Sei sulla pagina 1di 4

Cerimonial e Protocolo O que Protocolo?

Conjunto de Normas jurdicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histrico, geralmente utilizadas nos trs nveis de governo (Federal, Estadual e Municipal). O que Cerimonial?

a aplicao prtica do protocolo, ou seja, suas regras. Ex: cerimoniais e protocolos oficiais como a troca da guarda do Palcio de Buckingham. Importante: A diplomacia est ligada a Cerimonial e Protocolo, sem estes no poderia existir. O cerimonial da diplomacia possui regras internacionais a serem seguidas e observadas por todos.

O que Etiqueta? um conjunto de normas de comportamento social e familiar, que retrata a sociedade em cada poca distinta. A etiqueta tambm indica costumes e hbitos dos povos. Como exemplo podemos citar o cumprimento dos orientais, uma inclinao para frente com a cabea, em oposio ao cumprimento ocidental do aperto de mos.

OBSERVAO: No caso citado deve-se seguir a regra da etiqueta que prevalece o cumprimento do anfitrio em primeiro lugar seguido do cumprimento do visitante. TODO O PROCESSO DE PROTOCOLO E CERIMONIAL SEGUE UMA LGICA, A MAIOR PARTE DAS REGRAS E RITOS TM UM PORQUE, NADA ESTABELECIDO ALEATORIAMENTE.

Protocolo do Direito Foi criado para a facilitao do entendimento para qualquer pessoa que conhea o cerimonial e tambm na distino das funes do profissionais em questo. OBS: As becas no so iguais; o promotor usa beca estilo germnico e os demais uma beca estilo francs.

Precedncias: O que deve ser observado a hierarquia dos cargos e sua representatividade no evento.

Em caso de dvidas pesquise entre os colegas e dentro do prprio circulo social dos convidados, mesmo porque, na maior parte das vezes no conhecemos todos os participantes e qual a representatividade de cada um especificamente naquele evento.

Precedncia do ministrio: Ministro da Justia; Ministro da Marinha e Exercito, Relaes Exteriores; Ministro da Fazenda...

Se considerarmos os dizeres da bandeira Nacional perceberemos o porque dessa precedncia. ORDEM E PROGRESSO. A amplitude das regras tamanha que chega precedncia de colocao de bandeiras dos estados brasileiros numa cerimnia, de acordo com sua constituio histrica:

Ordem de precedncia dos Estados 1) Bahia; 2) Rio de Janeiro; 3) Maranho; 4) Par; 5) Pernambuco; 6) So Paulo; 7) Minas Gerais; 8) Gois; 9) Mato Grosso; 10) Rio Grande do Sul; 11) Cear; 12) Paraba; 13) Esprito Santo; 14) Piau; 15) Rio Grande do Norte; 16) Santa Catarina; 17) Alagoas; 18) Sergipe; 19) Amazonas; 20) Paran; 21) Acre; 22) Distrito Federal; 23) Mato Grosso do Sul; 23) Rondnia; 24) Rondnia; 25) Tocantins; 26) Amap e 27) Roraima.

Autoridades em eventos no oficiais: Mesmo quando no feita aluso, a obrigao de quem recebe uma autoridade, mesmo extra oficialmente, de acomod-la em lugar de destaque, no sendo necessrio um lugar de honra. interessante colocar pessoas que possam ter interesses em comum e promover as apresentaes.

Eventos no oficiais: No caso de eventos no oficiais com a presena de autoridades em estabelecimentos ou sedes que no possuam vnculo com qualquer nvel de governo, dever prevalecer a precedncia federal do Decreto

70. 274 de 09 de maro de 1972. Recepo de Delegao estrangeiras: A primeira providncia entrar em contato com o cerimonial do pas que vir visitar-nos, a fim de podermos estabelecer contato e ambos os cerimoniais planejarem os eventos, receptivos e toda a programao da delegao.

O cerimonial que est recebendo deve colocar apreciao do outro o programa muito bem detalhado, informaes sobre a hospedagem, e traslados das autoridades, qual a participao delas nos eventos, a ordem dos discursos, muitas vezes at cpia dos discursos dos demais devidamente traduzidas, cardpios do que ser servido nos eventos, planos de mesa. O cerimonial deles, eventualmente, poder intervir com sugestes e ou modificaes que considerar relevante para a delegao. Essas sugestes so submetidas apreciao dos organizadores, at que se alcance um consenso. Por uma questo de deferncia, acrescentarmos algum costume ou tradio original do pas da delegao visitante. Isso denota interesse e conhecimento.

> um princpio de hospitalidade de ateno para com o visitante... PESQUISA... Essa deve ser observada nessa rea de atuao. As regras de etiqueta devero ser rigidamente respeitadas. O profissional de cerimonial deve estar sempre atento aos detalhes. Alguns povos no comem carnes de porco, outros precisam que o abate do animal seja especial...

PRONOMES DE TRATAMENTO VOSSA EXCELNCIA (V.Ex) para: o Presidente da Repblica o Vice-Presidente da Repblica o Ministros de Estado o Chefe do Estado Maior das Foras Armadas o Chefe do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica o Chefe do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica o Chefe do Servio Nacional de Informaes o Presidentes e Membros das Assemblias Legislativas dos Estados o Governadores de Estado e Vice-Governadores o Prefeitos Municipais o Secretrios de Estado o Senadores

o Deputados o Juzes do Trabalho, Juzes de Direito e Juzes Eleitorais o Procurador Geral da Repblica o Embaixadores e Cnsules o Generais e Marechais

Excelentssimo Senhor (Exm.Sr) e Meritssimo (MM) para juzes REVERENDO (Revd.) para: o Sacerdotes o Clrigos o Religiosos VOSSA MAGNIFICNCIA para: o Reitores de Universidades VOCATIVO: Magnfico Reitor

Potrebbero piacerti anche