Sei sulla pagina 1di 11

ESCOLA VIRTUAL

TCNICA DE PRESERVAO DO LOCAL DE CRIME CURSO APERFEIOAMENTO DE SARGENTOS CAS 2012

CURSO DE APREFEIOAMENTO DE SARGENTOS-CAS PRESERVAO DO LOCAL DE CRIME


BASEADO NA NOTA DE INSTRUO N 006/98

FINALIDADE
Caro aluno, esta apostila tem por objetivo regular os procedimentos a serem adotados pelos Policiais Militares diante de um local de infrao penal, para cumprimento de normas legais pertinentes, complementando o Manual Bsico do policial-militar (M-4), aprovado em Bol da PM n 194, de 07 dez 83.

OBJETIVOS
a. Estabelecer uma doutrina de procedimentos quando da atuao do policialmilitar em local de infrao penal; b. Orientar os policiais-militares na execuo da correta interdio dos locais de infrao penal, bem como da exata preservao dos elementos objetivos de valor criminalstico (vestgios) neles encontrados; c. Alertar para a importncia da realizao da investigao preliminar; e d. Facilitar o desenvolvimento dos trabalhos da Percia criminal, atravs das aes de Polcia Militar, bem como auxiliar nas investigaes, por parte da Polcia Judiciria, atravs da investigao preliminar.

EXECUO
A cargo de toda a Corporao, mormente as UOp/E.

PRESCRIES DIVERSAS
a. Considera-se LOCAL DE INFRAO PENAL, toda rea onde tenha ocorrido um fato que assuma a configurao de delito. Tal conceito implica em manter perenemente viva a advertncia de que, enquanto no ficar perfeitamente esclarecido o fato, deve ele ser denominado como delituoso, mesmo se, aparentemente, no se tratar de um ilcito penal, cabendo ao perito criminal, em termos de concluso, no caso de falecimento, apresentar aquilo que os juristas denominam de causa jurdica da morte, ou seja, distinguido o fato entre homicdio, suicdio ou acidente (diagnose diferencial).

b. O local de infrao penal, classificado segundo 03(trs) critrios: 1) Quanto ao local em si; 2) Quanto a natureza do fato; e 3) Quanto ao exame do local. c. Relativamente ao local em si, isto , sua situao topogrfica, o local de infrao penal se apresenta sob duas formas: 1) Local Interno: a rea compreendida no interior das habitaes de quaisquer espcies, isto , em todo ambiente fechado. O fato ocorrendo em terreno cercado ou murado, ser a rea considerada como local interno, por constituir recinto fechado. 2) Local Externo: a rea constituda por extenso aberta, ou seja, fora das habitaes. Ex: rua, terreno baldio, etc...

d. Os locais internos e externos, so subdivididos do seguinte modo:


1) Ambiente Imediato: a rea onde ocorreu o fato. nesse ambiente que se procede ao exame cuidadoso de todos os detalhes, presumindo-se que o local tenha sido convenientemente preservado desde o comparecimento do primeiro policial-militar.

2) Ambiente Mediato: Compreende as adjacncias do local onde ocorreu o


fato; , por assim dizer, a rea intermediria entre o local onde ocorreu o fato (local propriamente dito) e o grande ambiente exterior.

e. Relativamente natureza do fato, o local de infrao penal se apresenta


sob as seguintes formas: 1) Local de Homicdio; 2) Local de Furto; 3) Local de Furto Qualificado; 4) Local de Incndio; 5) Local de Contraveno Penal, etc...

f. Estudando-se o Local de Infrao Penal sob esses dois primeiros aspectos, quanto ao local em si e quanto natureza do fato, tem-se as seguintes finalidades: Determinar a natureza da rea onde o mesmo ocorreu; e Determinar a natureza do fato ocorrido.

Em resumo, a natureza da rea responde seguinte pergunta: Onde ocorreu o fato? A natureza do fato ocorrido responde pergunta: O que aconteceu?

g. Relativamente ao exame, o local de Infrao Penal se apresenta sob as


seguintes formas: 1) Local Idneo: aquele que no foi violado, Isto , que no sofreu qualquer alterao desde a ocorrncia do fato ou, ao menos, desde o comparecimento do policial-militar;

2) Local Inidneo, Violado, Alterado ou Desfeito: aquele que foi alterado, isto , que sofreu qualquer alterao aps a ocorrncia do fato ou depois que o policial-militar tomou conhecimento do mesmo;

3) Locais Relacionados: So os que se referem a uma mesma ocorrncia e oferecem pontos comuns de contato. Exemplo: Falsificao de moedas, de selos, atentados terroristas, etc... Nos casos de falsificao, a moeda ou o selo, so vendidos e apreendidos em determinado local, porm fabricados em outro; nos de atentados terroristas, o atentado praticado em determinado local, porm, o material explosivo adquirido ou preparado em outro. Os locais onde se deram os fatos e aqueles onde o material foi preparado, esto relacionados. Exemplo: Crimes de extorso mediante seqestro. A vtima e os seqestradores so localizados em determinado local, enquanto a ao criminosa originou-se em outro.

h. Resumo grfico da classificao de local de infrao penal.

Local Interno Quanto ao local em si Local Externo


LOCAL DE INFRAO PENAL

Ambiente Imediato Ambiente mediato Ambiente Imediato Ambiente mediato

Quanto a natureza do fato

Local de Incndio Local de Homicdio Local de Contraveno penal etc... Local idneo Local Inidneo Local Relacionado

Quanto ao exame do local

i. O Cdigo de Processo Penal (decreto-lei n 3.686, de 03 de outubro de 1941)


foi alterado pela Lei n 8.862, de 28 de maro de 1994, o qual d nova redao aos artigos 6,incisos I e II; 159, caput e 1; 160, caput e pargrafo nico; 164, caput; 169; e 181, caput; 169; e 181, caput; ficando estabelecido o seguinte: 1) "Art. 6 - Logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial dever: I - Dirigir-se ao local, providenciando para que no alterem o estado e conservao das coisas, at a chegada dos Peritos criminais; II - Apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos Criminais; III Colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias; IV Ouvir o ofendido; V - ----------------------------------------------------------------------------VI - ----------------------------------------------------------------------------VII Determinar, se for o caso, que se proceda o exame de corpo delito e quaisquer outras percias. 2) "Art. 169 - Para efeito de exame do local onde houver sido praticada a infrao, a autoridade providenciar para que no se altere o estado das coisas at a chegada dos peritos, que podero instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos.:

Pargrafo nico Os Peritos registraro, no laudo, as alteraes do estado das coisas e discutiro, no relatrio, as conseqncias dessas alteraes na dinmica dos fatos.

j. Valor e proteo do local de infrao penal


O local de infrao penal de grande importncia porque oferece Polcia Judiciria os primeiros elementos atravs da Polcia Tcnica, isto , os elementos essenciais para que as autoridades possam orientar-se eficazmente para o esclarecimento do fato e sua autoria. Estes primeiros elementos recebem o nome genrico de provas, que so de duas espcies: provas testemunhais e provas tcnicas. Provas Testemunhais: So constitudas pelos depoimentos das

testemunhas, ou seja, informaes de pessoas que saibam ou ouviram algo sobre o fato e de sua autoria. Estas devero ser arroladas pelo policialmilitar e convidadas a comparecer delegacia da circunscrio; Provas Tcnicas: So Constitudas pelas peas materiais que podem ser encontradas no local de infrao penal. O policial-militar que acorrer ao local em primeiro lugar, deve preserv-lo convenientemente para que essas peas no sejam alteradas de modo algum.

CONCEITO E PRELIMINAR:

IMPORTNCIA

DA

INVESTIGAO

Conjunto de aes policiais desenvolvidas em determinado local onde ocorreu infrao penal, ou nas suas imediaes, com o fim de preserv-lo, identificar e, se possvel, prender o autor, buscando provas para a incriminao do mesmo e maximizando a possibilidade de xito da investigao. , pois, a que se faz imediatamente e consiste em entrevistar, quando possvel, as vtimas, testemunhas e suspeitos. O xito da investigao Criminal depende substancialmente da correta realizao da investigao preliminar.

l. Via de regra, os Policiais Militares, por sua atividade diuturna, so os


primeiros a chegar ao local de infrao penal, sendo, portanto, de absoluta

necessidade que apliquem todas as medidas que visem preserv-lo, ou seja, mant-lo inalterado, resguardando os vestgios, porventura, ali existentes.

m. PROCEDIMENTOS GENRICOS:
1) Socorrer a vtima (primeiros socorros) ou providenciar atendimento mdico; 2) Prender o infrator (se possvel); 3) Interditar o local; 4) Preservar o local; 5) Comunicar o fato ao COPOM, ou a sala de Operaes e DP da circunscrio; 6) Arrolar testemunhas e realizar a investigao preliminar; 7)Aguardar no local a chegada da Autoridade de Polcia Judiciria e da Percia Criminal.

n. Visando a preservao do local de infrao penal, devero ser observados,


alm dos procedimentos genricos, os seguintes PROCEDIMENTOS ESPECFICOS:

1) Nos casos de local interno ou de acesso restrito. a Prender o criminoso: agir com cautela necessria, revistando-o, desarmando-o e colocando-o sob custdia at a chegada da autoridade policial, ou se possvel e necessrio, conduzindo-o at a Delegacia policial da rea. Tendo que optar entre o socorro vtima e a priso do criminoso, o socorro tem prioridade. Caso existam dois ou mais Policiais Militares, de acordo com a ocorrncia e a percepo dos milicianos, poder ocorrer a diviso de funes, um prendendo o criminoso e o outro socorrendo a vtima; b Socorrer vtima: Utilizar os conhecimentos de Primeiros Socorros, usando a tcnica adequada no sentido de minorar sofrimento e salvar

vidas. No caso de impossibilitar ou inconvenincia da utilizao de Primeiros Socorros, providenciar com urgncia o atendimento mdico.

c Isolar o local: Principalmente a rea do evento(rea imediata) e suas


vias de acesso, impedindo o ingresso ou permanncia de parentes, curiosos, jornalistas ou quaisquer pessoas que no habilitadas para este mister(policiais e/ou peritos).

d Preservar o local: especialmente a rea imediata, adotando as


seguintes medidas: (1) No tocar ou mudar de posio todo e qualquer objeto existente no local, considerando que a posio dos mveis desarrumados ou desviados de suas posies normais, e roupas de cama em desalinho, constituem elementos objetivos para a realizao dos exames periciais; (2) No mexer nem recolher armas, estojos, projetis, documentos e papis em geral e o que mais houver, nem permitir que outras pessoas o faam deve ter sempre em mente que aquele local e intangvel; (3) Se houver cadver, permanecer em suas proximidades sem o tocar ou mudar de posio, no permitir tambm que outras pessoas assim procedam; (4) Na ocorrncia de incndio, auxiliar na evacuao do prdio ou residncia, conservando as pessoas na na rea mediata. Havendo cadver no local onde estiver ocorrendo o incndio, e no existindo outra alternativa, o mesmo dever ser retirado; (5) Nos casos de acidente por vazamento de gs, deve-se fechar o registro geral, retirar vtimas, quando vivas para a rea mediata e abrir portas e janelas de modo a ventilar completamente o

ambiente. No adentrar ao recinto com cigarro acesso e nem acionar os interruptores, pois poder ocasionar uma exploso. (6) Nas violaes de fechadura por meio de gazua, micha ou chave falsa, no fechar nem permitir que as fechem com as chaves que lhes so prprias, preservando-se assim os eventuais vestgios;

(7) Os cadeados e ferrolhos destrudos por arrombamento, no devem ser reparados antes do competente exame pericial. e - Comunicar o fato: Comunicar imediatamente o fato ao COPOM ou Sala de Operaes da Unidade e Autoridade de Polcia Judiciria da rea, ou se no puder, solicitar que algum o faa, usando o meio mais rpido que dispuser. f - Arrolar testemunhas do fato e realizar investigao preliminar: Entrevistar , quando possvel, as vtimas, testemunhas e suspeitos, buscando provas para a incriminao dos ltimos. g - Aguardar no local: Permanecer no local at a chegada da Autoridade de Polcia Judiciria e da Percia Criminal, entregando o mesmo quela Autoridade e transmitindo-lhe as informaes j obtidas.

2) Nos casos de local externo:


a - O Policial Militar dever interditar apenas a rea que contenha vestgios, procurando, tanto quanto possvel, no interromper o trnsito, se for o caso de fato ocorrido em logradouro, adotando as demais providncias preconizadas para o local de infrao penal interno;

b - Preservar o local, mediante os seguintes cuidados :


(1) Se houver vestgios ou objetos a serem inutilizados pela ao de intempries (chuva, vento, umidade, etc...), tais como

manchas de sangue, pegadas, sulcos, marcas de arrastamento de pneus, armas e outros, devero ser protegidos cobrindo-se com plstico, lona, lata, tbua, ou o que houver a mo. Deve o policial militar, entretanto, cuidar para que os vestgios, porventura existentes, no sejam tocados ou mudados de posio, ao serem cobertos. Os materiais mais apropriados para o isolamento e preservao dos locais de infrao penal so cordas, cavaletes,

fitas, plsticos e lonas. No obstante, podero ser utilizados tbuas, caixotes, latas, folhas de zinco, saco de aninhagem, arames ou quaisquer outros materiais disponveis. vlido solicitar-se o auxlio de terceiros para a obteno do material necessrio; (2) Adotar, no que couber, as demais medidas relativas ao local de infrao penal interno.

3) Nos casos de veculos envolvidos em fatos de interesse


criminalstico (extorso mediante seqestro, homicdios, roubos,etc.), devem ser observados os seguintes procedimentos: a No tocar ou mudar a posio do(s) veculo(s), preservando-o(s) no prprio lugar em que for(em) encontrados(s), ficando expressamente proibida a sua remoo antes da realizao do exame pericial; b Em nenhuma hiptese adentrar ao veculo, tendo em vista, em especial, a preservao das impresses digitais, palmares e outras, que eventualmente possam ser detectadas internamente no volante, no espelho retrovisor, nos vidros, no painel e outras partes do veculo; c Havendo cadver no interior do veculo, o mesmo no dever ser tocado ou mudado de posio at a realizao da percia; d Nada dever ser tocado ou retirado do interior do veculo, tais como armas,bolsas, carteiras, porta-documento, agendas ou quaisquer outros objetos.

o. O policial-militar em qualquer local de infrao penal, dever observar as seguintes regras de comportamento:

1) No fumar e nem permitir que fumem, visto que palitos de fsforo, cinzas e pontas de cigarros, muitas vezes constituem elementos de valor criminalstico e, se tiverem sido depositados no local aps o seu isolamento, podero confundir os peritos; 2) Os aparelhos telefnicos existentes no local, bem como as dependncias sanitrias ou quaisquer outras, no devero ser utilizados.

3) No prestar qualquer tipo de informao ou emitir opinio, a no ser


queles a quem por dever de ofcio cabe informar sobre o fato; 4) Evitar que seja tomada a sua prpria fotografia atuando no local ; 5) Permitir o trabalho dos rgos de comunicao no local de interesse, somente aps a liberao do mesmo pela Percia Criminal e pela autoridade de Polcia Judiciria.

q. Excetuam-se dos procedimentos preconizados na presente NI, os locais de


infrao originados de acidente de trnsito, cujos procedimentos especficos esto estabelecidos na Nota de Instruo n 017 de 24/10/84 EMG/PM-3, e que tem como fulcro as Leis federais n 5.970 e n 6.174, de 11 dez 73 e 09 dez 74, respectivamente, e o decreto n 4.188, de 18 mai 81.

r. Com a publicao da presente NI ficam revogadas as seguintes publicaes:


1) Nota de Instruo n 06/84 (EMG/PM-3); 2) Nota de Instruo n 10/91 (EMG/PM-3).

Potrebbero piacerti anche