Sei sulla pagina 1di 4

DOMINGO, 8 DE NOVEMBRO DE 2009

Uso da historia oral!


Por Jos Eliton de Lima Dantas O uso da Histria Oral como metodologia na pesquisa sobre o cangao, ainda uma constante. Em sala de aula tivemos a oportunidade de conhecer a obra do professor e pesquisador Gisafran Nazareno Mota Juc, A ORALIDADE DOS VELHOS NA POLIFONIA URBANA que veio a ligar de forma ampliadora as nossas convices a cerca da atitude na utilizao da Histria Oral. Para a nossa pesquisa, autores como: Gustavo Dodt Barroso, Leonardo Mota e Vera Ferreira, sendo que os dois primeiros escrevem em pocas que nem fazamos a noo do que seria hoje a Histria Oral (metodologia), entrevistaram e conviveram com suas fontes orais, para poder nos deixar uma srie de informaes que, no esto nas paginas de documentos oficiais. Para entendermos como o uso da memria importante nas pesquisas acadmicas, o professor Gisafran Mota, fala e argumenta de forma incisiva que: a maioria dos documentos expressava uma verso oficial, ou seja, as abordagens de autoridades polticas ou mesmo a opinio de uma elite acerca da realidade no depreciando a importncia da documentao oficial ele diz: mesmo reiterando o valor da documentao consultada, percebemos os limites presentes em tais fontes, o que nos motivou a buscar uma alternativa de melhor entender a realidade assim autores que aproveitam a memria dos agentes que viveram os acontecimentos, podem expandir suas linhas que limitam a pesquisa. Partindo das idias do uso da oralidade autores que se empreitaram na busca de informaes verdadeiras, foram basicamente corajosos publicando entrevistas em pocas em que no se tinha um respaldo seguro para tal feito. Leonardo Mota no decnio de 1920 a 1930 publicou obras essencialmente orais de uso da memria, onde dedicou boa parte do seu tempo caindo em campo procura de pessoas que estivessem dispostas a lhe falar de suas lembranas ou participaes em diferentes episdios. Seu livro, No Tempo de Lampio, onde o titulo j nos d uma noo de como o autor fez uso da oralidade, buscando divulgar, que seus leitores iriam acha informaes atuais acerca de um personagem que estava presente aos acontecimentos do hoje, do agora, e o que as pessoas que conviveram com Virgulino Ferreira o famoso capito Lampio, diziam a respeito do afamado cangaceiro. Leonardo mota viajou incansavelmente a procura de informaes que desvendassem mitos e lendas sobre Lampio, em uma de suas visitas a Penitenciria Municipal do Estado de Pernambuco na cidade do Recife no ano de 1914, o ms era novembro, ele entrevista um cangaceiro chamado Antonio Silvino, que vivera a fazer suas andanas no mundo do crime antes mesmo de Lampio, e pergunta a ele: - Silvino o que que voc diz de lampio? - Ah, seu Dr., Lampio um prinspe! - Prncipe por qu? - Veio depois de mim. Os tempo so outro. As armas esto mais aprefeioada. No falta quem lhe d de tudo. Caixeiro viajante no besta pra se esquecer de levar

presente de bala pra ele, a policia quer s se encher de dinheiro no serto. O mundo todo virou revoltoso, os governo deixam de mo os cangaceiros porque no tem tempo nem de cuidar dos revoltosos, no tenha duvida, Lampio um prispe! Inquieto em saber mais sobre Lampio ele corre a traz de colher mais informaes, e ainda na casa de correo da capital Pernambucana diz que conversa a vontade com vrios comparsas de Lampio, homens que estiveram ligados diretamente com o facnora, segundo Leonardo mota ali se encontrava, j felizmente presos e cados nas malhas da justia os cangaceiros: Serra Um, Brauna, Passaro Preto, Zabel (Foto acima), Cano e Guar. Ele faz uma indagao a todos pra ver se algum deles se manifestava ou at mesmo podamos dizer que usou a pergunta como forma de quebrar a tenso inicial da conversa que teria pela frente, e pergunta: -Lampio corajoso? Zabel atendeu a pergunta e comeou a falar: - , e tem uma coisa, pra prender ele ainda nasceu home. Pode nascer ou j nasceu pra juntar os pedaos dele, porque ele se esbagaa, mas no vai preso. Virgulino home pra se acabar nas mos doutro home, a qualquer hora do dia ou da noite, o cabra que se cair na besteira de se botar a ele segure o pulo porque se errar o salto ele o lambisca dipressinha, to certo como dois e dois so quatro. Tem uma coisa, brigar a toa s pra esperdiar munio ele no briga no.

Leonardo Mota ( esquerda) envolvido com o uso da oralidade, naquele momento teve a feliz idia de perguntar a eles se lembravam de algum caso engraado, que envolvesse matuto medroso, a se ver as voltas com Virgulino e diz:
Riram os bandidos como se o caso recordado fosse jocoso e no atestasse acima de tudo a perversidade de Virgulino. Mas para aquelas almas, embotadas pela torpeza de delitos inenarrveis, a brutalidade do gesto infame se afigurava de irresistvel comicidade, Zabel cochichou qualquer coisa aos ouvidos de Cano e este num riso de mostro, a mostrar a fileira de dentes pontiagudos, cerrados como caninos, desembuchou, desembaraado, aquilo que Zabel se acanhava de refirir.

Percebemos ai a memria induzida pelo entrevistador, os cangaceiros submergidos em resgatar suas faanhas entram num xtase emocional coletivo, pois tal feito perecia ter sido presenciado por todos eles e como uma espcie de porta voz do pequeno grupo relata o episdio: A coisa mais engraada que eu tive de assistir passou-se numa fazenda do municpio de Princesa, na Paraba. O velho dono da casa tremia que era ver uma vara verde, Lampio botou ele debaixo de confisso, riscando o punhal nas costelas e ele acabou descobrindo o rumo da volante do tenente Man binisso. Virgulino queria dar uma surra de relho, mas era tento choro de mui e menino, que o jeito foi se perdoar. Mais com pouca, Lampio tirou do bolso um mao de cigarro e ofereceu: -Pita? O velho ficou calado, fez que no tinha ouvido e Lampio tornou a perguntar, desta vez gritando no p do ouvido dele: -Pitaaaaaaaaaa? Ai todo tremendo, o velho disse: -Pito, mas vaminc querendo eu largo o vio. Vimos ai importncia do uso da oralidade empregada por Leonardo Mota, a memria usada como um ciclo capaz de fornecer ricas informaes, talvez no como escolha de metodologia para sua obra, pois como j dissemos antes ainda no se falava de Historia Oral como forma de metodologia. Assim como Gizafran Mota usa a oralidade dos velhos, para justificar a ampliao do conhecimento sobre fortaleza em pocas passadas, dizendo: Por isso, as informaes prestadas por eles trazem subsdios valiosos compreenso do passado, uma vez que elas so apresentadas de uma maneira mais espontnea, deixando fluir o contedo restaurador do passado. Leonardo Mota usa a oralidade dos contemporneos de lampio e de outros cangaceiros igualmente famosos para justificar as aes dos bandidos que tanto se ouvia falar, mas, nada tinha escrito sobre eles. E at mesmo sem conhecer a possvel metodologia que estava aplicando ele segue umas regras que servem de exemplo para quem quer se aventurar na arte da Historia Oral, diz: - O velho tabaru a quem perguntei se o Lucas era valente deu um moxoxo e contestou: -O que ele era, era um grandessssimo desalmado. Era perverso, era levado do no sei de que diga, mas era frouxo, mijou-se todo na hora da morte. - No lhe quis obtemperar que a mico natural nas mortes por enforcamento. Preferi deix-lo desatar a lngua a seu modo - Lucas foi o diabo em figura de cristo, Deus o perdoe, aquilo no era gente, uma vez ele agarrou um negro beiudo na estrada e sabe que que fez com ele?

Prendeu com prego caibral o beio do infeliz numa arvore, quando acabou, disse ou suplicante que ia no sei aonde e mais tarde voltaria para cap-lo Observamos que ele deixa o entrevistado vontade para falar aquilo que achar conveniente, fazendo assim uma relao de confiana entre ele e sua fonte. Gisafran Mota acha essencial a memria dos velhos, para a captao dos dados que iro ampliar os limites da historia e diz: O papel dos velhos, expresso atravs das opinies coletadas, pode ser fundamental a compreenso do que havia sido esquecido, dependendo de uma deciso do pesquisador de inclu-lo no contexto estudado. Tanto Gisafran Mota como Leonardo Mota usam a memria dos agentes da historia, para assim vincular os acontecimentos relativos suas pesquisas, onde essas recordaes trariam uma nova probabilidade de aprendizado sobre o devido tema. Para exemplificar bem vejamos o que Gisafran Mota diz: A memria remete a algo mais do que a um mundo pessoal, deixando transparecer a relao entre o individuo e o seu meio social, que torna mais abrangente o perfil da realidade estudada. Consideraes Finais Os dois autores apresentados nesse artigo nos mostram a realidade de pessoas que estiveram presentes e atuantes, como agentes construtores do momento histrico. A narrao na fala dos protagonistas no retrata o caso ocorrido de maneira singular, uma vez que cada sujeito divulga o experimento especial que viveu, sentiu ou captou em profundidade, tornando o fala muito mais opulenta do que a simples nota informativa ou referencia ao fato, fica certo a seriedade da oralidade para divulgar as memrias, contribuindo para a construo de uma histria mais rica. Fonte CAF HISTRIA http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/11/uso-da-historia-oral.html

Potrebbero piacerti anche