Sei sulla pagina 1di 2

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO MARACAN ALUNO: DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFESSOR(A): KTIA G.

DATA: SRIE/TURMA: VALOR: 6 NOTA:

1- (UFAC) A intensa e acelerada urbanizao brasileira resultou em srios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar: a) Falta de infraestrutura, limitaes das liberdades individuais e altas condies de vida nos centros urbanos. b) Aumento do nmero de favelas e cortios, falta de infraestrutura e todas as formas de violncia. c) Conflitos e violncia urbana, luta pela posse da terra e acentuado xodo rural. d) Acentuado xodo rural, mudanas no destino das correntes migratrias e aumento no nmero de favelas e cortios. e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condies de vida nos centros urbanos. 2- (PUC) Nos pases industrializados, a migrao campo-cidade tem como causa fundamental: a) carncia de melhores condies sociais no campo. b) baixa produtividade agrcola. c) presso demogrfica no campo. d) dificuldade de aquisio de terras. e) liberao de mo-de-obra pela mecanizao.

3- (PUC-SP/98) Leia o texto a seguir: Se considerarmos que toda a populao moradora de favelas invadiu terras, estamos nos referindo a da populao do Rio de Janeiro, 1/3 da populao de Salvador, 40% da populao de Recife, Fortaleza e Belm, 1/5 da populao de So Paulo, apenas para dar alguns exemplos entre as maiores cidades. Isso significa que a invaso de terras urbanas mais uma regra que exceo. Se somarmos moradores de favelas com moradores de loteamentos ilegais, estamos falando de mais da metade de habitantes de diversas metrpoles, entre elas Rio de Janeiro e So Paulo.
(Ermnia Maricato, Linha Direta, julho de 1997)

A partir do texto, assinale a alternativa que contm as afirmaes que explicam a situao descrita ou acrescentam informaes a ela. 1- Essa grande ilegalidade resulta de um processo de modernizao econmica sustentado, de um lado, em baixos salrios, e de outro, na especulao fundiria, alimentada pela diminuio de investimentos pblicos e por uma legislao que exclui e segrega. 2 A habitao ilegal, numa escala to abrangente, deve-se existncia de movimentos organizados nas cidades, que manipulam as populaes pobres induzindo-as invaso, diante da facilidade encontrada em nosso pas para a ocupao de terrenos e para a transgresso de leis. 3 A grande dimenso da habitao ilegal caracteriza-se no s pela ocupao de terrenos, mas tambm pela expanso sobre as reas de proteo ambiental, como as de mananciais. Calcula-se que, s na grande So Paulo, existam cerca de um milho de pessoas vivendo nessas reas.

4 Aliam-se s formas de habitao ilegal, outras situaes de natureza semelhante, como a da constituio da chamada economia informal e a de formas alternativas e clandestinas de transporte. 5 As causas de situaes de habitao ilegal encontram-se na m formao educacional e na desqualificao para o trabalho dessas populaes. No procedem justificativas relacionadas com a velocidade da urbanizao e com a ausncia ou negligncia do Estado diante desse quadro. a) Todas b) 1, 3 e 4. c) 1, 2, 3 e 4. d) 3, 4 e 5. e) 1, 3 4 e 5.

4- (UFF) A Amrica Latina est se tornando uma das regies mais urbanizadas do planeta. No prximo milnio, o percentual estimado da populao urbana latino-americana e 80%. O processo de ocupao urbana, em curso no territrio latino-americano, apresenta, entre suas caractersticas: a) forma difusa, que acompanha o lento xodo rural, assinala por uma rede urbana de pequenas cidades. b) crescimento acelerado, particularmente aps a 2 guerra mundial, e forma concentrada em uma rede urbana marcada pela presena de grandes cidades. c) estrutura homognea, formando rede de cidades mdias conectadas ao desenvolvimento de atividades rurais e mineradoras. d) funo administrativa e porturia, constituindo uma rede litornea como suporte das atividades de importao de bens. e) contedo marcantemente regional das cidades e forma dispersa que obedece disposio do relevo. 5- De acordo com o seu trabalho responda: a) Qual ou quais pases que apresentam maior crescimento populacional? b) No Brasil qual a regio mais populosa? c) Quais as consequncias do aumento populacional para a sociedade? Quais as possveis solues

Potrebbero piacerti anche