Sei sulla pagina 1di 3

COLGIO ESTADUAL DE MAG DISCIPLINA: FSICA SRIE: 2 ANO PROF: THIAGO PINHEIRO PLANO DE ESTUDOS 2 ANO 1 BIM

PESQUISA 1 A Mquina Trmica de Hron; 2 Calor e Temperatura; 3 Escalas termomtricas (Celsius, Kelvin e Fahrenheit); 4 Converso entre escalas termomtricas; 5 Equilbrio Trmico; 6 Energia Interna; 7 Trabalho e Potncia de uma mquina trmica. EXERCCIOS 01 - (PUCCAMP-SP) Sobre o conceito de calor pode-se afirmar que se trata de uma: a) medida da temperatura do sistema. b) forma de energia em trnsito. c) substncia fluida. d) quantidade relacionada com o atrito. e) energia que os corpos possuem. 02 - (UFP-RS) Considere as afirmaes a seguir: I. Quando dois corpos esto em equilbrio trmico, ambos possuem a mesma quantidade de calor. II. Quando dois corpos esto em equilbrio trmico, ambos possuem a mesma temperatura. III. Calor transferncia de temperatura de um corpo para outro. IV. Calor uma forma de energia em trnsito Das afirmaes acima, pode-se dizer que: a) I, II, III e IV so corretas b) I, II, III so corretas c) I, II e IV so corretas d) II e IV so corretas e) II e III so corretas 03 - (OSEC-SP) O fato de o calor passar de um corpo para outro deve-se a: a) quantidade de calor existente em cada um. b) diferena de temperatura entre eles. c) energia cintica total de suas molculas. d) o nmero de calorias existentes em cada um. e) nada do que se afirmou acima verdadeiro.

04 - (PUC-MG) Se ocorre troca de calor entre dois corpos, correto dizer que, no incio desse processo, so diferentes:

a) Suas massas. b) Suas capacidades trmicas. c) Seus calores especficos. d) Suas temperaturas. 05 - (UFV-MG) Quando dois corpos de materiais diferentes esto em equilbrio trmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que: a) o mais quente o que possui menor massa. b) apesar do contato, suas temperaturas no variam. c) o mais quente fornece calor ao mais frio. d) o mais frio fornece calor ao mais quente e) suas temperaturas dependem de suas densidades 06 - (MACKENZIE-SP) O clebre fsico irlands William Thomson, que ficou mundialmente conhecido pelo ttulo de lord Kelvin. Entre tantos trabalhos que desenvolveu "criou" a escala termomtrica absoluta. Essa escala, conhecida por escala Kelvin, conseqentemente no admite valores negativos, e para tanto, estabeleceu como zero o estado de repouso molecular. Conceitualmente sua colocao consistente, pois a temperatura de um corpo se refere medida: a) da quantidade de movimento das molculas do corpo. b) da quantidade de calor do corpo. c) da energia trmica associada ao corpo. d) da energia trmica das molculas do corpo. e) do grau de agitao das molculas do corpo.

07 - (FEI-SP) Um sistema isolado termicamente do meio possui trs corpos, um de ferro, um de alumnio e outro de cobre. Aps um certo tempo verifica-se que as temperaturas do ferro e do alumnio aumentaram. Podemos concluir que: a) o corpo de cobre tambm aumentou a sua temperatura. b) o corpo de cobre ganhou calor do corpo de alumnio e cedeu calor para o corpo de ferro. c) o corpo de cobre cedeu calor para o corpo de alumnio e recebeu calor do corpo de ferro. d) o corpo de cobre permanece com a mesma temperatura. e) o corpo de cobre diminuiu a sua temperatura. 08 - (FATEC-SP) Um sistema A est em equilbrio trmico com outro B e este no est em equilbrio trmico um outro C. Ento, podemos dizer que: a) os sistemas A e C possuem a mesma quantidade de calor. b) a temperatura de A diferente da de B. c) os sistemas A e B possuem a mesma temperatura. d) a temperatura de B diferente da de C, mas C pode ter temperatura igual do sistema A. e) nenhuma das anteriores. 09 - (UFRGS) Para que dois corpos possam trocar calor necessrio que: I - estejam a diferentes temperaturas. II tenham massas diferentes. III - exista um meio condutor de calor entre eles. Dessas afirmaes, (so) correta(s)? a) apenas a I. b) apenas a II. c) apenas a I e a II. d) apenas a I e a III. e) todas. 10 - (UFSCAR-SP) Dois corpos A e B, de massas mA e mB, esto inicialmente s temperaturas tA e tB, respectivamente, com tA tB. Num dado instante, eles so postos em contato trmico. Aps atingir o equilbrio trmico, teremos: a) tA > tB b) tA < tB c) tA = tB d) n.d.a. 11 - Um termmetro encerrado dentro de um bulbo de vidro onde se faz vcuo. Suponha que o vcuo seja perfeito e que o termmetro esteja

marcando a temperatura ambiente, 25C. Depois de algum tempo, a temperatura ambiente se eleva a 30C. Observa-se, ento, que a marcao do termmetro a) eleva-se tambm, e tende a atingir o equilbrio trmico com o ambiente. b) mantm-se a 25C, qualquer que seja a temperatura ambiente. c) tende a reduzir-se continuamente, independente da temperatura ambiente. d) vai se elevar, mas nunca atinge o equilbrio trmico com o ambiente. e) tende a atingir o valor mnimo da escala do termmetro. 12 - Um termmetro foi graduado segundo uma escala arbitrria X, de tal forma que as temperaturas 10X e 80X correspondem a 0C e 100C, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50 C : a) 40X b) 45X c) 50X d) 55X e) 60X 13 - Uma escala termomtrica E adota os valores 10E para o ponto de gelo e 240E para o ponto de vapor. Qual a indicao que na escala E corresponde a 30C? 14 - A temperatura normal de funcionamento do motor de um automvel 90C. Determine essa temperatura em Graus Fahrenheit. a) 90F b) 180F c) 194F d) 216F e) 32F 15 - Quando Fahrenheit definiu a escala termomtrica que hoje leva o seu nome, o primeiro ponto fixo definido por ele, o 0F, corresponde temperatura obtida ao se misturar uma poro de cloreto de amnia com trs pores de neve, presso a nvel do mar. Qual esta temperatura na escala Celsius? a) 32C b) 273C c) 37,7C d) 212C e) 17,7C 16 - A temperatura de determinada substncia 50F. A temperatura absoluta dessa substncia, em kelvins, : a) 343 b) 323 c) 310 d) 283 e) 273 17 - Quando uma enfermeira coloca um termmetro clnico de mercrio sob a lngua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sua leitura. Esse intervalo de tempo necessrio.

a) para que o termmetro entre em equilbrio trmico com o corpo do paciente. b) para que o mercrio, que muito pesado, possa subir pelo tubo capilar. c) para que o mercrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar. d) devido diferena entre os valores do calor especfico do mercrio e do corpo humano. e) porque o coeficiente de dilatao do vidro diferente do coeficiente de dilatao do mercrio. 18 - Podemos caracterizar uma escala absoluta de temperatura quando : a) dividimos a escala em 100 partes iguais. b) associamos o zero da escala ao estado de energia cintica mnima das partculas de um sistema. c) associamos o zero da escala ao estado de energia cintica mxima das partculas de um sistema. d) associamos o zero da escala ao ponto de fuso do gelo. e) associamos o valor 100 da escala ao ponto de ebulio da gua. 19 - O texto a seguir foi extrado de uma matria sobre congelamento de cadveres para sua preservao por muitos anos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 21.07.2002. Aps a morte clnica, o corpo resfriado com gelo. Uma injeo de anticoagulantes aplicada e um fluido especial bombeado para o corao, espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo colocado numa cmara com gs nitrognio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar. Assim que atinge a temperatura de 321, o corpo levado para um tanque de nitrognio lquido, onde fica de cabea para baixo. Na matria, no consta a unidade de temperatura usada. Considerando que o valor indicado de 321 esteja correto e que pertena a uma das escalas, Kelvin, Celsius ou Fahrenheit, pode-se concluir que foi usada a escala: a) Kelvin, pois trata-se de um trabalho cientfico e esta a unidade adotada pelo Sistema Internacional. b) Fahrenheit, por ser um valor inferior ao zero absoluto e, portanto, s pode ser medido nessa escala.

c) Fahrenheit, pois as escalas Celsius e Kelvin no admitem esse valor numrico de temperatura. d) Celsius, pois s ela tem valores numricos negativos para a indicao de temperaturas. e) Celsius, por tratar-se de uma matria publicada em lngua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Brasil. 20 - O conceito de temperatura est diretamente ligado a uma de nossas percepes sensoriais. Tal sentido : a) tato b) viso c) gustao d) olfao e) audio 21 - Um carro percorre uma estrada reta e horizontal. Para isso necessrio a ao de uma fora de 1800 N exercida pelo motor. Determine o trabalho realizado pela fora do motor para que o carro percorra uma distncia igual a 500 m. 22 Em relao ao exerccio anterior, determine a potncia (em watts) do motor se ele realiza um trabalho de 900000 J em 20 s. 23 - Uma empilhadeira eltrica transporta do cho at uma prateleira, a 6m do cho, um pacote de 120kg. O tempo gasto por realizar essa atividade exatamente igual a 20s. Determine a potncia aplicada ao corpo pela empilhadeira.

Potrebbero piacerti anche