Sei sulla pagina 1di 40

TCNICAS DIDTICAS

PROGRAMA DE FORMAO DE PROFESSORES

MDULO 1
Dinmica e prtica de sala de aula

Sesso Introdutria

Objetivos do dia
Acolher os participantes e propiciar uma apresentao de todos; Apresentar a Fundao Lemann; Apresentar o livro e o Programa Tcnicas Didticas;

Trabalhar com as tcnicas de planejamento e uso do tempo.

A atuao da Fundao Lemann


A Fundao Lemann uma organizao sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresrio brasileiro Jorge Paulo Lemann. Objetivos Contribuir para melhorar a qualidade da educao pblica brasileira, de forma a garantir que todos os alunos recebam uma educao de qualidade; Criar uma rede de indivduos muito talentosos, que possam contribuir para o desenvolvimento do Brasil e para a superao dos principais problemas sociais do pas. Estratgias Apoiar ideias inovadoras, que podem transformar a educao; Testar prticas que podem melhorar dramaticamente a gesto da educao e a efetividade dos professores; Estimular a produo de dados e informaes de alta qualidade sobre educao e dissemin-los na sociedade; Investir no treinamento de indivduos muito talentosos, comprometidos em liderar transformaes sociais no Brasil.
4

Como surgiu o programa Tcnicas Didticas


O livros Aula Nota 10 foi traduzido e lanado no Brasil em janeiro de 2011. Essa iniciativa foi parte de uma das estratgias da Fundao Lemann para disseminar as melhores prticas neste setor e contribuir para o desenvolvimento da educao no Brasil. Ao longo do ano, o livro teve tima repercusso entre os professores e os formuladores de polticas educacionais.

A Fundao Lemann realizou palestras e workshops no 2 semestre de 2011, que foram muito bem avaliadas e recebidas pelos educadores de diversos lugares do pas. Essa receptividade e a percepo de que o livro traz uma enorme colaborao para os professores do Brasil, levaram a Fundao Lemann a investir em um projeto de formao de professores nas escolas e redes localizadas no estado de So Paulo.

O livro Aula Nota 10


CONTEXTO Doug Lemov foi professor e atualmente diretor de uma rede de escolas conveniadas que atendem alunos de baixa renda nos Estados Unidos (Uncommon Schools). No acadmico, um professor que est em sala de aula. Quando era um jovem professor, recebeu um conselho de um professor mais experiente, algo bem concreto, que realmente o ajudou a aprender a ensinar. Observou milhares de horas de filmagem de salas de aulas, durante 5 anos, a partir de vdeos feitos por ele ou enviados por colaboradores, com a tarefa de descrever as tcnicas como so usadas e o que faz com que elas funcionem. Criou uma tipologia sobre a prtica de professores excelentes a partir desta observao.
PRINCPIOS A escola pode e deve ampliar as oportunidades para os alunos menos favorecidos. Tudo em uma escola inclusive o uso do tempo deve estar a servio do aprendizado do aluno. O bom o que funciona, as sugestes apresentadas caminham independentes das teorias pedaggicas. A qualidade do professor no dom, intuio ou inspirao, fruto da sua formao e do uso contnuo de tcnicas adequadas.

O livro Aula Nota 10


LEITURA
Cultura Escolar Altas Expectativa s Planejamento

Uso do Tempo

O livro Aula Nota 10 Tcnica, metodologia e estratgia


Aula Nota 10 no um livro de metodologia.

o Metodologia: Conjunto de meios ou procedimentos racionais para atingir um objetivo (mtodo cientfico) o Tcnica: 1 - Conjunto dos processos de uma arte. 2 - Conjunto de processos, mtodos e procedimentos de uma arte, cincia ou ofcio
o Estratgia: Planejamento de aes, jogadas, medidas etc. visando a um objetivo, e procurando levar em considerao todas as variveis possveis.
Fonte: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital

O livro Aula Nota 10 Estratgias propostas por Lemov


As tcnicas so mais poderosas quando usadas em conjunto com quatro outras abordagens estratgicas que levam a resultados:

Ensinar com base nos objetivos curriculares; Usar dados, examinando resultados de avaliaes; Planejar cuidadosamente as aulas e Selecionar contedos com alto rigor acadmico.

O livro Aula Nota 10 Ideias-chave


O livro foi elaborado a partir da observao de professores de escolas pblicas com alunos vulnerveis que conseguem atingir excelentes resultados. O processo de ensino e aprendizado completo e eficaz quando a rede de ensino garante:
Orientaes curriculares da Secretaria, Projeto pedaggico da escola, Planejamento da aula e Gesto da sala de aula.

As tcnicas podem ser colocadas em trs grandes temas, que sero trabalhados nessa capacitao:
Altas Expectativas Acadmicas de Aprendizagem e Cultura Escolar Planejamento e Uso do Tempo Leitura
10

O livro Aula Nota 10 Temas e captulos


1. Criar altas expectativas acadmicas Motivar os alunos nas suas aulas Criar uma forte cultura escolar Estabelecer e manter altas expectativas de comportamento 7. Construir valores e a autoconfiana

ALTAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E CULTURA ESCOLAR

4. 5. 6.

9. Estimular os alunos a pensar criticamente: tcnicas


adicionais para fazer perguntas e responder aos alunos 2. Planejar para garantir um bom desempenho acadmico 3. Estruturar e dar aulas

PLANEJAMENTO E USO DO TEMPO


8.

Melhorar seu ritmo: Tcnicas adicionais para criar


um ritmo positivo em sala de aula

LEITURA

Parte II: Ajudar o aluno a tirar o mximo da leitura: tcnicas e habilidades fundamentais
11

Tcnicas Didticas Formato do projeto


Objetivo: Implementar uma cultura escolar de planejamento e observao de sala de aula, altas expectativas de aprendizagem e melhor uso do tempo, por meio da formao de professores em gesto da sala de aula.

Participantes: Escolas: 32 Redes Municipais de Itupeva e Piracaia Escolas da rede estadual da cidade de Diadema e Mau. Professores: 300 Diretores, coordenadores e professores especialistas:150 Total: 450 participantes

Mdulo 1: Planejamento e Uso do tempo


Objetivos: Conhecer as tcnicas de planejamento e uso do tempo, descritas no Livro Nota 10 e como aplic-las em diferentes contextos; Conhecer a taxonomia Solo e a teoria do Alinhamento Construtivo e Elaborar planos de aula a partir de um modelo estabelecido.

13

Mdulos seguintes:
2 Mdulo: Observao em sala de aula e registro

3 Mdulo: Clima escolar e altas expectativas


4 Mdulo: Leitura 5 Mdulo: Avaliao e currculo

14

Cronograma
Mdulos Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Datas Maro Abril Maio Agosto Setembro
15

Tarefas:
Planejamentos

Registros
Leituras Observao de aula

16

Combinados
FORMADOR CURSISTA
- Apresentar os 5 mdulos em encontros - No encontro presencial: ser assduo, presenciais; pontual e atento; - No encontro presencial: ser assduo e - Nos encontros presenciais manter os pontual; celulares no modo silencioso; - Dar feedback aos cursistas atividades realizadas; das - Entregar as atividades solicitadas nas datas previstas.

- Manter comunicao via e-mail com os cursistas ; - Fazer visitas s escolas.

17

Sesso Planejamento

18

Vdeo: O Ensino e a aprendizagem


Parte 1: http://www.fundacaolemann.org.br/videos/465 Parte 2: http://www.fundacaolemann.org.br/videos/466 Parte 3: http://www.fundacaolemann.org.br/videos/467

A taxonomia SOLO
Estrutura de Observao de Resultados de Aprendizagem
A taxonomia SOLO (Structure of Observed Learning Outcomes)

1.Pr-estrutural: informaes desconectadas que no fazem sentido (no compreende) 2. Uni-estrutural: apenas um aspecto relevante (segue um raciocnio simples)
3. Multi-estrutural: percebe vrios aspectos relevantes e independentes (consegue listar vrios aspectos) 4. Nvel relacional: aspectos integrados sob uma estrutura (explica causas, relaciona, justifica) 5. Nvel abstrato: aspectos generalizados em um novo domnio (elabora hipteses, reflete, teoriza)
20

Taxonomia SOLO
Nvel Capacidade Cognitiva
Quantidade de memria necessria ou ateno requerida exigidas pelos diferentes nveis

Operao Mental
A forma como as sugestes e as respostas se interrelacionam

Caracterstica do raciocnio descrito no filme

Resposta pergunta: o que uma vaca?

1 Prestrutural

Capacidade mnima de encontrar sugestes, dando respostas confusas.

Nega ou repete o problema. Utiliza o senso comum para especificar. Consegue generalizar apenas em relao a um nico aspecto.

No compreende, usa informao irrelevante, no entende nada. Usa apenas um aspecto relevante. capaz de identificar, fazer um procedimento ou de recitar. Usa vrios aspectos relevantes, mas os analisa de forma isolada. capaz de classificar, combinar ou enumerar.

hn.....

2 Fraca capacidade de Uni-estrutural encontrar sugestes


ou dados relevantes.

Uma vaca d leite.

3 Multiestrutural

Capacidade mediana para descobrir sugestes e reconhecer os dados relevantes.

Consegue generalizar mas apenas em termos de um nmero limitado e independente de elementos.

A vaca nos d leite, e quando abatidas nos do gordura, carne, ossos e couro.
21

Taxonomia SOLO
Nvel Capacidade Cognitiva Quantidade de memria necessria ou ateno requerida exigidas pelos diferentes nveis Operao Mental A forma como as sugestes e as respostas se interrelacionam Caracterstica do raciocnio descrito no filme Resposta pergunta: o que uma vaca?

4 Relacional

Capacidade alta de encontrar sugestes, discorrer informao relevante e interrelaes.

Induo. Pode generalizar em contextos dados ou experimentados utilizando aspectos relacionados.

Relaciona e integra vrias partes em um todo coerente. Os detalhes so relacionados a uma concluso e seu significado compreendido. capaz de relacionar, comparar e analisar. Generaliza a estrutura alm da informao fornecida e pode at produzir novas hipteses ou teorias que podem ser provadas.

A diferena entre uma vaca Angus e uma vaca Jersey que a Jersey produz mais leite e bem menor.

5 Abstrato

Capacidade mxima de encontrar sugestes, discorrer informao relevante, estabelecer inter-relaes e elaborar hipteses.

Deduo e induo. Capacidade de generalizar a situaes que no foram experimentadas.

Vaca, ou gado so ungulados domsticos, um membro da subfamlia bovinae. Me parece que os humanos foram a principal causa da diversificao do gado, porque eles foram selecionados por 22 diferentes caractersticas

Planejamento Teoria do alinhamento construtivo


3

Atividade da aula
O que voc quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer (habilidade) ao final da aula

Que atividade (s) ser (o) proposta (s) durante a aula para que os alunos atinjam o objetivo pedaggico verificvel pela avaliao escolhida

Como voc vai verificar se eles aprenderam

Objetivo pedaggico

Verificao de aprendizagem
23

Como acontece o planejamento na sua escola?


Responda: Como o planejamento na escola: 1 - A escola tem uma proposta pedaggica que orienta o processo de ensino e aprendizagem? 2 - Os contedos para cada disciplina e para cada srie ou ciclo so organizados de forma sequencial?

3 - As expectativas de aprendizagem a serem alcanadas pelos alunos esto claramente definidas?


4 - A escola possui um roteiro nico, de planejamento de aulas, adotado por todos os professores? 5 - Os objetivos de aprendizagem so cobertos e alinhados com as avaliaes propostas?

24

Conhecendo as tcnicas de planejamento PAINEL INTEGRADO


Painel Integrado: a dinmica se realiza em duas partes.

PARTE I Dividir os professores em 6 grupos (A, B, C, D, E e F) de 6 participantes. Cada grupo tem 10 minutos para fazer leitura silenciosa das tcnicas recebidas. (13 minutos com transio) Depois da leitura, discutir com o grupo e levantar os pontos principais da tcnica. Todos os participantes devem anotar os mesmos pontos discutidos para levar as mesmas anotaes para o outro grupo. (10 minutos)

25

Conhecendo as tcnicas de planejamento PAINEL INTEGRADO


Painel Integrado: a dinmica se realiza em duas partes.

PARTE II Os participantes trocaro de grupos, de acordo com os nmeros que receberam. Grupos dos nmeros 1, Grupos dos nmeros 2, Grupos dos nmeros 3... At o 6. (3 minutos) A tarefa de cada participante ler com o grupo as tcnicas discutidas anteriormente. Cada participante ter 2 minutos para ler os pontos discutidos anteriormente. (10 minutos)

26

Conhecendo as tcnicas de planejamento PAINEL INTEGRADO


GRUPO A: Tcnica 6: Comece pelo Fim (pag. 75 77) GRUPO B:

Tcnica 7: Quatro critrios (pag. 78 81)

GRUPO C:

Tcnica 8 : Deixe claro (pag. 81 82) GRUPO D:

Tcnica 9 : O caminho mais curto (pag. 82 83)


GRUPO E:

Tcnica 10: Planeje em Dobro (pag. 83 85) GRUPO F:

Tcnica 11:Faa o Mapa (pag. 85 88)


27

Elaborao de um planejamento
Analisar planilha de exerccio de planejamento Em duplas planejar, na sequncia indicada na planilha, uma aula de 1h a 1h30.
OBJETIVO DA AULA O que voc quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer (habilidade) ao final da aula AVALIAO

VERIFICAO DE
APRENDIZAGEM

ATIVIDADES PROFESSOR ALUNO ORGANIZAO


DA SALA

TEMPO
Tempo em minutos para cada etapa (incluir transies)

Descreva como voc vai verificar se eles aprenderam:

- Que instrumento ser ser usado para fazer a verificao?

Recurso/M aterial
Recursos necessrio s

- Qual pergunta o aluno dever responder ou qual atividade dever desempenhar?

O que voc far O que os alunos faro enquanto isso

Como a sala estar organizada

28

Sesso Uso do Tempo

Uso do tempo
Os eventos escolares e os assuntos administrativos so organizados e tratados com um mnimo de interrupo das aulas? O tempo previsto para cada atividade claramente definido e seguido?

Existe um plano de aula pronto quando os alunos entram em sala de aula?


A maior parte do tempo dos alunos na escola dedicada a atividades de aprendizagem?

30

Tcnicas da etapa Eu
...na qual o professor passa as informaes ou o processo

atravs de explicaes, exemplos ou aplicaes do conhecimento:


Tcnica 12 - O gancho (pag. 93 95) Tcnica 13 - D nome s etapas (pag. 95 101) Tcnica 14 - Quadro = papel (pag. 101 - 103) Tcnica 15 Circule (pag. 103 106)

31

Tcnicas da etapa Ns
...quando h a participao dos alunos em alguns momentos e depois o professor permite que resolvam problemas interferindo cada vez menos:
Tcnica 16 - Divida em partes (pag. 106 110) D um exemplo; d um contexto; d uma regra; d um passo que falta; volte atrs e elimine falsas escolhas. Tcnica 17 Proporo (pag. 110 116) 1 Desembrulhe 2 Meia ideia 3 E depois? 4 Finja ignorncia 5 Exemplos progressivos 6 Diga em outras palavras 7 Como e por qu? 8 Pea provas 9 Processo em bloco 10 Objetivos do debate Tcnica 18 Entendeu? (pag. 116 123)

32

Tcnicas da etapa Vocs


...nas quais so dadas aos alunos muitas oportunidades de realizar e praticar sozinhos, alm de aprofundar, enriquecer e diferenciar: Tcnica 19 - Mais uma vez (pag. 123 125) Tcnica 20 Arremate (pag. 125 125) Tcnica 21 - Tome posio (pag. 125 127)

33

Vdeo da tcnica:

34

Vdeo da tcnica:

35

Tcnicas para lidar com a iluso de velocidade na sala de aula


1. 2. 3. 4. 5. 6. Mude o ritmo (pag.246 248) Marcar etapas (pag. 248 249) Todos participam (pag. 249 251) Cada minuto conta (pag. 251 252) O que vem por a (pag. 252 253) Trabalhe com o relgio (pag. 253 254)

36

Quadro sntese
Perguntas 1. Descrio resumida da tcnica Tcnica:

2. Essa tcnica, se aplicada no meu contexto escolar seria til para: 3. Essa tcnica ajudaria o aprendizado de meus alunos da seguinte forma: 4. As maiores dificuldades que percebo na aplicao dessa tcnica no meu contexto escolar so: 5. Percebo o seguinte potencial na aplicao dessa tcnica no meu contexto escolar:
37

Planejamento e Uso do Tempo Ideias-chave


O professor tem que se preocupar em alinhar ao objetivo pedaggico de sua aula, tanto as atividades que esto planejadas quanto aquilo que ser avaliado no aprendizado do aluno. Tudo em uma escola - inclusive o uso do tempo e a organizao do espao da sala de aula deve estar a servio do aprendizado do aluno. O professor deve planejar tanto aquilo que vai fazer (ensino) quanto aquilo que o aluno vai executar (aprendizado). Quatro critrios podem tornar um objetivo pedaggico til e eficaz: se ele vivel, mensurvel, definidor e prioritrio.

38

Prximos passos
Atividades 1 Planejamento de uma aula usando tcnicas de uso do tempo. 2 Enviar ao formador 3 Planejamento de uma aula usando tcnicas de uso do tempo. 4 Enviar ao formador Data 26 a 30 de maro 2/abril 2 a 5/abril 9/abril

5 Aplicar a aula
6 Fazer um registro sobre como foi a aula 7 Enviar ao formador 8 Visita do formador

9 a 13/abril
9 a 13/abril 13/abril 16 a 20/abril
39

Avaliao de Processo
1. O que voc leva deste dia? 2. O que foi desafiador? 3. O que voc j sabia? 4. O que voc mais gostou? 5. O que voc mudaria? 6. O que voc sugere aos orientadores para que eles aprimorem a sua prtica? 7. O que voc sugere ao grupo para um melhor aproveitamento da nossa formao?

40

Potrebbero piacerti anche