Sei sulla pagina 1di 24

PROJETO DE LEI N___/2010.

Institui o Plano de Cargo, Carreira e Subsdios das Praas da Polcia Militar do Estado do Tocantins e da outras providncias.

A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO TOCANTINS estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

ESTADO

DO

CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1o Esta Lei estabelece os critrios e as condies que asseguram aos Policiais Militares da ativa da Polcia Militar do Estado do Tocantins, o devido acesso nas graduaes de Soldado, Cabo, Primeiro Sargento, Subtenente e no Posto de Primeiro Tenente, Capito e Major da Corporao, mediante promoes, de forma seletiva, gradual e sucessiva, com base nos efetivos planejados e fixados para os devidos Quadros que os integram. Art. 2. O planejamento realizado dever assegurar um fluxo de carreira regular e equilibrado, sob a forma seletiva, gradual e sucessiva para a carreira, organizado na Polcia Militar do Estado do Tocantins, de acordo com as disposies da legislao pertinente. Art. 3 A promoo o ato administrativo que tem como finalidade bsica ascenso na carreira de cada Policial Militar, com base nos tempos de permanncia, efetivo servio e o tempo na graduao ou posto, observando os efetivos fixados na Lei para os Praas e Oficiais. Art. 4 As promoes s graduaes das praas e o acesso aos Cursos de Qualificaes na Corporao e Curso de Habilitao de Oficial, por tempo de servio, sero regidos pelos dispositivos desta Lei, observando os princpios constitucionais gerais da Administrao Pblica. Art. 5. O efetivo de Praas e Oficiais da Polcia Militar do Estado do Tocantins dever ser estabelecido, na forma de lei, com seus efetivos previstos para os quatro anos seguintes.

CAPTULO II DO CRITRIO DE PROMOO POR ANTIGUIDADE

Art. 6. Fica assegurada a promoo pelo critrio de antiguidade para as Praas e Oficiais da Corporao. 1. Promoo por antiguidade aquela que se baseia na precedncia hierrquica de um Policial Militar sobre os demais de igual grau hierrquico, dentro do mesmo Quadro, Especialidade, Qualificao ou Grupamento. 2. A promoo por antiguidade ser aplicada para os praas e oficiais, que ser regulamentada seus critrios objetivos e condies bsicas pelo Chefe do Poder Executivo, no prazo de 90 (noventa) dias. CAPTULO III DAS PROMOES NAS CONDIES ESPECIAIS Art. 7. So espcies de promoes em condies especiais: I post-mortem;
II bravura; III por invalidez permanente; IV por ressarcimento de preterio; e V por tempo de servio.

Pargrafo nico. Ficam asseguradas ao direito de outras modalidades de promoes na Corporao, para Praas e Oficias, nos termos da presente lei. Seo I Da promoo pos mortem Art. 8 - Promoo post mortem aquela que visa a expressar o reconhecimento ao Policial Militar morto no cumprimento do dever ou em conseqncia disto, ou a reconhecer direito que lhe cabia, no efetivado por motivo de bito. 1o A promoo de que trata o caput ser realizada quando o Policial Militar falecer em uma das seguintes situaes:
I. em ao de manuteno e preservao da ordem pblica, ou em ato ou conseqncia de atividade de Polcia militar; II. em conseqncia de ferimento, doena, molstia ou enfermidade contrada em ao de manuteno e preservao da ordem pblica, ou em ato ou conseqncia de atividade Polcia militar, ou que nela tenham sua causa eficiente.
2

2o As situaes que possam ensejar a promoo de que trata o caput devero ser devidamente analisadas pelas competentes comisses de promoo, com base em processo administrativo autuado para este fim. 3o A promoo post mortem ser efetivada ao grau hierrquico imediatamente superior a que pertencia a Polcia Militar. Art. 9. O Policial Militar tambm ser promovido post mortem ao grau hierrquico cujas condies de acesso satisfazia e pertencia a faixa dos que concorreriam promoo, nomeao ou declarao, se ao falecer possua as condies de acesso e integrava a faixa dos que concorreriam promoo pelos critrios de antiguidade. Art. 10. Os casos de morte por ferimento, doena, molstia ou enfermidade sero comprovados por procedimento apuratrio adequado para este fim, podendo utilizar como meio subsidirio, a certido de bito. Art. 11. A promoo por ato de bravura exclui, as demais espcies de promoes, em caso de falecimento, a promoo post mortem que resultaria de suas conseqncias. Seo II Da promoo por ato de bravura Art. 12. A promoo por ato de bravura aquela que resulta de ato no comum de coragem e audcia, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representa feito herico indispensvel ou relevante s operaes Policial Militar ou sociedade, pelos resultados alcanados ou pelo exemplo positivo deles emanado.
1o A promoo de que trata este artigo, decretada por intermdio de ato especfico do Chefe do Poder Executivo, dispensa as exigncias para a promoo por outros critrios estabelecidos nesta Lei. 2o Os atos de bravura que podero ensejar a promoo de que trata o caput sero analisados pelas competentes comisses de promoo, com base em processo administrativo autuado para este fim. 3o A solicitao de promoo por ato de bravura poder ser feita pelo interessado, no prazo de at 120 (cento e vinte) dias da data do fato, ressalvando os casos ocorridos antes da vigncia desta lei. 4o Ser proporcionado ao Policial Militar promovido por ato de bravura a oportunidade de satisfazer as condies exigidas para o acesso obtido. 5o No caso de no cumprimento das condies de que trata o 4o, ser facultado ao Policial Militar continuar no servio ativo, no grau hierrquico que atingiu, at a transferncia para a inatividade com os benefcios que a lei lhe assegurar.
3

Seo III Da Promoo por Invalidez Permanente Art. 13. Fica assegurada a promoo por invalidez permanente, na forma desta lei, visando expressar o reconhecimento do Estado ao Policial Militar em decorrncia de ferimento sofrido em ao Polcia Militar, acidente em servio ou enfermidade adquirida.

Seo IV Da promoo por Ressarcimento de Preterio Art. 14. Promoo em ressarcimento de preterio aquela feita aps ser reconhecido ao Policial Militar preterido o direito promoo que lhe caberia, sendo efetivada segundo o critrio de antiguidade, recebendo o Policial Militar assim promovido o nmero que lhe competia na escala hierrquica, como se houvesse sido promovido na poca devida. Pargrafo nico. A promoo, de que trata este artigo, independe de vaga, o Policial Militar permanecer excedente na graduao ou posto at a abertura de vaga. Seo V Da Promoo por Tempo de Servio

Art. 15. A promoo por tempo de servio aquela que tem por base o tempo de servio e o tempo de permanncia na Polcia Militar no posto ou na graduao, obedecidas s condies previstas neste artigo. 1 O Policial Militar que conte ou venha contar, com 25 (vinte e cinco) ou mais anos de efetivo servio, se do sexo feminino, e 30 (trinta) ou mais anos de efetivo servio, se do sexo masculino, computado o tempo de efetivo servio prestado na sua Corporao mais o tempo averbado, poder requerer a sua promoo ao posto ou graduao imediata, independentemente de calendrio de promoes e no ocupar vaga. 2 No caso do Policial Militar ter sido promovido nas condies do pargrafo anterior, o mesmo ser automaticamente agregado, ficando disposio do rgo de pessoal da instituio a que pertence. 3 O oficial ou praa agregado nas condies do pargrafo anterior, findo o prazo de 30 (trinta) dias, a contar do pedido de reserva, ser transferido ex-officio para a reserva remunerada, caso no a tenha requerido, para fins de abertura de vaga.

4 A transferncia para a reserva remunerada, de que trata o 3 deste artigo, ser efetivada com o mesmo subsdio do posto ou graduao do Policial Militar quando na ativa. Os inativos que estiverem enquadrados nas condies do pargrafo 1 deste artigo, que recebem subsdio equivalente ao posto ou graduao imediatamente superior, sero promovidos automaticamente, independente de requerimento. 5 Se o Policial Militar for Praa da ltima graduao da sua qualificao, poder ser promovido ao primeiro posto do oficialato, aplicando-se as demais disposies previstas nos pargrafos 2 e 3 deste artigo. 6 O Primeiro Tenente ou Capito, enquanto nomeado em cargo e funo de Policial Militar, gozar dos benefcios contidos no 1 deste artigo, todavia no ser agregado e nem atingido pelo disposto nos pargrafos 2, 3 e 4 deste artigo. 7 O Policial Militar que conte com 30 (trinta) anos de efetivo servio, considerando o tempo de efetivo exerccio, inclusive o prestado s Foras Armadas e o tempo trabalhado em servio pblico municipal, estadual e federal anterior ao ingresso na Corporao, bem como frias e licenas especiais no gozadas e averbadas, at a publicao da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, ser transferido exofficio para a reserva remunerada. 8. O Policial Militar condenado por sentena criminal transitada em julgado, quando no lhe tenha sido imposta a perda do cargo, no gozar do benefcio da promoo por tempo de servio, salvo depois de deferida pelo Juzo criminal competente a reabilitao de que tratam os artigos 93 a 95 do Cdigo Penal brasileiro. Art. 16. assegurada compulsoriamente, a transferncia para reserva remunerada aos Policiais Militares, com 30 (trinta) anos de contribuio, se homem, com 55 (cinqenta e cinco) anos de idade, e, com 25 (vinte e cinco) de contribuio, se mulher, com 50 (cinqenta) anos de idade. Pargrafo nico. Fica limitado o tempo mnimo de efetivo servio Policial Militar, correspondente de 10 anos, para fazer jus ao direito no presente artigo.

CAPTULO IV DO ACESSO S GRADUAES SUPERIORES DE Art. 17. Aos Policiais Militares oriundos da Polcia Militar do Estado de Gois, optantes e no servio ativo, cujo ingresso na Polcia Militar do Estado do Tocantins, se deu no dia 1 de janeiro de 1989, nos termos do art. 12, Inciso II, da Ementa Constitucional n 15, de 26 de setembro de 2005, ser assegurado o direito de uma imediata promoo na Graduao ou Posto que tiver, na forma desta Lei. 1 O acesso s graduaes superiores quela em que ocorreu ou venha a ocorrer inatividade dar-se- conforme os requisitos constantes desta Lei e respectivo regulamento e ser sempre limitado ao Posto de Primeiro Tenente, Capito e Major da Polcia Militar do Estado do Tocantins. 2 O acesso s graduaes superiores, nos termos desta Lei, adotar critrios tais como a data de incluso na Corporao, a data de ingresso na inatividade e o fato motivador do ingresso na inatividade, conforme paradigmas a serem definidos em regulamento por ato do Chefe do Poder Executivo em at 90 dias. Art. 18. assegurada a promoo s graduaes superiores, limitada ao posto de Primeiro Tenente e Capito da Polcia Militar, e aos proventos correspondentes observar pelo menos um dos seguintes requisitos:
I. que a transferncia para a reserva remunerada tenha se dado ou venha a se dar a pedido, depois de cumprido tempo mnimo de servio determinado em legislao especfica; II. que a inatividade tenha sobrevindo ou venha a sobrevir pelo alcance da idade limite para a permanncia no servio ativo; III. que a inatividade tenha sobrevindo ou venha a sobrevir em face de aplicao da quota compulsria; ou IV. que a despeito de no cumprir o tempo mnimo de servio determinado em legislao especfica para requerer a transferncia para a reserva remunerada, a inatividade tenha sobrevindo em face de incapacidade definitiva para o servio ativo.

Art. 19. O direito promoo s graduaes e postos superiores previsto nesta Lei no abrange os Policiais Militares oriundos de outras Policias Militares estaduais que tenham ingressado na inatividade em data anterior publicao da Lei n 125/90, ou que tiveram as penses militares institudas anteriormente data de publicao daquela Lei. Art. 20. Desde que atendam ao art. 1 e a um dos requisitos estabelecidos nos incisos de I a IV do art.18 e, tendo o tempo mnimo de servio determinado em legislao especfica para a transferncia para a reserva remunerada, tambm faro jus ao acesso a graduaes superiores, at a graduao de Major da Corporao.
6

I. os Policiais Militares falecidos na inatividade, instituidores de penso militar e oriundos da co-irm de Gois; e II. os Policiais Militares falecidos quando em atividade, instituidores de penso militar da Polcia Militar do Tocantins. Pargrafo nico. No prazo mximo de 6 (seis) meses, o Chefe do Poder Executivo Estadual regular o presente dispositivo, para beneficiar os militares que fazem jus ao direito de promoo na forma deste artigo, aps estudo dirigido pelo Comandante Geral da Corporao, a partir de vigncia desta lei, com a participao obrigatria, de pelo menos, uma das Entidades de classes representativas dos Praas, mediante abrangncia de mbito Estadual. Art. 21. Os Policiais Militares que atendam a uma das condies estabelecidas nos incisos de I a IV do art. 18, bem como os beneficirios de penso militar cujos instituidores preencham as condies dispostas no art. 3, somente faro jus ao benefcio previsto nesta Lei aps a assinatura de termo de acordo, que importar:
I. a expressa concordncia do Policial Militar ou do pensionista com a forma, prazos, montantes e limites de valores definidos nesta Lei; II. a desistncia de processo judicial em curso, em qualquer instncia, e sua conseqente extino, assim como de seus eventuais recursos; III. a renncia ao direito de pleitear, na via administrativa ou judicial, quaisquer valores ou vantagens decorrentes da mesma reviso prevista nesta Lei, salvo em caso de comprovado erro material; IV. a renncia aos honorrios advocatcios e restituio de custas.

1 Havendo ao judicial em curso, o defensor do Policial Militar ou pensionista dever manifestar a renncia ao recebimento de honorrios ou, alternativamente, o Policial Militar ou pensionista dever manifestar concordncia com o desconto direto nos valores de remunerao ou de proventos de eventuais quantias despendidas pelo Estado. 2 Compete ao interessado requerer ao juiz da causa a desistncia da ao, nos termos do Inciso V do art. 269 da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil, e juntar ao termo de acordo a homologao judicial da desistncia. 3 Ocorrendo pagamento concomitante ou em duplicidade de valores referentes ao acordo previsto nesta Lei, fica o Estado autorizada a reaver a respectiva importncia administrativamente por meio de desconto direto na remunerao ou nos proventos. 4 Na hiptese do Policial Militar ou beneficirio de penso ocultar a existncia de ao judicial, as restituies de que tratam os 1 e 3 sero realizadas acrescidas de multa de 20% (vinte por cento). 5 A concesso do benefcio previsto nesta Lei fica condicionada aprovao da autorizao especfica e prvia dotao oramentria para quadrinio (2012/2015).
7

Art. 22. O acesso s graduaes superiores, at o posto de Oficial Major da Polcia Militar, ser efetivado por ato composto, mediante requerimento administrativo do interessado, por ato da autoridade competente do Comando Geral da Corporao, submetido ao crivo do Chefe do Poder Executivo, no prazo de at 15 (quinze) dias, aps verificao do atendimento das condies exigidas. 1 Os inativos e pensionistas abrangidos por esta Lei tero o prazo limite de 2 (dois) anos, contado da publicao do seu regulamento, para apresentao dos requerimentos administrativos referidos no caput. 2 Os Policiais Militares em atividade abrangida por esta Lei tero o prazo limite de 90 (noventa) dias, contado da publicao do ato de desligamento de servio ativo, para apresentao dos requerimentos administrativos referidos no caput. Art. 23. Os benefcios concedidos aos Policiais Militares nesta Lei no implica interrupo, suspenso, renncia ou reabertura de prazo prescricional. Pargrafo nico. Os arts. 191 e 202 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Cdigo Civil, no se aplicam matria de que trata o acesso s graduaes superiores de Praas Pioneiros, pertinentes aos Policiais Militares do Tocantins. CAPTULO V DAS CONDIES BSICAS Seo I Da Promoo Graduao de Cabos Art. 24. So condies bsicas para o Soldado ser promovido graduao de Cabo, observando o princpio de interstcio e as seguintes condies bsicas, fica garantida a promoo e matrcula no Curso de Qualificao de Cabos aos soldados que atenderem ao princpio de interstcio e s seguintes condies bsicas:
I. tenha, no mnimo, 6 (Seis) anos de efetivo servio na respectiva Corporao, e esteja classificado, no mnimo, no comportamento BOM; II.no esteja em gozo de licena para tratar de assuntos de interesse particular, e no seja considerado desertor, desaparecido ou extraviado.

1 Os Soldados enquadrados nas condies estabelecidas neste artigo, sendo promovidos graduao de Cabo, devero freqentar o Curso de Qualificao de Cabos, com durao de 60 dias.

2 Os Soldados que possurem, mais de 6 (seis) anos de efetivo servio ativo e permanncia na graduao, faz jus ao direito de ser efetivada sua matrcula ao Curso de Qualificao de Cabos, para fins de imediata promoo. Seo II Da Promoo Graduao de Sargento Art. 25. Fica garantida a promoo e matrcula no Curso de Qualificao de Sargentos aos Cabos que atenderem ao princpio de interstcio e s seguintes condies bsicas: I. ter, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo servio na respectiva Corporao e, ter, no mnimo, 4 (quatro) anos na graduao de Cabo; II. estar classificado, no mnimo, no comportamento BOM; III. no seja considerado desertor, desaparecido ou extraviado. 1 Os Cabos da ativa que possurem, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo servio na Corporao, bem como, o tempo de permanncia de 4 (quatro) anos na graduao, faz jus ao direito de promoo e a imediata efetivao no Curso de Qualificao de Sargentos, com durao de 90 (noventa) dias, respeitada a legislao pertinente.

Seo III Da Promoo Graduao de Subtenente Art. 26. Fica garantida a promoo de Subtenente ao Primeiro Sargento que tiver mais de 4 (quatro) anos na graduao e tiver o interstcio integral de 14 (quatorze) anos de efetivo servio na Polcia Militar e tiver sido aprovado com xito no Curso de Qualificao de Sargentos, com durao de 90 (noventa) dias a ser realizado posteriormente a promoo de Subtenente. Pargrafo nico. Fica garantida a ascenso na carreira de Oficiais nos postos de Primeiro Tenente, Capito e Major, aos Subtenentes, com Curso de Habilitao de Oficiais (CHO), com durao de 180 (cento e oitenta) dias, sendo, necessria a permanncia de quatro anos na graduao de Subtenente.

CAPTULO VI DO PROCESSAMENTO DAS PROMOES Seo I Do Ato de Promoo e Publicidade Art. 27. nula a promoo realizada em desobedincia aos princpios estabelecidos nesta Lei ou realizada indevidamente por erro ou fraude, com ou sem a participao direta ou indireta do beneficiado. Art. 28. A promoo, por qualquer dos critrios enumerados no captulo anterior, desta Lei, processar-se- por ato do Comandante Geral da Polcia Militar, quando Praa, ou, por ato do Chefe do Poder Executivo, quando oficial ao posto de Primeiro Tenente, Capito e Major, respectivamente, sempre obedecendo aos critrios estabelecidos na presente lei. Pargrafo nico. Os atos de promoo para os oficias da Polcia Militar implicam expedio de ato composto pelo Chefe do Poder Executivo, devidamente publicado na Imprensa Oficial. Seo II Da Vacncia Art. 29. Nos diferentes quadros e qualificaes as vagas a serem consideradas para promoo proviro de:
I. II. III. IV. V. VI. VII. promoo ao posto ou graduao superior; passagem situao de inatividade; demisso; falecimento; licenciamento; mudana de Qualificao. aumento de efetivo.

1 As vagas so consideradas abertas:


I. II. III. IV. na data da assinatura do ato que promove, passa para a inatividade, demite ou licencia, salvo se no prprio ato for estabelecida outra data; na data oficial do bito; na data de publicao da mudana de Qualificao; e como dispuser a Lei, em caso de aumento de efetivo.

2 Cada vaga aberta acarretar vaga nos postos ou graduaes inferiores, sendo esta seqncia interrompida no posto ou graduao em que houver completado o preenchimento ou haja excedente.
10

CAPTULO VII DA COMISSO DE PROMOO DE PRAAS Art. 30. A Comisso de Promoo de Praas (CPP) o rgo de processamento das promoes de Cabos, Primeiro-Sargento e Subtenente da Polcia Militar do Estado do Tocantins. Pargrafo nico. Os trabalhos do rgo a que alude este artigo envolvem o processamento das informaes recebidas, a organizao dos Quadros de Antigidade, bem como, as promoes nas condies especiais, a partir de anlise de recursos devidamente fundamentados e inerentes promoo e a respectiva documentao, no prazo no superior a 30 (trinta) dias. Art. 31. No deve fazer parte da Comisso de Promoo de Praas, qualquer Praa ou Oficial que possua parentes consangneos, afins ou colaterais, at o terceiro grau, concorrendo promoo ou ingresso nos Quadros de Acesso ou neles j includos. Art. 32. Apenas os Policiais Militares que satisfaam as condies de acesso e estejam compreendidos nos limites quantitativos de antiguidade definidos nesta Lei sero considerados pela Comisso de Promoo para possvel incluso no Quadro de Acesso. Art. 33. A Comisso de Promoo de Praas, de carter permanente, so rgos de processamento das promoes, sendo constitudas por trs membros natos e efetivos da Corporao, com a participao de um representante legal das Entidades no mbito estadual, garantida a participao de todos os atos da Assessoria Jurdica de cada Entidade. Pargrafo nico. As regras de funcionamento e as competncias das Comisses de Promoo sero estabelecidas pelo Chefe do Poder Executivo, no prazo de at 60 (sessenta) dias. CAPTULO VIII Seo I Dos Policiais Militares Especialistas Msico Art.34. Os Policiais Militares especialistas no Quadro de Msico da Corporao sero compostos por Praas e Oficiais, com carreira, horrio de servio, efetivo e promoes definidas nos termos desta lei, complementados no regulamento prprio do Chefe do Poder Executivo, sob pena de crime de responsabilidade, no prazo de at 90 (noventa) dias, preservando o direito adquirido.
11

Pargrafo nico. O ingresso no Quadro de msico para Praas e Oficiais na Corporao ser atravs de concurso pblico, com conhecimento especfico de teoria e prtica musical, em fase preliminar de seleo, por meio de comisso paritria de praas e oficiais, observando cada especificidade instrumental, nos termos do Edital. Art. 35. assegurado na carreira das Praas do Quadro de Especialista Msico da Corporao, o devido acesso nas graduaes de Soldado, Cabo, Primeiro-Sargento, Subtenente da Corporao, mediante atos de promoes, de forma seletiva, gradual e sucessiva, com base nos efetivos planejados e fixados para os devidos Quadros que os integram, a ter lugar nos dias 21 de abril, 25 de agosto e 25 de dezembro de cada ano. Pargrafo nico. Todas as Praas especialistas na rea de msico tm igual direito de acesso na carreira de Oficial, at ao Posto de Major da Corporao, aplicando no que couber os critrios de promoes para as demais Praas e Oficias da Polcia Militar do Tocantins. Art. 36. Aplica-se ao atual Praa Especialista de Msica, a imediata promoo na graduao ou posto seguinte, independentemente, de existncia de vaga no Quadro de Organizao e Distribuio do Efetivo da Polcia Militar do Estado do Tocantins, prevista para o dia 21 de abril de 2011. 1 Fica assegurada a promoo para os atuais Primeiro-Sargento Msicos, independentemente de existncia de vaga disponvel, imediata graduao de Subtenente Msico, que tenham o interstcio completo de mais de 15 (quinze) anos de efetivo servio da Corporao e, pelo menos, 5 (cinco) anos de permanncia na graduao de primeiro-Sargento, a ser efetivada no dia 21 de Abril de 2011. 2. Fica assegurada a promoo para os policiais militares msicos que permaneceram, mais de 20 (vinte) anos de efetivo servio na graduao de Soldado, a contar de janeiro de 1989, na vigncia de 30 (trinta) dias da presente lei. Art.37. Fica garantida a promoo na carreira de Oficiais nos postos de Primeiro Tenente, Capito e Major, aos Subtenentes, que far o Curso de Habilitao de Oficial Msico (CHOM), posteriormente, com durao de 90 (noventa) dias, sendo, necessria a permanncia de quatro anos na graduao de Subtenente.

12

Seo II Dos Policiais Militares Especialistas da Sade Art.38. Os Policiais Militares especialistas no Quadro de Sade da Corporao sero compostos por Praas e Oficiais, com carreira, horrio de servio, efetivo e promoes definidas nos termos desta lei, complementados no regulamento prprio do Chefe do Poder Executivo, baixado no prazo de at 90 (noventa) dias, sob pena de crime de responsabilidade, preservando o direito adquirido previstos na legislao especfica. Art. 39. assegurado na carreira das Praas do Quadro de Sade da Corporao, o devido acesso nas graduaes de Soldado, Cabo, PrimeiroSargento, Subtenente da Corporao, mediante atos de promoes, de forma seletiva, gradual e sucessiva, com base nos efetivos planejados e fixados para os devidos Quadros que os integram, a ter lugar nos dias 21 de abril, 25 de agosto e 25 de dezembro de cada ano. Pargrafo nico. Todas as Praas especialistas na rea de sade tm igual direito de acesso na carreira de Oficial, at ao Posto de Major da Corporao, aplicando no que couber, o tempo de permanncia na Graduao e Posto, alm dos critrios de promoes para as demais Praas e Oficias da Polcia Militar do Tocantins. Art.40. Fica garantida a ascenso na carreira de Oficiais nos postos de Primeiro Tenente, Capito e Major, aos Subtenentes, que tenha aproveitamento no Curso de Habilitao de Oficial da Sade (CHOS), com durao de 90 (noventa) dias, sendo, necessria a permanncia de quatro anos na graduao de Subtenente. CAPTULO IX DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS Art. 41. O Policial Militar que se julgar prejudicado, por ocasio de composio de Quadro de Acesso, poder interpor recurso ao Presidente da respectiva Comisso de Promoes. 1o Para a apresentao do recurso, o Policial Militar ter prazo de 15 (quinze) dias corridos contados do dia da publicao oficial do Quadro de Acesso, atravs de divulgao ampla no Dirio Oficial do Estado. 2o O recurso referente composio do Quadro de Acesso dever ser solucionado no prazo mximo de 15 (quinze) dias contados, a partir da data de seu recebimento.
13

Art. 42. Os Praas e Oficiais que se julgarem preteridos ou prejudicados com relao a direito de promoo podero interpor recurso ao Comandante Geral, ou, a qualquer tempo, ao Chefe do Poder Executivo, como ltima instncia na esfera administrativa. Art. 43. Findando prazo para recurso no mbito administrativo assegurado aos membros da Polcia Militar do Tocantins, o direito de ao, mediante ao livre acesso ordem jurdica justa.

CAPTULO X DOS DIREITOS DOS POLICIAIS MILITARES Seo I Do Afastamento para o Desempenho de Mandato Classista Art. 44. Durante o exerccio de mandado ou funo eletiva em Entidade ou Associao que congregue os Policiais Militares, especificamente nos casos de livre manifestao do pensamento, convices polticas ou filosficas, no estaro as Praas ou Oficiais eleitos submetidos s sanes administrativas disciplinares militares previstas no regulamento prprio, definido na forma da Lei Complementar, salvo hiptese de necessidade de medida cautelar. Pargrafo nico. A medida cautelar, consistente na imediata interveno das autoridades com poder disciplinar frente situao de risco iminente para a vida ou a integridade fsica ou a propriedade material de outrem, quando a conduta seja formalmente imputada ao Policial Militar. Art. 45. O Policial Militar que for eleito para mandato em Diretoria de Associao ou Entidade representativa de Policial Militar do Estado do Tocantins ser afastado das suas atividades funcionais enquanto perdure o mandato, sem prejuzos de sua remunerao e direitos inerentes ao cargo. Pargrafo nico. O Afastamento ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio, e por uma nica vez. Art. 46. O afastamento ser autorizado pelo Comandante Geral da Corporao no prazo mximo de 7 (sete) dias, aps requerimento encaminhada pela Entidade ou Associao. Pargrafo nico. A autorizao ser publicada no Dirio Oficial do Estado do Tocantins, especificando-se nomes e matrculas, com suas respectivas graduaes ou postos dos Policiais Militares afastados.
14

Art. 47. O afastamento do Policial Militar ser autorizado para cada Entidade ou Associao observado a seguinte proporcionalidade de nmeros de filiados:
a) At 100 (cem) filiados ser de 1 (um) Policial Militar; b) De 101 (cento e um) a 200 (duzentos) filiados ser de 2 (dois) Policiais Militares; c) De 201 (duzentos e um) a 300 (trezentos) filiados ser de 3 (trs) policiais militares; d) De 301 (trezentos e um) a 400 (quatrocentos) filiados ser de 4 (quatro) Policiais Militares; e) Mais de 500 (quinhentos) filiados ser de 5 (cinco) Policiais Militares.

Art. 48. Do pedido de afastamento do Policial Militar constar, obrigatoriamente, alm dos nomes e matrculas dos eleitos, o prazo do mandato, os cargos para qual foi eleito, acompanhados dos estatutos e atos de eleio e posse, com a devida declarao do quantitativo de filiados. Pargrafo nico. O Policial Militar, investido em mandato classista, no pode ser removido ou redistribudo de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. Art. 49. O Policial Militar reassumir as funes de seu posto ou graduao no prazo mximo de 2 (dois) dias teis, aps o trmino do seu mandato, afastamento ou renncia das funes eletivas que exercia na Entidade ou Associao. Seo II Das Concesses Especiais de Estudante Militar Art. 50. Ser concedido horrio especial ao Policial Militar estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e a do servio militar, em geral, sem prejuzo do exerccio do cargo, com a compensao de horrio na Unidade Militar, respeitada a durao semanal do trabalho. 1 Ficam abrangidos pelo presente artigo, os cursos regulares em todos seus graus, supletivos e os de ps-graduao, como direito de educao aos membros da Polcia Militar a estudar. 2 Aplica-se a concesso de horrio especial ao Policial Militar que tenha cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia fsica, exigindose, a compensao de horrio, conforme a autorizao do Chefe imediato. 3 A cada perodo letivo, o Policial Militar dever solicitar a renovao do horrio especial, apresentando petio fundamentada, com a Declarao da Instituio de Ensino e Declarao de horrio alternativo para compensao da carga horria exigida para o posto ou graduao, com a expressa concordncia do Chefe imediato.
15

4 Deixando de ser estudante cessa o horrio especial, devendo o Policial Militar retornar ao cumprimento do horrio normal na Unidade Militar, que for lotado. Art.51. Ao Policial Militar estudante que mudar de sede no interesse da Administrao assegurada, na jurisdio da Unidade Militar ou na mais prxima, matrcula em instituio de ensino congnere, em qualquer poca, independentemente de vaga em qualquer grau. 1 Para os fins deste artigo, considera-se sede o municpio onde a Unidade Militar estiver instalada e onde o Policial Militar tiver exerccio, em carter permanente. 2 O disposto neste artigo estende-se ao cnjuge ou companheiro, aos filhos, ou enteados do Policial Militar que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorizao judicial. 3 O cnjuge do Policial Militar, sendo servidor estadual, ser, se o requerer, removido ou designado para a sede do municpio onde servir o Policial Militar, sem prejuzo de qualquer dos seus direitos, passando, se necessrio, condio de adido ou posto disposio de qualquer rgo do servio pblico estadual. Art. 52. O Policial Militar tem direito subjetivo remoo para acompanhar o cnjuge acometido de enfermidade, mediante a norma constitucional que confere especial proteo do Estado e famlia. Pargrafo nico. Fica assegurada a remoo do Policial Militar, estudante universitrio, que transfere seu domiclio para exercer funo ou cargo pblico de natureza militar, com o direito de matricular-se em Universidade congnere mais prxima e, inclusive, de optar por curso de maior afinidade com o at ento freqentado, devido inexistncia deste novo estabelecimento de ensino. Art.53. Consideram-se da famlia do Policial Militar, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam s suas expensas e constem do seu assentamento individual. Pargrafo nico. Equipara-se ao cnjuge a companheira ou companheiro, que comprove, mediante a declarao pblica de Unio estvel entre homem e a mulher como Entidade familiar, nos termos lei civil.

16

Seo III Do Afastamento para Altos Estudos Art. 54. O Policial Militar pode afastar-se do Estado ou do Pas para freqentar altos estudos de mestrado ou doutorado que integrem programa regular de formao profissional, na rea especfica dos Quadros definidos na Lei complementar de Organizao Bsica da Corporao, ministrado por instituio legalmente reconhecida pelo Ministrio da Educao, mediante autorizao do Chefe do Poder Executivo, com a remunerao do posto ou graduao. Pargrafo nico. Os Policiais Militares beneficiados pelos afastamentos previstos no caput deste artigo tero que permanecer no exerccio de suas funes aps o seu retorno por um perodo igual ao do afastamento concedido. Art. 55. Fica assegurada a promoo imediata no posto ou na graduao do Policial Militar que concluir com aproveitamento o curso de mestrado ou doutorado, independentemente, de existncia de vaga no Quadro de Organizao e Distribuio do Efetivo da Polcia Militar do Estado do Tocantins. Pargrafo nico. O Policial Militar que venha a solicitar exonerao ou demitido do posto ou graduao, antes de cumprido o perodo de permanncia previsto no pargrafo nico do artigo anterior, dever ressarcir a Instituio Militar, no plano administrativo ou judicial, devido ao dbito com o errio, para que pague a dvida ao Estado. CAPTULO XI DA REMUNERAO Art.56. As Praas e Oficiais da Polcia Militar do Estado do Tocantins, nos termos da Constituio Federal e da presente lei, sero remunerados por subsdio, sem distino de ndices, os aumentos e reajustes, para o prximo quadrinio (2014/2015), da presente lei. Pargrafo nico. Os subsdios dos Policiais Militares ser revisto, anualmente, a reposio salarial, sob pena de implicao em reduo indireta de irredutibilidade e reduo de subsdios. Art.57. Alm dos subsdios das Praas e Oficiais da Polcia Militar ser indenizado, por conta do Estado, com as indenizaes: I. Auxlio-famlia; II. Auxlio-alimentao; III. Auxlio-invalidez.
17

Art.58. Os Praas e Oficiais da Polcia Militar do Estado do Tocantins podero ser ainda, indenizados com ajuda de custo e dirias, na forma da lei.

Seo I Do Auxlio Famlia Art. 59. O auxlio familiar ser pago em dinheiro ao Policial Militar na forma desta lei, por conta do Estado, para custear, em parte, a educao e assistncia dos filhos e outros dependentes legais do Policial Militar. Pargrafo nico. O valor do auxlio famlia para os Praas e Oficiais ser no valor de R$ 100,00 (cem reais), por cada filho ou dependente legal, com idade de at 6 (seis) anos completos. Seo II Auxlio-Alimentao Art. 60. O Policial Militar tem direito ao Auxlio-alimentao, por conta do Estado, fornecida em espcie ou paga em dinheiro, no valor de R$ de 500,00 (Quinhentos reais), quando em servio interno ou externo da Unidade de lotao, mediante escala de durao superior a oito horas, desprovido de carter salarial, que no se incorpora e no gera obrigao previdenciria, sendo efetivado mediante custeio. Pargrafo nico. Tem direito de auxlio-alimentao, o Policial Militar na condio de estudante de formao e qualificao profissional, de durao superior a oito horas dirias. Art. 61. O Policial Militar que, nos termos do caput deste artigo, fizer jus alimentao por conta do Estado e tiver optado em no receber em espcie, receber o valor correspondente em dinheiro. 1 Considera-se servio externo o conjunto de atividades nas quais o Policial Militar estadual empregado em aes ou operaes diretamente relacionadas com o pblico externo no exerccio de atividades prprias de polcia ostensiva e de segurana pblica. 2 Considera-se servio interno o conjunto das atividades de polcia ostensiva que, por suas caractersticas de permanente e contnuo apoio ao servio externo e de atendimento ao pblico em geral, no pode sofrer soluo de continuidade nas vinte e quatro horas do dia.
18

Seo III Do Auxlio-Invalidez para Policial Militar Reformado Art. 62. Fica institudo o auxlio-invalidez ao Policial Militar, no valor igual remunerao de seu posto ou graduao, decorrente das funes que apresenta alto grau de periculosidade, constantes de exposies s situaes de atividade militar de risco ou que ocasionarem distrbios psquicos devido s condies ou natureza do trabalho do militar estadual. Para nico. Para os efeitos desta lei, adotam-se as seguintes conceituaes:
a) acidentado: designao genrica, empregada para caracterizar o militar que se tornar vtima de acidente, em servio ou de molstia profissional; b) acidente de servio: qualquer evento sbito, ocorrido com o militar que se encontre em servio ou decorrente deste, que provoque, direta ou indiretamente, leso, perturbao funcional, contaminao ou enfermidade em militar, que determine a perda total ou parcial, definitiva ou temporria, da sua capacidade para o trabalho ou a sua morte; c) molstia profissional: a enfermidade adquirida pelo militar em razo de constante e prolongada exposio a agente agressor a sua sade, existente no ambiente de trabalho ou na natureza do trabalho desempenhado rotineiramente no Estado definida pela Organizao Mundial de Sade (OMS). d) relao causa-efeito: constitui-se na caracterizao de vnculo (antecedente ou causa) entre o acidente de servio ou molstia profissional (conseqncia ou efeito), com a morte, leso, perturbao funcional, contaminao ou enfermidade em militar, determinando o nexo de causalidade entre o evento danoso sade e a sua origem.

Art. 63. O auxlio-Invalidez devido ao Militar estadual que foi ou venha a ser reformado por incapacidade definitiva e considerado invlido, impossibilitado total e permanentemente para qualquer tipo de trabalho, no podendo prover os meios de subsistncia prprio, desde que satisfaa uma das condies especificadas e devidamente declaradas por uma Junta Mdica da Corporao. Pargrafo nico. A indenizao de que trata este artigo desprovida de carter salarial, no se incorpora para qualquer finalidade, no gera obrigao de natureza previdenciria e se efetiva mediante custeio. Art. 64. O Policial Militar considerado invlido, nos casos previstos nos incisos III a V do art. 108 da Lei no 6.880, de 1980, ser reformado com proventos calculados com base no subsdio correspondente ao grau hierrquico imediato ao que faria jus na inatividade, at o limite estabelecido no pargrafo nico do art. 152 da mesma Lei.

19

CAPTULO XII DA DATA BASE DE PROMOES Art. 65. As promoes sero efetuadas anualmente, nos dias 21 de abril, 25 de agosto e 25 de dezembro, para as vagas abertas at o dcimo dia til do ms anterior s datas mencionadas, bem como para as decorrentes destas promoes. Pargrafo nico. Para a primeira data de promoo aps a vigncia desta Lei, a data de apurao de vagas a serem preenchidas ser estipulada em conformidade com o calendrio estabelecido pelo Comandante-Geral da Corporao.

CAPTULO XIII DA JORNADA DE TRABALHO

Art. 66. Fica assegura a Jornada de Trabalho dos membros da Polcia Militar do Estado de atividade operacional, com carga horria de 08 (oito) horas dirias e 40 (quarenta) horas semanais, facultada a sua fixao em servios extraordinrios, por ato do Chefe do Poder Executivo, sob pena de crime responsabilidade do gestor pblico. Pargrafo nico. A jornada de trabalho de que trata este artigo pode ser organizada em regime de escala ou plantes, observando a carga horria de 12 (doze) horas, 16 (dezesseis) horas e 24 (vinte e quatro) horas, ininterruptas, com remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal, a ser regulada por Decreto do Chefe do Poder Executivo, no prazo de at 90 (noventa) dias. Art. 67. Para todos os Policiais Militares do Quadro de especialista da Sade de 4 (quatro) horas, observando, a regulamentao prpria prevista no artigo anterior. CAPTULO XIV DAS REGRAS DE TRANSIO Art. 68. Fica assegurada a progresso funcional das praas da Polcia Militar do Estado do Tocantins at a sua transferncia para a inatividade no posto de Major, mediante a condio especial por tempo de servio, se homem 30 (trinta) anos de contribuio previdenciria e se mulher 25 anos de contribuio previdenciria.

20

Art. 69. Aos Cabos e Sargentos da ativa que tenham mais de 20 (vinte) e 25 (vinte e cinco) anos, respectivamente, de efetivo servio Policial Militar, ser promovido a uma graduao imediata, a partir de vigncia desta lei, independentemente, de concluso de curso de Qualificao nas respectivas graduaes, abrangendo as promoes previstas para o trinio (2011/2013), sob pena de crime responsabilidade do Gestor pblico. Pargrafo nico. Igualmente, o Subtenente PM, com mais de 25 (vinte e cinco) anos de efetivo servio, observando a regra geral do caput, ser promovido ao posto de Primeiro Tenente, preservando o direito adquirido. Art. 70. No prazo mximo de 2 (dois) anos, aps a publicao desta Lei, podero ocorrer promoes s graduaes de Subtenentes, sem a obrigatoriedade do Curso de Qualificao de Praas, limitando-se a uma promoo para cada graduado sem o referido curso. Art. 71. No prazo mximo de 2 (dois) anos, aps a publicao desta Lei, podero ocorrer promoes graduao de Subtenente, dos PrimeirosSargentos que possuam somente o Curso de Qualificao de Praas. Art. 72. No prazo mximo de 1 (um) ano, aps a publicao desta Lei, os Subtenentes que no possuam o Curso de Qualificao podero ser promovidos ao posto de Primeiro Tenente, limitando-se a uma promoo para cada graduado sem o referido curso. Art. 73. No prazo mximo de 2 (dois) anos contados da publicao desta Lei, a exigncia prevista no anterior, poder ser dispensada para as promoes aos postos de Primeiro Tenente e Capites, e s graduaes de Cabo e de Primeiro-Sargento, desde que, observando o devido interstcio de permanncia da graduao ou posto. Art. 74. Nos prximos 5 (cinco) anos, aps a vigncia desta Lei, os Primeiro Tenente que tiverem sido promovido ao Posto de Capito, e contarem com mais de 30 (trinta) anos de servios ou de contribuio previdenciria, far jus a promoo de Major, na condio especial de tempo de servio, podendo, permanecer na ativa pelo prazo mximo de at 4 (quatro) anos, aps ter optado pela permanncia no servio ativo. Art. 75. Aplica-se ao atual Primeiro-Sargento Especialista do Quadro de Praas da Sade e Msico, a imediata promoo na graduao de Subtenente, que tenha ingressado na Corporao, no dia 18 de janeiro de 2005, alm de possuir o tempo de permanncia completa, com 4 (quatro)

21

anos na graduao de Primeiro-Sargento, a ser efetivada no dia 21 de abril de 2011. Pargrafo nico. Fica assegurada a promoo para os demais Primeiro-Sargento, que tiver sido nomeado e includo, na graduao de Soldado e tiver sido reenquadrado na graduao de Primeiro-Sargento do Quadro de Sade, nos ltimos 4 (quatro) anos, anteriormente, preservando o direito adquirido. Art. 76. Aplica-se ao atual Primeiro-Sargento Especialista do Quadro de Praas de Sade, a imediata promoo na graduao de Subtenente, que tenha ingressado na Corporao, no dia 18 de janeiro de 2005, alm de possuir o tempo de permanncia completa, com 4 (quatro) anos na graduao de Primeiro-Sargento, a ser efetivada no dia 21 de abril de 2011. Art. 77. Fica assegurada a imediata promoo na graduao de Subtenente, por ato do Comandante Geral da Corporao, sob pena de crime responsabilidade do gestor pblico, a ser efetivada no dia 21 de abril de 2011, para os Primeiros-Sargentos da ativa do antigo Quadro de Tcnico em Contabilidade, formado no Curso de Habilitao de Sargento, com a devida incluso de colocao, nos termos do art. 2, da Lei Complementar n 37, de 03 de maro de 2004, independentemente de existncia de vaga disponvel, preservando o direito adquirido. CAPTULO XV DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 78. A partir de janeiro de 2013, o ingresso na graduao de Aluno Soldado da Corporao ser exigido o curso em nvel superior, mediante aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, com estabilidade assegurada, aps trs anos de efetivo servio militar, na condio de Soldado mobilizado. Pargrafo nico. O curso de formao de Aluno Soldado, a partir de janeiro de 2013, ter durao de dois anos, nos termos das normas de ensino da Corporao, a ser aprovado no exerccio de 2012. Art. 79. So estveis aps trs anos de efetivo servio militar as Praas na Graduao de Soldado, em virtude de concurso pblico militar, podendo apenas, perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgada, ou, mediante Processo Administrativo Militar de Conselho de Disciplina ou Conselho de Justificao, assegurada ampla defesa.
22

Pargrafo nico. A Lei Complementar regular o Cdigo de tica e Disciplinar da Corporao. Art.80. Fica assegurada Policial Feminina gestante, em geral, a concesso de licena de 180 (cento e oitenta) dias, mediante inspeo da junta mdica da Corporao, sem prejuzo de sua remunerao. Art. 81. Conta-se, apenas para efeito de aposentadoria, o tempo de contribuio previdenciria, em razo de servios pblicos prestados ao Estado, Unio, ao Distrito Federal e aos Municpios. Pargrafo nico. O tempo de contribuio na atividade privada contado apenas para fim de aposentadoria, nos termos art. 201, 9, da Constituio Federal, e o tempo de servio das foras armadas e foras auxiliares, contam-se para o efeito de promoo. Art. 82. As promoes post mortem, por ato de bravura e em ressarcimento de preterio, ocorrero a qualquer tempo, com efeitos retroativos data do fato que motivou ou preteriu a promoo. Art. 83. Os dispositivos desta Lei aplicam-se aos praas, bem como, aos Oficiais do posto de Primeiros Tenentes, no que lhes for pertinente aos militares msicos, conforme regulamentao a ser definida por ato do Chefe do Poder Executivo. Pargrafo nico. Aplicam-se aos policiais militares do Estado do Tocantins, os benefcios da anistia assegurada na Lei Federal n 12.191, de 13 de janeiro de 2010, inclusive, com direito ao ressarcimento de preterio de promoo, conforme Decreto Presidencial de 21 de maio a 31 de maio de 2001. Art. 84. A partir da promulgao desta Lei todo militar que completar 30 (trinta) anos de servio, contando frias e licenas especiais no gozadas e averbadas, at a publicao da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, bem como o servio prestado em repartio pblica municipal, estadual e federal, e for promovido ao ltimo posto ou graduao de sua qualificao militar, pelo critrio de Antigidade, e houver completado 1 (um) ano de permanncia neste posto ou graduao, ser transferido ex-offcio para a reserva remunerada. Art. 85. A Lei n 127/90, que dispe sobre os critrios e as condies para a promoo na Polcia Militar do Estado do Tocantins da

23

ativa continua com sua validade preservada na ntegra, considerando-se fontes subsidirias de aplicao desta Lei. Pargrafo nico. Adota-se, para os efeitos de promoo de Praas e Oficiais da Corporao, as normas estabelecidas na Lei n 125/90, devendo ser observado o tempo de efetivo servio na graduao e posto, conjuntamente, com o princpio de interstcio completo para fazer jus a cada promoo. Art. 86. assegurada a reviso geral anual dos subsdios dos membros da Polcia Militar do Estado do Tocantins, anos termos do inciso X, do art. 9 da Constituio Estadual e Inciso X, do art. 37 da Constituio Federal, com data base, o dia 1 de maio, mediante lei especfica, sem distino de ndices, considerando-se o perodo compreendido, entre Janeiro e Dezembro do ano pretrito para fins de calculo do ndice a ser aplicado, abrangendo todos os efetivos existentes de Praas e Oficiais. Pargrafo nico. O descumprimento deste artigo implica no crime de responsabilidade e improbidade administrativa por parte do agente poltico. Art. 87. Fica assegurado s Praas e Oficiais da Polcia Militar do Estado do Tocantins, o direito subjetivo de punio administrativa militar, to somente, nos termos definidos por Lei Complementar, com iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo, nos termos da Constituio Federal e Constituio Estadual, no prazo de at 90 (noventa) dias, a contar de vigncia desta lei, sob pena de crime de responsabilidade. Art. 88. O chefe do Poder Executivo poder reduzir o interstcio metade, para Oficiais e Praas da Corporao, por proposta do Comandante-Geral, observando na sua integralidade, os critrios de antiguidade e o princpio paritrio, com ndices de promoes iguais, entre Praas e Oficiais. Art. 89. Todas as despesas com promoes de Praas e Oficiais trazidas por esta Lei, que dependam de dotao oramentria, entram em vigor a partir do prximo exerccio financeiro. Art. 90. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogada as disposies em contrrio, produzindo efeitos financeiros a partir do primeiro dia do ms subseqente.

Palmas, 30 de novembro de 2010.

24

Potrebbero piacerti anche