Sei sulla pagina 1di 60

S e m i n r i

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UFPEL FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL FAEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL

AGROINDSTRIA FAMILIAR RURAL, UM MODO DE DIVERSIFICAR E AGREGAR VALOR, NA PRODUO DE BASE FAMILIAR M.Sc. Norberto Luiz Marques Andersson Eng. Agrcola/Agrnomo.
Doutorando em Sistemas de Produo Agrcola Familiar norbertoan@ibest.com.br

Coordenador do Programa Municipal de Agroindstria Familiar de So Loureno do Sul


CREA-RS 013881 Registro Nacional 220393524-3

Introduo
S e m i n r i

Traos essenciais do Agricultor (a) Familiar. segundo GASSON & ERRINGTON apud SACCO DOS ANJOS (2003), so:

a gesto feita pelos proprietrios; os responsveis pelo empreendimento esto ligados entre si por laos de parentesco; o trabalho fundamentalmente familiar; o patrimnio pertence famlia; o patrimnio e os ativos so objeto de transferncia intergeracional no interior das famlias e finalmente os membros da famlia vivem na unidade produtiva.

Introduo Agroindstria Familiar


entendida como qualquer atividade econmica, tendo como gestor, o (a) agricultor (a) Familiar, e que favorea a agregao de valor produtos de origem animal ou vegetal, provenientes de exploraes de base familiar: pecurias, agrcolas, aqucolas e extrativistas, compreendendo a sanidade da matria prima, desde o seu local de origem, at a chegada na Agroindstria, onde ser realizada, dependendo do tipo de cada matria prima, a limpeza, classificao, seleo, processamento, industrializao, envasamento, pesagem e rotulagem, com uso ou no de frio/calor, para seu armazenamento e futura expedio/venda, dentro das normas sanitrias e ambientais e de Boas Praticas de Fabricao.

Introduo - Agroindstria Familiar


S e m i

Vantagem de ser no meio rural:


a) Favorece o aproveitamento da mo de obra familiar rural; b) Matria prima com baixo custo de transporte;

n
r i o

a) Evita migrao das pessoas para as cidades, principalmente dos jovens; b) Estmulo ao turismo rural; e) Possibilita o tratamento adequado dos resduos da industrializao e seu aproveitamento no processo produtivo, adubao, alimentao animal.

Introduo - Agroindstria Familiar


S e m i

n
r i o

Os produtores tm percebido que a comercializao de produtos in natura no suficiente para a sustentao da produo agropecuria, tm buscado agregar valor e renda produo de alimentos quer por meio da oferta de um produto no processado, intrinsecamente diferenciado, ou usando vantagens da prtica do processo agroindustrial da sua produo.

S e m i

Tema central - Agroindstria Familiar

n
r I o

A qualidade do produto a ser processado comea no campo e provm, em parte, de um bom manejo das culturas agrcolas e das criaes. Entretanto, muitas aes visando o processamento de alimentos no so realizadas de forma planejada e baseadas em normas vigentes, sejam elas no campo administrativo ou da segurana alimentar.

S e m i

Tema central - Agroindstria Familiar


Com relao aos produtos industrializados ou no, a grande maioria dos consumidores vem, dia aps dia, sendo sensibilizado em relao aos seus direitos na aquisio de produtos ou servios, sendo estes direitos garantidos pelo cdigo de defesa do consumidor (Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990) que dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias.

n
r I o

S e m i

Tema central - Agroindstria Familiar

n
r i o

Esse cdigo trata dos direitos bsicos do consumidor, encontrando-se entre algumas de suas definies, a proteo vida, sade e a segurana contra riscos causados por produtos e servios considerados perigosos, e a efetiva preveno e reparao de danos causados pelos produtos e servios.

S e m i

Tema central - Agroindstria Familiar


Como fornecedor essa lei reconhece toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

n
r i o

S e m i

Os objetivos do tema - Agroindstria Familiar Por sua vez, como fornecedor, o produtor deve garantir que os produtos e servios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos sade ou a segurana dos consumidores, dando as informaes necessrias e adequadas a esse respeito, em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar informaes por meio de impressos apropriados que devem acompanhar o produto.

n
r i o

S e m i

Os objetivos do tema - Agroindstria Familiar

n
r i o

S e m i

Os objetivos do tema - Agroindstria Familiar

n
r i o

A oferta e apresentao de produtos ou servios devem assegurar informaes corretas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portuguesa sobre suas caractersticas, qualidade, quantidade, composio, preo, garantia prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos sade e segurana dos consumidores.

Qualidade - Agroindstria Familiar


S e m i n r i

Para que os produtos se apresentem com a qualidade desejvel, de forma a proteger a sade da populao, o governo, por meio do Ministrio da Sade (MS), e Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa), tem a atribuio de exercer a inspeo sobre a produo dos produtos destinados alimentao.

Qualidade - Agroindstria Familiar


S e m i n r i

As agroindstrias que processam alimentos de origem animal so inspecionadas pelo Mapa, pelas secretarias estaduais de agricultura e pelas secretarias municipais de agricultura por meio do servio de Inspeo Federal (SIF), Estadual (Cispoa), e Municipal (SIM), respectivamente, sendo esta vinculao relacionada ao mbito de comercializao desejado.

Qualidade - Agroindstria Familiar


S e m i n r i

S e m i

Qualidade - Agroindstria Familiar

n
r i o

Cabe ainda ao mesmo Ministrio, por meio dos servios de Inspeo Vegetal das Superintendncias em cada estado, a inspeo e a fiscalizao da produo e do comrcio de bebidas, incluindo as polpas de frutas, em relao aos seus aspectos tecnolgicos.

S e m i

Qualidade - Agroindstria Familiar

n
r i o

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar

fato que a maioria das agroindstrias surge margem dos processos legais e comercializa seus produtos de forma experimental, sendo esta fase, um perodo importante de aprendizado e aquisio de experincia na atividade. No entanto, quando o processamento deixa de ser uma atividade ocasional e passa a ter um outro papel no sistema de produo familiar, os agricultores tendem a dar mais um passo e procurar os meios de formalizar a sua produo.

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar Quando se trata de legalizao importante identificar que a expresso engloba processos distintos. Os principais so: legalizao: 1)tributria/fiscal, 2)ambiental e 3)sanitria. A tributria/fiscal est relacionada ao instrumento legal (notas) utilizando para comercializar os alimentos prontos para o consumo e conseqentemente a arrecadao dos tributos.

n
r i 0

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar A legalizao ambiental trata do registro ambiental do empreendimento junto aos rgos competentes, municipal ou estadual, que visam diminuir os impactos ambientais dos estabelecimentos. A legalizao sanitria se refere ao registro sanitrio que permitir processar e comercializar os alimentos, no municpio, no estado ou a nvel federal.

n
r i 0

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar


A legalizao tributria/fiscal refere-se ao registro do empreendimento junto aos rgos das receitas Estadual e Federal. Para que a agroindstria possa comercializar seus produtos necessita ter nota fiscal. Para isso as opes praticamente se resumem na constituio de cooperativas, opo adotada por muitos grupos ou a criao de uma microempresa (sociedade empresarial). A cooperativa, no entanto tem a limitao que s pode ser formada com no mnimo vinte cooperados, excluindo assim, os pequenos grupos (menores do que vinte cooperados).

n
r i o

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar A microempresa (ME), embora do ponto de vista de tributos seja uma opo interessante, deve-se ter clareza que os associados perdero a condio de segurado especial do INSS, o que muitas vezes pode no ser a melhor opo. Sendo assim, as opes existentes devem ser cuidadosamente avaliadas pelos grupos no momento de constituir uma agroindstria familiar, buscando verificar qual a melhor opo para cada situao.

n
r i o

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar


Todos os empreendimentos devem ser registrados junto ao rgo ambiental do seu respectivo estado ou municpio. O objeto desse registro que o empreendimento siga as normas ambientais para que sejam minimizados os impactos ambientais. Para isso necessrio apresentar um projeto tcnico contendo as plantas (projeto arquitetnico com planta baixa cotada, planta baixa com equipamentos, cortes, fachada e localizao, mais o projeto hidrulico) com toda a descrio do sistema de tratamento dos resduos e afluentes slidos e lquidos. {LP.+ Laudo de Cobertura Vegetal, LI. e LO.}.

n
r i o

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar

n
r i o

A segurana alimentar envolve a produo primria de alimentos, processos industriais, estocagem, distribuio e comercializao. Dessa forma se encontra com a legislao para o licenciamento ambiental dos empreendimentos ou atividades, pois otimiza o processo de produo, reduz a produo de resduos, tem melhor aproveitamento dos insumos e abre portas para um consumo sustentvel.

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar


A partir de 27/12/2006 a Resoluo n 385 do Conselho Nacional do Meio Ambiente criou algumas diretrizes para a legalizao ambiental de agroindstrias familiares. Por meio desta resoluo os estabelecimentos de at 250 m podero obter licena ambiental de forma simplificada, quando comprovado o baixo impacto para o meio ambiente.

n
r i o

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar


No Brasil existem diferentes rgos responsveis pela legalizao sanitria dos diversos empreendimentos, de acordo com o tipo de matria-prima processada e do produto elaborado. O Municpio, o Estado e a Unio, devem ter em seus quadros tcnicos, pessoas capacitadas para analisar e aprovar, se for o caso, bem como fiscalizar os diferentes projetos, quando for liberado a licena de operao dos empreendimentos.

n
r i o

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar

n
r i o

O Ministrio da Sade, por meio da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), o rgo responsvel pela fiscalizao da produo e comercializao da maioria dos produtos de origem vegetal. De acordo com as normas da vigilncia sanitria, os produtos podem ser comercializados no mbito do municpio, estado ou pais, ou seja, no h restrio geogrfica para sua comercializao.

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar Para estarem legalizados, os empreendimentos precisam obter o alvar sanitrio nas Coordenadorias Estaduais de Sade. Em locais onde ocorreu a municipalizao plena da sade, o alvar sanitrio pode ser solicitado nas secretarias municipais da sade. A inspeo sanitria dos produtos de origem animal ocorre em trs instncias: o Servio de Inspeo Municipal (SIM), o Servio de Inspeo Estadual (SIE) e o Servio de Inspeo Federal (SIF).

n
r i o

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar

n
r i o

Para cada um dos servios existe uma delimitao de rea de comercializao, ou seja, os produtos legalizados pelo SIM s podem ser comercializados no mbito do municpio. Aqueles legalizados pelo SIE podem ser comercializados no mbito do Estado. Para serem comercializados fora do Estado, os produtos precisam portanto, estar legalizados pelo SIF.

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar

n
r i o

No caso de bebidas, sucos e vinagres o rgo responsvel o Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento (MAPA), sendo que os produtos legalizados pelo MAPA podem ser comercializados em todo o pas.

S e m i

Aspectos Legais - Agroindstria Familiar

n
r i o

S e m i

Desenvolvimento Agroindstria Familiar


Em relao s novas oportunidades de renda para os produtores familiares apenas a produo primria no cria os postos de trabalho necessrios para atender o desejo de permanncia dos jovens no meio rural. Alm disso, somente a atividade agrcola no gera renda atrativa para satisfazer as expectativas dos jovens, principalmente das moas que buscam atividades menos penosas que o trabalho na agricultura.

n
r i o

S e m i

Desenvolvimento Agroindstria Familiar


As polticas pblicas devem ter a preocupao de viabilizar as atividades agrcolas no interior da agricultura familiar e ao mesmo tempo criar um ambiente propcio para o surgimento de atividades no agrcolas, chamada de pluriatividade, e de verticalizao da produo no meio rural, relacionando atividade primria e secundria, dentro da reproduo familiar da agricultura.

n
r i o

S e m i

Desenvolvimento Agroindstria Familiar


A criao de agroindstrias de pequeno porte apresenta-se como uma importante alternativa de gerao de postos de trabalho e renda, gerenciadas pelos prprios agricultores que deste modo iro fazer a gesto do seu prprio negcio, atravs da diversificao da produo agrcola, incluindo mais pessoas no processo de reproduo familiar.

n
r i o

S e m i

Exigncias da Agroindstria.
As agroindstrias tambm tm procurado focalizar seus esforos no desempenho das atividades especficas da transformao industrial que mais dominam. Essa postura incorpora o problema fundamental de atrelar s necessidades da agroindstria a oferta de matria prima, isenta de pragas e doenas, com maturao homognea, sem mistura de variedades e com propriedades fsicas e/ou qumicas definidas.

n
r i o

S e m i

Exigncias dos canais de distribuio.


Supermercados, centrais de abastecimentos e grandes atacadistas constituem hoje os canais preferenciais de distribuio dos produtos agroalimentares. Embora ainda subsistam relaes diretas do produtor rural com o consumidor final ou com os pequenos varejistas, observa-se uma significativa tendncia de reduo desse sistema.

n
r i o

S e m i

Exigncias dos canais de distribuio.


Entre os canais preferenciais, h grande concorrncia para adquirir diferencial competitivo. Os distribuidores impem ao produtor rural, alm de requisitos similares aos das grandes agroindstrias, exigncias de incorporao de valor aos produtos. Tal agregao de valor ocorre na forma de embalagens mais seguras, prticas e atraentes ao consumidor, uniformidade da cor, tamanho, textura, sabor e demais atributos fsicos e qumicos dos produtos produzidos.

n
r i o

S e m i

Exigncias dos canais de distribuio.


A demanda por produtos in natura crescente. Os supermercados tm ampliado as reas destinadas a frutas, verduras e legumes, produzidas de forma orgnica, o que tem feito as redes de distribuio investir na adequao do processo de produo s exigncias de agregao de valor aos produtos, sendo um dos indicadores dessa tendncia de agregao de valor aos produtos o monitoramento da qualidade dos alimentos da fazenda gndola.

n
r i o

S e m i

Exigncias dos canais de distribuio.


Alimentos produzidos com essas caractersticas e que renam os 3 fatores considerados chaves: a) sabor original, b) sanidade, c) e aparncia atrativa ganham destaque em gndola especial.

n
r i o

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.

n
r i o

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.

n
r i o

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.

n
r i o

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.


Vista de um cavalete modelo Embrapa para realizar

clorao

de gua em reservatrio.

n
r i o

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.

n
r i o

As linhas de crdito para as agroindstrias disponibilizadas pelo Programa de Agroindstria so constitudas de duas linhas principais; a Pronaf/Agroindstria para investimento em implantao, ampliao, recuperao e/ou modernizao de agroindstrias e o Pronaf/Custeio Agroindstria para o custeio de agroindstrias familiares, podendo ser usado para a aquisio e estoque de embalagens, rtulos, matria prima e produto final.

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.

n
r i o

O mercado exige eficincia em todos os segmentos da cadeia de produo, com raras excees, a incorporao de prticas gerenciais e a plena integrao da produo rural s necessidades do processo de transformao ou distribuio esto longe de serem usuais. Noes como planejamento e controle da produo, gesto da qualidade e reduo de desperdcios, logstica, desenvolvimento de embalagens adequadas e outras tcnicas so, em geral, ainda vistos de forma limitada.

S e m i

Adequao do produtor rural s exigncias.

n
r i o

S e m i

Estratgias para agroindstrias rurais de pequeno porte.

n
r i o

Deve-se privilegiar inicialmente a determinao do que produzir, sendo que esta definio estabelecida com base em trs fatores: 1 Os recursos disponveis no empreendimento. 2 A vocao natural do produtor. 3 As condies de mercado.

S e m i

Estratgias para agroindstrias rurais de pequeno porte.

n
r i o

Os recursos disponveis dizem respeito aos fatores de produo: solo, clima, gua, equipamentos, benfeitorias e condies econmicas. O item vocao refere-se disposio para trabalhar com determinados produtos na propriedade onde a parte cultural poder ser a que mais influencia na deciso, o saber fazer, bem como na satisfao pessoal.

S e m i

Estratgias para agroindstrias rurais de pequeno porte.

n
r i o

O terceiro fator esta ligado ao mercado e as suas tendncias de crescimento, sendo uma dificuldade muito geral, tanto dentro do contexto empresarial, como familiar, sendo que aos pequenos produtores rurais, o sistema de informaes para tomada de deciso ainda no alcanada de forma rpida e eficiente, para tanto, o poder pblico deve estar atento e oferecer cursos especficos, sem descaracterizar o produtor familiar.

COMPONENTES PARA PROJETO DE AGROINDSTRA FAMILIAR.


S e m i

1- Estudo da viabilidade econmica;

2- A organizao dos agricultores familiares para registro jurdico;


3- A mo de obra para os setores primrio, secundrio, comercializao e gesto do empreendimento; 4- Fontes de recursos (contrapartidas);

n
r i o

5- Infra-estrutura bsica (nova ou existente para adequao);


6- Escolha do local para construo de acordo com regras da legislao ambiental (FEPAM) Fundao Estadual de Proteo Ambiental, no caso do municpio no ter sua prpria legislao ambiental. LP, LI, LO, e solicitado Laudo de Cobertura Vegetal.

COMPONENTES PARA PROJETO DE AGROINDSTRA FAMILIAR.


S e m i

7- Equipamentos e o fluxo de processamento;

8- Aprovao de rtulos junto ao MAPA (Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento), se for o caso do servio de inspeo vegetal.
9- Uso de Boas Prticas de Fabricao (BPF). Divide-se em; a) Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), em relao a:

r i o

Higienizao das instalaes e equipamentos com gua sanitria 2,5% e lcool 70 GL. - Potabilidade da gua utilizada com uso de hipoclorito de clcio granulado ou pastilha, sdio em soluo ou uso de clorador automtico. Higiene e sade dos manipuladores.

Manejo de resduos quanto s retiradas e destinos.

S e m i

COMPONENTES PARA PROJETO DE AGROINDSTRA FAMILIAR.

- Controle integrado de vetores e pragas (telas milimtricas removveis nas aberturas externas da agroindstria)
Seleo de matria primas, ingredientes e embalagens.

Programa de recolhimento de alimentos vencidos.

n
r i o

b) Manual de Boas Prticas de Fabricao descrito para cada procedimento em todas as etapas do processamento,

c) Procedimento Padro de Higiene Operacional (PPHO), descrito para cada atividade de limpeza.

Problemas Encontrados Agroindstria Familiar


Alguns preferem ficar no anonimato porque:
1.- Se tiverem que pagar impostos, o produto deixa de ser competitivo; 2.- O Poder Pblico no realiza fiscalizao rigorosa; 3.- No podem realizar projetos Sanitrio e Ambiental, pois em alguns municpios, no existem, dentro das prefeituras, pessoas com conhecimento para analisar e aprovar estes projetos, ento teria que legalizar nvel Estadual, portanto as exigncias seriam maiores; 4.- No querem contratar mo de obra externa famlia; 5.- Teriam que aumentar a escala de produo, comprando matria prima de fora; 6.- Para ter legalizao tributria/fiscal, necessrio o CNPJ, se transformando em ME e dessa forma perde a condio de segurado especial do INSS; 7.- Para ter legalizao tributria/fiscal, necessrio o CNPJ, formando uma cooperativa com no mnimo 20 pessoas.

S e m i

Agroindstria Familiar
A Agroindstria Familiar uma unidade de processamento de alimentos localizados nas propriedades rurais ou nos aglomerados rurais prximos. Geralmente de propriedade de agricultor familiar, individualmente ou em grupo. As tecnologias adotadas so simples, procurando observar sua adequao e/ou adaptao, principalmente em relao ao seu custo e quantidade de produtos industrializados. Essas unidades constituem um ambiente favorvel ao resgate de saberes e prticas tradicionais.

n
r i o

S e m i

Agroindstria Familiar
A matria prima processada na agroindstria produzida pelos agricultores individualmente ou em associaes, sendo tambm adquirido de outros agricultores de forma complementar. A fora de trabalho utilizada para a realizao das atividades produtivas, assim como seu gerenciamento, pertence majoritariamente s famlias proprietrias. Esses estabelecimentos interagem com os mercados, gerando renda para as famlias envolvidas.

n
r i o

S e m i

n
r i o

S e m i

n
r i o

S e m i

n
r i o

S e m i

Bibliografia.
-Agroindstria Familiar Rural: contribuies para o desenvolvimento agroecolgico/coordenao e textos de Jaqueline Sgarbi; textos de Fabiana Thom da Cruz, Leomar Luiz Prezzoto e Ana Cristina Krolow. Pelotas: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor 2007. 28 p. Il; 1 edio: 2007. -Agroindstria Familiar. Gerando trabalho e renda no campo e na cidade. Cadernos temticos N I Porto Alegre 2002. -ANDERSSON; F.S. ANDERSSON; N.L.M. Segurana Alimentar Promovida por Agroindstrias Familiares Atravs de Condicionantes do Licenciamento Ambiental Municipal. 3 Simpsio de Segurana Alimentar. Florianpolis/SC 2010. Curso de Boas Prticas de Fabricao. Projeto de Fortalecimento de Iniciativas de Diversificao Econmica e Agregao de Valor no territrio sul do RGSul. Pelotas, maio de 2007. -GASSON & ERRINGTON apud SACCO DOS ANJOS, F. Agroindstria Familiar, Pluriatividade e Desenvolvimento Rural no Sul do Brasil. Pelotas: EGUFPEL, 2003, 374p, p. 9-43 capitulo 1. -NOGUEIRA, E. Distribuio obriga atacado a mudar. Agrianual 2000. p. 30 32. Projeto Terra Solidria, Agricultura Familiar e Socioeconmica Solidria. Convnio MTE/SEFOR/CODEFAT 007/2000-CUT. -Recomendaes bsicas para a aplicao das boas prticas agropecurias e de fabricao na agricultura familiar/organizador, Fnelon do Nascimento Neto. Braslia, DF; Embrapa Informaes Tecnolgicas, 2006. 243p. Programa de agroindustrializao da Agricultura Familiar. -SACHS, I. Estratgias de transio para o sculo XXI. In: Para pensar o desenvolvimento sustentvel. Braslia: Editora Brasiliense, 1991 p. 29 54. -SLACK, N. CHAMBER, S. HARLANA, C. HARRISON, A. JOHNSTON, R. Administrao da Produo, So Paulo, Atlas, 1997. -SILVESTRO, Milton Luiz et alii. Os impasses sociais da sucesso hereditria na agricultura familiar/Milton Luiz Silvestro et alii, Florianpolis: Epagri. Braslia: Nead/Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, 2001. -WEIDMANN, C. L. Qualidade, parcerias e concentrao no futuro do agronegcio brasileiro. In: GOMES, M. F. M. da COSTA, F. A. Desequilbrio econmico e agronegcio. Viosa: UFU, 1999.

n
r i o

S e m i

OBRIGADO

n
r i o

Potrebbero piacerti anche