Sei sulla pagina 1di 2

Em nosso planeta, h uma pequena quantidade de radioatividade natural emitida por alguns elementos qumicos, como urnio, rdio

entre outros, que, espontaneamente liberam radiaes de seu ncleo, como partculas alfa e beta, raios gama e outros. Nesse processo, eles se transformam gradativamente em outros elementos, at produzirem tomos no-radiativos, como o chumbo. Com o final da Segunda Guerra Mundial, teve incio a era nuclear, surgindo ento mais uma forma de poluio criada pelo homem: a poluio radioativa. A primeira fonte dessa forma de poluio foram as exploses nucleares, que lanam substncias radioativas no ambiente, acarretando srias conseqncias para os seres vivos, como infelizmente atestam alguns sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, as duas cidades do Japo sobre as quais foram lanadas bombas atmicas, pelos Estados Unidos, em 1945.

A crescente busca de novas fontes de energia levou o homem a construir usinas nucleares, com a finalidade de aproveitar essa energia, utilizada para fabricar a bomba atmica, tambm para fins pacficos. Surgiram ento novas fontes de perigo: a gua usada na refrigerao dos reatores pode apresentar ligeira radioatividade ao ser devolvida ao ambiente. H tambm o problema de armazenamento dos resduos radiativos produzidos, o lixo atmico, e, finalmente, apesar de toda a segurana que deve existir nesse tipo de usina, h a possibilidade de ocorrerem acidentes como o vazamento de material radiativo. Foi o que ocorreu em Chernobyl, na Unio Sovitica, onde formou-se uma nuvem radiativa que se espalhou pela Europa. Finalmente, os testes nucleares executados na estratosfera, o uso de raios X e de mostradores luminosos em relgios e outros instrumentos que usam tinta com pequena quantidade de material radiativo, e mesmo a televiso em cores, contribuem para aumentar a taxa de radiao no ambiente. As substncias radioativas emitem nutrons, partculas alfa e beta, raios gama e outras formas de radiao que podem causar uma srie de doenas ao organismo, inclusive o cncer. Provocam tambm mutaes capazes de afetar o cdigo gentico das clulas germinativas, causando assim mudanas nas geraes seguintes, como ocorre at hoje em Hiroshima. Algumas substncias radioativas produzidas nas usinas e nas exploses nucleares tm uma durao extremamente longa. Uma vez lanadas no ambiente, seus efeitos persistem at que a substncia se desintegre, transformando-se em outra substncia estvel. Alm da morte imediata de inmeros seres humanos e dos efeitos da radiao ao longo das geraes, uma guerra nuclear teria mais uma trgica conseqncia, conhecida como inverso nuclear. A poeira levantada pelas exploses atmicas, aliada fuligem e fumaa dos incndios, impediria a penetrao de luz na atmosfera, bloqueando por alguns anos a fotossntese e fazendo cair de vrios graus a temperatura. Com isso, poderia ocorrer a extino de numerosas espcies, inclusive o homem, que poderia ter um fim semelhante ao dos dinossauros, os quais, provavelmente, tiveram seu inverno nuclear provocado pelo impacto de um asteride no planeta.

A energia solar, tendo em vista o seu elevado custo e os riscos decorrentes do seu uso, deveria ser considerada no a primeira das opes para gerao termoeltrica no Brasil, mas a ltima delas. Deveria ser utilizada apenas quando fosse impossvel ger-la de outras formas. Mesmo aceitando essa posio, seria importante manter o domnio tecnolgico da opo nuclear, para o que ser indispensvel prosseguir de maneira gradual nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitao industrial nessa rea, aumentando a participao dos tcnicos e da indstria nacional. Finalmente, a deciso de instalar novas usinas e sua eventual localizao deveriam ser objeto de apreciao do Poder Legislativo. Os efeitos da radioatividade vo depender do tipo e da quantidade de radiao que chega ao organismo durante um certo tempo. Doses muito altas (mais de 1.000 rads, uma unidade de medida da quantidade de radiao recebida) matam em poucas horas, uma vez que destroem as protenas do ser vivo. Doses

menores que 1.000 rads e maiores que 400 rads prejudicam a renovao das clulas da mucosa intestinal, provocando hemorragias, diarria, vmitos e infeco. Na maioria das vezes, essas doses tambm levam o indivduo morte. Alm disso, os sobreviventes apresentaro, posteriormente, alteraes nas clulas do sangue, devido a modificaes na medula ssea. Nesse caso, pode ocorrer leucemia ou outros tipos de cncer, que s vezes surgem dez ou vinte anos mais tarde. Isso ocorre porque algumas substncias radiativas produzidas nas usinas e nas exploses nucleares tm durao extremamente longa. Uma vez lanadas no ambiente, seus efeitos persistem at que elas se desintegrem, transformando-se em outra substncia estvel. Algumas usinas, por exemplo, transformam urnio em plutnio, usado tambm nas bombas atmicas. Esse elemento possui uma meia-vida de 24.300 anos, ou seja, partindo de um quilo de plutnio, depois de 24.300 anos ainda restar metade dessa quantidade.

J o estrncio 90 tem uma meia-vida de 29 anos, o que significa que levar 29 anos para determinada quantidade desse istopo atingir nveis insignificantes. Esse tempo suficiente para que ele penetre nas cadeias alimentares e se acumule nos organismos vivos. O mesmo acontece com o iodo 131, que tem meia-vida de apenas 8 dias. Atravs da cadeia alimentar, ele pode depositar-se na glndula tireide, provocando cncer de tireide. Por isso, as populaes expostas a acidentes como o de Chernobyl recebem iodo normal: saturando tireide, impede-se que o iodo radiativo se fixe nessa glndula, sendo ento eliminado pela urina.

As possveis solues Para se evitarem os efeitos desastrosos da radiao atmica, o lixo atmico deve ser colocado em recipientes extremamente resistentes e de longa durao. Esses recipientes podem ento ser enterrados em formaes geolgicas rasas ou profundas, ou ainda estocados em instalaes especialmente construdas na superfcie da Terra. Como, entretanto, essas solues no so totalmente seguras e no resolvem o problema, pesquisam-se formas de reaproveitar totalmente os resduos. Os defensores do uso da energia nuclear acham que vale a pena correr riscos por esse tipo de energia, especialmente no caso de pases onde outras fontes energticas no so suficientes. Nesse caso, necessrio aumentar a segurana em relao s usinas e ao lixo atmico. Outros cientistas, menos otimistas, acham que os benefcios da energia atmica no compensam os riscos que ela representa. Para eles, as usinas poderiam funcionar, mas apenas para pesquisas, em nmero limitado e no para gerar energia. O melhor, segundo eles, seria concentrar as pesquisas em outros campos, como a energia solar, por exemplo, e aproveitar ao mximo a energia hidreltrica, em pases onde ela abundante. Quando a outras formas de poluio radiativa, podem ser dadas as seguintes recomendaes: a nvel individual, no assistir televiso em cores muito de perto e limitar o uso de raios X aos casos de grande necessidade. A nvel de sociedade, deveriam ser proibidos testes nucleares e o que seria ideal, armas nucleares, mediante acordo entre as superpotncias.

Potrebbero piacerti anche