Sei sulla pagina 1di 1

Linha do tempo: a origem do homem Acompanhe nossa trajetria at o comeo da civilizao lvaro Oppermann | 10/06/2009 05h45 Ah, a falta

que a escrita fez! Em um artigo do jornal The New York Times, o arquelogo William H. Kimbel, da Universidade do Arizona, queixou-se, em tom de brincadeira, que a humanidade poderia ter inventado a escrita uns 80 mil anos atrs, e no 6 mil. Poderamos assim conhecer a histria humana bem melhor. Ainda assim, os ossos nos contam detalhes sobre nossas origens. H 200 mil anos, no ramos muito diferentes de nossos primos, como o Homo neanderthalensis. Vivamos na frica, cavamos com lanas de bambu, subamos em rvores para colher frutos e corramos para no virar lanche de animais maiores. Tambm aprendemos uma coisa ou outra com nossos colegas. Os neandertais, por exemplo, j sepultavam seus mortos em 60000 a.C., 40 mil anos antes de ns. Depois, o jogo se inverteu. Em 10000 a.C., com o fim do perodo de glaciaes, comeamos a ficar civilizados. Ao comear a escrever, por volta de 3800 a.C., estvamos prontos para dominar o mundo. A PR-HISTRIA Da pedra lascada ao alfabeto, 52 mil anos de evoluo 50000 a.C. MANDANDO BRASA O registro mais antigo do Homo sapiens um crnio de 200 mil anos encontrado na Etipia. Os primeiros 150 mil anos foram bem montonos. Isso mudou quando o homem controlou o fogo. Com ele, conseguiu espantar animais selvagens e diversificou a alimentao. 32000 a.C. PICASSO DAS CAVERNAS Surgem na Europa as primeiras pinturas nas paredes de cavernas, como as de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na Frana. Em geral, as imagens representam animais, como bises, cavalos e cervos. " provvel que esses desenhos tivessem significado religioso ou mgico", diz o antroplogo canadense Michael Bisson. 29000 a.C. A PRIMEIRA GUERRA As armas evoluem para facas e lanas mais durveis e bastes de pedra e osso fceis de manusear. com elas que, provavelmente, o Homo sapiens liquida seu maior rival, o Homo neanderthalensis, que habitava a Europa desde 230000 a.C. e disputava os mesmos territrios. 24000 a.C. VNUS POPOZUDA A arte atinge novo patamar com as esttuas de terracota (argila cozida). O exemplar mais famoso a Vnus de Willendorf, encontrada na ustria e fabricada entre 24000 e 22000 a.C. "Os seios fartos e os quadris largos so smbolos de fertilidade", afirma o historiador britnico Christopher Witcombe.

15000 a.C ALTA COSTURA Assim como o neandertal, o Homo sapiens se cobria com peles de animais desde ao menos 100000 a.C. O passo seguinte foi a costura. pura coincidncia, mas a primeira agulha, feita de espinha de peixe, surge onde hoje fica a Frana, terra de grandes estilistas. 10000 a.C CASAS E COOKIES Na atual regio do Iraque, so construdas as primeiras casas, feitas de palha, madeira e barro cozido. A culinria melhora. "Comeamos a fazer bolachinhas de gros, gua e massa. No eram apetitosas, mas foram os primeiros cookies da Histria", diz o historiador escocs Reay Tannahill no livro Food in History (sem traduo no Brasil). 9000 a.C. UM, DOIS, TRS... Antes de ler e escrever, o homem j sabe contar. Escavaes no Iraque encontraram pedrinhas numeradas, datadas de 9000 a.C. Para Donald Ryan, professor de lnguas antigas da Universidade da Pensilvnia, os nmeros vieram da necessidade de contabilizar bens, como animais e glebas de terra. 8000 a.C. AGRICULTURA E PECURIA Na regio que vai do Iraque at Israel, nossa espcie comea a cultivar a terra, a fazer irrigao e a domesticar animais. As plantaes mais antigas so de centeio e cevada. Criaes de ovelhas, cabras, vacas e porcos surgem entre 9000 e 7000 a.C. J os cachorros circulavam entre as pessoas desde o ano 10000 a.C. 6000 a.C. JIAS DE PEDRA A inveno do torno de cermica coincide com outras inovaes do perodo, como os primeiros artefatos de pedra polida, que so transformados em braceletes e colares. "Essas mudanas j prenunciam o fim da PrHistria", diz a italiana Antonella Gallo, professora de Histria da Arte. 4200 a.C. NASCEM AS CIDADES Entre os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotmia (atual Iraque), os sumrios erguem grandes vilas. Cada povoado regido por um lder tribal, escolhido entre os principais cls das regies. A cidade de Uruk, que floresceu entre 3800 e 3200 a.C., chegou a ter 45 mil habitantes. 3800 a.C. O FIM DE UMA ERA Surge a roda, feita de madeira. Com ela, possvel criar mquinas e meios de transporte. J os primeiros alfabetos, como o dos sumrios, so compostos de figuras que representam animais, partes do corpo e o sol. Com essas duas invenes, o ser humano d adeus Pr-Histria.

Potrebbero piacerti anche