Sei sulla pagina 1di 40

39

TEMPOS DE CRIAR EM CONJUNTO A cocriao potencializa a cultura do compartilhamento e pe em xeque questes como centralizao de processos criativos e autoria PARA ALM DO SPRAY Intervenes artsticas de diferentes tcnicas invadem as cidades e provam que arte urbana no sinnimo de grafite RETRATO DA AUSNCIA Por meio de imagens, o fotgrafo Gilvan Barreto retorna a um lugar imaginrio que marcou sua infncia

out / nov 2012

me trate com respeito!


Em depoimento exclusivo, Laerte questiona padres e diz que o conceito de gnero no passa de uma construo cultural

Dimas Forchetti

COORDENAO EDITORIAL EDIO EXECUTIVA

Ana de Ftima Sousa

CARTA DO EDITOR
H pouco mais de um ano, o cartunista Laerte resolveu tornar pblico seu prazer ao vestir roupas femininas. Bastou comear a usar saias, colares, brincos e outras peas do gnero, que ele passou a frequentar, aparentemente contra sua vontade, as pginas de jornais e revistas e a participar de uma infinidade de programas de TV. Em todos os meios, reafirmou sua opo, mais esttica que sexual. Com isso, abriu na sociedade uma discusso sobre a necessidade de vincular a sexualidade de uma pessoa ao que ela veste. vidas por rtulos, as pessoas batizaram de crossdressing o comportamento do cartunista e de outros tantos mundo afora. Faz tempo que a Continuum queria entrevistar Laerte, a capa desta edio, para mostrar mais do que sua opo, sua atitude poltica. Afinal, trajar-se de maneira a confrontar o estabelecido cutucar a sociedade, faz-la passar do espanto para a reflexo e a aceitao do diferente. parte o alarido da mdia ao rotul-lo de crossdresser, ele segue calmo em sua guerrilha pela preservao dos direitos individuais em tempos de crescente conservadorismo. Se voc est ou esteve em So Paulo deve ter percebido a fora da arte urbana, espalhada nos muros, nos tapumes, no topo dos prdios e at em galerias que escoam o esgoto pelo poludo Rio Tiet. So grafites, pichaes (sim, por que no?), ilustraes e, mais recentemente, microrroteiros histrias curtas sobre fundos coloridos, qual pequenos cartazes. Em geral, so bem-humoradas e crticas, como as narrativas da artista Laura Guimares apresentadas pela revista. Em uma reportagem especial fazemos um giro para mostrar algumas dessas criaes. Publicamos tambm um fragmento do ensaio fotogrfico Moscouzinho, de Gilvan Barreto, lanado na 8 Paraty em Foco. O fotgrafo criou, com imagens construdas, um lugar imaginrio perdido na memria de sua infncia. Moscouzinho foi o apelido que a cidade de Jaboato dos Guararapes, vizinha do Recife, ganhou quando foi governada por um prefeito comunista e se transformou em um pedacinho da Rssia em pleno litoral pernambucano. Cantor e compositor paulistano, Thiago Pethit lanou em agosto seu segundo trabalho, Estrela Decadente, que est disponvel para download em seu site. Ele conta, na Entrevista, como gerenciar quase todos os aspectos de sua carreira, indo muito alm da atividade artstica. Outro novo talento da msica, o paulistano Leo Cavalcanti, falou revista antes de subir ao palco do Auditrio Ibirapuera para apresentar as canes de seu primeiro disco, Religar. Confira o papo na seo Acesso Restrito. Boa leitura!

Marco Aurlio Fiochi


PROJETO GRFICO

Marina Chevrand
EDIO DE ARTE

Jader Rosa Liane Tiemi Iwahashi Roberta Dezan


ASSISTNCIA EDIO DE CONTEDOS EDIO

Gabriela Rassy Andr Seiti


DESIGN

EDIO DE FOTOGRAFIA

Lu Orvat Design
COORDENAO DE REVISO

Polyana Lima
REVISO

Cia Corra Karina Hambra Nelson Visconti


PRODUO EDITORIAL

Cybele Fernandes
PAUTA

Ana de Ftima Sousa Andr Seiti Cybele Fernandes Eduardo Saron Gabriela Rassy Jader Rosa Marco Aurlio Fiochi Maria Clara Matos Roberta Dezan Anna Carolina Mello Bruno Fernandes Carlos Costa Cleiton de Oliveira Dbora Almeida Dimas Forchetti Flavia Bancher Gilvan Barreto Gustavo Ranieri Laura Guimares Leonardo Foletto Mariana Lacerda Mariana Leme Micheliny Verunschk Patrcia Colombo Renan Magalhes Estdio Lumine Ricardo Daros Richner Allan selvaSP Veronica Papoula Mendes
AGRADECIMENTOS COLABORARAM NESTA EDIO

Berenice Bento Christian Cravo Eliane Bortolanza itsNOON Maria Adrio

Se voc ilustrador, artista ou fotgrafo, envie o link de seu portflio virtual para <participecontinuum@itaucultural.org.br>. Queremos conhecer o seu trabalho!

ISSN 1981-8084 Matrcula 55.082 (dezembro de 2007) Tiragem 10 mil distribuio gratuita. Sugestes e crticas devem ser encaminhadas ao Ncleo de Comunicao e Relacionamento continuum@itaucultural.org.br Jornalista responsvel Ana de Ftima Sousa MTb 13.554

Envie seu comentrio sobre a Continuum para o e-mail continuum@itaucultural.org.br ou utilize os canais do Ita Cultural no Twitter e no Facebook. Em caso de publicao na seo Carta do Leitor, a mensagem pode ser editada a critrio da redao.

39

TEMPOS DE CRIAR EM CONJUNTO A cocriao potencializa a cultura do compartilhamento e pe em xeque questes como centralizao de processos criativos e autoria PARA ALM DO SPRAY Intervenes artsticas de diferentes tcnicas invadem as cidades e provam que arte urbana no sinnimo de grafite RETRATO DA AUSNCIA Por meio de imagens, o fotgrafo Gilvan Barreto retorna a um lugar imaginrio que marcou sua infncia

capa: laerte foto: andr seiti

out / nov 2012

me trate com RESPEITO!


EM DEPOIMENTO EXCLUSIVO, LAERTE QUESTIONA PADRES E DIZ QUE O CONCEITO DE GNERO NO PASSA DE UMA CONSTRUO CULTURAL

Baixe o aplicativo da Continuum em seu iPad e veja todas as matrias desta edio e das anteriores, alm de contedos extras.

Compartilhe sua Continuum

30 16

10
24

06

08

ACESSO RESTRITO

| vida e reflexo Odair Jos, com 40 anos de profisso, e Leo Cavalcanti, no incio da estrada, falam de suas carreiras, pouco antes de subirem ao palco do Auditrio Ibirapuera.

R e p o r t agem | tempos de criar em conjunto A cocriao, nova prtica de produo, une talentos para potencializar experincias artsticas. MUSEUs DO MUNDO |

menestris contemporneos O Centre Pompidou, de Paris, democratiza o acesso ao seu acervo levando-o a cidades francesas distantes dos grandes museus da capital.

R e p o r t agem | para alm do spray A arte urbana muito mais do que grafite e pichao: microrroteiros criam caminhos poticos na travessia da cidade.

| a estrela sobe Thiago Pethit evoca o clima de cabar alemo dos anos 1930 como metfora do momento atual em seu novo disco, Estrela Decadente.
e n t r e v i sta R e p o r t agem | sabor com humor A arte da gastronomia ganha o tempero caipira em pratos tpicos do interior paulista conhecidos por nomes inusitados como Joo Deitado e Comida do Lobisomem.

24
32

22

1216 20

R e p o r t agem | uma espcie cada vez mais comum Longe da crise que abala outros pases, o Brasil v aumentar o nmero de pessoas que investem em arte. ENSAIO FOTOGRFICO |

30

retrato da ausncia Uma cidade imaginria ganha forma com fragmentos de imagens.

R e p o r t agem | occupy pela arte! Duas galerias do eixo Rio-So Paulo se destacam pelo uso de lugares no pensados para esse fim: uma sauna mista e um hospital dentrio.

C A P A | me trate com respeito! A guerrilha de Laerte comeou no vesturio e alcanou outros patamares na defesa dos direitos individuais. b a l a io | primavera cultural Seleo do bimestre tem exposies sobre vrios temas como destaque.

32 37

pr-show

Vida
Se Odair Jos olha para fora ao compor suas canes, Leo Cavalcanti trilha caminhos inversos em busca de autoconhecimento. Os cantores, de estilos diferentes e geraes distantes, foram duas das atraes do Auditrio Ibirapuera nos ltimos meses

ACESSO RESTRITO |

e reflexo
TEXTO patrcia colombo FOTOS andr seiti (odair jos) e richner allan (leo cavalcanti)

ODAIR JOS

De cantor das empregadas nos anos 1970 a atual dolo cult, Odair Jos no mudou a forma de fazer msica, mas certamente sua imagem como artista no mais a mesma. Se antes era visto por muitos como um artista popular (no sentindo mais pejorativo possvel), um cantor brega que sofreu com a censura em canes como Pare de Tomar a Plula e O Motel, hoje tem seu romantismo e simplicidade fortemente valorizados pelas novas geraes. Apresentado no Auditrio Ibirapuera em junho, Praa Tiradentes, seu novo disco, foi produzido por Zeca Baleiro e traz no contedo um pouco mais da observao caracterstica de Odair.

H seis anos sem lanar nada indito, voc divulga Praa Tiradentes. Como foi a elaborao do disco? Aconteceu de um jeito muito tranquilo, sem aquela preocupao de estar sendo genial. Vejo esse trabalho com bons olhos, gosto do resultado. O estmulo do amigo Zeca [Baleiro] foi fundamental, pois naquele momento no estava realmente pensando em gravar. Como msico, o retorno financeiro foi bem grande e at poderia dizer que no preciso mais trabalhar, mas no o caso. E tambm gosto muito de tocar, uma das coisas que mais me d prazer. So 35 lbuns no currculo, mais de 400 msicas. Em algum momento da carreira voc temeu o esgotamento criativo? Nunca cheguei a pensar nisso. Sou introvertido e pela msica que me expresso melhor. Evidentemente, a idade chega e a gentepassa a ter um olhar diferente sobre as coisas. Mas creio que conservo aquele jeito observador e como escrevo mais sobre o que vejo do que sobre o que sinto acho que no mudei muito o meu estilo. Fiz boas msicas, outras nem tanto. Mas enxergo um saldo bem positivo. O tempo mostrou isso.
Odair Jos v saldo positivo ao completar 40 anos de carreira

LEO CAVALCANTI

Leo Cavalcanti um dos artistas da nova gerao paulistana que no tm medo de misturar elementos em suas canes, sejam eles eletrnicos, rabes, africanos ou flamencos. Seu primeiro lbum, Religar, tem at um alade turco executado por um msico egpcio que ele conheceu tempos atrs. Mas no se assuste: as canes so de fcil digesto. Filho do compositor Pricles Cavalcanti, Leo deve lanar um novo trabalho no ano que vem e, enquanto esse dia no chega, segue tocando seu debut em shows como aconteceu no Auditrio Ibirapuera, em setembro, para o lanamento da verso em vinil do material.

Voc trabalhou com o grupo Palavra Cantada nos anos 1990. Como esse contato com o universo infantil o ajudou musicalmente? Eu tinha 14 anos e trabalhava como percussionista. Foi maravilhoso, porque era um trabalho infantil, mas ao mesmo tempo universal, com consistncia, bem elaborado, benfeito. Foi legal, porque com aquela idade eu j estava fazendo turn pelo Brasil. S depois comecei a desenvolver minha linguagem musical em um estdio caseiro. O disco Religar foi lanado em 2010. Como chegou a esse trabalho em termos de sonoridade?
No s escrevi todas as canes como criei a composio musical. Tem energia e mistura gneros, por isso uma identidade forte. Chamo de pop transcendental para comunicar melhor o teor da msica. O pop em si a mistura e o lado transcendental se refere ao teor das letras. Compor para mim um exerccio teraputico. So canes, em boa parte, existencialistas, com esse aspecto de buscar o autoconhecimento. Religar uma palavra de que gosto porque o retorno nossa verdadeira natureza. A arte tem a funo de ligar, e mais do que nunca precisamos disso.

CONTINUUM

Leo Cavalcanti levou para o palco canes existencialistas

06

07

Reportagem |

cocriao

TEXTO leonardo foletto

No de hoje que a tecnologia digital e a internet esto dando um upgrade nas formas de trabalhar coletivamente. Primeiro, unificaram o que antes acontecia em plataformas fsicas: criar, compartilhar e consumir passou, h algum tempo, a ser feito em poucos cliques. E segundo, disponibilizaram para milhes de pessoas uma base de informaes gigantesca. Diante desse cenrio, uma infinidade de iniciativas de criao coletiva (participativa, colaborativa ou outro nome que se queira dar) est sendo potencializada. Algumas das mais interessantes so justamente plataformas apresentadas na rede, que aproveitam a facilidade de juntar pessoas e ideias num mesmo lugar para promover o desenvolvimento de projetos, como o caso do Its Noon. Criado por Reinaldo Pamponet, ex-executivo

da Microsoft e fundador da Eletrocooperativa, o site funciona como uma rede social, no qual, por meio de um perfil, pode-se interagir, curtir e participar das chamadas de trabalho postadas, que vo desde resolver problemas de empresas at fazer trilhas sonoras para curtas ou poemas com escritores. Os melhores criadores normalmente so remunerados com valores que variam de 10 mil a 2 mil reais, dependendo do parceiro envolvido. A estratgia para estimular a participao dividir o prmio entre vrias pessoas, em vez de pagar um valor alto a apenas um vencedor. Uma das ltimas chamadas criativas do Its Noon convidava o internauta a remixar fotos do fotgrafo Christian Cravo. As pessoas baixavam uma das seis fotos disponveis, trabalhavam a

imagem como preferissem e enviavam para o site. Das 137 inscritas, as 20 melhores escolhidas pelo prprio fotgrafo ganharam 100 reais e foram publicadas no novo site do Ita Cultural [novo.itaucultural.org.br].
A internet, ao possibilitar acesso fcil a milhes de obras, est chacoalhando a noo de todos os direitos reservados que o copirraite estabelece.

tempos de criar em
cializando a cultura do compartilhar estabelecida na internet

O nome da plataforma explica um pouco da filosofia da rede: Its Noon o sol do meio-dia, momento em que ningum faz sombra para ningum e todo mundo pode se expressar. O importante num ambiente de cocriao a explicitao do propsito. Ns estamos aqui no para destruir um ao outro ou ganhar uma competio intelectual,

conjunto

Seja on-line, seja presencial, a chamada cocriao tem se proliferado nos mais diferentes ambientes e prticas criativas, poten-

Fotos de Christian Cravo remixadas por Andr Maximiliano (pgina anterior), Julia Cristofi (ao lado) e David DVisant (abaixo)

O importante num ambiente de cocriao a explicitao do propsito. Ns estamos aqui no para destruir um ao outro ou ganhar uma competio intelectual, mas para encontrar aquilo em que concordamos e, com isso, tentar construir algo. Reinaldo Pamponet

mas para encontrar aquilo em que concordamos e, com isso, tentar construir algo, explica Pamponet.
Festival de ideias

ditrio Ibirapuera, em So Paulo. A contribuio das pessoas nesses dois dias foi at mais importante que a grana recebida, conta Alves. Iniciativas como o festival so exemplos de como o setor empresarial pode entender a cultura livre das redes. A prpria origem do termo cocriao explica essa soma de foras, j que originria do mundo dos negcios, popularizado a partir do best-seller O Futuro da Competio (Campus, 2004), de C. K. Prahalad e Venkat Ramaswamy. O objetivo do livro orientar empresrios a descentralizar seus processos e descobrir formas de ao mais abertas e imprevisveis.
Ego e transparncia

Outra plataforma focada na criao coletiva o Festival de Ideias. Em sua primeira edio, em 2011, selecionava algumas ideias sobre temas especficos que eram aprimoradas, cortadas e editadas em uma plataforma on-line, durante cerca de um ms, e depois encaminhadas para uma etapa final, na qual eram retrabalhadas durante dois dias pelos participantes. Como num concurso, a ideia vencedora ganhava um prmio predeterminado e a oportunidade de ser executada. Neste ano, o festival passou a funcionar em tempo integral, como uma plataforma em que as pessoas inscrevem suas ideias e procuram parceiros ou so procuradas por eles para criar juntos, seja on-line [festivaldeideias.org.br], seja em encontros presenciais. Esse processo dura meses, at que duas comisses escolhem as melhores iniciativas para ser trabalhadas de forma presencial. As escolhidas recebem um investimento semente, valor mnimo que varia de 1 mil a 8 mil reais, para que a ideia seja iniciada. O cartgrafo Breno Castro Alves foi um dos pr-selecionados na primeira etapa do evento, com o Mapas de Vista [mapasdevista.com.br], um gerador de sites de mapeamento aberto e flexvel baseado no sistema Wordpress. Seu projeto foi selecionado na primeira eliminatria e, com isso, ganhou um prmio inicial de 3 mil reais. Alves participou da etapa de cocriao presencial com outras 20 pessoas em um final de semana de agosto, durante a programao do Festival RIA Reflexo/Interao/Ao, que aconteceu no Au-

possibilitar acesso fcil a milhes de obras, est chacoalhando a noo de todos os direitos reservados que o copirraite estabelece e potencializando a criao de licenas mais livres e abertas, que facilitam o processo de reproduo e remix, como as do Creative Commons. Mesmo em setores artsticos mais acostumados ao trabalho coletivo, como o teatro, lidar com os egos e as crticas costuma ser o principal desafio para um grupo. Rubens Velloso, diretor da Cia. Phila7, que realiza espetculos com presena constante da tecnologia digital e da internet, diz que essa questo individual tem de ser subvertida. s vezes, falo s para provocar as pessoas: processos de criao coletiva so propriedades de uma inteligncia coletiva, no de uma inteligncia individual que direciona tudo, diz. A cultura da internet tem engrandecido essa inteligncia coletiva falada por Rubens. E, com isso, a prpria noo de posse, de autoria, est bagunada na rede. No de hoje que textos de pessoas circulam com o nome de outras na internet ou que o plgio e o remix de trechos de obras tm se popularizado a ponto de virarem linguagens prprias. O escritor carioca Leonardo Villa-Forte, editor do blog Mixlit (mixlit.wordpress.com) que desde maro de 2010 apresenta pequenos contos a partir de samples de outras obras , um dos que acreditam que o ambiente de rede est alterando a relao que temos com as ideias. Com o compartilhamento, certo documento ou arquivo adquire vida prpria, independente do seu autor ou do formato original em que foi lanado ao mundo. A cerimnia, no sentido de um respeito excessivo perante um material ou uma ideia, vai se extinguindo aos poucos, diz.
09

Um pr-requisito importante na cocriao aceitar as crticas e despir-se do orgulho. As pessoas tm de, acima de tudo, trabalhar o ego, diz Pamponet. Nessa etapa, fundamental trabalhar pela coletividade e abolir a mxima a ideia minha. Carol Gutierrez, da organizao do Festival de Ideias, concorda que alguns tm dificuldade de lidar com as crticas. Muita gente que faz propostas no sabe trabalhar em grupo e aceitar um comentrio que v contra a sua ideia. Normalmente, suas ideias at so lanadas na plataforma, mas pouco se desenvolvem, afirma. No um caminho fcil para muitos se despir e aceitar intervenes. A noo romntica de criao individual e do gnio que inventa coisas magnficas, solitrio em seu quarto escuro, ainda persiste. As escolas o educam para voc ser o cara, aquele que vai ter a ideia criativa, e na vida no assim, acredita Pamponet. At mesmo no mundo das leis que regulam a criao os direitos autorais estamos vendo como a internet, ao

CONTINUUM

08

MUSEUS DO MUNDO |

pompidou mvel

Menestris contemporneos
Com projeto itinerante, o Centre Pompidou, da Frana, leva obras de arte originais a pessoas que no tm a oportunidade de visitar museus
TEXTO anna carolina mello

Um dos mais renomados centros culturais da Frana fez as malas e partiu em uma viagem que percorre o interior do pas. Na bagagem, levou Georges Braque, Pablo Picasso, Fernand Lger, Alexander Calder, Sonia Delaunay e Jean Dubuffet, para mostr-los a gente que, em muitos casos, nunca ps os ps em um museu. Trata-se do projeto Centre Pompidou Mobile, que proporciona a experincia de visitar um museu a um pblico que no tem o costume de faz-lo, seja pela distncia dos grandes polos culturais, seja pelos entraves que ainda existem para a difuso cultural, mesmo em um pas to produtivo e influente no mundo das artes. A empreitada indita. O Centre Pompidou se props a exibir peas do seu acervo extremamente rico em uma estrutura mvel, desmontvel e porttil, bem ao esprito do circo ou de um parque de diverses, como define Alfred Pacquement, diretor da instituio, que visitou o Brasil no incio de setembro para compartilhar as diversas experincias bem-sucedidas de descentralizao cultural. Entre elas, o Mobile, que j caminha para sua quarta parada e cujo balano at agora, segundo o diretor, no poderia ter sido mais positivo.

Pode parecer surpreendente, mas os dados mostram que um em cada dois franceses nunca foi a um museu, conta Pacquement. Diante dessa realidade, existe, portanto, a necessidade de promover a difuso da arte, de democratiz-la. E isso no nada mais do que a nossa funo, a obrigao de um museu. No caso do Mobile, o caminho escolhido lembra a andana de trovadores e menestris medievais por vilarejos para levar msica e poesia aos ouvidos dos habitantes. Pacquement explica a dinmica do projeto: O arquiteto Patrick Bouchard, conhecido por projetar construes temporrias, concebeu um sistema museolgico com vitrines que permitem apresentar as obras protegidas em ambiente climatizado. Do lado de fora, a estrutura porttil se assemelha a uma tenda de circo colorida. Por dentro, o espao reproduz com fidelidade o ambiente de um museu, tanto pela adequao s normas de preservao de obras to preciosas quanto pela atmosfera, que as destaca e favorece a contemplao. Nas paredes mveis, 15 grandes obras do acervo esto reunidas sob o tema Viagem pela Cor. Entre elas, Les

Grands Plongeurs Noirs, de Lger; Femme en Bleu, de Picasso; LEstaque, de Braque; e Monochrome Orange, de Yves Klein. H tambm uma instalao do contemporneo Olafur Eliasson. O projeto requer formas inovadoras de mediao entre as obras e o pblico. Alm da visitao gratuita, uma abordagem indita e sensvel, segundo os organizadores, acolhe os novos visitantes e d a eles ferramentas para melhor compreender os originais. Os grupos de crianas so acompanhados por um guia equipado com uma maleta pedaggica, cheia de instrumentos que auxiliam nas explicaes. Adultos e adolescentes so acompanhados por um ator. Ainda assim, no foram dispensados os audioguias, tradicionalmente usados pelos museus. No um espetculo, explica Pacquement, mas conta-se uma histria a partir das obras apresentadas para deixar uma marca duradoura na prtica cultural das regies: em plena era da reproduo digital, o Mobile mostra que a experincia de estar diante de um original insubstituvel e, assim, estimula visitas frequentes a outros museus locais.

Em plena era da reproduo digital, o Mobile mostra que a experincia de estar diante de um original insubstituvel e, assim, estimula visitas frequentes a outros museus locais.

PRUDNCIA ORAMENTRIA

Idealizado em 2007 pelo presidente da instituio, Alain Seban, o Mobile s comeou sua viagem em 2011, estreando em Chaumont en Haute-Marne, cidade histrica a 272 quilmetros de Paris, com populao de 24 mil habitantes. Nos trs meses em que esteve l, o nmero de visitantes somou 35 mil quatro vezes a frequentao anual dos museus da cidade; e estes viram, no trimestre, seu nmero de ingressos aumentar em 77%, em comparao ao mesmo perodo de anos anteriores. Neste ano, o projeto pegou a estrada em direo a Cambrai, no norte do pas, onde ficou entre fevereiro e maio e foi visto por 48 mil

pessoas, aumentando a visitao do museu local em 31%. De junho a setembro, a parada foi em Boulogne-sur-Mer, no litoral atlntico. Saldo excelente, segundo Pacquement: O pblico reagiu de maneira muito positiva iniciativa. Todos os comentrios que escutamos, vindos de todas as partes, foram extremamente favorveis. Mas o mais importante que muitas pessoas se viram diante de uma obra de arte moderna ou contempornea pela primeira vez. O circuito se encerrou no fim do vero europeu, em setembro, mas o projeto no d sinais de cansao. Longe disso, o entusiasmo dos organizado-

res e o sucesso de pblico, aliados viabilidade financeira, fazem crer que o Mobile seguir viagem, com infinitas possibilidades curatoriais. O investimento de 2,5 milhes de euros foi financiado pelos patrocinadores da instituio, em sua maior parte, e pelo Ministrio da Cultura da Frana. O custo de cada etapa, que inclui gastos com manuteno, segurana, eletricidade e paisagismo, calculado em 200 mil euros e pago pela provncia anfitri. O valor, considerado modesto nas palavras do diretor, no onera os cofres das regies em tempos de crise econmica. No um projeto luxuoso e foi pensado dentro de uma mentalidade de prudncia oramentria.

Viso area da estrutura montada pelo museu para itinerar pela Frana
foto | divulgao

CONTINUUM

10

11

arte na rua

para alm do SPRAY


Intervenes artsticas de diferentes tcnicas e abordagens disputam o espao urbano da capital paulista com o consagrado grafite
TEXTO cleiton de oliveira FOTOS selvaSP

REPORTAGEm |

Na cidade de So Paulo, durante muito tempo, arte urbana foi quase sinnimo de grafite. No entanto, essa imensa galeria a cu aberto tambm abriga vrios trabalhos, de diversos artistas, feitos com as mais diferentes tcnicas e sempre com o mesmo objetivo: chamar a ateno dos apressados moradores da metrpole. Esse o caso do redator Zico Farina, que, com o irmo o fotgrafo Tiago e a amiga Patrcia Matzenbacher, realiza intervenes focadas nas caladas paulistanas. O objetivo atrair o olhar das pessoas para onde elas pisam e registrar todas as aes e ideias no site SidewalkingSP [sidewalkingsp.tumblr. com]. Tudo comeou por causa de um carrinho de beb, quando Farina levava seu filho recm-nascido para o primeiro passeio e se deparou com caladas em pssimo estado. O episdio fez nascer a vontade de protestar por meio da arte. Uma cidade rica como So Paulo no pode ter caladas to pobres, pois elas funcionam como suas veias e artrias. Ningum conhece uma cidade de verdade de dentro de um apartamento ou atravs do vidro fechado de um carro, acredita. Todas as obras de Farina tm as caladas como ponto de observao e partida: olhos colados em rvores atentos ao cho, setas feitas de post-its apontando irregularidades, ou curativos em rachaduras, ao similar criada recentemente pelo movimento Curativos Urbanos [facebook. com/curativosurbanos], que evidencia os buracos nas caladas com grandes ataduras vermelhas. Farina busca o apelo visual, mas, sobretudo, a reflexo. So Paulo deveria ter a pretenso de possuir as melhores caladas e ciclovias do mundo. Se caminhamos olhando para o cho, nunca veremos o horizonte, afirma.
COLAGENS PELO CAMINHO

Reflexivo tambm o trabalho da roteirista Laura Guimares, que, desde 2010, cola em postes e pontos de nibus pequenas histrias batizadas de microrroteiros [veja uma delas na pgina 14]. As histrias so criadas por ela e por outras pessoas, redigidas quase como poemas, em letras minsculas fugindo do padro de um roteiro tradicional , e impressas em papis coloridos para fazer contraste com o cinza burro quando foge da cidade. Sempre com seu material na mochila, ela prega os cartazes quando d vontade, mas tambm promove sesses de colagens de onde saem muitas histrias. Uma vez um cara discutiu comigo dizendo que aquilo no era arte, era sujeira, conta. Em outra ocasio, teve de enfrentar um cobrador de nibus ofendido. Ele alegou ser uma discriminao contra a sua classe o seguinte texto: Voc gosta de samba?, perguntava o cobrador chamando os passageiros para formar uma roda junto catraca. No consegui entender e a duas mulheres se meteram e disseram que o problema era dele, que no estava interpretando o texto direito, relembra. Laura integra o coletivo Vrtices Casa, do qual tambm faz parte Mozart Fernandes. Ele utiliza tinta acrlica, spray, nanquim e carvo para pintar em jornais desenhos com detalhes de corpos femininos intitulados Foda-me com Amor. A ideia surgiu quando ele e sua mulher,

Mnica Rodrigues Fernandes (diretora de arte do coletivo), comearam a conversar com grafiteiros que estavam expondo seus trabalhos na Vrtices. Das conversas, surgiu uma proposta de ele, artista plstico de formao, fazer o caminho inverso e levar sua arte para as ruas. Fernandes comeou pintando mulheres, algumas com os rostos sangrando, em vrios pontos da cidade, e foram indagaes sobre as dificuldades e a impessoalidade amorosa e sexual entre as pessoas que o levaram ao tema. Era uma poca em que todo mundo estava meio doce, potico, mas ao mesmo tempo as pessoas no sabiam como lidar com a matria, no podiam ligar no dia seguinte. Isso uma violncia social, de conduta, de relacionamento, acredita. Sozinho ele espalhou cerca de 120 obras pelas regies de Pinheiros, de Vila Madalena, dos Jardins, da Bela Vista e do Centro. Queria despertar esse desejo de a pessoa pensar no que realmente quer dizer o foder com amor, conta. O inusitado que Fernandes acredita receber mais reaes positivas das pessoas mais velhas. Uma vez, uma senhora de 80 e poucos anos, judia, sobrevivente do Holocausto, que fugiu para o Brasil, falou que adorava o meu trabalho. Pessoas mais velhas no veem o ttulo do projeto como palavro. Sinto mais preconceito de gente nova, talvez por falta de vivncia, analisa.

Sinto mais preconceito de gente nova, talvez por falta de vivncia.


Mozart Fernandes

Desenho da srie Foda-me com Amor, de Mozart Fernandes

Atualmente, apenas quatro obras dessa srie ainda esto nas ruas e isso no incomoda o artista. O que ele no aprova a opresso. Se voc estiver colando e a polcia passar, eles normalmente no te levam preso, mas fazem voc tirar a obra e pegam o que voc tiver na bolsa. Isso um roubo, diz Fernandes, que s teve problemas com as autoridades uma vez. Levado delegacia, foi questionado pelo delegado por que ele tinha sido acusado de atentado ao pudor. Resposta: estava colando seu trabalho em caixas de telefone. Ao contar que minha obra se chamava Foda-me com Amor ele deu risada e pediu meu carto; falou que iria a uma exposio minha, conta. Entre agosto e setembro, o artista foi parar em Amsterd e Berlim. Na bagagem, mais de cem obras feitas com jornal para colar pessoalmente na Europa. A oportunidade surgiu depois da entrega de alguns de seus trabalhos ao fotgrafo francs Eric Marechal. H 20 anos, Marechal comeou a observar a arte de rua e passou a registrar o que via logo depois de visitar Chicago, a trabalho, representando uma empresa de softwares. Hoje, ele j tirou mais de 70 mil fotos, mas seu destino s comeou a mudar em 2004, durante um voo entre a Cidade do Mxico e Amsterd. Enquanto organizava suas imagens no computador, a senhora sentada ao seu lado comeou a puxar assunto sobre o material. Ela era professora da Universidad Autno-

ma Metropolitana, uma das maiores do Mxico, e props a ele a realizao de uma exposio, pois tambm era pesquisadora do tema. Alm de ter exposto 150 fotos ampliadas, ele criou o blog Urban Hearts [urbanhearts.com]. Com mais de dez mostras ao redor do mundo (duas em So Paulo), Marechal tem a arte urbana como principal ocupao. Desde 2008 quando colou e fotografou o trabalho de 15 artistas parisienses no Japo e na Coreia do Sul , responsvel por tocar o Street Art Without Borders. Com o projeto, colou e fotografou pessoalmente o trabalho de mais de 365 artistas, em cerca de 35 pases; e o que conta com mais representantes em torno de cem o Brasil. O que eu espero que pessoas de todos os cantos sejam vistas em lugares aonde elas no vo, conta. Desde 2001, o fotgrafo vem cerca de quatro vezes por ano ao Brasil, onde sempre encontra pessoas receptivas, como moradores de rua, dos quais ele ouviu agradecimentos. Por eu decorar a casa deles, explica. Em Paris, as pessoas ficam nervosas, insultam o artista. A arte de rua a parte principal da produo contempornea e considerada por muitos como vandalismo.
ESPAOS COLORIDOS E COSTURADOS

Duke Capello e Rodrigo Kalache. Eles coloriram espaos nos bairros Vila Madalena, Ibirapuera e Liberdade e nas avenidas Nove de Julho e Paulista. As intervenes utilizam mdulos de azulejos e ladrilhos, que geram um trabalho abstrato e ldico. O MUDA faz composies nicas com revestimentos lisos e pintados com antecedncia, com tinta spray ou at mesmo com azulejos levados ao forno, mais resistentes, explica Joo Tolentino. Depois de pronto, o material aplicado com argamassa. Nosso objetivo a rua e todos aqueles que por ela passam, define. Integrar pessoas e o espao urbano tambm o que pretendem artistas que utilizam agulhas e linhas para costurar a cidade, por meio das tcnicas de tric e croch. O nome mais usual dado a essa arte yarn bombing, e recentemente So Paulo recebeu uma das mais conhecidas artistas do gnero, a polonesa Agata Olek. Com ajudantes locais, ela cobriu um playground em formato de jacar, no Sesc Interlagos. Essa tcnica tambm possui representantes locais, como o Clube do tero [clubedoutero. blogspot.com.br], Tricotarde [tricotarde.com] e Letcia Matos. Professora de ioga, a gacha Letcia sempre tricotou e, depois de ter ido a um encontro mensal do Tricotarde, ensinou a tcnica a duas amigas. Elas fizeram 13 pompons (que passou a ser o nome do trabalho) e fixaram o resultado em uma rvore.
13

So Paulo recebeu recentemente o Coletivo MUDA [coletivomuda.com.br], formado por cinco cariocas: os designers Bruna Vieira e Joo Tolentino e os arquitetos Diego Uribbe,

CONTINUUM

12

REPORTAGEm |

arte na rua

lembrou que esqueceu . esqueceu de novo . s foi lembrar quando no dava mais tempo

Laura Guimares

Uma vez um cara discutiu comigo dizendo que aquilo no era arte, era sujeira.

Interveno yarn bombing feita pela artista Letcia Matos

Veja no iPad mais microrroteiros criados por Laura Guimares.

De maro at hoje, Letcia ultrapassou as cem intervenes e levou seu trabalho para Mendonza, Buenos Aires, Porto Alegre, Paraty, Goinia e Belo Horizonte, onde apresentou uma obra conceitual com mil pompons. Em So Paulo, colocou seu trabalho em diversas rvores e postes, dos quais ela tem a medida. Para as rvores necessrio planejamento: a largura do tronco varia e preciso pedir autorizao, quando ela fica na frente de uma casa ou estabelecimento. A artista faz tudo sozinha, mas recebe positivamente eventuais companhias. Em uma sexta-feira noite, Letcia estava tricotando o poste de um orelho na Avenida Paulista e um rapaz puxou conversa. Ele perguntou se estava

atrapalhando. Eu disse que no e ficamos batendo papo. No fim, ele me deu seu carto e foi tudo muito engraado, conta. Apesar de a interao espontnea ser bem-vinda, no existe um pblico-alvo para a colorida arte tricotada de Letcia e, assim como para outros artistas, a pouca durabilidade da obra algo que tambm no a incomoda. Eu fao e desapego. Fao, dedico, tiro a foto e pronto. O objetivo, assim como o da maioria dos artistas de rua, chamar a ateno das pessoas para o lugar onde elas esto. E certo que nem sempre isso alcanado. H aqueles que nem sabem da existncia de um orelho na rua. As pessoas andam sem olhar para os lados, um atropelando o outro.
15

CONTINUUM

14

AelaE B r O t S s e
entrevista |

thiago pethit

re ob s a al as it f h t tor e n ca oP de iag s h T pa m u n

,c tro a te

e ise

co

mo

se

a rc

nto

Pethit: O cabar a metfora perfeita do mundo em crise

TEXTO micheliny verunschk

FOTOS bruno fernandes

Um James Dean de batom borrado. Essa imagem, que remete ao teatro vaudeville americano e aos cabars alemes do incio do sculo, foi a referncia para a esttica do segundo lbum do cantor e compositor Thiago Pethit, Estrela Decadente, lanado em agosto. de batom borrado e cigarro no canto da boca que o paulistano de 28 anos aparece na capa do trabalho, numa foto em preto e branco. [] um disco sobre ser esquisito, sobre estar desajustado a um mundo que v impassvel a volta do nazifascismo, que est cada vez mais intolerante. [...] uma afirmao sobre a beleza da estranheza, de no se encaixar, de no se deixar ser encaixado, reflete o msico. Ator de teatro com passagem por companhias de destaque na cena contempornea, como a Elevador de Teatro Panormico, Pethit decidiu dedicar-se exclusivamente msica em 2008. Antes, o cantar tinha uma importncia secundria para ele, sendo exercitado apenas em algumas peas em que atuou. A opo pelas artes cnicas foi feita precocemente, aos 9 anos, quando escolheu seguir a profisso dos avs. Mas a insatisfao com seu espao de criao nesse ambiente o fez mudar de rota. Em 2010, lanou o elogiado lbum Berlim, Texas e passou a administrar pessoalmente sua carreira. Sou eu quem fecha shows, quem compra passagens para a banda, quem produz os clipes, quem libera papelada no Ecad, conta ele nesta entrevista em que discorre sobre motivaes e frustraes, analisa o mercado musical brasileiro e expe o processo de feitura do trabalho atual. Como surgiu a msica em sua vida? THIAGO PETHIT: Meu pai era locutor e trabalhava na Rdio Excelsior. Sua rotina era bem pesada e o nico momento que tinha de folga eram as noites de sexta-feira. Quando chegava em casa, sempre ouvamos discos e enquanto isso ele ia me contando as histrias relacionadas s msicas e aos msicos. Era o auge da fase das discotecas. Mas ele me mostrou mais do que esse estilo. Aprendi sobre a tropiclia, ouvi Os Mutantes, Rita Lee, Edith Piaf... Aos 9 anos, decidi ser ator de teatro, profisso de meus avs. Era uma criana muito sria e determinada. Foi por isso que ingressei na Escola de Teatro Clia Helena, para me profissionalizar. Fui ator at 2007 quando entrei em crise. Crise financeira com o teatro ou crise pessoal? PETHIT: No, no era algo que passasse pelo lado financeiro. Pelo contrrio. quela altura, eu fazia parte do grupo Elevador de Teatro Panormico e j me sustentava com o que o palco me dava. A crise se deu pelo fato de eu no conseguir enxergar mais possibilidades pessoais com o teatro. Comecei ento a frequentar msicos da nova cena brasileira, como Tulipa Ruiz e Tat Aeroplano, e fui convidado para dirigir um espetculo de Ti, cuja inspirao era o cabar. Dirigi, escrevi letras, fiz backing vocal e at costurei cortinas. Mas a estreia foi no dia que entrou em vigor a Lei do Psiu [Programa de Silncio Urbano, implantado na cidade de So Paulo em 2008] e fecharam a casa.

A essa altura voc j havia optado pela msica? PETHIT: S me dei conta de como havia me envolvido com esse universo ao sentir a frustrao de no estrear. Mas foi uma frustrao motivadora. Ento decidi dar um tempo e morar em Buenos Aires. Chegando l, eu me inscrevi num curso de literatura, para estudar a obra de Jorge Luis Borges. Um amigo me indicou a Academia Nacional de Tango. Fiz um ano de conservatrio e logo fiquei numa encruzilhada. Ou me engajava num dos jovens grupos de tango que estavam surgindo na cena argentina ou voltava para o Brasil. Voltei para c e gravei um EP com trs msicas, produzido por Tat Aeroplano e Maurcio Fleury. E, de repente, meu trabalho estava na rua. Algo que era uma experimentao, um carto de visitas, virou uma coisa pblica. Berlim, Texas teve uma aceitao quase imediata. PETHIT: Pois . Mas eu no esperava. Tanto que quando ele ganhou o prmio do Video Music Brasil (VMB), da MTV, na votao de jri popular, eu estava totalmente despreparado. Quase no fui noite de premiao. Mas essa foi uma resposta do pblico, com o mercado foi mais difcil. O mercado musical brasileiro aposta ainda em coisas muito antigas. E o Brasil um pas machista, de mercado musical tambm machista. Basta lembrar o olhar fetichista que se lana para as cantoras. Aqui o pas da Ternurinha, do joelho da Nara Leo. Um lugar onde toda cantora vira diva e todo cantor tem de ser compositor. Pode parecer pretensioso, mas sinto que estou abrindo portas. Quando comecei havia pouqussimas vozes masculinas da minha gerao cantando. Assim, eu sou um cantor num pas de cantoras. E mais: sou um cantor sensvel, delicado. Trabalho com referncias que so estranhas. Embora perceba que as coisas esto mudando, o mercado no consegue ainda assimilar isso muito bem. O tom confessional do primeiro disco foi estratgico? PETHIT: Era preciso que o pblico soubesse quem eu era, para que, em seguida, soubesse quem eu no era. O problema que chegou um momento que as coisas comearam a se inverter, e por uma falta de vocabulrio e de repertrio as pessoas comearam a confundir msica de tom sensvel com msica fofa. O que msica fofa? Eu no sei. No a fao.

O Brasil um pas machista, de mercado musical tambm machista. [...] Um lugar onde toda cantora vira diva e todo cantor tem de ser compositor. [...] Eu sou um cantor num pas de cantoras. [...] E mais: sou um cantor sensvel, delicado.

CONTINUUM

16

17

thiago pethit

Isso tem a ver com a cena, que precisa ser rotulada? PETHIT: Quando o trabalho passa a ser mais conhecido, passa tambm a ser confundido com bandas de esttica prxima. E a tendncia que o que voc faz seja colocado numa cesta, como se tudo fosse um aglomerado e todo mundo estivesse fazendo a mesma coisa o que no o caso. O que existe uma pluralidade. E se somos parecidos somos parecidos na diferena. Como surgiu Estrela Decadente? PETHIT: Eu estava cansado, deprimido por administrar eu mesmo todos os aspectos da minha carreira. Sou eu quem fecha shows, quem compra passagens para a banda, quem produz os clipes, quem libera papelada no Ecad. Depois de uma turn em Lisboa, no fim de 2011, pensei em parar. J tinha avisado os msicos. Um dia estava caminhando e ouvindo Cida Moreira no celular quando me veio a imagem da capa do Estrela Decadente: um James Dean de batom borrado. E isso esse disco, um disco sobre ser esquisito, sobre estar desajustado a um mundo que v impassvel a volta do nazifascismo, que est cada vez mais intolerante. E por que a imagem do cabar para falar do mundo em crise? PETHIT: O cabar a metfora perfeita do mundo em crise. Porque sempre que o mundo est decaindo o cabar brilha e a noo de classes se desfaz: a prostituta e o dndi bebem cerveja juntos. da mistura dessa gente que nasce o vaudeville, quando a linguagem operstica destinada aristocracia se encontra com o circo. Bertolt Brecht era mestre nisso, em usar o entretenimento para dar lies sobre um mundo em decadncia. Como foi a participao especial de Cida Moreira e Mallu Magalhes no disco? PETHIT: Elas entraram no disco no apenas por uma questo afetiva, mas porque so personagens que completam os quadrinhos da histria. Personagens de si mesmas. A Cida uma mestra. Acompanho seu trabalho h pelo menos uns cinco anos. Fazemos parte um da vida do outro h quase dois anos. Somos muito, muito amigos. J me considero um pouco parte de sua famlia. Passo muitos domingos na casa dela, falando de msica em volta do piano, comendo bolo e fumando cigarros com a Julia, sua filha, que uma garota incrvel. A Cida a pessoa e a artista mais generosa que conheci. Uma vez que abre sua vida a algum, como se fosse uma grande onda de afeto. E ela no poupa ningum ao dividir sua sabedoria e sua msica. Nesse tempo de convivncia, o que aprendi sobre msica, cantar, ser um artista seria impossvel aprender em qualquer tipo de aula. A Cida foi uma inspirao para esse disco, pois uma das coisas que ela me ensinou, sem saber que estava ensinando, foi olhar a beleza e a fora que a diferena e o fora do padro podem ter. Por isso, era inevitvel que ela estivesse nesse disco. E a Mallu Magalhes? PETHIT: Ela uma garota de quem sou f desde que surgiu, ingnua, pela internet. Quanto mais o tempo passa, mais vou ficando encantado com a artista profunda e intensa que ela vem se tornando. outra pessoa com carreira e vida completamente fora dos padres e muito singulares. Cheia de uma beleza que reside nesse desajuste. A gente se conheceu de passagem no VMB de 2010, logo depois que ganhei o prmio, entre uma entrevista e outra. Muito tempo depois, comeamos a trocar mensagens pelo Twitter, at que um dia ela me disse que tinha vontade de cantar um dueto do Serge Gainsbourg e da Brigitte Bardot comigo. A msica Perto do Fim j estava pronta, mas faltava coragem e intimidade para fazer o convite. Com essa mensagem dela, aproveitei a deixa e enviei a msica, dizendo:

entrevista |

Olha, no nenhum Serge, mas foi feita pensando na sua voz. Ela topou sem mal ter escutado. Foi uma delcia ter trocado com ela tantas coisas ao longo do processo.

Como foi a escolha do repertrio e a ideia de regravar Surabaya Johnny com Cida? PETHIT: O repertrio no chegou a ser exatamente escolhido. No foi aquele caso em que se tem uma poro de canes e se escolhe algumas entre elas. Eram basicamente as msicas que j estavam prontas e, por coincidncia, foram feitas no mesmo perodo. como se elas representassem aquele perodo ou tivessem uma mesma inteno. Minha vontade era fazer um EP de cinco msicas, sendo uma delas Surabaya Johnny [de Bertolt Brecht e Kurt Weill]. uma msica que amo desde os tempos do teatro, mas que cantada por atrizes. Nesse disco, uma reinterpretao com a minha voz me pareceu possvel, para brincar com os gneros, as ambiguidades e a androginia. Podia bem ser uma msica sobre uma travesti de 16 anos. O clima psicodlico do arranjo permite essa digresso. Fica menos srio, ainda que seja bastante srio. O que a produo do Kassin trouxe para o trabalho? PETHIT: O Kassin no O Kassin toa. impressionante ele produzir h quase duas dcadas e ser o mais atual de todos. E isso se deve ao fato de ele ser um cara de uma inteligncia e uma sensibilidade absurdas. muito difcil para mim entender o que surgiu das mos dele e o que surgiu das minhas. O processo de gravao foi todo centralizado no Rio de Janeiro, dentro de um quartinho estdio na casa dele, onde fiquei hospedado. E ramos s ns dois, dividindo histrias e ideias e falando sobre a vida enquanto fazamos as msicas. Foi muito simbitico esse processo. Ao mesmo tempo, somos pessoas bem diferentes e isso completou algumas pecinhas. Como o teatro est presente em sua performance no palco? PETHIT: algo inevitvel. Sinto-me confortvel no palco, muito mais do que em estdio. Em cena, realizo minhas fantasias, dialogo, escuto as risadas, as vozes, as respiraes. Sinto a troca, eu me sinto grande. Essas coisas aprendi com o teatro, certamente. Sinto simplesmente que sei o que fazer. Sabe aquela sensao de quando estamos tmidos e no sabemos muito bem o que fazer com as mos? Se colocamos no bolso, se cruzamos os braos ou se seguramos o queixo?! Assim no estdio para mim. Mas, quando estou no palco, parece que elas esto no lugar certo, seja l onde for. Em geral, sempre estou, literalmente, de braos abertos. Quais as histrias por trs dos clipes de Nightwalker, com a atriz Alice Braga, e de Pas de Deux? PETHIT: O clipe de Nightwalker nasceu de uma festa em que encontrei a Alice, que no via fazia cinco anos. Ela tinha acabado de voltar para o Brasil e descobrir que eu era o

Sinto-me confortvel no palco, muito mais do que em estdio. Em cena, realizo minhas fantasias, dialogo, escuto as risadas, as vozes, as respiraes. Sinto a troca, eu me sinto grande. Essas coisas aprendi com o teatro, certamente.

Esse disco uma afirmao sobre a beleza da estranheza, de no se encaixar, de no se deixar ser encaixado, reflete o cantor

Pethit, pois antes ela me conhecia pelo meu nome de ator, Thiago Fidanza. Foi ela quem sugeriu fazermos algo juntos e eu logo pensei que deveria ser um clipe. Escrevi para as diretoras Vera Egito e Renata Chebel dizendo que tnhamos a Alice confirmada no elenco e, em um ms, montamos tudo. Ela chegou para gravar numa madrugada de fevereiro, com a letra decorada, colocou o vestido prateado e arrasou. Ela uma menina especial. Um amor, doce, engraada, desbocada e muito espontnea. Adoro fazer trabalhos com ela, que de uma competncia mpar e gosta de participar de projetos bacanas. Quando pensamos no clipe de Pas de Deux, tive vontade de brincar com essa ideia de musas de Thiago Pethit mulheres lindas que aparecem nos meus clipes me dublando, como a Alice fez. De cara, pensamos na Laura Neiva, belssima, talentosa, com uma carreira brilhante pela frente na Maison Chanel o que tinha tudo a ver com o clima anos 1930. Mas Alice no podia faltar. Fui atrs do teatro, dos bailarinos, dos figurinistas, dos maquiadores, dos fotgrafos e da outra parte do elenco. Fico bem maluco nessas horas. Sou um tanto megalomanaco e, por mais que tente, no consigo fazer tudo. Quando me dou conta, j estou telefonando, agendando com pessoas...

mente terminado, porque est em constante reavaliao e mutao. O show nunca exatamente igual ao disco porque eu gosto da coisa viva. Gosto de sentir que cada coisa importante por si s e que existem elementos que tornam isso ou aquilo mais especial. Passado um ano do lanamento de Berlim, Texas, sentia que o show precisava tornar-se vivo outra vez, apontar novos caminhos, experincias. As msicas do disco atual comearam a entrar nessa fase. E sempre bom ir testando o que elas causam no pblico, ali ao vivo. Assim, na hora de gravar, fica mais fcil saber quais caminhos tomar e como transformar as msicas.

No complicado administrar a prpria carreira? PETHIT: Sim, muito cansativo e isso me levou a uma autodepreciao: eu sou o cara que no tem empresrio nem produtor, no sou o queridinho de ningum, o nico que deu errado, que no conseguiu nada. Mas, quando surgiu o Estrela Decadente, percebi que a graa que sou sozinho, louco e fao o que quero. Ento esse disco uma afirmao sobre a beleza da estranheza, de no se encaixar, de no se deixar ser encaixado. E quais so suas expectativas? PETHIT: Aprendi a no esperar muito. Quero ser compreendido e ser compreendido no apenas ser amado, como se supe. Quero ser amado pelas razes certas e ser odiado pelas razes certas. Sou artista porque quero dialogar.

CONTINUUM

18

19

Voc foi testando algumas msicas do novo disco na temporada do Berlim, Texas. Como as novas canes entraram no repertrio do show anterior? PETHIT: Meu trabalho muitas vezes tem essa faceta de work in progress. Como se nunca estivesse completa-

humor
No festival da cultura paulista tradicional tem comida at para lobisomem
TEXTO flavia bancher ILUSTRAO mariana leme

R ep eportagem |

sabor com

culturas tradicionais

O Revelando So Paulo, festival da cultura paulista tradicional, mudou-se h trs anos do Parque da gua Branca para o Parque da Vila Guilherme o antigo Parque do Trote para abrir ainda mais espao a grupos, estandes e pblico, tamanho o sucesso do evento, que costuma ultrapassar a faixa de 1 milho de visitantes nos seus dez dias de durao. O festival rene, em sua diversidade, comunidades indgenas, aquilombadas, ciganas e outros grupos da cultura tradicional de 200 municpios de So Paulo. Um dos grandes destaques da festa a pluralidade da gastronomia paulista. Nesta 16 edio, 98 municpios apresentaram em seus estandes quitutes que deliciaram o pblico, tanto pelo aroma e sabor quanto por seus nomes inusitados. Afinal, em qual cardpio encontraramos um Joo Deitado, um Buraco Quente ou o prato de uma ilustre figura do folclore, o lobisomem? Onde mais poderamos saborear a Marvada Neide? Revelaes sobre a criatividade gastronmica e a rica histria de So Paulo, as quais se busca valorizar.

Joo Deitado (Municpio de So Francisco Xavier) D. Cida


Esse Joo tem vrios nomes, conforme a regio, segundo a simptica quituteira D. Cida. Pode ser chamado de Pau a Pique, Man Pelado, Corisco, Broinha ou Cobu. Descendente de ndios e portugueses, D. Cida passa adiante a histria dessa broa enrolada em folha de bananeira ou caet, servida com caf nos mutires: nos trabalhos do roado de pasto, na construo das casas de pau a pique ou nas festas da regio. A bisav da minha bisav acompanhou a vida dos escravos na senzala e, nessa poca, j tinha esse quitute. Por isso, acho que vem tanto dos negros quanto dos ndios, explica. Tradicionalmente, conta D. Cida, colocava-se o milho em sacos que permaneciam de molho no rio por uma semana, at amolecer. Depois, pilava-se o milho durante trs dias no monjolo para virar fub e ser peneirado sobre uma gamela. Naquela poca, assim como hoje, juntava-se a esse fub pilado ovos, leite, erva-doce (a planta), acar preto (rapadura) e uma pitada de sal para dar sabor. Ento, a broa era enrolada e ia para a fornalha (forno a lenha), que devia estar sempre muito quente. Quando exalasse o seu aroma, bastava retirar e coloc-la sobre a peneira de bambu, mas coberta por um pano, para no sair o sabor. A av ndia ensinou D. Cida assim e ela ainda d uma dica para o fub render: s misturar com produtos da poca ralados, como batata-doce, abbora, inhame, mandioca e, hoje, se usa at pinho. E por que Joo Deitado? A D. Cida se transforma, fica vermelha, diz que no coisa de se dizer, que as mulheres no roado tinham vergonha dessas brincadeiras bobas, vindas sempre depois de algumas bebidinhas tomadas. nome de malcia, de algazarra, compreende?, diz, com um sorriso envergonhado. Mas algazarra mesmo a das crianas, que no ligam a mnima para o nome do Joo e adoram lev-lo de lanche escola, s vezes at recheado de goiabada ou pasta de amendoim. Com ou sem malcia, s devor-lo, entende?

Buraco Quente (Municpio de Mairipor) D. Teresinha


A inveno de D. Teresinha, lder da comunidade de Nossa Senhora do Desterro, cuja festa se d em 15 de setembro, em Mairipor, e na qual, com a licena da santa, a iguaria est presente. H 35 anos sucesso absoluto, a ideia do lanche lhe veio cabea ao ver o pessoal sem recursos, que vinha com seus filhos dos stios para a festa carregando os andores e, ali, por falta de opo, comprava po com linguia calabresa ou bolos, mesmo assim tudo muito caro, e dividia em bocadinhos entre todos. Ento ela e o ex-marido criaram o Buraco Quente, para que aquelas pessoas pudessem se alimentar melhor durante a festa. Ganhvamos muitos ingredientes dos sitiantes mais abastados da regio, conta. Para fazer esse quitute preciso pacincia. O segredo o corao (ou flor) da bananeira, que deve ser aberto e deixado por volta de 15 minutos em gua e bastante vinagre e sal para tirar o amargor. Mais um banho em gua corrente e se aferventa em mais gua, vinagre e sal. Novo banho em gua corrente. Pica-se bem, como palmito, e tempera-se com leo e alho. Na chapa bem quente, coloca-se uma camada de repolho, tomate e cebola picados previamente. E entra o segredo: acrescenta-se apenas em alguns pontos da chapa o corao da bananeira e, em cima dele, um pouco de carne moda. Vai virando tudo at ficar al dente, no pode ser superassado, revela D. Teresinha. E, agora, o buraco quente: um po francs, com uma das pontas cortadas, sem o miolo e preenchido com cinco colheres fumegantes de recheio. O po cortado desse jeito mantm o recheio quentssimo at a ltima mordida do lanche. Tem de tomar cuidado para no queimar a lngua, e assoprar do comeo ao fim, diz D. Teresinha, sorridente e triunfante. Filha, prima e netos tambm levam adiante a tradio e, juntos, serviram, em um nico dia de festival, 800 unidades.

Comida do Lobisomem (Municpio de Joanpolis) Sr. Celso


Os antigos da cidade dizem que Joanpolis a capital do lobisomem, afirma o Sr. Celso, que leva o prato ensinado pelos avs e tios a vrios eventos culturais e culinrios. Contam que o lobisomem, quando se transformava durante a lua cheia de sexta-feira, ficava com muita fome. Ento, ele procurava nos stios o que comer e levava galinha, porco, arroz, feijo e milho do roado. Ele corria sete cidades a cada noite dessas imagina a fome e a pegava esses produtos, relata. com esses ingredientes que o Sr. Celso e seus ajudantes preparam a famosa iguaria. O prato principal um arroz que leva frango, milho, bacon, ovos, aafro, alho e cebola. Acompanha feijo tropeiro, leito frito, linguia, torresmo e banana frita. Em 24 de junho, na festa de So Joo da cidade, possvel encontrar o Sr. Celso preparando o prato. Realmente para lobisomem nenhum botar defeito.

Marvada Neide (Municpio de Paraibuna) D. Neide


Uma bonequinha espevitada nos olha do rtulo de uma garrafa de cachaa de alambique. a famosa Neide, a marvada. Ou a mardita seria simplesmente a pinga? D. Neide esclarece essa histria do balco do seu estande, na seo Rancho Tropeiro do evento, que apresenta a culinria originria do movimento tropeiro, entre os sculos XVIII e XIX. Eu tinha um alambique no stio e fui aprender a fazer cachaa. Eu produzia em meia com um fazendeiro amigo, que fornecia a cana-de-acar, e a comeamos a vender em eventos etc. Um belo dia, na festa dos fazendeiros festa de So Sebastio eu parei o carro para o desfile a cavalo passar e uma pessoa gritou por brincadeira eh marvada, relembra. Bastou para Neide batizar a cachaa. Depois veio o rtulo em parceria com uma amiga. Criamos duas bonequinhas, uma comportadinha e outra doidinha. No deu outra. A doidinha virou o xod do pessoal e, hoje, reina absoluta no rtulo da cachaa. Tambm no aniversrio da cidade, em junho, na festa de Santo Antnio, pode-se ver o reluzente alambique da Neide. E ainda no Revelando, no qual faz sucesso h 16 anos.

CONTINUUM

20

21

novos colecionadores

es p c i e
Com o bom momento do pas, cresce o nmero de jovens endinheirados que querem investir em arte. Mas como e no que investir?

Reportagem |

comum
ainda tm a funo de conquistar novos colecionadores, ampliar o mercado e lanar artistas, ou mesmo mostrar novas obras, afirma. O galerista acredita que o interesse do pblico brasileiro pela arte crescente, e que o melhor indicador disso possivelmente o nmero e a frequncia de visitas em exposies. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os museus brasileiros recebem 80 milhes de pessoas anualmente. O crtico de arte Guilherme Wisnik acredita que o Brasil produz arte de qualidade h muito tempo, mas tem um mercado que ainda parece iniciante. A arte que se faz aqui sempre teve a ver com essa informalidade. De 10 a 15 anos para c, a situao tem mudado, e esse novo quadro pede uma reflexo, no s um juzo esttico sobre a arte que se produz, mas um olhar crtico sobre o mercado, a legislao e a poltica cultural brasileiros, diz. Esse crescimento na compra de arte por jovens colecionadores pode no representar muito agora, mas daqui a uns anos teremos grandes colees, e os museus podero ser beneficiados com isso, opina Leonor. Como esse jovem com poder aquisitivo novo no mundo das artes, muitas vezes h um gap entre o interesse pela arte e a compra de arte, e esse espao existe principalmente pela falta de referncia e conhecimento. Segundo Louie Martins, curadora do site Youngs Arts, que vende obras pela internet, h um desconhecimento na hora de comprar. A ligao com a esttica da pea ainda muito forte e, como a informao artstica pouco ou nada aprofundada, a relao demora para sair desse nvel, afirma. Por isso, ela no v a tendncia de compra como interesse em investimento futuro.

TEXTO dbora almeida ILUSTRAO renan magalhes

a se interessar pela arte, explica o muselogo Fbio Magalhes. Os primeiros colecionadores do Brasil s queriam saber de arte estrangeira. Isso mudou. Hoje o colecionador brasileiro s quer saber da arte produzida aqui. E isso bom, diz. A curadora Leonor Amarante afirma que o Brasil nunca viveu um momento como este. Segundo ela, vrias galerias de Miami vendem quase tudo o que expem, principalmente por causa dos clientes brasileiros. Para ter uma ideia da potncia desse mercado, a SP-Arte, primeira feira brasileira do ramo, saltou de 40 galerias em exposio, em 2005, para 110, em 2012, sendo apenas 27 estrangeiras. O nmero estimado do faturamento da edio deste ano foi de 245 milhes de reais. Segundo a organizao do evento, o mercado de arte nacional movimenta cerca de 1 bilho de reais por ano.
NOVOS ESPAOS

Dizem que a arte elitista, mas isso nada tem a ver com questes financeiras. A arte para uma elite de sensibilidade. A frase quase potica do colecionador Joo Carlos de Figueiredo Ferraz resume o momento em que uma populao maior se insere nesse universo. Galerias foram por muito tempo espaos restritos elite cultural e financeira do pas, mas, uma vez que a economia se expandiu na ltima dcada e o poder de compra passou a contemplar um nmero maior de pessoas, o mercado das artes recebeu um novo estmulo. Uma juventude de sucesso, que enriqueceu cedo, principalmente no mercado de capitais, comeou

Uma srie de galerias foi aberta nos ltimos anos, principalmente nos bairros Vila Madalena e Pinheiros, em So Paulo. Para Eduardo Leme, da Galeria Leme, as feiras de arte ajudam a aumentar a visibilidade das galerias. Sem dvida, elas

Jos do Nascimento Jnior Temos de criar um crculo virtuoso de colecionismo de produes brasileiras recentes ou teremos de ver nossa arte contempornea em museus fora do Brasil

Uma exposio maior arte pode ajudar a desenvolver o senso esttico, acredita Figueiredo Ferraz. Temos de dar oportunidade s pessoas para vivenciarem uma obra de arte, seno elas nunca vo se interessar por cultura, afirma o colecionador.
NO BASTA COMPRAR, TEM dE COLECIONAR

H um consenso sobre estarmos em um bom momento no mundo das artes, mas o que preocupa os especialistas o que ser feito dessas pequenas colees individuais. No se coleciona arte contempornea com intensidade. Temos de criar um crculo virtuoso de colecionismo de produes brasileiras recentes ou teremos de ver nossa arte contempornea em museus fora do Brasil, afirma o presidente do Ibram, Jos do Nascimento Jnior. Ele polemiza ao analisar o bom momento do mercado de arte: Em outros pases motivo de prestgio colecionar. O colecionador se coloca socialmente como colaborador do espao pblico. Mas, no Brasil, talvez por uma culpa catlica, as pessoas tm receio de dividir o que tm, preferem esconder, afirma. Para Figueiredo Ferraz, um dos motivos de o colecionador no mostrar o que tem a informalidade que ainda est presente no mercado de arte. As pessoas costumam comprar obras sem nota ou atestado, pois tm medo da fiscalizao. De fato, o Estado no est preocupado com a cultura, ele quer saber quanto pode ganhar daquela coleo, conclui. Mas o valor pblico de mostrar uma coleo particular no algo que aflige apenas os brasileiros. Segundo Patrick Charpenel, diretor da Fundao Jumex, de Guadalajara, no Mxico, toda coleo precisa ser feita com rigor e compromisso, e ser

sempre pblica. A arte tende a criar um fetiche, e isso perigoso. As colees so de todos, tm de servir de laboratrio. No momento em que a arte estiver inacessvel, acabar sua razo de ser. Segundo ele, o colecionador no tem o papel de comprar a obra mais cara. Ele precisa identificar os cdigos da sua gerao e montar um mosaico que seja um reflexo daquele perodo. A colecionadora Ella-Fontanals Cisneros faz coro: Cada um pensa de uma forma diferente, mas todos tm a custdia de algo que pertence ao mundo. Podemos ter a guarda e cuidar das obras, mas a filantropia tem de fazer parte do pensamento do colecionador. Tornar pblico ou no uma questo pessoal, mas muito importante saber que esses artistas e essas obras tm, atravs de ns, a possibilidade de ser conhecidos e vistos ao redor do mundo, defende. Figueiredo Ferraz concorda: A obra de arte muito maior do que qualquer um de ns. Considero-me um zelador de tudo que est no Instituto [Figueiredo Ferraz, em Ribeiro Preto]. Quem quiser comear a investir nesse campo deve ficar atento a algumas questes, como a

prpria educao artstica. importante ter conhecimento sobre o artista e sua obra e sobre o momento em que vivemos. Outro ponto que, apesar de a arte ser um timo investimento, ela no tem liquidez rpida, sua valorizao acontece atravs das geraes. O supercolecionador britnico Charles Saatchi d uma dica: h sempre um dealer espertinho que vende uma escultura sem mencionar que ela faz parte de uma srie de vrias peas idnticas. Em todos os casos, quanto menos cpias circulando, maior o valor da obra. O ideal, por fim, pedir tudo por escrito. O atestado de autenticidade tem a assinatura do autor, imagens e dados tcnicos e por isso certifica a importncia da pea.
23

CONTINUUM

22

ENSAIO FOTOGRFICO |

moscouzinho

Retrato da aus n c i a
TEXTO mariana lacerda FOTOS gilvan barreto

Todo retorno cheio de uma esperana besta e intil. um encontro com o vazio. um retrato da ausncia. assim que o fotgrafo pernambucano Gilvan Barreto define seu novo ensaio fotogrfico. Em Moscouzinho (Tempo DImagem, 2012), lanado no 8o Festival Internacional de Fotografias Paraty em Foco, em setembro, Barreto se props um retorno a um lugar imaginrio que marcou sua infncia. Moscouzinho foi o apelido dado ao municpio de Jaboato dos Guararapes, na regio metropolitana do Recife, ao eleger o primeiro prefeito comunista do Brasil, o mdico alagoano Manoel Calheiros, em 1947. Nascido muitos anos depois, no final da dcada de 1970, em plena ditadura, Barreto ouviu de seu pai, militante de esquerda, as histrias daquele tempo distante, que sobrevivia na memria. Ao trilhar uma viagem de volta a um no lugar, o fotgrafo se viu entre fronteiras. Falo dessa linha que existe entre o posicionamento poltico e a prpria liberdade de pensamento. Falo sobre o que existe entre o isolamento e o desejo de partir, entre o existir e o querer sumir, entre o que terra e o que mar. Para Barreto, Moscouzinho uma ilha, que compreende o passado e sua interpretao. O exerccio do fotgrafo foi ento escapar desse espao imaginrio.
25

CONTINUUM

24

ENSAIO FOTOGRFICO |

moscouzinho

CONTINUUM

26

27

ENSAIO FOTOGRFICO |

moscouzinho

CONTINUUM

28

29

novas galerias

Reportagem |

TEXTO gustavo ranieri

At o ltimo dia de junho passado, a loja nmero 48 do edifcio smbolo paulistano Copan e seus dois pisos superiores eram apenas um enorme espao vazio. Ocupada antigamente por um hospital dentrio, uma reserva tcnica de cinema e pequenas lojas, a rea de 3.500 metros quadrados (maior que o Masp, por exemplo) contava quase duas dcadas sem inquilino. Ali, os pavimentos que jamais serviram a um fim se no o comercial tomaram outra direo pelas mos de um pequeno grupo de cinco pessoas. Juntos, eles empreenderam de julho at a primeira semana de setembro uma fora-tarefa para transformar o local e seus muitos pilares, vigas e passagens irregulares no Piv, projeto dedicado 100% experimentao artstica. A gente no vende nada aqui. A ideia investigar mais os processos da produo contempornea, salienta a diretora de planejamento e comunicao Marta Ramos-Yzquierdo. Assim como outras iniciativas, estamos reativando o centro de So Paulo. Nesse caso, um espao que no era nada, estava fechado, e agora est aberto a todos, sem as regras de mercado que outros locais tm. Essa liberdade que oferecemos ao criador faz com que o Piv seja uma coisa nica. No foi casual, portanto, que a frase da prxima vez eu fazia tudo diferente, presente no curta-metragem experimental Documentrio, dirigido por Rogrio Sganzerla (1946-2004), em 1966, fosse escolhida como ttulo da primeira exposio, que esteve aberta ao pblico at o dia 14 de outubro. O Copan, cujo projeto original nunca se concluiu, foi a ltima grande galeria

de So Paulo, mas que no deu certo no final. A ideia, ento, falar um pouco sobre o que houve com a utopia brasileira (o edifcio era apontado como marco do avano do pas e da So Paulo moderna nos anos 1950) e como se reativa um espao que foi o cone dessa utopia. Para isso convidamos 14 artistas de vrias geraes, conta Marta, que ressalta ainda a presena simultnea no espao da mostra Alphabet of Magi, da galeria Mendes Wood. Assim, quem se lana a percorrer a rea quase labirntica encontra a metrpole e a arquitetura famosa do prdio em constante dialtica com os artistas. Amlia Giacomini, por exemplo, se vale de fitas pretas coladas nos pilares e no cho para mudar a perspectiva da construo. Daniel de Paula reconstri pontos de nibus enquanto Vitor Cesar expe sobre portes de ferro anncios publicitrios indicando, por exemplo, cursos para quem habilitado, mas tem medo de dirigir, ou oferecendo servios a estrangeiros que almejam ganhar a cidadania brasileira. H tambm um enorme neon rosa com a palavra Aurora, trabalho de Carmela Gross que j esteve em Moscou e no Rio de Janeiro. E do Rio, inclusive, que desponta outro curioso e bom exemplo de ocupao e transformao em espao de arte de uma rea que nunca serviu a esse fim. No segundo andar do Shopping Cidade Copacabana, os clientes da sauna LUomo Club no a encontram mais l. O local, conhecido como ponto de prostituio, sofreu interveno do Ministrio Pblico em

junho passado e teve suas atividades encerradas, depois de 32 anos de existncia. Agora, quem atravessar as portas do espao de 320 metros quadrados correspondente a 11 lojas do shopping ver, a partir do primeiro semestre de 2013, ainda sem data definida, exposies de arte. ali o novo espao da galeria Graphos: Brasil, aberta h um ano no mesmo centro de compras e sob o comando do galerista Ricardo Duarte, que durante 22 anos foi marchand de designers de mobilirio. Se vai dar certo comercialmente secundrio. A histria da galeria foi pensada sempre com a ideia de apresentar artistas com novas propostas e no fazer mais do mesmo, destaca ele, que aproveitar a rea para realizar mais exposies, at mesmo no comerciais. A primeira pde ser vista ms passado durante 15 dias. Fascinado pelo trabalho da artista portuguesa Susana Angua, o galerista interrompeu as obras para convidar a criadora a fazer uma videoinstalao no local. A rea ficou com uma caracterstica de Berlim decadente, vamos dizer assim, e o trabalho se encaixou perfeitamente, conta ele. Duarte ainda no sabe se manter algo da velha estrutura da sauna no novo projeto arquitetnico, que lhe proporcionar dois sales expositivos, um de 145 metros quadrados e outro, interligado ao primeiro, de 60 metros quadrados. As novas instalaes tero tambm uma reserva tcnica de 80 metros quadrados na qual podero acontecer palestras e um escritrio. Se no me fizer falta, talvez at mantenha como recordao a sala toda azulejada que foi a sauna mida.

Site specific de Julia Cristofi na mostra de abertura do projeto Piv, em So Paulo


foto: Caio Amaral Falco/divulgao

Occupy
pela arte
Projeto Piv, em So Paulo, e a galeria Graphos: Brasil, no Rio, transformam reas inusitadas em espaos permanentes para experimentao artstica

fotos: divulgao

A portuguesa Susana Angua incorporou elementos da antiga sauna em sua instalao na Graphos: Brasil (fotos acima). No Piv, a instalao Aurora, de Carmela Gross (acima), e cena do vdeo Robespierre e a Tentativa de Retomar a Revoluo, de Guilherme Peters ( direita)

Pontos de partida

Para o artista visual Nazareno, o Piv um espao de grande potencialidade. O desafio voc se integrar a um local j existente, mas interferir tambm. E essa ocupao extremamente saudvel. Primeiro uma cidade como So Paulo, onde esse tipo de experincia poderia acontecer muito mais. Ao mesmo tempo, estamos em uma regio que vem sofrendo uma espcie de exlio, porque cada vez mais as pessoas esto saindo do centro e indo para outros bairros. Ento uma maneira de reintegrar isso, analisa. Lucas Simes, jovem artista que apresentou na mostra de abertura do Piv a obra Dimenso Encerrada, acredita que o espao oferece uma liberdade diferente. Na galeria h, querendo ou no, compromisso em produzir trabalhos que sejam de algum jeito objetos para ser comercializados. J aqui h a possibilidade de fazer s um acontecimento, uma experincia, o que gera outra sensao. Para o curador Diego Matos, esse estar livre percebido no que concerne ao processo de

ocupao do Copan. Obviamente, a natureza experimental e a possvel vocao do Piv s podero ser conferidas com maior solidez em projetos futuros. No entanto, pelo fato de haver uma liberdade institucional, os artistas tiveram a chance de conjecturar sobre o espao gerando possveis situaes de atrito, mesmo ao longo do processo de elaborao e construo de seus trabalhos. No caso da portuguesa Susana Angua, a liberdade para intervir na antiga sauna carioca foi igualmente o elemento mais importante por trs da exposio, sem ttulo, que fez em setembro. Na minha videoinstalao a imagem se transforma por meio de fios em corpo no espao, ento tem uma tridimensionalidade. Fiquei to entusiasmada por meu trabalho ser apresentado em um espao destrudo que em vez de montar uma pea montei dez. E decidi produzi-las em nichos e pedaos que criei de forma cenogrfica, deixando-as suspensas entre a sofisticao e a destruio, salienta.

SERVIO

Piv Avenida Ipiranga 200 loja 48 Centro So Paulo [tera a domingo das 12h s 20h] entrada franca Graphos: Brasil Rua Siqueira Campos 143 sala 1/2 Copacabana Rio de Janeiro [segunda a sexta das 10h s 19h; sbado das 10h s 14h] entrada franca

CONTINUUM

30

31

me trate com
em nossa sociedade
As questes de gnero no cabem mais em conceitos simplistas. Homens fazem a sobrancelha e mulheres governam naes. Mesmo assim, no guarda-roupa masculino no cabem laos, rendas e babados e, para um garoto, ser feminino costuma gerar repreenso. Imagine ento ser um bem-sucedido profissional, pai de famlia, e resolver vestir-se de mulher. Se a proposta parecer improvvel, conhea mais sobre o cartunista Laerte Coutinho, de 61 anos. Ele um mito dos quadrinhos brasileiros, com uma trajetria de luta contra a ditadura militar e produo admirvel. Acaba de concorrer ao Prmio de Melhor Atriz em um festival de cinema brasileiro e conversou com a Continuum sobre sua experincia pessoal e impresses a respeito de como a sociedade determina e tolhe o comportamento das pessoas. O encontro ocorreu na Casa de Cultura Japonesa, no campus da USP, em So Paulo, onde ele participava de um seminrio sobre tica animal. Vestia minissaia jeans, regata verde com renda e camisa xadrez e usava pulseiras, brincos e as unhas pintadas de azul Chow chow, da srie com nomes de cachorros da Risqu, precisa. Em sua fala, mescla o prprio gnero, empregando ora o artigo masculino, ora o feminino, com naturalidade. Estou farta de ouvir: No sei como devo chamar voc, de ele ou de ela. Isso no importa! Me trate com respeito!
O que crossdressing?

CAPA |

laerte

respeito!
FOTOS andr seiti

Em depoimento exclusivo, Laerte, um dos maiores cartunistas do Brasil, conta sobre sua opo de se vestir de mulher e, com esse ato, questiona a ditadura dos gneros

TEXTO carlos costa e veronica papoula mendes

Detono o conceito crossdressing. um termo que nasceu nos Estados Unidos para grupos de homens heterossexuais transgneros. A transgeneralidade um termo guarda-chuva, define pessoas que manifestam conflito de gnero ou identidade sexual e as separa das travestis. Ou seja, os caras mantiveram o estigma sobre a homossexualidade e criaram os clubes de crossdressing. A palavra migrou para o Brasil. Perdeu muito do sentido sexista e ganhou um contedo classista, tpico da nossa cultura. Quem se diz crossdresser quer manter um status de normalidade, no quer ser visto como travesti, homossexual. A, parece um hobby, do tipo fao escalada e crossdressing. Isso no me serve porque esse o modo como me visto normalmente, no mais algo que eu pratique, o meu modo de expresso. No tenho mais roupas masculinas. Se voc digitar CD ou crossdressing, no Google, vai achar sites de pessoas que fazem programa, implantes e modificaes corporais. Se aprofundar o conhecimento sobre as travestis, vai saber que muitas no alteram o corpo, no fazem programa, ou no gostariam de estar fazendo. So

contingncias sociais que precisam ser reconhecidas. No podemos fazer das palavras trincheiras ou us-las para isolar determinados grupos. Meu objetivo uma situao na qual no existam separaes. Essa vivncia me leva a pensar e descobrir a dimenso do gnero. Por que as condies biolgicas determinaram um edifcio cultural to absolutamente slido e muros intransponveis? Gnero uma construo social que faz parte da cultura e no da biologia. As possibilidades so inmeras. Que tipo de futuro aguarda o ser humano em relao a esses costumes? Vamos continuar chamando determinadas coisas de femininas e masculinas?
O comeo

Em 2004, comecei a fazer tiras mais poticas, mas elas no tinham relao com o travestismo. Eu me lembro de uma entrevista em que Chico Buarque falava que via a cano historicamente limitada ao sculo XX. Que o ciclo havia se cumprido e brotavam caminhos diferentes, como o rap. Concordei com o tom do raciocnio e pensei se a tira, o cartum, esta merda, no estava historicamente cumprindo seu ciclo. No meu trabalho pode estar. Eu sinto isso.

A transio de Laerte teve incio em 2004, com a produo de tirinhas mais poticas

CONTINUUM

32

33

CAPA |

laerte

Se me vejo como parte do movimento transgnero, LGBT, h um objetivo claro que ver as travestis e os transexuais com dignidade, com os mesmos direitos que as outras pessoas. No queremos apenas no ser espancadas, queremos sair pelas ruas, usar o banheiro feminino, casar, quando for o caso; queremos todos os acessrios da nossa especificidade, sem escndalo.

Dessa forma, fui acabando com meus personagens. Mantive s a Muriel. Comecei a dar bandeira nas minhas tiras com o Hugo [personagem crossdresser]. Recebi um e-mail de uma pessoa, atualmente minha amiga, que me mostrou essa possibilidade. Que no loucura se vestir com roupas femininas, usar salto. legal. O Hugo a Muriel, e agora est mais para a Muriel. Tanto que chamam as histrias de O Blog da Muriel. uma reflexo sobre o que estou fazendo nesta direo [veja quadrinhos do personagem na pgina 36]. Levei muito tempo at que resolvi fazer uma sesso de crossdressing em um estdio que achei na internet [Studio Dudda Nandez duddanandez. com.br]. Voltei outras vezes e fui criando vnculo. O primeiro passo foi a depilao, com cera quente. Um momento de redeno, de se sentir descoberto. Ver meu corpo sem pelo foi como me ver sem uma coberta. Na segunda sesso, eu me vesti com tudo que ela props: suti com prtese, maquiagem etc. Ela fotografou, me deu liberdade. Normalmente o homem transgnero no tem muita noo e explora determinados modelos, personagens. Tenta parecer Marilyn Monroe, atrizes, cantoras. Nesse ponto, est muito perto da realizao de uma fantasia... Tenho 61 anos e agora que estou assumindo essa expresso. Roupas, maquiagem. Isso vem desde que me entendo por gente, mas sempre falou muito forte o lado da regra, da proibio, do crime e do pecado. No s na questo de gnero como tambm na da orientao sexual. Demorei muito tempo at ficar em paz com a ideia de que tambm sou gay, que h isso em mim. Provavelmente, muito do desejo de aproximao que sentia por mulheres era um desejo de aproximao do modo de ser feminino. Eu me pergunto se isso tambm no o que move os famosos casanovas por a. Quanto de um garanho, comedor, no tambm transgeneralidade?

A repercusso do meu gesto me surpreende, afirma o cartunista

A transformao do corpo

Existe uma cultura de transformao corporal que, para mim, meio assustadora. Adaptaes sseas, reconstruo facial, tirar o gog. Tenho respeito e admirao pelas pessoas que fazem isso. Mas no sei se faria. Parece difcil e dolorido. A prtica me fez escolher melhor as roupas e o que visto. Por exemplo, tinha uma prtese de bunda que usava com calas, para ficar com o quadril maior. No uso mais. Penso meu corpo como ele e escolho roupas mais adequadas para minha expresso. O modo como a gente se veste um modo de expresso. Em casa tenho suti com prtese, mas no d para usar com qualquer roupa. Depois, comecei a gostar do meu corpo sem peito tambm. O que tenho considerado colocar prteses de silicone. No colocaria bunda nem tomaria hormnio porque, na minha idade, no funciona mais. A gente gasta com o que precisa. Uso laser para fazer a barba e creme antirrugas, mas gasto mais grana com a minha gata, Celina, que paraplgica. Levou um tiro de chumbinho h cinco anos e perdeu o movimento das patas de trs.
A mudana de costumes

que se vestir de mulher gay no existe. Tenho muitas amigas que so travestis e so heterossexuais. No gostam nem tm atrao por homem. Ver o gay como mulherzinha um insulto antigo, fora de moda. s vezes, tentam ser mais masculinos do que o prprio homem. Para a mulher, essa dinmica mais clara porque corresponde a uma mudana que vem do sculo XIX e abrange a conquista do direito civil, a insero no mundo do trabalho. Hoje, as mulheres podem sair de camiseta e coturno e no sero questionadas sobre sua sexualidade. Agora, a parte masculina dessa revoluo no deslancha. Se um sujeito bota um vestido e vai para a rua, imediatamente hostilizado e estigmatizado, ou colocado em uma espcie de redoma. No meu caso, eu posso porque sou artista, tenho filhos criados, uma namorada que entende.
Meu nome feminino

generalidade est sendo entendida, conquistando espao. Em hotis, eu me registro como Laerte Coutinho, sexo feminino. As situaes so bvias. Se a pessoa est na sua frente com peito, brinco, maquiagem, evidente que ela quer ser tratada como feminino. Na maior parte das vezes no h espao para confuso e quem no souber como tratar que se foda! No uma questo de gnero. respeito.
Aceitao

A repercusso do meu gesto me surpreende. evidente que as pessoas pem reparo e ateno em mim, no pela minha carreira como cartunista, mas pelo meu modo de ser. Depois disso [de comear a se travestir], fui convidado para mais entrevistas do que havia sido na soma total da minha carreira como cartunista. Penso no que, exatamente, est por trs disso. Talvez seja um grito contido de apropriao masculina do vesturio feminino. Se me vejo como parte do movimento transgnero, LGBT, h um objetivo claro que ver as travestis e os transexuais com dignidade, com os mesmos direitos que as outras pessoas. No queremos apenas no ser espancadas, queremos sair pelas ruas, usar o banheiro feminino, casar, quando for o caso; queremos todos os acessrios da nossa especificidade, sem escndalo. Se estou servindo de exemplo e ajudando, timo. Mas tenho muito mais o que aprender ou absorver das travessias de vida do que o contrrio.

Toda pessoa nesse circuito tem um nome feminino. Gosto de usar Laerte. Quando abri o fato, o que sou e fao, achei que podia continuar Laerte. No vi sentido em mudar de nome. Tenho identidade feminina e identidade masculina. No Hospital das Clnicas, por exemplo, vou travestida, ou melhor, vou vestida. Na hora de fazer o carto, perguntaram se eu queria usar meu nome social e eu disse que sim. Realizo exames masculinos, por isso me defini como homem. Mulheres no tm prstata. A trans-

Devagar ou rpido, aqui ou l, dependendo do tempo e do lugar, os costumes esto se transformando. Est ficando claro para todo mundo que orientao sexual e gnero so coisas distintas. No h um vnculo nico. A ideia de que todo cara

Veja no iPad uma seleo de quadrinhos de Laerte.

Documentrio sobre o cartunista mistura gneros e premiado como Melhor Filme no Festival de Braslia Laerte reverte uma questo contra a qual sempre lutaram os movimentos feministas e libertrios: por que h desonra em ocupar o lugar feminino em detrimento do masculino? Na sua histria, no h desonra. H glria. O cartunista concorreu ao Prmio de Melhor Atriz de Curta-Metragem no 45 Festival de Braslia do Cinema Brasileiro como protagonista de Vestido de Laerte (Cludia Priscilla e Pedro Marques, So Paulo, 2012). No levou o prmio, mas infiltrou a mensagem e o curta ganhou como Melhor Filme e Melhor Direo de Arte. O produtor, Kiko Goifman, ao agradecer os trofus, lembrou que preciso pensar em gnero, dentro e fora do cinema. O diretor do filme, Pedro Marques, de 29 anos, se entusiasma ao explicar por que Laerte foi tema de sua estreia no cinema. Ele o auge da liberdade, o exemplo No filme, Marques e sua parceira Cludia Priscilla tambm brincam com gnero, fazendo uma fico que parece ser um documentrio. O motivo da histria a busca de um certificado, em So Paulo. O caminho o da fantasia. Laerte contracena com a transexual cubana Phedra D. Crdoba, que vive no Brasil e tema de outro filme de Cludia, Phedra, de 2008. Laerte inventa memrias e histrias em um contexto em que no importa se homem ou mulher, se verdade ou mentira. do que um cara ser livre. Colega de escola de Diogo, primognito de Laerte, morto aos 22 anos em um acidente de carro, Marques resolveu ter o cartunista como tema por admirar seu trabalho e sua trajetria, na qual destaca dois momentos: o primeiro, entre 2004 e 2005, quando se d o acidente e os quadrinhos de Laerte enveredam pelo caminho da poesia, do experimentalismo. O segundo, com o travestismo.

CONTINUUM

34

35

Frame do premiado Vestido de Laerte

foto: divulgao

Honra e glria

CAPA |

laerte

32

33

Gastronomia, figurino, msica, arte urbana e outros temas nas dicas desta edio

Primavera cultural
foto: Edouard Fraipont

DESTAQUE
Encontros de Arte e Gastronomia Tratar a gastronomia como expresso artstica a proposta dos Encontros de Arte e Gastronomia, programao do Museu de Arte Moderna de So Paulo (MAM/SP). A atividade d incio a uma nova linha curatorial do museu, que investe em cocriaes entre duplas formadas por artistas visuais e chefs. Sob curadoria de Felipe Chaimovich e Laurent Suaudeau, cada dupla ocupa o espao, de tera a sbado, da forma como achar melhor durante o horrio de funcionamento do museu. Entre 30 de outubro e 10 de novembro, Renato Carioni, do restaurante Cosi, de So Paulo, realiza sua experincia artstico-gastronmica com Andr Feliciano, jardineiro-artista. MAM/SP Parque Ibirapuera Avenida Pedro lvares Cabral, s/n Porto 3 So Paulo de tera a domingo, das 10h s 17h30. Entrada franca. Saiba mais em <mam.org.br>.

foto: divulgao

Bienal na Cidade Nesta edio, em cartaz at 9 de dezembro, a Bienal de So Paulo saiu do Parque Ibirapuera e ocupou outros pontos da capital, dentro da programao Bienal na Cidade. Entre as obras est a do artista argentino Leandro Tartaglia uma viagem em dois atos chamada Tudo em Mente. Na ao, o pblico parte do Pavilho da Bienal, no parque, em direo Capela do Morumbi. No caminho, ouve uma gravao e, ao chegar ao local, vivencia a instalao sonora da compositora, artista visual e performer norte-americana Maryanne Amacher. J o brasileiro Alexandre Navarro Moreira faz uma interveno em displays de bancas de jornal na Avenida Paulista, e a alem Charlotte Posenenske apresenta uma escultura minimalista na Estao da Luz. Bienal na Cidade. Saiba mais em <bienal.org.br>.

ARTES VISUAIS
Galeria Gramatura A galeria paulistana Gramatura, em atividade desde setembro, em So Paulo, focada exclusivamente em desenho contemporneo. A segunda mostra da casa, com curadoria de Renan Araujo, parte do tema linha para falar, de diversas maneiras, sobre desenho. So vdeos, instalaes e, efetivamente, desenhos que discutem o conceito da prpria galeria. Exposio Coletiva. Galeria Gramatura Rua Dr. Accio Nogueira, 104 Pacaembu So Paulo at 15 de novembro, de tera a sbado, das 11h s 18h. Entrada franca. Saiba mais em <gramatura.art.br>.
foto: divulgao

A Modern Bestiary-Mouse, de Ana Maria Pacheco

Ana Maria Pacheco, na Pinacoteca do Estado de So Paulo A artista goiana, que reside na Inglaterra, ganha a primeira montagem no Brasil desde que deixou o pas, h 40 anos. Na mostra, a nfase o trabalho escultrico que Ana Maria desenvolveu no perodo em que foi artista associada da National Gallery, em Londres, espcie de residncia artstica que previa a utilizao dos atelis da instituio, no fim da dcada de 1990. As esculturas compem uma instalao que transita entre o lgubre e o religioso e mstico. So seres disformes, que esto sob a ao de objetos de tortura, em uma releitura contempornea de rituais da Idade Mdia. A obra de Ana Maria, de grande impacto visual, hoje bastante valorizada no cenrio internacional, com a aquisio de obras por colees pblicas e privadas. Ana Maria Pacheco. Pinacoteca do Estado de So Paulo Praa da Luz, 2 So Paulo de 10 de novembro a 3 de fevereiro, de tera a domingo, das 10h s 17h30; s quintas, at as 22h (entrada franca das 18h s 22h e tambm aos sbados). Ingresso: 3 reais. Saiba mais em <pinacoteca.org.br>. 37 36

Sem Ttulo, de Samson Flexor

CONTINUUM

foto: divulgao

Cama de Romeu e Julieta, de Arthur Bispo do Rosrio, obra que integra a 30 Bienal

BAlAIO

BAlAIO

fotos: divulgao

MSICA
DVD A Dama Indigna, de Cida Moreira (Lua Music, 2012) Reverenciada por msicos da nova gerao, como Thiago Pethit [leia entrevista nas pginas 16 a 19], a cantora Cida Moreira lanou seu primeiro DVD, aos 30 anos de carreira, no comeo de 2012. o registro audiovisual do show homnimo, que tambm gerou um CD ao vivo. Intrprete fortemente influenciada pela linguagem do teatro, Cida se notabilizou pela tcnica apuradssima e pela recriao de canes de Kurt Weill e Bertolt Brecht, Chico Buarque e Tom Waits, entre outros. Nesse recital de piano e voz, com clima de cabar, a dramaticidade da interpretao de Cida d o tom a canes como O Cime e Me, de Caetano Veloso, e at a uma inusitada releitura de Back to Black, de Amy Winehouse. Noite na Taverna Clssico da literatura brasileira publicado em 1855, Noite na Taverna, de lvares de Azevedo, ganhou verso em quadrinhos, que integra a srie Clssicos Brasileiros em HQ, da Editora tica. Na histria original, cinco amigos se encontram em um botequim para, entre um gole e outro, narrar suas aventuras de juventude, misto de transgresso e perverso. Para a adaptao em formato de desenho, com roteiro de Reinaldo Seriacopi, foram convocados alguns dos mestres brasileiros do HQ de horror: Arthur Garcia, Franco de Rosa, Rodolfo Zalla, Rubens Cordeiro, Sebastio Seabra e Walmir Amaral. Cada um assina os quadrinhos de um captulo, criando uma atmosfera de terror que amplifica a densidade da obra de Azevedo.

MODA
Cpsula do Tempo: Identidade e Ruptura no Vestir de Ney Matogrosso, no Senac O cantor Ney Matogrosso sempre se destacou por sua presena cnica em shows. A cada espetculo que apresenta desde os anos 1970, quando integrava os Secos & Molhados , a performance desse cantor de voz cristalina e timbre raro se torna mais ousada e transgressora. Isso se deve, em grande medida, aos figurinos, muitas vezes desenhados por importantes nomes da moda. A exposio, com curadoria do carnavalesco Milton Cunha, apresenta cerca de 30 indumentrias. A seleo foi feita entre as 220 peas que o cantor doou ao Senac, faculdade paulistana que oferece curso de moda. Elas comporo o Espao Ney Matogrosso, instalado na biblioteca do campus. A instituio restaurou as peas, que so expostas em manequins com as medidas e feies do cantor. Cpsula do Tempo. Centro Universitrio Senac Campus Santo Amaro Avenida Engenheiro Eusbio Stevaux, 823 Santo Amaro So Paulo at 14 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h s 21h; sbados, das 8h s 17h. Entrada franca.

olheosmuros.tumblr.com Os muros que delimitam os espaos pblico e privado tambm funcionam como suporte para que as pessoas se expressem. Mensagens, palavras de ordem, frases irnicas, bem-humoradas ou de protesto, grafites e desenhos sempre encontraram nessas estruturas verticais uma tela para se deixarem ver. O projeto colaborativo Olhe os Muros convida os internautas a enviar imagens que tenham, de alguma forma, chamado sua ateno para o e-mail olheosmuros@ gmail.com ou um tweet para @olheosmuros. No tumblr, deve-se clicar no link Viu um muro? no topo da pgina.

songkick.com Este site, que tambm est disponvel em aplicativo para aparelhos mveis, faz uma leitura do arquivo de msicas de quem o acessou para oferecer sugestes de shows dos artistas presentes na lista, seja no Brasil, seja em outros pases. A ideia que o usurio seja o primeiro a saber das apresentaes de seus artistas preferidos e se antecipe na compra de ingressos. Para os fs de carteirinha tambm uma chance de acompanhar passo a passo a trajetria de seus escolhidos. Artistas tambm podem alimentar o site com as informaes de sua agenda, o que possibilita outro tipo de pesquisa, alm daquela feita pela leitura da biblioteca musical.

lisacongdon.com/blog/category/365-days-of-hand-lettering Se voc anda precisando de doses dirias de nimo e beleza, com certeza vai gostar de um dos trabalhos de Lisa Congdon. A artista norte-americana cria todos os dias uma nova ilustrao com mensagens positivas ou apenas desenhos fofos no projeto intitulado 365 Days of Hand Lettering. Todas as obras da srie esto disponveis em seu blog para inspirar cada dia do ano; e, como ainda faltam alguns meses para o final de 2012, corra at l e acompanhe.

guerillasculpture.tumblr.com A artista norte-americana Tesha Lewis decidiu decorar a cidade de Indianpolis, onde mora, com borboletas azuis. Os pequenos insetos, feitos com materiais reciclados, so presos a estruturas de metal por meio de ms. Segundo Tesha, a inteno no comprometer os locais onde as borboletas so fixadas e sim revitalizar e transformar a arte feita em espaos pblicos. No blog da artista possvel acompanhar a evoluo do projeto, chamado Guerilla Sculpture, e aproveitar para inserir um pouco de magia e beleza nas horas em frente tela do computador. 39

CONTINUUM

38

BAlAIO.com

NO ITA CULTURAL

4 andares 145 obras Rplicas para manusear Projetos da artista nunca antes realizados Um museu virtual criado especialmente para a exposio
Curadoria de Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte
[indicado para todas as idades] estacionamento conveniado, com entrada pela rua lencio de carvalho /itaucultural fone 11 2168 1777 atendimento@itaucultural.org.br avenida paulista 149 so paulo sp 01311 000 [estao brigadeiro do metr]

Foto: Edouard Fraipont

AT DE NOVEMBRO DE ENTRADA FRANCA


Voc tambm pode ver as obras em novo.itaucultural.org.br

PILAR COMUNICAO

ENTENDA POR QUE LYGIA CLARK UMA DAS ARTISTAS BRASILEIRAS MAIS RECONHECIDAS NO MUNDO

Potrebbero piacerti anche