Sei sulla pagina 1di 5

A SEPARAO ENTRE A FILOSOFIA E A TEOLOGIA SEGUNDO SPINOZA

Danilo Santos Dornas (PIBIC/CNPq - FUNREI)


Orientador: Prof. Dr. Jos Maurcio de Carvalho

Resumo: Estudaremos, nesse trabalho, a idia de Religio e Filosofia no pensamento


de Baruch de Spinoza (1632-1677). Distinguiremos essas duas disciplinas para elucidar o pleno exerccio da liberdade que a Modernidade instaurou.

Palavras-chave: Religio. Filosofia. Liberdade.

Abstract: In this work we'll study the idea of Religion and Philosophy in Baruch de Spinoza's thought (1632-1677). We'll distinguish these two subjects for to elucidate the full exercise of the liberty that the Modernity established. Key words: Religion. Philosophy. Liberty.

1. Introduo
uando o homem sente medo, ordinariamente no procura salvar-se por si mesmo, ele aspira ao auxlio divino ou alguma soluo mgica para suas aflies. Baruch de Spinoza (1632-1677) entende que superstio recorrer a tais expedientes para resolver os problemas da vida diria.

no primeiro captulo de Caminhos da moral moderna (1995). O filsofo defende a liberdade de filosofar com o objetivo de estabelecer regras que ajudem no convvio social. A capacidade de reflexo de cada indivduo deve ser incentivada para que haja uma harmonia entre o homem e a sociedade. Nesse trabalho, elucidaremos como Spinoza diferenciou os objetivos da Religio e da Filosofia para justificar a liberdade de pensar.

Spinoza se empenha em uma anlise histrica das Sagradas Escrituras revelando as contradies existentes e demonstrando que a fonte que fundamenta a Teologia est repleta de erros histricos. Assim, as passagens e as leis contidas na Bblia no so confiveis e podem induzir ao erro se forem aceitas como instrumento de conhecimento. O propsito do filsofo incentivar uma experincia moral com caractersticas racionais, o que no era comum no seu tempo, como observa Jos Maurcio de Carvalho

2. As supersties dificultam interpretar as Sagradas Escrituras


Para Spinoza, as crendices dos homens so reafirmadas pela superstio. Elas provm de um conhecimento revelado, que se impe pela autoridade de quem o anuncia e exi-

Revista Eletrnica Print by FUNREI <http://www.funrei.br.publicaes/ > . So Joo del-Rei, n. 3. p. 55-59, jul. 2001

56

DORNAS. Danilo Santos. A Separao entre a Filosofia e a Teologia segundo Spinoza

ge a obedincia dos crentes. A esse conhecimento revelado, Spinoza chama de profecia. Nas primeiras frases do Tratado Teolgico-Poltico, Spinoza coloca o homem como possuidor de uma angstia que transporta para o exterior a capacidade de realizao de seus projetos. Por isso, acaba fundamentando suas crenas numa fora que os transcende, cuja vontade desconhece e da qual tudo depende.
Se os homens pudessem, em todas as circunstncias, decidir pelo seguro, ou se a fortuna lhes mostrasse sempre favorvel, jamais seriam vtimas da superstio (Spinoza, 1988. p. 111).

que desenfreadamente cobiam os fazem oscilar, a maioria das vezes, entre a esperana e o medo, esto sempre a pontos a acreditar seja o que for. (Spinoza, 1988. p. 111).

Spinoza tambm analisa o meio privilegiado pelo qual se d a revelao. Esse meio a profecia. O fenmeno proftico aparece nas Sagradas Escrituras, onde se encontra a revelao. O principal problema que o filsofo enxerga nas profecias o modo como so interpretadas. O mtodo proposto por Spinoza refazer as histrias dos textos bblicos examinando a lngua utilizada, o objetivo de seus autores e a vida e costumes daqueles para os quais foram dirigidos. Vale ressaltar que Spinoza no pretende recuperar a originalidade dos textos bblicos, e sim procurar compreend-los a partir da poca na qual foram escritos. A lngua hebraica, para o filsofo, apresenta dificuldades que dificultam a interpretao das Sagradas Escrituras porque permanece sob a responsabilidade de um grupo restrito de sacerdotes. Desse modo, resta aos homens comuns se submeterem a tais interpretaes e tom-las como o verdadeiro sentido da palavra divina. Alm do mais, se cada homem tivesse oportunidade de interpretar as leis divinas conforme seus interesses, a autoridade clerical no conseguiria se sustentar, completa Spinoza. Spinoza, entender entregar Concluiu em sua anlise, procura o motivo que levou Deus a suas leis ao povo hebreu. que o povo hebreu era su56

O filsofo explica que a causa que origina, conserva e alimenta as supersties do homem o medo. Esse medo faz surgirem idias confusas e mutiladas que so desenvolvidas pela imaginao. Assim, a imaginao no clara e distinta como precisaria ser, deixando no homem a dvida de um futuro incerto. No sentir de Spinoza, a dvida sobre o futuro gera, no homem, conflitos entre seus sentimentos. Desses conflitos resultam o medo e a esperana, que so paixes contrrias e se enfrentam na alma humana. A impossibilidade de determinar o futuro faz com que prevalea a angstia e a ansiedade e nesse meio a superstio. A superstio aflora quando os homens se entregam delirantemente s paixes negativas que povoam sua imaginao. Eis o que diz o filsofo:
como se encontram freqentemente perante tais dificuldades que no sabem que deciso ho de tomar, e como os incertos benefcios da fortuna

Revista Eletrnica Print by FUNREI <http://www.funrei.br.publicaes/ > . So Joo del-Rei, n. 3. p. 55-59, jul. 2001

DORNAS. Danilo Santos. A Separao entre a Filosofia e a Teologia segundo Spinoza

57

perior aos outros povos pela forma feliz como geria aquilo que lhe dava segurana na vida. A nao hebraica foi escolhida no por sua inteligncia ou serenidade, mas pela organizao social e pela solidez da estrutura poltica. A vocao dos hebreus consiste na prosperidade temporal do Estado. Ao entregar a lei aos hebreus, Deus no excluiu os outros povos de seus planos, tambm eles tiveram ensinamentos de Deus:
evidente que outras naes tiveram tambm, semelhana dos judeus, os seus profetas e que estes profetizam tanto para eles como para os prprios judeus (Spinoza, 1988. p. 158).

conclui que a doutrina da Escritura no demanda altas especulaes. Se alguns insistem em dizer que os ensinamentos ali contidos so profundssimos, tratam a Igreja como Academia e a Religio como Cincia, e elas no so nem uma coisa nem outra. O resultado acaba sendo disputas e distores dispensveis, completa Spinoza.

3. A distino entre Teologia e Filosofia


Alm de determinar a separao entre a Filosofia e a Teologia, Spinoza pretende esclarecer que essas disciplinas se distinguem tambm pelas atitudes que promovem. A Teologia se apia na autoridade daqueles que interpretam as Sagradas Escrituras para impor obedincia aos homens. A Filosofia busca a verdade, de modo que tem como autoridade a prpria Razo e s a ela se submete. O filsofo explica que a Teologia dita Razo de seus crentes os ideais cuja origem desconhecem. Por isso, o pensar que fundamenta a Teologia est imerso em preceitos e dogmas aos quais todos devem servir. Essa imposio retira do homem a liberdade para pensar ou agir. Ele observa que a Teologia s pode ser estruturada pelas profecias, que so frutos da imaginao daqueles que as formulam. Elas so demonstradas por sonhos dos profetas. Sendo assim, as profecias podem induzir ao erro por se manifestarem quando os profetas esto mais vulnerveis a pratic-lo. A Filosofia, para Spinoza, est alicerada na busca da verdade pela Ra57

Spinoza contesta a autoria de alguns livros das Sagradas Escrituras. Para faz-lo, emprega a anlise histrica e observa que os verdadeiros autores viveram sculos depois dos autores considerados verdadeiros. Os ensinamentos e prticas contidos na Bblia, em virtude de sua contaminao histrica, s so sagrados quando considerados religiosamente. Spinoza adverte que, nada sagrado ou profano, s em funo do uso se tornar uma coisa ou outra. Isso significa que as Escrituras s podem ser consideradas palavra de Deus na perspectiva religiosa. Tambm afirma que a metodologia de estudo das Escrituras no se conserva intacta pelos sculos, mas o significado divino da mensagem ficou preservado. A lei universal se resume na mxima evanglica: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ti mesmo" (1988. p. 282). O filsofo ainda afirma que as Escrituras ensinam uma mensagem compreensvel por qualquer pessoa. Da,

Revista Eletrnica Print by FUNREI <http://www.funrei.br.publicaes/ > . So Joo del-Rei, n. 3. p. 55-59, jul. 2001

58

DORNAS. Danilo Santos. A Separao entre a Filosofia e a Teologia segundo Spinoza

zo. Desse modo, a Filosofia s pode ser anunciada por homens virtuosos e que empregam o raciocnio para solucionar os problemas. O filsofo entende que a Razo ddiva divina, e, por isso, deve ser utilizada sempre. O filsofo considera que a f salva em virtude da obedincia que induz. A fidelidade do homem a Deus reconhecida atravs de suas boas obras. A obra que deixa ver a presena de Deus a caridade. Portanto, fiel quem pratica justia e caridade. Spinoza acrescenta que as Escrituras no condenam a ignorncia, mas a desobedincia lei de Deus. Spinoza conclui que o objetivo da Filosofia o compromisso com a verdade; o da f a obedincia e a piedade. Os fundamentos da Filosofia so as noes racionais, devendo toda ela ser deduzida a partir da natureza; os da f so narrativas histricas deduzveis das Escrituras e da revelao. Portanto, entre a Filosofia e a Teologia no existe relao ou afinidade, que o que ele desejou demonstrar.

cede aos homens, mais nos afastamos do Estado (...) e mais violento o poder" (Spinoza, 1988. p. 372). Admitir a mxima "amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo com a ns mesmos" (Spinoza, 1988. p. 282), Spinoza proclama a relao pessoal de cada indivduo com Deus. Assim, ao interagir em comunidade, o homem deve se manter livre e desprendido da religio. Construir uma sociedade pautada na moral laica significa preservar a liberdade de cada homem para manter a felicidade de todos, completa o filsofo. A liberdade, para o pensador, uma modalidade de pensamento que tem como condutor o uso da Razo. Nesses termos, Spinoza no concorda com a tese do livre-arbtrio segundo o qual o homem pode praticar o mal, utilizando a liberdade. Spinoza caracteriza a liberdade como um bem criado por Deus. Portanto, tudo que caracteriza imperfeio no homem no pode ser atribudo ela. O filsofo afirma que o homem livre aquele que entre dois bens escolhe o maior e entre dois males, o menor; obedece s leis do Estado; com coragem evita a desgraa; e possui uma sabedoria voltada para a vida e no para a morte. Spinoza defendeu a liberdade de interpretar as Sagradas Escrituras. Assim, ele enxergou as mensagens bblicas numa perspectiva crtica e filosfica. A Filosofia, se utilizada livremente, transforma-se em conhecimento racional e puro que engrandece o homem. Ela proporciona felicidade e paz.
58

4. A liberdade de filosofar
Spinoza apresenta suas teses para demonstrar que o homem religioso no precisa de supersties para viver. Acreditando nas supersties, o homem encontra-se alienado de suas razes. A convivncia social, segundo o filsofo, deveria se pautar em prticas que caracterizam o exerccio pleno da liberdade. Quanto menos liberdade mais dominador o Estado, explica o filsofo: quanto menos liberdade de opinio se con-

Revista Eletrnica Print by FUNREI <http://www.funrei.br.publicaes/ > . So Joo del-Rei, n. 3. p. 55-59, jul. 2001

DORNAS. Danilo Santos. A Separao entre a Filosofia e a Teologia segundo Spinoza

59

Vimos que Spinoza intentou conciliar a liberdade de pensar com a felicidade e a paz no homem. Ainda assim, separa a F e a Filosofia, elucidando que possuem realidades distintas. A faculdade de refletir uma ddiva preciosa e para exerc-la o homem necessita de liberdade. Desse modo, o filsofo defende o emprego da liberdade na reflexo filosfica.

povo restrito que viveu em pocas remotas. A distino entre a Teologia e a Filosofia feita por Spinoza ajudou o homem moderno a perceber que o compromisso da Filosofia a busca da verdade. Essa busca deve ser realizada no uso da Razo. A utilizao da Razo nos permite desprender dos vcios e evita aes inconvenientes na sociedade onde vivemos. Para se chegar verdade, Spinoza diz que necessrio o homem se sentir livre. Essa liberdade proporciona ao homem uma rejeio das supersties e dos vcios. Esse exame de Spinoza estabelece a base para se construir uma sociedade cuja moral seja laica. A moral laica importante porque impede a submisso a autoridades constitudas em idias mutiladas e confusas. O homem deve ser livre para buscar felicidade e paz. O caminho que conduz o homem a essa felicidade e paz a Filosofia, conclui o pensador. Com essas idias a Filosofia adquire dignidade prpria e sai da rbita da Teologia.

Concluso
Ao elaborar uma teoria crtica da Teologia, Spinoza procurou conduzir-se racionalmente no exame do que fundamenta a disciplina. Com isso, o filsofo percebeu que uma historiografia da lngua, dos autores e do povo revela contradies que dificultam uma idia clara e distinta da Religio. Por isso, o pensador considerou as passagens e as leis bblicas como fruto da imaginao. A imaginao causada por sensaes de medo e angstia que o homem sente por no conseguir dominar o futuro. A anlise de Spinoza importante por ajudar-nos a reconhecer o que so as leis bblicas. Elas orientam um Referncias Bibliogrficas

CARVALHO, Jos Maurcio de. Caminhos da moral moderna. Belo Horizonte : Itatiaia, 1995. RODRIGUEZ, Ricardo Vlez. Tpicos Especiais de Filosofia Moderna. Londrina : UEL, 1995. SPINOZA, Baruch de. Tratado Poltico. Traduo de Manuel de Castro. So Paulo : Nova Cultural. 1996. . Tratado Teolgico-Poltico. Traduo de Diogo Pires Aurlio. Lisboa : Nacional. 1988. . tica - demonstrada maneira dos Gemetras. Traduo de Joaquim de Carvalho, Joaquim Ferreira Gomes e Antnio Simes. So Paulo : Nova Cultural, 1996. 59
Revista Eletrnica Print by FUNREI <http://www.funrei.br.publicaes/ > . So Joo del-Rei, n. 3. p. 55-59, jul. 2001

Potrebbero piacerti anche