Sei sulla pagina 1di 2

O valor da coerncia Por: ABEL DIAS, Professor

Faz o download da Ficha de Trabalho Ficha_Coerencia.doc Ficha_Coerencia.doc Faz o download da Apresentao Multimdia Coerncia.wmv Coerncia.wmv (http://audacia.org/) (abcdacatequese.com) (http://audacia.org/) (abcdacatequese.com)

Estamos a chegar ao Natal, poca especialmente importante para os cristos, em que celebramos, no nascimento do Deus Menino, a prova suprema da coerncia de Deus. Deus tinha prometido, ao longo dos tempos, a vinda do Messias, do Salvador, e cumpriu a Sua promessa. Por isso se pode dizer que Deus coerente as Suas palavras e as Suas aces complementam-se... e neste Deus pode-se confiar. Ao celebrarmos o Natal, celebramos a coerncia de Deus, um Deus que Se faz Homem de modo que os homens dEle se possam aproximar, mas que apela, tambm, coerncia dos Homens, isto , a que as suas palavras e as suas aces estejam em sintonia. Vivemos num tempo em que existe uma necessidade e sede de coerncia. So muitas as pessoas e as situaes que nos alertam para o dfice de coerncia na sociedade portuguesa. Olha para aquilo que eu digo e no para aquilo que eu fao, o perfeito exemplo da falta de coerncia do mundo contemporneo. Vivemos, muitas vezes, ao sabor do fingimento, do faz-deconta e da vontade de mentir, de esconder e de mascarar Quantas vezes, tambm ns, no sentimos a tentao de sermos incoerentes: defendemos com unhas e dentes um determinado valor, mas damos por ns a praticar o correspondente contravalor! A coerncia um modo de vida A coerncia no significa perfeio. Coerncia significa olhar com tranquilidade para tudo o que somos e fazemos e procurar no esconder ou mascarar, de ns mesmos e dos outros, o que enxergamos. Ser coerente significa reconhecer as falhas de consistncia, a imperfeio, as reas interiores cinzentas de imobilidade e dificuldades e, aceitando esses limites, ir procurando mudar, na medida em que nos for possvel. A coerncia exigente, pois apela a uma constante vigilncia contra a nossa vontade de pretender, de mentir, de esconder, de mascarar A coerncia uma escolha Cada um de ns pode escolher viver de aparncias, de forma incoerente, ou viver coerentemente. Ambas tm ganhos e perdas. Quem vive de aparncias, costuma seduzir mais rapidamente os outros, encontrar os melhores espaos, ganhar visibilidade, mas, a mdio ou longo prazo, em geral, essa construo apresenta inconsistncia e, consequentemente, desprezada e desvalorizada pelas pessoas mais perspicazes e atentas. Pelo contrrio, a construo da coerncia uma tarefa mais trabalhosa, silenciosa e d pouco nas vistas, mas, a longo prazo, apreciada e valorizada pelas pessoas que nos rodeiam. Todos cometemos o erro da incoerncia ou da contradio em algum momento da nossa vida, mas nem por isso deixamos de valorizar a coerncia em si. A perda de qualquer valor e, em concreto, o da coerncia, d-se quando, repetidas vezes, desvalorizamos o apreo e a vivncia desse valor. Consequentemente, e com o tempo, o valor tornar-se- um contravalor.

Ausncia de coerncia leva incoerncia

Os latinos diziam: Culpam excusare altera culpa est (desculpar uma culpa outra culpa), e, por isso, a tendncia de justificar uma incoerncia ela prpria uma incoerncia. Esta tentao est muito presente nos nossos dias, argumentando que todos temos direito a enganar-nos e, assim, passamos uma vida constantemente a danar no caos da incoerncia. O problema agravase quando se trata das crianas. Nos mais pequenos, em referncia familiar e escolar, muito comum este comportamento. Assim, o pior exemplo que podemos dar s crianas a falta de coerncia, nos actos e nas palavras. Na famlia, as crianas, por vezes, tentam descoordenar as decises do pai e da me para conseguir o que querem, provocando, assim, incoerncia nas respostas dos pais. Quando o pai no deixa fazer alguma coisa, esto pergunta-se me, ou o contrrio. Se a consistncia e a coordenao do pai e da me falharem, ento acontece uma contradio que gera uma falta de coerncia. Jesus, Homem coerente e modelo de coerncia Jesus Cristo foi no s modelo de coerncia mas foi, Ele prprio, um homem coerente. Foram muitas e variadas as ocasies em que os fariseus O tentavam apanhar em situaes de incoerncia, mas Ele resistiu, no s a todas essas armadilhas, como incentivou e apelou necessidade de sermos coerentes nos valores e nas aces. Resistiu, como ningum, tentao de escolher o caminho mais fcil e confortvel, mas optou por uma postura e vivncia coerente com os valores do Reino de Deus que veio anunciar. A coerncia de Jesus levou-O prpria morte, pois, perante as dificuldades e ameaas, no renunciou aos valores mas assumiu-os at ao fim, mesmo que esse fim fosse a morte. Assim, Ele torna-se para todos ns, no s um homem coerente mas um modelo de coerncia e de rectido.

Faz o download da Ficha de Trabalho Ficha_Coerencia.doc Ficha_Coerencia.doc Faz o download da Apresentao Multimdia Coerncia.wmv Coerncia.wmv

(http://audacia.org/) (abcdacatequese.com) (http://audacia.org/) (abcdacatequese.com)

Potrebbero piacerti anche