Sei sulla pagina 1di 4

PLANO DE ENSINO CURSO: Biomedicina PERODO: 8 Semestre DISCIPLINA: Epidemiologia e Sade Pblica CARGA HORRIA SEMANAL: 02 horas CARGA

HORRIA SEMESTRAL: 40 horas

I EMENTA A disciplina estuda as Polticas Pblicas de Sade, Sistema nico de Sade (SUS) e Principais Programas de Sade, associada ao estudo da epidemiologia mostrando sua importncia no desenvolvimento das atividades do profissional de sade.

II OBJETIVOS GERAIS Propiciar conhecimentos sobre Polticas Pblicas de Sade e a construo do SUS. Apresentar os principais programas de sade brasileiros, aproximando o aluno da comunidade. Estudar os principais conceitos necessrios para elaborao e/ou compreenso do diagnstico de sade populacional. Compreender os principais determinantes do processo sade/doena da coletividade. Apresentar o raciocnio epidemiolgico, seus fundamentos e mtodos, e suas aplicaes no mbito individual e coletivo da sade.

III OBJETIVOS ESPECFICOS Propiciar conhecimentos sobre o desenvolvimento das Polticas Pblicas de Sade, sobre a construo do SUS seus princpios e leis. Apresentar os principais programas de sade brasileiros com nfase no Programa de Agente Comunitrio de Sade (PACS) e Sade da Famlia (PSF). Apresentar a histria da epidemiologia, desenvolvendo seus princpios bsicos. Discorrer sobre os conceitos bsicos da epidemiologia geral e sua utilizao no campo da sade. Conhecer o perfil e as principais tendncias de adoecimento e morte no Brasil. Compreender a diferena entre pandemias, endemias e epidemias, com nfase na anlise e controle das doenas transmissveis, surtos e epidemias.

Identificar e saber utilizar as principais fontes de informaes de sade disponveis. Discorrer sobre aplicabilidade do conhecimento epidemiolgico na avaliao e gesto de servios de sade. IV - CONTEDO PROGRAMTICO

1. Conceito de epidemiologia e bases histricas. Histria; Personalidades: Hipcrates, John Graunt, Louis Villerm, Pierre Louis, Willian Farr, John Snow, Louis Pasteur; Revoluo industrial, Teoria Miasmtica; Unicausalidade e multicausalidade. 2. Conceito de Sade, histria natural da doena e nveis de preveno. Conceitos de Sade e de Doena segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS) e Ministrio da Sade (MS), conceito da Histria Natural da Doena; Modelo de Leavell e Clark; Perodo pr-patognico e patognico; Nveis de preveno primrio, secundrio e tercirio. 3. Processo epidmico: endemia, epidemia, surto epidmico e pandemia. Conceito de: endemia, epidemia, surto epidmico e pandemia. Conceito de freqncia absoluta e freqncia relativa; incidncia e prevalncia. 4. Sistema de Vigilncia Epidemiolgica. Conceito de Sistema de Vigilncia Epidemiolgica; Doenas de notificao compulsria; Notificao e controle de doenas. 5. Introduo a Sade Pblica. Conferncias, plataformas e declaraes internacionais. Sntese histrica da sade da humanidade. Principais conferncias, plataformas e declaraes internacionais relacionadas promoo da sade (Alma-Ata e Otawa). 6. Modelos de Sistemas de Sade e o Desenvolvimento das Polticas Pblicas de Sade no Brasil. Modelos de Sistemas de Sade: anlise comparada entre pases EUA, Canad, Japo, Cuba e Espanha. Sntese histrica da sade com destaque na evoluo do sistema de sade no Brasil: Histria das polticas de sade no Brasil. 7. A Construo do Sistema nico de Sade (SUS). Reforma Sanitria; Princpios doutrinrios e organizacionais do SUS. 8. Sistema nico de Sade, leis.

Conhecimento sobre as bases cientficas e legais embasadas na constituio federal de 1988. Conhecimento da lei orgnica da sade 8.080/90 e 8.142/90, portarias e normas de sade. 9. Conferncias Nacionais de Sade (CNS). Apresentar as principais Conferncias Nacionais de Sade - 8 at a 13 CNS. 10. Sade da Famlia e Programa de Agentes Comunitrios. Apresentar o Programa de Agentes Comunitrios (PACS) e a estratgia Sade da Famlia (PSF). 11. Equipe de Sade na estratgia Sade da Famlia Apresentar a Equipe de Sade, suas caractersticas e a atribuio de cada profissional. 12. Ncleo de Apoio Sade da Famlia Apresentar o Ncleo de Apoio Sade da Famlia (NASF) e a atuao multiprofissional em Sade Pblica. 13. Programas de Sade no Brasil. Apresentar os principais Programas de Sade do Ministrio da Sade: Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (SAMU); Farmcia Popular do Brasil; Programa Nacional de Combate a Dengue; Carto Nacional de Sade. 14. Programas de Sade no Brasil. Apresentar os principais Programas de Sade do Ministrio da Sade: Doao de rgos; HumanizaSUS; Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Cncer; QualiSUS. 15. O Sistema de Sade Suplementar no Brasil Cobertura privada suplementar, caracterizao do sistema de sade suplementar brasileiro. Planos e Seguros Privados de Sade.

V ESTRATGIAS DE TRABALHO Desenvolvimento dos temas por meio de aulas expositivas tericas, trabalhos em grupo e/ou individual e/ou atividades junto comunidade.

VI AVALIAO Prova dissertativa e teste, apresentao de trabalhos e/ou avaliao das atividades junto comunidade.

V - ESTRATGIA DE TRABALHO Aulas tericas expositivas. Seminrios, trabalhos em grupo e exerccios com aplicaes nas diversas reas. VI - AVALIAO A avaliao dos alunos ser feita atravs de provas bimestrais, bem como pelas demais atividades realizadas pelos alunos, de acordo com os Critrios de Avaliao da Universidade.

VII BIBLIOGRAFIA Bibliografia Bsica ALMEIDA FILHO, N., ROUQUAYROL, M.Z. Introduo Epidemiologia. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2006. FRANCO, L.J.; PASSOS, ADC. Fundamentos de Epidemiologia. So Paulo: Editora Manole, 2005. MEDRONHO, R.A. Epidemiologia. Editora Atheneu, So Paulo, 2003/2009. Bibliografia Complementar FLETCHER, R.H., FLETCHER, S.W., WAGNER, E.H. Epidemiologia Clnica. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1996/2008. FORATTINI, O.P. Epidemiologia Geral. Ed. Artes Mdicas, So Paulo, 1996. MINISTRIO DA SADE / FUNDAO NACIONAL DE SADE - FUNASA / Centro Nacional de Epidemiologia. Guia de Vigilncia Epidemiolgica, 2000. PEREIRA, M.G. Epidemiologia: Teoria e Prtica. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1995/2009. ROUQUAYROL, M.Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia e Sade. Editora Medsi, Rio de Janeiro: 2003.

Potrebbero piacerti anche