Sei sulla pagina 1di 106

AUDITORIA

Captulo 1 CONCEITOS BSICOS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA I - Origem da Auditoria Um breve histrico (Srgio Jund) a) No exterior Ao contrrio da contabilidade, que tem no Frade Matemtico Luca Paccioli o seu cone, a histria da auditoria se perdeu no tempo, e o nome do primeiro auditor talvez permanea para sempre ignorado. Provavelmente, pode ter sido um proficiente guarda-livros, a servio de um mercador italiano do sculo XV ou XVI que, pela reputao de sua sabedoria e conhecimento tcnico, passou a ser consultado por outros sobre a escriturao de suas transaes. Supes-se que a auditoria se estabeleceu como profisso distinta da atividade contbil para um nico usurio, no momento em que o especialista em escriturao deixou de pratic-la para prestar assessoria aos demais especialistas e mercadores, transformando-se em consultor pblico liberal. O reconhecimento da escriturao mercantil como forma de ocupao especializada tambm aconteceu na Itlia (Veneza), onde, em 1581, foi constitudo o primeiro Colgio de Contadores, no qual a admisso do candidato tinha de completar aprendizado de seis anos como contador praticamente e submeter-se a exame. A Revoluo Industrial, na Inglaterra, quando a demanda de capital e a expanso das atividades, naturalmente, criaram problemas contbeis mais complexos, mudou o eixo do desenvolvimento prtico dessa disciplina para aquele pas, com o aumento de volume de atividades empresariais e de complexidade nos sistemas contbeis. Os exames de auditoria, que antes eram pormenorizados, se tornaram proibitivos, devido a seu elevado custo. Alm disso, chegou-se concluso de que o objetivo de detectarem-se erros e falhas poderia ser atingido mais efetivamente atravs de um adequado sistema de controle interno. Assim, o papel do auditor mudou, passando da busca de erros e confirmao da exatido do balano, para o exame do sistema e testes de evidncias, de modo que se pudesse emitir um parecer sobre a fidedignidade de todas as demonstraes contbeis (DCs). Mas a real necessidade da contabilidade pblica (auditoria) somente se manifestou a partir da institucionalizao do investidor capitalista (no participante da administrao), agora, uma classe importante e em crescimento, que passou a exigir relatrios imparciais sobre a integridade de seu investimento e dos resultados econmicos do empreendimento. O bero da moderna auditoria foi a Inglaterra, que a exportou para outros pases, inclusive para o Brasil, juntamente com seus investimentos, principalmente para a construo de estradas-de-ferro e outros servios de utilidade pblica.

b) No Brasil No existem divulgaes de pesquisas sobre os primrdios da auditoria no Brasil, sendo somente certo que teve origem inglesa. Sabe-se tambm que a recm extinta firma de auditoria Arthur Andersen S/C e, a atualmente denominada PriceWaterhouseCoopers, j mantinham estabelecimentos no Rio de Janeiro, com outras denominaes, desde 1909 e 1915, respectivamente. Apesar de formalmente organizada em 26 de maro de 1957, quando formado o Instituto de Contadores Pblicos no Brasil, em So Paulo, a auditoria foi oficialmente reconhecida apenas em 1968, por ato do Banco Central do Brasil. O fortalecimento da atividade, todavia, ocorreu em 1972, por regulamentaes do Banco Central do Brasil, Conselho Federal de Contabilidade e pela formao de um rgo nacional para congregao e auto disciplinao dos profissionais, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. II Conceituao e Objetivos da Auditoria Independente A auditoria das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de parecer sobre a sua adequao, consoante os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislao especfica. (Res. 820/97 11.1.1.1). Auditoria pode ser descrita como uma srie de atividades visando verificar se um determinado fim foi atingido. O principal ramo da auditoria, a externa, pode ser definido como um exame detalhado para comprovao da veracidade dos registros e demonstraes contbeis. Existem vrias formas de auditoria:

Externa: Realizada por empresas privadas e pblicas, tendo como objetivo primordial validar as Demonstraes Financeiras. Realiza, primordialmente, trabalhos de reviso contbil. Interna: Realizada por funcionrios de uma empresa, com objetivo principal de verificar se as normas internas e demais deliberaes emanadas pela Alta Administrao da instituio esto sendo seguidas. Realizada, primordialmente, atravs de trabalhos de controle das operaes da empresa, visando coibir fraudes e ineficincias. Tributria: Realizada por funcionrios dos Governos Federal, Estadual e Municipal (os AFRF, fiscais de ICMS e fiscais da Prefeitura), visando verificar se o montante de tributos devidos pelas empresas foram corretamente apurados e pagos. um trabalho especfico, que exige muito conhecimento contbil para se iniciar os trabalhos. Trabalho: Realizada pelo Governo Federal, visando verificar se as condies mnimas de trabalho garantidas pela Legislao esto sendo atendidas. Especiais: Com finalidade especfica e metodologia prpria.

As auditorias externas ou independentes e internas podem ser consideradas os principais ramos da auditoria. As principais caractersticas destas duas modalidades de auditoria esto descritas a seguir: Auditoria Externa

Realizada por empresas privadas e independentes da empresa auditada (apesar de serem pagas por elas). O seu objetivo primordial emitir opinio sobre as Demonstraes Financeiras da empresa auditada. A sua opinio emitida atravs de documentos padronizados denominados Parecer. No Brasil, atualmente somente so obrigadas a realizar auditoria, as empresas de capital aberto (aes negociadas em bolsas de valores ou mercado de balco). A Comisso de Valores Mobilirios o rgo federal responsvel pela fiscalizao do mercado de capitais e pelas auditorias atuantes neste mercado. Entretanto, para se captar emprstimos em bancos, para atender exigncias de fornecedores, para se vender participaes societrias ou para verificar a exatido das Demonstraes Financeiras de controladas em outros pases; necessria a realizao de auditorias externas. O foco no exame contbil das Demonstraes Financeiras, no opinando sobre os controles internos das empresas auditadas, apenas examinando exames visando garantir a no ocorrncia de erros materiais. Cobre um maior nmero de reas de trabalho do que a auditoria interna, mas com menos detalhamento nos procedimentos em cada uma delas em relao aos exames da auditoria interna. Auditoria Interna

Realizada por departamento da prpria empresa, que responde hierarquicamente apenas ao dono ou presidente. o brao direito destes. O seu objetivo primordial verificar se as deliberaes e normas esto sendo seguidas, se no esto ocorrendo fraudes ou desempenho insatisfatrio dos funcionrios. A sua opinio emitida em relatrios internos sigilosos, preparados especialmente para o presidente ou dono. No existe obrigatoriedade por parte de nenhuma empresa. uma opo individual de cada grupo econmico. O foco principal na anlise dos controles internos, emitindo opinio sobre estes e recomendando aprimoramentos sempre que aplicvel. Os conceitos bsicos da auditoria externa so:

Controles internos: garantem a confiabilidade das transaes e registros efetuados pela empresa. A auditoria interna tem por objetivo garantir sua perfeio, enquanto a externa apenas efetua testes visando garantir que a no ocorrncia de erro materiais. Materialidade: a auditoria externa no emite opinio sobre a perfeio dos registros contbeis e sim, sobre a no ocorrncia de erros contbeis relevantes ou

materiais. Relevncia seria o erro que faria com que o usurio externo mudaria de opinio sobre a empresa analisada. Amostragem: A auditoria no efetua testes de todos os itens de cada uma das contas contbeis. Os exames so realizados em uma amostra representativa de cada contas e apenas naquelas relevantes. O tamanho da amostra definida dependendo do grau de confiabilidades dos controles internos da empresa e do exame superficial do comportamento das contas contbeis. Direo Tcnica: Os ativos e despesas so testados para supervaliao e as receitas e passivos sero testadas para subavaliao. No primeiro caso, as contas so testadas atravs do exame da documentao-suporte contbil, enquanto no segundo caso, as contas so testadas atravs do exame da documentao diretamente da rea operacional responsvel.

Para a auditoria em geral, os principais conceitos so a tica, a independncia e a qualificao tcnica. As contribuies da auditoria sobre o patrimnio so:

Aspecto administrativo: reduz a ineficincia e negligncia dos empregados e administradores; Aspecto patrimonial: melhor controle do patrimnio; Aspecto fiscal: resguarda o patrimnio de contingncias fiscais; Aspecto tcnico: melhor preciso das informaes; Aspecto financeiro: previne fraudes; Aspecto econmico: maior exatido do resultado apurado e Aspecto tico: resguarda a moralidade.

As vantagens proporcionadas pela auditoria podem ser assim resumidas:


Para a Administrao: controles internos eficientes, contabilidade exata e evita fraudes / erros; Para os Investidores: contabilidade exata e maior nvel de informaes financeiras; Para o Fisco: contabilidade exata e obedincia legislao fiscal e Para a Sociedade: fortalece a economia nacional.

III Erro x Fraude. (Res. 820/97 11.1.4, letra a e b). Erro ato no intencional, resultante de desateno ou m interpretao de fatos, na elaborao de registros e DCs. Fraude ato intencional de omisso ou manipulao de transaes, documentos, registros e DCs. Responsabilidade da administrao Responsvel pela preveno e identificao de fraudes e erros, atravs da implementao e manuteno de adequado sistema contbil e de controle interno. (Res. 820/97 11.1.4.3).

Responsabilidade do auditor No responsvel pela preveno de fraudes ou erros. Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstraes contbeis. (IT 03 do 11.1.4) Ao detectar erros relevantes ou fraudes o auditor deve comunic-los administrao da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possveis efeitos no seu parecer, caso elas no sejam adotadas. (Res. 820/97 11.1.4.2). IV Auditoria Interna x Auditoria Externa (independente). Auditoria Interna - Com o aumento da complexidade das operaes de uma empresa, aumentou a necessidade de normas e procedimentos internos. Da surge a figura do auditor interno, cuja funo principal verificar se as normas internas vem sendo cumpridas. Paralelamente o auditor interno executa auditoria contbil. O auditor interno empregado da empresa, mas como executa auditoria operacional e contbil, deve ter uma certa independncia dentro da entidade. Se for subordinado ao departamento contbil ou administrativo, pode sofrer presses quando da execuo de seus trabalhos. Assim, para ter o maior grau de independncia, deveria ser subordinado presidncia da empresa. Auditoria Externa - A auditoria externa realizada por um profissional independente da empresa auditada. O objetivo do auditor externo emitir uma opinio (parecer) sobre as demonstraes contbeis (DCs). V rgos relacionados com os auditores rgo 1. CVM 2. Ibracon Descrio Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda. Instituto dos Auditores Independentes, uma pessoa jurdica de direito privado sem fins lucrativos. Representam entidades de classes dos Contadores Instituto dos Auditores Internos do Brasil Finalidade Fiscalizar e normatizar o mercado de capitais no Brasil. Fixar princpios de contabilidade; elaborar normas e procedimentos de auditoria e percias contbeis e emitir normas de contabilidade. Registrar e fiscalizar o exerccio da profisso. Promover o desenvolvimento da auditoria interna.

3. CRC e CFC 4. Audibra

VI Por que as empresas so auditadas? Auditoria externa Auditoria Interna

CVM

- Sociedades annimas de capital aberto

- Art. 70 da CF/88 Empresas e rgos da administrao pblica. - Determinao da administrao.

BACEN SUSEP ANS SPC MPAS Outros

- Instituies financeiras e equiparadas - Seguradoras - Operadoras de planos de sade e seguro sade - Fundos de previdncia complementar - Regime de previdncia dos servidores - Imposio de bancos para ceder emprstimos - Imposio de fornecedor p/ financiar compra de MP - Imposio estatutria - P/ efeito de fuso, incorporao, ciso e consolidao

VII Normas de auditoria relativas pessoa do auditor (Resoluo CFC 821/97) A auditoria deve ser executada por pessoa: - Registrada no CRC; - Independente de todos os assuntos relacionados com o seu trabalho; e - Responsvel, com competncia tcnico-profissional. O auditor deve recusar os servios sempre que reconhecer no estar adequadamente capacitado para desenvolv-los.

a) Independncia O auditor deve aplicar o mximo de cuidado e zelo na realizao dos trabalhos. Ao opinar sobre as demonstraes contbeis, o auditor deve ser imparcial. Est impedido de executar trabalho de auditoria independente o auditor que tenha tido, no perodo a que se refere a auditoria ou durante a execuo dos servios, em relao entidade auditada, suas coligadas, controladas, controladoras ou integrantes do mesmo grupo econmico: 1. vnculo conjugal ou de parentesco consangneo em linha reta, sem limites de grau, em linha colateral at o 3 grau e por afinidade at o 2 grau, com administradores, acionistas, scios ou com empregados que tenham ingerncia na sua administrao ou nos negcios, ou que sejam responsveis por sua contabilidade;

2. relao de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado, ainda que esta relao seja indireta, nos dois ltimos anos; 1. participao direta ou indireta como acionista ou scio; 3. interesse financeiro direto, imediato ou mediato, ou substancial interesse financeiro indireto, compreendida a intermediao de negcios de qualquer tipo e a realizao de empreendimentos conjuntos; 2. funo ou cargo incompatvel com a atividade de auditoria independente; e 4. qualquer outra situao de conflito de interesses no exerccio da auditoria independente, na forma que vier a ser definida pelos rgos reguladores e fiscalizadores.

b) Honorrios O auditor deve estabelecer e documentar seus honorrios mediante avaliao dos servios, considerando os seguintes fatores: 1. a relevncia, o vulto, a complexidade, e o custo dos servios a executar; 1. o nmero de horas estimadas para a realizao dos servios; 2. a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente; 2. a qualificao tcnica dos profissionais que iro participar da execuo dos servios; e 3. o lugar em que os servios sero prestados, fixando, se for o caso, como sero cobrados os custos de viagens e estadas. Os honorrios devero constar de carta-proposta ou documento equivalente, elaborados antes do incio da execuo do trabalho, que tambm contenham: 1. a descrio dos servios a serem realizados, inclusive referncias s leis e aos regulamentos aplicveis ao caso; 2. que o trabalho ser efetuado segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis e as presentes normas; 1. o prazo estimado para a realizao dos servios; 2. os relatrios a serem emitidos; e 3. as condies de pagamento dos honorrios. A inobservncia de qualquer dos itens acima constitui infrao ao Cdigo de tica do Contabilista.

VIII DCs que o auditor deve emitir seu parecer. Segundo o Art. 176, I, da Lei 6.404/76 (para Cias abertas), so as seguintes: - Balano Patrimonial; - DRE; - DMPL; - Fluxo de Cx; - DVA; - Notas explicativas. A empresa auditada responsvel por elaborar as DCs, inclusive pela implementao e manuteno do sistema contbil e de controle interno. IX Procedimentos de auditoria. Conjunto de tcnicas que o auditor utiliza para obter evidncias suficientes e adequadas para fundamentar sua opinio sobre as DCs, e abrangem testes de: (Res. 820/97 11.1.2.1). - Observncia: verificar a existncia, efetividade e continuidade do sistema de controles internos. (Res. 820/97 11.1.2.2 e 11.1.6.3). - Substantivos: verificar a suficincia, exatido e validade do sistema contbil, dividindo-se em: (Res. 820/97 11.1.2.3). testes de transaes e saldos; e procedimentos de reviso analtica. Na aplicao dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes concluses: (Res. 820/97 11.2.6.4). 1. existncia se o componente patrimonial existe em certa data; 2. direitos e obrigaes se efetivamente existentes em certa data; 3. ocorrncia se a transao de fato ocorreu; 4. abrangncia se todas as transaes esto registradas; e 1. mensurao, apresentao e divulgao se os itens esto avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. X Auditoria por testes (Bernardo Cherman) Suponha que o auditor, ao examinar a conta clientes, verifica que ela composta de 20.000 duplicatas. Devendo verificar se o saldo de clientes est correto, ser que ele deve examinar (testar) todas as duplicatas? O ideal seria a verificao total, mas na prtica se torna inexeqvel. O custo e o tempo gasto desta operao seriam muito altos. Alm disto, a empresa deveria parar suas atividades para a verificao. No racional parar a atividade da empresa para fazer a auditoria. Por isto utilizada a auditoria por testes, que significa o exame de

uma porcentagem dos documentos de modo que o auditor possa formar uma opinio correta do valor do saldo de clientes. Qual a porcentagem recomendada? No existe uma regra. A extenso dos testes ser determinada pelo auditor. Ele levar em considerao, na determinao da extenso dos testes, a organizao e procedimentos internos da empresa (controles internos). A porcentagem de testes dever ser fixada pelo auditor de modo que ele tenha segurana quanto a sua opinio sobre o valor do saldo da conta, com menor risco possvel. XI Direo dos testes (Marcelo Cavalcanti) O saldo de uma conta do BP ou da DRE pode estar errado para mais (superavaliao) ou para menos (subavaliao). A pratica tem demonstrado que as contas devedoras devem ser testadas para superavaliao e as contas credoras para subavaliao. Superavaliao Razo geral => Registro Intermedirio => Documento. Subavaliao Documento => Registro Intermedirio => Razo geral. XII Tipos de procedimentos de auditoria (Res. 820/97 11.2.6).
Inspeo (Marcelo Cavalcanti: Contagem fsica e Inspeo de Documentos) Corresponde ao exame de ativos, registros e documentos. Dessa forma, ao conferir a existncia fsica de estoques, para validar o nmero que consta no Balano Patrimonial, o auditor est aplicando o procedimento de inspeo. O raciocnio o mesmo quando o auditor estiver analisando a autenticidade de algumas notas fiscais (NF), para validar a receita de vendas, no caso de NF emitidas pela empresa, ou validar a despesa, no caso de NF emitidas por terceiros.

Investigao e confirmao (Marcelo Cavalcanti: Confirmao com terceiros) Consiste em obter, atravs de confirmao com terceiros, informaes sobre os bens em propriedade de terceiros, direitos a receber e obrigaes (inclusive causas judiciais). As cartas podem ser enviadas, pedindo a confirmao do saldo constante nos registros contbeis da empresa, para:

- Bancos (dinheiro em conta corrente, aplicaes financeiras, emprstimos e outros); - Clientes (duplicatas a receber, estoque em poder de terceiros e outros); - Fornecedores (duplicatas a pagar); e - Advogados (causas judiciais). Geralmente o auditor inclui no interior da carta, elaborada em papel timbrado da empresa auditada, um envelope resposta endereado empresa de auditoria.

A confirmao pode ser positiva ou negativa. Na confirmao positiva solicitada resposta da carta ao auditor independentemente do resultado desta. Enquanto, na confirmao negativa pedida resposta somente no caso de divergncia. Normalmente as empresas de auditoria utilizam a positiva. Clculos (Marcelo Cavalcanti: Conferncia de clculos) Conferncia da exatido numrica. O auditor aplica esse procedimento quando est conferindo o clculo. Ex: valorizao de estoque; amortizao; depreciao; provises de IRPJ e CSL; JCP; e juros e variao cambial de emprstimos / financiamentos.
Observao o acompanhamento durante a realizao. Em determinadas situaes, especialmente quando o auditor est levantando o sistema de controle interno, necessrio verificar se, na prtica, os empregados adotam os procedimentos estabelecidos nos manuais da empresa. Isso feito por meio da observao feita pelo auditor enquanto os empregados trabalham. Por exemplo: se o auditor quer verificar se existe segurana no almoxarifado ou na tesouraria (se o controle interno est em efetivo funcionamento), basta que fique prximo a esses departamentos acompanhando tudo que acontece. Desta forma, saber se as mercadorias ao chegar na empresa so conferidas, se qualquer pessoa tem acesso tesouraria ou se a entrada restrita, etc. Reviso Analtica feita por meio de ndices, anlises e comparaes. Consiste em anlises crticas das demonstraes contbeis com o objetivo de delinear tendncias ou situaes anormais. Como exemplo, podemos imaginar o exemplo de 2 empresas, uma prestadora de servios e outra revendedora de mercadorias. Ao analisar a DRE, o auditor constatou que o CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) na empresa comercial bastante expressivo. Nada anormal para uma empresa que compra e vende mercadorias. Contudo, ao analisar a empresa prestadora de servios, percebeu que o CMV responde por parcela significativa dos gastos. Epa! Como pode uma empresa prestadora de servios ter o CMV como item mais expressivo? Isso um indicador de anormalidade. Acontece, tambm, quando h variaes muito expressivas de um exerccio social para o outro, ou quando a conta Despesas gerais tem saldo muito alto (o que significa despesas gerais???). Desta forma, qualquer atipicidade auxiliar o auditor a definir quais so as reas que merecem uma ateno especial na realizao dos testes.

Na aplicao dos procedimentos de reviso analtica, o auditor deve considerar: (Res. 820/97 11.2.6.5). 1. o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcanveis; 2. a natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; e 3. a disponibilidade de informaes, sua relevncia, confiabilidade e comparabilidade. Se no obtiver informaes suficientes, deve efetuar verificaes adicionais, com novos procedimentos de auditoria, at alcanar concluses satisfatrias. (Res. 820/97 11.2.6.6).

Exemplificando: auditando a conta de despesa de FGTS, o auditor selecionou alguns itens e os testou, tendo constatado que eles estavam corretos. Entretanto, um valor indevidamente debitado nessa conta e no selecionado para teste s seria identificado se o auditor comparasse o total das despesas do ano de salrios com o saldo da conta de despesa de FGTS, quando ento ele verificaria que o percentual encontrado diferente de 8%, que o estabelecido pela legislao.

Cuidado: A auditoria externa no realizada para detectar fraudes, erros ou para interferir na administrao da empresa, ou ainda, reorganizar o processo produtivo ou demitir pessoas ineficientes. Naturalmente, no decorrer do processo de auditoria, o auditor pode encontrar fraudes ou erros, mas o seu objetivo no este. Seu objetivo emitir um parecer sobre as DCs.

O principal objetivo dos testes obter evidncias que suportem o seu relatrio. Estas evidncias tm que ser suficientes, pertinentes, fidedignas e podem ser classificadas em fsicas (ativos e obras, por exemplo), documentais, analticas (anlise de clculo e controles financeiros, como exemplos), testemunhais e por confirmao por terceiros (as circularizaes). As circularizaes podem ser positivas e negativas. A diferena entre elas que as positivas exigem resposta do circularizado, o que no acontece com as negativas, onde a inexistncia de resposta presume a confirmao das informaes contidas na correspondncia enviada. As circularizaes positivas podem ser segregadas em brancas e pretas. As brancas so aquelas onde somente existem perguntas na circularizao, enquanto na preta enviado o valor registrado para a confirmao. Em resumo, as tcnicas de auditoria so descritas a seguir: Circularizao Exame de documentos originais Conferncia de somas e clculos Exame dos lanamentos contbeis Entrevistas Exame de livros e registros auxiliares Correlao entre as informaes obtidas Observaes das atividades. Os procedimentos bsicos de auditoria para os testes de observncia e substantivos so:

Inspeo (testes com documentos) Observao (inventrios)

Investigao/Confirmao (circularizaes) Clculo (testes de emprstimos ou PL) Reviso Analtica (planejamento).

Os testes substantivos tm por objetivo verificar a existncia dos saldos registrados, a certificao de que as transaes registradas realmente ocorreram, da verificao que os registros abrangeram todas as transaes ocorridas e se a mensurao/apresentao/divulgao das informaes esto em consonncia com as boas normas. IV.3 TESTES E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA EXTERNA Segue um breve resumo dos testes bsicos das principais reas das Demonstraes Financeiras: CAIXA: Contagem fsica e confronto do resultado com o razo. Para c/c bancrias, a conciliao bancria testada. Geralmente no relevante. APLICAES FINANCEIRAS: O principal procedimento a circularizao (confirmao direta atravs de carta) dos principais bancos onde a empresa auditada possui estes ativos. Caso no se obtenha sucesso na circularizao, pedir documentao suporte das aplicaes (contratos e extratos de aplicao) e realizar os clculos pr-rata. Adicionalmente, verificar movimentao financeira e extrato bancrio. Para as aplicaes de renda varivel, verificar valor de mercado das aplicaes financeiras. Caso seja menor do que o valor contabilizado, dever possui proviso para desvalorizao constituda. CLIENTES: O principal procedimento tambm a circularizao, com seleo realizada para os principais clientes (maiores saldos contbeis). Se as respostas apresentarem divergncias relevantes, deve-se efetuar conciliao das respostas junto as aberturas analticas de clientes e analisar a documentao-suporte das divergncias. Para as respostas no recebidas, realizar o procedimento alternativo de verificar os recebimento subseqentes. PROVISO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS: A auditoria deve solicitar e validar o histrico de perdas com inadimplncia da empresa. Com base neste histrico, deve estimar a proviso necessria para fazer frente a perdas desta natureza e confrontar com o total contabilizado. Um dos grandes problemas existentes no Brasil o fato das empresas contabilizarem estas provises conforme determina a Legislao Fiscal. Um procedimento alternativo de auditoria a anlise do relatrio comercial que detalha as contas a receber por idade de vencimento, de forma a possibilitar a anlise da razoabilidade do nvel de inadimplncia. ESTOQUES: O principal procedimento o inventrio fsico dos saldos existentes no final do ano. Entretanto, este procedimento somente faz sentido com a anlise do custo unitrio registrado na data. O teste para esta anlise consiste em checar a exatido dos registros de diversos itens por amostragem. Outros procedimentos so a anlise da movimentao dos estoques, testes de compras e verificao de saldos obsoletos.

OUTROS ATIVOS CIRCULANTES: O principal procedimento anlise da expectativa real de realizao, atravs da documentao-suporte e, se possvel, circularizao. MTUOS: O procedimento padro circularizao. IMPOSTOS DIFERIDOS: Avaliar fundamentao de sua constituio e sua expectativa real de realizao, atravs da anlise da documentao-suporte. INVESTIMENTOS: Para aqueles avaliados pelo mtodo de custo, somente testar se for relevante. Neste caso, efetuar circularizao. Para os investimentos avaliados por equivalncia patrimonial, preparar movimentao e testar as variveis. Os resultados de equity so validados atravs da checagem dos resultados das coligadas/controladas em conjunto com os percentuais de participaes. Os saldos finais do investimento so validados pela anlise da DMPL das investidas. Todas as informaes utilizadas devem ser confirmadas por circularizao. IMOBILIZADO: Preparar movimentao anual e validar variveis. Conferir os saldos iniciais com os saldos j validados das Demonstraes Financeiras do ano anterior. As adies sero alvo de testes de detalhe com seleo atravs de amostragem (privilegiando os maiores itens), com anlise da documentao-suporte. Para as baixas, anlise da documentao-suporte e da contabilizao. Validar os clculos das despesas com depreciao, com verificao da correo das taxas utilizadas. Realizar inventrios fsicos, caso seja detectada a necessidade. ATIVO INTANGVEL: Testes semelhantes ao ativo imobilizado, com diferena apenas para a natureza distinta dos ativos. FORNECEDORES: A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para sub-avaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir:

Confrontar relao analtica operacional com o total do razo. Em caso de apurao de divergncias relativamente importantes, solicitar a empresa auditada a conciliao e anlise das divergncias. Aps a entrega desta conciliao, auditar (indagaes, anlise da documentaosuporte e anlise dos pagamentos efetuados) a conciliao no seja entregue; considerar a diferena como ajuste contbil s Demonstraes Financeiras. Preparar e enviar circularizao para os fornecedores mais tradicionais, selecionados diretamente da relao analtica operacional. Para as repostas com saldo igual ou com diferena relativamente irrelevante para o saldo contbil, considerar o saldo validado. Para as respostas com saldo com diferenas relativamente relevantes para o saldo do razo, preparar conciliao por nota fiscal e solicitar que a contabilidade analise os documentos divergentes. Aps a entrega da anlise, auditar a conciliao. Para as circularizaes no respondidas, efetuar o procedimento alternativo para a rea. Este procedimento consiste em verificar todos os pagamentos efetuados ao fornecedor analisado, relativo ao perodo posterior a data-base auditada. Estes pagamentos seriam analisados diretamente no setor operacional. Aps esta

verificao, seria totalizados todos os pagamentos com competncia do perodo analisado e confrontados como total contabilizado deste passivo, com objetivo de se verificar a razoabilidade do saldo registrado. Apesar de no ser to comum neste grupamento contbil por sua caracterstica de acompanhamento do ciclo operacional, obrigatrio a verificao da existncia de valores a serem registrados no longo prazo (principalmente saldos estrangeiros, j que o fornecedor nacional dificilmente concede prazos longos). EMPRSTIMOS: Este grupo contbil possui uma diversidade grande de modalidades, como ACC (Adiantamento de Contrato de Cmbio), emprstimos nacionais, emprstimos externos, financiamentos com operaes de SWAP e HEDGE, mtuos (emprstimos com empresas ligadas), debntures, entre outros. Existem particularidades de registro contbil para cada uma destas modalidades, como natural em operaes distintas. Estas diversas contabilizaes foram explanadas brevemente em sala de aula e so importantes para o entendimento perfeito da cadeira de auditoria. A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para sub-avaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir:

Confrontar relao analtica operacional com o total do razo. Em caso de apurao de divergncias relativamente importantes, solicitar a empresa auditada a conciliao e anlise das divergncias. A fonte independente neste caso o Departamento Financeiro. Preparar e enviar circularizao para todos as instituies bancrias que a empresa opera ou j possui relaes anteriormente, selecionados diretamente da relao analtica operacional. Para as respostas com saldo igual ou com diferena relativamente irrelevante para o saldo contbil, considerar o saldo validado. Para as respostas com saldo com diferenas relativamente relevantes para o saldo do razo, questionar diretamente a contabilidade e solicitar anlise da divergncia. Aps a entrega da anlise, auditar a conciliao. Para as circularizaes no respondidas, efetuar o procedimento alternativo para a rea. Este procedimento consiste em solicitar todos os contratos de emprstimos da instituio bancria e preparar uma movimentao financeira dos emprstimos captados junto a este banco. Os documentos devem ser selecionados diretamente na rea operacional. Neste processo de anlise esto contemplados anlise quanto aspectos como clculo dos juros, verificao da entrada de numerrio na captao, verificao de pagamentos, entre outros. No entanto, para esta rea em especfico, extremamente provvel que se consiga realizar os procedimentos principais de auditoria (circularizao) devido ao forte relacionamento comercial existente entre os bancos e os seus devedores. difcil um banco se escusar de responder as cartas de circularizao de auditoria, principalmente se a empresa auditada reiterar o pedido em caso de morosidade. Um ponto importante a ser lembrado neste resumo a importncia de se obter uma listagem da rea operacional contemplando todos os bancos que a empresa possui ou j possuiu algum relacionamento. preciso rigor na obteno e rigor desta listagem, uma vez que toda a eficincia da circularizao depende da completeza desta listagem. A idia que se a empresa possuir algum

emprstimo no contabilizado, ela ir possuir condies de capt-lo em uma instituio bancria j conhecida e que j possui confiana comercial na empresa. Sendo assim, se a auditoria circularizar todas os bancos em que a empresa j possui algum tipo de relacionamento no passado, este risco especfico estaria mitigado. Um passo obrigatrio na rea a correta segregao dos valores classificados a curto e a longo prazo, atravs da verificao da existncia de valores a serem registrados no longo prazo. Uma possvel incorreo neste procedimento pode distorcer, de sobremaneira, a anlise do usurio externo destas Demonstraes Financeiras. FOLHA DE PAGAMENTO: Este grupo contbil possui uma diversidade grande de contas relacionadas: Salrios a pagar, IRRF, INSS Funcionrio, INSS Empresa, Proviso de Frias, Proviso para 13 Salrio, FGTS, entre outras contas de menor expresso. Em sala de aula, foram detalhados os registros e clculos necessrios para o correto registro destas principais contas. Cabe ressaltar que o entendimento destas contabilizaes o ponto de partida essencial para o aprendizado desta rea de auditoria. A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para subavaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir: 1. Salrios a pagar

Confrontar relao analtica operacional da Folha de Pagamento com o total do razo. Em caso de apurao de divergncias relativamente importantes, solicitar a empresa auditada a conciliao e anlise das divergncias. A princpio, estas divergncias significam ajustes contbeis. A fonte independente neste caso o Departamento Pessoal. Efetuar teste de detalhe na folha de pagamento: selecionar um nmero aletrio de funcionrios, confrontar o total de funcionrios da Folha de pagamento com o total constantes nas fichas de controle do DP, calcular as variveis do salrio destes funcionrios (principalmente horas extras, INSS Retido, IRRF) e confrontar o total calculado com o total lquido da Folha. Aps a validao da Folha neste teste de detalhe, verificar o pagamento em extrato bancrio. Aps um ms estar validado, fazer reviso analtica para validar as despesas desta natureza na DRE.

A)Encargos Sociais

Confrontar controles operacionais com o razo. Efetuar teste atravs de clculo global dos valores devidos de INSS mensal, diretamente no ms j validado da Folha de Pagamento. Verificar registro na DRE e somar ao IRRF Funcionrio com objetivo de se validar o passivo. Para este procedimento, necessrio se verificar todas as guais pagas e autenticadas. O total de despesas pode ser validado atravs de clculos globais

B)Proviso para 13 Salrio

No deve possuir saldo no balano, salvo pssima situao financeira da empresa auditada. O saldo da DRE deve ser aproximadamente igual a ltima Folha de pagamento. Caso esta esteja validada, basta comparar os saldos.

C)Proviso de Frias

Confrontar relao analtica operacional com o total do saldo provisionado na Contabilidade. Questionar diferenas, j com a presuno de ajuste contbil. Selecionar um nmero aleatrio de funcionrios para teste de detalhe: verificar ltimo recibo de frias gozado, verificar salrio bruto, calcular proviso devida levando em considerao o adicional legal de 1/3.

Outros pontos desta rea merecem ateno especial: existncia de parcelamento de encargos sociais, parcelas destes encargos em atraso sem provisionamento de multa e juros, salrios atrasados, entre outros.

IMPOSTOS: Os principais impostos usualmente identificados neste grupo contbil so ISS, ICMS, PIS, Cofins, Imposto de renda e Contribuio social. Assim como as outras reas, so necessrias uma reviso detalhada da base tcnica contbil destes tributos, de forma a possuir o perfeito entendimento desta rea de auditoria. O principal ponto a ser lembrado em relao ao ICMS a sua caracterstica de compensao do saldo pago na compra de mercadorias. Sendo assim, o saldo passivo lquido dos valores a recuperar. J o PIS, Cofins e ISS no possuem esta caracterstica e so provisionados no passivo no valor igual ao registro em despesas (com exceo do PIS vigente em 2003). Em relao a Imposto de renda e Contribuio social, estes tributos sero discutidos no prximo tpico. A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para sub-avaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir: A)ICMS a pagar

Confrontar total existente no Livro Fiscal e o total registrado no razo. Vale ressaltar que o ICMS cobrado por unidade produtiva ou comercial das empresas, com o seu fato gerador ocorrendo na simples movimentao de mercadorias entre filiais de uma empresa. Desta forma, para se verificar o saldo de uma empresa em um Livro Fiscal de ICMS, necessrio a verificao dos saldos de todas as filiais da empresa efetuando a comparao com seus respectivos saldos de razo. Este Livro Fiscal segregado em duas pginas por unidade e ms de apurao, sendo que uma controla e calcula o saldo a recuperar e a outra pgina calcula o saldo a recolher. Nestas folhas de controle esto evidenciados as vendas e compras tributveis, os valores isentos de tributao, as alquotas incidentes e os avlores a recuperar oriundos de compra de imobilizado. Caso existam diferenas entre os totais do Livro Fiscal e o razo, questionar imediatamente a contabilidade e auditar a conciliao efetuada. Aps esta confrontao do razo com o Livro Fiscal, validar os valores apurados de ICMS a recolher e a recuperar atravs de procedimentos como: amostragem

de notas fiscais visando verificar a exatido de classificao entre produtos tributveis e isentos, clculos globais aplicando a alquota vigente no saldo tributvel e apurao do saldo lquido a pagar ou recuperar. Este clculo do valor do passivo ou ativo complementado obrigatoriamente com a verificao da quitao de todas as guias fiscais. Sendo assim, verificaremos o real valor do passivo da empresa. O teste do valor a recuperar do ativo imobilizado tem sido alterado de acordo com as alteraes nas Legislaes estaduais pertinentes. Efetuar teste global em consonncia com a Legislao vigente. Em caso de apurao de erros relevantes nesta auditoria, convocar especialistas tributrios para uma avaliao mais precisa.

B)ISS a Recolher

Confrontao do Livro Fiscal com o saldo do razo, sendo que o ISS devido por municpio da empresa onde foi prestado o servio. Como os municpios possuem diferentes alquotas deste tributo, necessria a abertura do saldo a recolher por municpio, sua alquota respectiva e a guia paga. A validao dos saldos atravs de clculo global e amostragem de notas fiscais de venda com objetivo de validar a confeco do Livro Fiscal, se necessrio. Assim como o ICMS, caso sejam detectados erros relevantes, um especialista deve ser convocado para a continuidade dos testes.

C)Cofins a Recolher

calculado sobre o faturamento (com alguns ajustes) e as receitas operacionais (com algumas dedues). Confrontar o total apurado pelo Setor Fiscal e o razo. Verificar as guias pagas. Rever a base de clculo.

D)PIS a Recolher

Semelhante ao Cofins. Aps a nova lei de 2003, semelhante ao ICMS.

IMPOSTO DE RENDA: As formas de apurao deste imposto so: Arbitrado, Presumido e Real. As formas de pagamento se limitam a duas: Presumido ou Real. A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para sub-avaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir:

Confrontar total existente no LALUR (Livro de Apurao do Lucro Real) com o total registrado no razo. Indagao imediata das divergncias a Contabilidade. Verificar contabilizao. Revisar apurao fiscal. Verificar guias pagas e correta contabilizao dos Impostos antecipados.

Revisar registros dos impostos diferidos.

OUTRAS CONTAS A PAGAR: Este grupo contbil possui uma diversidade grande de contas relacionadas: Mtuos (saldos entre empresas do mesmo grupo econmico), adiantamentos de clientes, provises e outras contas a pagar. Atentar que um grupo com denominao genrica como esse, no pode ultrapassar 10% do total do grupamento contbil a que pertence. A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para sub-avaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir:

Teste do Passivo Omitido: verificao de todos os pagamentos acima de uma valor estipulado pelo auditor (10% da materialidade, por exemplo), onde so verificados a sua competncia e, caso aplicvel, a sua correta contabilizao no exerccio sob exame de auditoria. imprescindvel para se obter uma segurana geral para a correo material de todo o saldo passivo. Para todos os saldos onde o procedimento de circularizao for possvel e eficiente, este o procedimento prioritrio (adiantamentos, mtuos). Para saldos genricos, analisar documentao-suporte diretamente na rea operacional. Para as provises, obter relao no Departamento Jurdico, contendo todos os processos em aberto. Circularizar todos os advogados externos e internos. Para os processos com alto risco de perda, efetuar proviso contbil. Para aqueles com risco mdio, quantificar em nota explicativa. Para aqueles com baixo risco, no efetuar quaisquer procedimentos adicionais.

PATRIMNIO LQUIDO: A base contbil e a confeco e entendimento da Mutao do PL e seus vrios componentes: reservas de lucro, reavaliao e de capital; lucros acumulados, capital social e aes em tesouraria. A direo tcnica do teste , como para qualquer passivo, para sub-avaliao (comear o teste pela fonte independente, externa ou interna) Os principais testes para a rea esto descritos a seguir:

Verificar a exatido da Mutao do PL, com procedimentos como: anlise de atas, clculos legais das reservas, registro correto destes clculos, correto registro de ajustes de exerccios anteriores, clculo dos dividendos.

RECEITA DE VENDAS: A base contbil mais importante para o entendimento da contabilizao de receitas o estudo do Princpio contbil do reconhecimento de receitas. Em resumo, as receitas so geralmente reconhecidas na transferncia do bem ou prestao de servios. Existem ainda casos especiais de reconhecimento em momentos diversos, como no caos das atividades de construo naval e civil. Os principais procedimentos esto descritos a seguir:

Para esta rea, devido ao grande nmero de transaes realizadas durante o exerccio para a grande maioria das empresas existentes, no eficiente a realizao de testes de detalhes. Seria muito demorado para se analisar um

grande nmero de documentos que, no entanto, apenas significariam uma pequena frao do total a ser analisado. Assim, no se obteria segurana quanto a correo dos saldos. O desejvel a realizao de clculos globais visando validar todo o relevante saldo da conta de uma s vez e abrangendo todo o saldo na anlise. Para este teste global, entender o ambiente de negcios onde a empresa atua, as perspectivas do mercado como um todo e da empresa em especfico e todos os fatores que podem refletir no faturamento. Para tornar o teste objetivo, conseguir inicialmente as informaes de quantidades produzidas, preo de venda praticado, explicaes sobre as principais flutuaes de preos e margens de lucro bruto e regies de venda. Com base nestes dados conseguidos na fonte independente (Departamento Comercial), realizar uma estimativa preliminar, corroborar com informaes do mercado e confrontar com o razo. No caso de se encontrar divergncias relevantes, questionar diretamente os setores envolvidos. Caso o teste apresente diferenas fundamentadas e no explicadas, estender os testes de detalhe (caso se deseje corroborar um parecer de incorreo no faturamento contbil) para anlise dirigido de grande parte das notas fiscais (se possvel) atentando para data de registro, condies gerais de venda, documentao comprobatria da efetiva entrega do bem ao comprador. Na prtica um teste difcil, que exige slidos conhecimentos contbeis e da empresa em especfico por parte do auditor responsvel.

CUSTO DAS VENDAS: A base contbil mais importante entender as principais formas de custeios, tanto sistemas quanto mtodos. A completa separao tcnica e prtica das diferentes formas de registro na indstria e no comrcio tambm muito importante. Os principais procedimentos esto descritos a seguir:

O saldo de CMV j est validado pelos testes correlatos do estoque da empresa. Basicamente na DRE, se faz uma anlise aprofundada das margens de lucro bruto, entendendo profundamente as causas das variaes especficas nesta varivel vital para qualquer empresa.

DEDUES DE VENDAS: Neste grupamento existem as contas de abatimentos, devolues de vendas e impostos sobre vendas (ICMS, PIS, Cofins, ISS). Os principais procedimentos esto descritos a seguir:

Em relao a abatimentos, o mais eficiente deve ser um clculo global sobre o volume de vendas. Este clculo global consiste, basicamente, em acompanhamento da margem pratica destes abatimentos. Este acompanhamento aliado com um conhecimento das prticas comerciais da empresa no exerccio auditado, fazem com que o auditor consiga fazer uma avaliao razovel quanto ao valor contabilizado. Caso as margens tenham sofrido variaes de difcil explicao em uma anlise abrangente, a opo seria realizar teste de detalhe sobre o saldo. Nesta opo, solicitaria a abertura do razo e se selecionaria os registros mais relevantes para anlise da documentao suporte. Para devolues de vendas, o melhor procedimento o acompanhamento da evoluo do percentual de devoluo. Caso existam percentuais elevados ou crescentes, pode significar deteriorao tcnica ou manipulao das vendas (conforme discutido em sala de aula). Assim, caso flutuaes anormais sejam

constatadas, o correto buscar o total entendimento atravs de questionamentos diretos no Departamento Comercial, anlise documental e quaisquer outros testes especficos para atender o problema identificado. Para ICMS, o correto seria clculo global diretamente no Livro Fiscal. Usualmente usado a simples anlise de margem sobre vendas. ISS, PIS e Cofins devem ser diretamente validados pelos testes j descritos no Passivo.

DESPESAS OPERACIONAIS: As duas direes tcnicas so utilizadas, j que o Grupo contempla receitas e despesas. Neste grupamento existem, basicamente, as contas de equivalncia patrimonial, ganhos extraordinrios de impostos (judiciais), despesas de pessoal, gerais e administrativas e comerciais. Os principais procedimentos esto descritos a seguir:

Para as receitas, avaliar documentao suporte diretamente na rea operacional. Avaliar possibilidade de circularizao. Para despesas de pessoal, testar diretamente correlacionado com o Passivo, como j descrito anteriormente. Gerais, administrativas e comerciais: quase sempre testados atravs de testes de detalhes, de forma extremamente semelhante a testes de adies de ao imobilizado e compras do estoque. Equity: Calcular o valor correto atravs das Demonstraes Financeiras da coligada/controlada, suas atas e, se for preciso, circularizao direta.

RESULTADO FINANCEIRO: As duas direes tcnicas so utilizadas, j que o Grupo contempla receitas e despesas. Este grupo possui diversas contabilizaes complexas, reflexo natural das complexas operaes do mercado financeiro. Em sala de aula ocorreram discusses sobre as diferentes formas de registro e funcionamento das contas relacionadas. Este saldo j est validado pelos testes correlatos das contas financeiras de balano da empresa.

EXERCCIOS CONCEITOS BSICOS 1. (Auditor / RS) A atividade fundamental do auditor independente : a) orientar o diretor financeiro da empresa auditada. b) expressar uma opinio sobre as demonstraes contbeis. c) localizar fraudes que estejam ocorrendo nas empresas auditadas. d) conferir a conta caixa. e) orientar a direo da empresa para que seus produtos tenham melhor aceitao pelos clientes. 2. (Auditor / RS) A auditoria externa realizada: a) pelo diretor presidente da empresa auditada. b) por um (ou mais) empregados da assessoria da empresa. c) pelo empregado responsvel pelo caixa da empresa. d) por um (ou mais) diretores executivos da empresa, especialmente designados. e) por um (ou mais) profissionais independentes, especificamente contratados pela empresa para tal. 3. A principal finalidade de uma auditoria contbil : a) elaborao das DCs. d) elaborao e avaliao dos registros. b) confirmao dos registros e DCs. e) apurao correta do lucro do exerccio. c) conferncia fsica dos elementos do ativo. 4. (FTE / RS) Os auditores internos tm como caracterstica entre outras que: a) no so diretamente vinculados s empresas, cujas demonstraes contbeis examinam. b) tm os pareceres que eles fornecem a seus clientes com respeito a fidelidade de suas demonstraes contbeis, transmitindo a outras entidades interessadas, tais como bancos e fornecedores, que confiam integralmente em seus relatrios por serem auditores completamente independentes. c) devem colaborar com a administrao da empresa no acompanhamento e anlise das normas internas executadas. d) se situam a meio caminho entre a empresa e outros interessados, que usam suas informaes contbeis. e) no se preocupam com os controles internos. 5. O objetivo geral da auditoria interna atender: a) administrao da empresa. b) aos acionistas da empresa. c) auditoria externa da empresa. d) gerncia financeira da empresa. e) gerncia comercial da empresa. 6. (FTE / RS) Ao verificar as demonstraes contbeis de uma empresa, o auditor deve considerar que ele: a) o responsvel pelas demonstraes contbeis em si. b) no pode dar administrao sugestes relacionadas com as demonstraes contbeis. c) no precisa se preocupar com a exatido das demonstraes contbeis, mas apenas com a sua apresentao.

d) o responsvel apenas por seu prprio parecer sobre as demonstraes contbeis elaboradas pela administrao, refletem, ou no, adequadamente, os fenmenos patrimoniais que elas objetivam refletir. e) no deve fazer crtica, devendo agir com muita educao e cautela, procurando apontar apenas os aspectos positivos, tendo em vista que as demonstraes contbeis constituem afirmaes feitas pela administrao da empresa. 7. Segundo as normas de auditoria, as definies de fraude e erro so, respectivamente: a) Ato no-intencional de registrar documentos oficiais corretamente, bem como elaborar DCs de forma correta. Ato intencional resultante de omisso, desateno ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e DCs. b) Ato no-intencional de omisso ou manipulao de transaes, adulterao de documentos, registros e DCs. Ato intencional resultante de omisso, desateno ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e DCs. c) Ato no-intencional de evidenciar a manipulao de transaes, adulterao de documentos, registros e DCs. Ato intencional resultante de omisso, desateno ou interpretao correta de fatos na elaborao de registros e DCs. d) Ato intencional de registrar as transaes de forma adequada os fatos contbeis e a elaborao das DCs. Ato no-intencional resultante de omisso, desateno ou interpretao de fatos de forma correta na elaborao de registros e DCs. e) Ato intencional de omisso ou manipulao de transaes, adulterao de documentos, registros e DCs. Ato no-intencional resultante de omisso, desateno ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e DCs. 8. Ao definir a responsabilidade do auditor independente de demonstraes contbeis quanto a fraudes e erros, o Conselho Federal de Contabilidade entende que: a) O auditor responsvel pela preveno de fraudes ou erros, de efeitos relevantes nas demonstraes contbeis da entidade auditada. b) O auditor no responsvel nem pode ser responsabilizado pela preveno de fraudes ou erros relevantes nas demonstraes contbeis. c) O auditor responsvel pela deteco de fraudes ou erros incorridos, independentemente dos valores monetrios envolvidos. d) Ao detectar a fraude o auditor tem a obrigao de comunicar a administrao da entidade auditada e sempre ressalvar o seu parecer. e) A sugesto de medidas corretivas de fraudes ou erros no responsabilidade do auditor, bastando ressalvar seu parecer. 9. Marque com X os motivos que levam uma empresa a contratar o servio de um auditor externo: ( ) a. aumentar os lucros. ( ) b. arranjar novos mercados para seus produtos. ( ) c. atender s exigncias estatutrias. ( ) d. imposio de um fornecedor para financiar a compra de matria-prima. ( ) e. promover melhor poltica de administrao de pessoal. ( ) f. detectar todas as irregularidades ocorridas. ( ) g. obrigao atravs de dispositivos legais. ( ) h. melhorar o processo de produo. ( ) i. para efeito de fuso, incorporao, ciso ou consolidao.

10. Para fins de registro do auditor, a CVM faz a seguinte exigncia em termos mnimos de nmero de anos de experincia na execuo de servios de auditoria contados a partir da data do registro em Conselho Regional de Contabilidade, na categoria de contador: a) 10 anos c) 5 anos e) 2,5 anos b) 8 anos d) 3 anos 11. Relacione a coluna da esquerda com a da direita. a) Auditor interno ( ) Controle interno bom b) Auditor externo ( ) Empregado da empresa auditada c) CVM ( ) rgo fiscalizador do mercado de capitais do Brasil d) CRC ( ) Controle interno ruim e) Audibra ( ) No empregado da empresa auditada f) Ibracon ( ) rgo de registro dos contadores g) Maior volume de testes ( ) Instituto dos Auditores Independentes h) Menor volume de testes ( ) Instituto dos Auditores Internos 12. Relacione a coluna da esquerda com a da direita: a) Incorporao ( ) Unio de duas ou mais empresas para formar uma nova sociedade. b) Fuso ( ) Agrupamento de DCs de duas ou mais empresas. c) Ciso ( ) Uma empresa absorvida por outra. d) Consolidao ( ) A empresa transfere parcela de seu patrimnio para outra sociedade. 13. Coloque Sup nas contas que so testadas para superavaliao e Sub nas contas que so testadas para subavaliao (teste principal). ( ) a. Caixa ( ) o. Aplicaes em debntures ( ) b. Financiamento obtidos ( ) p. Debntures a pagar ( ) c. Vendas no mercado externo ( ) q. Financiamentos concedidos ( ) d. Despesas de comisso ( ) r. PDD ou PCLD ( ) e. Receitas financeiras ( ) s. IPI a pagar ( ) f. Capital social ( ) t. Bancos ( ) g. Aes em tesouraria ( ) u. FGTS a recolher ( ) h. Receitas no operacionais ( ) v. IPI a recuperar ( ) i. Proviso para desvalorizao de estoque ( ) w. Salrios a pagar ( ) j. Adiantamento a fornecedores ( ) x. PIS a recolher ( ) k. Despesa antecipada de seguro ( ) y. COFINS a recuperar ( ) l. Investimentos em controladas ( ) z. Despesas pr-operacionais ( ) m. Proviso para frias ( ) n. Depreciao acumulada 14. Um dos itens que diferencia o auditor interno do externo : a) forma de avaliar o controle interno c) forma de se portar na empresa b) volume de testes d) forma de preparar os papis de trabalho 15. Assinale com Va frase verdadeira e com F a frase falsa.

( ) a. O objetivo principal do auditor externo ou independente emitir um relatriocomentrio descrevendo os problemas constatados durante o exame de auditoria. ( ) b. O saldo de qualquer conta de ativo, passivo, receita ou despesa pode estar superavaliado ou subavaliado. ( ) c. As contas devedoras (ativo e despesas) so testadas para subavaliao. ( ) d. No teste de superavaliao, o auditor parte do razo geral para o documento, enquanto no teste de subavaliao, o procedimento o inverso. ( ) e. As contas credoras (passivo e receitas) so testadas para subavaliao. ( ) f. O relatrio do conselho de administrao faz parte das demonstraes financeiras, para as quais o auditor tem de emitir seu parecer. 16. (AFRF) Assinale a opo que contenha demonstraes divulgadas pelas companhias abertas no Brasil e que devem ser, obrigatoriamente, objeto da opinio de auditores independentes de acordo com a legislao societria: a) Balano Social, DVA e Demonstrao do Fluxo de Caixa. b) Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio e DOAR. c) Balano Patrimonial, Balano Social e DOAR. d) Demonstrao do Resultado do Exerccio, DVA e Demonstrao do Fluxo de Caixa. e) Balano Patrimonial, Balano Social e Demonstrao do Resultado do Exerccio. 17. (AFRF) Quando um auditor independente utiliza relatrios elaborados pelos auditores internos para concluir seus trabalhos nas reas de estoque e imobilizado, a responsabilidade do parecer: a) deve ser compartilhada com a administrao da empresa. b) deve ser compartilhada com auditor interno. c) do auditor interno, se os estoques forem relevantes. d) nica e exclusiva do auditor independente. e) do auditor independente, porm de forma limitada. 18. As demonstraes contbeis so elaboradas sob a responsabilidade: a) do auditor independente d) do contador b) da administrao e) do conselho fiscal c) do auditor interno 19. Estabelecer a forma adequada de realizao dos trabalhos e controlar o tempo despendido em sua realizao so vantagens fornecidas ao auditor, atravs: a) da planilha de controle de horas (Time Sheet) b) da reviso dos papis de trabalho c) do memorando descritivo d) do relatrio de auditoria e) do programa de auditoria 20. Um auditor designado para realizar auditoria em uma determinada empresa irmo de um dos ex-diretores dessa empresa. Seu irmo deixou a diretoria no incio do ano anterior, exerccio que tambm ser auditado. O auditor deve: a) realizar normalmente a auditoria, pois o seu irmo no mais diretor. b) realizar normalmente a auditoria, pois sua competncia profissional e experincia garantiro a imparcialidade. c) ressalvar as circunstncias de parentesco no parecer.

d) declarar-se impedido, pois as circunstncias ferem a norma da independncia. e) declarar-se impedido, pois as circunstncias ferem a norma da competncia profissional.

21. A NBC P 1 Normas Profissionais de Auditor Independente do CFC, entre outras, estabelece as seguintes normas: a) competncia tcnico-profissional, independncia, cuidado e zelo. b) competncia tcnico-profissional, elementos comprobatrios, cuidado e zelo. c) avaliao do controle interno, independncia, cuidado e zelo. d) competncia tcnico-profissional, independncia, cuidado e planejamento. e) competncia tcnico-profissional, dependncia, superviso e imparcialidade. 22. De acordo com a NBC P 1 Normas Profissionais de Auditor Independente, ao estabelecer e documentar seus honorrios, o auditor incorre em infringncia ao Cdigo de tica do Contabilista, quando: a) determina a forma como os custos de viagens e estadas sero reembolsados. b) omite os tipos de relatrios de auditoria previstos por serem emitidos. c) fixa honorrios com base em estimativa de horas por serem gastas. d) omite a data de validade da proposta comercial de prestao de servios. e) define os prazos para realizao dos servios de auditoria contratados.

EXERCCIOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA 1. Das opes abaixo, assinale a que no corresponde a um procedimento de auditoria: a) inspeo e conferncia de clculos. d) inspeo e reviso analtica. b) investigao e confirmao. e) observao e reviso analtica. c) anlise do fluxo de caixa. 2. Ao constatar a ineficcia de determinados procedimentos de controle o auditor deve: a) aumentar a extenso dos testes de controle. b) diminuir a extenso dos testes substantivos. c) aumentar o nvel planejado de risco de deteco. d) diminuir o nvel de risco inerente da rea em questo. e) aumentar o nvel planejado de testes substantivos. 3. A evidncia de auditoria mais apropriada para o auditor certificar-se da existncia fsica de um bem : a) Inspeo fsica c) Nota fiscal de compra e) Registro contbil b) Declarao administrador d) Bons controles internos 4. Os procedimentos de auditoria so um conjunto de tcnicas que permitem ao auditor obter evidncias ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinio sobre as demonstraes contbeis auditadas. Tais procedimentos abrangem os seguintes testes: a) substantivos e de observncia. d) de confirmao e de observncia. b) de reviso analtica e substantivos. e) de inspeo e reviso analtica. c) substantivos e de clculo. 5. A concluso quanto ocorrncia efetiva de uma transao contbil um dos objetivos do auditor para a aplicao dos: a) testes de clculos d) testes substantivos b) testes de observncia e) testes de procedimentos c) testes de abrangncia 6. Na aplicao dos testes de observncia, o auditor deve verificar a _________, ____________ e ____________ de controles internos. a) existncia, efetividade, continuidade. b) deficincia, inexistncia, continuidade. c) validade, relevncia, materialidade. d) aplicabilidade, eficincia, lgica. e) extenso, irregularidade e descontinuidade. 7. Os testes substantivos de auditoria dividem-se nas seguintes categorias: a) testes de eventos subseqentes e testes de transaes e saldos b) testes de observncia e testes de circularizao de saldos c) testes de amostragem estatstica e procedimentos de reviso analtica d) testes de observncia e testes de amostragem estatstica e) testes de transaes e saldos e procedimentos de reviso analtica 8. O objetivo dos testes de observncia (ou aderncia) :

a) observar se os empregados so observadores e competentes b) aderir ao PDV (Plano de Demisso Voluntria) c) investigar se as despesas esto sendo devidamente autorizadas d) comprovar se as compras so habilitadas para pagamento e) verificar se o sistema levantado o que est sendo utilizado na prtica 9. Os testes substantivos tm por finalidade: a) avaliar a eficcia dos controles internos mantidos pela administrao da empresa. b) determinar a adequao de afirmaes significativas nas demonstraes contbeis. c) determinar a adequao das metas significativas previstas nas demonstraes contbeis. d) avaliar a fidedignidade dos controles mantidos pela administrao atravs de testes documentais. 10. Coloque IF para Inspeo Fsica, CT para Confirmao com Terceiros, CC para Conferncia de Clculos e ID para Inspeo de Documentao-suporte. ( ) a. Dinheiro em banco ( ) i. Fornecedores a pagar ( ) b. Dinheiro em caixa ( ) j. Pagamentos de emprstimos ( ) c. Estoques armazenados na empresa ( ) l. Compra de ativo imobilizado ( ) d. Estoques em poder de terceiros ( ) m. Despesas de salrio ( ) e. Avaliao de estoques ( ) n. Duplicatas a receber ( ) f. Compras de matria-prima ( ) o. Despesas de limpeza ( ) g. Apropriao de despesas antecipadas de seguro ( ) p. Bens do ativo imobilizado ( ) h. Depreciao do ano ( ) q. Despesa de propaganda 11. Assinale a opo na qual todos os itens relacionados so procedimentos de auditoria geralmente aceitos: a) exame fsico, expresso monetria, investigao minuciosa, indagao e avaliao de crticas e cifras. b) exame dos documentos originais, anlise comparativa, continuidade, verificaes matemticas, avaliaes crticas de transaes. c) exame da escriturao, circularizao, entidade, conciliaes de saldos e inspees fsicas. d) investigao e confirmao, clculos, reviso analtica, inspeo e custo histrico como base de valor. e) clculos, reviso analtica, inspeo, observao, investigao e confirmao. 12. A administrao de uma entidade envia uma carta s diversas instituies financeiras com as quais se relaciona comercialmente, solicitando informaes dos saldos em aberto existentes nessas empresas em uma determinada data, cuja resposta deva ser enviada diretamente aos seus auditores independentes. Nesse caso, ocorre um procedimento de: a) clculo d) reviso analtica b) observao e) inspeo c) investigao e confirmao 13. (AFRF) A confirmao de terceiros implica a obteno de declarao formal e isenta de pessoas independentes Cia. Quais dos procedimentos abaixo no esto relacionados com os exames de confirmao?

a) seleo criteriosa dos itens, por serem examinados atravs do procedimento da confirmao. b) controle dos pedidos de confirmao por serem despachados aos destinatrios. c) procedimento alternativo de verificao para as respostas de confirmao no recebidas. d) as respostas do pedido de confirmao devem ser endereadas empresa auditada. e) confirmaes obtidas pessoalmente, nos casos julgados apropriados pelo auditor. 14. A circularizao um procedimento de auditoria que aplicado rea de contas a receber confirma: a) os clculos efetuados pelo auditor. b) a existncia fsica do bem da empresa. c) a existncia fsica do documento gerador do fato. d) a existncia de duplicatas descontadas. e) o saldo apresentado pela empresa no cliente. 15. O pedido de confirmao (circularizao) no qual o auditor solicita que o destinatrio responda apenas se a informao est errada usualmente denominado na atividade de auditoria independente: a) Positivo c) Em branco e) Com divergncia b) Em preto d) Negativo 16. A circularizao de clientes um procedimento bsico de: a) inspeo d) contingenciamento b) observao e) controle c) investigao e confirmao 17. Normalmente, o auditor efetua a conferncia da exatido de rendimentos de aplicaes financeiras de longo prazo considerando as receitas auferidas destas aplicaes de acordo com o regime de competncia. Esse procedimento de auditoria denominado: a) inspeo c) observao e) investigao e confirmao b) clculo d) reviso analtica 18. Assinale a opo em que o procedimento de reviso analtica no est associado a clientes. a) Anlise de flutuaes de volume ou na quantidade de vendas por produto. b) Anlise do nvel de devolues e abatimentos por clientes individualmente. c) Margem bruta por produto ou por localidade de seus postos de vendas. d) Anlise de variao de preos de produtos entregues pelos fornecedores. e) Alteraes nos preos unitrios e taxas de desconto para clientes especiais. 19. O procedimento de auditoria de verificao do comportamento de valores relevantes, mediante ndices, quocientes e outros meios, visando identificar tendncias ou situaes anormais, denomina-se: a) Reviso analtica d) Conferncia de clculo b) Observao e) Inspeo c) Investigao e confirmao

20) O auditor independente, durante o exame das demonstraes contbeis, recebeu uma carta de circularizao do advogado que presta servio para empresa auditada. Nesta carta, o advogado mencionava apenas uma ao trabalhista movida por um exfuncionrio (autor) contra a empresa auditada (ru), no valor de R$ 500 mil (valor relevante para empresa auditada) e segundo informaes do advogado provvel que a empresa auditada perca a ao. Baseado no julgamento do advogado, a posio do auditor que a empresa: a) contabilize o valor total da ao e adicione uma nota explicativa. b) contabilize o valor parcial da ao e adicione uma nota explicativa. c) contabilize o valor parcial da ao sem uma nota explicativa. d) no contabilize o valor da ao e no inclua nota explicativa. e) no contabilize o valor da ao e adicione uma nota explicativa.

MODELOS DE CARTA DE CIRCULARIZAO MODELO 1 - Confirmao bancria (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA AUDITADA)

, de de 20

Ao Banco: __________________ Agncia: _______________ Endereo: _______________________________________ Ateno: ____________________________

Confirmao de saldos para fins de auditoria Prezados senhores: Por solicitao de nossos auditores WMA Auditores Independentes pedimos a gentileza de informar, no quadro anexo, a posio em 31 de dezembro de 2005, dos saldos de nossas operaes com V.Sas. Sempre que possvel, favor anexar sua resposta extratos ou demonstrativos de nossas posies. Solicitamos incluir em sua resposta todas as operaes registradas, inclusive cobranas, custdia, descontos, cmbio e outros. Queiram encaminhar sua resposta diretamente aos nossos auditores, utilizando-se do envelope resposta anexo, ou Av. Almirante Barroso, n 52 - 17 andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-000 ou pelo fax n (21) 2544-1338 aos cuidados do Sr. Fulano (Gerente de Auditoria). Atenciosamente, (Nome e cargo do responsvel pela empresa auditada)

Anexos: Demonstrativo Envelope-resposta Anexo - Confirmao bancria (Resposta) WMA Auditores Independentes Av. Almirante Barroso, n 52 - 17 andar CEP: 20031-000 - Rio de Janeiro - RJ A/C: Sr. Fulano (Gerente de Auditoria)

De: (nome do banco que est sendo circularizado) Data-base : 31/12/2005

Prezados senhores: Para fins de auditoria, fornecemos abaixo as informaes solicitadas por nosso cliente NOME DA EMPRESA AUDITADA.

1. Contas correntes Nmero da conta Saldo R$

2. Aplicaes financeiras Datas Aplicao Resgate Valor R$ Aplicao Resgate

Tipo

3. Cmbio Tipo ACC ACE Outros 4. Descontos Tipo Promissrias Duplicatas Outras Vencimento final Valor R$ Moeda Saldo ME Saldo R$

5. Emprstimos e Financiamentos Datas Saldo R$

Tipo Adiantamento Conta garantida Capital de giro

Descrio N Moeda base das contrato Incio Vencimento R$/UFIR/US$ Principal Encargos garantias

Repasse ME Repasse MN

6. Cobranas Tipo Simples Vinculada Caucionada Saldo R$

7. Custdia Tipo Ttulos de aplicao financeira Aes Ouro Outros Saldo R$

(Carimbo) Assinatura

MODELO 2 - Confirmao de contas a receber de clientes (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA AUDITADA)

, de de 20

Ao Cliente: _________________________________________ Endereo: _______________________________________ Ateno: ____________________________

Confirmao de saldos para fins de auditoria Prezados senhores: Para fins de auditoria, solicitamos a V.Sas. o especial obsquio de confirmarem ou contestarem diretamente aos nossos Auditores WMA Auditores Independentes, a exatido do saldo da sua conta constante em nossos registros em 31 de dezembro de 2005, conforme detalhado no anexo. Solicitamos tambm, demonstrar ao lado de cada ttulo, a data do seu pagamento, caso o mesmo j tenha sido liquidado por V.Sas. Favor encaminhar a resposta diretamente aos nossos auditores, utilizando-se do envelope resposta anexo, ou Av. Almirante Barroso, n 52 - 17 andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-000 ou pelo fax n (21) 2544-1338 aos cuidados do Sr. Fulano (Gerente de Auditoria). Antecipadamente gratos pela sua valiosa cooperao, subscrevemo-nos, Atenciosamente, (Nome e cargo do responsvel pela empresa auditada)

Anexos: Demonstrativo Envelope-resposta

Anexo - Confirmao de contas a receber de clientes (Resposta) , de de 20

WMA Auditores Independentes Av. Almirante Barroso, n 52 - 17 andar CEP: 20031-000 - Rio de Janeiro - RJ A/C: Sr. Fulano (Gerente de Auditoria)

De: (Nome da empresa informante - cliente) Confirmamos o saldo de nossa conta mantida com a EMPRESA AUDITADA em 31 de dezembro de 2005. Duplicata/ nota fiscal n

Vencimento

R$

Anotaes

Saldo a seu favor Assinatura do cliente

MODELO 3 - Confirmao de advogados (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA AUDITADA)

, de de 20

Ao Advogado:________________________________ _______ Endereo: _______________________________________ Ateno: ____________________________

Informaes para fins de auditoria Prezados Senhores: Pela presente, solicitamos a V.Sas. o especial obsquio de fornecerem, diretamente aos nossos auditores WMA Auditores Independentes utilizando-se do envelope-resposta anexo, ou Av. Almirante Barroso, n 52 - 17 andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-000 ou pelo fax n (21) 2544-1338 aos cuidados do Sr. Fulano (Gerente de Auditoria), que esto procedendo ao exame das nossas demonstraes financeiras, as informaes relacionadas abaixo. Suas respostas devem incluir os assuntos existentes em 31 de dezembro de 2005 e aqueles surgidos no perodo compreendido entre aquela data e a data de sua resposta. Solicitamos a V.Sa.(s) o obsquio de fornecer-lhes as seguintes informaes: (1) Uma relao mencionando a natureza e a situao atual de qualquer litgio ou demanda judicial de nosso interesse e a opinio de V.Sa.(s) quanto ao desfecho da lide, sua classificao de risco em provvel, possvel ou remota e indicao do montante do principal e encargos, corrigidos monetariamente. Queira(m) informar, tambm, o valor efetivo ou estimado dos honorrios e dos custos processuais que sero devidos em caso de sucumbncia. Classificao de riscos envolvidos: Provvel - Existe grande risco de perda. Possvel - H possibilidade de que a perda ocorra, mas no remota. Remota - O risco de ocorrncia da perda pequeno. (2) Detalhes de quaisquer outras demandas, reclamaes ou responsabilidade contingentes (por exemplo: assuntos em que exista a possibilidade de um desfecho que poder afetar significativamente a posio financeira e os resultados operacionais desta Empresa).

3. Qualquer outra informao de natureza semelhante da qual V.Sa.(s) tenha(m) conhecimento e que, em sua opinio, deva ser divulgada em nossas demonstraes financeiras, por ser de interesse dos usurios de tais demonstraes. (4) Aes e reclamaes ainda no em trmite na justia. De acordo com a data programada para o trmino do exame, nossos auditores, WMA Auditores Independentes, esperam receber a resposta de V.Sa.(s) at 12 de janeiro de 2006. Agradecendo antecipadamente sua ateno, firmamo-nos, Atenciosamente, (Nome e cargo do responsvel pela empresa auditada)

Captulo 2 CONTROLES INTERNOS CONCEITOS E AVALIAO I Definio do sistema contbil e de controles internos. Compreende o plano de organizao e o conjunto integrado de mtodos e procedimentos adotados pela entidade na proteo do seu patrimnio, promoo da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstraes contbeis, e da sua eficcia operacional. (Res. 820/97 11.2.5.1). Definio de Marcelo Cavalcanti: o conjunto de procedimentos, mtodos ou rotinas com objetivo de: - Proteger os ativos; - Produzir dados contbeis confiveis; e - Ajudar a administrao na conduo ordenada dos negcios da empresa. Os dois primeiros objetivos referem-se aos controles internos contbeis e o ltimo aos controles internos administrativos. So exemplos controles contbeis: - sistema de conferncia, aprovao e autorizao; - segregao de funes; - controles fsicos sobre ativos; e - auditoria interna. So exemplos de controles administrativos (relacionados com a eficincia operacional): - anlises estatsticas de lucratividade; - treinamento de pessoal; - estudos de tempos e movimentos; - controle de qualidade; e - anlises de variaes entre os valores orados e os incorridos. II Princpios de controles internos (Marcelo Cavalcanti). - Responsabilidades: estabelecer, de preferncia por escrito, as atribuies dos empregados e setores internos da entidade. - Rotinas internas: definir no manual de organizao todas as suas rotinas internas. Ex: formulrios (internos e externos) e instrues para preenchimento; e evidncias de execuo de procedimentos (assinatura e carimbos). - Acesso aos ativos: limitar o acesso de pessoas e estabelecer controles fsicos sobre os ativos. - Segregao de funes: estabelecer que uma mesma pessoa no pode ter acesso aos ativos e aos registros contbeis.

- Confronto dos ativos com os registros: estabelecer procedimentos de forma que seus ativos sejam confrontados com registros contbeis periodicamente. - Amarraes do sistema: estabelecer que somente os registros autorizados sejam registrados, por seus valores corretos e dentro do perodo de competncia. - Auditoria interna: verificar se os empregados esto cumprindo as normas e avaliar a necessidade de alterao do controles internos. - Custo do controle x benefcios: o custo do controle no deve ser superior aos benefcios proporcionados por ele. Ex: Estabelecer limites de alada (compras ou vendas). III Avaliao do Sistema Contbil e de Controles Internos O auditor deve efetuar o estudo e a avaliao do Sistema Contbil e de Controles Internos da entidade, como base para determinar a natureza, oportunidade e extenso da aplicao dos procedimentos de auditoria, considerando: (Res. 820/97 11.2.5.2). 1. 1. 2. 2. o tamanho e a complexidade das atividades da entidade; os sistemas de informao contbil, para efeitos internos e externos; as reas de risco da auditoria; a natureza da documentao, em face dos sistemas de informatizao adotados pela entidade; 3. o grau de descentralizao de deciso, adotado pela administrao da entidade; e 3. o grau de envolvimento da auditoria interna, se existente. A administrao da entidade responsvel pelo Sistema Contbil e de Controles Internos; porm, o auditor deve efetuar sugestes objetivas para seu aprimoramento, decorrentes de constataes feitas no decorrer do seu trabalho. (Res. 820/97 11.2.5.3). A avaliao do Sistema Contbil e de Controles Internos pelo auditor deve considerar os seguintes aspectos: (Res. 820/97 11.2.5.4; 11.2.5.5 e 11.2.5.6). o ambiente de controle existente na entidade; e os procedimentos de controle adotados pela administrao da entidade.

1. 2. 1. 3. 2.

A avaliao do ambiente de controle existente deve considerar: a definio de funes de toda a administrao; o processo decisrio adotado na entidade; a estrutura organizacional da entidade e os mtodos de delegao de autoridade e responsabilidade; as polticas de pessoal e a segregao de funes; e o sistema de controle da administrao, incluindo as atribuies da auditoria interna, se existente. A avaliao dos procedimentos de controle deve considerar:

1. as normas para a elaborao de DCs e quaisquer outros informes contbeis e administrativos, para fins internos ou externos; 1. a elaborao, a reviso e a aprovao de conciliaes de contas; 1. a sistemtica reviso da exatido aritmtica dos registros; 2. a adoo de sistemas de informao computadorizados e os controles adotados na sua implantao, alterao, acesso a arquivos e gerao de relatrios; 3. os controles adotados sobre as contas que registram as principais transaes da entidade; 2. o sistema de aprovao e a guarda de documentos; 3. a comparao de dados internos com fontes externas de informao; 4. os procedimentos de inspees fsicas peridicas em ativos da entidade; 5. a limitao do acesso fsico a ativos e registros; e 6. a comparao dos dados realizados com os dados projetados. IV Levantamento do sistema de controle interno. As informaes so obtidas das atravs de: - manuais internos; - inspeo fsica de documentos; e - entrevistas com empregados. So registradas pelos auditores em: - memorandos; - questionrios; e - fluxograma.

V Limitaes dos controles internos (Marcelo Cavalcanti). So principalmente com relao a: - conluio de empregados; - empregados negligentes na execuo de tarefas; e - empregados no so adequadamente instrudos com relao s normas internas. Embora a empresa tenha um excelente sistema de controle interno, o auditor externo deve efetuar procedimentos mnimos de auditoria. VI Desfalques temporrios e permanentes (Marcelo Cavalcanti). - Temporrio: empregado apossa-se de um bem da empresa e no altera os registros contbeis. Exemplos:

O empregado desvia um bem qualquer da empresa (dinheiro em caixa, estoques etc.), mas no altera os registros contbeis. Esse desfalque poderia ser descoberto atravs do confronto dos ativos com os registros contbeis. O empregado desvia dinheiro de uma duplicata recebida de clientes aps o registro contbil do recebimento. Esse desfalque seria descoberto confrontandose a conta clientes com a conta caixa. Se o empregado desviasse o dinheiro antes

do registro contbil, o desfalque poderia ser descoberto mediante confirmao com cliente.

- Permanente: empregado apossa-se de um bem da empresa e altera os registros contbeis.

Exemplos:

O empregado responsvel pelos recebimentos de clientes e pelos registros contbeis de vendas e recebimentos: ele desvia um recebimento de vendas a prazo e baixa a duplicata correspondente contra receita de vendas no resultado. O empregado desvia um determinado ativo e debita despesa no resultado.

Cuidado: O Sistema Contbil e de Controles Internos de responsabilidade da administrao e no do auditor interno ou externo.

EXERCCIOS CONTROLES INTERNOS 1. Quanto aos procedimentos de auditoria pode-se afirmar que: I. No h necessidade de enviar cartas de solicitao de saldos aos bancos, tendo em vista que o auditor tem acesso aos extratos bancrios da empresa auditada. II. Caso os fornecedores da empresa auditada no respondam s cartas de solicitao de saldos, o auditor ter que emitir parecer com ressalva. III. Os testes de auditoria so realizados por amostragem, sendo que o tamanho da amostra depende da avaliao do controle interno da empresa pelo auditor. a) todas as afirmaes so incorretas. b) apenas a afirmao I correta. c) apenas a afirmao II correta. d) apenas a afirmao III correta. e) apenas as afirmaes II e III so corretas. 2. O principal objetivo do auditor independente na avaliao do controle interno : a) observar se os empregados so competentes c) verificar se no houve roubo b) estabelecer o volume de testes de auditoria d) determinar se a empresa lucrativa 3. (ICMS / RJ) O trabalho do auditor interno tem por finalidade: a) a verificao da fidelidade das informaes b) servir ao interesse de terceiros c) emitir parecer d) avaliar o cumprimento das normas e procedimentos internos e) absoluta imparcialidade e total independncia no trabalho 4. Coloque CC para Controle Contbil e CA para Controle Administrativo: ( ) a. estudos de tempos e movimentos ( ) b. segregao de funes ( ) c. anlises das variaes entre valores orados e realizados ( ) d. treinamento de pessoal ( ) e. sistema de conferncia ( ) f. controles fsicos sobre os ativos ( ) g. controle de contratos de compras assinados, mas, ainda no realizados economicamente ( ) h. auditoria interna 5. O sistema contbil e de controles internos de responsabilidade: a) do auditor externo c) da administrao da empresa e) do C.F.C. b) do auditor interno d) do setor contbil 6. Indique o componente abaixo que no est relacionado com a estrutura de controle interno de uma entidade. a) Controle das atividades c) Risco de auditoria e) Avaliao de risco b) Informao e comunicao d) Monitorao

7. Quando um auditor eleva o nvel de risco de controle, porque determinados procedimentos de controle do cliente mostraram-se ineficientes, ele deve: a) aumentar o nvel de risco inerente. d) efetuar testes alternativos de controle. b) estender os testes de controle. e) aumentar o nvel de testes substantivos. c) aumentar o nvel de risco de deteco. 8. A implantao e a implementao de uma estrutura de controles internos efetiva mediante a definio de atividades de controles para todos os nveis de negcios da instituio; o estabelecimento dos objetivos e procedimentos pertinentes aos mesmos; e a verificao sistemtica da adoo e do cumprimento desses procedimentos so de responsabilidade da(o): a) CVM c) Diretoria da Instituio e) CFC b) Auditoria externa d) BACEN 9. No processo de avaliao do sistema contbil e de controles internos, o auditor pode constatar necessidades de aprimoramentos. Nessa circunstncia, o auditor independente: a) no deve fazer sugestes de maneira formal, to-somente verbal b) pode efetuar sugestes relevantes para o aprimoramento do sistema c) est impedido de efetuar sugestes de qualquer espcie d) no pode efetuar sugestes, sob pena de perder a independncia e) deve efetuar sugestes objetivas para tais aprimoramentos 10. A estrutura organizacional da entidade e os mtodos de delegao de autoridade e responsabilidade devem ser considerados pelo auditor independente na: a) avaliao dos procedimentos de controle b) avaliao da continuidade operacional c) avaliao do ambiente de controle d) verificao das transaes com partes relacionadas e) verificao das contingncias trabalhistas 11. O conceito de responsabilidade para fins do controle interno representa: a) a conferncia de todos os clculos b) limitar o acesso de funcionrios aos ativos da empresa c) estabelecer os fluxos internos de documentos d) definir as atribuies de cada funcionrio 12. Representa um dos objetivos do princpio de responsabilidade: a) identificar funcionrios omissos na execuo de seus deveres b) tornar mais racional a linhas de produo da fbrica c) determinar as necessidades internas de treinamento de pessoal d) captar maior volume de recursos junto ao mercado financeiro 13. A aprovao da aquisio de um bem representa: a) evidenciar que o bem chegou na empresa b) autorizar o gasto com a compra do bem c) indicar que a nota fiscal do fornecedor concorda com a ordem de compra d) programar a nota fiscal do fornecedor para pagamento 14. O procedimento de cotar preos junto aos fornecedores efetuado pela seguinte rea:

a) recepo c) compras b) controladoria d) financeiro

15. O procedimento de certificar a prestao de um servio representa: a) evidenciar que o servio foi efetivamente prestado b) processar a aquisio c) liberara a nota fiscal do fornecedor para pagamento d) indicar a data que a nota fiscal do fornecedor dever ser paga 16. O processo de habilitar a nota fiscal do fornecedor para pagamento representa: a) conferir fisicamente os bens b) atestar que o servio foi prestado c) conferir a nota fiscal do fornecedor e confront-la coma ordem de compra ou contrato d) estimar a data de pagamento da nota fiscal do fornecedor 17. O procedimento de programao financeira representa: a) conferir fisicamente o bem b) processar a aquisio c) liberar a nota fiscal do fornecedor para pagamento d) providenciar e/ou reservar recursos para o pagamento da nota fiscal do fornecedor 18. (AFRF) Na auditoria das demonstraes contbeis, o auditor deve efetuar o estudo e avaliao do sistema contbil e de controles internos da entidade, com a finalidade principal de: a) determinar a natureza, oportunidade e extenso dos procedimentos de auditoria b) verificar se os sistemas funcionam da forma como esto previstos c) proporcionar a emisso de relatrios de recomendao de melhorias requeridas d) constatar pontos fracos e ineficincias que possam gerar fraudes e erros e) proporcionar conhecimentos bsicos sobre a empresa e sua organizao 19. (ICMS / RS) Para fins de controle interno, a segregao de funes consiste: a) em estabelecer que um mesmo empregado no pode ser responsvel pelas compras e pelas finanas da empresa b) em estabelecer que um mesmo empregado no pode ser responsvel pelas compras e pelas contas a pagar da empresa c) em estabelecer que um mesmo empregado no pode ser responsvel pelas finanas e pelas contas a pagar da empresa d) em estabelecer que um mesmo empregado no pode ter acesso aos ativos e aos registros contbeis da empresa e) no ato de segregar empregados com um grau de qualificao e habilidade para o cargo que ocupam na empresa 20. Indique com T se o desfalque for temporrio e com P se for permanente. ( ) a. O empregado inclui um empregado fictcio na folha de pagamentos, apodera-se do envelope de salrio desse empregado e posteriormente faz o lanamento contbil da folha de pagamento (dbito de despesa de salrio e crdito em bancos).

( ) b. O empregado, responsvel pelo pagamento aos fornecedores, efetua um desfalque na empresa, apagando o nome do fornecedor beneficirio do cheque e colocando seu nome. ( ) c. O empregado, responsvel pela custdia dos talonrios de cheques em branco, efetua um desfalque na empresa, falsificando as assinaturas (so exigidas duas assinaturas) em um cheque. ( ) d. O empregado rouba matria-prima e faz lanamento contbil debitando a conta de despesa de material de escritrio e creditando a conta de matria-prima.

21. Em relao aos princpios de controles internos, relacione a coluna da esquerda com a da direita: a) Responsabilidades b) Rotinas internas () () limitar o acesso de pessoas e estabelecer controles fsicos sobre os bens. estabelecer procedimentos de forma que seus ativos sejam confrontados com registros contbeis periodicamente. estabelecer, de preferncia por escrito, as atribuies dos empregados e setores internos da entidade. estabelecer que uma mesma pessoa no pode ter acesso aos ativos e aos registros contbeis. estabelecer que somente os registros autorizados sejam registrados, por seus valores corretos e dentro do perodo de competncia. verificar se os empregados esto cumprindo as normas e avaliar a necessidade de alterao do controles internos. o custo do controle no deve ser superior aos benefcios proporcionados por ele. definir no manual de organizao todas as suas rotinas internas. Ex: formulrios

c) Acesso aos ativos

()

d) Segregao de funes e) Confronto dos ativos com os registros f) Amarraes do sistema

() ()

()

g) Auditoria interna h) Custo do controle x benefcios

() ()

Captulo 3 PAPIS DE TRABALHO CONCEITOS E TCNICAS DE PREPARAO I Definio de papis de trabalho (PT ou WP). o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo auditor que constituem a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio. (Res. 820/97 11.1.3.1). Finalidade: - fundamentar sua opinio (principal); - facilitar a reviso; - servir como avaliao dos auditores; - ajudar no trabalho da prxima auditoria; e - servir de prova, em caso de justia. Preparados de forma: - manual; - meios eletrnicos; e - outros meios. II Tipos de papis de trabalho. - Programa de auditoria: Orientar e controlar execuo dos exames de auditoria. - padronizar os procedimentos de auditoria de uma organizao; e - evitar que sejam omitidos procedimentos importantes. - Papis elaborados pelo auditor: Registrar os procedimentos previstos no programa. - Outros papis de trabalho: - cartas de confirmao de terceiros (circularizao); - cpias de documentos importantes. III Documentao da auditoria (Res. 820/97 11.2.7 e IT 02). Papis de trabalho (PTs) documentar todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter sido a auditoria executada de acordo com as normas. Os PTs devem: ter abrangncia e detalhes para o entendimento e o suporte da auditoria executada, compreendendo a documentao do planejamento, a natureza, oportunidade e extenso dos procedimentos de auditoria, bem como o julgamento do auditor e as concluses alcanadas. ser elaborados, organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. Quando o auditor utilizar anlises, DCs ou outros documentos fornecidos pela entidade, deve certificar-se da sua exatido. Isto , o auditor pode usar quaisquer documentos preparados ou fornecidos pela entidade, desde que avalie sua consistncia e se satisfaa com sua forma e contedo.

Os papis de trabalho, alm de outros, incluem: 1. informaes sobre a estrutura organizacional e legal da entidade; 2. cpias de documentos legais, contratos e atas; 3. informaes sobre o setor de atividades, ambiente econmico e legal em que a entidade opera; 4. evidncias do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanas nesses programas; 5. evidncias do entendimento, por parte do auditor, do sistema contbil e de controle interno, e sua concordncia quanto sua eficcia e adequao; 6. evidncias de avaliao e concluses do auditor e reviso sobre o trabalho da auditoria interna; 7. anlises de transaes, movimentao e saldos de contas; 8. anlises de tendncias, coeficientes, quocientes, ndices e outros indicadores significativos; 9. registro da natureza, oportunidade e extenso dos procedimentos de auditoria e seus resultados; 10. evidncias de que o trabalho executado pela equipe tcnica foi supervisionado e revisado; 11. indicao de quem executou e revisou os procedimentos de auditoria e de quando o fez; 12. cartas de responsabilidade da administrao; 13. concluses do auditor acerca de aspectos significativos, incluindo o modo como foram resolvidas ou tratadas questes no-usuais; e 14. cpias das demonstraes contbeis, assinadas pela administrao da entidade e pelo contabilista responsvel, e do parecer e relatrios do auditor. IV Natureza dos papis de trabalho. Corrente - So os que contm as informaes relacionadas com o tipo de auditoria em execuo. - Utilizados em apenas um exerccio social. Permanente - So os que contm informaes relacionadas com a organizao e atividades da empresa. - Utilizados em mais de um exerccio social.

V Tcnicas de elaborao de papis de trabalho.

As principais tcnicas so: se manual, deve ser escriturado a lpis (preto); deve conter: - o nome da empresa auditada; - a data-base de exame; - rea do balano (Ex: imobilizado); - teste (Ex: reclculo de depreciao); - assinatura da pessoa que preparou e do revisor; - codificao; - objetivo do papel de trabalho; - descrio dos procedimentos efetuados; e - concluses alcanadas. comentrios concisos e com redao clara e compreensvel. VI Propriedade e perodo de guarda dos papis de trabalho. - Propriedade: exclusiva do auditor, responsvel por sua guarda e sigilo. Partes ou excertos destes podem, a critrio do auditor, ser postos disposio da entidade. (Res. 820/97 11.1.3.2 e IT 02). O auditor deve assegurar o sigilo relativamente s informaes obtidas durante o seu trabalho na entidade auditada, no as divulgando, sob nenhuma circunstncia, sem autorizao expressa da entidade, salvo quando houver obrigao legal de faz-lo. (Res. 821/97 1.6.2). O auditor somente dever divulgar a terceiros informaes sobre a entidade auditada ou sobre o trabalho por ele realizado caso seja autorizado, por escrito, pela administrao da entidade, com poderes para tanto, contendo, de forma clara e objetiva, os limites das informaes a serem fornecidas, sob pena de infringir o sigilo profissional. (Res. 821/97 1.6.3). O auditor, quando previamente autorizado por escrito, pela entidade auditada, dever fornecer as informaes que forem julgadas necessrias ao trabalho do auditor independente que o suceder, as quais serviram de base para a emisso do ltimo parecer de auditoria por ele emitido. - Perodo de guarda: cinco anos, a partir da data de emisso de seu parecer. (Res. 821/97 1.5.1). VII Folha de ajuste. Papel de trabalho onde o auditor elabora lanamentos extracontbeis, a fim de que as DCs reflitam adequadamente a situao da companhia. - Ajuste: quando ocorre uma variao do patrimnio da empresa. - Reclassificao: quando no ocorre uma variao do patrimnio da empresa.

Exemplo: Resumo das diferenas encontradas durante o servio de auditoria.

EXERCCIOS PAPIS DE TRABALHO 1. (Auditor / RS) Por PAPIS DE TRABALHO entende-se o conjunto de formulrios e documentos que contm as informaes e apontamentos coligidos pelo auditor, no decurso do exame, as provas por ele realizadas e, em muitos casos a descrio dessas provas, que constituem o testemunho do trabalho executado e fundamento da opinio expressa pelo auditor independente. Os PAPIS DE TRABALHO so de propriedade: a) da empresa auditada, pois registram dados confidenciais relativos a suas atividades b) do auditor e da empresa auditada c) pblica d) exclusiva e confidencial do auditor e) da diretoria da empresa auditada 2. A finalidade principal dos papis de trabalho : a) fornecer dados para a empresa elaborar as demonstraes contbeis b) ajudar o auditor independente no preparo das demonstraes contbeis e do relatrio da administrao c) registrar as evidncias obtidas durante a execuo do servio de auditoria d) auxiliar a empresa na maximizao de seus lucros 3. (ICMS / RS) O auditor independente deve conservar em boa guarda toda a documentao, correspondncia, papis de trabalho, relatrios e pareceres, relacionados com os servios realizados pelo prazo de: a) 3 anos a partir da data da emisso de seu parecer. b) 3 anos a partir da data da publicao de seu parecer. c) 5 anos a partir da data da emisso de seu parecer. d) 5 anos a partir da data da publicao de seu parecer. e) 3 anos em relao aos pareceres adversos ou com absteno de opinio, contados a partir da data da publicao de seu parecer. f) 5 anos em relao aos pareceres sem ressalva ou com ressalva e de 3 anos em relao aos pareceres adversos ou com absteno de opinio, contados a partir da data da publicao de seu parecer. 4. (CRC RJ/99) Os papis de trabalho consistem no conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coletadas pelo auditor externo, so de sua propriedade exclusiva, e tm como principal objetivo: a) servir de elemento de prova para registro no departamento contbil b) acumular as provas necessrias para dar suporte ao parecer do auditor c) evitar desperdcios e erros d) controle dos compromissos assumidos pelo auditor e) cobrar os honorrios 5. Na primeira linha da parte superior dos papis de trabalho deve constar: a) a data-base do exame d) os comentrios b) o nome da empresa auditada e) as observaes c) as explicaes dos tiques

6. Consiste em uma das vantagens de utilizao de smbolos (ticks), nos papis de trabalho do auditor: a) facilitar o estudo e a avaliao dos controles internos. b) facilidade de reviso e eliminao de repetio de explicaes. c) servir de base para avaliao individual do desempenho do auditor. d) determinar se o servio foi realizado de forma adequada e eficaz. e) servir de fonte de informaes para consultas, a fim de obter detalhes de saldos de contas. 7. O objetivo principal de codificar e referenciar os papis de trabalho : a) levantar pontos para o relatrio-comentado d) avaliar os auditores b) estabelecer o planejamento de auditoria e) dificultar o entendimento c) facilitar de imediato a identificao das informaes 8. Os papis de trabalho permanentes so utilizados em: a) um exerccio social d) mais de um exerccio social b) dois exerccios sociais e) quatro exerccios sociais c) trs exerccios sociais 9. So exemplos de papis de trabalho permanentes, exceto: a) relao com assinatura dos principais diretores b) contrato social da entidade c) estatuto social d) exame do contas a pagar do exerccio auditado e) descrio dos negcios 10. Voc est, durante uma auditoria, consultando o exame do patrimnio lquido do exerccio auditado da Empresa. Est, portanto, consultando um papel de trabalho: a) corrente d) do patrimnio lquido b) permanente e) das DCs c) de reviso analtica 11. Alm de outros mais especficos, os papis de trabalho devem incluir, exceto: a) informaes sobre a estrutura organizacional e legal da entidade. b) cpias ou excertos de documentos legais. c) evidncias de avaliao dos riscos de auditoria. d) evidncias de avaliao dos saldos bancrios dos acionistas. e) anlise de transaes, movimentao e saldos de contas. 12. Representa um dos objetivos do programa de auditoria: a) aumentar a lucratividade da empresa auditada b) padronizar os procedimentos dos auditores de uma mesma empresa de auditoria c) melhor a disposio fsica das mquinas na fbrica d) estabelecer uma estrutura organizacional mais adequada para a empresa auditada 13. Os papis de trabalho so o conjunto de documentos que evidenciam o trabalho do auditor independente. Assim sendo: a) devem ser entregues empresa auditada, ao trmino do trabalho, para justificar o parecer emitido e os honorrios cobrados. b) devem ser entregues CVM para reviso e aprovao.

c) so de sua propriedade, sendo tambm responsvel pela sua guarda e sigilo. d) so de propriedade da empresa auditada, mas ficam disposio da CVM. e) no so de propriedade do auditor, mas ficam disposio da CVM e da Receita Federal. 14. (Auditor / RS) Examine atentamente os itens abaixo e cumpra a instruo dada logo a seguir: I Anotaes da comparao dos balanos dos ltimos 3 anos para acompanhar a tendncia de dados da empresa. II Anotaes do inventrio fsico de estoques. III Confirmaes de saldos referentes a bancos, advogados, fornecedores, seguradoras e contas mantidas no exterior. IV Cpias de contratos bancrios de financiamentos a longo prazo V Anlise da declarao de imposto de renda da pessoa jurdica, para adequao da proviso do imposto de renda. Assinale a opo que contm os itens que correspondem aos papis de trabalho do auditor que devem corretamente fazer parte da pasta corrente. a) I, IV e V d) II, III e V b) I, II e III e) I, II e IV c) III, IV e V 15. (AFRF) Os papis de trabalho devem seguir um padro definido e claro. Com base nesta afirmao, assinale a opo que no se constitui numa regra bsica que deve ser observada na elaborao dos papis de trabalho. a) os papis de trabalho devem ser limpos, claros e evidenciar a obedincia s normas de auditoria. b) os papis de trabalho devem incluir todos os dados pertinentes, inclusive os irrelevantes. c) os papis de trabalho devem ser limpos, claros e corretos, e ainda sem erros matemticos. d) os papis de trabalho devem ser concisos, limpos, claros, sem erros de matemtica e objetivos. e) os papis de trabalho devem ser limpos, claros, corretos e elaborados de forma sistemtica e racional. 16. (AFRF) Assinale a opo que no se relaciona com os papis de trabalho utilizados pelo auditor no transcorrer dos seus trabalhos: a) os papis de trabalho so o conjunto de documentos e apontamentos do auditor. b) os papis de trabalho, por serem confidenciais, so de propriedade da empresa auditada. c) os papis de trabalho constituem a evidncia do trabalho executado pelo auditor. d) os papis de trabalho devem ser mantidos em arquivo por 5 anos. e) os papis de trabalho contm informaes e provas coligidas pelo auditor. 17. Indique com C se o papel de trabalho for Corrente e com P se for Permanente. ( ) a. Caixa e bancos ( ) b. Contas a receber ( ) c. Patrimnio lquido ( ) d. Estatuto social ( ) e. Reviso analtica

( ) f. Cpia de contratos de financiamentos a longo prazo ( ) g. Cpia do Manual de Contabilidade ( ) h. Descrio dos negcios em que a empresa auditada atua 18. O auditor elabora lanamentos extracontbeis e os registra no papel de trabalho das demonstraes contbeis, a fim de que estas reflitam adequadamente a situao da companhia. Para as frases abaixo relacionadas, indique com A se o lanamento for de ajuste e com R se for de reclassificao. ( ) a. A empresa no contabilizou os juros devidos referentes s aplicaes financeiras de curtssimo prazo. ( ) b. As matrias-primas foram classificadas indevidamente no grupo do ativo imobilizado. ( ) c. Uma despesa com encargos sociais foi registrada erroneamente no grupo de despesas no operacionais. ( ) d. Uma despesa de manuteno de mquinas foi classificada no balano patrimonial. ( ) e. A proviso para devedores duvidosos estava insuficiente. ( ) f. A empresa superavaliou a proviso para o imposto de renda. ( ) g. Os juros a pagar sobre emprstimos em moeda estrangeira foram classificados na conta de fornecedores a pagar. ( ) h. As vendas dos ltimos dias do final de ano foram contabilizadas no exerccio social seguinte. 19. (Estilo UNB) Os papis de trabalho so o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo auditor que constituem a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio. Acerca deste assunto, julgue os itens seguintes: ( ) a. os papis de trabalho, por serem confidenciais, so de propriedade da empresa auditada. ( ) b. segundo as informaes que contm, podem ser classificados em permanentes ou correntes. ( ) c. o estatuto ou contrato social so exemplos de papis de trabalho correntes. ( ) d. devem ser guardados, para fins de fiscalizao do exerccio profissional, pelo prazo de 5 anos, contados a partir da data de emisso do parecer.

Captulo 4 PLANEJAMENTO DE AUDITORIA "Antes da batalha o planejamento tudo. Assim que o tiroteio comea, planos so inteis". Dwight Eisenhower I Definio de planejamento de auditoria. De acordo com Lopes de S: Plano de auditoria ou planejamento de auditoria significa tarefa preliminar traada pelo auditor que se caracteriza pela previso dos trabalhos que devem ser executados em cada servio, a fim de que este cumpra integralmente as suas finalidades dentro das normas cientficas da contabilidade e da tcnica de auditoria. O planejamento deve considerar a execuo em primeiro lugar das reas de controle interno e reviso analtica, a fim de determinarem-se a natureza, oportunidade e extenso dos procedimentos de auditoria, para as diversas contas do balano patrimonial e da demonstrao de resultado. O plano, ainda, deve ter uma certa flexibilidade se, durante a execuo dos trabalhos, o auditor decidir que deve mudar algum procedimento ou seguir outra linha de trabalho. O auditor deve planejar seu trabalho consoante as Normas Profissionais do Auditor Independente e de acordo com os prazos e demais compromissos contratualmente assumidos com a entidade. (Res. 820/97 11.2.1.1). O planejamento pressupe adequado nvel de conhecimento sobre as atividades, os fatores econmicos, a legislao aplicvel, as prticas operacionais da entidade e o nvel geral de competncia de sua administrao. (Res. 820/97 11.2.1.2). II Fatores relevantes na execuo dos trabalhos (Res. 820/97 11.2.1.3). O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execuo dos trabalhos, especialmente os seguintes: 1. o conhecimento detalhado das prticas contbeis adotadas pela entidade e as alteraes procedidas em relao ao exerccio anterior; 2. o conhecimento detalhado do sistema contbil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade; 3. os riscos de auditoria e a identificao das reas importantes da entidade, quer pelo volume de transaes, quer pela complexidade de suas atividades; 4. a natureza, a oportunidade e a extenso dos procedimentos de auditoria a serem aplicados; 1. a existncia de entidades associadas, filiais e partes relacionadas;

5. o uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos; 6. a natureza, o contedo e a oportunidade dos pareceres, relatrios e outros informes a serem entregues entidade; e 7. a necessidade de atender prazos estabelecidos por entidades reguladoras ou fiscalizadoras e para a entidade prestar informaes aos demais usurios externos.

III - Documentao do planejamento (Res. 820/97 11.2.1.4 at 11.2.1.8). O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, de forma a servir como guia e meio de controle de sua execuo, detalhando a natureza, oportunidade e extenso dos procedimentos que sero aplicados. O planejamento da auditoria, quando incluir a designao de equipe tcnica, deve prever a orientao e a superviso do auditor, que assumir total responsabilidade pelos trabalhos executados. O planejamento e os programas de trabalho devem ser revisados e atualizados sempre que novos fatos o recomendarem.

IV Inexistncia de auditoria anterior ou DCs examinadas por outros auditores (Res. 820/97 11.2.1.9). Quando for realizada uma auditoria pela primeira vez na entidade, ou quando as demonstraes contbeis do exerccio anterior tenham sido examinadas por outro auditor, o planejamento deve contemplar os seguintes procedimentos: 1. obteno de evidncias suficientes de que os saldos de abertura do exerccio no contenham representaes errneas ou inconsistentes que, de alguma maneira, distoram as demonstraes contbeis do exerccio atual; 2. exame da adequao dos saldos de encerramento do exerccio anterior com os saldos de abertura do exerccio atual; 3. verificao se as prticas contbeis adotadas no exerccio atual so uniformes com as adotadas no exerccio anterior; 4. identificao de fatos relevantes que possam afetar as atividades da entidade e sua situao patrimonial e financeira; e 5. identificao de relevantes eventos subseqentes ao exerccio anterior, revelados ou no revelados.

V Como adquirir conhecimentos sobre a empresa auditada (Marcelo Cavalcanti) O auditor deve analisar as seguintes reas: Financeira: - comportamento do fluxo de caixa; - existncia de contas em atraso (recebimento e pagamentos); - principais investimentos. Contbil - adoo dos princpios contbeis; - se as anlises das contas esto sendo preparadas; - elaborao das DCs.

Oramentria: - situao do oramento (orado x real); - explicaes das variaes (orado x real); - projees at o final do exerccio social.

Pessoal: - polticas de admisso, treinamento, avaliao e remunerao;

- estrutura organizacional.

Operaes e PCP: - aquisies e baixas de bens do imobilizado; - mquinas paradas e obsoletas; - estoques obsoletos ou com baixa rotatividade; - planejamento de inventrio fsico.

Vendas: - market-share da empresa e de seus produtos; - poltica de propaganda; - limite de aprovao das vendas (anlise de crdito); - polticas de garantias de produtos.

Suprimentos (compras): - limite de alada das compras; - sistema de compras; - nico fornecedor; - dificuldade de importao.

Fiscal e Legal: - processos judiciais; - situao dos livros fiscais; - alteraes no contrato social ou estatuto.

VI reas que o auditor poderia efetuar procedimentos de auditoria na visita preliminar. - levantamento e avaliao do sistema de controle; - resumo de atas; - atualizao da pasta permanente; - reviso analtica das DCs intermedirias; - testes das receitas e despesas acumuladas at a data da visita preliminar; e - testes de compras de bens do ativo imobilizado.

EXERCCIOS PLANEJAMENTO 1. Marque com V a frase verdadeira e com F a frase falsa. ( ) a. No planejamento de auditoria, o auditor externo deve ponderar menor nmero de horas e melhor qualidade. ( ) b. As empresas normalmente encerram o exerccio social em julho de cada ano. ( ) c. Levantar os problemas da empresa de imediato um dos objetivos que levam o auditor externo a planejar maior volume de horas nas auditorias preliminares. ( ) d. Um bom sistema de controle interno reduziria o risco da existncia de um erro nas demonstraes contbeis. ( ) e. Nas reas onde o controle interno ruim, o auditor externo faz menor volume de testes. ( ) f. O auditor externo faz maior volume de testes nas reas onde a reviso analtica indica uma situao normal. ( ) g. Pela leitura da pasta permanente, o auditor pode obter conhecimento sobre a forma de organizao, principais contratos e prticas contbeis da empresa auditada. 2. O planejamento de auditoria deve considerar todos os fatores relevantes na execuo dos trabalhos. Assinale a opo que no se constitui em fator relevante para o planejamento de auditoria: a) riscos de auditoria. b) existncia de entidades associadas, filiais e partes relacionadas. c) uso do trabalho de especialistas. d) preveno de fraude e erro. e) grau de confiana dos sistemas de controles internos. 3. Um dos objetivos principais do planejamento de auditoria : a) conhecer a empresa a ser auditada. c) verificar se a diretoria competente. b) aumentar a lucratividade da empresa. d) aumentar o market-share. 4. O estudo da rea financeira poderia determinar o seguinte tipo de problema: a) baixa qualidade dos produtos vendidos. b) necessidade da constituio de uma proviso de juros para atender a dvidas em atraso com fornecedores. c) processo fiscal contra a empresa. d) erro de correo monetria sobre ativo permanente. 5. No estudo da rea contbil, poderia ser detectado o seguinte: a) problemas de liquidez da empresa. b) despesas muito acima do previsto. c) poltica para conseguir novos mercados para os produtos da empresa no adequada. d) atraso no preparo das anlises de contas. 6. O estudo da rea oramentria poderia levar o auditor a detectar o seguinte problema: a) ausncia de um efetivo controle sobre as despesas. b) emprstimos a longo prazo classificados no passivo circulante. c) mudana no estatuto da empresa. d) existncia de mquinas obsoletas.

7. No estudo da rea de pessoal, poderia ser detectado o seguinte problema: a) os fiscais da Receita Federal multaram a empresa. b) falta de proviso para planos de demisses voluntrias de empregados. c) os clientes no esto pagando suas contas em dia. d) a receita incorrida est bem abaixo da prevista. 8. No estudo da rea fiscal poderia deixar em evidncia o seguinte problema: a) a empresa mudou o mtodo de avaliar estoques. b) variao anormal entre as compras oradas e as incorridas. c) falta de escriturao do livro de apurao do lucro real. d) produtos acabados obsoletos. 9. A anlise da rea legal poderia levar o auditor a detectar o seguinte problema: a) mudana do controle acionrio da empresa e a necessidade de divulgao em nota explicativa. b) a percentagem do custo das vendas em relao s vendas melhorou em comparao com o exerccio social anterior. c) o gerente financeiro no competente. d) a empresa no de adaptou nova legislao do imposto de renda. 10. A apreciao da rea de operaes da empresa poderia levar o auditor a perceber o seguinte problema: a) alta variao na taxa de cmbio e o conseqente aumento do endividamento da empresa. b) mudana na estrutura organizacional da empresa. c) paralisao da fbrica em funo da falta de matria-prima. d) modificao do plano de contas da empresa. 11. O estudo da rea de vendas poderia levar o auditor a detectar o seguinte problema: a) falta de conservao do meio ambiente. b) a empresa est perdendo mercado de seus produtos para outros concorrentes. c) atraso na escriturao do livro de atas de reunio da diretoria. d) os empregados no esto sendo treinados adequadamente. 12. A pesquisa na rea de contabilidade poderia indicar o seguinte problema: a) a taxa de depreciao de novos bens no est adequada. b) os produtos vendidos no esto passando pelo controle de qualidade. c) o fiscal de ICM multou a empresa. d) a empresa no est cumprindo as exigncias de segurana. 13. (Estilo UNB) De conformidade com NBC T 11 Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis, em relao ao planejamento de auditoria, julgue os itens seguintes: ( ) a. o auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessrio compreenso dos procedimentos que sero aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extenso. ( ) b. os programas de trabalho devem ser detalhados, de forma a servirem como guia e meio de controle de sua execuo.

( ) c. O planejamento de auditoria e os programas de trabalho no podem ser revisados e atualizados mesmo que novos fatos o recomendarem. ( ) d. O planejamento da auditoria, quando incluir a designao de equipe tcnica, deve prever a orientao e a superviso do auditor, que assumir total responsabilidade pelos trabalhos executados. ( ) e. A utilizao de equipe tcnica deve ser prevista de maneira a fornecer razovel segurana de que o trabalho venha a ser executado por pessoa com capacitao profissional, independncia e treinamento, requeridos nas circunstncias.

14. O auditor contbil deve planejar seu trabalho, o que pressupe adequado nvel de conhecimento acerca do ramo de atividade, negcios e prticas operacionais da entidade a auditar. Os fatores relevantes que o planejamento deve considerar na execuo dos trabalhos de auditoria incluem: ( ) a. o conhecimento detalhado do sistema contbil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade. ( ) b. a natureza, a oportunidade e a extenso dos procedimentos de auditoria a serem aplicados. ( ) c. o uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos. ( ) d. os investimentos que a entidade est planejando fazer e as fontes de recursos para financi-los. ( ) e. o nvel de qualidade da matria-prima, do pessoal e dos produtos finais da entidade. ( ) f. a existncia de entidades associadas, filiais e partes relacionadas. ( ) g. responsabilidade pela preveno de fraude e erro. ( ) h. os riscos de auditoria e a identificao das reas importantes da entidade, quer pelo volume de transaes, quer pela complexidade de suas atividades. ( ) i. as fontes de recursos para investimento que a entidade est planejando fazer. ( ) j. conhecimento detalhado das prticas contbeis adotadas pela entidade e as alteraes procedidas em relao ao exerccio anterior. ( ) l. as normas para elaborao de DCs e quaisquer outros informes contbeis e administrativos, para fins internos ou externos. ( ) m. a necessidade de atender prazos estabelecidos por entidades reguladoras ou fiscalizadoras e para a entidade prestar informaes aos demais usurios externos.

Captulo 5 RISCOS DE AUDITORIA I Definio de risco de auditoria a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinio tecnicamente inadequada sobre demonstraes contbeis significativamente incorretas. (Res. 820/97 11.2.3.1). A anlise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia em dois nveis: geral (considerando as DCs) e especfico (considerando as contas separadamente). (Res. 820/97 11.2.3.2). II Tipos de riscos Os riscos podem ser tipificados em trs amplas categorias, a saber: Risco inerente: a possibilidade de ocorrncia de erros ou irregularidades relevantes antes de conhecer-se a eficcia dos sistemas de controle, normalmente relacionado com a atividade fim da entidade. Risco de controle: a possibilidade do saldo de uma conta (classe ou transao) estar errado e no ser detectado pelo sistema de controle interno. Risco de deteco: a possibilidade do saldo de uma conta (classe ou transao) estar errado e no ser detectado ou levar o auditor a concluir pela sua inexistncia. III Determinao do risco de auditoria (Res. 820/97 11.2.3.3). Para determinar o risco da auditoria, o auditor deve avaliar o ambiente de controle da entidade, compreendendo: 1. a funo e o envolvimento dos administradores nas atividades da entidade; 1. a estrutura organizacional e os mtodos de administrao adotados, especialmente quanto a limites de autoridade e responsabilidade; 2. as polticas de pessoal e a segregao de funes; 2. a fixao, pela administrao, de normas para inventrio, para conciliao de contas, preparao de demonstraes contbeis e demais informes adicionais; 3. as implantaes, as modificaes e o acesso aos sistemas de informao computadorizada, bem como acesso a arquivos de dados e possibilidade de incluso ou excluso de dados; 3. o sistema de aprovao e o registro de transaes; 4. as limitaes de acesso fsico a ativos e registros contbeis e/ou administrativos; e 5. as comparaes e as anlises dos resultados financeiros com dados histricos e/ou projetados. EXERCCIOS RISCO DE AUDITORIA

1. A possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinio tecnicamente inadequada sobre demonstraes contbeis significativamente incorretas denominada: a) Risco de deteco b) Risco de auditoria c) Risco inerente d) Risco de controle e) Risco sistmico 2. (ATM/CE) Os trs componentes bsicos do Risco de Auditoria so: a) risco de amostragem, risco dos procedimentos e risco de materialidade. b) risco de fraude, risco de erro e risco de omisso. c) risco de planejamento, risco de superviso e risco de execuo. d) risco do ambiente, risco de sistemas e risco de parecer. e) risco inerente, risco de controle e risco de deteco. 3. Quando um auditor eleva o nvel de risco de controle, porque determinados procedimentos de controle do cliente mostraram-se ineficientes, o auditor deve: a) aumentar o nvel de risco inerente. b) estender os testes de controle. c) aumentar o nvel de risco de deteco. d) efetuar testes alternativos de controle. e) aumentar o nvel de testes substantivos. 4. O risco de sistemas contbeis e de controles internos deixarem de prevenir e/ou detectar uma distoro no saldo de uma conta que pode ser relevante, classifica-se como risco: a) inerente. d) de controle. b) do trabalho. e) do negcio. c) de deteco. 5. Quando os produtos que esto sendo vendidos pela empresa auditada esto sujeitos a alteraes significativas de preos, o auditor deve: a) aumentar o risco inerente. d) reduzir risco de controle. b) reduzir o risco inerente. e) aumentar o risco de controle. c) aumentar risco de deteco.

Captulo 6 CONTINUIDADE NORMAL DAS ATIVIDADES DA ENTIDADE (Res. 820/97 11.2.8).

Deve merecer especial ateno do auditor, quando do planejamento dos seus trabalhos, ao analisar os riscos de auditoria, e deve ser complementada quando da execuo de seus exames. Evidncia de normalidade 1(um) ano aps a data-base de encerramento do exerccio das DCs suficiente para a caracterizao dessa continuidade. Indcios de dvida da continuidade - o auditor deve aplicar os procedimentos adicionais necessrios para a formao de juzo embasado e definitivo sobre a matria. Evidncias de riscos na continuidade normal das atividades da entidade, o auditor dever:

avaliar os possveis efeitos nas DCs, especialmente quanto realizao dos ativos; e mencionar em pargrafo de nfase no parecer os efeitos da situao na continuidade operacional, de modo que os usurios tenham informao sobre a mesma.

Pressupostos adotados pelo auditor na anlise da continuidade (no exaustivos): 1. 1. 2. 3. indicadores financeiros: passivo a descoberto; posio negativa do capital circulante lquido (CCL); emprstimos com prazo fixo e vencimentos imediatos, sem possibilidade de renovao pelos credores; 4. excessiva participao de emprstimos de curto prazo, sem a possibilidade de alongamento das dvidas ou capacidade de amortizao; 5. ndices financeiros adversos de forma contnua; 6. prejuzos substanciais de operao e de forma contnua; 7. retrao ou descontinuidade na distribuio de resultados; 8. incapacidade de devedores na data do vencimento; 9. dificuldades de acertos com credores; 1. alteraes ou renegociaes com credores; e 10. incapacidade de obter financiamentos para o desenvolvimento de novos negcios ou produtos, e inverses para o aumento da capacidade produtiva. 2. indicadores de operao: 1. perda de elementos-chave na administrao sem modificaes ou substituies imediatas; 2. perda de mercado, franquia, licena, fornecedor essencial ou financiador estratgico; e 3. dificuldades de manter mo-de-obra essencial para a manuteno da atividade.

2. outras indicaes: 1 - no-cumprimento de normas legais, regulamentares e estatutrias; 2 - contingncias capazes de no serem cumpridas pela entidade; e 3 - mudanas das polticas governamentais que afetam a entidade.

EXERCCIOS CONTINUIDADE 1. O Conselho Federal de Contabilidade entende que a continuidade normal das atividades da entidade auditada fica evidente: a) 6 meses aps a data das demonstraes contbeis. b) 6 meses aps a data da emisso do parecer. c) 1 ano aps a data das demonstraes contbeis. d) 1 ano aps a data da emisso do parecer. e) 1 ms aps a data da assemblia de acionistas.

Captulo 7 ESTIMATIVAS CONTBEIS (Res. 820/97 11.2.11). As estimativas contbeis so de responsabilidade da administrao da entidade e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos, requerendo o seu julgamento na determinao do valor adequado a ser registrado nas DCs. O auditor deve:

ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e mtodos utilizados pela entidade, no estabelecimento de estimativas que resultem em provises; e se assegurar da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes. Tal procedimento inclui, alm da anlise da fundamentao matemtico-estatstica dos procedimentos utilizados pela entidade na quantificao das estimativas, os seguintes: a coerncia destas com o comportamento da entidade em perodos anteriores; as prticas correntes em entidades semelhantes; os planos futuros da entidade; e a conjuntura econmica e suas projees.

Evidencia variaes significativas - comparao entre as estimativas de perodos anteriores e os valores reais destas - o auditor deve verificar se houve o ajuste nos procedimentos, de forma a permitir estimativas mais apropriadas no perodo em exame. Ateno: Estimativas contbeis Responsabilidade da administrao. O auditor deve se assegurar quanto sua razoabilidade. Exemplos: - proviso para perdas com processos fiscais (cvel, trabalhista e fiscal); - proviso para garantias de produtos. EXERCCIOS ESTIMATIVAS CONTBEIS 1. As estimativas contbeis que requerem o seu julgamento, na determinao do valor adequado a ser registrado nas demonstraes contbeis so de responsabilidade do: a) administrador. d) acionista. b) auditor independente. e) contador. c) auditor interno.

Captulo 8 TRANSAES E EVENTOS SUBSEQENTES (Res. 820/97 11.2.13).

O auditor deve:

aplicar procedimentos especficos em relao aos eventos ocorridos entre as datas do balano e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas DCs ou a divulgao de informaes nas notas explicativas. considerar, em seu parecer, os efeitos decorrentes de transaes e eventos subseqentes relevantes ao exame das DCs, mencionando-os como ressalva ou em pargrafo de nfase, quando no ajustadas ou reveladas adequadamente. considerar trs situaes de eventos subseqentes:

1 situao) Os ocorridos entre a data do trmino do exerccio social e a data da emisso do parecer; Os procedimentos para identificar transaes e eventos que podem requerer ajuste ou divulgao nas DCs devem ser executados to prximo da data do parecer do auditor quanto for praticvel, e normalmente incluem o seguinte: a) reviso dos procedimentos que a administrao estabeleceu para assegurar que eventos subseqentes sejam identificados; b) leitura de atas realizadas aps o fim do perodo; c) leitura das DCs intermedirias posteriores quelas; d) indagao ou ampliao das indagaes anteriores aos advogados da entidade a respeito de litgios e reclamaes; e e) indagao administrao sobre se ocorreu qualquer evento subseqente que possa afetar as DCs e obteno, da parte dela, de carta de responsabilidade, com a mesma data do parecer do auditor. Os exemplos de assuntos a serem indagados incluem: assuno de novos compromissos, emprstimos ou garantias concedidas; vendas de ativos; emisso de debntures ou aes novas ou acordo de fuso, incorporao, ciso ou liquidao de atividades, ainda que parcialmente; destruio de ativos, por exemplo, por fogo ou inundao; desapropriao por parte do governo; evoluo subseqente de contingncias e assuntos de maior risco de auditoria; ajustes contbeis inusitados; e ocorrncia ou probabilidade de ocorrncia de eventos que ponham em dvida a adequao das prticas contbeis usadas

nas DCs, como na hiptese de dvida sobre a continuidade normal das atividades da entidade. (NBC T 11 - IT - 04). 2 situao) Os ocorridos depois do trmino do trabalho de campo, com a conseqente emisso do parecer, e a data da divulgao das demonstraes contbeis; e O auditor no responsvel pela execuo de procedimentos ou indagaes sobre as DCs aps a data do seu parecer. Durante o perodo entre as datas do parecer do auditor e a de divulgao das DCs, a administrao responsvel por informar ao auditor fatos que possam afetar as DCs. Quando, aps a data do parecer do auditor, mas antes da divulgao das DCs, o auditor tomar conhecimento de um fato que possa afetar de maneira relevante as DCs, ele deve decidir se elas devem ser ajustadas, discutir o assunto com a administrao e tomar as medidas apropriadas s circunstncias. (NBC T 11 - IT - 04). 3 situao) Os ocorridos aps a divulgao das demonstraes contbeis. Aps a divulgao das DCs, o auditor no tem responsabilidade de fazer qualquer indagao sobre essas demonstraes. Quando, aps a divulgao das DCs, o auditor tomar conhecimento de fato anterior data do seu parecer e que, se fosse conhecido naquela data, poderia t-lo levado a emitir o documento com contedo diverso do que foi, o auditor deve decidir se as DCs precisam de reviso, discutir o assunto com a administrao e tomar as medidas apropriadas s circunstncias. (Ex: reemisso do parecer e DCs). (NBC T 11 - IT - 04).

EXERCCIOS EVENTOS SUBSEQUENTES 1. Na constatao de omisso de eventos subseqentes relevantes identificados pelo auditor, nas demonstraes contbeis da empresa auditada, o profissional deve: a) elaborar notas explicativas justificando. b) emitir parecer com pargrafo de nfase ou ressalva. c) ajustar as contas com os procedimentos recomendados. d) recomendar empresa que omita os ajustes. e) emitir parecer sem ressalva. 2. Identifique um procedimento de auditoria para evidenciao de um evento subseqente. a) Circularizao do saldo de contas a receber do perodo findo auditado. b) Inventrio fsico dos saldos de abertura e final do perodo auditado. c) Exame dos pagamentos realizados no perodo auditado. d) Exame de devolues de vendas realizadas no perodo seguinte ao auditado. e) Teste de adies de imobilizado realizado durante o perodo auditado. 3. O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos de transaes e eventos subseqentes relevantes ocorridos: a) entre as datas do balano e a de convocao da assemblia de acionistas b) entre as datas do balano e a de publicao nos jornais c) entre as datas do balano e a de emisso do seu parecer d) somente at 30 dias aps a data de encerramento do balano e) somente at a data de concluso dos exames de passivos 4. Coloque no parntese a letra A para o evento subseqente que exige ajuste e N para o que exige divulgao por meio de nota explicativa (a Cia Auditada levantou o balano em 31-12-2004 e o trmino do trabalho em campo dos Auditores foi em 0103-2005). ( ) a. Um cliente da Cia Auditada entrou em falncia em funo da fbrica ter sido inundada por um rio em janeiro de 2005. Como conseqncia, a Cia Auditada incorreu em prejuzo substancial pelo no-recebimento das duplicatas desse cliente. ( ) b. A Cia Auditada perdeu um processo fiscal em janeiro de 2005 e teve que pagar uma quantia bastante significativa. Nas demonstraes financeiras levantadas em 3112-2004, a administrao da companhia no provisionou ou registrou na contabilidade esse processo, embora a opinio dos seus advogados naquela poca era de provvel perda da ao. ( ) c. Em janeiro de 2005, o maior acionista da Cia Auditada decidiu vender as suas aes para um grupo de empresas. Como conseqncia, houve uma mudana do controle acionrio da companhia. ( ) d. Em janeiro de 2005, a Cia Auditada decidiu comprar uma outra empresa, que se tornou uma sociedade controlada. ( ) e. Em janeiro de 2005, o governo decidiu desvalorizar o real em 50% em relao ao dlar americano. Conseqentemente, a Cia Auditada teve perdas cambiais de valor relevante, em funo da atualizao das dvidas em moeda estrangeira. ( ) f. Em fevereiro de 2005, um cliente da Cia Auditada pediu concordata, devido ao fato de que no ltimo ano seus produtos no tiveram boa aceitao no mercado. Em virtude deste fato, a Cia Auditada incorreu em perdas substanciais, em funo de ter recebido apenas pequena parte das duplicatas desse cliente, que no estava provisionada.

( ) g. Em janeiro de 2005, a Cia Auditada obteve um relevante emprstimo a longo prazo para ampliao de suas instalaes fabris. ( ) h. Em janeiro de 2005, a Cia Auditada utilizou indevidamente uma patente de terceiros e como conseqncia foi multada. ( ) i. Em fevereiro de 2005, a Cia Auditada incorreu em custos substanciais de garantias, em funo de defeitos tcnicos de uma linha de produtos vendidos em dezembro de 2004. Cabe informar que a proviso para garantias, constituda no balano patrimonial sob exame, no levou em considerao esse tipo de acontecimento. ( ) j. Em janeiro de 2005, a Cia Auditada incorreu em perdas substanciais em decorrncia de um incndio no edifcio administrativo.

Captulo 9 CONTINGNCIAS ATIVAS E PASSIVAS (Res. 820/97 11.2.15). O auditor deve adotar procedimentos para assegurar-se que todas as contingncias passivas relevantes - decorrentes de processos judiciais, reivindicaes e reclamaes, bem como de lanamentos de tributos em disputa - foram identificadas e consideradas pela administrao da entidade na elaborao das DCs. Procedimentos que devem ser executados pelo auditor: 1. discusso, com a administrao da entidade, das polticas e procedimentos adotados para identificar, avaliar e contabilizar as contingncias passivas; 2. obteno de carta dos advogados da entidade quanto existncia de contingncias na poca da execuo dos trabalhos finais de auditoria; e 3. discusso, com os advogados e/ou a administrao da entidade, das perspectivas no desfecho das contingncias e da adequao das perdas contingentes provisionadas, bem como das divulgaes a serem feitas nas demonstraes contbeis. Contingncias ativas: O auditor deve adotar os mesmos procedimentos.

Captulo 10 PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES I Definio de parecer onde o auditor comunica sua concluso sobre as DCs. O parecer composto de: - ttulo do parecer: Parecer dos auditores independentes. - destinatrio: destinado diretoria, ao conselho de administrao ou aos acionistas. - 1 pargrafo: (objeto do seu trabalho) - as DCs examinadas; - a data-base em que foram examinadas; - segregao de responsabilidades: - DCs => administrao; e - opinio sobre as DCs => auditor. - 2 pargrafo: (extenso do seu trabalho) - de acordo normas de brasileiras de auditoria; - descreve, de forma geral, os procedimentos adotados. - opinio: expressa claramente sua opinio. - local e data: a data deve corresponder ao dia de concluso de seus trabalhos. - assinatura: o auditor deve assinar e indicar o n do CRC, inclusive o nome e o registro da empresa de auditoria. O parecer de exclusiva responsabilidade de contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade, nestas normas denominado auditor. (Res. 820/97 11.1.1.4). II Tipo de pareceres do auditor - Parecer sem ressalva ou limpo: quando atendem as seguintes circunstncias: - as DCs foram elaboradas de acordo com princpios de contabilidade e prticas contbeis adotadas no Brasil; - as NEs contm todas as informaes que permitam a correta interpretao das DCs. Caso tenha havido alteraes em procedimentos contbeis, os efeitos delas devem ser, adequadamente apurados e revelados nas DCs. Nesses casos, no requerida nenhuma referncia no parecer. (NBC T 11- IT 05).

- Parecer com ressalva: discordncia das circunstncias acima de magnitude que no requeira absteno de opinio ou parecer adverso.

- o pargrafo da opinio alterado para fazer referencia a ressalva, podendo ser: - no prprio pargrafo; - em outro pargrafo; ou - em nota explicativa. - deve obedecer ao modelo do parecer sem ressalva, com a utilizao das expresses exceto por ou exceto quanto, referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva. - Parecer adverso: possui informaes suficientes de que as DCs no esto adequadamente representadas. A transao to importante que no justifica a emisso de um parecer com ressalvas. No seu julgamento deve considerar, tanto as distores provocadas, quanto a apresentao inadequada ou substancialmente incompleta das DCs. - Absteno de opinio: o auditor no emite opinio sobre as DCs, por no ter comprovao suficiente para fundament-la. Normalmente ocorre em funo de: - limitao significativa na extenso do exame; ou - mltiplas e complexas incertezas relevantes que afetem um nmero significativo de rubricas das DCs. A absteno de opinio no elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a deciso do usurio dessas demonstraes. (Res. 820/97 11.3.6.2). III Circunstncias que impedem a emisso do parecer diferente do padro - DCs do exerccio anterior no auditada ou auditada por outros auditores. - parecer sem ressalvas, mas com redao especfica.

- Diviso de responsabilidade: Parte do exame efetuada por outros auditores. - parecer sem ressalvas, mas com redao especfica.

- Exposies informativas inadequadas: falta de informaes em N.E. - parecer com ressalva.

- DCs em desacordo com princpios de contabilidade: - parecer com ressalva (relevante) ou adverso (bastante relevante).

- Limitao na extenso do exame: - parecer com ressalva (relevante) ou absteno de opinio (bastante relevante). - Incertezas quanto ao efeito de eventos futuros: realizao de ativos, continuidade das operaes e resoluo de processos legais ou trabalhistas. - parecer com nfase (relevante) ou absteno de opinio (bastante relevante).

Na hiptese do emprego de pargrafo de nfase, o parecer permanece na condio de parecer sem ressalva. (Res. 820/97 11.3.7.2).

IV - Responsabilidade pela utilizao do trabalho: (Res. 821/97 1.1.1 e 1.1.2). a) Do auditor interno A responsabilidade do auditor independente no ser modificada, mesmo quando o auditor interno, contribuir para a realizao dos trabalhos. b) De especialista O auditor independente pode utilizar especialistas legalmente habilitados como forma de contribuir para a realizao de seu trabalho, mantendo integral a sua responsabilidade profissional. A responsabilidade do auditor independente fica restrita sua competncia profissional, quando o especialista legalmente habilitado for contratado pela entidade auditada, sem vnculo empregatcio, para executar servios que tenham efeitos relevantes nas demonstraes contbeis, quando tal fato for mencionado em seu parecer. V Carta de responsabilidade da administrao (Res. 820/97 11.2.14). O auditor deve obter carta que evidencie a responsabilidade da administrao quanto s informaes e dados e preparao e apresentao das DCs auditadas. Data da carta: mesma data do parecer sobre as DCs. Conter o total do Ativo, PL e resultado das DCs auditadas. No caso da administrao se recusar a fornecer a Carta de Responsabilidade ao auditor independente, isto constituir uma limitao no escopo do seu exame. Se a administrao transmitiu uma informao verbal, mas se recusa a confirm-la por escrito, isto constituir uma limitao no escopo do exame do auditor. VI Relatrio-comentado (relatrio de recomendaes) O auditor deve emitir um relatrio visando: - aprimoramento dos controles internos; - reduo de custos; e - melhoramento das prticas contbeis e administrativas.

EXERCCIOS PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES 1. O Parecer dos Auditores Independentes classifica-se segundo a natureza da opinio que contm em: a) parecer sem ressalva, com ressalva, exceto quanto e adverso. b) parecer sem ressalva, com ressalva, com absteno de opinio e adverso. c) parecer com absteno de opinio, limpo, com ressalva e sem ressalva. d) parecer sujeito a, exceto por, exceto quanto e contrrio. e) parecer negativo, positivo, limpo e contrrio. 2. O parecer de auditoria adequado para certificar o exame de uma demonstrao financeira, onde o auditor tenha efetuado seu exame em base de testes e tenha encontrado erros irrelevantes, ser do tipo: a) com negativa de opinio. c) com ressalva. e) parcial. b) sem ressalva. d) adverso. 3. Data do parecer do auditor: a) incio dos trabalhos de auditoria. d) encerramento do exerccio social da Cia. b) trmino dos trabalhos de auditoria. e) concluso da circularizao de bancos c) quando o contador aprontou as demonstraes financeiras. 4. Destinao do relatrio do auditor: a) diretoria ou acionistas. c) gerente administrativo. e) contnuo. b) gerente de contabilidade. d) gerente de controles. 5. (AFRF) O auditor, ao expressar sua opinio (emitindo um parecer) assume responsabilidades inclusive de ordem pblica. Com base nesta afirmao, indique o item abaixo que no essencial para o parecer: a) indicao das demonstraes contbeis examinadas e perodos pertinentes. b) data do parecer, correspondente ao dia da concluso dos trabalhos dos auditores. c) data do parecer, correspondente ao dia efetivo de sua emisso e assinatura. d) assinatura do auditor e nmero de registro no Conselho Regional de Contabilidade. e) destinatrios, que podem ser acionistas conselheiros de administrao ou diretores. 6. A elaborao do parecer de responsabilidade: a) da administrao. d) do auditor interno. b) do contador da entidade auditada. e) do auditor independente. c) do conselho fiscal. 7. O parecer do auditor independente inclui: a) os procedimentos de auditoria executados. b) a definio de responsabilidade. c) os problemas de controle internos constatados. d) os problemas administrativos observados.

8. Indique o nmero de pargrafos contidos em um parecer de auditoria com duas ressalvas e um pargrafo de nfase. a) trs. c) cinco. e) sete. b) quatro. d) seis. 9. Parecer que indica que as demonstraes contbeis no refletem a posio patrimonial e financeira, o resultado das operaes e as origens e aplicaes de recursos da companhia: a) sem ressalvas ou limpo. c) adverso. b) com ressalvas. d) negativa de parecer. 10. Parecer que evidencia que o auditor no colheu elementos comprobatrios suficientes para formar uma opinio sobre as demonstraes contbeis: a) sem ressalvas ou limpo. c) adverso. b) com ressalvas. d) absteno de opinio. 11. Pareceres possveis no caso de um limite do escopo do exame: a) com ressalvas e negativa de parecer. c) adverso e negativa de parecer. b) com ressalvas e adverso. d) sem ressalvas e adverso. 12. Pareceres possveis no caso de as demonstraes contbeis no estarem de acordo com os princpios de contabilidades geralmente aceitos: a) adverso e negativa de parecer. c) com ressalvas e adverso. b) com ressalvas e negativa de parecer. d) sem ressalvas e adverso. 13. Parecer dado no caso de falta de divulgao de uma informao importante: a) sem ressalvas ou limpo. c) adverso. b) com ressalvas. d) negativa de parecer. 14. Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da WMA Industria e Comrcio S.A. em 31 de dezembro de 2004 e de 2003, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. O trecho acima foi retirado de um Parecer de Auditores Independentes, endereado ao Conselho de Administrao da empresa WMA. Ele um parecer: a) sem ressalvas ou limpo. d) com absteno de opinio. b) com pargrafo de nfase. e) adverso c) com ressalva 15. O laboratrio Mommy C., fabricante de medicamentos, entre outros, do anticoncepcional BO, detectou que lotes de alguns medicamentos foram adulterados. O BO teve alterada sua posologia, na qual foi acrescentada um percentual significativo de farinha. Ao contratar a empresa de auditoria externa Estou de Olho S/C., para fins de detectar onde ocorreu a falha, constatou-se que o erro se iniciava no departamento de controle de produo que analisava as amostras do produto, e no destrua os respectivos lotes inservveis. Funcionrios da produo comercializavam os produtos com distribuidores de medicamentos que os revendiam aos consumidores finais. De acordo com o fato descrito, podemos concluir que:

a) o parecer dos auditores ser emitido com ressalva b) o parecer dos auditores ser emitido com absteno de opinio c) o parecer dos auditores ser emitido com ressalva e uma absteno de opinio d) o parecer dos auditores ser emitido com um pargrafo de nfase e) por tratar-se de um servio especial, no h que se falar em emisso de parecer

16. Ainda com relao questo anterior, porm considerando um trabalho tradicional de auditoria externa, e sabendo-se que algumas mulheres engravidaram por conta do anticoncepcional BO, e que, em 1 Instncia, a Justia concedeu ganhos individuais de R$80.000,00; e ainda que o produto foi consumido por 120.000 mulheres; os auditores da Estou de Olho S/C. deveriam emitir um parecer para as demonstraes contbeis de 31.12.X9, cujo patrimnio lquido registrava R$200.000,00: a) com ressalva b) limpo, se houvesse proviso c) com absteno de opinio, dada a impossibilidade de mensurar a incerteza d) adverso e) sem ressalva, com pargrafo de nfase 17. Expresso utilizada no parecer com ressalva no caso de falta de divulgao de fato importante: a) sujeito a. c) no concordamos. b) exceto. d) errneo. 18. Expresso utilizada no parecer com ressalva no caso de princpio contbil indevido: a) sujeito a. c) no concordamos. b) exceto. d) errneo. 19. (AFRF) A opinio do auditor independente no dever conter ressalva, no caso de omisso de apresentao, da seguinte informao: a) restries estatutrias sobre dividendos. b) existncia de acordo de acionistas e suas bases. c) contratos relevantes de compromissos de compras. d) transaes e saldo com sociedades coligadas. e) planejamento estratgico para o prximo exerccio. 20. O exame das demonstraes contbeis de sociedades controladas e/ou coligadas, relevantes por outros auditores independentes, implica a seguinte obrigao para o auditor da sociedade controladora: a) ressalvar o seu parecer por este fato. b) emitir parecer com pargrafo de nfase. c) destacar este fato em seu parecer. d) emitir parecer com absteno de opinio. e) no considerar este fato em seu parecer. 21. Com relao aos pareceres de auditoria pode-se afirmar que:

I. O auditor deve dar negativa de parecer quando ele no obtm elementos comprobatrios suficientes para formar sua opinio sobre as demonstraes financeiras. II. Limite no escopo da auditoria, demonstraes financeiras em desacordo com os princpios fundamentais de contabilidade e falta de divulgao de informaes em nota explicativa so motivos que levam o auditor a no emitir relatrio sem ressalvas. III. As demonstraes financeiras podero ser afetadas por incertezas com relao a eventos futuros, cujos resultados finais no so suscetveis de uma avaliao razovel na data da emisso do parecer. Nesse caso o auditor deve emitir um parecer sem ressalvas, pois os resultados finais sero conhecidos somente no futuro. a) todas as afirmaes esto incorretas. b) apenas a afirmao II est correta. c) apenas as afirmaes I e II esto corretas. d) apenas as afirmaes II e III esto corretas. e) todas as afirmaes esto corretas. 22. A empresa Coca-Cola utiliza insumos para fins de preparo de seu principal refrigerante, cuja frmula est guardada em um cofre de banco, localizado na cidade de Atlanta, EUA. Para fins de emisso do Parecer dos Auditores independentes acerca das DCs da empresa, sabendo que o auditor no tem acesso quela frmula, podemos afirmar que: a) h um caso clssico de limitao de escopo, que enseja um parecer adverso. b) h um caso clssico de limitao de escopo, que enseja um parecer com absteno de opinio. c) h um caso clssico de limitao de escopo, que enseja um parecer com ressalva. d) o fato no representa qualquer desvio para fins de auditoria. e) a empresa de auditoria dever contratar um especialista, para fins de avaliao da frmula do xarope. 23. (AFRF) Dadas as situaes a seguir, identifique, na respectiva ordem, quais os tipos de parecer de auditoria mais adequados a cada situao: I. O auditor constatou que a empresa Alpha S.A. somente faturava parte de suas mercadorias vendidas e que boa parte das mercadorias compradas entravam sem documentao hbil. II. O auditor constatou que a empresa Beta S.A. no estava reconhecendo os juros e as variaes monetrias de seus contratos de financiamentos junto ao Banco Empresta Tudo S.A., efetuando a contabilizao somente no pagamento do emprstimo. III. O auditor, ao executar os trabalhos na empresa Gama S.A., encontrou divergncias no clculo da proviso para contingncias trabalhistas. Ao analisar a relevncia dos nmeros, percebeu que os mesmos no afetavam as demonstraes contbeis. IV. O auditor, ao avaliar as demonstraes contbeis da empresa Omega S.A., no conseguiu compor o saldo das contas de financiamentos concedidos, nem das contas de investimentos, saldos estes bastante relevantes. a) com ressalva, adverso, absteno de opinio e sem ressalva; b) adverso, absteno de opinio, sem ressalva e com ressalva; c) adverso, com ressalva, sem ressalva e absteno de opinio; d) absteno de opinio, sem ressalva, com ressalva e adverso; e) absteno de opinio, com ressalva, sem ressalva e adverso;

24. (Petrobrs BR) No 4 ano de auditoria externa das demonstraes contbeis da Companhia Teles S/A, elaborados em 31/12 /2002, feitas sempre pelo mesmo Auditor, ele comprovou, nos testes realizados, que a companhia vem enfrentando dificuldades crescentes nos nveis de inadimplncia, localizadas em 2002, em 10%. No conjunto de seus papis de trabalho (PT), o Auditor fez anotaes referentes aos aspectos abaixo: I. Nenhuma duplicata vencida dedutvel do Lucro Real, nos termos da lei fiscal. II. Constam no Balano de 31/12/2002 os seguintes registros: Duplicatas a receber 15.000.000 (-) Duplicatas descontadas (2.800.000) III. Os dados acima, transcritos no PT, representam todas as iniciativas da empresa com relao carteira de duplicatas a receber. IV. O lucro lquido do exerccio, apurado em 31/12/2002, foi de 26.500.000. V. A Cia no tem investimentos em participaes societrias permanentes. Sabendo que o Auditor emitiu um parecer com ressalva, e considerando as informaes recebidas, a lei societria e os princpios fundamentais de contabilidade, assinale, dentre os fundamentos abaixo, aquele que embasou o auditor para emitir tal tipo de parecer. a) limite de escopo nos exames realizados. b) parte do exame efetuado por outros auditores independentes. c) demonstraes contbeis em desacordo com os princpios fundamentais de contabilidade. d) falta de uniformidade na aplicao dos princpios fundamentais de contabilidade, pela Companhia. e) incertezas quanto ao efeito de eventos futuros nas demonstraes contbeis. 25. (BNDES) Julgue as afirmaes a seguir, com base nas normas de auditoria independente das demonstraes contbeis aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. I. Se o Auditor tiver uma discordncia com a administrao da entidade a respeito do contedo ou forma de apresentao das demonstraes contbeis, este fato, isoladamente, no constitui motivo para que ele emita um parecer com ressalva. II. Quando ocorrer incerteza em relao a fato relevante, cujo desfecho poder afetar significativamente a posio patrimonial e financeira da entidade, o auditor deve empregar um pargrafo de nfase em seu parecer, fazendo referncia nota explicativa que deve descrever, da melhor forma possvel, essa incerteza. III. Como o sistema contbil e de controles internos de responsabilidade exclusiva da administrao da entidade, o auditor est desobrigado de efetuar sugestes objetivas para seu aprimoramento, decorrentes de constataes feitas no decorrer do seu trabalho. Pode-se dizer que: a) todas as afirmaes esto incorretas. b) apenas a afirmao I est correta. c) apenas a afirmao II est correta. d) apenas a afirmao III est correta. e) apenas as afirmaes II e III esto corretas.

26. O fato de a administrao se recusar a fornecer uma declarao que o auditor considere necessria constitui uma limitao de alcance. Nesse caso, o auditor deve expressar um(a): a) parecer com ressalva ou com absteno de opinio. b) pargrafo de nfase ou absteno de opinio. c) negativa de opinio ou com pargrafo de nfase. d) parecer de incerteza ou com absteno de opinio. e) parecer com ressalva ou com pargrafo de nfase. 27. Quando outros auditores independentes emitirem parecer de auditoria de empresas controladas e coligadas relevantes, o auditor da empresa controladora, em seu exame de consolidao, deve: a) revisar os papis de trabalho de auditores das empresas controladas/coligadas. b) emitir um ressalva de limitao de escopo em seu parecer de auditoria. c) desconsiderar os trabalhos dos auditores das empresas controladas/coligadas. d) abster-se de opinio dos valores consolidados auditados por outros auditores. e) basear-se exclusivamente no parecer dos outros auditores independentes. 28. (Petrobrs - Adptado) Analise os dados abaixo referente a auditoria do exerccio de 2004. 10/06/2004 o auditor concluiu o planejamento de auditoria; 15/10/2004 o auditor fez a visita de nterim empresa auditada; 05/11/2004 o auditor concluiu os trabalhos de anlise dos controles internos e reviso analtica; 10/01/2005 o auditor retornou empresa para efetuar os procedimentos remanescentes de auditoria referente ao encerramento do exerccio; 15/02/2005 o auditor terminou o trabalho de campo; 20/02/2005 o auditor elaborou e imprimiu o parecer da auditoria realizada; 22/02/2005 o parecer foi revisado e assinado. A data considerada para a emisso do parecer : a) 10/06/2004 c) 10/01/2005 e) 20/02/2005 b) 05/11/2004 d) 15/02/2005 29. A incerteza pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo, a curva declinante de venda de um determinado produto ou segmento de mercado; tambm podemos destacar as contingncias fiscais, trabalhistas, entre outras. Em qualquer das hipteses de incerteza, caso a mesma seja relevante, caber ao auditor: a) incluir no seu parecer, sob forma de ressalva, se for o caso, os necessrios esclarecimentos que permitam a correta interpretao das demonstraes contbeis. b) incluir no seu parecer, sob forma de pargrafo de nfase, os necessrios esclarecimentos que permitam a correta interpretao das demonstraes contbeis. c) incluir nas notas explicativas, os necessrios esclarecimentos que permitam a correta interpretao das demonstraes contbeis. d) incluir no seu parecer, sob forma de pargrafo de nfase, modificando a natureza do mesmo, os necessrios esclarecimentos que permitam a correta interpretao das demonstraes contbeis. 30. Ao utilizar os trabalhos j efetuados pela auditoria interna em seus testes substantivos, se o auditor independente julgar que o volume de testes no suficiente, ele deve:

a) ressalvar o parecer de auditoria. b) abster-se de emitir uma opinio de auditoria. c) requisitar novos testes auditoria interna. d) efetuar testes adicionais necessrios. e) incluir uma nota explicativa.

31. No mbito do servio pblico, as normas relativas opinio do auditor estabelecem os seguintes tipos de parecer ou certificado: a) pleno, com ressalva e absteno de opinio. b) sem ressalva ou com absteno de opinio. c) positivo, negativo e omisso de opinio. d) sem ressalva, com ressalva e adverso. e) regularidade, regularidade com ressalva e de irregularidade. 32. Aps uma srie de respostas de advogados da empresa auditada, o auditor segregou os processos judiciais movidos contra a empresa em trs categorias de chance de insucesso, a saber: provvel, possvel e remota. Quando os processos forem classificados como provveis, cujo efeito no possa ser razoavelmente estimado, o auditor deve emitir um parecer: a) sem ressalva. b) com pargrafo de nfase. c) com ressalva. d) adverso. e) N.R.A. 33. O parecer-padro de auditoria composto por pargrafos que informam a: a) identificao da responsabilidade dos administradores e do auditor a opinio sobre as demonstraes contbeis o reporte aos acionistas. b) identificao da responsabilidade do auditor e a opinio sobre as demonstraes contbeis o reporte aos acionistas. c) extenso e execuo do trabalho a responsabilidade dos administradores a opinio do auditor sobre as demonstraes contbeis. d) identificao das demonstraes contbeis a responsabilidade dos auditores a opinio dos auditores. e) identificao das demonstraes contbeis e definio das responsabilidades da administrao e do auditor extenso dos trabalhos opinio sobres s demonstraes contbeis.

MODELO DE RELATRIO DE RECOMENDAES Diretoria da Empresa ABC Rio de Janeiro - RJ CONFIDENCIAL 31 de maro de 19X2

Ateno: Sr. Fulano

Prezados Senhores, Examinamos as demonstraes contbeis da Empresa ABC para o exerccio findo em 31 de dezembro de 19X1. Como parte de nosso exame, apresentamos esse relatrio, com comentrios e sugestes, sobre problemas que vieram a nosso conhecimento durante o decurso normal dos trabalhos de auditoria. Cabe informar que nosso trabalho foi efetuado de acordo com as normas de auditoria geralmente aceitas, com o objetivo de emitir um parecer sobre as referidas demonstraes contbeis, e, conseqentemente, este relatrio no abrange todos os problemas que possivelmente seriam detectados por uma reviso especial ou de maior profundidade.

EXEMPLO: Caixa e Bancos Existia, em 31 de dezembro de 19X1, na conta corrente do Banco do Brasil S.A. um saldo de R$ 1.000.000 sem ser movimentado nos ltimos 6 meses. Caso esse numerrio tivesse sido aplicado a uma taxa de mercado, para o perodo de tempo referente a sua no-utilizao, a empresa teria tido um rendimento adicional de R$ 6.000. Recomendamos que sejam acompanhadas as folgas de caixa, no sentido de que os recursos em excesso s necessidades normais sejam devidamente aplicados.

MODELOS DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES MODELO 1 Sem ressalva PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 2 Sem ressalva (consolidado) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais consolidados da Empresa ABC e suas controladas, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC e suas controladas em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, os resultados consolidados de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes consolidadas de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 3 Sem ressalva (diviso de responsabilidades) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. As demonstraes contbeis da controlada WMA S.A., relativas aos exerccios findos em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, foram examinadas por outros auditores independentes, e nossa opinio, no que diz respeito aos valores dos investimentos e dos resultados decorrentes dessa controlada est baseado no parecer desses auditores. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. Em nossa opinio, com base em nossos exames e no parecer de outros auditores independentes, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 4 Sem ressalva (c/ pargrafo de nfase incerteza) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. Em nossa opinio, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Conforme mencionado na nota explicativa n 10, a companhia est envolvida em diversos processos fiscais e trabalhistas. Os administradores e advogados so de opinio que as provises constitudas so suficientes para cobrir eventuais perdas no desfecho desses processos. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 5 Sem ressalva (DCs do exerccio anterior no auditada ou auditada por outros auditores) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos o balano patrimonial da Empresa ABC, levantado em 31 de dezembro de 19X1, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nosso exame foi conduzido de acordo com as normas de auditoria e compreendeu: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. Em nossa opinio, as demonstraes contbeis referidas no pargrafo 1 representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes ao exerccio findo naquela data, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. DCs do exerccio anterior no auditada No examinamos, nem foram examinadas por outros auditores independentes, as demonstraes contbeis do exerccio findo em 31 de dezembro de 19X0, cujos valores so apresentados para fins comparativos, e, conseqentemente, no emitimos opinio sobre elas.

DCs do exerccio anterior auditada por outros auditores As demonstraes contbeis relativas ao exerccio findo em 31 de dezembro de 19X0 foram examinadas por auditores independentes, que emitiram parecer, sem ressalva (ou indicar as correspondentes ressalvas), datado de 10 de maro de 19X1.

Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 6 Com ressalva (falta de informaes) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. O terreno e os edifcios da fbrica da companhia foram dados em 19X1 em garantia de financiamento a longo prazo. Em nossa opinio, exceto pela falta de divulgao da informao mencionada no pargrafo anterior, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 7 Com ressalva (em desacordo c/ os princpios contbeis) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. A proviso para o imposto de renda sobre o lucro contabilizada pela companhia apenas quando da realizao desse lucro para fins fiscais. Em nossa opinio, essa prtica no est de acordo com os princpios fundamentais de contabilidade, os quais requerem que essa proviso seja registrada no mesmo ano em que o lucro foi computado no resultado do exerccio. Se essa proviso tivesse sido contabilizada, o lucro lquido estaria menor em R$ 22.000 e R$ 19.000, em 19X1 e 19X0, respectivamente. Em nossa opinio, exceto quanto falta de constituio da proviso para o imposto de renda sobre o lucro, comentada no pargrafo anterior, as demonstraes contbeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 8 Com ressalva (Limitao de escopo do exame) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos o balano patrimonial da Empresa ABC, levantado em 31 de dezembro de 19X1, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Exceto pelo mencionado no pargrafo 3, nosso exame foi conduzido de acordo com as normas de auditoria e compreendeu: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. Pelo fato de termos sido contratados pela Empresa ABC aps 31 de dezembro de 19X1, no acompanhamos os inventrios fsicos dos estoques naquela data, registrados no balano patrimonial pela importncia de R$ 100.000, nem foi possvel firmar juzo sobre a existncia dos estoques por meio de procedimentos alternativos de auditoria. Em nossa opinio, exceto pelos efeitos de possveis ajustes que poderiam resultar da aplicao dos procedimentos de auditoria omitidos, mencionados no pargrafo 3, as demonstraes contbeis referidas no pargrafo 1 representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes ao exerccio findo naquela data, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. No examinamos, nem foram examinadas por outros auditores independentes, as demonstraes contbeis do exerccio findo em 31 de dezembro de 19X0, cujos valores so apresentados para fins comparativos, e, conseqentemente, no emitimos opinio sobre elas. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC Ainda com base no exemplo do item anterior, mas supondo, agora, que os estoques tivessem valor muito significativo e com efeitos potenciais relevantes em relao s demonstraes contbeis, no bastar parecer com ressalva, sendo necessria absteno de opinio.

MODELO 9 Absteno de opinio PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Fomos contratados para auditar as demonstraes contbeis da Empresa ABC relativas ao exerccio social findo em 31 de dezembro de 19X1, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. Pelo fato de termos sido contratados pela Empresa ABC aps 31 de dezembro de 19X1, no acompanhamos as contagens fsicas dos estoques naquela data, registrados no balano patrimonial pela importncia de R$ 500.000, nem foi possvel firmarmos opinio sobre a existncia dos estoques por meio de procedimentos alternativos de auditoria. Devido relevncia dos procedimentos omitidos, conforme mencionado no pargrafo 2, a extenso do nosso exame no foi suficiente para nos possibilitar expressar, e por isso no expressamos, opinio sobre as demonstraes contbeis da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1, referidas no pargrafo 1. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 10 Absteno de opinio PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Fomos contratados para auditar as demonstraes contbeis da Empresa ABC relativas ao exerccio social findo em 31 de dezembro de 19X1, elaboradas sob a responsabilidade de sua administrao. No foi possvel determinar o custo corrigido do ativo imobilizado, j que a empresa no mantm registros subsidirios ou documentos comprobatrios de seus valores. Conseqentemente, no nos foi possvel formular opinio sobre as depreciaes de mquinas, equipamentos e veculos que constam no balano em 31 de dezembro de 19X1. Devido imposio da administrao, no solicitamos aos clientes que confirmassem seus dbitos para com a empresa. Como conseqncia, no pudemos confirmar o saldo de duplicatas a receber no total de R$ 83.500 e avaliar o saldo da proviso para crditos de liquidao duvidosa. Devido relevncia dos procedimentos omitidos, conforme mencionado nos pargrafos 2 e 3, a extenso do nosso exame no foi suficiente para nos possibilitar expressar, e por isso no expressamos, opinio sobre as demonstraes contbeis da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1, referidas no pargrafo 1.

Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 11 Adverso PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Acionistas da Empresa ABC. Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, e as respectivas demonstraes do resultado, das mutaes do patrimnio lquido e das origens e aplicaes de recursos correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes contbeis. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. A variao cambial sobre os emprstimos em moeda estrangeira est sendo contabilizada pela companhia somente por ocasio do pagamento ao credor no exterior. Em nossa opinio, essa prtica est em desacordo com os princpios fundamentais de contabilidade, os quais requerem que a variao cambial seja registrada no regime de competncia, ou seja, no ano em que houve a mudana na taxa de cmbio. Se a variao cambial tivesse sido contabilizada, o lucro lquido estaria a menor em R$ 57.000 e R$ 59.000, em 19X1 e 19X0, respectivamente. Em nossa opinio, devido relevncia dos efeitos do assunto comentado no pargrafo anterior, as demonstraes contbeis acima referidas no representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC em 31 de dezembro de 19X1 e de 19X0, o resultado de suas operaes, as mutaes de seu patrimnio lquido e as origens e aplicaes de seus recursos referentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

MODELO 12 Sem ressalva (diviso de responsabilidades - Aturio) PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Diretoria da Empresa ABC - Sociedade de Previdncia Privada Examinamos os balanos patrimoniais da Empresa ABC - Sociedade de Previdncia Privada levantados em 31 de dezembro de 19X1 e 19X0 e as respectivas demonstraes de resultados e dos fluxos financeiros, correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, elaborados sob responsabilidade de sua administrao. Nossa responsabilidade a de expressar uma opinio sobre essas demonstraes financeiras. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevncia dos saldos, o volume de transaes e o sistema contbil e de controles internos da entidade; (b) a constatao, com base em testes, das evidncias e dos registros que suportam os valores e as informaes contbeis divulgados; e (c) a avaliao das prticas e das estimativas contbeis mais representativas adotadas pela administrao da entidade, bem como da apresentao das demonstraes contbeis tomadas em conjunto. As reservas tcnicas e os fundos foram determinados com base em clculos atuariais efetuados por aturio independente. Nossa opinio, no que se relaciona a essas reservas e fundos, fundamentada em parecer do referido aturio. Em nossa opinio, com base em nossos exames e no parecer do aturio independente, conforme mencionado no pargrafo anterior, as demonstraes financeiras acima referidas representam, adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da Empresa ABC - Sociedade de Previdncia Privada em 31 de dezembro de 19X1 e 19X0, os resultados de suas operaes e as modificaes na sua posio financeira, correspondentes aos exerccios findos naquelas datas, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. Rio de Janeiro, 05 de maro de 19X2 Assinatura Nome do auditor-responsvel tcnico Contador - N. de registro no CRC Nome da empresa de auditoria N. de registro cadastral no CRC

EXEMPLO DE CARTA DE RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAO (cidade) (dia) (ms) (ano) .............................., ........... de .......................... de .............. A (nome do auditor) (endereo do escritrio que vai emitir o parecer) Prezados Senhores: REF.: Carta de Responsabilidade da Administrao da (nome da entidade), referente s Demonstraes Contbeis levantadas em (data) ................................. A presente refere-se aos exames procedidos por V. Sas. nas demonstraes contbeis de nossa entidade, correspondentes ao exerccio (ou perodo quando se tratar de menos de 12 meses) findo em .......... de ......................... de ............. e est sendo emitida em atendimento s exigncias das Normas de Auditoria Independente, aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Nesse sentido, estamos confirmando a V. Sas. as seguintes informaes: 1. O sistema contbil e de controles internos adotados pela entidade no perodo so de nossa responsabilidade, sendo adequados ao tipo de atividade e volume de transaes que tem nossa entidade. 2. Confirmamos que todas as transaes efetuadas no perodo pela nossa entidade foram devidamente registradas na contabilidade de acordo com a legislao vigente. 3. A entidade tem cumprido todas as disposies de seus contratos que poderiam, em caso de descumprimento, ter um efeito relevante sobre as demonstraes contbeis. 4. Nossa administrao cumpriu todas as normas e regulamentos a que a entidade est sujeita e no houve qualquer comunicao referente inobservncia de exigncias de autoridades regulamentadoras com respeito a aspectos financeiros. 5. Foram adequadamente contabilizados e divulgados nas demonstraes contbeis: a) transaes e saldos com partes relacionadas; b) prejuzos ou lucros decorrentes de compromissos de compra e venda; c) acordos para a recompra de ativos anteriormente vendidos; d) ativos dados em garantia. 6. No temos planos ou intenes que possam afetar substancialmente o valor ou a classificao de ativos e passivos constantes das demonstraes contbeis.

7. Que todos os livros, registros contbeis, documentao comprobatria e todas as atas das reunies dos Acionistas (ou Scios, Associados e Diretores), foram colocados sua disposio. 8. No existem irregularidades pendentes envolvendo a administrao ou empregados que possam ter efeito significativo sobre as demonstraes contbeis. 9. A entidade no tem nus ou gravames sobre os seus ativos que no os mencionados na nota explicativa n .......... 10. As estimativas foram contabilizadas com base em dados consistentes confirmados por nossos assessores jurdicos (ou outros assessores, quando necessrio). 11. No h quaisquer contingncias fiscais, trabalhistas, previdencirias, comerciais e legais que possam afetar a situao financeira e patrimonial da entidade e influir significativamente na sua avaliao como empreendimento em continuidade. OU As contingncias fiscais, trabalhistas, previdencirias, comerciais e legais, que reconhecemos existir nesta data so: a) b) c) O no reconhecimento destas contingncias est fundamentado no parecer de nossos assessores jurdicos, cuja cpia j entregamos a V. Sas. 12. No de nosso conhecimento qualquer evento subseqente data do encerramento do exerccio at a presente data, que possa afetar de forma relevante a posio patrimonial e financeira, bem como o resultado do perodo. 13. No h nenhum fato conhecido que possa impedir a continuidade normal das atividades da entidade. 14. Julgamos que os seguros contratados foram efetuados em valores suficientes para cobrir eventuais sinistros que possam ocorrer, impedindo a continuidade normal dos negcios sociais. 15. Outros esclarecimentos (se houver). Atenciosamente,

DIRETOR (ES) CONTABILISTA (Nome e cargo) (Nome e n de registro no CRC)

Captulo 11 CONTROLE DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL COM ENFOQUE EM AUDITORIA OPERACIONAL Controle e Auditoria Governamental enfocando Auditoria Operacional a questo desenvolvida neste trabalho. A auditoria operacional fundamenta-se no trabalho realizado nos setores pblico e privado. Muitos progressos alcanados podem ser creditados Controladoria Geral dos Estados Unidos (GAO - General Accouting Office), a entidade de auditoria governamental no Congresso Norte Americano e outras proeminentes organizaes, em mbito estadual e de auditoria interna, estimulada e promovida pelo Instituto Americano de Contadores Pblicos Certificados (AICPA). Pela auditoria operacional tem-se uma avaliao da eficcia da entidade em cumprir seus objetivos, programas e metas, e da eficincia, economicidade e legalidade na administrao de seus recursos. Destaca-se das finalidades do Controle Interno o apoio ao Controle Externo no exerccio de sua misso institucional e define-o conforme os art. 4 e 5 da MP n 1.348, de l2/03/96, mostra como o Controle Interno tem contribudo para o pas, e como os seus clientes o v. Os resultados da auditoria operacional tero que ser suficientemente fundamentados para sustentarem as concluses do auditor, destacando-se: as autorizaes, metas (eficcia, eficincia e economicidade), condies, efeitos e recomendaes. As etapas da Auditoria Operacional: Planejamento, Execuo e Relatrio no diferem da auditoria convencional. O modelo desenvolvido pelo TCU enfatiza a etapa do planejamento denominado Viso Geral. Finalmente, este trabalho, alm de informar os passos sobre a auditoria operacional no Controle Interno e Externo evidencia um caminho para a tomada de deciso tanto do auditor como de seu dirigente. I - Introduo A questo Controle e Auditoria Governamental com Enfoque em Auditoria Operacional desenvolvida, neste trabalho, com muita propriedade, devido ao envolvimento na pesquisa, apesar de ser um assunto bastante complexo. Torna-se ainda mais difcil, tendo em vista os modernos e complexos rgos e empresas que esto sob o Controle Governamental. As exigncias e as presses em favor do cidado, origem dos recursos financeiros estatais e o efetivo da soberania de todas as Naes, por ser esse quem paga os impostos, obriga cada vez mais, a transparncia da gesto e/ou administrao dos bens pblicos. Ressalta-se que, as informaes aqui apresentadas, em sua maioria, foram obtidas atravs da rea de Auditoria da Secretaria Federal de Controle, Coordenao Geral de

Auditoria da CISET/MARE, SAUDI/TCU, CISET/MME, Association of Government Accountants, bem como, a experincia do autor em auditoria governamental. A finalidade das Secretarias de Controle Interno dos Ministrios Civis - CISETs em: apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional difundida, tambm, na execuo da auditoria operacional.

1. Comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto economicidade, eficincia e eficcia da gesto oramentria, financeira e patrimonial nas unidades da administrao direta e entidades supervisionadas da administrao federal, bem como a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. 2. Dar suporte ao exerccio pleno da superviso ministerial, atravs das seguintes atividades bsicas: 1. Examinar a observncia da legislao federal especfica e normas correlatas; 2. Avaliar a execuo dos programas de governo, dos contratos, convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres; 3. Observar o cumprimento, pelos rgos e entidades, dos princpios fundamentais de planejamento, coordenao, descentralizao, delegao de competncia e controle; 4. Avaliar o desempenho administrativo e operacional das unidades da administrao direta e entidades supervisionadas; 5. Verificar o controle e a utilizao dos bens e valores sob uso e guarda dos administradores ou gestores; 6. Examinar e avaliar as transferncias e a aplicao dos recursos oramentrios e financeiros das unidades da administrao direta e entidades supervisionadas; e 7. Verificar e avaliar os sistemas de informaes e a utilizao dos recursos computacionais das unidades da administrao direta e entidades supervisionadas. II Objetivos operacionais da auditoria governamental 1. Examinar a regularidade e avaliar a eficincia da gesto administrativa e dos resultados alcanados. 2. Apresentar subsdios para o aperfeioamento dos procedimentos administrativos e controles internos das unidades da administrao direta e entidades supervisionadas. 1. Constituem objeto do exame de auditoria: 1. Os sistemas administrativo e operacional de controle interno utilizados na gesto oramentria, financeira e patrimonial; 2. A execuo dos planos, programas, projetos e atividades que envolvam recursos pblicos; 3. A aplicao dos recursos transferidos pelo Tesouro Nacional a entidades pblicas ou privadas; 4. Os contratos firmados por gestores pblicos com entidades privadas para prestao de servios, execuo de obras e fornecimento de materiais; 5. Os processos de licitao, sua dispensa ou inexigibilidade; 6. Os instrumentos e sistemas de guarda e conservao dos bens e do patrimnio sob responsabilidade das unidades da administrao direta e entidades supervisionadas;

7. Os atos administrativos que resultem direitos e obrigaes para o Poder Pblico, em especial os relacionados com a contratao de emprstimos internos ou externos e com a concesso de avais; 8. A arrecadao e a restituio de receitas de tributos federais; 1. Os sistemas eletrnicos de processamento de dados, suas entradas (inputs) e informaes de sada (outputs), objetivando constatar: 1. 1. segurana fsica do ambiente e das instalaes do Centro de Processamento de Dados (CPD); 2. 2. segurana lgica e a confidencialidade nos sistemas (SOFTWARE) desenvolvidos em computadores de diversos portes; 3. 3. eficcia dos servios prestados pela rea de informtica; 4. 4. eficincia na utilizao dos diversos computadores (HARDWARE) existentes na entidade; e 5. 5. verificao do cumprimento da legislao pertinente. III Abrangncia de atuao A abrangncia de atuao da auditoria inclui as atividades de gesto das unidades da administrao direta, entidades supervisionadas, programas de trabalho, recursos e sistemas de controles administrativo, operacional e contbil. 1. Esto sujeitos auditoria: 1. Pessoas, nos diferentes nveis de responsabilidade; 2. Mediante tomada de contas: 1. - Os ordenadores de despesas das unidades da administrao direta; 2. - Aqueles que arrecadarem, gerirem ou guardarem dinheiros, valores e bens da Unio, ou que por eles respondam; e 3. - Aqueles que, estipendiados ou no pelos cofres pblicos, e que, por ao ou omisso, derem causa a perda, subtrao, extravio ou estrago de valores, bens e materiais da Unio pelos quais sejam responsveis. 3. Mediante prestao de contas: 1. - Os dirigentes das entidades supervisionadas da administrao indireta; 2. - Os responsveis por entidades ou organizaes, de direito pblico ou privado, que se utilizem de contribuies para fins sociais, recebam subvenes ou transferncias conta do Tesouro. 3. - Unidades da administrao direta; 4. - Entidades supervisionadas da administrao indireta: 1. Autarquias; 2. Empresas pblicas; 3. Sociedades de economia mista; 4. Fundaes pblicas; 5. Servios sociais autnomos; 6. Conselhos federais de fiscalizao das profisses liberais; 7. Fundos especiais e fundos setoriais de investimentos; 8. Empresas subsidirias, controladas, coligadas ou quaisquer outras de cujo capital o poder pblico tenha o controle direto ou indireto; e 9. Empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe de forma direta ou indireta, nos termos de seus tratados constitutivos, inclusive em virtude de incorporao ao patrimnio pblico.

10. Recursos 4. Todos os recursos originrios da lei oramentria anual, de crditos adicionais, de operaes de crdito da Unio, assim como as receitas prprias e as aplicaes da administrao federal direta ou indireta, inclusive fundos especiais. IV Formas de auditoria governamental 1. Diretas - quando realizadas com a utilizao de Analistas de Finanas e Controle - Auditor, com atribuio de auditoria, em exerccio nos rgos seccionais, regionais ou setoriais do sistema. 2. Integradas - quando realizadas por mais de uma unidade de auditoria do Sistema de Controle Interno - SCI. 3. Compartilhadas - quando realizadas com a utilizao de auditores de uma entidade para, em conjunto com Auditor do rgo seccional, regional ou setorial, sob a coordenao do rgo seccional, desenvolverem trabalhos especficos na prpria entidade auditada ou numa terceira. 4. Subsidirias - quando realizadas pelas respectivas unidades de auditoria interna das entidades em exame, sob a orientao do rgo seccional, regional ou setorial do Sistema. 5. Indiretas - quando realizadas por firmas ou empresas privadas de auditoria, contratadas em carter supletivo, devido a situaes excepcionais, para, sob a superviso do rgo seccional, regional ou setorial do Sistema, efetuarem trabalhos em entidades ou projetos. V Tipos de auditoria governamental 1. Auditoria de Gesto - objetiva emitir opinio com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execuo de contratos, convnios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicao dos dinheiros pblicos e na guarda ou administrao de valores e outros bens da Unio ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: 1. - Exame das peas que instruem os processos de tomada ou prestao de contas; 2. - Exame da documentao comprobatria dos atos e fatos administrativos; 3. - Verificao da existncia fsica de bens e outros valores; 4. - Verificao da eficincia dos sistemas de controles administrativo e contbil; e 5. - Verificao do cumprimento da legislao pertinente. 2. Auditoria de Programas - objetiva acompanhar, examinar e avaliar a execuo de programas e projetos governamentais especficos, bem como a aplicao de recursos descentralizados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: 1. - Anlise da realizao fsico-financeira em face dos objetivos e metas estabelecidos; 2. - Anlise dos demonstrativos e dos relatrios de acompanhamento produzidos com vistas avaliao dos resultados alcanados e a eficincia gerencial; 3. - Verificao da documentao instrutiva e comprobatria, quanto propriedade dos gastos realizados; e

3.

4.

5.

6.

4. - Anlise da adequao dos instrumentos de gesto -contratos, convnios, acordos, ajustes e outros congneres -para consecuo dos planos, programas, projetos e atividades desenvolvidas pelo gestor, inclusive quanto legalidade e diretrizes estabelecidas. Auditoria Operacional - atua nas reas inter-relacionadas do rgo/entidade, avaliando a eficcia dos seus resultados em relao aos recursos materiais, humanos e tecnolgicos disponveis, bem como a economicidade e eficincia dos controles internos existentes para a gesto dos recursos pblicos. Sua filosofia de abordagem dos fatos de apoio, pela avaliao do atendimento s diretrizes e normas, bem como pela apresentao de sugestes para seu aprimoramento. Auditoria Contbil - a tcnica que, utilizada no exame dos registros e documentos e na coleta de informaes e confirmaes, mediante procedimentos especficos, pertinentes ao controle do patrimnio de um rgo ou entidade, objetiva obter elementos comprobatrios suficientes que permitam opinar se os registros contbeis foram efetuados de acordo com os princpios fundamentais de contabilidade e se as demonstraes deles originrias refletem, adequadamente, a situao econmico-financeira do patrimnio, os resultados do perodo administrativo examinado e as demais situaes nelas demonstradas. Auditoria de Sistema - objetiva assegurar a adequao, privacidade dos dados e informaes oriundas dos sistemas eletrnicos de processamento de dados, observando as diretrizes estabelecidas e a legislao especfica. Auditoria Especial - objetiva o exame de fatos ou situaes consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinria, sendo realizadas para atender determinao do Presidente da Repblica, Ministros de Estado ou por solicitao de outras autoridades.

Captulo 12 AUDITORIA EM COMPUTADORES

Introduo A expanso mundial por meios eletrnicos no pode ser contestada, pois programas de ltima gerao esto ao alcance, tanto de pessoas fsicas como de entidades constitudas. A escolha do tema deve ao fato de ser um assunto atual e de significncia relevante para todo segmento constitudo, sendo a sua presena indispensvel para uma comunicao rpida e com resultados obtidos num menor espao de tempo.

Outro fator que estimulou a dissertar sobre o tema est relacionado sabotagem eletrnica que constantemente verifica-se nas empresas de diversos segmentos, tanto no ramo privado como pblico. Salienta tambm que as fraudes informatizadas, na maioria

das vezes, tm a conivncia de elementos ligados diretamente empresa. No mbito dessas consideraes, o trabalho enfoca o desenvolvimento tecnolgico e a automao das empresas e as fraudes informatizadas. Desenvolvimento Tecnolgico Na atualidade, observa-se que em uma economia cada vez mais globalizada, impulsionada pela informatizao, por meio da difuso dessa nova tecnologia pelo planeta, no como uma posio ideolgica, mas como uma necessidade inerente ao prprio processo, quem no se adaptar ao novo padro econmico, estar fadado a obsolncia. Em relao ao mercado de trabalho, ocorrem tambm profundas mudanas com os trabalhadores do conhecimento, os quais passam a ser centro gravitacional da fora de trabalho em lugar do trabalhador tradicional, exigindo das empresas um esforo contnuo no desenvolvimento e capacitao dessa mo-de-obra, evidenciando a necessidade de parcerias com governos, instituies de ensino pblico e privado, alm de programas de treinamento e educao internos, de motivao, com o fim de promover a satisfao de seus empregados, inclusive com a utilizao de mtodos de reconhecimento e ou recompensa. Nesse contexto, as empresas investem na formao de profissionais para uma melhor adaptao s mudanas exigidas pelo novo sistema econmico, de um padro caracterizado pela energia barata, por um sistema rgido e escalas macias de produo, para outro padro baseado em menor consumo de energia, baixo custo de processamento, transmisso de informaes robotizadas, propiciando estruturas produtivas mais flexveis e de menor escala. Sob o novo padro, o valor da transformao industrial tende a incorporar relativamente mais informaes que valores energticos e de matrias. Portanto, o novo padro de desenvolvimento imposto pela globalizao condicionado pelas novas tecnologias nucleadas pela informao. Desta maneira, pode-se dizer que: Globalizao, individualidade, negcios so os fatores do trinmio norteador do ambiente profissional em transformao. A sociedade globalizada o ambiente em que todos buscam participao ativa em processos de mudanas, querem contribuir no enorme esforo para continuada evoluo tecnolgica, necessitam suplantar idias e prticas das comunidades em que tenham influencia. (GIL, 1999a, p.17). Assim, destaca-se como a grande impulsionadora deste processo de modernizao a informtica, sendo a tecnologia o ponto que possibilita, mediante equipamentos programveis e de controle, a superao da rigidez dos planos tradicionais. Isso permite mudar a produo em massa pela produo em lotes, redefinindo a questo da modernizao. Desta forma, constata-se que: As tecnologias da informao so a essncia da economia atual e todas as empresas em todas as atividades econmicas dependero da informatizao para criar e controlar seu destino e, o valor econmico da gerao, uso e venda da informatizao est crescendo muito mais rpido do que o valor criado pela produo de mercadorias e servios tradicionais.

Colocam que o valor de qualquer produto pode ser aumentado pela incluso nele, de inteligncia, contedo de informao e servios. (DAVIS, 1993, p.1). Automao das Empresas No entanto, relevante salientar que com a automao das empresas ampliaram-se os riscos de fraude e pirataria e de conivncia, que sem dvidas alguma se constitui em uma ameaa concreta ao excelente desempenho das empresas. Portanto, para o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de So Paulo (1999) fica ntido que a segurana , hoje um dos maiores problemas enfrentados pelas indstrias e redes bancrias. Nos dias atuais, a segurana no contexto da informtica primordial a qualquer empresa que visa expandir e ampliar-se no mercado, cabendo destacar que o posicionamento estratgico de qualquer organizao passa a depender do uso da tecnologia de informao como componente estratgico vital. (TORRES, 1995). Constantemente os meios de comunicao do nfase a sabotagem ocorrida no apenas nas empresas privadas, como tambm nas entidades governamentais, causando srios prejuzos as suas performances. Verifica-se, assim, que a auditoria de computador representa um instrumento imprescindvel para auxiliar a identificao das falhas (provocadas), que ocorrem nos meios automatizados das organizaes. Fraudes informatizadas Pode-se dizer que as fraudes informatizadas e a pirataria so os principais problemas que afetam as organizaes de um modo geral. No que se refere s fraudes informatizadas, essas so praticadas por pessoas que detm conhecimento tcnico de informtica. A prtica de fraudes informatizadas mais freqentes est relacionada aos seguintes fatores:

Ampliao da quantidade de profissionais polivalentes que atuam em vrias reas distintas das organizaes, em virtude de possuir mais conhecimento ou informaes. Alm disso, tais profissionais investem continuamente na busca de saberes no apenas especficos como tambm globais; Fragilidade do sistema dos controles lgicos da empresa, em razo da mesma precisar diminuir seus custos e prazos para a efetivao de suas atividades operacionais.

Desta forma, a fraude sem dvida alguma: Tem o carter intencional e prejudicial, praticada por profissional interno ou externo organizao, em termos de modificao, quebra de segurana lgica, ou captao, quebra de confidencialidade com uso no autorizado, contra ativo intangvel (ideais, processos e resultados) empresarial. (GIL, 1999b, p.47).

Constata-se que a fraude somente se torna visvel, em virtude dos agentes fraudadores repetirem sua estratgia ilcita. Desta maneira, deixam evidncias que algo de errado est ocorrendo na organizao. Neste contexto, a auditoria de computador de extrema relevncia, pois possibilitar a empresa encontrar o(s) responsvel (eis) pela(s) fraude(s). No entanto, bom lembrar que fraude s ocorre nas empresas que no tm uma segurana eficiente em informtica. Desta forma, fica explcito que: A deficincia empresarial uma realidade, em face dos recursos computacionais e da necessidade de adaptao de funcionrios/clientes, fornecedores, comunidades etc. Assim, a auditoria de sistema chamada, estimulada e necessita intrinsecamente criar tecnologia e pessoal qualificado para poder acompanhar o ritmo alucinante do impacto da informtica nas entidades. (GIL, 1999b, p.33). Em relao pirataria, essa modalidade de fraude sem dvida alguma constitui a maior ameaa aos negcios das empresas para esse novo milnio. Dessa forma, entendese por que as empresas esto tomando precaues, visando impedir que suas descobertas sejam alvos de pirataria. Destaca-se que os atos dolosos de pirataria ampliaram de forma significativa aps automao das empresas, ou seja, do uso de computadores em todas as fases do negcio. Neste aspecto, a auditoria de computador somente trar benefcios empresa, pois possibilitar a mesma diagnosticar se est ou no ocorrendo atos alheios aos seus interesses. Outro aspecto positivo da auditoria de computador o de possibilitar a identificao dos profissionais que so coniventes com as fraudes e piratarias, por isso, o auditor de computador precisa de conhecimentos abrangentes sobre as reas de auditoria, de sistemas de informaes e de processamento eletrnico de dados. Essa modalidade de auditoria essencial sade da empresa, pois possibilitar a organizao prevenir ou diagnosticar qualquer ato doloso cometido contra a mesma. Ficando assim, caracterizado que a segurana em informtica considerada um dos principais focos relacionados a segurana dos negcios em funo da participao da tecnologia de informtica, estar em constante evoluo nas empresas. Consideraes finais Em conformidade com os dados relatados neste trabalho, diz-se que o desenvolvimento tecnolgico expandi-se por intermdio das necessidades cada vez crescente dos povos, os quais buscam informaes com maior rapidez e eficcia. Na atualidade, no mais possvel a sobrevivncia das empresas se, porventura, no estiver em sintonia com a informtica, bem como, procurar mecanismos para dar sustentabilidade aos programas informatizados utilizado pelas mesmas, evitando, assim, a ocorrncia de dissabores, por meio de fraudes eletrnicas. Para tanto, necessrio que os colaboradores envolvidos no processo sejam qualificados e que estejam em real sintonia com os objetivos da instituio, com os

propsitos maiores de evitar o mximo possvel ocorrncia danosa provocada nos meio eletrnicos.

Potrebbero piacerti anche