Sei sulla pagina 1di 4

COLGIO VICENTINO SANTA CECLIA

LISTA DE EXERCCIOS 3 ANO ENSINO MDIO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO - PROF. Emerson Guimares
01. (VUNESP) Ao final do sculo passado, a dominao e a espoliao assumiram caractersticas novas nas reas partilhadas e neocolonizadas. A crena no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia europia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideolgico, certo esforo para justificar interesses imperialistas: a) A humilhao sofrida pela China, durante um sculo e meio, era algo inimaginvel para os ocidentais. b) A civilizao deve ser imposta aos pases e raas onde ela no pode nascer espontaneamente. c) A invaso de tecidos de algodo do Lancashire desferiu srio golpe no artesanato indiano. d) A diplomacia do canho e do fuzil, a ao dos missionrios e dos viajantes naturalistas contriburam para quebrar a resistncia cultural das populaes africanas, asiticas e latino-americanas. e) O mapa das comunicaes nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das reas colonizadas em contato com o mundo exterior. 02. (UNITAU) O Imprio Chins, sofrendo presses de vrios pases, foi obrigado a ceder algumas partes de seu territrio a pases europeus. Um desses territrios, em poder do Reino Unido, foi devolvido ao governo chins no sculo passado (1997). Trata-se do territrio de: a) Cingapura b) Macau c) Taiwan d) Hong Kong e) Saigon 03. (FUVEST) No sculo XIX, a histria inglesa foi marcada pelo longo reinado da rainha Vitria. Seu governo caracterizou-se: a) pela grande popularidade da rainha, apesar dos poderes que lhe concedia o regime monrquico absolutista vigente; b) pela expanso do Imprio Colonial Britnico na Amrica, explorado atravs do monoplio comercial e do trfico de escravos; c) pelo incio da Revoluo Industrial, que levou a Inglaterra a tornar-se a maior produtora de tecidos de seda; d) por sucessivas crises polticas internas, que contriburam para a estagnao econmica e empobrecimento da populao; e) por grande prosperidade econmica e estabilidade poltica, em contraste com uma acentuada desigualdade social. 04. A industrializao acelerada de diversos pases, ao longo do sculo XIX, alterou o equilbrio e a dinmica das relaes internacionais. Com a Segunda Revoluo Industrial surgiu o imperialismo, cuja caracterstica marcante foi o(a): a) substituio das intervenes militares pelo uso da diplomacia internacional; b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos pases industrializados; c) manuteno da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas reas conquistadas; d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa; e) transferncia de tecnologia, estimulada por uma poltica no-intervencionista.

05. (VUNESP) O mundo europeu escandalizou-se com a rebelio dos Boxers (1900) e se surpreendeu, depois, com suas conseqncias, as quais, de certo modo, antecipavam os movimentos nacionalistas que iriam revolucionar a China no sculo XX. As relaes entre os europeus e o governo imperial chins, no entanto, contriburam para alimentar reaes e ressentimentos populares contra: I. os privilgios comerciais concedidos aos comerciantes estrangeiros; II. os navios a vapor, as estradas de ferro e os telgrafos; III. os missionrios europeus que desfrutavam do direito de residncia e de pregao; IV. as lutas de boxe, patrocinadas diariamente pelos membros das comunidades diplomticas estabelecidas em Pequim;

V. a interveno dos missionrios estrangeiros na administrao dos governos. Consideradas as proposies anteriores, assinale: a) se apenas a proposio IV estiver correta; b) se todas estiverem corretas; c) se apenas as proposies I, II, III e V estiverem corretas; d) se apenas as proposies I e V estiverem incorretas; e) se apenas as proposies II e III estiverem incorretas.

06. (UDESC) A China desponta nos dias de hoje como uma das possveis grandes potncias do nosso sculo. Todavia, at meados do sculo XIX, ela era um pas em grande parte isolado do restante do mundo e que, apesar de apresentar uma economia enfraquecida, resistia voracidade dos interesses ocidentais. Naquela poca, os primeiros a quebrar esse isolamento foram os ingleses. Assinale a nica alternativa que corresponde aos meios empregados pelos ingleses para impor China o comrcio e outras influncias ocidentais: a) O monoplio do comrcio da regio pela Companhia das ndias Ocidentais. b) A guerra do pio, com ataques s cidades porturias chinesas. c) A assinatura de tratados de livre comercializao do ch ingls. d) A Guerra dos Boxers, que levou ao extermnio os nativos da regio. e) A imposio China de uma nova forma de governo com feies ocidentais. 07. (FATEC) Ata Geral da Conferncia de Berlim, em 26 de fevereiro de 1885: "Captulo I: Declarao referente liberdade de comrcio na Bacia do Congo... Artigo 6 - Todas as Potncias que exercem direitos de soberania ou uma influncia nos referidos territrios comprometem-se a velar pela conservao dos aborgines e pela melhoria de suas condies morais e materiais de existncia e a cooperar na supresso da escravatura e principalmente do trfico de negros; elas protegero e favorecero, sem distino de nacionalidade ou de culto, todas as instituies e empresas religiosas, cientficas ou de caridade, criadas e organizadas para esses fins ou que tendam a instruir os indgenas e a lhes fazer compreender e apreciar as vantagens da Civilizao." Pela leitura do texto acima, podemos deduzir que ele: a) demonstra que os interesses capitalistas voltados para investimentos financeiros eram a tnica do tratado; b) caracteriza a atrao exercida pela abundncia de recursos minerais, notadamente na regio subsaariana; c) explicita as intenes de natureza religiosa do imperialismo, atravs da proteo ao dos missionrios; d) revela a prpria ideologia do colonialismo europeu ao se referir s "vantagens da Civilizao"; e) reflete a preocupao das potncias capitalistas em manter a escravido negra.

08. "O comrcio do pio feito pelos ingleses. Este povo, no tendo do que viver na sua terra, procura escravizar os outros pases." (Memorial elaborado por um chins e dirigido ao imperador Tao-Kwang em 1838, antes da Guerra do pio). Com base no trecho apresentado, assinale a alternativa que identifica a posio do autor: a) Evidencia a atuao do colonizador no processo da colonizao. b) Reflete o inconformismo do colonizado diante da opresso neocolonialista. c) Mostra uma opinio ambgua, ao ver o Oriente como "inveno" do Ocidente. d) Admite melhorias nas condies materiais da populao. e) Revela uma atitude racista perante os povos colonizados. 09. (PUC) A expanso neocolonialista do sculo XIX foi acelerada, essencialmente: a) pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais para novos projetos, alm da busca de matrias-primas; b) pelo crescimento incontrolado da populao europia, gerando a necessidade de migrao para frica e sia; c) pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura europia pelo mundo; d) pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das prticas do mercantilismo; e) pela distribuio igualitria dos monoplios de capitais e pelo acrscimo da produo industrial.

10.No representa um marco na Segunda revoluo industrial: a) Novas fontes de energia; b) Inveno dos automveis; c) Inveno do telefone; d) Produo de Ao; e) Utilizao da energia vapor; 11. Grupo de enormes empresas que estabelecem entre si um acordo com a meta de controlar os preos ou o mercado de certo setor: a) Imperialismo b) Truste c) Cartel d) Holding e) Protecionista 12. A desculpa principal da ideologia do Neocolonialismo era a misso civilizadora das maiores potncias que tinha por obrigao: a) Expandir o imperialismo social b) Aumentar o territrio de comrcio mundial c) Explorar reas ainda no comercializadas d) Fazer emprstimo para as naes pobres e) Difundir o progresso pelo mundo. 1 3 . ( U F R G S ) A s s i n a l e a alternativa correta em relao expanso imperialista observada entre meados do sculoXIX e a Primeira Guerra Mundial. A I n g l a t e r r a f o i o m a i o r i m p r i o d a p o c a , p o s s u i n d o c o l n i a s , d o m n i o s e protetorados em vrios continentes. B - O s n o r t e - a m e r i c a n o s , m e s m o a p o i a d o s p e l a D o u t r i n a M o n r o e , n o s o u b e r a m estabelecer reas de influncia no restante da Amrica. C - A frica permanecia como protetorado de Portugal e da Espanha. D - A Frana, aps cerca de meia dcada de lutas, reconheceu a sua derrota em Saigon eno Camboja. E - O Japo aliou-se China e Coreia para tentar resistir s potencias europeias

14. Big-Stick foi o termo que consagrou uma importante fase da poltica externa norteamericana, marcada pelo constante intervencionismo armado nos pases da Amrica Latina e visando assegurar interesses econmicos e comerciais dos Estados Unidos na regio. Sua implementao est associada presidncia de: A - Harry Truman (1945-1953) B - Teodore Roosevelt (1901-1909) C - Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) D - John Kennedy (1960-1963) E - Herbert Hoover (1929-1932)

15.A verdade e o amor sempre venceram. Houve tir anos e assassinos e eles pareciam invencveis. M as, no final, sempre caem. Pense nisso... sempre.... (Mahatma Gandhi )Sobre o domnio ingls na ndia, correto afirmar que: a - os britnicos se instalaram na ndia a partir do sculo XVI, abrindo postos comerciais atravs da Cia. das ndias Orientais que, no incio do sculo XIX, controlava o comrcio e no substitua antigos hbitos culturais por novos; b - os indianos eram tratados com uma suposta igualdade pelos britnicos, que valorizavam a cultura destes para melhor dominarem; c - u m a d a s e s t r a t g i a s d e m a n u t e n o d o c o n t r o l e s o b r e a n d i a f o i c o l o c - l a s o b administrao direta da Coroa Britnica; d - a Coroa Britnica promoveu a con struo de estradas d e ferro, o que favoreceu muito as indstrias artesanais indianas; e - Mahatma Gandhi d efendia a resistncia ao domnio britnico de forma pacfica,atravs do boicote a produtos ingleses e do no pagamento de impostos

NORMAS PARA O PREENCHIMENTO DA GRADE DE RESPOSTAS: 12345A grade deve ser preenchida obrigatoriamente a caneta preta ou azul; Marque com x a resposta correta; Existe apenas uma resposta correta para cada questo; Caso marque mais de uma alternativa a questo ser anulada; Questes rasuradas sero anuladas;

Potrebbero piacerti anche