Sei sulla pagina 1di 6

ANLISE GERAL DOS METAIS 1 CARACTERSTICAS Os elementos qumicos so classificados em metlicos e em metaloides ou no metlicos.

Os metais apresentam as caractersticas a seguir: a) Estrutura cristalina. Todos os metais possuem geralmente estrutura cristalina e, apresentam uma disposio regular e ordenada dos seus tomos. b) Brilho tpico. Os metais possuem elevada capacidade de reflexo luz. c) Opacidade. Mantm essa propriedade at que sejam reduzidos a lminas muito finas, com espessura inferior a 0,001 mm. d) Elevada condutividade eltrica e trmica. Os metais com condutividades eltricas elevadas apresentam tambm condutividades trmicas elevadas. Os no metais e as ligas de metais com metaloides apresentam, temperatura ambiente, condutividade eltrica to baixa que so classificados como isolantes. Tais corpos ainda possuem uma variao da resistncia em funo da temperatura, inversa dos metais: estes elevam sua resistncia com elevao da temperatura, apresentando, por isso, um coeficiente de temperatura da resistncia positivo. e) So geralmente slidos. Tomando como referncia a temperatura ambiente, todos os metais, com exceo do mercrio, so slidos. f) Capacidade de deformao e moldagem. Perante elevao de temperatura e aplicando esforos mecnicos por meio de prensas e laminadoras os metais so transformados em suas sees transversais. g) Encruamento. Metais deformados a frio endurecem e reduzem sua condutividade eltrica. Essa caracterstica pode ser eliminada por um recozimento. h) Transformam-se em derivados metlicos, quando expostos a certos ambientes. Perante o oxignio do ar, formam-se xidos, em cidos sob a ao de sais. i) Pela capacidade de se combinarem entre si, podem formar ligas metlicas. 2 CLASSIFICAO Os metais podem ser classificados em: a) Metais leves, que so todos aqueles com peso especfico abaixo de 4 g/cm3, como no caso de Al, Mg, Be, Na e Ca. b) Metais pesados, aqueles com peso especfico igual ou maior que 4 g/cm3. Estes podem ser dos tipos: de baixo ponto de fuso, os que apresentam um ponto de fuso at 1 000 C, como o caso de Sn, Pb, Zn, Sb; de ponto de fuso mdio, no caso de a fuso ocorrer entre 1 000 e 2 000 C, por exemplo, Cu, Fe, Ni e Mn; de alto ponto de fuso, para valores acima de 2 000 C; como exemplos, W, Mo, Ta.

3 OBTENO As matrias-primas bsicas so os minrios, ou seja, as ligaes do metal com oxignio, enxofre, sais, cidos etc. Na natureza, encontramos no estado puro apenas os metais nobres, como o ouro e a platina. Em cada caso, o processo de obteno do metal conta com particularidades, redutores e processos de purificao. Exemplo de obteno dos metais de maior uso eltrico. 3.1 Obteno do Cobre Os processos de obteno se classificam em processo seco e por via mida. a) Processo seco Aps a eliminao parcial do enxofre, efetua-se uma reduo em fornos de fuso, atravs de carbono e aditivos cidos, os quais iro absorver grande parte do ferro. Obtm-se, assim, dois lquidos de peso especfico diferente, ficando, na parte superior, com menor densidade, um concentrado ferroso e, na parte de baixo, um composto de cobre, contendo cerca de 45% desse metal. b) Por via mida Minrios pobres em cobre so industrializados por um processo mido. Aplicando-se ao minrio uma soluo de enxofre, obtm-se uma soluo de sulfato de cobre, da qual o cobre deslocado pela ao do ferro. Esse basicamente o processo eletroltico de se obter o cobre, representado por mais de 90% de todo o cobre obtido mundialmente. 3.1.1 Purificao do Cobre A pureza do cobre para fins eltricos deve atingir valores de 99,9%. Como os processos mencionados no atinge esses valores h necessidade de purificao. O cobre de pureza de 94 a 97% fundido com certos aditivos, com o que a pureza se eleva a 99%. Esse cobre transformado em placas andinas e inserido num processo eletroltico, onde todo o cobre do anodo se transfere ao catodo, ficando as impurezas, retidas no eletrlito. Havendo, entre as impurezas, metais nobres como Ag, Au e Pt, estes se depositam no fundo da cuba eletroltica, fazendo parte da chamada lama do anodo. 3.2 Obteno de Chumbo, Zinco e Nquel Esses metais tambm podem ser refinados por processos de reduo. No caso particular do zinco, o processo de reduo se torna mais complexo, pelo fato de a temperatura de fuso ser de 907 C e a de reduo de 1 100 C. Com isso, na fase de reduo, o zinco j est no estado de vapor, o que exige fornos fechados para o processo. preferencialmente utilizado o processo eletroltico onde o minrio de nquel inicialmente convertido em NiO. Reduzido na presena de vapor de gua a 400 C obtm-se nquel, que, na presena de gs carbnico, a 80 C, forma um gs com composio de Ni(CO) 4, havendo, posteriormente, a decomposio do Ni e do CO, obtendo-se nquel com pureza de 99,9%.

3.3 Obteno de Tungstnio Os minrios so inicialmente tratados com soda, do que resulta um wolframato de sdio, e que fornece xido de tungstnio (WO3). Aps uma secagem a 300 C, o xido reduzido a p. A refrigerao deve ser efetuada em ambiente controlado. Os gros do p metlico sero tanto maiores quanto mais elevado temperatura e mais longo o tempo de reduo. 3.4 Obteno do Alumnio Parte-se do xido de alumnio (Al2O3) puro, como minrio para onde eliminamos o xido de ferro e outros cidos, por diversos processos. Pelo processo de Bayer, a bauxita, colocada numa soluo concentrada de sdio sob presso e a uma temperatura de 160 a 170 C. O alumnio do minrio se transforma em aluminato de sdio, e assim eliminando o ferro e outros aditivos na forma de uma lama. Porem quando obtido Al(OH)3 feita a filtragem, sendo depois a soluo do aluminato vacinada com hidrxido de alumnio puro cristalizado, quando ento o alumnio dissolvido se separa na forma de Al(OH)3, que, aps um tratamento trmico ao rubro, resulta em Al2O3 puro. Este dissolvido a 950 C em fluorito de alumnio e sdio (Na3AlF6), para, em seguida, aplicar o processo eletroltico. O alumnio que se deposita no catodo pouco mais pesado que o eletrlito em fuso, o que faz com que se deposite no fundo.

4 CONSTITUIO DOS METAIS PUROS Os metais se caracterizam por possuir uma constituio cristalina. Esse cristal apresenta uma determinada disposio de tomos, tanto em termos de afastamentos interatmicos quanto na forma geomtrica que resulta ao se unirem esses tomos, pois cada elemento cristalino ou slido tem sua forma cristalina particular. Nos cristais, podemos sempre estabelecer a grade cristalina que os caracteriza, particularmente pelo uso de raios Roentgen (raios X). Os tomos individuais respeitam entre si determinados afastamentos, evitando, assim, que se choquem. Em alguns casos, porm, esse afastamento to pequeno que algumas camadas e eltrons se interpenetram. Por isso, normal que os metais sejam representado graficamente s pelos seus ncleos atmicos, para tornar a representao mais clara.

Figura 1 Estrutura cristalina plana bidimensional.

4.1 Sistemas de Ligao Atmica dos Metais Lembrando que um tomo formado de prtons, nutrons e eltrons e que essas partculas ocupam posies definidas num tomo, caber aos eltrons o processo de ligaes atmicas por serem os elementos externos que faro o contato com tomos adjacentes. As diferentes probabilidades de interligao so: a) Ligao inica- Corresponde ligao entre um tomo com um numero de eltrons superior a quatro com outro, inferior a quatro, perfazendo, nessa ligao, os oito eltrons mximos. b) Ligao atmica- Aparece quando dois elementos eletronegativos se combinam. c) Ligao metlica- Os metais pertencem ao grupo dos elementos eletropositivos, ou seja, seus tomos tendem a perder ou ligar os eltrons da camada de valncia. 4.2 O Processo de Resfriamento 4.2.1 As Curvas de Resfriamento Durante a fuso, o metal recebe uma determinada quantidade de calor, sem que com isso a temperatura se eleve. Os tomos assim adquirem, na fuso, uma movimentao prpria, instantnea. A energia necessria para isso o calor de fuso. No ciclo inverso essa quantidade de calor liberada durante o ciclo de esfriamento (ver figura 2). Tendo-se o esfriamento de um chumbo em fuso partindo de 380C, nota-se que a 327C essa temperatura caracterstica do chumbo a sua temperatura de solidificao. Esse comportamento se justifica pela liberao da quantidade de calor de fuso, sem elevao da temperatura na fuso e, consequentemente, sem reduo de temperatura na solidificao. Se ocorrer um esfriamento acelerado, o desenvolvimento das curvas de solidificao ser o das figuras 2 c e d.

Figura 2 - Curvas de Aquecimento e Esfriamento de chumbo puro

4.2.2 Formao e Crescimento dos Cristais O cristal se forma no esfriamento de um metal em fuso, assim que alguns tomos estabelecem entre si distncias definitivas, sendo assim os germens cristalinos. Seu crescimento gradativo se faz presente pela ao de foras entre os cristais, fazendo com que, tomo aps tomo, ocupe seu lugar no sistema ou grade cristalina.

Pois o nmero desses germens varia com a velocidade de esfriamento, notando-se que quanto maior essa velocidade, maior o nmero de germens, levando a uma solidificao simultnea em diversas posies. Portanto, quanto mais rpido ocorrer o esfriamento, mais fina a estrutura cristalina, o que mais vantajoso, porque assim resultam propriedades eltricas (condutividade) e mecnicas (dobramento, laminao e outras) mais apropriadas. 4.2.3 Modificaes Estruturais Aps a solidificao ainda pode se modificar alguns metais aplicando um novo esfriamento. Isso possvel fazendo uma mudana de posio de tomos do cristal, que ir alterar a estrutura cristalina e consequentemente suas propriedades tambm sofreram modificaes sensveis. Essas modificaes cristalinas liberam-se pequenas quantidades de calor, que so indicadas no grfico (ver figura 3) de aquecimento e esfriamento como pequenos patamares horizontais. Esse comportamento demonstra a origem de diferentes formas de ferro (, , ...).

Figura 3 Curvas de Aquecimento e Esfriamento de ferro puro

4.3 Anisotropia Cristalina Um cristal anisotrpico quando suas caractersticas eltricas, mecnicas variam de acordo com o eixo cristalino em que so medidas. A anisotropia cristalina tambm funo do tamanho do gro ou cristal, sendo mais destacada em gros cristalinos grandes do que nos pequenos. Portanto, certas caractersticas do material eltrico podem ficar condicionadas escolha do correto ngulo de aplicao de esforos. Por isso, comum em certos casos, como o de metais magnticos, o conhecimento preliminar dos ngulos de anisotropia cristalina, para ento se dar ao material a configurao mais prpria ao seu uso no componente eltrico. 4.4 Processo de Solidificao de Ligas Duplas As ligas aparecem quando dois ou mais metais se misturam e se ligam estruturalmente, no estado lquido ou no de fuso, permanecendo assim quando solidificam.

Os processos de solidificao podem ser apresentados das seguintes maneiras: a) Ligas com formao euttica- O grupo representado por dois metais, que, no estado de fuso, so totalmente misturveis entre si, mas que, ao se solidificarem, se separam novamente. b) Ligas com estruturas cristalinas mistas- Numa estrutura desse tipo participam dois tipos diferentes de tomos identicamente na construo da estrutura cristalina. Pois so perfeitamente combinveis tanto no estado slido quanto no lquido. Para que tais estruturas possam ser obtidas, necessrio que ambos os metais tenham a mesma grade cristalina e no apresentem sensveis diferenas nas distncias interatmicas, na sua valncia, na sua posio na Tabela Peridica dos Elementos e na seria de tenses galvnicas. 4.5 Principais Defeitos Tcnicos na Solidificao a) Bolhas e Poros- Metais em fuso absorvem grande quantidade de gs, como oxignio, nitrognio, gs carbnico e outros. Esses gases podem se separar novamente dos metais ou serem absorvidos pelos mesmos na solidificao podendo assim tornar as peas defeituosas e mesmo inutilizadas. b) Fissuras- Podem ser internas ou externas. A depender de um esfriamento rpido ou a presena de quantidades significativas de materiais que no se combinam com o metal, leva a formao de fissuras, devido ao processo de contrao metlica durante o esfriamento. c) Impurezas- So diversas as impurezas que se podem apresentar, sejam essas provenientes de transformaes do prprio metal, sejam do ambiente em que o processo se realiza. Assim para minimizar esses efeitos negativos o processamento deve ser feito em ambiente controlado livre de impurezas.

Potrebbero piacerti anche