Sei sulla pagina 1di 4

ATIVIDADE DA PRIMEIRA VA 1- Descreva quais s diferenas anatmicas e fisiolgicas que existem entre as espcies de animais no ruminantes.

Fisiolgicas Sunos: produo de alfa-amilase salivar. Aves: no tem alfa-amilase salivar. Equinos: no tem alfa amilase salivar. Coelhos: 6 a 7 semana no tem produo de alfa-amilase salivar bem estabelecida. Anatmicas: Sunos: estmago simples. Equino: seco funcional/ estmago simples. Aves: monogstrico modificado; esfago tem caracterstica particular no qual forma o papo (musculo liso) que armazena alimento mais rpido (devido a posio ereta) e torna mais solvel antes de entrar no estmago; pr-ventrculo a parte glandular do estmago; moela a parte muscular tendo como funo a triturao do alimento e o ceco duplo produz algumas fermentaes ps-gstricas. 2- Quais as funes da agua no organismo animal. Digesto: processo hidrolitico, absoro dos nutrientes do trato digestivo, translocao de todos os compostos qumicos no organismo, excreo de todos os resduos do metabolismo orgnico, secreo de hormnios, enzimas e outras substancias bioqumicas. Termorregulao corporal: a gua possui alto calor especifico (=1) e com isso facilita o armazenamento de grandes quantidades de calor com aumento limitado da sua temperatura do corpo. Manuteno da presso osmtica intracelular: a presso osmtica dos lquidos orgnicos e mantida de forma mais ou menos constante atravs da ingesto de agua ou eletrlitos. Equilbrio cido- bsico: a homeostase orgnica esta sujeita constantemente a estados de acidose/ou alelos alcalose. O processo oxidativo que ocorre no metabolismo orgnico resulta na produo de resduos como, Co2, acido ltico, So2, entre outros que acidifica os lquidos extra celulares e atravs de mecanismos especiais (reaes aquosas), ocorre eliminao dos resduos de forma a manter a homeostase orgnica. Facilita as reaes enzimticas que ocorrem no metabolismo intermedirio, onde a maioria delas so simples subtrao e adio de gua. 3- Descreva a qualidade da agua de bebida e como os animais satisfazem suas necessidades de gua;

Agua de bebida: limpa e livre de contaminao, caractersticas organolpticas: incolor, inodora, insipta (livre de bactrias patgenas). O ph da gua 7- 7,6; >7,6 (excesso de sas) no qual ira determinar a gua de beber, onde favorece a dureza da gua que inadequada para o consumo. Os animais satisfazem suas exigncias: bebendo (livre entrada); atravs da gua contida nos alimentos (coloidal) e gua produzida pelo metabolismo de nutrientes (metablico). 4- O que so carboidratos e quais as funes? So substncias orgnicas ternrias compostas por C-H, e O. estando o H e O na mesma proporo que na molcula de gua- da o nome carboidrato. Tendo como funes: ENERGETICA: fornecimento de esqueletos de C usado para produo de ATP e sntese de outras substancias. ESTRUTURAL: componente da membrana plasmtica (animais) e parede celular (vegetais). RESERVA ENERGETICA: Amido (vegetais) e glicognio (animais). 5- Classifique os carboidratos quanto ao numero de unidades glicosdicas. Monossacardeos uma unidade glicosdica; Oligossacardeos- (dissacardeos e trissacardeos)-> duas at dez unidades glicosdicas. Polissacardeos- mais que dez unidades glicosdicas. 6- Descreva todas as rotas metablicas que podem ser percorridas pelos carboidratos no organismo animal. Gliclise: piruvato/lactato; Glicognese: glicognio; Gliconeognise: apartir de outro composto < anfibolica; Glicognolise: quebra de glicognio; Via pentose fosfato: RNA-DNA= ribose e desoxirribose. C. Krebs: intermedirio de reaes metablicas para a manuteno do ATP; Cadeia de transporte de eltrons: produzir ATPs Liplise: quebra de lipdeos; Lipognese: formao de gordura; Pag. 58 e 59 (nutrio de monogstrico) 7- Quais as formas que o organismo animal dispe para controlar a ingesto de alimentos. Exemplifique. Atravs de mecanismos fsicos (enchimento), mecanismo fisiolgico (saciedade energtica) e mecanismo psicognico (fatores externosolfato, viso e paladar).

O crebro o centro de regulao da fome- (hipotlamo-ventromedialsaciedade-lateral fome), os sinais neurotransmissores responsveis pela vontade de comer (cetil-colina; neripinefrina). O centro da saciedade atravs dos neurotransmissores, estando saciado diminui o centro da fome parando assim de comer; diminuindo ao desses sinais diminui a ao do centro da saciedade (fome). Sinais de fome no hipotlamo diminui a ao do centro da saciedade. O controle da ingesto de alimentos complexo e est relacionado a varias reas do sistema nervoso que recebem estmulos olfativos, visuais e qumicos, tais como o hipotlamo, a amgdala cerebral e o crtex pr-frontal. O hipotlamo reconhecido como um dos centros fundamentais para o controle da fome e saciedade. 8- Descreva como ocorre o processo de digesto, absoro e metabolismo dos carboidratos. Dentre os carboidratos digerveis, de origem animal (glicognio) e de origem vegetal (amido), so metabolizados D-glicose com quebras de ligaes a-1,4 glicosdicas que so facilmente rompidas pela alfaamilase. Quando ingeridos, os carboidratos esto sob forma de polissacardeos e dissacardeos que necessitam ser hidrolisados (quebrados) em aucares simples para serem absorvidos. A digesto dos carboidratos, assim como de outros nutrientes, inicia-se na boca com a mastigao, que fraciona o alimento e o mistura com a saliva. Durante esse processo, a enzima amilase salivar secretada pelas glndulas partidas (glndula salivar situada na regio orofarngea) inicia a quebra do carboidrato em dextrinas e maltoses que so molculas menores. Esta enzima sofre inativao no estmago, assim que inicia a liberao de outras enzimas locais. Ainda no estmago, ocorrem contraes das fibras musculares da parede continuando o processo digestivo mecnico, que so os movimentos peristlticos, que tem a funo de misturar as partculas dos alimentos com secrees gstricas. importante ressaltar que a secreo gstrica no contm enzimas digestivas especficas para a quebra do carboidrato, ocorrendo, portanto, a movimentao do carboidrato para a parte inferior do estmago e da vlvula pilrica. Aps esse processo, a massa alimentar transforma-se em uma massa espessa chamada quimo, que ir ocupar o duodeno, a primeira poro do intestino delgado. Dentro do intestino delgado os movimentos peristlticos continuam movendo o quimo ao longo do intestino delgado onde a digesto do carboidrato finalizada atravs das secrees pancretica e intestinal. As enzimas do pncreas entram no duodeno atravs de um ducto e contm a amilase pancretica, responsvel pela continuidade do processo do desdobramento do amido e da maltose. J as secrees intestinais contm trs enzimas distintas, as dissacaridases

sacarase, lactase e maltase, que atuam sobre os dissacardeos para render os monossacardeos glicose, frutose e galactose para absoro.

9- Descreva como o estresse trmico interfere no consumo de alimentos por animais no ruminantes tanto no calor quanto no frio.

Potrebbero piacerti anche