Sei sulla pagina 1di 13

1 Tessalonicenses 1 Ts 1 Eu, Paulo, e Silas, e Timteo escrevemos esta carta aos irmos da igreja da cidade de Tessalnica, a vocs que

esto unidos com Deus, o Pai, e com o Senhor Jesus Cristo. Que a graa e a paz estejam com vocs! Nas nossas oraes sempre damos graas a Deus por todos vocs e nunca deixamos de pedir em favor de vocs. Pois lembramos, na presena do nosso Deus e Pai, como vocs puseram em prtica a sua f, como o amor de vocs os fez trabalhar tanto e como firme a esperana que vocs tm no nosso Senhor Jesus Cristo. Irmos, sabemos que Deus os ama e os escolheu para serem dele. Pois temos anunciado o evangelho a vocs no somente com palavras, mas tambm com poder, com o Esprito Santo e com a certeza de que esta mensagem a verdade. Vocs sabem de que maneira nos comportamos no meio de vocs, para o prprio bem de vocs.

E vocs seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor Jesus. Embora tenham sofrido muito, vocs receberam a mensagem com aquela alegria que vem do Esprito Santo. Desse modo vocs se tornaram um exemplo para todos os cristos das provncias da Macednia e da Acaia. Pois a mensagem a respeito do Senhor partiu de vocs e se espalhou pela Macednia e pela Acaia, e as notcias sobre a f que vocs tm em Deus chegaram a todos os lugares. Portanto, sobre isso no preciso falarmos mais nada. Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocs e contam como vocs nos receberam bem e como vocs deixaram os dolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro. Elas contam tambm como vocs esto esperando que Jesus, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou, volte do cu, esse Jesus que nos salva do castigo divino que est para vir.

1 Ts 2 Vocs sabem muito bem, irmos, que a nossa visita no ficou sem proveito.

Sabem tambm como fomos maltratados e insultados na cidade de Filipos, antes de chegarmos a em Tessalnica. Fomos muito combatidos, mas o nosso Deus nos deu coragem para anunciar a vocs a boa notcia que vem dele. Aquilo que anunciamos a vocs no se baseia em erros ou em m inteno; e tambm no tentamos enganar ningum. Pelo contrrio, sempre falamos como Deus quer que falemos, porque ele nos aprovou e nos deu a tarefa de anunciar o evangelho. No queremos agradar as pessoas, mas a Deus, que pe prova as nossas intenes. Pois vocs sabem muito bem que no usamos palavras bonitas para enganar vocs, nem procuramos tapear vocs para conseguir dinheiro. Deus testemunha disso. Nunca procuramos elogios de ningum, nem de vocs nem de outros. No entanto, tnhamos o direito de exigir de vocs alguma coisa, por sermos apstolos de Cristo. Mas, quando estivemos com vocs, ns fomos como crianas, fomos como uma me ao cuidar dos seus filhos.

Ns os amvamos tanto, que gostaramos de ter dado a vocs no somente a boa notcia que vem de Deus, mas at mesmo a nossa prpria vida. Como ns os amvamos! Irmos, vocs com certeza lembram de como trabalhamos e lutamos para ganhar o nosso sustento. Trabalhvamos de dia e de noite a fim de no sermos uma carga para vocs, enquanto anuncivamos a vocs a boa notcia que vem de Deus. Vocs so nossas testemunhas e Deus tambm de que o nosso comportamento entre vocs que creram foi limpo, correto e sem nenhuma falha. Vocs sabem que tratamos cada um como um pai trata os seus filhos. Ns os animamos e aconselhamos para que vocs vivessem de uma maneira que agrade a Deus, que os chama para terem parte no seu Reino e na sua glria. E existe outra razo pela qual sempre damos graas a Deus. Quando levamos a vocs a mensagem de Deus, vocs a ouviram e aceitaram. No a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela . Pois Deus est agindo em vocs, os que crem.

Meus irmos, o que aconteceu com vocs j havia acontecido tambm com as igrejas de Deus na Judia, com o povo dali que pertence a Cristo Jesus. Vocs foram perseguidos pelos seus prprios patrcios do mesmo modo que os cristos da Judia foram perseguidos pelos judeus. Foram os judeus que mataram o Senhor Jesus e os profetas e tambm nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e so inimigos de todos. Tentam at nos impedir de anunciarmos a mensagem de salvao aos no-judeus. Com isso eles completam o total dos pecados que eles tm cometido. Mas agora o castigo de Deus caiu finalmente sobre eles. Irmos, ns tivemos de nos separar de vocs por algum tempo. Estamos longe dos olhos, mas perto do corao. Sentimos muitas saudades de vocs e gostaramos de v-los outra vez. Por isso quisemos ir at a e fazer uma visita a vocs. Pelo menos eu, Paulo, quis fazer isso mais de uma vez, mas Satans no nos deixou. Afinal, quando o nosso Senhor Jesus vier, vocs e ningum mais so de modo todo especial a nossa esperana, a nossa alegria e o nosso motivo de satisfao, diante dele, pela nossa vitria. Sim, vocs so o nosso orgulho e a nossa alegria!

1 Ts 3 Ento no pudemos agentar mais sem ter notcias de vocs. Por isso Silas e eu resolvemos ficar sozinhos em Atenas e enviar a vocs o nosso irmo Timteo. Ele tem trabalhado conosco no servio de Deus, anunciando o evangelho de Cristo. Ns o enviamos para animar e ajudar vocs na f, a fim de que ningum fique desanimado por causa das perseguies. Vocs mesmos sabem muito bem que elas fazem parte daquilo que Deus quer para ns. Pois, quando estvamos com vocs, ns os avisamos que amos ser perseguidos; e, como vocs sabem, isso aconteceu mesmo. Por isso no pude agentar mais sem ter notcias de vocs e enviei Timteo para saber como vai a f que vocs tm. que eu tinha medo de que o Diabo os tivesse tentado de tal modo, que todo o nosso trabalho tivesse ficado intil.

Agora Timteo j voltou da de Tessalnica e nos trouxe boas notcias a respeito da f que vocs tm em Deus e do amor que vocs tm uns pelos outros. Ele nos contou que vocs sempre lembram de ns com carinho e que tm tanta vontade de nos ver como ns temos de ver vocs. Assim, irmos, em todas as nossas dificuldades e sofrimentos o que nos animou foi a f que vocs tm. Agora ns nos sentimos com mais vida porque sabemos que vocs continuam a viver firmes por estarem unidos com o Senhor. E assim podemos dar graas a Deus por vocs. Agradecemos a alegria que temos diante do nosso Deus por causa de vocs. Dia e noite pedimos a ele de todo o corao que nos deixe ir v-los pessoalmente para podermos completar o que ainda falta na f que vocs tm. Que o prprio Deus, o nosso Pai, e o nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho para podermos ir visitar vocs! Que o Senhor faa com que cresa cada vez mais o amor que vocs tm uns pelos outros e por todas as pessoas, e que esse amor se torne igual ao nosso amor por vocs!

Desse modo Deus dar fora ao corao de vocs, e vocs sero completamente dedicados a ele e estaro sem culpa na presena do nosso Deus e Pai, quando o nosso Senhor Jesus vier com todos os que so dele. Amm!

1 Ts 4 Finalmente, irmos, vocs aprenderam de ns como devem viver para agradar a Deus; e assim mesmo que vocs tm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que faam ainda mais. Pois vocs conhecem os ensinamentos que demos pela autoridade do Senhor Jesus. O que Deus quer de vocs isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e no com paixes sexuais baixas, como fazem os incrdulos, que no conhecem a Deus.

Nesse assunto, que ningum prejudique o seu irmo, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como ns j lhes dissemos e avisamos, o Senhor castigar duramente os que fazem essas coisas. Deus no nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. Portanto, quem rejeita esse ensinamento no est rejeitando um ser humano, mas a Deus, que d a vocs o seu Esprito Santo. No h necessidade de lhes escrever a respeito do amor pelos irmos na f, pois o prprio Deus lhes ensinou que vocs devem amar uns aos outros. Pois esse o amor que vocs tm mostrado a todos os irmos que vivem em toda a provncia da Macednia. Portanto, meus irmos, pedimos que faam ainda mais: procurem viver em paz, tratem dos seus prprios assuntos e vivam do seu prprio trabalho, como j dissemos antes. Assim, aqueles que no so cristos os respeitaro, e vocs no precisaro viver s custas de ningum. Irmos, queremos que vocs saibam a verdade a respeito dos que j morreram, para que no fiquem tristes como ficam aqueles que no tm esperana.

Ns cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos tambm que, depois que Jesus vier, Deus o levar de volta e, junto com ele, levar os que morreram crendo nele. De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocs o seguinte: ns, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, no iremos antes daqueles que j morreram. Porque haver o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e ento o prprio Senhor descer do cu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitaro primeiro. Ento ns, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com essas palavras.

1 Ts 5 Irmos, vocs no precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vo acontecer. Pois vocs sabem muito bem que o Dia do Senhor vir como um ladro, na calada da noite.

Quando as pessoas comearem a dizer: Tudo est calmo e seguro, ento que, de repente, a destruio cair sobre elas. As pessoas no podero escapar, pois ser como uma mulher que est sentindo as dores de parto. Mas vocs, irmos, no esto na escurido, e o Dia do Senhor no dever peg-los como um ladro, que ataca de surpresa. Todos vocs so da luz e do dia. Ns no somos da noite nem da escurido. Por isso no vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juzo. Os que dormem dormem de noite, e os que bebem de noite que ficam bbados. Mas ns, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juzo. Ns devemos usar a f e o amor como couraa e a nossa esperana de salvao como capacete. Deus no nos escolheu para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvao por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por ns para podermos viver com ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier.

Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocs tm feito at agora. Irmos, pedimos a vocs que respeitem aqueles que trabalham entre vocs, isto , aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para gui-los e ensin-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros. Pedimos a vocs, irmos, que aconselhem com firmeza os preguiosos, dem coragem aos tmidos, ajudem os fracos na f e tenham pacincia com todos. Tomem cuidado para que ningum pague o mal com o mal. Pelo contrrio, procurem em todas as ocasies fazer o bem uns aos outros e tambm aos que no so irmos na f. Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasies. Isso o que Deus quer de vocs por estarem unidos com Cristo Jesus. No atrapalhem a ao do Esprito Santo. No desprezem as profecias.

Examinem tudo, fiquem com o que bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus, que nos d a paz, faa com que vocs sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o esprito, a alma e o corpo de vocs livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama fiel e far isso. Irmos, lembrem de ns nas suas oraes. Cumprimentem todos os cristos com um beijo de irmo. Peo com insistncia, pela autoridade do Senhor, que esta carta seja lida para todos os irmos. Que a graa do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocs!

Potrebbero piacerti anche