Sei sulla pagina 1di 2

Tuberculose

O que a tuberculose bovina?


uma doena considerada zoonose, isto , que se transmite dos animais para o homem e tambm do homem aos animais, tem evoluo crnica causada pelo Mycobacterium bovis, caracterizada pelo desenvolvimento progressivo de leses nodulares denominadas tubrculos, que podem ser localizados em qualquer rgo. Ataca os bovinos e bubalinos, podendo tambm atacar outras espcies animais inclusive o homem.
Fonte: PNCEBT - Dept de Defesa Animal/SDA/MAPA

Os tratadores e ordenhadores podem se constituir como fonte de infeco?


Sim. Todas as pessoas que convivem com os animais infectados tanto podem adquirir a doena, como tornarem-se focos de infeco tanto para outras pessoas como para outros animais.

mesmas formas clnicas e leses patolgicas que causa o Mycobacterium tuberculosis causador da tuberculose humana. A principal fonte de contaminao da tuberculose bovina aos seres humanos atravs do hbito de consumo de leite cru, sendo os grupos mais atacados as crianas e idosos.

Quais so os prejuzos causados pela tuberculose ? E os pequenos animais como ces e gatos que muitas vezes permanecem no curral para ingerir leite?
Da mesma forma. Podem se contaminar pela ingesto de leite contaminado e tambm tornarem-se foco de infeco para outras espcies animais e o homem.

> Perda total atribuda a morte dos animais. > Queda no ganho de peso. > Sacrifcio dos animais. > Condenao de carcaa no abate. > Perda de 10% a 25% na produo de carne, em casos de animais infectados.

Quais os sintomas de um bovino com tuberculose?


Os sintomas so mais evidenciados nos casos mais avanados dos animais at porque ela uma doena crnica. Com o passar do tempo os animais apresentam emagrecimento progressivo, um apetite caprichoso, isto , escolhendo e reduzindo muito o alimento ingerido, temperatura oscilante, respirao difcil, tornam-se apticos e quando manejados o fazem com dificuldade colocando-se sempre no final da fila.
Fonte: PNCEBT - Dept de Defesa Animal/SDA/ MAPA

O que recomendado para o controle da tuberculose?


Como a tuberculose uma doena que no tem tratamento recomenda-se os seguintes controles: > Levantamento da doena na propriedade atravs dos testes de tuberculinizao, por Mdico Veterinrio habilitado de acordo com as exigncias da IDARON e MAPA. > Em caso de animais positivos, devem ser isolados e sacrificados. > Adiquirir animais de propriedades certificadas como livres de tuberculose. > No caso de aquisio de animais em propriedade sem controle, realizar um teste na propriedade de origem e outro logo aps a entrada no quarentenrio 60 dias aps o primeiro teste. > Os funcionrios da propriedade precisam submetidos periodicamente a exames mdicos. ser

Leses de tuberculose em rgos internos.

Como ocorre a transmisso da doena ?


A tuberculose em um rebanho introduzida principalmente na aquisio de animais infectados, podendo se propagar nos bovinos independentemente do sexo, raa ou idade. A via de infeco em 90% dos casos a respiratria atravs da inalao de aerossis contaminados pelo microorganismo. A via digestiva tambm pode ocorrer atravs de leite contaminado de vacas com mastite tuberculosa e tambm atravs de urina, fezes e alimentos contaminados.

Animal com sinais clnicos de tuberculose

Existem fatores que facilitam esta contaminao?


Sim. o manejo dos animais mais agrupados, instalaes inadequadas, isto , sem ventilao, sem a penetrao do sol, sem as prticas de higiene, aguadas para os animais em audes. Por isso que a tuberculose mais evidenciada no gado leiteiro que sempre est em contato direto.

Devemos ter cuidados com a tuberculose humana de origem bovina?


A tuberculose bovina no somente responsvel por graves perdas econmicas, mas constitui-se como fonte de infeco para outros animais domsticos e selvagens e reconhecido perigo para a sade humana, causando as

> Em rebanhos com tuberculose as pessoas que lidam com os animais devem ser encaminhadas para exames mdicos. > O leite para consumo humano deve ser pasteurizado ou fervido. Em caso de vacas com tuberculose no deve ser utilizado nem para bezerros.

> Deve-se ter cuidado com os ces e gatos da propriedade, pois podem ingerir leite contaminado e tornarem-se um foco de infeco, contaminando outros animais e o homem. > As instalaes (estbulo, sala de ordenha, bezerreiros) devem ter boa ventilao, entrada de sol e desinfectadas diariamente (pisos, bebedouros, comedouros) com hipoclorito de sdio 3%, fenol a 5%, formol a 3% e cresol a 5%. > Ter em mente que a tuberculose deve ser tratada atravs de medidas preventivas, com a tuberculinizao peridica do rebanho, por ser uma doena que no tem cura.

Informao tcnica: Francelino Goulart da Silva Netto (Md. Vet., M.Sc. em Doenas parasitrias de ruminantes, pesquisador da Embrapa Rondnia, Porto Velho, RO. E-mail: goulart@cpafro.embrapa.br). Editorao e layout: Marly de Souza Medeiros e Itacy Duarte Silveira. Reviso gramatical: Wilma Ins de Frana Arajo. Porto Velho, RO, julho, 2007. Tiragem: 100 exemplares.

Tuberculose bovina
Fonte: PNCEBT - Dept de Defesa Animal/SDA/MAPA

Fonte: PNCEBT - Dept de Defesa Animal/SDA/MAPA

Animal com sinais clnicos de tuberculose

Rondnia

Rondnia

Potrebbero piacerti anche