Sei sulla pagina 1di 11

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012.

ISSN 2237-8758

UMA LACUNA NO ENSINO DO SISTEMA VERBAL PORTUGUS: A AUSNCIA DA CATEGORIA GRAMATICAL ASPECTO NAS AULAS DE LNGUA PORTUGUESA.

Thas Franco de PAULA Universidade Federal de Minas Gerais thaisfrancodepaula@yahoo.com.br Sueli Maria COELHO Universidade Federal de Minas Gerais su.coelho@uol.com.br

Resumo: Este trabalho vem discutir uma categoria gramatical sobre a qual as gramticas tradicionais e, consequentemente, as aulas de portugus no versam (ou versam de maneira indireta), a saber, a categoria de aspecto, que est ligada ao verbo. Embora o conceito expresso pelo verbo possa ser dimensionado de diferentes formas por meio das categorias verbais - que so em nmero de seis: aspecto, tempo, modo, voz, pessoa e nmero -, o ensino de Lngua Portuguesa considera apenas as cinco ltimas categorias verbais e desconsidera o aspecto, categoria que define a durao do processo verbal. Mostraremos em dois livros didticos do Ensino Mdio que esto entre os mais usados na Rede Estadual de Ensino que noes aspectuais aparecem apenas de forma indireta. Acreditando que nossos alunos entenderiam com mais propriedade e facilidade o emprego dos tempos e modos verbais se a categoria aspecto no fosse negligenciada como , comparamos, em duas turmas de terceiro ano do Ensino Mdio, uma metodologia tradicional de ensino do pretrito perfeito e do pretrito imperfeito com uma metodologia que traz noes aspectuais. Os resultados advogam a favor da incluso da categoria verbal aspecto nas aulas de Lngua Portuguesa.

Palavras-chave: Ensino; Gramtica; Categoria Gramatical; Aspecto verbal. 1. Introduo

Tempo, modo, pessoa, nmero e voz so categorias verbais bastante discutidas em nossas aulas de Lngua Portuguesa. Mas o que dizer da categoria aspecto? Em 1985, Travaglia inicia seu livro O aspecto verbal no portugus, um dos principais trabalhos sobre essa categoria na Lngua Portuguesa, alertando-nos para o fato da pouca ateno que tem sido dada categoria de aspecto. Quase 30 anos se passaram e a realidade parece no ter mudado muito. O aspecto continua sendo uma categoria pouco cotejada, inclusive no mbito acadmico. 100% (num universo de 10 informantes) dos professores perguntados por ns sobre o que o aspecto verbal no souberam defini-lo. O objetivo deste trabalho , pois, apresentar a realidade da categoria verbal aspecto no ensino do portugus e defender o fim da subalternizao dessa categoria, mostrando como uma metodologia que inclua tal categoria pode dar resultados satisfatrios na compreenso dos tempos e modos verbais e, consequentemente, na compreenso textual.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

1.1 O aspecto verbal Embora pouco cotejado, o aspecto tambm uma das categorias verbais do portugus e se destina a expressar a durao da ao verbal, conforme evidencia as palavras que se seguem de Castilho (1969). Segundo esse autor as categorias verbais atualizam
o processo virtualmente considerado, definindo-lhe a durao (aspecto), localizando-o numa data ou perspectiva (tempo), esclarecendo a interferncia do sujeito falante (modo) ou o papel a ele atribudo (voz), bem como sua relao com o ouvinte e o assunto (pessoas assim distribudas: primeira pessoa, sujeito falante; segunda pessoa, ouvinte; terceira pessoa, o assunto) e quantidade dessas entidades (nmero). (CASTILHO, 1969, p.14, grifo nosso)

Para verificar como se d o tratamento do aspecto nos livros didticos, um de nossos objetivos aqui, precisamos conceituar essa categoria. O aspecto, como reconhece Comrie (1976, p.1), uma categoria que tende a ser menos conhecida pelos estudantes de Lingustica que outras categorias como tempo e modo. Por ser o tempo uma categoria bem mais conhecida que o aspecto e por aquele estar intimamente relacionado a este, praticamente unnime a preferncia dos autores de partir das noes de tempo e dixis para conceituar aspecto. Dixis a capacidade da lngua de designar os referentes por meio da sua localizao no tempo e no espao, sendo o falante o ponto de referncia. O tempo refere-se localizao do fato enunciado relativamente ao momento da enunciao; so, de modo geral, as noes de presente, de passado, de futuro e suas subdivises. Os autores concordam que tempo e aspecto so ambos categorias temporais, mas diferem um do outro, pois o tempo ditico, situando o momento da ao em relao ao momento da fala, ao passo que o aspecto no-ditico, referindo-se situao em si, ao tempo interno da ao. Vamos explicitar isso com base em um exemplo retirado de uma entrevista sociolingustica representativa do dialeto mineiro que compe o corpus do Projeto Mineirs, a construo de um dialeto - O dialeto belo-horizontino. (1) (...) eu fiz cursinho uma segunda vez e a passei nas Cincias Mdicas e t fazendo Medicina l.(...) Quando o falante disse fiz e passei, ele expressa que as aes de fazer cursinho e de passar no vestibular ocorreram antes do momento em que ele est situado temporalmente. H, portanto, marcas da categoria de tempo, pois os fatos recebem um tratamento baseado na dixis. Quando diz t fazendo ele expressa no s a referncia ao tempo em que a ao de fazer ocorre em relao fala, mas tambm expressa o desenvolvimento dessa ao, havendo a, portanto, marcas da categoria de aspecto. Em fiz e passei, alm das marcas de tempo h tambm marcas de aspecto, pois indicam aes totalmente concludas, sem se ater a nenhuma de suas fases. Trata-se, portanto, do aspecto perfectivo. J em t fazendo, tem-se o aspecto imperfectivo. Comrie (1976) apresenta um conceito de aspecto com base na relao tempo e dixis: aspecto so as diferentes maneiras de ver a constituio temporal interna da situao (COMRIE, 1976, p. 3, traduo nossa)1. Esse autor tambm distingue tempo e aspecto

aspects are different ways of viewing the internal temporal constituency of a situation

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

dizendo que o tempo um tempo externo situao e o aspecto um tempo interno situao. (p. 5, traduo nossa)2. Castilho (1968), bem como Costa (2002), tratam do aspecto como a representao espacial do processo/fato. Para Castilho (op. cit.), o aspecto a viso objetiva da relao entre o processo e o estado expressos pelo verbo e a idia de durao ou desenvolvimento. , pois, a representao espacial do processo (p.14). Travaglia (1985) comenta que essa representao ou atualizao espacial do processo deve-se ao fato de o aspecto localizar a situao dentro do espao temporal de sua ocorrncia. Travaglia (op. cit.) percebeu que as fases de uma situao podiam ser tomadas de diferentes pontos de vista, organizou diferentes subconjuntos de fases conforme o ponto de vista considerado e descobriu haver trs pontos de vista diferentes: o do desenvolvimento da ao (incio, meio e fim), o do completamento da ao (situao completa e situao incompleta), e o da realizao da ao (por comear, comeada ou no acabada e acabada). A partir da Travaglia (op. cit.) apresenta o conceito de aspecto que tomaremos para este trabalho:
Aspecto uma categoria verbal de TEMPO, no ditica, atravs da qual se marca a durao da situao e/ou suas fases, sendo que estas podem ser consideradas sob diferentes pontos de vista, a saber: o do desenvolvimento, o do completamento e o da realizao da situao. (TRAVAGLIA, 1985, p.53).

Com base nestes trs pontos de vista, Travaglia prope o seguinte quadro com as noes aspectuais e os aspectos do portugus:

Quadro 1: Quadro das noes aspectuais e dos aspectos proposto por Travaglia (1985, p. 97)

situation-internal time (aspect) and situation-external time (tense)

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

Agora, j conhecendo as noes aspectuais e os aspectos do portugus, podemos passar anlise de como essa categoria tratada nos dois livros didticos selecionados para anlise.

2. O aspecto nos livros didticos

Para verificar a abordagem da categoria de aspecto no ensino de Lngua Portuguesa, selecionamos dois livros didticos do Ensino Mdio que esto entre os mais utilizados na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, a saber: (i) Portugus linguagens, volume 2, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes (2005); e (ii) Portugus de olho no mundo do trabalho, volume nico, de Ernani Terra e Jos de Nicola (2005). Como prevamos, no verificamos referncia explcita categoria de aspecto nos livros didticos; h, no estudo das flexes de tempo no modo indicativo, apenas meno a noes que so nitidamente aspectuais, como veremos adiante. Comeamos nossa anlise por Cereja e Magalhes (2005). J na conceituao de verbo vemos a sobreposio da categoria tempo s demais categorias: Verbos so palavras que exprimem ao, estado, mudana de estado e fenmenos meteorolgicos, sempre em relao a determinado tempo. (p. 143, grifo nosso). O ensino de Lngua Portuguesa fecha os olhos para o fato de que uma ao ou uma mudana de estado podem ter uma durao, ou seja, podem atualizar a categoria de aspecto. Leva-se em conta apenas que uma ao, um estado, uma mudana de estado ou um fenmeno meteorolgico ocorreram antes, durante ou aps o momento da enunciao. Essa subalternizao do Aspecto vista por Maria Helena Mira Mateus et alii (1983) como injustificvel, j que o portugus das poucas lnguas em que a oposio aspectual SER X ESTAR encontra-se lexicalizada. Por isso, muitos de nossos alunos s tomam conscincia dessa diferena aspectual nas aulas de lngua inglesa, quando descobrem que essa lngua apresenta apenas uma forma (o to be) para representar as duas formas que temos, o SER e o ESTAR. Nos livros didticos consultados no h referncia explcita ao termo aspecto, para tentar conceitu-lo e descrev-lo. Essa categoria no aparece mesmo entre as demais categorias verbais, como veremos a seguir em Cereja e Magalhes (2005) e tambm em Terra e Nicola (2005):

Fonte: Portugus linguagens, volume 2, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes (2005), p. 143.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

Fonte: Portugus de olho no mundo do trabalho , volume nico, de Ernani Terra e Jos de Nicola (2005), p. 246.

Vamos verificar agora as referncias indiretas categoria de aspecto, encontradas no estudo das flexes de tempo no modo indicativo, em Cereja e Magalhes (2005). Tais referncias indiretas aparecem no tpico Flexes de tempo e modo no indicativo do captulo 16. Sublinhamos no texto dos autores os trechos que fazem referncia indireta categoria de aspecto:

Fonte: Portugus linguagens, volume 2, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes (2005), p. 143.

Cereja e Magalhes (2005) referem-se ao aspecto ITERATIVO ao falar em ao que se repete e ao aspecto DURATIVO ao falar em ao que perdura. Ao dizerem que o pretrito perfeito transmite a idia de uma ao completamente concluda (p.144, grifo nosso), os dois autores trazem tona a noo de completamento, que se refere ao aspecto PERFECTIVO, conforme o quadro de Travaglia (1985) acima. Ao dizerem que o pretrito imperfeito transmite a idia de uma ao habitual ou contnua (p.144, grifo nosso), referem-

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

se ao aspecto HABITUAL3 e ao aspecto DURATIVO, conforme o quadro de Travaglia (1985). Em Terra e Nicola (2005), tambm encontramos referncias indiretas categoria de aspecto:

Terra e Nicola (2005) referem-se ao aspecto HABITUAL quando dizem que o presente do indicativo usado para exprimir uma ao habitual. Referem-se ao aspecto ACABADO ou PERFECTIVO quando falam que o pretrito perfeito exprime um fato j concludo anteriormente ao momento em que se fala. Quando dizem que o pretrito imperfeito exprime um fato anterior ao momento em que se fala, mas no o toma como concludo, revelando, assim, o fato em curso, em sua durao, referem-se aos aspectos CURSIVO, DURATIVO e IMPERFECTIVO. A partir das conceituaes de pretrito perfeito e de pretrito imperfeito desses dois livros didticos, podemos relacion-los aos aspectos PERFECTIVO e IMPERFECTIVO, respectivamente. Segundo Travaglia (1985), o aspecto PERFECTIVO
caracterizado por apresentar a situao como completa, isto , em sua totalidade. O todo da situao apresentado como um todo nico, inanalisvel, com comeo, meio e fim englobados juntos. No h tentativa de dividir a situao em suas fases de desenvolvimento. como se a situao fosse vista de fora, em sua globalidade. (TRAVAGLIA, 1985, p. 96).

Alguns autores, como Costa (1997), no consideram o habitual como aspecto, mas como consequncia da iterao.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

e o aspecto IMPERFECTIVO
caracterizado por apresentar a situao como incompleta, isto , no temos o todo da situao e, por isso, normalmente ela apresentada em uma de suas fases de desenvolvimento (...) [Ao] contrrio do que ocorre no perfectivo, como se a situao fosse vista de dentro, enfocando-se no o seu todo. (TRAVAGLIA, 1985, p. 96).

Como percebemos pela anlise dos livros didticos, o ensino de Lngua Portuguesa desconsidera o aspecto, pois no leva em conta que a ao, o estado ou o fenmeno descritos pelo verbo podem ter uma durao interna. Isso constitui uma lacuna no ensino do sistema verbal da nossa lngua. Acreditamos que se essa lacuna no existisse o aluno entenderia com mais propriedade e facilidade o emprego dos tempos e modos verbais. Ento, para verificar essa hiptese, propusemos um teste: estudar, com base em uma metodologia que leve em conta a categoria de aspecto, a diferena entre o pretrito perfeito e o pretrito imperfeito do indicativo, que basicamente aspectual como vimos acima. Se ambas as formas do pretrito, perfeito e imperfeito, localizam o evento num tempo anterior ao tempo da enunciao, o que as diferencia a durao da ao nesse tempo, a forma como a situao apresentada: se completa (pretrito perfeito) ou incompleta (pretrito imperfeito).

3. O aspecto na sala de aula

Para verificar nossa hiptese segundo a qual o aluno entenderia com mais propriedade e facilidade o emprego dos tempos e modos verbais se a categoria de aspecto no fosse negligenciada no ensino de lngua materna, selecionamos duas turmas de 3 ano do Ensino Mdio de perfis semelhantes em uma escola da rede estadual de ensino de Belo-Horizonte. Em uma turma analisamos a diferena entre o pretrito perfeito e o pretrito imperfeito do indicativo com base na ideia aspectual de durao da ao, levando em conta os traos [+ ou durativo]. Na outra turma tomamos como ponto de partida o conceito tradicional que aparece nas gramaticas tradicionais e nos livros didticos, o qual nos parece bem mais confuso para o aluno. Alm de verificar no decorrer da aula qual metodologia teria melhor aceitao pelos os alunos, buscamos, por meio da aplicao de exerccios, quantificar qual metodologia obteria melhores resultados. Na turma I, estudamos a diferena entre o pretrito perfeito e o pretrito imperfeito com base nas noes aspectuais de durao. Mostramos aos alunos que as aes expressas pelo verbo, alm de poderem se situar no passado, no presente ou no futuro, ou seja, acontecerem antes no momento da enunciao, durante o momento da enunciao ou num momento futuro em relao enunciao, podem ter uma durao interna. Mostramos que o pretrito perfeito e que o pretrito imperfeito so ambos formas de passado, cuja principal diferena est na durao interna da situao. O pretrito imperfeito expressa a temporalidade interna do fato, no sendo possvel perceb-lo como um todo (Ele saa s 6h); ao passo que o pretrito perfeito (Ele saiu s 6h) expressa o fato referido como global, no apresentando a constituio temporal interna da ao. Apesar de tambm ter uma durao interna, dizemos que o pretrito perfeito menos durativo que o pretrito imperfeito. Expondo em teoria, o que no foi feito em sala de aula por motivos didticos, podemos comparar o pretrito perfeito ao aspecto PERFECTIVO e o pretrito imperfeito ao aspecto IMPERFECTIVO. Seguindo a

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

explicao, os alunos receberam um exerccio com 15 sentenas para que seus verbos fossem classificados em pretrito perfeito e pretrito imperfeito. Na segunda turma, estudamos a diferena entre os dois tempos verbais com base no conceito que aparece na maioria dos livros didticos. Transcrevemos para os alunos o conceito que est em Terra e Nicola (2005), mas os outros autores no diferem muito disso:
pretrito perfeito exprime um fato j concludo anteriormente ao momento em que se fala. Ontem eu reguei as plantas do jardim. pretrito imperfeito exprime um fato anterior ao momento em que se fala, mas no o toma como concludo, acabado. Revela, pois o fato em seu curso, em sua durao. Ele falava muito durante as aulas. (TERRA e NICOLA, 2005, p. 249).

Como na turma I, aps a explicao, aplicamos o exerccio. Comparando as duas aulas, a explicao com base na categoria de aspecto parece ter tido maior aceitao. O comentrio de uma aluna para o professor da turma que acompanhou o nosso teste foi o seguinte: Olha a, professor, porque voc no explicou assim? bem mais fcil. Alm das impresses aparentes, os dados obtidos com a correo dos exerccios revelam que a turma I teve melhor aproveitamento que a turma II. Enquanto a turma II, que se baseou nas explicaes tradicionais, teve 86% de aproveitamento, a turma I, que se baseou nas noes aspectuais, teve 90% de aproveitamento. A turma I tambm obteve melhor resultado nos exerccios de leitura que apresentaremos a seguir. Sabemos da pouca relevncia de exerccios meramente gramatiqueiros; a gramtica precisa ser entendida como um meio para se chegar organizao, estruturao e ao entendimento dos textos. Ela precisa auxiliar nas finalidades comunicativas, ajudando o indivduo a atuar linguisticamente de maneira adequada para seu entendimento. No h, portanto, como negar o vnculo entre leitura e gramtica. Vinculando a noo gramatical de aspecto com as habilidades de leitura, mostraremos como a escolha de recursos gramaticais - como a seleo de um tempo verbal ou de outro para marcar diferentes aspectos - determinante no efeito de sentido do texto. As relaes entre recursos expressivos (no nosso caso um recurso gramatical) e efeitos de sentido , inclusive, um dos tpicos da Matriz de Referncia do Sistema Nacional da Educao Bsica SAEB. O descritor 19, do tpico V (Reconhecer o efeito de sentido decorrente da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos), avalia a habilidade do aluno em identificar o efeito de sentido decorrente das variaes relativas aos padres gramaticais da lngua. Pensando nas questes aspectuais envolvidas entre os pretritos perfeito e imperfeito, que j comentamos acima, a escolha de um desses tempos causa diferenas semnticas em enunciados; ento, identificar os diferentes efeitos de sentido provocados pelo uso desses diferentes tempos verbais deve ser uma habilidade dos estudantes do 3 ano do ensino mdio. O descritor 19 diz que mais do que identificar a estrutura sinttica apresentada, vale discernir sobre o efeito discursivo provocado no leitor (p.69). Se no primeiro exerccio os alunos precisaram apenas identificar em qual tempo o verbo estava, no segundo exerccio, levando-se em conta a considerao acima do descritor 19, o aluno foi solicitado a identificar os diferentes sentidos decorrentes do uso do pretrito perfeito ou do pretrito imperfeito.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

Para isso elaboramos trs questes. Na primeira delas o aluno foi solicitado a identificar a diferena de sentido entre dois trechos que se diferenciavam pela troca de tempo dos verbos: (a) O mergulhador Homero Higino de Souza Filho, de 37 anos, consertava (consertou) uma tubulao de petrleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, a 293 metros de profundidade, quando ela explodiu. (b) O mergulhador Homero Higino de Souza Filho, de 37 anos consertou uma tubulao de petrleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, a 293 metros de profundidade, quando ela explodia. Espervamos que o aluno fosse capaz de depreender dois sentidos diferentes que decorrem de diferentes noes aspectuais de durao dos verbos sublinhados nos trechos (a) e (b). Em (a), o verbo consertar no pretrito imperfeito (IMPERFECTIVO, DURATIVO, NO-ACABADO, CURSIVO) indica uma ao de durao mais longa que o verbo explodir no pretrito perfeito (PERFECTIVO, PONTUAL, ACABADO). J em (b) o verbo consertar fica menos durativo que em (a) por passar para o pretrito perfeito, e o verbo explodir, que pelo prprio semantema PONTUAL, passa a apresentar uma durao interna. Espervamos, ento, que o aluno dissesse que em (a) o mergulhador praticava a ao de consertar quando aconteceu o fato da exploso. E que em (b) o mergulhador praticou a ao de consertar durante a durao da exploso. O aluno poderia falar ainda que no mundo real a interpretao de (b) improvvel. Nas turmas I e II o percentual de acertos dessa questo foi de apenas 39% e 16% respectivamente. Esse resultado pode nos apontar uma falta de habilidade ou prtica dos alunos em raciocinarem sobre as questes de durao da ao verbal. Na questo 2, o aluno foi solicitado a ler dois trechos semelhantes e a escolher o que lhe parecia mais adequado para compreenso e entendimento. Em um no havia coerncia entre os tempos verbais, o que causava incompatibilidades aspectuais. (a) Dava-se que o Pedrinho esteve jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travesso, a dita foi de contra a uma vidraa e despedaava tudo. Pedrinho botava a bola debaixo do brao e sumia at a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. Quando o pai chegava, perguntava mulher quem havia quebrado o vidro e a mulher dizia que foi o Pedrinho, mas que o menino esteve com medo de ser castigado, razo pela qual ela temeu que a criana no confessasse o seu crime. (b) Deu-se que o Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travesso, a dita foi de contra a uma vidraa e despedaou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do brao e sumiu at a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. Quando o pai chegou, perguntou mulher quem havia quebrado o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razo pela qual ela temia que a criana no confessasse o seu crime. O resultado desse exerccio foi mais satisfatrio que o anterior. Houve 93% de acertos na turma I e 68% de acertos na turma II. Esse exerccio mostra explicitamente a relao entre gramtica e leitura, a importncia da aplicao adequada dos princpios gramaticais para que haja compreenso. A maioria dos alunos soube localizar na leitura as marcas lingusticas inadequadas que comprometeram a clareza textual.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

10

O exerccio 3, mais parecido com o primeiro exerccio, pedia que o aluno identificasse nos dois trechos seguintes as diferenas de sentido decorrentes do uso do pretrito perfeito em um e do pretrito imperfeito em outro. (a) Pedrinho botou a bola debaixo do brao e sumiu at a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. (b) Pedrinho botava a bola debaixo do brao e sumia at a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. Em (a) o pretrito perfeito do verbo botar marca os aspectos PERFECTIVO, PONTUAL, ACABADO. O verbo sumir, mesmo estando no pretrito perfeito, como o verbo botar, tem sua marcao aspectual influenciada pelo adjunto adverbial at a hora do jantar, que o torna mais durativo que o verbo botar. O uso do pretrito imperfeito em (b) atualiza no apenas o aspecto ITERATIVO, mas tambm os aspectos DURATIVO, NO-ACABADO, CURSIVO, IMPERFECTIVO. Espervamos que os alunos percebessem que em (b) a ao de botar a bola debaixo do brao e sumir at a hora do jantar mais durativa que em (a), uma durao que a torna, inclusive, iterativa. Os alunos poderiam falar em ao que se realiza com frequncia em (b), ao contrrio do que acontece em (a). Para esse exerccio o ndice de acertos da turma I foi de 43% e o da turma II, 63%. A turma II obteve resultado melhor que a turma I apenas nesse exerccio. De modo geral, a turma I, que trabalhou com noes aspectuais para diferenciar o pretrito perfeito do pretrito imperfeito, obteve aproveitamento maior. Mesmo assim acreditamos que, em se tratando de alunos da etapa final do Ensino Mdio, os resultados da avaliao leitora poderiam ser melhores. Os resultados evidenciam como a ausncia do tratamento da categoria de aspecto no ensino de lngua portuguesa podem comprometer o desenvolvimento de habilidades de compreenso de texto. Quando se fazem vistas grossas para o aspecto, uma propriedade que intrnseca aos verbos do portugus, cria-se, evidentemente, uma lacuna no sistema verbal e no entendimento efetivo do aluno sobre essa classe de palavras que to importante na construo e no entendimento do texto.

3. Concluso Este trabalho teve o intento tanto de discutir uma categoria verbal que no ensinada nas nossas aulas de lngua portuguesa, quanto de mostrar como a insero dessa categoria no ensino de portugus auxiliaria no entendimento dos tempos e modos verbais e na compreenso textual. Os testes realizados com os alunos do Ensino Mdio mostraram que a diferena entre os pretritos perfeito e imperfeito foi mais bem compreendida pelos alunos que a estudaram levando em conta os traos de aspecto [+ ou durativo]. Por isso, defendemos que a marcao do aspecto um recurso gramatical importante na estruturao e na compreenso dos textos. Os resultados revelam que no h como negar o vnculo entre gramtica e leitura. A marcao do aspecto verbal na lngua o meio pelo qual o falante marca a durao do fato que quer expressar. Precisamos, portanto, repensar a subalternizao do aspecto no ensino da lngua portuguesa.

Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

11

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educao: SAEB: ensino mdio : matrizes de referncia, tpicos e descritores. Braslia: MEC, SEB; Inep, 2008. CASTILHO, A. Introduo ao estudo do aspecto verbal na lngua portuguesa. Alfa, Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Marlia. So Paulo: Marlia, 1967, p. 13-44. CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus: Linguagens. Vol. 2. So Paulo: Atual, 2005. COMRIE, Bernard. Aspect: an introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambrigde : Cambrigne University Press, 1976, p.1-15. COSTA, S. B. B. O aspecto em Portugus. So Paulo: Contexto, 2002, p. 11-29. MATEUS, Maria Helena Mira et alii. Gramtica da Lngua Portuguesa. Coimbra, Almedina, 1983. PROJETO MINEIRS A CONSTRUO DE UM DIALETO: o mineirs belo-horizontino. Banco de dados. Entrevista BH 02. Disponvel em http://www.letras.ufmg.br/mineires/ Acesso em: 11/03/12 TERRA, Ernani e NICOLA, Jos de. Portugus de olho no mundo no trabalho Volume nico para o Ensino Mdio. 2. ed. So Paulo: Scipione, 2009. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O aspecto verbal no portugus: a categoria e sua expresso. ed. rev. Uberlndia : Universidade Federal de Uberlndia, 1985, p.49-54.

Potrebbero piacerti anche