Sei sulla pagina 1di 16

Universidade Federal de Minas Gerais Engenharia de Controle e Automao

Processos em Engenharia Mineral

ESPESSAMENTO

1 - Introduo
Tratamento de Minrio
Tratamento ou Beneficiamento de minrios consiste de operaes aplicadas aos bens minerais visando modificar a granulometria, a concentrao relativa das espcies minerais presentes ou a forma, sem contudo modificar a identidade qumica ou fsica dos minerais. H, no entanto, autores que defendem um conceito mais amplo para o tratamento, como sendo um processamento no qual os minerais podem sofrer at alteraes de ordem qumica, resultantes de simples decomposio trmica ou mesmo de reaes tpicas geradas pela presena do calor. A aglomerao (sinterizao e pelotizao) de minrios finos, ustulao e calcinao so consideradas, dentro desse conceito, como tratamento de minrios. Os termos beneficiamento e tratamento sero usados, neste texto, indistintamente. Mineral todo corpo inorgnico de composio qumica e de propriedades fsicas definidas, encontrado na crosta terrestre. Minrio toda rocha constituda de um mineral ou agregado de minerais contendo um ou mais minerais valiosos, possveis de serem aproveitados economicamente. Esses minerais valiosos, aproveitveis como bens teis, so chamados de minerais-minrio. O mineral ou conjunto de minerais no aproveitados de um minrio denominado ganga. As operaes de concentrao e separao seletiva de minerais baseiam-se nas diferenas de propriedades entre o mineral-minrio (o mineral de interesse) e os minerais de ganga. Entre estas propriedades se destacam: peso especfico (ou densidade), suscetibilidade magntica, condutividade eltrica, propriedades de qumica de superfcie, cor, radioatividade, forma etc. Em muitos casos, tambm se requer a separao seletiva entre dois ou mais minerais de interesse. Para um minrio ser concentrado, necessrio que os minerais estejam fisicamente liberados. Isto implica que uma partcula deve apresentar, idealmente, uma nica espcie mineralgica. Para se obter a liberao do mineral, o minrio submetido a uma operao de reduo de tamanho (cominuio, isto , britagem e/ou moagem), que pode variar de centmetros at micrometros. Como as operaes de reduo de tamanho so caras (consumo de energia, meio moedor, revestimento etc.), deve-se fragmentar s o estritamente necessrio para a operao seguinte. Para evitar uma cominuio excessiva, faz-se uso de operaes de separao por tamanho ou classificao (peneiramento, ciclonagem etc.), nos circuitos de cominuio. Uma vez que o minrio foi submetido reduo de tamanho, promovendo a liberao adequada dos seus minerais, estes podem ser submetidos operao de separao das espcies minerais, obtendo-se, nos procedimentos mais simples, um concentrado e um rejeito.

O termo concentrao significa, geralmente, remover a maior parte da ganga, presente em grande proporo no minrio. A purificao, por sua vez, consiste em remover do minrio (ou prconcentrado) os minerais contaminantes que ocorrem em pequena proporo. Na maioria das vezes, as operaes de concentrao so realizadas a mido. Antes de se ter um produto para ser transportado, ou mesmo adequado para a indstria qumica ou para a obteno do metal por mtodos hidropirometalrgicos (reas da Metalurgia Extrativa), necessrio eliminar parte da gua do concentrado. Estas operaes compreendem desaguamento (espessamento e filtragem) e secagem e, geralmente, na ordem citada. Em um fluxograma tpico de tratamento de minrios (Figura 1), as operaes unitrias so assim classificadas:

cominuio: britagem e moagem; peneiramento (separao por tamanhos) e classificao (ciclonagem, classificador espiral); concentrao gravtica, magntica, eletrosttica, concentrao por flotao etc. desaguamento: espessamento e filtragem; secagem: secador rotativo, spray dryer, secador de leito fluidizado; disposio de rejeito.

A Figura 1 mostra, como exemplo real de beneficiamento, um fluxograma da usina de minrio de ferro de Carajs, da VALE.

Figura 1: Fluxograma do processo de tratamento de minrio

2 - Espessamento
O espessamento recupera a maior quantidade possvel de gua isenta de slidos, atravs de um equipamento chamado espessador. Os espessadores so tanques dotados de braos rotatrios que conduzem os slidos em decantao do rejeito para a regio central do tanque, de onde so coletados e bombeados para o sistema de conteno da unidade. A Figura 2 apresenta o esquema de um espessador. A polpa espessada conduzida por gravidade, com 55 a 60% de slidos em peso, atravs de calhas ou tubulaes para a barragem de rejeitos e a gua recuperada , geralmente, recirculada para o processo de beneficiamento.

Figura: 2 Espessador sempre interessante ter menor quantidade de gua misturada ao rejeito. Os benefcios so tanto em termos de estabilidade, principalmente a ausncia de gua junto barragem, quanto em termos de percolao pela fundao / corpo da barragem, diminuindo a possibilidade de contaminao. O grau de espessamento determinado em funo da necessidade de se bombear a lama para o sistema de armazenamento.

2.1 - Princpios e equipamentos


A sedimentao um dos processos de separao slido-fluido baseados na diferena entre as densidades dos constituintes de uma suspenso; a remoo das partculas slidas presentes em uma corrente lquida se d pela ao do campo gravitacional, o que oferece ao processo as caractersticas de baixo custo e grande simplicidade operacional. A larga utilizao industrial dos sedimentadores promove um crescente interesse no conhecimento do dimensionamento e operao desses equipamentos, com o fim de melhorar a utilizao e eficincia no atendimento aos objetivos operacionais. Na literatura, costuma-se classificar os sedimentadores em dois tipos: os espessadores, que tm como produto de interesse o slido e so caracterizados pela produo de espessados com alta concentrao de slidos e os clarificadores, que tm como produto de interesse o lquido e se caracterizam pela produo de espessados com baixas concentraes de slidos. Industrialmente os espessadores so os mais utilizados e operam, geralmente, em regime contnuo. Na indstria da minerao, os espessadores so largamente utilizados para as seguintes finalidades:

obteno de polpas com concentraes adequadas a um determinado processo subsequente; espessamento de rejeitos com concentrao de slidos elevada, visando transporte e descarte mais eficazes; recuperao de gua para reciclo industrial; recuperao de slidos ou soluo de operaes de lixiviao utilizados em processos hidrometalrgicos.

A operao de sedimentao baseada em fenmenos de transporte, onde a partcula slida em suspenso est sujeita ao das foras da gravidade, do empuxo e de resistncia ao movimento. O mecanismo da sedimentao descontnua auxilia na descrio do processo contnuo, com o uso do teste de proveta, que baseado no deslocamento da interface superior da suspenso com o tempo, conforme ilustra a Figura 3. Durante esse teste pode ser observada a existncia de trs regies distintas: a regio de lquido clarificado, a de sedimentao livre e a de compactao. Algumas consideraes fsicas devem ser estabelecidas, a fim de caracterizar cada regio:na regio de sedimentao livre, as partculas slidas sedimentam sem que haja interao entre elas; a velocidade de sedimentao e a concentrao de slidos so consideradas constantes; na regio de compactao, as partculas slidas j comeam a interagir entre si; notada a variao da concentrao de slidos ao longo dessa regio, devido desacelerao sofrida por essas partculas.

Figura 3 Etapas de um teste de proveta e suas regies formadas durante a sedimentao. No incio do teste (t = 0), a suspenso apresenta-se homognea e a concentrao de slidos constante em todos os pontos da proveta. Instantes depois, as partculas maiores comeam a sedimentar e a formar uma fina camada no fundo da proveta, que a regio de compactao; essa regio formada por partculas slidas mais pesadas e com maior velocidade de

sedimentao. As partculas slidas mais finas sedimentam mais lentamente e sem interao entre elas, dando origem a uma regio intermediria, de concentrao de slidos constante que a regio de sedimentao livre. Ao mesmo tempo que os slidos comeam a sedimentar, tem incio a formao de uma regio de lquido clarificado, isenta de slidos. Com o decorrer do teste so observadas variaes nas alturas das regies: as regies de lquido clarificado e de compactao tornam-se maiores devido ao desaparecimento da regio de sedimentao livre. Em seguida atingido um ponto onde existe apenas uma regio de slidos (compactao) e uma regio de lquido clarificado. A partir desse ponto o processo de sedimentao consiste numa compresso lenta dos slidos, que expulsa o lquido existente entre essas partculas para a regio de lquido clarificado. A expulso do lquido promove a reacomodao das partculas slidas, que pode ser observado por meio de uma pequena variao na altura da regio de compactao.

2.2 - Fatores que Afetam a Sedimentao


A sedimentao de uma suspenso aquosa de partculas ou flocos pode sofrer a influencia de fatores tais como: a natureza das partculas, como distribuio de tamanhos, forma, densidade especfica, propriedades qumicas e mineralgicas etc.; a quantidade de slidos na suspenso; pr-tratamento da suspenso, para auxiliar na sedimentao; dimenses do tanque de sedimentao. 2.2.1 - Natureza das Partculas Partculas esfricas ou com forma aproximada esfrica tm uma maior facilidade de sedimentar do que partculas de mesmo peso com formato irregular. Comportamento semelhante observado na sedimentao de partculas de maior dimetro, diante das muito finas. Uma alternativa irregularidade e ao pequeno dimetro de partculas a floculao, que promove a aglomerao das partculas resultando em unidades maiores e com forma mais aproximada da esfrica, implementando melhorias s caractersticas de sedimentao da suspenso. A floculao ocorre, geralmente, pela adio de um agente floculante que d ao meio as condies necessrias floculao; porm, existem suspenses em que as partculas slidas j so qumica ou mineralogicamente apropriadas ao meio inico da suspenso, e formando naturalmente os aglomerados. 2.2.2 - Efeito de Concentrao Suspenses muito concentradas apresentam caractersticas de sedimentao bem diferentes das observadas na sedimentao de uma partcula isolada, devido ao efeito da concentrao. Esse efeito origina o

fenmeno da sedimentao impedida, fazendo com que a taxa de sedimentao deixe de ser constante para se tornar decrescente.

2.2.3 - Pr-Tratamento
Suspenses floculadas apresentam diversas caractersticas diferentes da suspenso de partculas, uma delas a taxa de sedimentao consideravelmente maior do que a da suspenso original, devido grande quantidade de gua que o floco contm nos seus interstcios; assim, caractersticas como forma e densidade so muito pouco relacionadas com as caractersticas das partculas originais. Para a previso de novas taxas de sedimentao, o que extremamente complexo, faz-se necessrio o conhecimento de um novo fator de forma e valor de densidade, que ainda so determinados por mtodos empricos. A grande dificuldade na determinao destas variveis a sua dependncia no apenas com o tipo de floculante utilizado, mas tambm com as condies fsico-qumicas sob as quais ocorreu a floculao.

2.2.4 - Tanque de Sedimentao


A geometria e as dimenses do tanque tm influncia no processo de sedimentao; a existncia de paredes ou obstculos no trajeto da partcula promove a reduo da taxa de sedimentao. Dessa forma, deve existir uma relao tima entre o dimetro do sedimentador e o dimetro mdio das partculas, em torno de 100 vezes, para que os efeitos de parede sejam desprezados. A altura de suspenso no tanque no altera a taxa de sedimentao nem a concentrao de slidos na lama ao final do teste, porm se a concentrao de slidos muito alta, importante que o tanque seja alto o suficiente para que o processo de sedimentao livre acontea livremente, sem que as partculas ainda nesta regio sejam indevidamente desaceleradas devido ao fundo do tanque.

2.3 - Tipos de Espessadores


A capacidade de uma unidade de espessamento diretamente proporcional sua rea e usualmente determinada em funo da taxa de sedimentao dos slidos na suspenso, que independe da altura de lquido. A polpa, na sedimentao, passa atravs de zonas de concentrao de slidos varivel entre a da alimentao e da descarga final; consequentemente, nas zonas intermedirias existentes entre esses limites de concentrao, cada partcula encontrar diferentes taxas de sedimentao e a zona que exibir a menor taxa de sedimentao ser a responsvel pelo dimensionamento da unidade. A capacidade de uma unidade contnua de espessamento est baseada na sua habilidade em processar suspenses, tanto na funo de espessador

quanto de clarificador. A rea da unidade controla o tempo necessrio para que ocorra a sedimentao dos slidos atravs do lquido a uma dada taxa de alimentao do mesmo e importante na determinao da capacidade de clarificao do equipamento. A altura da unidade controla o tempo necessrio para o espessamento da polpa para uma dada taxa de alimentao dos slidos e importante na determinao da capacidade de espessamento da unidade. O projeto das unidades de espessamento no segue estritamente as propores geomtricas; a relao entre altura e dimetro importante apenas para avaliar se o volume do tanque proporcionar um tempo de sedimentao necessrio aos objetivos do equipamento, considerando fatores como eficincia operacional e projeto mecnico. Os tipos de espessadores variam em funo da geometria ou forma de alimentao do equipamento. Basicamente so tanques de concreto equipados com um mecanismo de raspagem, para carrear o material sedimentado at o ponto de retirada, e corresponde ao maior custo do equipamento. Os braos raspadores so acoplados estrutura de sustentao do tubo central de alimentao da suspenso e devem ser projetados baseados no torque aplicado ao motor. Devem tambm ter flexibilidade para suportar diferentes volumes e tipos de cargas impostas. 2.3.1 - Espessador Contnuo Convencional O espessador contnuo convencional consiste em um tanque provido de um sistema de alimentao de suspenso e um de retirada do espessado (raspadores), dispositivos para descarga do overflow e do underflow. Esse tipo o mais utilizado industrialmente; maiores detalhes sobre a sua estrutura e mecanismos de operao podem ser vistos na Figura 4.

Figura 4 Esquema operacional de um espessador contnuo convencional.

Espessador de Alta Capacidade Esse tipo de espessador bastante semelhante a contnuo convencional, porm com alguma modificao estrutural de projeto - seja por meio da insero de lamelas ou modificao no posicionamento da alimentao da suspenso, entre outras que promove o aumento da capacidade do equipamento. Uma das vantagens desse equipamento, alm de aumentar a capacidade, promove um aumento na rea de espessamento, sem que seja aumentando o dimetro do equipamento. Este fato muito atraente industrialmente, especialmente no que diz respeito ao espao necessrio para a montagem dos mesmos. 2.3.2 - Espessador de Lamelas Essa unidade de espessamento, que tambm um espessador de alta capacidade, consiste numa srie de placas inclinadas (lamelas), dispostas lado a lado, formando canais (Fig. 5). A vantagem dessa configurao a economia de espao, uma vez que a capacidade de sedimentao nesses equipamentos bem maior que no espessador convencional, pois a rea efetiva de sedimentao dada pela soma das reas projetadas de cada lamela. Outra vantagem da configurao lamelar est na rpida sedimentao, uma vez que o tempo de sedimentao das partculas slidas proporcional altura de queda vertical, o qual pode ser reduzido, diminuindo-se o espaamento entre as lamelas. Nesses espessadores, a suspenso pode ser introduzida diretamente no compartimento de alimentao ou numa cmara de mistura e floculao. Os slidos sedimentam sobre as lamelas e deslizam at o fundo do equipamento, formando o espessado. Devido ao tempo de residncia e baixa vibrao mecnica no fundo do sedimentador, o material sedimentado sofre um adensamento e , em seguida, bombeado.

Figura 5 Esquema operacional de um espessador de lamelas. 2.3.3 - Espessador com Alimentao Submersa Nesse tipo de espessador, a alimentao da suspenso feita em um ponto interior da regio de compactao. Isso elimina a necessidade da sedimentao livre das partculas slidas, pois essas j so alimentadas num leito de lama j existente, que aprisiona as partculas slidas, enquanto o lquido percola o leito ascencionalmente, em direo regio de lquido clarificado. Essa configurao de fabricao da EIMCO. Essa simples modificao de projeto promove um aumento na capacidade do equipamento em cerca de 30% para suspenses de partculas e de at uma ordem de grandeza para suspenses floculentas. Outro tipo de espessador tambm conhecido como de alta capacidade, de fabricao da Dorr-Oliver, difere do primeiro por possuir uma cmara de mistura e floculao antes da alimentao da suspenso, que feita na parte superior do equipamento, como no sedimentador convencional. A literatura tambm cita aumentos de capacidade na ordem de 50% para essa configurao.

2.4 - Projeto do Espessador Convencional Contnuo


O dimensionamento de um espessador convencional contnuo consta do clculo da sua altura e rea transversal e baseado em dados operacionais de sedimentao em batelada. A curva de sedimentao, que representa a variao da altura da interface de slidos, com o tempo, fornece dados de taxa de sedimentao, razo de concentrao entre a alimentao e o espesssado formado, concentrao mxima do espessado, dentre outros, necessrios ao projeto da unidade contnua. importante ressaltar que esses dados fornecem informaes sobre a natureza da suspenso, porm o comportamento da suspenso tem alguma variao, de um processo de sedimentao para o outro. Na realidade o projeto uma extrapolao da operao em batelada para a contnua e, com isso, h a necessidade da incluso de parmetros de correo ao projeto. 2.4.1 - Clculo da rea Transversal de Sedimentao Seja um espessador contnuo em operao, com a regio de lquido clarificado isenta de slidos; o balano de massa para as fases slida e lquida pode ser representado pelas equaes a seguir: 1. Balano de massa do slido

onde s a densidade da fase slida, Q a vazo de suspenso descendente e c* a concentrao volumtrica de slidos numa seo transversal qualquer do espessador. Os subndices a e e so referentes alimentao e ao espessado, respectivamente. 2. Balano de massa do lquido (entre uma seo transversal qualquer e a retirada do material espessado).

Do arranjo das Eqs. [14.16], [14.17] e [14.18], tem-se:

onde f a densidade da fase fluida, Qf a vazo de fluido ascendente numa seo transversal qualquer do espessador. Considerando que a velocidade ascensional de lquido e a concentrao mssica de slidos numa seo transversal qualquer do espessador sejam dadas, respectivamente, por:

pode-se escrever a Equao [14.19] em termos de rea de sedimentao:

ou em termos de capacidade do espessador:

onde: A representa a rea da seo transversal do espessador. O funcionamento adequado de um espessador requer uma corrente de lquido clarificado isenta de slidos e para que isso acontea necessrio que a velocidade ascensional de lquido clarificado seja menor do que a velocidade de sedimentao dos slidos, para que no ocorra o arraste dessas partculas. A capacidade do espessador a medida do volume de suspenso que pode ser tratado por unidade de tempo, para a obteno de uma lama com caractersticas pr-determinadas, para isso necessrio que o clculo da capacidade seja feito para toda a faixa de concentraes de slido existente dentro do espessador, desde a concentrao de alimentao at a concentrao da lama. O valor mnimo de capacidade que dever ser utilizado nos clculos de projeto do espessador. Os dados de concentrao e velocidade de sedimentao utilizados na Eq. [14.21], especficos para cada sistema slido-fluido, podem ser determinados por ensaio de proveta clssico, por meio da observao do deslocamento da interface de slidos com o tempo, como pode ser observado na Figura 6.

Figura 6 - Ensaio de proveta na verso Kynch. Biscaia Jr. (1982) props uma simplificao ao procedimento de Kynch e minimizao de La/A, Eq. [14.24], baseado no fato de que a curva de sedimentao resulta na combinao de uma reta com uma exponencial, como mostra Figura 7.

Figura 7 - Procedimento simplificado de Biscaia Jr. (1982).

2.4.2 - Clculo da Altura do Espessador


Seja um espessador em operao contnua, como representado na Figura 8.

Figura 8 - Esquema de alturas em um espessador convencional. PAVLOV et al. (1981) prope o clculo da altura do espessador mediante a soma das parcelas indicadas na Figura 8.

onde: H1 a altura da regio de lquido clarificado, que pode variar entre 0,45 e 0,75 m; H2 a altura da regio de espessamento e H3 a altura do fundo do espessador. A altura da regio de espessamento, H2, pode ser estimada valendo-se de um balano de massa para essa regio:

onde: t o tempo de residncia da partcula slida, calculado pelo do mtodo grfico mostrado na Figura 9; l a densidade do espessado. O fator 4/3 tem a finalidade de corrigir a impreciso do uso da densidade do espessado em vez da densidade mdia na regio de espessamento. A altura do fundo do espessador dada pela expresso:

onde D o dimetro do espessador, calculado previamente.

Figura 9 - Determinao do tempo de residncia na regio de espessamento.

3 Concluso
Neste trabalho foi feito um estudo a respeito do processo de espessamento, utilizado na atividade de minerao compondo o processo de beneficiamento do minrio. Inicialmente foram apresentados conceitos bsicos a respeito do beneficiamento do minrio. Posteriormente foi apresentado o conceito de espessamento, princpios de funcionamento, equipamentos utilizados e finalmente uma descrio sucinta de como feito o projeto de um espessador convencional contnuo.

Potrebbero piacerti anche