existem duas situaes em que a digital ser cadastrada . A primeira e a mais comum , comea com uma programao por disquete , via serial ou rede , que insere uma lista de cartes com acesso liberado , assim ao cadastrar a digital est ir ser associada ao carto que possue acesso no sistema . Em um segundo caso , o cadastro de uma digital no implica na nescessidade do carto estar cadastrado , a ideia de que pode ser possivel cadastrar primeiro uma digital e depois um cartao , neste caso se cadastra a digital indicando qual ser o numero do carto , este carto estar cadastrado , mas dentro de uma lista de bloqueados , quando ocorrer o cadastro pelo meios normais , o registro do carto muda seu status para liberado . Para realizar o cadastro do template( digital ) de carto , inicie o processo apertando a tecla <In> , o display ir exibir a mensagem : Codigo a cadastrar : Codigo : O responsavel pelo cadastro pode escolher por digitar o codigo do carto , ou passa-lo na leitora , passandose no leitor ou ao se digitar com o mximo de digitos permitidos o nmero do carto , a operao prosseguir sozinha para o proximo estgio , ao se teclar um nmero insuficiente ( exemplo de situao , seria o cadastro de um nmero que precedido por zeros , como 0000237 , basta digitar 237 , preenchimento na area restante fica por conta do sistema ) , pressione a tecla <E> para que o processo continue . No display conter a mensagem : Selecione a Digital Use as setas Pressionando as teclas de seta ( e ) que ir substituir a mensagem "Use as setas" pela escolha do dedo cuja impresso digital dever ser cadastrada : Selecione a Digital >Polegar esquerdo< Selecione a Digital >Indicador esquerdo< Selecione a Digital >Medio esquerdo< Selecione a Digital >Anular esquerdo<

Pgina 9 de 16

: : : : Selecione a Digital >Anular direito< Selecione a Digital >Minimo direito< Aps selecionar qual dedo ser cadastrado pressione a tecla <E> , o leitor bometrico chamado pelo sistema , a mensagem passa a pedir para que o usuario cujo template( digital ) est sendo cadastrado , posicione o dedo sob o sensor uma vez que apos a inicializao , a gravao acontece imediatamente , um detalhe a ser comentado que o sensor para adquirir e armazenar os dados de uma forma confiavel , mantem trs imagens diferentes do mesmo template( digital ) , usadas para se ter um comparativo e auxiliar na preciso com que ser feita as comparaes . Com a nescessidade de aquisio de trs imagens distintas do mesmo dedo , o processo continua da seguinte forma , depois do usuario colocar o dedo sob o sensor , o display mudar a mesagem quando a gravao comear , para : Sensor efetuando Leitura da digital Durante o tempo que o display mantem est informao , gravada a primeira imagem a ser armazenada , com a correta leitura da impresso digital , o display novamente mudara a mensagem : Retire o dedo e coloque novamente O sensor aguarda um determinado tempo exibindo esta informao , esperando que o usuario que est cadastrando a digital , obdea ao pedido reposicionando o dedo sob o sensor novamente , quando este volta a exibir a mensagem : Sensor efetuando Leitura da digital Um aviso de que est gravando a segunda imagem , pedindo ao usuario que refaa a operao como mostrado na sequencia de mensagens do display : Retire o dedo e coloque novamente Sensor efetuando Leitura da digital Com a gravao da ultima imagem , o leitor termina seu processo de captura da impresso digital e ir armazenar as informaes , confirmando o sucesso da operao , o display ir ter as seguintes mensagens : Aguarde Armazenando dados Cadastro Concluido Com Sucesso

Pgina 10 de 16

Outra situao em que o display apontar o sucesso da operao , quando o carto j possuir uma impresso digital de um determinado dedo , cadastrada no sistema , e um outro dedo teve sua impresso digital registrada , a mensagem resultante do display ser : Cadastro Existente Digital Adicionada Acima , se tem uma descrio sem erro de todo o processo de cadastro , a seguir se tem um descritivo do erros mais comuns que podem vir a ocorrer durante o cadastro de um template( digital ) . Ao se tentar cadastrar uma digital novamente sem antes ter excluido a mesma , a operao ser interrompida e o display apresentara a mensagem : Resultado Digital j existe A imagem capturada pelo sensor pode ter uma qualidade baixa e no ter como se aproveitar aquela informao , neste caso o leitor pede novamente que se posicione o dedo no sensor , a seguir uma descrio detalhada de como esta situao pode ocorrer . Com o cadastro em andamento , o leitor pede que se posicione o dedo sob o sensor para efetuar a a gravao , essa mensagem fica no display de trs quatro segundos , na mensagem seguinte do display , o leitor foi ligado e estar fazendo a leitura , a leitura somente se inicia quando o sensor detecta a presena do dedo sob ele , neste estagio o leitor fica de cinco sete segundos aguardando que o usuario posicione o dedo corretamente sob o sensor , se o mesmo no for coberto, a gravao falha , e o leitor avisa ao usuario que ocorreu um erro e que portanto ter de realizar mais uma tentativa . Falha na captura Coloque corretamente Persistindo este tipo de erro o leitor far at quatro tentativas e desistir de fazer o cadastro , sendo nescessrio o reinicio de todo o processo , a mensagem que o display indica : Excesso de falhas na captura , cancelando Com o dedo mantendo-se imvel sob o sensor durante todo o cadastro , a seguinte mensagem de erro que pode vir a ocorrer : Resultado Dedo muito similar Apontando que a captura de imagens da impresso digital resultou em imagens to semelhantes ou iguais , que no existe como criar um quadro comparativo com qualidade nescessria . 4.6.2 Excluso: A excluso de digitais de um carto envolve uma operao bem mais simples , esta operao vlida tanto para os cartes com acesso liberado , como tambm os bloqueados . Para excluso total dos templates( digitais ) armazenados no sistema , vide neste captulo na seo 4.1 de programao manual , como proceder em tais casos . Para realizar a excluso do template( digital ) de carto , inicie o processo apertando a tecla <Ex> , o display ir exibir a mensagem : Codigo a excluir:

Pgina 11 de 16

Codigo: O responsavel pela excluso pode escolher por digitar o codigo do carto , ou passa-lo na leitora , passandose o carto no leitor ou se digitando com o mximo de nmeros permitidos do carto , a operao prosseguir sozinha para o proximo estgio , ao se teclar um nmero insuficiente , pressione a tecla <E> para que o processo continue . No display conter a mensagem : Selecione a Digital Use seta|'E' p/ tudo Semelhante mensagem de cadastro , a diferena est no acrescimo da opo "'E' p/tudo" , seu uso surge por uma questo de segurana e de simplificar a operao para o usuario , no caso em que quiser eliminar o todas as digitais associadas ao carto , basta pressionar a tecla <E> , neste caso o relogio pergunta novamente se deseja eliminar todas as digitais do carto, mostrando a seguinte mensagem : Excluir todas as Digitais? 'E' | 'An' Fornecendo assim mais uma chance de no apagar as digitais do carto , caso pressione a tecla <An> , do contrario , basta pressionar a tecla <E> novamente, para finalmente excluir. Abaixo vemos como a operao age quando se pretende excluir uma digital especifica . Pressionando as teclas de seta ( e ) que ir substituir a mensagem "Use seta | 'E' p/ tudo" pela escolha do dedo cuja impresso digital dever ser excluda : Selecione a Digital >Polegar esquerdo< Selecione a Digital >Indicador esquerdo< Selecione a Digital >Medio esquerdo< Selecione a Digital >Anular esquerdo< : : : : Selecione a Digital >Anular direito< Selecione a Digital >Minimo direito< Escolhida o template( digital ) especifco a ser excludo , pressione a tecla <E> para finalizar a operao , em ambos os casos a mensagem indicando uma operao bem sucedida no display : Resultado Sucesso Situaes em que podem vir a ocorrer erro so exemplificadas a seguir

Pgina 12 de 16

Aps apertar a tecla <F2> , e passar o cdigo do carto , se no houver nenhuma digital veiculada ao carto , o display mostra a mensagem : Digital no existe Codigo: XXXXXX Onde XXXXXX o nmero do carto sem digital cadastrada . Outro caso , acontece quando se tenta excluir uma digital , selecionando a mesma com as setas , caso trata-se do ultimo registro associado ao carto , nesta situao o leitor no efetuar a excluso o template( digital ) e exibir a seguinte mensagem : Resultado Ultima digital Se houver tentativa de excluir uma impresso digital atraves das setas que no esteja cadastrada , o display colocar o seguinte aviso : Resultado Digital no achada

Pgina 13 de 16

5. Preservao e cuidados
Limpeza: Para manter limpo o equipamento recomenda-se um pano seco. No utilizar alvejantes ou qualquer outro produto de limpeza. Os cartes, apesar de maleveis, podem sofrer vinco quando dobrados, o que pode causar problemas, na leitura.

6. Especificaes
6.1 Caractersticas gerais do RB5702 Caixa metlica altamente resistente; Painel em membrana de policarbonato com teclado de 18 teclas embutido; Dimenses: Altura 19,5 cm, largura: 16,1 cm; profundidade: 9,8 cm. 6.2 Caractersticas de hardware do RB5702 Memria RAM de 512Kbytes; Bateria no-break de NiMH recarregvel que assegura uma autonomia de 8 horas na falta de energia eltrica; Um leitor de cdigo de barras, (segundo leitor opcional); Possui relgio calendrio no voltil; Circuito para carga de baterias; Tenso de alimentao de 90 a 240 volts; Display de cristal lquido de duas linhas por 20 caracteres com back-light; Teclado numrico de 18 teclas com at 18 funes; Sinalizador sonoro (beep) para confirmao de registro; Sada para acionamento de sinaleiro; Comunicao direta com computador via interface RS232 ou opo via interface RS485 para redes de at 30 equipamentos, e com distncia de at 1200 metros; Protocolo de comunicao de rede proprietria RB-NET; 6.3 Software Residente Lista de permisses ou de bloqueios; Registro de eventos com log de data e hora; Controle de horrio por dia da semana em 6 faixas horrias, com at 255 jornadas, e 255 turnos; At 30.000 cdigos alternativos associados aos crachs; Sinaleiro com at 99 toques programveis; Detector de revista com porcentagem de sorteio programvel; Bloqueio de funcionrios fora do horrio; 7 mensagens programadas pelo usurio associadas ao cdigo do funcionrio ou a mensagem do sistema.

Pgina 14 de 16

7. Cabos
7.1 Pinagem dos cabos para comunicao serial RS-232 Conector DB9 05 02 03

Borneira do RB5702 6 7 8

Conector DB25 07 03 02

Descrio Terra Tx do relgio Rx do relgio

RS-485 Borneira do RB5702 Caixa de ligao RJ-45 4 Fio vermelho 5 Fio verde 6 Fio laranja

Descrio A B Terra

7.2 Cabos homologados pela RODBEL Distncia At 30 metros At 1200 metros Tipo de Instalao Interna, em condutes Interna, em condutes Cabo Homologado KMP AF 4x26AWG KMP AFD 2x22AWG Fisabyte 2x22AWG

Pgina 15 de 16

terminantemente proibida reproduo total ou parcial deste manual, bem como seu uso para qualquer fim que no seja a consulta de como operar ou programar o relgio RB5702, sem o prvio consentimento, por escrito, da MADIS RODBEL Solues de Ponto e Acesso Ltda. A MADIS RODBEL Solues de Ponto e Acesso Ltda se reserva o direito de efetuar quaisquer modificaes em novos equipamentos, sem a obrigatoriedade de faz-las em outros j vendidos, a no ser por motivo de mau funcionamento decorrente de defeitos de fabricao, dentro do prazo de garantia. Todas as informaes contidas neste manual esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio.

Pgina 16 de 16

Potrebbero piacerti anche