Sei sulla pagina 1di 4

Professor

Cebolinha

Disciplina
Fsica

Assunto
Espelhos planos

N da lista
155

Aluno

Turma
3 Ano /

Data
/2013

01 - (FUVEST SP) Um rapaz com chapu observa sua imagem em um espelho plano e vertical. O espelho tem o tamanho mnimo necessrio, y = 1,0 m, para que o rapaz, a uma distncia d = 0,5 m, veja a sua imagem do topo do chapu ponta dos ps. A distncia de seus olhos ao piso horizontal h = 1,60 m. A figura da questo a ilustra essa situao e, em linha tracejada, mostra o percurso do raio de luz relativo formao da imagem do ponto mais alto do chapu. a) Desenhe, na figura abaixo, o percurso do raio de luz relativo formao da imagem da ponta dos ps do rapaz. Determine o ngulo de incidncia , em relao horizontal, em funo de a, b, d e h, para que um feixe de luz atravesse o anel A, se reflita nos espelhos E 1, E2 e E1 e atravesse o anel B, como indica o percurso na figura. Admita que os ngulos de incidncia e de reflexo do feixe de luz sobre um espelho sejam iguais. 04 - (UEM PR) Um homem, de 1,80 m de altura, est parado sobre uma superfcie plana a 2,0 m de um espelho plano que est sua frente. Ele observa no espelho toda a extenso de seu prprio corpo, dos ps cabea, e um poste, de 2 m de altura, disposto 3 m atrs de si. Com base nessas informaes, assinale o que for correto. 01. A imagem observada pelo homem no espelho plano direita, virtual, igual e enantiomorfa. 02. O espelho possui uma altura mnima de 90 cm. 04. Se o homem der um passo para frente, diminuindo sua distncia em relao ao espelho em 40 cm, ele no observar mais sua imagem, dos ps cabea, no espelho plano. 08. distncia do poste at a imagem do homem, formada no espelho plano, de 5,0 m. 16. A distncia do homem sua imagem, formada no espelho plano, o dobro da distncia do homem at o espelho. 05 - (UEMA) Para medir a altura de um farol, utilizou-se de um espelho plano colocado na horizontal no mesmo nvel das bases do farol e de uma parede que estava a uma distncia D do farol. Quando um raio de luz do farol reflete no espelho em um ponto 2D/21 em relao parede, incide nesta em um ponto que estava a uma altura de 140 cm de sua base. Assim, a altura do farol : a) b) c) d) e) 30,00m 26,60m 6,65m 13,30m 20,00m

b) Determine a altura H do topo do chapu ao cho. c) Determine a distncia Y da base do espelho ao cho. d) Quais os novos valores do tamanho mnimo do espelho ( y ) e da distncia da base do espelho ao cho ( Y ) para que o rapaz veja sua imagem do topo do chapu ponta dos ps, quando se afasta para uma distncia d igual a 1 m do espelho? NOTE E ADOTE O topo do chapu, os olhos e a ponta dos ps do rapaz esto em uma mesma linha vertical. 02 - (PUC SP)Um aluno colocou um objeto O entre as superfcies refletoras de dois espelhos planos associados e que formavam entre si um ngulo , obtendo n imagens. Quando reduziu o ngulo entre os espelhos para /4, passou a obter m imagens. A relao entre m e n :

a) b) c) d) e)

m = 4n + 3 m = 4n 3 m = 4(n + 1) m = 4(n 1) m = 4n

03 - (UNESP) Sejam dois espelhos planos (E1 e E2), posicionados verticalmente, com suas faces espelhadas voltadas uma para outra, e separados por uma distncia d, em centmetros. Suspensos por finas linhas, dois pequenos anis (A e B) so posicionados entre esses espelhos, de modo que as distncias de A e B ao espelho E1 sejam, respectivamente, a e b, em centmetros, e a distncia vertical entre os centros dos anis seja h, em centmetros, conforme mostra a figura.

06 - (PUCCAMP SP) Nos espelhos planos, os objetos e suas respectivas imagens constituem figuras enantiomorfas. Suponha que uma pessoa est a 2,0 m de um espelho plano vertical. Num dado instante, o espelho comea a se mover paralelamente posio inicial, afastando-se da pessoa, com velocidade constante de 4,0 cm/s. Aps 5,0 minutos, a distncia entre as imagens da pessoa fornecidas pelo espelho (a atual e a primitiva), em metros, vale a) b) c) d) e) 14 18 20 24 28

Colgio Expresso
07 - (UFAL) Duas moedas, de 10 e 50 centavos, encontram-se sobre o tampo de uma mesa horizontal, em cuja extremidade existe um espelho vertical (ver figura). Para efeito de clculo, considere as moedas como objetos pontuais localizados nos centros das circunferncias mostradas. De acordo com os comprimentos dos segmentos indicados na figura, pode-se afirmar que a distncia da moeda de 50 centavos imagem da moeda de 10 centavos igual a: No conjunto de dois espelhos planos mostrado na figura, o raio emergente intersecta o raio incidente em um ngulo . Da forma que os espelhos esto dispostos, esse conjunto no constitui um retrorrefletor. Determine o ngulo , em funo do ngulo , para a situao apresentada na figura e o valor que o ngulo deve assumir, em radianos, para que o conjunto de espelhos constitua um retrorrefletor.

a) b) c) d) e)

4 cm 24 cm 28 cm 40 cm 48 cm

11 - (UECE) Voc est em p em uma sala, parado diante de um espelho vertical no qual pode ver, apenas, dois teros de seu corpo. Considere as aes descritas a seguir: I. Afastar-se do espelho. II. Aproximar-se do espelho. III. Usar um espelho maior, cuja altura o permita ver seu corpo inteiro quando voc est na sua posio inicial. Voc gostaria de ver seu corpo inteiro refletido no espelho. Para atingir seu objetivo, das aes listadas anteriormente, voc pode escolher a) b) c) d) apenas a I. apenas a II. apenas a III. a I ou a III, apenas.

08 - (UNESP)Um professor de fsica props aos seus alunos que idealizassem uma experincia relativa ao fenmeno luminoso. Pediu para que eles se imaginassem numa sala completamente escura, sem qualquer material em suspenso no ar e cujas paredes foram pintadas com uma tinta preta ideal, capaz de absorver toda a luz que incidisse sobre ela. Em uma das paredes da sala, os alunos deveriam imaginar uma fonte de luz emitindo um nico raio de luz branca que incidisse obliquamente em um extenso espelho plano ideal, capaz de refletir toda a luz nele incidente, fixado na parede oposta quela na qual o estudante estaria encostado (observe a figura).

12 - (UFG GO)Espelhos conjugados so muito usados em truques no teatro, na TV etc. para aumentar o nmero de imagens de um objeto colocado entre eles. Se o ngulo entre dois espelhos planos conjugados for / 3 rad, quantas imagens sero obtidas? a) Duas b) Quatro c) Cinco d) Seis e) Sete 13 - (UFMS) Um grande espelho plano serve como pano de fundo em um palco de teatro, durante a apresentao de uma dana. A bailarina se coloca entre o espelho e o pblico, que assiste dana. Um observador do pblico est em uma posio da qual, num dado momento, v a imagem refletida da bailarina no espelho e v tambm a bailarina na mesma linha de seus olhos (veja a figura). Nesse momento, a bailarina se aproxima do espelho com velocidade V com relao ao palco. Se a bailarina v sua prpria imagem e tambm a do observador refletida no espelho, correto afirmar que

Se tal experincia pudesse ser realizada nas condies ideais propostas pelo professor, o estudante dentro da sala a) enxergaria somente o raio de luz. b) enxergaria somente a fonte de luz. c) no enxergaria nem o espelho, nem o raio de luz. d) enxergaria somente o espelho em toda sua extenso. e) enxergaria o espelho em toda sua extenso e tambm o raio de luz. 09 - (UDESC) Um estudante pretende observar inteiramente uma rvore de 10,80 m de altura, usando um espelho plano de 80,0 cm. O estudante consegue seu objetivo quando o espelho est colocado a 5,0 m de distncia da rvore. A distncia mnima entre o espelho e o estudante : a) 0,40 m b) 0,50 m c) 0,20 m d) 0,60 m e) 0,80 m 10 - (UNESP) O fenmeno de retrorreflexo pode ser descrito como o fato de um raio de luz emergente, aps reflexo em dois espelhos planos dispostos convenientemente, retornar paralelo ao raio incidente. Esse fenmeno tem muitas aplicaes prticas.

a) o observador percebe que a imagem da bailarina, refletida no espelho, aproxima-se dele com velocidade 2V. b) a bailarina percebe que a imagem do observador, refletida no espelho, aproxima-se dela com velocidade 2V. c) a bailarina percebe que sua prpria imagem, refletida no espelho, aproxima-se dela comvelocidade 2V. d) a imagem refletida da bailarina no espelho uma imagem real. e) a distncia da bailarina at o espelho o dobro da distncia da bailarina at sua imagem refletida. 14 - (ITA SP) Um raio de luz de uma lanterna acesa em A ilumina o ponto B, ao ser refletido por um espelho horizontal

Colgio Expresso
sobre a semi-reta DE da figura, estando todos os pontos num mesmo plano vertical. Determine a distncia entre a imagem virtual da lanterna A e o ponto B. Considere AD = 2 m , BE =3 m e DE =5 m . Aps refletir no espelho AB o raio atinge um segundo espelho plano BC, que forma ngulo de 130 com o primeiro. Nessas condies, o ngulo de reflexo no espelho BC vale a) 40 b) 50 c) 60 d) 70 e) 80 19 - (UEM PR) A figura mostra uma lmpada L a 12 cm de um espelho plano P. A distncia, em centmetros, percorrida por um raio de luz emitido por L e que, aps refletido pelo espelho, atinge o ponto A, ...

15 - (UFAL)Entre dois espelhos planos, perpendiculares entre si, colocase um objeto P a 1,5 cm de um deles e a 2,0 cm do outro, como representa a figura.

O nmero de imagens que se obtm e a distncia do objeto imagem mais afastada, em cm, valem, respectivamente, a) 2 e 3. b) 2 e 4. c) 3 e 3. d) 3 e 4. e) 3 e 5. 16 - (UNIMONTES MG) Um homem caminha, com velocidade de mdulo vH = 3 m/s em relao ao solo, em direo a um espelho plano vertical E, o qual tambm se move com velocidade de mdulo vE = 4 m/s em relao ao solo (veja a figura). O mdulo da velocidade da imagem, em relao ao homem, :

20 - (UFU MG) Determine o comprimento da sombra da rgua (de comprimento h) na parede, causada pela reflexo da luz da lmpada no espelho (horizontal) da figura. Despreze a largura da rgua. Observao: A lmpada est a mesma altura que a extremidade superior da rgua.
P are d e L m pada m d h R gua

*
H

E s p e lh o

a) b) c) d)

1 m/s. 3 m/s. 2 m/s. 4 m/s.

Dados: Altura da lmpada: H = 100 cm Comprimento da rgua: h = 30 cm Distncia da lmpada rgua: m = 60 cm Distncia da rgua parede: d = 200 cm GABARITO: 1) Gab:

17 - (FUVEST SP) Dois espelhos planos, sendo um deles mantido na horizontal, formam entre si um ngulo . Uma pessoa observa-se atravs do espelho inclinado, mantendo seu olhar na direo horizontal. Para que ela veja a imagem de seus olhos, e os raios retornem pela mesma trajetria que incidiram, aps reflexes nos dois espelhos (com apenas uma reflexo no espelho horizontal), necessrio que o ngulo seja

a) b) H = 2m c) Y = 0,8m d) y = y = 1m Y = Y = 0,8m 2) Gab: A 3) Gab: arctg

a) 15 b) 30 c) 45 d) 60 e) 75 18 - (UNIFOR CE) Um raio de luz incide em um espelho plano AB, com ngulo de incidncia de 60, como mostra a figura abaixo.

h a + b + 2d
5) Gab: D 6) Gab: D 7) Gab: D 8) Gab: C

4) Gab: 19 9) Gab: A 10) Gab: = 2

Colgio Expresso
= rad 2
12) Gab: C 13) Gab: C 18) Gab: D 14) Gab:

11) Gab: C
A ' B =7,1m

15) Gab: E 16) Gab: C 17) Gab: C 19) Gab: 20cm 20) Gab: s = 30cm

Potrebbero piacerti anche