Sei sulla pagina 1di 11

Introduo

Definio de Moulage
uma tcnina francesa de modelagem tridimensional muito usada atualmente em que o tecido montado e ajustado diretamente no manequim de atelier (boneco de alfaiate ou busto), e posteriormente feito um molde em morim (ou no prprio tecido da roupa definitiva). Fonte: Wikipedia

Apresentao
Neste trabalho ser comentado desde Madeleine Vionnet e Madame Grs que deram o pontap inicial nesta tcnica, at os designers atuais que continuaram com o Moulage e vivem disso.Alguns so jovens e outros nem tanto, porm, o que lhes ligam a tcnica moulage e suas contribuies para o mundo da moda.Utilizam blogs, sites e vdeo-aulas para transmitirem seus conhecimentos, incentivando assim novos designers que podero se interessar.

Madeleine Vionnet
Em uma poca em que o corselet era utilizado para vestir as mulheres, Vionnet revolucionou no s o vesturio feminino como tambm as condies de trabalho em seu atelier. Utilizou formas geomtricas, peas fluidas, drapeadas e que no impunham uma forma ao corpo, e sim seguiam naturalmente a prpria forma desse. Reinventa o corte vis, que at ento era somente utilizado em golas, para coloc-lo nos vestidos, deixando-os assim mais leves. Em seu atelier pensando nas condies de trabalho de suas costureiras, implantou frias remuneradas, licena maternidade, creche para os filhos das trabalhadoras, dentista, enfermeira dentre outros benefcios que at ento no eram obrigatrios na poca. Sua concepo sempre foi baseada em quatro pilares: Proporo, movimento, equilbrio e verdade. Suas colees, consideradas atemporais, servem at hoje de inspirao e referncia ao trabalho de grandes nomes da moda como Azzedine Alaia e Yohji Yamamoto.

Purist de la mode foi uma exposio em Paris que comeou dia 18 de junho de 2009 e foi at 24 de janeiro de 2010. Essa contava com 122 vestidos, 750 desenhos e 75 lbuns de imagens que foram doadas pela estilista na dcada de 50. Algumas fotos do evento Purist de la mode::

Fotos: Patrick Gries / Fonte: www.nytimes.com

"O que fao no moda foi feito para durar para sempre", Madalaine Vionnet (1876-1975).

Alix Grs
Enquanto os estilistas de sua poca criavam roupas inovadoras, Alix Grs ou Madame Grs como tambm era chamada, se inspirava na Antiguidade Clssica para criar seus vestidos.Esses eram ricos em drapeados e pregueados, feitos em tecidos delicados. Sua inspirao na Antiguidade Clssica talvez seja influncia de seu velho sonho, ser escultora, que no deu muito certo, por isso ento se dedicou moda. Grs vestiu uma das mais famosas estrelas do cinema da poca, a Marlene Dietrich e tambm a princesa de Mnaco Gracy Kelly. Infelizmente a concorrncia e a crise financeira acabaram levando Alix misria. Morreu praticamente no anonimato, em um asilo na Frana. Em maro de 2008, no Metropolitan Museum, houve uma exposio das criaes da Madame. Atualmente ela famosa por seus perfumes, em especial Cabochard e Cabotine.

Fotos do evento no Metropolitan Museum:

Fonte: www.metmuseum.org

Germaine Emilie Krebs (19031993)

Designers atuais que utilizam a Moulage


Marcos Rogerio Gomes
Bacharel em Moda (Universidade Anhembi Morumbi), especializao em Estilismo. Empresrio, Professor Universitrio e Consultor de Moda. Possui um blog (www.oresumodamoda.blogspot.com), o qual posta varias dicas de moda, principalmente dicas de Moulage. Alguns tpicos sobre Moulage em seu blog: * MOULAGE: uma ferramenta de pesquisa em design de vesturio. *MOULAGE: uma atividade ldica e prtica simultaneamente. *MOULAGE: metodologias de design aplicadas ao vesturio de moda. Entre outros.

Julia Aguiar:

Especialista na construo e desconstruo de peas por meio da tcnica de moulage, Julia Aguiar usa como ponto de partida o prprio tecido, invertendo a ordem de criao em busca de formas orgnicas, suas criaes refletem contemporaneidade e sugere um visual atemporal alcanado por meio de experimentaes iniciadas no ano 2000 a partir da reciclagem e customizao de peas que faziam parte do estoque da marca Marisa Ribeiro (sua me). Possui um site www.juliaaguiar.com.br onde tem suas colees desde o inverno/2005 at o vero/2011.

Janine Niepceron:
Nasceu em Paris, formada pela Chambre Syndical de La Houte Couture Parisienne. Chegou ao Brasil em 1979, no inicio trabalhou com Clodovil. Em 1989 comeou a lecionar Moulage na faculdade Anhembi Morumbi e FAAP Moda. Tambm aplica treinamento de Moulage, costura e controle de qualidade em empresas, faculdades e entidades como SENAI e SEBRAE dentro e fora de So Pauto. Possui um site: www.janineniepceron.com.br em que mostra um pouco de seu trabalho e tambm um blog www.janineniepceron.wordpress.com onde posta novidades do mundo da moda. www.dailymotion.com/video/xd095s_janine-niepceronmetodo-de-moulage_creation esse um link onde Janine demonstra o material que ensina em suas vdeo aulas.

Bibliografia
Drapping for Apparel Design - Segunda edio Autor: Helen Joseph-Armstrong Editora: Fairchild Pubns; 2 edition (September 30, 2008)

Madeleine Vionnet: Purist de la Mode Autor: Pamela Golbin Editora: Les Arts Decoratifs

* http://finissimo.com.br/etiqueta/2009/06/29/madeleine-vionnet-puriste-de-la-mode/ * http://www.infomat.com/whoswho/alixgres.html * http://www.flickr.com/photos/53035820@N02/sets/72157625463323178/ * www.nytimes.com * http://www.comunidademoda.com.br/moulage-nbr-13377-modelagem%C2%B4tamanho.html * www.nytimes.com * www.daisyfairbanks.typepad.com

Potrebbero piacerti anche