Sei sulla pagina 1di 4

ACIDENTES DE TRABALHO: Todos sabemos que o dia-a-dia de uma empresa no isento de riscos.

. As mltiplas funes que constituem o sistema visam sobretudo atingir um conjunto de objectivos definidos priori. Para isso importa prevenir ou limitar os efeitos no desejados, os quais constituem uma no utilidade para o sistema. O conceito de acidente frequentemente, assumido como constituindo um efeito indesejvel do sistema que provoca danos corporais. 5.1 - Conceito de Segurana: A segurana, o conjunto de actuaes tendentes a prevenir os acidentes de trabalho. Em termos prticos, a segurana aparece sob a forma de medidas, normas, equipamentos, dispositivos de proteco programados, e no momento oportuno aplicados de forma correta e com suficiente continuidade, de modo a conseguir-se a maior eficcia preventiva. Conforme o momento e as circunstncias especficas em que actua, a preveno pode ser: - anterior ao incio do trabalho; - simultnea com a realizao do trabalho, mas ter de ser sempre, e em qualquer dos casos, uma actuao contnua. De acordo com a amplitude e o mbito de aplicao, a proteco pode ser colectiva ou individual. 5.2 - Os acidentes/Causas : O acidente no fruto do azar ou do acaso. Tem uma ou vrias causas que participam simultaneamente desencadeando os acidentes. Encontradas ou eliminadas estas causas, o acidente no se repetir. Daqui se conclui que o acidente no casual, mas originado. Tem uma causa, ou um conjunto de causas que o explica. Por exemplo: Se um automvel est estacionado em cima de um esgoto e se dentro desse esgoto h uma conduta de gs que tem uma ruptura. Quando o condutor pe o veculo em funcionamento, a fuga de gs existente d origem a uma exploso e a um incndio. Embora o condutor tenha conseguido sair a tempo do veculo, este fica totalmente inutilizado. Se o condutor no sofreu queimaduras graves, no se trata de um acidente com leso, mas analisemos, ainda assim, as suas causas e o seu encadeamento: - ruptura da tubagem; - fuga de gs; - estacionamento sobre um esgoto; - ligao do motor; - inflamao do gs; - exploso;

incndio do automvel.

Trata-se de um encadeamento de causas que vo originar uma ltima, considerada como geradora do acidente, ou seja o incndio do automvel. Porm, se suprimirmos qualquer uma das causas nesta srie: o acidente deixar de poder dar-se. 5.2.1 - O Ambiente de Trabalho: No Ambiente de trabalho, devem ser considerados diversos factores. Factores Humanos Caractersticas individuais, relaes com os colegas de trabalho, com os chefes, etc. Factores Fsicos, Qumicos e Biolgicos temperatura, fumos e vapores, rudo, fungos, as bactrias e outros microrganismos, etc. Condies de Trabalho ritmo acelerado, o trabalho por turnos, o n. de dias de trabalho, trabalho montono, etc.

As causas dos acidentes de trabalho podem existir no ambiente de trabalho, entendendose por ambiente de trabalho um todo que rodeia o trabalhador e no qual se integram, tambm, as caractersticas individuais do prprio trabalhador. 5.2.2 - O Indivduo - Causas pessoais: Existem diversas caractersticas no indivduo que o tornam mais ou menos propenso para o acidente: Sexo; Idade; Caractersticas genticas; Maior ou menor aptido para o trabalho que realiza; Ignorncia dos riscos, dos perigos inerentes ao trabalho; Determinados tipos de personalidade e de inteligncia; Demasiada segurana em si prprio; Estado de sade; Maior ou menor experincia; Maior ou menor tendncia para a fadiga; Bons ou maus hbitos de segurana; Falta de proteco individual eficaz acha que no necessrio; Maior ou menor motivao para o trabalho; Outros.

5.2.3 - O Risco: O risco o oposto de segurana. O acidente s se d quando um homem ou um grupo de homens executa uma operao perigosa em situao de risco. imprescindvel que o trabalhador actue sobre os prprios riscos, anulando-os, o que sempre desejvel, ou diminuindo-os.

5.3 - Causalidades dos Acidentes: O dano invariavelmente causado por um acidente e este, por seu turno, sempre o resultado do factor que imediatamente o precede. Em preveno de acidentes a chave do problema est no meio da sequncia um acto inseguro individual ou um risco mecnico ou fsico (condio perigosa). Os vrios factores na srie de ocorrncia do acidente desenvolvem-se pela seguinte ordem cronolgica: 1- Ascendncia e ambiente social; 2- Falha humana (herdada ou adquirida, como por exemplo, imprudncia, temperamento violento, irritabilidade, etc.); 3- Acto inseguro (por exemplo: no utilizar equipamentos de proteco individual) e/ou condio perigosa (por exemplo: rudo excessivo); 4- Acidente; 5- Dano pessoal (ferimentos, contuses, fracturas). A eliminao do factor central (acto inseguro e/ou condio perigosa), constitui, a base da preveno dos acidentes e poder ser conseguida atravs de uma abordagem imediata (controlo directo da actividade humana e do ambiente) ou a longo prazo (formao, educao). O acidente uma acontecimento no planeado e no controlado no qual a aco ou reaco de um objecto, substncia, indivduo ou radiao resulta num dano pessoal ou na probabilidade de tal ocorrncia. As vertentes psicolgicas, culturais e fsicas tambm podem considerar-se como integrando o espectro de causas humanas, ao passo que as tcnicas e econmicas esto, em princpio, associadas s condies de prestao de trabalho com relao directa com o tipo de instalaes, equipamentos, ferramentas e o meio ambiente de trabalho (iluminao, ambiente trmico, ventilao, etc.). Podemos design-las com causas materiais e ambientais. Se atendermos a que todos os acidentes tm causas bem especficas, podemos indicar alguns factores fundamentais: Factores Humanos: - Fisiolgicos Idade; Diminuio fsica para as funes; Falhas sbita de um rgo ou funo; Fadiga, impossibilidade de concentrao; Habituao a txicos. - Psicolgicos: Emotividade; Negligncia ou distraco; Falta de motivao; Rotina;

Falta de domnio social; Predisposio para o risco; Zelo excessivo.

Fatores Materiais: Trabalho de risco evidente e perigosidade elevada; Instalaes mal concebidas; Ferramentas inadequadas s funes; rgos de comando dos equipamentos no adaptados s caractersticas do operador; Dispositivos tcnicos ou mecnicos complexos; Inexistncia de proteco de mquinas. Factores Ambientais: Insalubridade dos locais de trabalho; Iluminao deficiente; Elevada sobrecarga de rudo; Ventilao no adequada; Stresse trmico; 5.4 - Consequncias dos acidentes: Um acidente de trabalho determinado por mltiplos factores de que no nos apercebemos ou cujo efeito no entendemos em muitas situaes. Por outro lado, quando desencadeado, d origem a consequncias vastas, de diversa ordem, com efeitos induzidos aos mais variados nveis. Para alm da incidncia econmica e da problemtica dos custos, existe uma multiplicidade de consequncias indirectas dos acidentes. Em todo o caso qualquer acidente tem, sempre, consequncias individuais, familiares, sociais e econmicas.

Potrebbero piacerti anche