Sei sulla pagina 1di 8

estudos semiticos

www.fch.usp.br/dl/semiotica/es
issn 1980-4016 semestral novembro de 2011 vol. 7, no 2 p. 102 109

Analise semitica da imagem de uma cadeira


Julio Monteiro Teixeira* Luana Marinho Matos** Richard Perassi***

Resumo: Este artigo toma por base a teoria semitica de Charles Sanders Peirce, considerando o signo como qualquer coisa que representa outra entidade, alm de si mesmo. A teoria aqui adotada para estudar e apresentar parte da signicao proposta pela observao de uma imagem de cadeira Thonet modelo 209. O estudo desenvolvido considerou a cadeira sob seus aspectos materiais e formais, que so possveis de serem percebidos pela observao visual do objeto. Isso se deve inteno de salientar o design do mobilirio, como campo de interao dos valores visuais da forma, que so aqui apresentados como signos ou elementos de signicao. Diante do exposto, os dados histrico-contextuais no so primeiramente considerados neste estudo, que, mais especicamente, trata dos elementos visuais do objeto. Em particular ou em conjunto, esses elementos so considerados signos capazes de congurar a signicao do objeto, dentro do contexto cultural da atualidade. Todavia, comparada com outras manifestaes, essa signicao insere o objeto no contexto histrico-evolutivo do mobilirio. Pois, as formas, os materiais e os processos de estruturao so historicamente referenciados em outros exemplares, permitindo a comparao da aparncia do objeto em estudo com outras peas do mobilirio, as quais foram produzidas em outros momentos ou lugares especcos, ao longo da Histria. Palavras-chave: imagem, design, signicao Charles Sanders Peirce

Introduo

A Semitica, como campo de estudos dos signos, prope o signo como qualquer coisa que percebida e se apresenta no lugar de outra coisa material ou imaginria, para represent-la (Peirce, 1977). As palavras e imagens aqui apresentadas representam conceitos e objetos, como a cadeira em estudo (ver Figura 1), propondo interpretantes ou ideias relacionadas a esses mesmos conceitos e objetos, na mente de leitores ou observadores. Isso compe um conjunto de signos, os quais so propostos, ordenados e sobrepostos, por meio de processos de informao e comunicao. Esse conjunto signicante visa promover, na mente do leitor ou observador, ideias referentes cadeira, que est ausente.
* ** ***

Figura 1
Cadeira Thonet - modelo 209 (Fonte: acervo do autor)

Alm dos limites da leitura deste artigo, entretanto, a viso e a utilizao de uma cadeira no cotidiano promove sensaes, sentimentos e ideias no observador ou usurio. Assim, estabelece uma srie de signicaes decorrentes da percepo deste tipo de objeto no mundo. Assim, alm de se expressar como objeto utilitrio, uma cadeira pode, representar conceitos como descanso, conforto e poder, entre outros.
juliomontex@gmail.com . luana.matos@gmail.com . richard.perassi@uol.com.br .

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereo para correspondncia: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereo para correspondncia: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Endereo para correspondncia:

Julio M. Teixeira, Luana M. Matos e Richard Perassi


Uma cadeira, de acordo com os materiais utilizados em sua fabricao e de acordo com a composio de sua forma pode gerar diferentes impresses e representar diferentes conceitos (Pignatari, 2004). Neste artigo, no possvel oferecer experincias diretas de utilizao e observao da cadeira em estudo. Porm, por meio de imagens, da descrio textual do objeto e do estudo realizado com base na teoria semitica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), parte da signicao proposta pelo modelo de cadeira apresentado aqui evidenciada. A ideia que se prope defender considera que, de acordo com seus materiais e sua forma, alm de indicar sua funo prtica, o modelo de cadeira em estudo tambm smbolo de elegncia, leveza e formalidade (ou solenidade).

Figura 3
Braos (Elaborada pelos autores, 2008)

1. Descrio do objeto
A imagem1 a ser descrita (Figura 1) faz referncia a uma cadeira, como pea de mobilirio. A imagem sugere que a cadeira composta, principalmente, por dois tipos de material: madeira e palha. A imagem indica que o encosto, os braos, os ps e a estrutura que circula o assento da cadeira foram feitos com madeira slida e vergada. O encosto apresenta uma forma que serve de apoio para a parte lombar do corpo. Os braos da cadeira so as partes do mvel que servem de apoio para os braos e antebraos do usurio. Os ps so as partes da pea que o apiam diretamente sobre o cho. O assento da cadeira deve receber o peso do usurio que se sentar nela e, por isso, contornado por pea circular que o emoldura e lhe oferece sustentao.

Os braos da cadeira, portanto, so formados por esta segunda haste de madeira, que contribui na denio do encosto e desce at a pea circular que emoldura o assento de palha (ver Figura 4).

Figura 4
Assento (Elaborada pelos autores, 2008)

Figura 2
Pernas e ps posteriores (Elaborada pelos autores, 2008)

O encosto da cadeira composto por duas hastes arqueadas: uma que aparece na imagem como linha sinuosa que vai at ao cho, servindo tambm como pernas e ps posteriores da cadeira (ver Figura 2), e outra que tangencia a primeira e demarca o limite superior da imagem, descendo para compor os braos da cadeira (ver Figura 3).

O percurso linear composto pela haste que forma os braos da cadeira (Figura 3) apresenta trs curvas aproximadas, uma horizontal, que delimita a parte superior do objeto, e duas verticais paralelas entre si, que determinam o desenho de apoio dos braos e os limites laterais da cadeira. O semicrculo, formado pela curva horizontal na parte de cima do mvel, serve para acolher as costas do usurio. E as curvas verticais em paralelo oferecem sustentao aos braos e antebraos do usurio. Na parte da frente, sob a estrutura circular que sustenta o assento, aparecem as duas pernas e ps anteriores da cadeira que se repetem (ver Figura 5), simetricamente, em direo oposta curvatura do desenho das pernas posteriores.

1 Neste texto, o termo imagem utilizado no sentido de representao visual do objeto que no est presente, cuja aparncia aqui apresentada por meio de representao fotogrca.

103

estudos semiticos, vol. 7, no 2


Signicado Interpretante

Figura 5
Pernas e ps anteriores (Elaborada pelos autores, 2008)

Representamen Signicante Figura 7

Objeto Referente

Abaixo do assento as pernas e os ps da cadeira aparecem visualmente como quatro elementos verticais, sendo que todos aparecem com o mesmo tamanho e so simtricos entre si. Contudo, salienta-se que as hastes que formam as pernas posteriores prosseguem para cima, indo alm do assento, para compor o encosto da cadeira (Figura 2). Um pouco abaixo do assento, h outra estrutura circular de madeira que tangencia e xa por dentro as quatro pernas da cadeira (ver Figura 6).

Composio da trade de um signo (Adaptada de Joly, 1996, p. 33)

Figura 6
Estrutura circular (Elaborada pelos autores, 2008)

O signo uma coisa que, mesmo falsamente, representa outra coisa para uma mente qualquer (Santaella, 1983). Portanto, o signo est no lugar de alguma outra coisa que diferente dele mesmo. Essa outra coisa representada pelo signo seu objeto. O signo composto por uma trade solidria de elementos (ver Figura 7) e apresenta, pelo menos, um representamen, um objeto e um interpretante. No caso da comunicao visual, por exemplo, o primeiro elemento ou representamen aquilo que percebido pela viso, como as palavras e as imagens deste artigo. O segundo elemento ou objeto do signo aquilo que est ausente e representado pelo signo. Por exemplo, a imagem apresentada anteriormente (Figura 1) representa todas as cadeiras e, especialmente as cadeiras Thonet 209, os objetos mais especcos do signo. O terceiro elemento ou interpretante a ideia que surge na mente do observador que percebe o signo. Assim, os observadores que no sabiam da existncia desse tipo de cadeira so informados indiretamente dessa existncia, por meio dos signos que lhe fazem referncia. Os observadores que sabiam da existncia desse tipo de cadeira a recuperam na memria ao serem estimulados pela presena do signo. O produto das sensaes e das interpretaes so ideias que acontecem e passam a habitar a mente do observador. De acordo com Santaella (1983), Peirce considera os fenmenos3 como eventos mentais; isso distingue esse terico de outros pensadores que indicaram os fenmenos como eventos do mundo externo mente. Na parte mais supercial da conscincia, atua a razo, como o campo em que ocorrem os fenmenos. A razo inuenciada pelo mundo interno e externo a todo instante. Por isso, deve ser auxiliada e ampli-

2. A teoria semitica
A imagem da cadeira descrita no item anterior ser estudada como objeto simblico2 , tomando-se por base a teoria semitica, que indicada por Santaella (1983, p. 2) como sendo a cincia que tem por objeto de investigao todas as linguagens possveis, cujo objetivo o exame de modos de constituio de todo e qualquer fenmeno como campo de signicao. Assim, semitica proposta como cincia que estuda e busca explicar os signos.
2 3

A semitica de Charles S. Peirce aponta o smbolo como um tipo especial de signo (Perassi, 2008a). Fenmeno tudo aquilo, seja sensao, sentimento ou ideia, que est presente na mente, seja registro da realidade ou da imaginao (Santaella, 1983).

104

Julio M. Teixeira, Luana M. Matos e Richard Perassi


ada por meio da estruturao lgica dos elementos estabelecidos na composio da trade. A fenomenologia proposta por Peirce apresenta trs categorias e cada um dos elementos do signo predominantemente relacionado a uma dessas categorias. Assim, percebe-se que todos os elementos esto necessariamente interligados s categorias denominadas de: (1) qualidade ou primeiridade ; (2) reao ou secundidade ; (3) mediao ou terceiridade (Santaella, 1983). Na primeiridade, as sensaes percebidas so denominadas quali-signos e relacionam-se com seus referentes como cones; nessa condio, o percebido um fenmeno fundamentalmente interno mente. A secundidade marcada pela conscincia dos estmulos que propiciaram as sensaes, implicando no reconhecimento de elementos da realidade externa, cuja existncia resiste vontade da mente, sendo denominados como sin-signos, apresentando-se como ndices da realidade dos referentes. A terceiridade abriga os fenmenos tipicamente simblicos, nos quais as sensaes so interpretadas como legi-signos e relacionadas como smbolo de seus referentes. H uma interposio interpretativa entre a conscincia e a coisa que foi percebida, promovendo a mediao entre essa conscincia e os fenmenos. Os smbolos so mediadores com os quais representamos e interpretamos o mundo (Perassi, 2008a). Ao considerar a imagem da cadeira em estudo como fenmeno no contexto das categorias de Peirce, deve-se entender que, na primeiridade, acontecem as sensaes visuais, tipicamente icnicas. Primeiramente, h sensaes de cores e formas que, muito rapidamente, sero percebidas, na secundidade, como estmulos externos mente. Ao mesmo tempo, so tambm estabelecidas as mediaes conceituais associando, na terceiridade, as sensaes de cores e formas ao conceito de cadeira e tambm a outros conceitos propostos pelo processo de signicao ou semiose 4 . De maneira mais especca e denotativa, as sensaes sero diretamente associadas ao conceito de imagem fotogrca de uma cadeira. macia do objeto material podem ser interpretadas visualmente como linhas e o assento da cadeira pode ser percebido como plano. Considerando-se, portanto, a composio dos elementos visuais, como linhas e plano, observa-se que os traados das linhas compem curvas e a congurao do plano estabelece um crculo. Elementos sinuosos so tradicionalmente percebidos e associados a elementos orgnicos e dinmicos, porque linhas retas e guras geomtricas angulares, como quadrados e tringulos, no so comuns nas formas orgnicas. As formas orgnicas so mais associadas s curvas e aos movimentos curvilneos do que aos quadrados e aos movimentos retilneos. Alm disso, as rodas e outros objetos dinmicos so circulares e se movimentam com facilidade, enquanto os objetos quadrangulares so mais estticos (Perassi, 2008b). A imagem da cadeira apresenta sinuosidade em todas as suas linhas ou hastes, mesmo as pernas e os ps da cadeira so compostos por linhas levemente curvadas que discretamente se afastam do seu eixo central-vertical. As linhas do encosto so curvas e a linha que compe os braos desenham trs curvas, sendo uma horizontal e duas verticais. Alm disso, o plano que expressa o assento da cadeira circular. Assim, as curvas dominam toda a composio, que se mostra predominantemente orgnica. O sentido orgnico reforado no uso dos materiais: madeira e palha, que so materiais orgnicos e que foram utilizados na construo da cadeira representada pela imagem. Os movimentos curvos e circulares dos elementos e a estrutura vazada da cadeira relacionam a imagem da pea com as sensaes de dinamismo e de leveza. Um objeto que mostra uma estrutura sinuosa e vazada ser percebido como leve e dinmico, mesmo que esteja imvel e apoiado no solo sobre quatro ps. A leveza e o dinamismo associados ao conceito de orgnico poderiam tambm propor temas ou signicaes de liberdade e desordem. Contudo, a imagem apresenta uma gura ordenada por eixos virtuais, verticais e horizontes, que se estruturam em plena ortogonalidade. H um eixo vertical-central, que determinado pelos centros das duas circunferncias, sendo que uma dessas emoldura o assento e a outra tangencia as pernas da cadeira. O eixo virtual vertical perfeitamente perpendicular ao solo e, tambm, perpendicular aos eixos horizontais das duas peas circulares, que so paralelas entre si.

3. A signicao da cadeira de acordo com a teoria


A imagem congura o objeto5 cadeira como um conjunto de linhas6 e plano7 , porque as hastes de madeira

4 Semiose a ao do signo na interao do representamen, do objeto e do interpretante, produzindo seqncias innitas de signicaes (Santaella, 1995). 5 Objeto qualquer coisa, material ou mental, que est sob a ateno do sujeito (Japiassu; Marcondes, 1990); contudo, no caso da representao, a observao do objeto mediada por tal representao, compondo assim dois objetos: (1) o objeto observado (objeto imediato) e o objeto representado (objeto dinmico), que o objeto do signo. 6 Por denio, a linha um elemento abstrato expresso por traos grcos, cujas funes so: (1) delimitar as formas; (2) ordenar os espaos e (3) expressar texturas visuais. Sua forma visual,mente percebida como um conjunto seqencial de pontos ou como o registro de um ponto em movimento (Dondis, 1991). 7 Plano uma forma laminar, na qual se considera prioritariamente as duas dimenses da superfcie, que so altura e largura (Dondis, 1991).

105

estudos semiticos, vol. 7, no 2


Alm disso, as extremidades dos ps anteriores estabelecem retas8 virtuais, que so perpendiculares ao solo e que tocam as extremidades anteriores da moldura do assento e as extremidades dos braos (ver Figura 8). As extremidades dos ps posteriores tambm estabelecem linhas virtuais perpendiculares ao solo que tocam as extremidades posteriores da moldura do assento e tangenciam a parte superior do encosto. Essas linhas virtuais estabelecem ngulos retos ou de 90o com a direo do assento, indicando que o usurio, quando sentado, dever manter a coluna ereta, ou seja, perpendicular direo horizontal do assento. foi dito anteriormente, a imagem em estudo simboliza uma cadeira especca e, tambm, a ideia de cadeira e, ainda, o conjunto de elementos que apresentam formas semelhantes e cumprem a mesma funo de servir de assento ao usurio. Na terceiridade, entretanto, o sentido de relaxamento negado pela imagem da cadeira em estudo. A negao devida sensao decorrente da observao da imagem, porque sua aparncia suscita a sensao de cadeira, sem promover o sentimento de relaxamento. Portanto, a partir das impresses sensveis da primeiridade, j no mbito da terceiridade, so promovidas associaes com experincias da secundidade que negam a relao com o tipo de conforto decorrente de modelos de cadeiras projetados para o relaxamento como, por exemplo, as cadeiras de praia. A imagem em estudo representa cadeira, mas no simboliza relaxamento ou descanso descomprometido, porque as formas da cadeira representada pela imagem no indicam que o corpo do usurio poder assumir posio de relaxamento, que relacionada s inclinaes que tendem progressivamente direo horizontal. No mbito das relaes rememorativas de secundidade, a imagem fotogrca, cujo carter indicial, informa que a estrutura da cadeira representada prope que o corpo do usurio dever permanecer com a coluna ereta, enquanto o mesmo estiver sentado. Essa posio convencionada como smbolo de formalidade ou solenidade, porque prope um tipo de descanso condicionado. O termo conforto deve ser compreendido de maneira diferenciada com relao formalidade e em oposio ao relaxamento. Uma pessoa pode se sentir confortvel estando sentada com a coluna ereta em posio formal. Porm, esse tipo de conforto no relacionado com a sensao de relaxamento que, por exemplo, vivenciada em uma cadeira de praia. Portanto, h um conforto possvel em situaes formais e outro que plenamente vivenciado em situaes de relaxamento. No mbito da primeiridade, a imagem expressa ainda sensaes que, na terceiridade, so relacionadas elegncia e leveza. Pois, o rigor geomtrico implcito, quando relacionado com as formas orgnicas, determina esteticamente, no mbito da primeiridade, as sensaes e o sentimento, cujo conjunto denominado, no mbito da terceiridade, como elegncia. Isso prope e justica a imagem da cadeira como smbolo de elegncia. A delicadeza da estrutura vazada, aliada dinmica das linhas sinuosas e orgnicas, promove esteticamente, na primeiridade, as sensaes e o sentimento, cujo conjunto denominado, no mbito da terceiridade, como leveza. Isso prope a imagem da cadeira como smbolo de leveza.

Figura 8
Composio dos eixos virtuais dos elementos da cadeira (Elaborada pelos autores, 2008)

Considerando a teoria peirceana, a fotograa de uma cadeira um signo que representa um objeto especco. Esse objeto, entretanto, representa a ideia de cadeira e, tambm, o conjunto de objetos que apresentam conguraes semelhantes e servem de assento. Portanto, a ideia cadeira, todas as outras cadeiras, o ato de assentar e a ideia de descansar so igualmente representados por este signo e compem parte da semiose possvel, como decorrncia da percepo de uma imagem de cadeira. Com relao cadeira especca que foi fotografada, a imagem considerada um signo indicial ou ndice, porque a luz reetida diretamente pelo objeto material cadeira impressionou e foi registrada pelo aparelho fotogrco. A imagem da cadeira na mente do observador, como interpretante formado a partir do ndice fotogrco percebida como signo icnico ou cone que pode ser associado e comparado por analogia a outros diferentes exemplares de cadeira. A imagem estabelece ainda uma associao convencional com a palavra cadeira, aparecendo como um smbolo visual da palavra que seu smbolo verbal ou lingustico. Habitualmente, devido s suas formas e ao uso recorrente, a ideia de cadeira tambm simboliza o ato de assentar e o estado de descanso, podendo ainda representar conforto e relaxamento de acordo com a congurao da cadeira observada. Alm disso, como

8 Reta um conjunto innito de pontos alinhados de tal forma que os segmentos com extremidades em dois quaisquer desses pontos tm sempre a mesma inclinao (Dondis, 1991).

106

Julio M. Teixeira, Luana M. Matos e Richard Perassi


Ao concordar que a imagem da cadeira simboliza elegncia, leveza e formalidade ou solenidade, possvel e coerente supor que a cadeira material, cuja imagem est sendo estudada, atende situao social de acomodar um visitante, durante um breve perodo, mantendo-o em postura formal. A imagem indica que a cadeira prope um tipo de conforto, mas no permite relaxamento. um objeto de preciso e ambiguidade, estabelecendo a mediao entre o repouso e a ateno necessria em situaes sociais, as quais requerem um grau de solenidade. Sabe-se que a imagem em estudo representa uma cadeira Thonet 209 e, tambm, que as famosas cadeiras Thonet compem um marco histrico, representando o design de formas orgnicas do nal do sculo XIX e comeo do sculo XX. Mas, sem o acompanhamento de um texto explicativo ou de prvio conhecimento histrico, a percepo da imagem fotogrca no permite determinar o momento especco no qual a cadeira foi produzida. Por outro lado, observando-se os materiais usados na sua produo, percebe-se que os mesmos so prximos ao artesanato. Alm disso, devido s formas orgnicas, o design indicativo estilstico do perodo de transio entre a manufatura e a indstria. Portanto, independentemente do momento em que tenha sido produzida a cadeira material, sua imagem sugere um estilo de transio entre a esttica artesanal e a esttica propriamente industrial. Ao m do processo de descrio e de interpretao, a imagem foi considerada um signo indicativo de cadeira, cujo cone permite sensaes e sentimentos que podem ser simbolizados por termos como: (1) elegncia, (2) leveza e (3) formalidade ou solenidade, sugerindo um objeto simblico-funcional projetado para acomodar o usurio em situao protocolar, prevendo conforto e repouso sem relaxamento. De acordo com a morfologia e com a natureza dos materiais sugeridos pela imagem, possvel, ainda, indicar que o estilo proposto pela cadeira, que expressa a interao entre formas orgnicas e estruturao geomtrica, indica interao entre os modos artesanal e industrial de produo. Acredita-se que essas indicaes sobre o objeto podem ser conrmadas por dados histricos e por outras informaes coletadas em textos diversos, uma vez que as cadeiras Thonet foram amplamente estudadas. Todavia, o objetivo proposto e contemplado neste texto foi a indicao semitica desses sentidos na prpria estrutura visual do objeto, dispensando outras fontes de dados de pesquisa que fossem diferentes da imagem da cadeira. O exerccio aqui proposto e desenvolvido assinala a teoria semitica como recurso para a compreenso dos processos sensveis da percepo, afetivos da apreciao e intelectivos da cognio, descrevendo e justicando o processo de julgamento de um produto estabelecido a partir da relao entre seus aspectos formais e funcionais. Acredita-se que, em sua maioria, as pessoas inseridas no contexto histrico-cultural da cadeira em estudo so capazes de perceber e avaliar o modelo estudado, detalhando aspectos esttico-funcionais para o uso social a partir de sua funo bsica, que servir de assento. Todavia, no comum s pessoas a possibilidade de descrever o processo perceptivo-cognitivo, que permite a apreciao esttica, o julgamento avaliativo e a deciso prtica sobre os valores simblicos e as possibilidades scio-funcionais do objeto. Mesmo obtendo informaes relacionadas histria e s caractersticas da cadeira e concordando com o que foi informado, tambm, no comum que as pessoas saibam especicar, de maneira sistemtica, porque concordam com essas informaes. A teoria semitica peirceana no assinala predileo por estudos de cadeiras ou de quaisquer objetos particulares. Pois, como teoria, no foi elaborada para ser especialmente aplicada ao estudo de objetos ou processos especcos externos mente ou conscincia. O interesse terico recai sobre os processos mentais que constroem a base lgica de apreenso e compreenso dos fenmenos internos mente. A diversidade de processos na congurao do conhecimento encontra um ponto comum no conceito de signo, porque a mente ou conscincia pensa os fenmenos por meio de

Consideraes nais
Tomando por base os conceitos da teoria semitica de Charles Peirce, procurou-se descrever parte do processo de signicao ou semiose decorrente da percepo da imagem fotogrca da Cadeira Thonet 209, de acordo com valores simblicos da cultura ocidental contempornea. Foram considerados especicamente os aspectos formais ou morfolgicos perceptveis na imagem da cadeira, de acordo com as categorias fenomenolgicas propostas pela teoria adotada. As sensaes e os sentimentos originados na categoria fenomenolgica de primeiridade foram devidamente descritos. Foi, tambm, descrita a experincia visual diante do signo, como constatao da existncia de um ndice fotogrco externo mente do observador, produto decorrente da luz reetida pelo objeto original e registrada pelo processo fotogrco. Isso deniu o carter indicial do signo diretamente observado, caracterizando a categoria fenomenolgica de secundidade. As lembranas de outras experincias relacionadas ao convvio scio-cultural com cadeiras, tambm, foram consideradas, estabelecendo-se as relaes simblicas ou metafricas propostas pela categoria fenomenolgica de terceiridade.

107

estudos semiticos, vol. 7, no 2


semioses (pensamentos) que so desenvolvidas atravs dos signos. Para a teoria, as coisas e os fatos externos mente s podem ter sua existncia percebida se, primeiramente, aparecerem como fenmenos mentais. Assim, em primeira instncia, esses fenmenos so considerados como sensaes perceptivas; em segunda instncia, como estmulos externos percebidos e, em terceira instncia, como smbolos culturais. Por ser uma teoria geral sobre os fenmenos mentais e sua ordenao lgico-cognitiva, sua abrangncia permite o estudo de todos os objetos, fatos ou processos percebidos. Os smbolos culturais genunos so convenes lgicas descritas na linguagem comum, portanto, essas convenes e suas aplicaes podem ser explicitadas em: livros acadmicos, catlogos tcnicos, revistas de informao ou entretenimento e peas publicitrias, entre outros veculos de comunicao. Assim, todos que acessam livros, catlogos ou revistas com algum texto ou notcia sobre a cadeira em estudo acessam informaes sobre suas caractersticas e seu valor como smbolo cultural. Dessa forma, todos os que foram informados podem reproduzir as ideias que foram convencionadas e expressas com relao a um objeto cultural. Esses smbolos, entretanto, so constitudos a partir de diferentes origens semnticas. Por exemplo, o nome e a numerao, que identicam tecnicamente a cadeira Thonet 209, so smbolos genunos, puramente convencionais, porque foram arbitrados ou determinados por uma lgica intrinsecamente cultural. Todavia, h outras convenes, que denem caractersticas simblicas, cuja origem e desenvolvimento foram determinados por relaes de semelhana, por hbito ou por caractersticas materiais do prprio objeto. Em livros, revistas ou peas publicitrias, os smbolos culturais de diferentes origens e processos de desenvolvimento so rearmados pelos textos e conrmados por leitores, porque estes ltimos encontram razes lgicas ou motivaes afetivas para concordarem com as convenes informadas. Por isso, as pessoas informadas sabem argumentar convencionalmente sobre os signicados de objetos, fatos e processos. Contudo, apesar de concordarem com as simbolizaes indicadas, de modo geral, as pessoas no costumam distinguir e explicar no fenmeno apreciado pontos e processos signicativos, como os responsveis pelas determinaes simblicas dos objetos descritos nos veculos de comunicao. Este estudo mais um texto sobre os valores simblicos de um objeto cultural bastante conhecido e, mais uma vez, conrmam-se valores j reconhecidos e apreciados. Porm, alm de repetir o que praticamente consensual, procurou-se descrever, com o auxlio de conceitos semiticos, o processo de origem e desenvolvimento dos valores simblicos do objeto, com base nas relaes semiticas entre os elementos percebidos na imagem em estudo e os processos afetivo-signicativos determinados por relaes materiais, relaes intersubjetivas ou relaes convencionalmente determinadas. Pois, a cultura campo de determinao e preservao de smbolos, mas esses so decorrentes de diversas origens e so desenvolvidos por processos semiticos diferenciados.

Referncias
Dondis, Donis 1991. A sintaxe da linguagem visual. So Paulo: Martins Fontes. Japiassu, Hilton; Marcondes, Danilo 1990. Dicionrio bsico de losoa. Rio de Janeiro: Zahar. Joly, Martine 1996. Introduo anlise da imagem. Campinas: Papirus. Peirce, Charles Sanders 1977. Semitica. So Paulo: Perspectiva. Perassi, Richard 2008a. Semitica. Florianpolis: UFSC. Perassi, Richard 2008b. Teoria da forma. Florianpolis: UFSC. Pignatari, Dcio 2004. Semitica da arte e da arquitetura. Cotia, SP: Ateli Editorial. Santaella, Lucia 1983. O que semitica? So Paulo: Brasiliense. Santaella, Lucia 1995. A teoria geral dos signos: semiose e autogerao. So Paulo: tica.

108

Dados para indexao em lngua estrangeira


Teixeira, Julio Monteiro; Matos, Luana Marinho; Perassi, Richard Semiotic Analysis of the Image of a Chair Estudos Semiticos, vol. 7, n. 2 (2011), p. 102-109 issn 1980-4016

Abstract: This paper is based on Charles Sanders Peirces semiotic theory, where the sign is considered to be anything that represents another entity other than itself. The theory adopted in this paper is used to study and present part of the signicance proposed by the observation of Thonets chair image model 209. The study analyzed the chair in its formal and material aspects which are recognized by visual observation of the object. The intention is to emphasize furniture design as a eld of interaction of visual values associated to shapes, which are presented here as signs or elements of signication. Historical and contextual data are not considered at rst in this study, which more specically describes the visual elements of the object. These elements are considered to be signs that take part on the conguration of the objects signication within current cultural context. However, when compared to other manifestations, this signication places the object in historical-evolutionary context of furniture. The shapes, materials and processes of structuring are historically referenced in other pieces, allowing for the comparison of the objects appearance with other furniture pieces, which were produced at other times or places throughout history. Keywords: image, design, signication, Charles Sanders Peirce

Como citar este artigo


Teixeira, Julio Monteiro; Matos, Luana Marinho; Perassi, Richard. Analise semitica da imagem de uma cadeira. Estudos Semiticos. [on-line ] Disponvel em: http://www.fch.usp.br/dl/semiotica/es . Editores Responsveis: Francisco E. S. Meron e Mariana Luz P. de Barros. Volume 7, Nmero 2, So Paulo, novembro de 2011, p. 102109. Acesso em dia/ms/ano. Data de recebimento do artigo: 14/11/2010 Data de sua aprovao: 06/05/2011

Potrebbero piacerti anche