Sei sulla pagina 1di 99

15

CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

UM APLOGO PARA MEDITARES Certa vez, um jovem, ansioso de conhecimentos, procurou um sbio que vivia isolado dos homens. Senhor, disse o jovem vim vossa procura, porque s vs sereis capaz de resolver o problema que me aflige. O sbio olhou o jovem com simpatia, e disse-lhe: Fala que eu te ouvirei. Senhor, por mais que procure Deus, eu no o encontro. Estive nos templos que os homens construram, atravessei pases, conheci diversas crenas, interroguei o cu, as estrelas, as nuvens, essas mensageiras meigas e suaves, o vento que embala as folhas das rvores, e no o encontrei. Creio que s vs sois capaz de responder minha pergunta... Meu filho, no crs que Deus seja o Bem? Naturalmente, Senhor. Admitirias que fosse ele mau? Como admitir tal coisa? No ele o Bem supremo de tudo? Assim o creio; mas onde est? O Sbio fez um gesto para det-lo, e continuou: Vs aquela planta que se desenvolve sob aquele carvalho? No estende ela as suas razes no cho em busca da gua e do alimento? E no a gua e o alimento da terra o seu bem? , senhor. E quando ela estira os ramos em busca do sol, do ar, no procura ela o seu bem?

16
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Procura, senhor. E aquele pssaro que canta naquele carvalho... Olha, ele desce. Vem at o cho. Vs como bica, aqui e ali... Que busca ele? O seu mal? No, senhor, o seu bem. E no busca tudo o seu bem? Busca, senhor. E tu, quando me vieste procurar, procuravas o Mal? No, senhor, eu procurava o Bem. E saber onde est Deus, seria para ti um mal, ou um bem? Um bem, senhor. Ento, ao achares Deus, acharias um bem, que o teu bem, no verdade? Pois no Deus um bem? E ao acha-lo, no conhecerias um bem, por tua vez? verdade, senhor. E achas que o teu bem seria um mal para Deus? No, senhor, pois ele, que ordenou o mundo, deu-me o anseio do bem. O sbio sorriu satisfeito, e disse-lhe pausada e paternalmente: Pois, meu filho, respondeste admiravelmente. Deus, que o Bem, ordenou o universo. E da lei do universo que todas as coisas busquem o seu bem. Mas o homem livre, e pode procurar o prprio mal. Tu no queres o teu mal.... Nunca, senhor. ... queres o teu bem. E ao quer-lo, cumpres a lei de Deus, e ao busca-lo, buscas Deus, porque Deus o bem. Fez uma pausa e prosseguiu: Meu Filho, olha para dentro de ti. Realiza o teu Bem. Ele no necessita do mal de teu semelhante. Ama o teu Bem. Ele no necessita do mal de teu semelhante. Ama o teu bem, respeita-o, como deves respeitar e amar o teu semelhante. E proporo que realizes em ti, e tua volta, o Bem, Deus h de aparecer cada vez mais ntido para ti, pois Deus o bem, o supremo bem que todas as coisas anseiam.

17
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Pai, respondeu o jovem com um terno sorriso agora compreendo. O meu mpeto de procurar Deus era um sinal de que deveria procurar o meu bem e, ao realiza-lo, Deus se revelaria totalmente para mim. Obrigado, senhor, sei agora o que devo fazer. No precisarei mais buscar longe de mim o que mora em mim. No irei a terras distantes para encontrar o que j trago em meu corao. Agora sei, agora sei que Deus estar sempre comigo toda vez que eu lutar pela realizao do meu bem... Obrigado, senhor! *** Depois de ouvires este aplogo, medita alguns minutos, e eles te sero proveitosos. O aplogo nos ensina que s conhecem o verdadeiro amor aqueles que tem confiana e uma grande esperana no Bem. Tudo o que desejamos encontrar nele, ns nele encontramos realmente, e muito mais. Pois tem ele acaso um limite? No ele uma eterna fonte de gua cristalina e fresca? No d o Bem o Bem? No ele o eterno criador de si mesmo? Nunca amaremos demais o bem. Quanto mais o amarmos, mais dele nos aproximamos. Nunca deixou de acompanhar aqueles que nele tiveram grande confiana; tambm nunca nos abandonou. At quando nos transviamos, quando seguimos o caminho do Mal, ns procuramos no Mal, um bem. Nossos olhos esto sempre voltados para o maior de todos os valores, para o supremo de todos os supremos. Poderias tu, mesmo que o quisesses, lutar contra ele? No seria proclamares de incio a tua derrota? Ento j sabes qual o caminho da vitria. Luta por ele. No temas os empecilhos, os entraves, as dificuldades. Ele jamais te abandonar. Confia nele, e ters dentro de ti aquela fortaleza ante a qual se aniquilaro todas as foras contrrias. Cr em ti, e crer em ti crer em teu bem. Podes agora admitir que algum te desvie do teu caminho?

18
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

O MTODO DESTA OBRA Leitor amigo, seguiremos juntos. Serei teu companheiro solcito nesta jornada. Quero seguir ao teu lado, indicando este velho caminho que muitos esqueceram. No posso deixar de contar com a tua boa vontade e um desejo, por pequeno que seja, de te libertares dos desvios que te afastam da meta desejada. Sofres, ests nervoso, amarguram-te preocupaes, angustiamte terrores que no sabes de onde vem. Teus dias so amargos e os frutos de tua vida tm sido cidos. Desejas que tudo seja diferente, que teus olhos brilhem com outra luz? Tens-me ao teu lado. Vamos juntos procurar o que nos parece perdido. -Mas que poderia eu fazer? Se te indicar o caminho, a estrada que leva meta desejada, ters que ir pelos teus passos. longa a jornada, mas vale a pena o esforo. No te vou pedir nada que no possas fazer, nem te vou oferecer palavras. Vou oferecer-te ao. Tu irs fazer, pouco a pouco, o que te vou pedir. Mas, antes de tudo, quero fazer-te uma pergunta da qual no deves te espantar: -Conheces a ti mesmo? A resposta a esta velha, milenar pergunta, o primeiro passo. E se a julgares ociosa, no primeiro momento, no demorars muito para considera-la to significativa para ti. Mas como responde-la?

19
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Esta pergunta, que parece-me ver j nitidamente nos teus olhos, tem uma resposta: podes conhecer-te, se comigo quiseres trilhar o caminho que te vou indicar. Conhecer libertar-se. No h excesso nessa afirmativa to simples e to categrica. J o sabiam os grandes sbios de todos os tempos. Conhecer saber suas possibilidades, e o que somos, j latente em ns. Portanto, o caminho que te vou oferecer o seguinte: Iniciaremos juntos o estudo da caracterologia, para que ela te permita conhecer o que s e o que os outros so. Ao mesmo tempo que leias estas pginas, e nelas te procures, deves cuidar e seguir o que te proponho nos Primeiros Exerccios. L encontrars as razes que os justificam. E cada dia, sem que o desfalecimento te domine, conduzirs os teus passos por onde te indico. Levars contigo uma confiana que crescer cada vez mais. Pelo-te, por enquanto, apenas uma pequenina coisa: tu desejas reintegrar-te, libertar-te de tuas angstias. Tens certeza de que tens este desejo? Pelo menos, ele aflora em ti algumas vezes. Peo-te que creias no teu desejo. Ele a voz do teu bem que luta por ti. J no ests s. Algum dentro de ti, o teu mais verdadeiro eu, acompanha-te. J somos trs. E confiante apenas nessa amizade de dois amigos, que no te abandonaro mais, l estas pginas, medita sobre elas. Se algumas vezes o cansao te dominar, no faz mal. Deixe-as de lado. Mas, retorna depois. E ao mesmo tempo comea esses pequenos exerccios, to fceis, que te indico. Lers, deste modo, este livro; do princpio ao meio, e do meio ao fim, conjuntamente. A parte da Caracterologia deve ser lida, captulo por captulo, mas acompanhada pela leitura, de captulo por captulo, da Parte Especial. E, como tenho a certeza de que tudo ser para ti cada vez melhor, s te peo um favor.

20
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Quando te sentires melhor, e a alegria j estiver brilhando em teu rosto, escreve-me algumas linhas, e conta-me quanto o bem j est contigo. Tuas palavras sero para mim uma boa paga, e elas alimentaro a minha f na alegria, e me daro foras para que eu tambm possa ajudar, cada vez mais, a outros que, como tu, esperam que algum lhes indique o caminho do bem. Prometes?

21
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

PARTE GERAL CARACTEROLOGIA

22
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

23
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

CARACTEROLOGIA O estudo da caracterologia imensamente til, pois pensam muitos que o conhecimento de uma de nossas fraquezas o bastante para dela nos libertarmos, como o conhecimento de uma virtude suficiente para termos mais confiana em ns mesmos. Entretanto, no basta apenas o conhecimento. S a tcnicas ligada ao conhecimento nos levaria libertao. Na neurose (doena nervosa) por exemplo, o doente tem conscincia de si; j na psicose (doena psquica), tal no se d, h perda parcial de ou total da conscincia do eu. O tratamento do neurtico pode ser grandemente auxiliado pela caracterologia, enquanto o psictico, por apresentar, alm do desequilbrio psquico, outros de ordem fsica, necessita mais da ao clnica, e no pode curar-se por meios apenas hbeis ao neurtico. So tais aspectos que nos mostram quo til o estudo da psicologia, pois somos seres munidos de um psiquismo, pelo qual devemos velar, para que no sofra perturbaes que ponham em risco a nossa integridade. E poucos meios so to proveitosos, dentro do campo da psicologia, como o a disciplina, que cincia e prtica, da Caracterologia. A Caracterologia, (vem de Charakter, em grego, marca, sinal caracterstico, e logos, cincia, o saber) a cincia que tem por objeto o estudo do carcter. Os seres humanos se diferenciam uns dos outros, mas tambm apresentam semelhanas, e a fim de estuda-los melhor, foram classificados em di-

24
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

versos tipos, que revelam em comum certo nmero de aspectos. A cincia que estuda os tipos humanos chama-se Tipologia, e tem ela um importante papel nos estudos caracterolgicos. A caracterologia no se interessa apenas pelos caracteres. Ouvese muitas vezes falar em um homem de carcter e um homem sem carter. Que se pretende dizer com tais expresses? Que um homem atua segundo normas inviolveis, princpios mais ou menos rgidos, e de tal forma, que podemos saber como proceder em tal caso ou em tal outro. No admitir nada que ofenda a tais princpios. E nisso revela o seu carter. Enquanto outro se deixa levar pelas circunstncias, procede hoje deste modo, amanh daquele. Nunca se pode saber ao certo qual a sua atitude. Diz-se que esse homem no tem carter. Um exame tambm superficial das crianas nos mostra, desde logo, que umas revelam, cedo, possuir um carter, enquanto outras apenas esboam alguns traos. E todos encontramos pais que pretendem imprimir no filho um carter digno, dar-lhe aquela marca de distino, que o no confunda com qualquer outro. Ouve-se ainda falar em pessoas de bom carter, mas de temperamento intolervel. E aqui temos uma distino entre temperamento e carter, pois o temperamento refere-se mais ao corpo, e o carter mais ao esprito. O temperamento herda-se, e o carter adquire-se. O temperamento fsico, e o carter espiritual, porque se refere ao esprito humano. Desta forma, torna-se claro o papel da caracterologia, pois ela estuda o temperamento e o carter. Por isso, ela nos ensina a penetrar no nosso ntimo, e saber porque procedemos assim ou de outra maneira, bem como poderemos agir para vencer uma fraqueza ou adquirir uma fora que nos falta. Duas posies so tomadas em face do temperamento e do carter. Uns afirmam que o carter apenas o temperamento; outros que o temperamento e o carter so aspectos distintos do psiquismo humano. No se pode definir o que temperamento, mas sabe-se que ele se refere ao somtico (do grego soma, que quer dizer

25
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

corpo), portanto, ao nosso corpo, parte material de nossa vida, ao fsico. O carter est ligado, no propriamente parte fsica, mas ao que se chama alma, parte psquica, e toma comumente o nome de personalidade. Mas o carter o que caracteriza, marca a personalidade de algum. Para os materialistas, a parte material explica a espiritual; para os espiritualistas, a parte espiritual explica a material; para os espiritualistas, o esprito serve-se do corpo para expressar-se, embora no deixem de considerar a influncia que o somtico exerce sobre o psquico. Desta forma, o que o corpo revela so apenas sinais que indicam, que apontam uma manifestao anmica. A caracterologia no toma nenhuma das duas posies. Como a posio materialista ou a espiritualista pertencem ao campo da filosofia, e como a caracterologia pretende apenas ser uma cincia prtica, funda-se em alguns postulados que lhe tem sido muito teis. So os seguintes: 1. Reconhece a caracterologia a reciprocidade (isto , a interatuao, portanto atuao mtua) do psquico e do fsico. Assim como o psquico pode adoecer de males de origem fsica, tambm o fsico pode sofrer de males de origem psquica. Assim como uma grave enfermidade pode abalar o esprito, uma imaginao descontrolada pode afetar o fsico. 2. A reciprocidade contempornea, isto , d-se simultaneamente. No h fato fsico, somtico, que no interesse ao psquico; nem psquico que no interesse ao fsico. Desta forma, tudo quanto sucede na vida humana, sucede no homem. Podemos no ter conscincia, mas no deixa de nele colaborar o nosso psiquismo. 3. Eis porque a caracterologia se interessa cuidadosamente pelo estudo do fsico como do psquico, e aceita o princpio eugnico mens sana in corpore sano como um ideal de teraputica caracterolgica. 4. Reconhece a caracterologia que podemos partir, tanto do psquico como do fsico para alcanar este ideal. Assim, como vemos pessoas de temperamento doentio e de um carter forte, outras de temperamento so, mas de carter dbil, re

26
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

5.

conhece a caracterologia que, apesar da interatuao dos dois aspectos, que podemos chamar de Corpo e Alma, ou Temperamento e Carter, pode haver, nessa reciprocidade, maior acentuao de um ou de outro. Desta maneira, reconhece, a caracterologia que o papel da educao importantssimo na teraputica caracterolgica, e deseja cooperar para que os seus ensinamentos sejam teis ao progresso humano, individual e coletivo.

H homens valentes por carter, mas que tem medo fsico, e este natural; mas h pessoas valentes fisicamente, por temperamento, que afrontam o perigo com naturalidade. O verdadeiro valente o que o pelo carter sem querermos desmerecer o que o pelo temperamento. Muitas vezes o temperamento e o carter entram em choque. Temos mpetos de fazer o que no devemos fazer, o que o nosso carter nos probe. E, nessas lutas, podem surgir choques dos mais violentos. Como dominar o temperamento pelo carter? Como construir um bom carter quando o temperamento frgil? Perguntas como tais interessam Caracterologia. E vamos ver como sero respondidas. Podemos dividir as principais funes de nosso esprito em: sensibilidade afetividade intelectualidade

A sensibilidade da parte somtica, o corpo, e nela que se funda o temperamento, que hereditrio. Herdamos o temperamento da raa ou raas a que pertencemos, de nossos pais e avs. A intelectualidade a parte do nosso esprito que realiza a funo do conhecimento ordenado do mundo objetivo. Nossa sensibilidade munida de sentidos (viso, tato, audio, olfato e sabor) que nos pem em contato com o mundo exterior. Por meio deles, intumos sensivelmente o acontecer. (Intuir, vem do latim, de intus, dentro, e ire, ir, penetrar nas coisas). por meio dos sentidos que intumos sensivelmente as coisas. Mas, quando procedemos a essa intuio sensvel, percebemos que os fatos nos mostram apec-

27
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

tos semelhantes e aspectos diferentes, simultaneamente. Pois, na verdade, este livro, bem como esta folha de papel so semelhantes; o primeiro quele livro e o segundo a esta e outra folha de papel. Mas, ao mesmo tempo que observamos tais semelhanas, tambm observamos diferenas. A intelectualidade a funo que capta semelhanas e diferenas. Chame-se intuio intelectual a intuio quando capta semelhanas e diferenas. (Intelecto vem de inter e lec. Inter significa entre, e lec um radical que significa tomar, captar. Da temos: ler, que vem de legere, eleger, de e-lec, tirar para fora, separar; assim colecionar, selecionar). por meio da intelectualidade que o ser humano pe ordem ao caos de acontecimentos de fatos, que formam o existir. Pelas semelhanas construmos os conceitos. Assim, o conceito rvore encerra as semelhanas que tais seres tem entre si, o que neles se repete. Mas os fatos que sucedem nos causam simpatia ou antipatia, isto , nos atraem ou nos repugnam. Sentimos afeio por este ou aquele ser. A afetividade a parte do nosso esprito que funciona com os afetos, com os sentimentos simpatticos ou antipatticos . Na sensibilidade, temos os instintos, os hbitos sensveis, o temperamento que herdamos. com a intelectualidade e a afetividade, que tem suas razes na sensibilidade, que construmos a nossa personalidade, cuja marca saliente o nosso carter. O esprito humano est impresso em suas obras e em sua cultura. A cultura humana reflete o carter e o temperamento dos povos. No que a cultura egpcia realizou, com seus grandes templos, sua vida, sua escultura, sua administrao e sua histria, sentimos o temperamento e o carter egpcios. Da mesma forma, hindus e gregos nos revelam o seu temperamento e seu carter. Observamos uma rvore, um animal, um ser do mundo exterior. Vemos nessa rvore um tronco forte, rugoso, amplos galhos, cobertos de espessas folhas. Ali vemos, naquele ani-

28
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

mal, uma expresso feroz, cujas garras nos mostram agressividade. Cada fato vivo do mundo exterior deixa-nos ver, atravs do que exterioriza, muito do que lhe prprio. Todos os fatos do existir so sinais do que lhes interior. Sinais porque apontam, indicam, donos alguma informao sobre a interioridade dos seres. Tudo tem uma expresso (ex, fora, portanto, presso para fora). Tudo indica o que . Saber ler atravs de desses sinais penetrar no que h de mais profundo das coisas. Pois a caracterologia nos ensina a penetrar no profundo da alma humana, atravs das expresses, dos sinais expressos no corpo humano. Caracterologia e Fisiognomnica Os estudos caracterolgicos j eram conhecidos da antiguidade. Os povos da ndia, do Egito e da Mesopotmia a estudavam. Entre os gregos, Aristteles dedicou-se ao seu estudo, e so dele estas palavras: O que durvel na forma expressa o que durvel na natureza do ser; o que mvel e fugaz expressa o que nesta natureza contingente e varivel. Durante a Idade Mdia, os estudos caracterolgicos foram descuidados. Foi com Lavater, Porta, Carus, Letamendi e Goethe que esses estudos se desenvolveram. Com Duchenne, Darwin, Klages, Lange, Sigaud, Corman, Toulemonde, etc., a caracterologia penetrou num terreno genuinamente cientfico. As observaes feitas sobre a fisionomia humana, e o reexame sob bases cientficas dos estudos da fisiognomnica , palavra formada de fisionomia e nomos, disciplina que estuda as leis da fisionomia, permitem caracterologia penetrar em campos mais amplos. preciso, no entanto, estabelecer que ela conhece limites. No uma reveladora do que vai acontecer. No nos ensinar a saber se tal fato benfico ou malfico nos suceder. A caracterologia ensinanos a conhecer o nosso temperamento e o nosso carter, bem como os dos nossos semelhantes. Ensinar quais as tendncias que temos ou tem eles. Como pode-

29
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

ro proceder nesta ou naquela circunstncia. uma cincia descritiva e normativa: descritiva por descrever, explanar o que ns somos, atravs de mtodos que ela torna hbeis; e normativa, porque nos oferece regras prticas para que venamos os nossos defeitos, e possamos salientar as nossas virtudes. * * * Hipcrates, pai da medicina ocidental, dividiu os temperamentos em quatro, segundo os humores, classificao que se tornou clssica. Essa classificao perdurou at o sculo XIX, quando foi posta margem, por insuficiente. No entanto, caracterlogos modernos reconhecem que tem ela muito mais valor do que julgavam os homens daquele sculo, razo pela qual volta a ser usada, pois oferece uma til base de classificao e de compreenso dos tipos humanos. A classificao dos tipos, segundo os humores, de Hipcrates, a seguinte: 1. O linftico predominante a linfa; 2. O sanguneo predominante o sangue (glbulos vermelhos); 3. O bilioso predominante a blis; 4. O nervoso predominante o humor nervoso (tambm chamado de melanclico). Para Hipcrates, cada uma dessas funes seria caracterizada pela predominncia pela predominncia de um desses humores, ora mais abundantes ora menos, e conforme o seu fluxo se caracteriza o tipo humano. Como em todos ns h os quatro humores, esta classificao seria apenas ideal, pois os seres humanos poderiam ter vrias combinaes e graus, sendo por exemplo: predominantemente bilioso, a seguir nervoso, sanguneo, depois linftico. As combinaes e graus seriam as mais diversas. Assim, o nosso temperamento, dependeria das nossas secrees.

30
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Modernamente, Priot, depois de ter sido abandonada a classificao de Hipcrates, deu-lhe novo valor. Verificou que h quatro funes essenciais, que so: a) A nutrio; b) A funo sexual-sangunea; c) A receptividade; d) A reactividade. A nutrio realiza-se pela alimentao. A receptividade a capacidade de ser impressionado, e a reatividade a de atuar por estmulos exteriores (reaes). A predominncia de qualquer uma dessas funes sobre as outras marca o tipo de temperamento. impossvel um equilbrio perfeito entre todas, pois a intensidade delas diferente uma da outra. As funes de nutrio e a funo sexual-sangunea referem-se mais ao somtico (ao corpo). Os dois ltimos (receptividade e reatividade) so mais complexos. Marcaria o temperamento a predominncia de uma dessas funes. Examinemos os tipos: O tipo linftico aquele no qual predomina a nutritividade (de nutrio). O sangue, sabemos, composto de dois tipos de glbulos: os brancos e os vermelhos. A linfa um humor amarelado, e, as vezes, incolor, que contm em suspenso glbulos brancos, e que circula nos vasos linfticos. So linfticos aqueles nos quais h certa predominncia dos glbulos brancos. Para o linftico, as funes digestivas so as mais importantes. Morfologicamente (segundo a forma exterior; em grego, morph): manifesta-se o linftico pela espessura dos lbios e pela distenso do ventre. Quando a linfa muito abundante, tende para a adiposidade. So eles de talhe elevado, mas de musculatura fraca. Embora no paream, so fracos. Gostam de descansar; so pouco ativos.

31
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Aparecem muitas vezes, nas pessoas linfticas, manchas brancas pelo corpo. Elas tem os membros moles e a pele mida e fria, bem como as mos e os ps tambm frios. Psicologicamente, so fracos. H pases, como o Brasil, em que o seu nmero muito grande. Trabalham pouco e desejam a tranquilidade fsica. Gostam das conversaes prolongadas pela noite a dentro. O tipo linftico mais comum entre as mulheres que entre os homens, considerando-se aquelas como normalmente linfticas. Em geral, tem pouca capacidade de observao. No gostam dos perigos, e quando alcanam a idade de 40 anos tomam ares de velhos, e do conselhos aos jovens. So, como estudiosos, aplicados e precisos. Gostam de economizar foras e no querem gast-las em exerccios. No tem a vida fsica nem a moral muito fortes. Evitam, assim, os sofrimentos, mas tambm se privam de alegria e de entusiasmo. Para terem facilidade de palavra precisam tomar alguma coisa, como lcool, etc. Em ambientes fechados falam mais. Tem averso a toda ao viva e imediata. Tambm no gostam de mudar de hbitos. No tem foras para superar os obstculos e no se espantam muito facilmente. H dois tipos de linfticos: 1) O linftico aptico; 2) O linftico amorfo. Os primeiros caracterizam-se pela apatia, pela incapacidade maior ou menor, mas j de um elevado grau, de sentirem afetos (pathos, em grego, afecto, a-ptico, sem afeio). Amorfos (de morph, forma; portanto sem forma) so os linfticos que no apresentam nitidez nas formas psquicas e se deixam facilmente modelar, por passividade, pelos outros, sem capacidade, no entanto, de conservar a forma adquirida. So aqueles que, por no terem forma, nunca sabemos o que so. H, no entanto, um tipo de linftico bem positivo que o

32
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

que j revela atividade. So perseverantes, tenazes, de um otimismo frio. Temos um exemplo desse tipo nos ingleses, que so preponderantemente linfticos, mas fleumticos (a fleugma dos ingleses). So metdicos, egostas. So bastante pontuais e formais. Gostam das cincias fsicas e no so muito tendentes s mutaes. Tendem para as sistematizaes abstratas (reunir ideias em conjuntos fechados), por isso se tornam sectrios ( secta, de seccare, cortar, separar por corte, da seita). So de grande fora passiva, tem bastante sangue frio, tenacidade muitas vezes extraordinria. Conselhos importantes. Queremos salientar, neste ponto, que estas explicaes so ainda analticas e abstratas. No h o tipo do linftico puro, nem do bilioso puro, etc. Precisamos, de incio, estudar separadamente os temperamentos para depois, aprender a coordenar os traos para a construo de um retrato seguro.

33
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

O TEMPERAMENTO SANGUNEO Tem o sanguneo o temperamento dominado pela associao das funes sexual e sangunea, o que influi poderosamente sobre a respirao e a circulao. As narinas so dilatadas, o peito largo e de grande capacidade respiratria. Pode respirar cerca de 5 a 7 litros de ar por minuto, que em ritmo acelerado chega a muitssimo mais. A circulao do sangue fcil e o corao bem forte. As artrias so de calibre superior ao normal. A hemoglobina do sangue conserva o oxignio, por isso o enrubescimento constante lhes peculiar. uma vantagem na juventude ser sanguneo, mas uma desvantagem na velhice. O abuso do alimento ameaa-o de apoplexia precoce. Os sanguneos so eufricos, por isso malgastam suas foras, e esto sujeitos a uma decrepitude prematura. J os nervosos, que em breve estudaremos, por serem mais precavidos, conhecem a longevidade. Como os sanguneos, tem sempre apetite e uma digesto fcil, tem tendncia a entregar-se a abusos. Psicologicamente, os sanguneos so otimistas, muito extrovertidos (vertidos para fora); vivem o momento que passa. No guardam recordaes amargas, por isso perdoam facilmente. Gostam de acordar cedo e de deitar cedo em geral. Deixam-se arrebatar pelo entusiasmo, e como so de grande vivacidade mental tem bastante confiana em si mesmos e no futuro. Por isso, realizam e vencem.

34
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

So muito dados aos prazeres, gozadores at. Mas, graas fora de que dispem so altrustas, sorridentes, felizes da vida. So aqueles para os quais o povo diz que tudo est azul. So desejosos de aventuras, conversadores, gesticuladores, eloquentes, falam muito bem. So atrativos, irresistveis at. Por serem excessivamente confiantes em si mesmos, chegam a cair no ridculo. Tem facilidade de prometer e s vezes prometem o que no podem cumprir. So sociveis, gostam de prestar servios, tem tantos amigos quantas pessoas conhecem. So bem sinceros em suas amizades. Aparecem para muitos como egostas, mas tal depende da educao recebida dos pais, pois so levados facilmente abnegao e ao sacrifcio. So dominados pelos instintos, por isso so muitas vezes arrastados pelos impulsos. Classificam-se em: a) Positivos, quando combinam o sanguneo com o bilioso e demonstram energia muscular e muita fora de vontade; b) Negativos quando o sanguneo se combina com o nervoso. Como este mais sujeito ao linfatismo, tende a ser mais receptivo, mas com perigo de apatia. O temperamento normal no homem : Bilioso-nervoso-sanguneo-linftico A mulher em geral: Nervosa-linftica-sangunea-biliosa. Essas ordens, so, no entanto, muito raras de encontrar-se.

O TEMPERAMENTO BILIOSO Excetuando certas violncias que so prprias do temperamento bilioso, este muito til ao homem. O bilioso revela uma cor baa, amarelada, oliva. Os olhos so profundos, negros, penetrantes, expressivos, nariz agudo e enrgico, narinas abertas, lbios comumente finos. Os cabelos so duros. seco de corpo, msculos bem desenhados, pele quente, veias

35
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

aparentes, pulsos alongados. o tipo atltico. Em geral gosta muito de acar, de alimentos feculentos, aveia, po, batatas, etc., pois precisa muito de glicognio para o sangue. Gosta de legumes frescos, ricos em vitaminas. No abusa muito da carne. Psicologicamente, caracteriza-se pela reatividade, pelo furor de agir e de dominar. ativo, empreendedor, ambicioso. H importantes exemplos histricos desse tipo, como Miguel ngelo, Napoleo, Richelieu, etc., os quais eram biliosos. Em geral, no gostam de perder tempo. Esto sujeitos a cleras sbitas; so vingativos, desconfiados. Quando dotados de inteligncia superior, tornam-se dominadores. So pouco diplomatas, ambiciosos, mas, para alcanar altos postos, chegam humildade e at adulao dos que os possam servir. O TEMPERAMENTO NERVOSO Os nervosos so em geral enfraquecidos e sujeitos perversidade por debilidade. Podem ser divididos em: 1) Astnicos dbeis, incurveis, anmicos ou pr-tuberculosos, cuja astenia tende a progredir. A fisionomia expressiva e mvel, o pescoo delicado e longo. O rosto toma a forma V, o que indica primazia das funes cerebrais. (No futuro estuda-los-emos entre os retrados de base). So mais emotivos que ativos. A cor plida, os olhos ocultados nas rbitas, porte pequeno, nariz estreito, lbios finos, queixo pontudo, pescoo longo de pssaro, membros esquelticos. 2) Estnicos em geral intoxicados, embora dotados de vigor, facilmente se fatigam. Tem o sono leve, agitado de sonhos, e sofrem de insnia. Toda atividade os abate. So muito agitados, com tiques nervosos. Resistem, no entanto, s epidemias, s intoxicaes microbianas. So disfricos (eufrico, sempre revela alegria, disfrico, predomintemente abatido, triste, melanclico). Tendem misantropia (averso ao homem, ao seu semelhante). So aptos ao trabalho reflexivo.

36
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Psicologicamente, so insociveis, taciturnos (tacere, calar), pensam muito. Quando atletas, esto sujeitos a momentos decepcionantes, e inesperadamente malogram. So muito receptveis, mas reagem, volvendo-se para dentro de si mesmos. Esto sujeitos a emoes violentas; muito apreensivos, o que leva os outros a julg-los covardes ( o sanguneo julgaria a apreenso do nervoso covardia). Toda espera os prostra. Se vo ao dentista, e tem de esperar, sofrem terrivelmente. Mas, no perigo, so seguros, reflexivos, bravos, esticos, cheios de sangue-frio, aptos defesa. Sofrem muito com a imaginao. So, em geral, doentes imaginrios. Sofrem mais com o que imaginam do que com a realidade. Do em geral jornalistas, romancistas, escritores, artistas, etc. Alternam perodos de logorria (falar muito, de logos palavra e rh, fluir) e de mutismo obstinado. So escravos da lgica e dominados pelas ideias. * * * A nossa vida nos d exemplos dos temperamentos: Somos marcantemente linfticos na infncia; sanguneos-sexuais na juventude; na maturidade, biliosos, e nervosos na velhice, bem como bem o mostra o dr. Priot. Esta classificao revela dois grupos: 1) O grupo de sangue-puro; a) Com falta de hemoglobina, temos o linftico; b) Rico em hemoglobina, e consequentemente em oxignio, temos o sanguneo. 2) O grupo de sangue intoxicado: os biliosos e os nervosos. So estes os predominantes entre os homens. O bilioso pode juntar-se facilmente ao sanguneo. J o sanguneo junto ao linftico um contra-senso. * * *

Vejamos uma classificao que se tornou famosa: a de Krestschemer, notvel psiquiatra, ao qual tanto deve a caracterologia moderna. Dois so os tipos classificados:

37
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

1) Os ciclotmicos. So estes bem alimentados, redondos, de corpo espesso, membros curtos, musculosos, nariz pouco acusado, sem ponta, narinas dilatadas, cabelos finos e ameaados de calvcie precoce. Os gestos so ondulados, envolventes como carcias, toda agilidade se manifesta em curvas. So chamados pcnicos (espessos), quando ventrudos. So comiles, beberres, muito sociveis, dados, expansivos, benevolentes, joviais, agradveis. So abertos, calorosos, um pouco sem-modos. Oscilam entre a alegria e a tristeza (ciclos de alegria e tristeza). Ora, esto exaltados, ora oprimidos. Moralmente, so extremados. So prticos, realizadores, enrgicos, empreendedores, e sabem conduzir os homens; sabem mandar. Nota-se, desde logo, grande semelhana entre eles e os sanguneos. 2) Os esquizotmicos so o inverso dos primeiros. Magros, alongados, angulosos. Os primeiros atuam em curvas; os esquizotmicos em ngulos. A cabea deles oval, a testa larga, os maxilares reduzidos, com manifesta predominncia das funes cerebrais. As faces so cavadas, as mas salientes, os olhos retrados nas rbitas. O crebro projetado para a frente. So rudes. Simulam frieza, domnio de si. Assemelham-se aos nervosos. So subdivididos em trs grupos: a) Os astnicos ou leptsomos: fracos, de peito estreito, perfil anguloso, nariz amplo. Cansam-se facilmente e so inaptos ao exerccios do corpo. Preferem os exerccios do esprito. Tornam-se intelectuais; b) os atlticos (estnicos) so musculosos, slidos, mas sujeitos a fadigas fsicas. Assemelham-se muito aos biliosos; c) Os displsticos (ou mal-vindos) os que sofrem de insuficincia glandular essencial ou por excesso de funcionamento. Moralmente, os esquizotmicos, que so to angulosos, so de pouca comunicabilidade, irritveis, muito emotivos, mas tem o lado positivo da profundidade, da delicadeza, embora muito suscetveis.

38
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

So lgubres e melanclicos. Fecham-se em si mesmos, pouco adaptveis e antipatizam com os meios sociais. primeira vista parecem brutais, insensveis. Mas, na verdade, so hiperemotivos, profundos, de carter difcil de penetrar-se. So muito anlogos aos nervosos. Napoleo, por exemplo, quando jovem, era esquizotmico, mas quando vitorioso tornou-se ciclotmico. A classificao de Kretschmer de grande valor, sem dvida. Mas como deu demasiada importncia ao anormal, mais que ao normal, de valor complementar nas classificaes caracterolgicas. No deixaremos, porm, de aproveitar as suas contribuies, que so deveras importantes.

39
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

A TEORIA DE FREUD A filosofia de Freud uma teoria montona. No h, para ele, propriamente, seres normais. Um homem normal seria uma estranha criatura num mundo freudiano, tempestuoso mundo de foras obscuras, penumbrosas. Uma censura indormida e cruel vela no solar da conscincia, repelindo impulsos associais, rechaando-os para os antros mais escuros do insconsciente. Mas, l, eles pervivem, revoltados, fomentando complots, elaborando complexos mrbidos, que surgem ao solar da conscincia e burlam a vigilncia extremada da censura, travestindo-se de smbolos para sabotarem, depois, a unidade do ego, dando nascimento s neuroses ou explodindo, brios de vitria, nas grandes arrancadas destrutivas das psicoses. Fixemos a sua influncia na caracterologia. O desenvolvimento da libido (em Freud, sexual) tem sua influncia na formao posterior do carter. So trs as fases da libido, 1) a oral; 2) a anal; 3) a genital. Na primeira, toda frustrao satisfao dos desejos provoca a agressividade geral. Na segunda, reteno das fezes e seu carter hednico, prazeiroso, fixam a obstinao, na teimosia e, tambm, a ordem. O relaxamento leva ao carter generoso, prdigo e desordenado. Na terceira, manifestam-se os primeiros sinais de masturbao, com o perigo do complexo de castrao, em certos casos provocado pelas ameaas inconsideradas de pais, e outros, que

40
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

propem o castigo da castrao. A fixao deste estado leva necessidade de ser amado! Entre os complexos, temos o de dipo (amor genital me) e o de Electra (ao pai). Alm desses, o de inveja e de dio aos irmos mais moos (complexo de Caim). H perigo de homossexualidade, devido falta de soluo do complexo de dipo, e o de Diana (nas jovens), com manifestaes viris e averso ao casamento. Notam-se, desde logo, os excessos de interpretao freudiana, pela acentuao exclusiva dos impulsos destrutivos, e negao total dos construtivos e benvolos. * * * Carl Gustav Jung, famoso mdico suo, foi discpulo de Freud, de quem tambm se afastou. No estudo dos caracteres humanos, apresentou uma classificao, considerada como das melhores, e que tem grande valor para os nossos estudos. Ante a vida, os homens tomam duas atitudes: 1) A atitude de introverso (os introvertidos) prpria dos temerosos do conflito com o mundo exterior, e que se vertem para dentro (intra); 2) A atitude de extroverso (os extrovertidos) dos que, temerosos do conflito interior, vertem-se para fora (extra). A inesttica teoria freudiana reduz o homem ao animal; a de Adler, com sua vontade de potncia, tambm tem um pouco de fel. J Jung, no entanto, reconhece no homem, alm dos impulsos malevolentes, to acentuados na poca atual, impulsos benevolentes, altrustas, que tem sua origem nas camadas inconscientes do ser humano, onde uma das mais profundas a do inconsciente coletivo, herdado pelo indivduo, de seus antepassados. Como as principais funes psicolgicas so a sensao, a intuio a afetividade e a intelectualidade, os introvertidos como os extrovertidos podem revelar uma acentuao dessas funes.

41
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Assim, h introvertidos dos sentidos , como h intuitivos, intelectuais e afetivos. Um introvertidos sensualizado guarda para si suas sensaes, goza em si mesmo, oculto. Um extrovertido gostaria da presena de outros. Um introvertido, que tivesse prazer na mesa, recolher-se-ia na solido, enquanto um extrovertido sentir-se-ia bem em companhia de outros. Um extrovertido intelectual, com a presena de outros, discutiria temas, com mais ardor. Aqueles que gostam de estudar junto com outros revelam uma extroverso intelectual. Um extrovertido afetivo manifesta logo suas paixes; enquanto um introvertido afetivo guardaria seus sentimentos. No difcil compreender que, por essa classificao de Jung, poderamos construir inmeros grupos, pois um introvertido intelectual poderia ser um extrovertido sensual, etc. Mas em linhas gerais, quanto s atitudes, os extrovertidos e introvertidos apresentam os aspectos que passaremos a descrever. Convm ainda ponderar que Jung considera os introvertidos e os extrovertidos como positivos ou negativos. Os introvertidos positivos so os que, embora se vertam para dentro, so criadores, como certos artistas, intelectuais, etc. Negativos, quando sua introverso destruidora, negadora. Os extrovertidos positivos so criadores, ativos, enquanto os extrovertidos negativos perdem-se numa atividade exteriorizada ineficiente. Esta classificao, no futuro, ser aproveitada para a anlise dos tipos caracterolgicos, pois tanto esta como a de Kretschmer e a de Hipcrates se completam, e permitem uma viso clara do tipo caracterolgico, como ainda teremos oportunidade de mostrar.

Extrovertido Socivel e amigo. Confiante em si, nas suas possibilidades, na sua sorte

Introvertido Pouco socivel. Pouco confiante em si e nas suas aptides ao sucesso.

42
MRIO FERREIRA DOS SANTOS
Sensibilidade e reao viva, mas superficial. Vive no presente, adapta-se ao momento. Dispe do futuro e desconta-o Deixa para amanh o que o aborrece. Otimista e inquieto. Pronto a prometer, inapto a executar. Prdigo e dilapidador; gasta o capital guardado por outro. Pede emprestado, paga suas dvidas muito tarde, ou nunca. Contente de si mesmo, cheio de confiana. Exuberante, alegre, jovial. Imprevidente, reflete pouco. Audacioso e empreendedor. Excitado, v aumentada a excitao ante os outros. Instvel a todo instante. Mitmano, contador de mentiras, mitos, palrador. Servil, acolhedor. Formas de orgulho, derivados do complexo de superioridade (fatuidade, vaidade, segurana). Orgulhoso, expansivo. Cede aos seus instintos. Age antes de refletir. Impulsivo e ativo. Sensibilidade lenta, profunda e prolongada. Vive no passado. mas

Apreende o futuro, prepara-se para os golpes do destino. Aborrece-se do que vir amanh. Aborrecido e pessimista. Avaro de promessas, mas fiel sua palavra. Parcimonioso, economiza o capital social. Inimigo de pedir emprestado, e das dvidas. Inquieto, concentrado. Srio, triste com acessos explosivos de alegria. Reflete bastante, previdente e calculador. Tmido e prudente. Aniquilado pelo pblico. Estvel. Brutalmente sincero. Pouco servidor, severo nas suas apreciaes. Formas de orgulho derivadas do complexo de inferioridade (orgulho defensivo). Resiste aos instintos porque se defende dos desejos. Reflete antes da ao, e muitas vezes se abstm dela. Hesitante; impulsivo somente na exasperao da paixo. Muito depois, aps muitas solicitaes, nas quais refletiu bastante, que age.

43
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

A POSIO DE ADLER Para Adler, discpulo, a princpio, de Freud, de quem depois se afastou, a humanidade compe-se de fortes e fracos. Todos somos fracos em algum instante ao menos. Sentimos nossa inferioridade e dela sofremos. Somos obrigados a recalcar nossos impulsos, e submetemo-nos ao mais forte, mas nossa humilhao nos leva a afirmaes viris compensadoras. Eu quero ser um homem completo... muitas vezes o caminho da neurose, diz Adler. Mas reconhece que o complexo de inferioridade s se fixa se houver uma inferioridade concomitante ao aparelho genital. O protesto viril um brado, um gesto de agressividade e de libertao; o filho quer ser como o pai. Tem pressa em ser homem; da seu desapego pelas mulheres na poca da puberdade, e tambm sua recusa em obedec-las. Quando eu for grande como papai... quem no ouviu ainda tais frases? A mulher jovenzinha sofre tambm desta fascinao (observem as manifestaes do feminismo, bem como o desejo de ser homem, desejos de emancipao feminina, a busca dos esportes, o desprezo pelo pudor). Manifesta-se o complexo de inferioridade, segundo Adler, quando tais impulsos encontram o obstculo de um defeito fsico.

44
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

45
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

PARTE PRTICA

46
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

47
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

PARTE PRTICA
Compendiaremos daqui por diante as lies de Charles Sigaud, desenvolvidas pelo caracterologista dr. Louis Corman, para que, com as contribuies de outras fontes, possamos oferecer um apanhado mais completo do estudo que ora empreendemos. So ainda valiosas as velhas regras oferecidas, as quais aproveitadas por Louis Corman, permitem-nos estabelecer uma

48
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

ordem analtica, fundamental para a compreenso dos tipos que ele classificou. A fisionomia humana apresenta trs planos: Tendo frente um rosto humano, (uma fotografia, por exemplo) trace-se uma linha que corte horizontalmente acima do lbio superior. Outra, logo acima dos olhos, pela plpebra superior. Teremos ento dois outros planos: um que contm os olhos e o nariz, e o outro que inclui a parte frontal. Analisemos: 1 Plano Pode ser dividido em trs regies principais: boca, queixo e maxilar. o plano da instintividade, o que se refere nossa vida sensvel e vegetativa. o plano dos instintos, da sensualidade, no sentido puro da palavra. 2 Plano Pode ser dividido em trs regies: nariz, olhos e face. o plano da afetividade, dos nossos sentimentos. 3 Plano Pode ser dividido em trs regies: a superciliar, onde esto as sobrancelhas, incluindo as tmporas; a regio central, que corta ao meio a testa, e, finalmente, a regio cerebral, parte superior. o plano da intelectualidade, da inteligncia humana. A clssica fisiognomonia, cujas lies mais importantes so aproveitadas para os novos estudos da caracterologia, oferecia uma classificao dos tipos fisionmicos, opondo-os, segundo as caractersticas contraditrias.

49
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Essa classificao era fundada na classificao dos planetas, que simbolizam os tipos gerais do temperamento do carter humano. Opunham-se assim: Marte x Vnus; Terra x Mercrio; Jpiter x Saturno; Sol x Lua. Anlise dos tipos: Marte um tipo instintivo-afetivo (com predominncia dos dois planos inferiores). essencialmente caracterizado pelo grande desenvolvimento de seu instinto combativo. Ama a ao, a aventura, a luta. Grande energia fsica, excede-se nos esportes. sempre apaixonado, violento, impulsivo, colrico. Obedece ao seu primeiro sentimento, e tem pouca reflexo. homem de movimento, empreendedor, cheio de iniciativa, sempre voltado para o futuro e impaciente por realizar o que h no esprito. Vnus instintivo-afetivo (predominncia dos planos inferiores). Tem o instinto da famlia e da maternidade. Mulher na forma feliz, melhor adaptada sua misso fisiolgica. Ama a vida calma, os prazeres aprazveis da casa. Amvel para com todos, conciliante, cheia de compaixo para com os que sofrem. No conquista pela fora, como Marte, mas pela doura, pela ternura. No feita para mandar, mas, pela docilidade,

50
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

sutileza e sentido da realidade prtica, realiza muito em todos os domnios. sensvel aos objetos que a rodeiam, s belezas visveis e palpveis. Sua atividade incessante, mas calma, de ritmo lento. No intelectual, mas o juzo seguro e tem uma intuio justa das coisas. Terra tipo instintivo (predominncia do plano inferior). Sentese bem no terreno da matria, dos objetos. Dotado de poder fsico, sem o dinamismo do marciano; ritmo lento, atividade paciente, infatigvel, realiza obras slidas e durveis. No sensvel beleza de um objeto, mas v sempre o lado til. Tem a sensibilidade obtusa, hbitos grosseiros. Ligado aos bens deste mundo, famlia, s tradies, s suas propriedades. Tem apenas uma ideia, mas uma ideia concreta, til, de cada vez, da qual pode tirar matria para realizaes prticas.

Mercrio tipo intelectual (predominncia do plano superior). Sentese vontade entre as coisas do esprito. Sensibilidade viva, ritmo rpido. Tem mais sutileza e habilidade do que poder. Mos hbeis, delicadas, no ousam destruir a matria, mas so excelentes para manejar instrumentos. No se prendem profundamente aos outros. Carter

51
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

frvolo e mutvel. Inteligncia viva, brilhante, curiosa de tudo e de assimilao fcil.

No se atm demoradamente em nada, dispersa-se facilmente, malgasta o esforo, e no empreende nenhuma busca em profundidade, de forma que no realiza nunca uma obra durvel. Jpiter tipo instintivo-afetivo-intelectual (equivalncia dos trs planos). Adaptado vida social prtica, ligado aos bens materiais, mas sob forma menos primitiva, que o tipo Terra.

52
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Ama a opulncia, a riqueza, as honras, as funes sociais e oficiais, tudo o que provoca a estima alheia. Expansivo, volve-se para a vida exterior; de humor benevolente, otimista. Tem muitos amigos, gosta de companhias, de inteligncia positiva, prtica, clara, ordenada, adaptada aos negcios. um comerciante nato, bom poltico. Sabe dirigir com habilidade.

Saturno tipo instintivo-afetivo-intelectual (equivalncia dos trs planos). Homem, cujos instintos sofreram um recalque, interiorizado. Enquanto os outros valem por sua vida exterior, ele vale por sua vida interior. A sensibilidade

53
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

rica, inquieta e atormentada. Tem poder de reflexo, originalidade, tendncia s especulaes abstratas. No se adapta vida prtica. de lenta deciso, afasta-se dos homens, solitrio de uma independncia ferozmente defendida. Sol tipo intelectual (predominncia do plano cerebral). Dotado, como Mercrio, de uma sensibilidade delicada e de brilhantes dons de assimilao, mais rico que este ltimo, mais apto para aprofundar o pensamento. Imaginao esttica, de grande poder de sntese, que o torna um criador no domnio literrio ou musical.

Lua tipo dotado de muita imaginao (predominncia do plano cerebral). Mas, enquanto a imaginao do tipo Sol ativa e criadora, a do tipo Lua passiva. Vive um sonho sem fim, suas vises so brumosas. Comumente indolente, tmido; diante dos obstculos, deixa-se levar pelas circunstncias. incapaz de persistncia em qualquer direo. Sua tendncia imaginativa confere-lhe, contudo, certos dons na poesia ou na pintura. Necessita do apoio de um tipo mais ativo para realizar seus dons latentes. Oposio Marte-Vnus (repete-se sob certos aspectos em SolLua). ligado a uma importante diferena na textura das

54
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

fibras vivas. Todo organismo, cujas fibras so moles, estendidas, deixa-se facilmente marcar pelos seres e coisas que o cercam; plstico, malevel, dcil s ordens que recebe. Vnus doura, ternura, graa, intuio, dons de assimilao. As formas arredondadas; o rosto oval ou em crculo; as linhas curvas dominam. o tipo feminino por excelncia. Quando um organismo , ao contrrio, composto de fibras duras, tensas, ele que marca os seres e as coisas; ativo, dominador. Firmeza, vigor, vontade, inteligncia lgica, so o apangio de Marte. Tem formas angulosas; rosto quadrado ou retangular; as linhas retas dominam. um tipo masculino. Terra-Mercrio Antagonismo entre o pesado e o leve. As formas finas e delicadas correspondem a uma sensibilidade viva e a um ritmo, rpido, enquanto as formas pesadas e grosseiras so ligadas a uma sensibilidade obtusa e a um ritmo lento. Decorrem dessa lei os seguintes corolrios: 1) Que a estabilidade das impresses est na razo inversa da sua vivacidade. 2) Que essa mesma vivacidade, funo de uma sensibilidade aguda, a fonte habitual de todas as curiosidades do esprito. Mercrio, de ps geis, tem formas grceis e elegantes. Rosto triangular, queixo afinado, traos finos e delicados. Vivacidade das impresses, mobilidade, frivolidade, disperso da atividade, diletantismo, curiosidade pelas coisas do esprito em muitos domnios, gostos intelectuais. Terra tem ps pesados, formas corporais macias. Rosto solidamente encravado, com largo maxilar; traos grosseiros. Pouca sensibilidade, lentido, estabilidade de sentimentos, adaptao s funes montonas, gostos manuais, poucas ideias, mas solidamente ancoradas no esprito, reflexo e juzo em maior dose do que imaginao. A oposio Jpiter-Saturno (oposio descoberta L. Corman) permitiu a formao da morfo-psicologia. A oposio JpiterSaturno a oposio entre o Dilatado e o Retrado.

55
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Dilatao e retrao expressam o movimento da vida: instinto de expanso e instinto de conservao. H gestos de expanso e de retrao. O tipo dilatado em geral utilitrio, ligado ao mundo, despreza os sistemas, os ideais. No se afasta dos fatos. falho de imaginao e de esprito inventivo. Analisemos o tipo retrado: o rosto longo. So indivduos que necessitam de meios especiais para seu desabrochamento. No cedem s influncias do meio. So independentes, autodidatas e dominam seus impulsos. Querem dominar a si mesmos. So difceis de escolher, mas ligam-se fundamente ao que escolhem. Tem poucos amigos, mas so bem ligados aos amigos que tem. No so to ativos como os dilatados, mas so mais precisos. A inteligncia eletiva. Gostam das especulaes intelectuais mais profundas. So inquietos, tmidos, cheios de manias, de dificuldades de adaptao. Vivem mais no passado ou no futuro. So pouco prticos. No do bons comerciantes. Constroem castelos no ar. Em geral, misantropos, amam, no fundo, a humanidade. Para que se tenha uma viso clara do dilatado, podemos imaginar um balozinho de borracha, no qual tivssemos pintado uma fisionomia humana, com sobrancelhas, olhos, nariz, boca, etc. Teramos o tipo dilatado perfeito. Seria aquele cujo rosto fosse uma bola, completamente dilatada em todas as direes. Mas, ao examinarmos um rosto humano, logo vemos que no h tal dilatado perfeito, pois h sempre retraimentos. Dessa maneira, pode caracterizar-se como: a) Dilatado aquele em que predominam as expanses; b) Retrado aquele em que predominam os retraimentos. H ainda os tipos complementares. So aqueles que nos revelam um equilbrio entre a expanso e o retraimento. H maior nmero de complementares do que retrados e dilatados.

56
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

No entanto, em nosso pas, o nmero de retrados muito grande, devido ao estado de sub-alimentao em que vive a maioria dos habitantes deste pas riqussimo em possibilidades. Para a caracterologia no h separabilidade entre Corpo e Alma, como se v nas concepes de Aristteles e de Toms de Aquino. A frequente calnia aos nossos instintos, como se fossem eles manifestaes do mal, errnea. Nossos instintos so vitais e necessrios ao nosso equilbrio e nossa defesa. Por outro lado, no o corpo nosso inimigo, mas um amigo, ao qual devemos a mxima ateno. Vivemos esta vida e nada adiantaria, nem pureza do prprio esprito, se nosso corpo fosse por sua vez desprezado por ns. Nem tampouco caberia aqui atendssemos apenas s injunes do corpo sob pena, tambm, de afastarmo-nos da sade do esprito. S um equilbrio saudvel entre ambos nos pode ser proveitoso. O organismo inseparvel do meio. O ser humano alimenta-se com os bens que o meio exterior oferece. E temos de tomar aqui o termo alimento em seu sentido amplo. So alimentos o ar, o sol e at a presena estimulante dos nossos semelhantes. O dilatado um ser que se adapta bem ao meio ambiente. Por isso, desabrocha-se plenamente. J o retrado revela um movimento de recuo, de defesa. A criana, quando nasce, geralmente dilatada. Com o decorrer da vida ela se retrair. Pode dizer-se at que todo retraimento sinal de um movimento de defesa do organismo em face do mundo exterior. Expandimo-nos onde encontramos ambiente favorvel; retramo-nos onde encontramos oposio exagerada ou uma oposio muito forte. O dilatado oferece um rosto com ausncia de salincias sseas, um rosto amplo. Tem ele facilidade de trocas com o ambiente. Vejamos as caractersticas gerais dos dilatados:

57
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

1) Facilidade de aceitao das circunstncias e boa acomodao; alegres, otimistas. Tomam tudo pelo lado bom. 2) Espontneos em sua ao. O gesto fcil e bem adaptado. Tendncia para o automatismo. So impulsivos. 3) Expansivos, exteriorizados. Pensar deixar de falar e agir dizia Bain, um dilatado. Os dilatados tem dificuldade de pensar. Refletem pouco. Comparam as novas situaes a uma situao antiga e anloga. Sua atividade mental no vai alm das necessidades quotidianas. So concertos e prticos (no sentido vulgar dos termos). No gostam de sistemas nem de ideias intelectuais. Anlise: O dilatado, quando criana, tem um desenvolvimento fcil. Come muito, dorme bem, expansivo e sorridente. Cresce facilmente; o carter manso e dcil. amvel para com todos, aceita facilmente as carcias dos estranhos; afetuoso. Na idade escolar: Bom aluno, disciplinado, dcil. Estudioso por disciplina, sem muita curiosidade. Aprende tudo facilmente, sobretudo o que pode servir-lhe. Retm facilmente se lhe mostram. Tem a palavra fcil. Na adolescncia: Avana alm dos outros. Manifesta maturidade fsica, corpulncia, despertar precoce do instinto sexual, natural, sem perverses. Casa cedo. Atinge logo a maturidade intelectual, que no ultrapassada. Como a, a ficar. Sabe bem cedo o que quer. Leva a bom fim o que empreende, porque s empreende o que sabe que pode fazer. Na sociedade: povo, multido. Gosta da sociedade. Vale quanto vale o seu grupo social. Venera o passado, mas vive o presente. Na poltica oportunista e conservador. Na ordem moral: Observa as regras do maior nmero, por isso pode ser honesto ou desonesto, segundo o ambiente. No muito delicado na escolha dos meios de enriquecer. Ser virtuoso num mundo onde se pratique a virtude. Dificilmente ser um assaltante... mo armada. Na ordem religiosa: Ser fiel f ensinada; no conhece dvidas.

58
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Na amizade: Necessidade de presena humana. Familiariza-se facilmente. Todos so seus amigos. generoso, humano, corao aberto, compassivo. Gosta da alegria. Julga que so infelizes apenas os que querem ser. Na famlia: Casa cedo. No separa a sensualidade da vida afetiva. Ciumento, no perdoa qualquer falta da mulher. Em geral tem muitos filhos. Quando surge um filho retrado, h grandes aborrecimentos, pois pai e filho no se entendem. Na vida pessoal: S acredita no que pode sentir. um intuitivo sensvel. Reflete pouco, tem boa memria, mas fraca imaginao sem originalidade; incapaz de criar. Prtico na vida quotidiana, incapaz de perceber o defeito de uma ideia. Nele no h nada, na inteligncia, que no tenha estado pri-

59
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

meiro nos sentidos. Aqui a mxima filosfica dos realistas se aplica bem. Lembremo-nos de Leibnitz que a modificou, aceitando algo antes da experincia. Leibnitz era um retrado. Vida profissional: Podemos encontra-lo em todas as profisses. Boa adaptao. Gosta das profisses dos pais. Todo trabalho automatista lhe fcil, pois aprende vendo. Tem capacidade para os servios pesados. Excelente comerciante, bom vendedor, pracista, bom gerente. Como mdico: muito prtico, graas sua fidelidade aos fatos. Prefere a observao direta teoria, e sabe reconfortar os doentes. Bom advogado, porque fala bem. um conteur pitoresco. Na cincia, um colecionador de fatos. Escravo dos fatos. Em filosofia, em geral, pragmtico e sensualista. Em sociologia, afirma que somos o reflexo do mundo, e que a vida material dos povos que determina a sua forma de vida. (1)

(1) Os desenhos reproduzidos so de A. Protopazzi, considerados por Corman como os mais genunos.

60
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

61
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

CLASSIFICAO DOS DILATADOS Podemos classificar os dilatados em dois tipos: a) Dilatados astnicos os astnicos no so totalmente privados de atividade, mas so preponderantemente pouco ativos, cansados, lentos, moles (em geral linfticos). b) Dilatados estnicos No so, por sua vez, totalmente ativos, mas preponderantemente ativos (em geral, sanguneos). Os momentos de passividade so frequentes nos primeiros. Os momentos de passividade so mais raros nos segundos. Morfologicamente, segundo as lies de Sigaud e Corman, podemos distinguir os astnicos dos estnicos. Anlise do Dilatado. Dilatado Astnico Dilatado Estnico Corpo volumoso, pesadamente carregado de graxa, carnes flcidas. Movimentos lentos e raros, nonchalance.

Cabea arredondada, pescoo curto. Rosto arredondado, cara de lua cheia, com duplo queixo.

Corpo volumoso, gordo, mas tambm musculoso, um tanto nervoso. Movimentos prontos e frequentes ao rpida. Gosta de movimento, fala muito e com voz forte. Idem. Rosto arredondado com covas.

62
MRIO FERREIRA DOS SANTOS Carnes moles, abatendo-se quando o sujeito emagrece. Relevos musculares pouco acusados. Pele graxenta de poros largos, de contato frio (plido). Aparelho piloso pouco desenvolvido; barba rara, sobrancelhas espessas, calvcie frequente. Queixo mole, destacando-se mal da papada que o envolve, muitas vezes retrada, recuada. Testa vasta, hemisfrica sem nenhuma diferenciao. Carnes firmes. Relevos musculares bem acusados. Pele graxenta, de poros largos, mas de contato quente (rosado). Aparelho piloso bem desenvolvido; barba forte, sobrancelhas largas; calvcie, tambm frequente. Queixo firme, bem destacado.

Vestbulos tonos, boca larga, constantemente entreaberta, lbios plidos e moles, comissura descendente. Nariz pequeno, cncavo, muito carnudo, asas espessas e sem mobilidade. Olhos claros (verdes ou azuis lavados) globulosos, flor do rosto, muitas vezes mopes. A expresso vaga, no fixam nenhum objeto prximo e so perdidos na lonjura. Plpebras superiores se abaixam como uma cortina.

Testa vasta, arredondada, levemente inclinada para trs, apresentando zona discreta de diferenciao, covas laterais. Vestbulos tnicos, boca larga, entreabre-se em sorriso, lbios vermelhos, comissura elevada. Nariz pequeno, cncavo, medianamente carnudo, asas finas e vibrteis. Olhos bastante claros (azul fraco ou castanho claro) salientes. Expresso franca e risonha; olhos pousados sobre o objeto prximo. A fenda palpebral oblqua para o alto e para fora; e a sobrancelha segue em seu movimento.

CARTER GERAL DOS DILATADOS ASTNICOS O carter dos astnicos revela passividade quanto adaptao ao meio. O ambiente atua sobre eles e marca-lhes o carter. Querem gozar as coisas sem fazer esforo. So linfticos na classificao de Hipcrates. Gostam de comer muito, bebem bastante. So pouco afetivos. Gostam de receber e no muito de dar. Precisam que os outros os estimulem, os animem, porque, por si mesmos, so em geral vencidos.

63
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Se no so de uma afetividade quente, so ao menos ternos. So benevolentes, mas como so passivos, so pouco ativos em sua bondade. A vontade fraca. No gostam de fazer esforo e por isso no mantm domnio de si mesmos. Tem todas as caractersticas do temperamento linftico. So preguiosos at para pensar. A imaginao viva, cheia de vises, mas tem pouca capacidade de refletir. No so muito comuns os tipos de dilatados astnicos. CARTER GERAL DOS DILATADOS ESTNICOS So caracteristicamente ativos em sua adaptao ao meio ambiente. So totalmente vertidos para o mundo exterior

64
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

(extrovertidos). So de grande atividade e de uma sensibilidade viva. No so originais, mas onde estejam so sempre ativos. So de uma afetividade ativa, expansiva. Cheios de ardor. E a imaginao os impulsiona sempre ao. Entusiasmam-se facilmente. O humor jovial (so sanguneos, na classificao de Hipcrates). So alegres, mas levados facilmente clera. No se lhes pode pedir que guardem um segredo, porque este deixar logo de ser segredo. Podem prometer, mas logo esquecero. Ao inverso dos astnicos, so cheios de vontade e sobretudo vontade de ao.

65
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

No so capazes de reflexo muito prolongada. A inteligncia intuitiva, pronta. No tem imaginao inventiva. Tem bastante iniciativa, so prticos, pragmticos. Do em geral bons comerciantes, industriais, vendedores, etc. Entre os dilatados e os estnicos, temos os dilatados mdios. Os caracteres so equilibrados. Entre os dilatados, os tipos mdios so os predominantes, sendo raros os tipos extremos de astnicos e estnicos. OS RETRADOS Os retrados, cujos aspectos gerais j conhecemos, so formados por aqueles que tiveram perodos difceis na vida. Revelam, desde logo, uma adaptao penosa. So obrigados a manter o mximo cuidado na alimentao, a escolher os alimentos. Esto sujeitos a perturbaes digestivas. Revelam momentos de fadiga, de insnia frequente. So geralmente doentes, mas em grau menor, de doenas muito graves. Necessitam muito de defesa. Caracterizam-se por apresentar uma individualidade mais pronunciada que os dilatados. ASPECTOS GERAIS Morfologicamente: rosto longo, ou curto em casos extremos, preponderncia das foras de conservao sobre as de expanso. Estreitamento do rosto, de estrutura ossosa, de ctis plida ou oliva. Os vestbulos sensoriais so pouco abertos no meio; lbios finos; narinas semifechadas, olhos encovados em rbitas profundas, parecendo pequenos. Achatamento lateral do rosto; boca estreita, nariz e forma de lmina; olhos muito prximos um do outro. Tem defeitos e virtudes como os dilatados (tipos favorveis e desfavorveis) Dotados de viva sensibilidade Eletivos por essncia, por isso percebem numerosas diferenas. So

66
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

autoditadas, querem dominar a si mesmos. Dois rostos, um expansivo e sorridente para os familiares, e outro srio, distante, secreto para os desconhecidos. Gostam das especulaes intelectuais, mas sujeitos ao abstracionismo, ao sistematismo. Pouco otimistas, srios sempre, severos, at tristes. Em geral pessimistas. Veem tudo pelo pior. Malevolentes muitas vezes, falta-lhes espontaneidade nas aes. No se deixam conduzir pelas emoes do momento. Detm-se entre a ao e a reao; freiam os instintos. Refletem antes de agir. Deles o pensamento liberta -te da ao. Tem muitas manias, so inquietos, sujeitos a ressentimentos. Podemos distinguir os retrados em
Retrados ricos Atitude de combate ante o meio. Otimismo de ao; querem criar um mundo sua medida. Vivem sempre no futuro. Revolucionrios. Independncia de carter e de opinio. Contudo so capazes de aceitar uma disciplina. Voluntrios. Carter muitas vezes refletido, sempre decidido. Orgulhosos Duros consigo mesmos e para com os outros. Vida interior: retirada de fortes. Apegam-se pouco, mas fortemente. Espritos crticos. Espritos metdicos. Abstratos. Retrados pobres Atitude passiva de defesa. Pessimismo: renunciam a toda luta. Vivem sempre no passado. Desejo de mudar, sem fora para realizar o desejo. Independncia, indisciplina.

Cheios de veleidades. Carter indeciso; ruminao mental, perplexidade. Dissimulados Duros mais para os outros do que para si mesmos. Vida interior: refgio de fracos. No sabem apegar-se. Espritos criticadores. Espritos sistemticos. Abstratores de quintessncia.

Das contradies entre os tipos dilatados e os retrados, temos os exemplos de Don Quixote e Sancho Pana, e, no cinema, O Gordo e o Magro.

67
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Os retrados podem ser classificados em: 1) retrados laterais; 2) retrados de fronte; 3) retrados de base; 4) retrados bossuados. Esses tipos estudaremos a seguir.

68
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

69
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

OS RETRADOS Trs so os principais tipos de retrados que vamos estudar: 1) Retrado lateral que se caracteriza pela ao;

70
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

2) Retrado de fronte, pelo pensamento reflexivo e agente; 3) Retrado de base, pelo pensamento especulativo. 1) Retrado lateral: um homem de ao. O retrado lateral aparenta-se ao dilatado por certa largura no contorno, certa espessura de carnes e pela abertura dos vestbulos sensoriais. Muito prximo ao dilatado estnico, sua mmica expressiva e de grande vivacidade. A atividade fsica sempre abundante, e o interesse pelos estudos sempre subordinado. No adolescente, desenha-se a combatividade, o gosto pelos esportes e pelas aventuras, que caracterizaro muito bem a maturidade. O dilatado adquire a personalidade moral desde cedo, mas o retrado lateral s a adquire bem mais tarde. preciso evitar a confuso com o retrado extremo. As crianas retradas laterais necessitam de muito ar, muito espao livre, muitas horas de folga, muita liberdade de ao. Instintivamente. So exteriorizados, mas ativos. Gostam da mudana, desprezam o repouso, e o instinto de nutrio pouco desenvolvido. s vezes tem grande apetite, e vo aos excessos. Habitualmente se satisfazem com refeies frugais. forte neles a sensualidade. pouco desenvolvido neles o instinto de propriedade. Faltalhes o senso comercial dos dilatados. So, no entanto, dinmicos e audaciosos. Fisicamente: So bem desenvolvidos, vigorosos, fortes, diferentes dos retrados de base. No temem as imtempries. Tem excelente circulao e afluxo de sangue. Gostam dos animais, sobretudo dos cavalos. Gostariam de ser marinheiros, viajantes, e do bons missionrios, soldados, exploradores. Afetivamente: A sensibilidade mais viva que a do dilatado, mas influda ainda no exterior.

71
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Manifestam amplamente a sua simpatia e a sai antipatia. So francos, mas leais, o corao na mo. No gostam da vida solitria. Tem necessidade de presena humana, de camaradas com quem possam confiar seus pensamentos. Precisam confessar, e quando o fazem, sentem-se aliviados. So colricos, gritam, mas se acalmam logo. Gostam de reunirse aos amigos para excurses, caa, esporte. A alegria barulhenta e comunicativa. So generosos, bravos, apaixonados, entusiastas. O quadro familiar sempre estreito para eles. Tem tendncias progressistas. Intelectualmente: So intuitivos. Os sentidos esto abertos aos fatos exteriores. So impulsivos, respondem sem meditar, incapazes de se concentrarem. Quando lhes submetido um problema, ou compreendem desde logo ou no compreendem mais. Tendem para o concreto. Pouca a sua vida interior. Suas ideias so empestadas aos que admiram. A inteligncia serve ao. So pessoas de movimento, e as ideias vem quando caminham. Profissionalmente: No gostam de estar sentados. Adquirem facilmente profisses manuais. So bons chefes. No comrcio so maus pracistas, mas bons viajantes, e quanto mais longe melhor. Necessitam da aventura para estimular-se. Do bons atores. Mas abandonam o que comeam. 2) OS RETRADOS DE FRONTE: A AO REFLETIDA Os dilatados tem os vestbulos abertos, mas nos retrados de fronte eles se fecham. Os olhos afundam-se nas rbitas, os vestbulos se abrigam, e a boca se fecha. Os retrados de fronte tem duas atitudes diferentes ante o ambiente: em face de um meio favorvel expanso, comportam-se como dilatados, e abrem-se amplamente a todas as influncias; num meio nocivo, retraem-se, fecham-se.

72
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Os vestbulos nos revelam sua dupla maneira de agir. A boca larga e bem carnuda (expanso), o tonos dos lbios revela uma ocluso perfeita (retraimento). O pensamento uma atividade de luxo, para muitos. No o para o retrado de fronte, que no separa nunca o sinal do objeto, no rompe o seu contato com a natureza. O pensamento no se separa da ao. uma ser de ao refletida, mas com certo equilbrio. Temos os seguintes tipos. O prtico, que se parece com o dilatado, devido ao seu praticismo. Na vida social, assemelha-se ao dilatado-extrovertido. Familiarmente, bom chefe de famlia. Em geral tem muitos filhos, bondoso. Na vida pessoal, fecha-se um pouco, introverte-se, defende-se contra certas impresses. objetivo e de grande capacidade de sntese. Profissionalmente, bom patro, tem qualidades de sociabilidade. Torna-se industrial, e prospera nos negcios. Sabe organizar. apto para carreiras liberais, prtico, ligado realidade concreta. Como sbio inovador, excelente professor. Falta-lhe mais imaginao para realizar invenes novas, iniciativas ousadas.

73
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

O homem equilibrado: Na infncia s consegue o equilbrio num meio de eleio. necessrio um equilbrio entre as foras internas (individualidade) e as do meio (adaptao). Tem a fronte em p, regularmente sinuosa. O olhar quente, luminoso, ardente e contido. O nariz reto quase, asas delicadas, sem fragilidade. Boca pouco saliente, lbios fechados, bem desenhados. Temos um exemplo desse tipo no desenho 3 do tipo Saturno, que se acha na pgina 52. Queixo reto e levemente saliente. o ideal antigo. Guarda a justa medida. Senhor de si. Os impulsos afetivos so moderados pela razo. Tem senso prtico e est ligado s

74
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Ideias gerais. possuidor de vasta cultura, ou tem possibilidade de obt-la. Na vida social, nunca povo. S se expande em meios de seleo. Suas apreciaes so moderadas. Sabe conciliar os opostos, e apaziguar discrdias. pacfico e avesso violncia. No mente. Sabe calar. Defende encarniadamente a sua independncia. No tem a pretenso de que pode dispensar-se dos semelhantes. Toma posio pelas causas justas. Aceita a disciplina, quando no imposta pela fora. Bom chefe, sem despotismo; firme, sem rigidez. Com os amigos familiar, ntimo. Introverte-se com os outros. Parece frio por isso. Na famlia, sabe controlar os instintos. Nada de frivolidades. Gosta dos dignos. Ama com profundidade. Aceita os direitos do corao, mas tambm os da razo. Medita para casar e cumpre a sua palavra. No usa da violncia. No avaro, mas sabe gastar com cuidado. Gosta do equilbrio em tudo. Cuida da educao dos filhos, respeita-lhe a personalidade. Mas sabe, tambm, que uma liberdade sem freios gera escravos. Concilia a liberdade com a necessidade. Sua vida social diferente da interior. profissionalmente apto, capaz de assumir postos de envergadura. Tem iniciativas felizes. Na arte, alia a sensibilidade ao mtier. Em cincia, sabe fazer snteses e tende para a cincia experimental. Na filosofia, repele a rigidez sistemtica. Sempre aberto s novas ideias. 3) O doutrinrio: Fechado, saturnino, ciumento. No aceita conselhos, quando jovem. Consegue boas notas em certos estudos e em outros no. Tipo do solitrio na vida familiar. Falta-lhe corao. No sofre a dor dos outros. Pode viver em isolamento. glacial e mantm todos distncia. Fala pouco, por isso chamam-no de taciturno. Usa s monosslabos.

75
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

A dissimulao muito forte. Em geral, ressentido. Domina as paixes e no colrico. premeditado quando se vinga. Tem tendncias nihilistas. Quando puritano, fantico. Temos um exemplo no desenho 2 do Tipo Saturno, pg. 52. suspeitoso e ciumento. Se se separar de um amigo, no o procurar mais. Quer transformar os amigos em adeptos. Na famlia, pouco carinhoso. Costuma dizer que as afeies mais slidas no so as que se traduzem por manifestaes exteriores. Quando casa, no incio conhece um momento de abandodo e de expanso, mas depois... desptico. Tirano em casa, rigorista, econmico, avarento at. Os filhos temem a sua tirania. severo e pune com excesso. Abre abismo entre si e os seus. Mata a individualidade e a personalidade nascente nos filhos. E teimoso. No trabalho, um carrasco. O que decide, faz. No aceita a palavra impossvel. refletivo. S aqui paciente. Pode levar os estudos em profundidade. Tem dificuldades para guardar nomes prprios e nmeros. Homem de frmulas. Bom para trabalhos solitrios: como mecnico, ajustador, tcnico. No tem aptido para profisses comerciais. Reflete antes de agir. Como magistrado o homem da Dura lex, sed lex. No laboratrio, pode estudar os segredos das doenas. Como prtico, muito medocre.

76
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

77
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

OS RETRADOS DE BASE

Como j vimos, o pensamento especulativo o que caracteriza o retrado de base. Neste predomina o instinto de conservao, que muito forte. A adaptao ao meio se torna mais difcil. mais um espectador que um ator no mundo. Refugia-se na vida interior e seus pensamentos marcam uma certa independncia. um introvertido refletivo. J na infncia vemos os traos do retrado de base. Seu crescimento difcil, seu sono irregular. So crianas sofredoras, pequenas, miudinhas.

E ficaro midos atravs do tempo. uma criana que pouco sorri. Sua expresso sria, e d a impresso de ter mais idade do que realmente tem. uma criana que pergunta sempre por que?

78
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Na fase escolar, estudiosa. Gosta de estar cercada de livros. Est constantemente doente. Na puberdade, o perodo bem difcil. Nem sempre pode levantar-se pela manh. Precisa descansar durante o dia. Por isso, nesse perodo, o progresso escolar bem medocre. Atinge a maturidade bem cedo. Quando adulto, o talhe pequeno, a ossatura bem visvel. Ope-se ao dilatado em todos os traos. Enquanto este tem tudo em expanso, o retrado de base s tem a parte superior (o plano da intelectualidade). Magro, testa ampla, as mas pouco salientes, nariz em lmina maxilar estreito e em geral em retraimento (rosto dos caipiras, em geral). Tambm esto em retraimento os vestbulos sensoriais. Vive em ambientes artificialmente construdos. So misantropos (averso aos outros); no gostam de frequentar reunies; calados, desconfiados. No gostam de ir a banquetes. Quando so olhados, fogem com o olhar. No fitam os outros nos olhos. Quando convidados a uma festa, tem sempre uma razo para no ir e uma desculpa para justificar a falta. Se os pais so religiosos, tornam-se carolas. Se os pais tem maneiras corteses, tornam-se maneirosos, cheios de preciosismo. No formam boas amizades, quase no tem amigos. Se deixados parte, logo retornam para dentro de si. No tem arrebatamentos passionais; acham que a paixo loucura. Buscam no casamento um pouco de proteo. No veem as coisas belas, porque procuram o Belo abstratamente. Amam sempre tudo quanto abstrato. Tem muita tendncia para certas funes intelectuais, como gramticos, revisores, rebuscadores de fatos, guarda-livros, contadores, etc. Perdem-se nas palavras e nas ideias.

79
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

So pouco ativos. Leem muito. No gostam de aventuras, mas leem romances de aventuras. Tem medo do amor, mas leem romances e histrias de amor. Preferem os livros natureza. Preferem herbrios, animais empalhados, etc. Tem grande memria e aprendem com facilidade o que leem. Tornam-se facilmente eruditos. So comumente crebros enciclopdicos. Se entre eles surgem muitos homens medocres, tambm surgem muitos homens de valor. Tem, assim, seu lado positivo e seu lado negativo. RETRADOS ESTNICOS E ASTNICOS So estnicos os retrados ativos, que os h em nmero bem grande. Os astnicos, de pouca atividade, tambm so comuns, sobretudo entre ns, onde grande parte de nossa populao do centro do pas oferece um grande contingente de retrados de base. Em parte, esse retraimento tem sua origem na sub-alimentao de 35 milhes de brasileiros, quase famintos, que esto espera de um milagre nacional de recuperao.

Astnicos Corpo longo e estreito, msculos flcidos, articulaes relaxadas, nonchalance, gestos moles. Rosto longo, achatado lateralmente. Modelado, feito de curvas moles, desenhando um oval. Fronte elevada, em forma de ogiva, uniformemente arredondadas; tmporas achatadas. Nariz longo, de desenho mole, continuando com a fronte por uma curva regular.

Estnicos Corpo longo e estreito, msculos nervosos, articulaes rgidas, atitude enrgica -gestos firmes. Rosto longo, achatado lateralmente modelado, feito de linhas angulosas, desenhando um retngulo. Fronte elevada, em forma de retngulo acidentado e oco e de bossas tmporas encovadas, tmporas de contorno saliente. Nariz longo, de desenho firme, separado da fronte por uma cavidade em sua raiz.

80
MRIO FERREIRA DOS SANTOS Maxilar alto; com a borda inferior desenhada em forma de curva, contnua, da orelha ao queixo, com o ngulo mandibular meio curvo. Queixo mole, em recuo muitas vezes. Vestbulos estreitos e tonos. A boca estreita, mas entreaberta; lbios moles e a comissura labial abaixa-se de cada lado. O nariz estreito; suas asas so flcidas, sem vida. Os olhos so prximos, em rbitas, plpebras cadas, olhar embaciado, expresso sonhadora. Sobrancelhas esparsas, desenham distncia do olho uma curva arredondada. Maxilar alto, ngulo bem delineado, marcado.

Queixo anguloso, reto ou saliente. Vestbulos estreitos e tnicos. A boca estreita, bem fechada, e os lbios finos, fortemente pressionados um contra o outro a comissura reta. O nariz estreito, em lmina, asas finas, animadas de muita vida. Olhos prximos encovados, olhos cheios de acuidade. Sobrancelhas espessas, desenhadas, ao lado do olho uma reta.

Astnicos Psicologicamente, so fracos, so retrados fracos, infecundos. So instintivamente fracos tambm. Ignoram as paixes do amor, e tendem para perverses sexuais. Tem pouca combatividade; so acovardados. Emotivamente fracos, incapazes de lutar, temerosos de responsabilidade, invejosos dos sucessos alheios. Quando mstica que muitos lhe atribuem, deve considerar-se que a verdadeira mstica aquela que nos pe em contato com os poderes sobrenaturais e no as manifestaes nervosas de um misticismo mrbido, cheio de dores. Os astnicos s podem conhecer desta ltima espcie j viciosa da mstica. Intelectualmente, tem dificuldade de penetrar na realidade e refugiam-se no sonho. pouca a atividade intelectual. A memria sem preciso. Refletem mal e tem dificuldade de um raciocnio lgico. No tem forte bom senso nem senso prtico.

81
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Profissionalmente, s aptos para certos trabalhos manuais enervam-se facilmente, cansam-se logo. Malogram onde h necessidade de qualquer espcie de iniciativa. A sensibilidade e a plasticidade conferem-lhe alguma disposio artstica. Podem dar bons atores. Estnicos J os estudamos morfologicamente. So srios, riem pouco, so calados, de corao seco, so autodidatas, ativos, dinmicos, e realizam muitas vezes seu meio de eleio. So fieis em suas afeies e so sbrios. No tem aptides comerciais. A vida afetiva solitria; julgam injustamente porque julgam por si, tem tendncia para a crtica. So pouco adaptveis vida social. Tendem a sair cedo de casa e a viver solitrios. No mudam seus hbitos quando casam. So em geral dirigidos pelo meio, exagerados na moral, puritanos, sectrios, intolerantes, tanto no bem como no mal. Refugiando-se em mundos artificiais, criados por eles mesmos, mundo de abstraes. So espritos sistemticos.

82
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

83
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

OS RETRADOS DE BOSSA (OS BOSSUADOS) O que caracteriza este tipo a dilatao das bossas com o retraimento das concavidades (covas). Ele revela assim esta contradio: retraimento dilatao. Essas bossas so verificveis entre as diversas zonas do rosto, as quais permitem construir uma subclassificao. Psicologicamente, para a morfo-psicologia de Corman, revela essa contradio a contradio psicolgica, uma personalidade feita de oposies. Expanso-retrao indica uma pessoa que tende a expandir-se, mas que se retrai, ou que conhece ciclos de expanso e de retraimento, no tocante vida exterior. Na vida interior, temos uma contradio entre a adaptao ao meio e uma fuga ao real.

So pessoas que se balanam entre atos de egosmo e de altrusmo. Revelam reaes inesperadas, pois quando julgamos que procedero deste modo, procedem de modo totalmente

84
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Contrrio. So cicloides em sua atividade. So dotados de uma afetividade apaixonada, de grande sensibilidade. Ou so amigos ou no. No h nelas lugar para meio termo. A vida desses tipos humanos cheia de reviravoltas. Conhecem perodos que de desmesuram. Ao lado de perodos de ascetismo e austeridade. Podem ser classificados, segundo os seguintes aspectos: 1) Quando as bossas so muito salientes, o retraimento dinamizante, e revelam capacidade de ao, eficincia, realizaes exteriores. 2) Quando os vestbulos so abertos (olhos, narinas, boca) so dinmicos. 3) Quando os vestbulos so fechados, abrigados, o dinamismo toma uma direo interiorizante; sem excluir um dinamismo exteriorizante. 4) Os vestbulos fortemente fechados indicam uma interiorizao mxima, e grande tenso nervosa. 5) Quando o retraimento irregular, h influncia inibidora que perturba fortemente o equilbrio da personalidade.

ANLISE DOS GRUPOS No primeiro grupo, a retrao d economia de foras. So pessoas que tem a fora dos dilatados, mas so mais resistentes que estes. Por isso precisam dosar os esforos. So de fsico forte, saudvel, pouco sujeitos a doenas. Preservam as foras e sabem us-las quando necessrio. Na vida afetiva, so impulsivos. Mas revelam tambm grande sangue frio, domnio de si mesmos. Tem capacidade de canalizar os impulsos numa direo. Por serem estnicos, so apaixonados, capazes de amores e paixes fortes. Como suas paixes so concentradas, so por isso durveis, embora enganem a muitos por seu ar tranquilo, suave, impassvel.

85
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Gostam das coisas visveis, palpveis. So conquistadores pela fora e querem subjugar todas as coisas. Amam a matria. Tem vontade de expanso, so generosos, realizadores. O segundo grupo nos d tipos impulsivos. O terceiro grupo nos d tipos refletivos. Esses dois tipos so menos ligados matria que os do primeiro grupo. So capazes de desinteresse. So vidos de movimento, de viagens. So dotados de sensibilidade ardente, muito fogo. Seus gestos so vivos. As narinas fremem. Em tudo pem amor. Suas afeies so calorosas, mas tirnicas. Gostam da independncia e abominam que se lhes ponham entraves liberdade. Os refletivos so tambm assim, mas tem mais capacidade de frear os impulsos (os do terceito grupo). Na aparncia so calmos, frios, distantes. Aparentam frieza, mas so capazes de sentimentos muito profundos. A imaginao inflamada. Tem muita vitalidade e sabem disciplinar-se. Os do quarto grupo revelam grande luta interior e sofrem muitas contradies. So em geral rgidos, at cruis. Extremados no bem e no mal. Por isso tendem ao revolucionarismo, ao terrorismo. O rosto muitas vezes assimtrico, e no sabem sorrir. O quinto grupo de inibidos. H em geral desarmonia nos planos. So personalidades mal equilibradas, atormentadas por conflitos interiores. Esto sujeitos a perturbaes nervosas. Recalcados, sua atividade irregular. So irritveis e os instintos so, s vezes, pervertidos.

OS TIPOS REAGENTES A inteligncia em muitos inibida. Vivem a polaridade agir reagir. Os reagentes tem o ser exterior mais desenvolvido que o interior. Esto sujeitos disperso de foras. O equilbrio precrio quanto s foras,

86
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

pois estas so por eles malgastadas, e esse malgastar perigoso. H compensao instintiva por meio de retraes dos vestbulos ou do contorno. Os vestbulos so abertos em geral. As crianas do tipo reagente so precoces, despertas, abertas ao meio exterior; conhecem cedo ternas afeies. Os reagentes no amadurecem em profundidade; permanecem superficiais. Sua plasticidade que engana. Adotam as opinies dos grandes, mas so fracos quanto s ideias pessoais. Tem dificuldade de adquirir uma personalidade prpria, necessitam de proteo. Carentes de iniciativa; tudo lhes interessa, mas falta-lhes profundidade. So abertos s ideias, mas, por fraqueza de personalidade, no avanam. No reali-

87
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

zam obras durveis. Sua atividade superficial; no surge ela do mais profundo, mas reativa. Perdem seu tempo em ninharias. So sensuais, mas instintos fracos, e no conhecem paixes profundas. So borboletas (Don Juan). Sua insatisfao acusada aos outros. Entre si mesmos so assaltados de ideias obscuras, terrveis; temem enlouquecer. Sofrem o perigo de se tornarem toxicmanos, pois abusam dos estimulantes. So delicados, avessos aos grosseiros e aos utilitrios, gostam das exterioridades, das roupas, etc. Veem as coisas muito pela exterioridade. Deixam-se empolgar pelo exterior, hoje por isto, amanh por aquilo. Saem animados, mas aos primeiros obstculos desanimam. So inconstantes. Esto sempre a par das ltimas novidades literrias. Falam dos livros que devem ser lidos, mas no os leem. Tem ideias gerais sobre eles. Gostam muito de ser homenageados; precisam, mesmo, dessas homenagens, pois do contrrio, duvidam de si mesmos. Intelectualmente tem boa capacidade de assimilao. O concreto dos reagentes o mundo das palavras e dos livros. So vivazes, tem boas intuies. A ateno dispersa, falta-lhes reflexo. Ou compreendem logo ou no compreendem nunca mais. Sofrem do perigo de falarem sobre muitas coisas, de tudo um pouco, e de se perderem nos pormenores. Precisariam de um ponde de referncia, pois distraem-se facilmente: olham para as moscas.... Profissionalmente, so inbeis aos trabalhos silenciosos e ocultos. Precisam de assistncia. Surgem entre eles muitos prquenos talentos. No se conhece nenhum grande talento nem genialidade. So diletantes, no criadores. Como pintores tem gosto, delicadeza na cor e nada mais. Como msicos, so amantes da melodia e regulares executantes. So escritores para escrever leves e rpidas histrias, mas inbeis para uma obra de flego. Hbeis versificadores, no poetas propriamente. Muito tendentes tsica, tuberculose, sofrem do perigo de morte prematura.

88
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Quanto s crianas, necessitam de ambiente calmo, sereno. Apesar de muito sociveis, necessitam, s vezes, de muita solido, solido completa em companhia de amigos ou de um co ou de livros. Tem tendncia para vocaes religiosas, monacais, mas malogram. Precisam compensar a solido com o convvio. H ainda os reagentes compensados, nos quais os aspectos negativos ficam minorados e os positivos so exaltados. Nestes, a reagncia menor. Os vestbulos no so todos abertos, e tem, assim, uma compensao para os extremos. O tipo 6 extremado, o 3 revela certa compensao.

89
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

PARTE DINMICA

90
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

91
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

ANLISE DINMICA DA FISIOGNOMIA

A FACE A face apresenta trs vestbulos: 1) O vestbulo cerebral (ouvidos e olhos); 2) O vestbulo respiratrio (narinas); 3) O vestbulo digestivo (boca). Nesses vestbulos esto os nossos sentidos, que mantm contato com o mundo exterior. Eis a razo por que a face to significativa para o estudo morfo-psicolgico, pois esto a precisamente os nossos sentidos principais. CONSIDERAES FUNDAMENTAIS Estudando Aristteles a fisiognomia teve estas palavras que tanto valor e significao oferecem caracterologia atual: O que durvel na forma expressa o que i mutvel na natureza do ser;o que mvel e fugaz nessa forma expressa o que, nessa natureza, contingente e varivel. Ora, a mmica da face nos mostra uma mobilidade que nos permite, tambm, captar o que se passa, o que transcorre na alma humana. No smio superior, temos a idade da face, com o predomnio desta sobre o crnio, enquanto no homem atual ( homo sapiens) maior o predomnio do crnio sobre a face. Se como seres racionais somos mais estveis, no entanto, quanto aos nossos sentimentos, atitudes ante a vida, somos mutveis, transeuntes. A face nos revela a mutabilidade a par da imutabilidade.

92
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

O OLHO o aparelho sensorial mais ligado ao crebro e de um grande papel na inteligncia humana. Sua posio coloca-o no limite do plano superior e dos planos inferiores. Se taparmos com uma folha de papel um dos olhos, enquanto vemos o outro, logo verificamos um olho fixador (geralmente o esquerdo, de olhar fixo, observador, penetrante, agudo) e um olho sonhador (em geral o direito, afetivo, de olhar perdido, vago, distante). possvel encontrarmos indivduos em que ambos os olhos sejam fixadores ou ambos sonhadores. Neste ltimo caso, estamos em face de uma pessoa sonhadora, que vive num mundo de quimeras, e no primeiro em face de quem totalmente afastado da afetividade, do sentimento, que adquiriu uma frieza extraordinria. comum observar-se que a presena de dois olhos fixadores em indivduos criminosos, premeditados, frios e cnicos. O lbulo ocular est encravado na cavidade orbitria (orbital). constitudo por uma membrana de estrutura nervosa, sensvel s impresses luminosas: a retina, em volta da qual esto os aparelhos de transmisso de tica, de proteo (membranas) e de mobilidade (msculos). A retina est em relao direta com o crebro, ao qual ela transmite, pelo nervo tico, as impresses que a afetam. Est na parte posterior do glbulo ocular. As impresses chegam-lhe transmitidas pelos meios transparentes do olho (cristalino, etc.) e so canalizadas pelo diafragma. O raio luminoso atravessa primeiro a crnea, lentculo circular transparente na parte anterior do glbulo. Depois recebido no diafragma de abertura, o ris, abrindo-se ou fechando-se, segundo a luz rara ou abundante. O cristalino uma lentcula biconvexa, cuja curvatura se modifica, graas ao funcionamento de um pequeno msculo, segundo o objeto, que fonte luminosa, se estiver colocado mais perto ou mais longe, acomodando-se assim segundo a distncia.

93
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

O raio cristalino atravessa o corpo vtreo, ocupando a cmara posterior do glbulo at chegar retina. O glbulo guarnecido de membranas protetoras, como a coroide, a esclertica, que, na parte em que se torna transparente, chama-se crnea. Acha-se o olho abrigado pelas paredes sseas da rbita que o contm. As plpebras (superior e inferior) abrigam o glbulo, e so vus msculo-membranosos de forma quase lunar. O aparelho motor complexo. Compe-se dos msculos prprios do olho, dos msculos das plpebras e dos msculos dos superclios. EXAME E SIGNIFICADO DOS MSCULOS DOS OLHOS E DA TESTA Fronte Msculo de testa segundo msculo da ateno. Seus fascculos internos msculo da dor pattica. Elevador da plpebra superior Primeiro msculo da ateno. Msculo orbicular das plpebras msculo oclusor do orifcio palpebral; poro palpebral os fascculos centrais que circundam o orifcio palpebral. Poro orbitria os

94
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

fascculos perifricos, que descansam sobre a borda da cavidade orbitria. Superciliar enrugador das sobrancelhas, msculos do esforo. VESTBULO DO APARELHO RESPIRATRIO ele constitudo pelo macio facial superior. Compreende o nariz, vestbulo do aparelho respiratrio, e suas dependncias. Sua forma e dimenses so variveis, quer em largura, quer em altura. Tem a forma de uma pirmide, sendo o cume (raiz), ligado ao osso frontal, entre os dois olhos. A base do nariz tem a forma de um tringulo; o lbulo a ponta do nariz, e as narinas, com suas asas, formam a parte mvel. SIGNIFICADO DOS MSCULOS O piramidal do nariz msculos dos lutadores. As rugas significam, segundo Fritz Lange e Duchene, no piramidal do nariz, a agresso. Vemo-la no David de Miguel ngelo. raro encontra-lo marcado em pessoas de antes de 20 anos, embora surja nos momentos de luta. S o vemos j gravado em pessoas de mais idade, cuja vida foi uma constante luta contra grandes dificuldades. A sua presena no quer dizer que estamos em face de uma pessoa que gosta de pendncias, mas de quem tem tenacidade de vencedor, de lutador que no se entrega. Na maioria dos generais europeus desta ltima guerra, vemos a presena desta ruga. raro encontra-la em fisionomias de poetas e artistas. raro encontra-la em mulheres. Os sulcos que vemos ao lado das asas do nariz significam descontentamento, e so comuns em pessoas, cuja vida est cheia de aborrecimentos e decepes.

95
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

As rugas que aparecem no nariz franzido, mas que so normalmente visveis, eram consideradas como rugas de lubricidade. Mas Fritz Lange diz t-las visto em pessoas cuja vida foi cheia de desencantos. Quando nos descontentamos de algum, franzimos o nariz. Quem conhece muitos desgostos, por franzir tantas vezes, acaba por marcar essas rugas.

VESTBULO DO APARELHO MANDIBULAR formado principalmente do macio facial inferior: o maxilar inferior ou mandbula. Com o macio facial superior forma a cavidade bucal, vestbulo do aparelho digestivo, em torno do qual atuam muitos msculos de grande valor expressivo. O maxilar uma lmina ossuda resistente, quadriltera, curva, na forma de uma ferradura. Na borda superior, esto os alvolos, onde se encravam os dentes. Na borda inferior, temos o limite do rosto. Entre os dois, na frente, est o queixo. Dois ramos ascendentes do maxilar juntam-se base do crnio. Formam assim um ngulo, ngulo mandibular, de grande importncia e significao. A mandbula inferior, atravs dos dentes, entra em contato com a mandbula superior. Quando elas esto no mesmo

96
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

nvel perpendicular, temos o ortognatismo; quando a mandbula inferior se projeta, o prognatismo inferior; quando a superior que se projeta, o prognatismo superior. Se a mandbula inferior se retrai, temos o retrognatismo.

Na parte que circunscreve a abertura bucal esto os lbios. Temos o lbio superior e o lbio inferior. Na parte onde se unem, nas bordas, vemos as comissuras labiais. Possuem os lbios uma parte mucosa, carnuda e cheia (parte vermelha dos lbios). Quando fechados, pode dar-se uma ocluso simples, normal, ou uma ocluso com esforo. SIGNIFICAO DOS MSCULOS No orbicular dos lbios, que o elevador do lbio inferior, temos o msculo do gesto ameaador. No triangular dos lbios, tambm chamado buzinador, o msculo da resignao. Vemos traarem-se a duas rugas descendentes em todos os tipos humanos que se resignam ante os acontecimentos adversos. No zigomtico maior, temos o msculo do riso franco. No quadrado do queixo (tambm chamado quadrado da barca), que depressor do lbio inferior, temos o msculo do aborrecimento, do enjoo. No triangular dos lbios, encontramos o msculo da pesadez.

97
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Todos estes pontos, ora estudados, vo servir-nos de apoio para outros exames importantes, que nos construiro os elementos para a formao de um exame completo da morfo-psicologia e anlise do temperamento e do carter. Queremos, antes, chamar a ateno para uma classificao dos humores apresentada por Corman, de grande valor para futuras anlises. Para Corman, h duas modalidades de humor: 1) Irritabilidade fleugma Caracteriza-se no indivduo que se mostra sensvel (irritabilidade) ou indiferente (fleugma) s impresses exteriores. 2) Euforia disforia Caracteriza a primeira o fato dessas impresses provocarem mais prazer que desprazer; a segunda, pelo inverso. Os primeiros so otimistas; os segundos, pessimistas. CARACTERSTICAS DA IRRITABILIDADE Cabea pequena, rosto afilado, mo longa. Movimentos de expresso rpida, refluentes (muita mmica na face), gestos de mo. Todos os ritmos so rpidos. Afetividade facilmente despertvel; muito emotivo. Ritmo mental rpido, carter muito instvel. FLEUGMA Corpulento, redondo ou cbico. Cabea volumosa, face redonda ou quadrada; mo quadrada. Movimentos de expresso lentos (rosto impassvel, olhar lento, gestos lentos. Ritmos motores lentos). Afetividade e intelectualidade fracamente despertveis. Poucas impresses o emocionam. Ritmo mental e afetivo lento. Revela estabilidade.

98
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

EUFORIA Corpo ondulado, com curvas regulares. Movimentos de expresso de rapidez mdia. Gestos adaptados, fceis, ondulosos e expansivos (centrfugos: que se afastam do centro). Sorriso voltado para cima, sobrancelhas puxadas para fora, comissura dos lbios elevada, olhar risonho. Expanso, otimismo espontneo. Ritmo mental e afetivo de rapidez mdia, adaptado s circunstncias. DISFORIA Modelo do rosto chio de covas e salincias, atormentado, tipo do retrado-boassuado, que j estudamos. Bossas salientes na testa, tmporas cavadas, olhos fundos. Nariz de perfil sinuoso, mas salientes, faces envoltas. Os ngulos maxilares bem salientes. Os ritmos motores so retardados, sacolejados. No se adapta bem s circunstncias; movimentos centrpetos (tendem para si, para dentro). Mmica da amargura rosto desfeito, traos descendentes; a comissura da boca tambm descendente, as sobrancelhas caem, olhar preocupado, muitas rugas na testa. Psiquicamente disfrico, preocupado, voltado para si, introvertido. Toda a emotividade interiorizada; o pessimismo natural. O ritmo mental e afetivo demasiadamente lento, inadequado aos acontecimentos. ANLISE DO ROSTO Ao plano mandibular, corresponde a vida instintiva; ao plano naso-malar, a vida afetiva, e ao frontal, a vida intelectual.

99
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Ao olharmos uma pessoa de perfil, ser fcil ver qual dos planos o que predomina. Se for o inferior, temos o domnio dos instintos; se o mdio, a vida afetiva, passional. As necessidades emotivas suplantam e superam as de ordem intelectual e as de ordem instintiva. Se for o plano superior, h espiritualizao das tendncias. Ao olharmos um rosto de face, se o maior dimetro est nas faces sinal de uma afetividade concreta, realista; se nas mas do rosto, sinal de uma afetividade apaixonada, ardente; se nos olhos, sinal de uma vida afetiva espiritualizada, sublimada. PLANO DA INSTINTIVIDADE
Nuca poderosa e dura. Mandbula volumosa e forte. Msculos mastigadores poderosos e duros. Boca desenvolvida: comissura larga, lbios espessos e duros, dentes volumosos. Predominncia dos instintos materiais, das necessidades do corpo. Glutoneria. Sensibilidade grosseira. Atividade fsica abundante. Sensibilidade rude, forte, grosseira.

Estamos aqui em face de um grande desenvolvimento desta parte. Mas h ainda os de desenvolvimento mdio e os de desenvolvimento inferior. Desenvolvimento mdio
Plano da instintividade, sem deficincia em comparao com os outros planos e sem os aspectos excessivos do desenvolvimento considervel, que estudamos acima. Espiritualizao moderada. Exigncia moderada dos instintos. Sobriedade, delicadeza de gosto, sensualidade moderada, com grande atividade fsica.

Desenvolvimento insuficiente
Nuca fina. Maxilar pequeno, estreito, queixo em retraimento. Espiritualizao extrema; fraqueza dos instintos. Sobriedade, inapetncia.

100
MRIO FERREIRA DOS SANTOS
Mastigadores magros e moles. Comissuras bucais estreitas, lbios finos ou muito moles. Dentes pequenos, mal colocados no maxilar, acavalando-se. Sensibilidade fraca, frieza. Atividade fsica insuficiente. Debilidade fsica. Sensibilidade fraca, delicada.

Anlise do maxilar (tipo masculino)


Maxilar quadrado, de ossatura forte, com salincias bem marcadas. Com queixo quadrado, reto ou saliente; ou ainda: ngulos mandibulares salientes, retos. Mastigadores (msculos) poderosos. Lbios musculosos, firmes, fechados, aparecendo pequena linha da mucosa vermelha dos lbios. Fora do instinto de reproduo. Atividade fsica, gosto pela luta. Energia fsica, brutalidade, violncia. Orgulho de sua fora.

(tipo feminino)

Maxilar menos forte, mas ainda com salincias sseas. Queixo redondo. ngulo mandibular obtuso, curvo. Dentes mdios. Lbios pouco carnudos, menos firmes, menos fechados, aparecendo grande parte da mucosa. Formas muito arredondadas, de curvas moles. Se o modelado da mandbula chato, com faces achatadas, queixo pontudo.

Forma sedutora do instinto de reproduo. Graa e no vigor. Doura. Aprobatividade.

Passividade total. Moleza fsica. Pouca coragem fsica. Irritabilidade nos instintos. Sensibilidade viva, facilmente despertvel. Mobilidade, instabilidade, gosto pela mudana. Ritmo de ao lenta, pesadez.

Lbios de expresso mvel.

Modelado redondo-cbico
Maxilar arredondado ou quadrado, queixo redondo ou quadrado. Mmica dos lbios pouco variada.

Fleugma
Sensibilidade lenta. Estabilidade, sedentariedade. Ritmo de ao lenta, pesadez.

Modelado ondulado
Curvas ovais, umas convexas, outras cncavas Expanso natural dos instintos.

101
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL
Queixo oval ou redondo. Faces ovais, com covinha no centro. Mmica expansiva dos lbios, comissura dos lbios, desenhando uma concavidade no alto. Se retrado, com covas e salincias ossudas, bem marcadas faces cavadas rugas volta da boca, mmica dos lbios, retrada, cantos da boca abaixados. Alegria habitual. Gestos graciosos Graa fsica.

Falta de expanso dos instintos. Tristeza habitual. Instintos inibidos, recalcados. Gestos lentos.

Outros aspectos
Lbios entreabertos num sorriso, descobrindo os dentes. Boca sempre aberta. Desejo de agradar. Aprobatividade. Ingenuidade, desateno e at imbecilidade.

Anlise do plano naso-malar Plano mdio largo, alto. Nariz alto e largo, com base larga, com lbulo cadente, asas espessas, pouco mveis. Com dimenses menores que as acima citadas. Nariz de tamanho mdio, largo, com base reta, lbulo arredondado, asas carnudas, moderadamente, e mveis. O plano naso-malar pouco desenvolvido. Nariz pequeno, estreito, lbulo pontudo, mas no salientes asas pouco carnudas, sem mmica. Nariz convexo, em toda as suas formas. Nariz cncavo. Predominncia da afetividade concreta, material e impulsividade brutal. Espiritualizao moderada da vida afetiva. Ardor impulsivo e apaixonado, mas sem a brutalidade j descrita anteriormente. Espiritualizao excessiva ou defeito de sensibilidade afetiva. Egosmo por defesa, em retraimento. Tendncias dominadoras, tirnicas. Plasticidade, capacidade de se tornar impressionvel. Doura, submisso afetiva. Dos retrados bossuados, saturninos. Mobilidade dos sentimentos, das paixes.

Nariz ondulado. Forma do nariz longa; achatado transversalmente, estreio, lbulo

102
MRIO FERREIRA DOS SANTOS
pontudo, narinas achatadas, asas de mmica muito mvel. Nariz curto, arredondado, lbulo redondo ou quadrado, asas pouco mveis.

Estabilidade dos sentimentos, das paixes.

Tipo retrado-bossuado
Nariz sinuoso entre as mas e o nariz com certo retraimento mas salientes. Vida afetiva inquieta, cheia de preocupaes tipo humano sombrio, ciumento; s vezes tirnico, atormentado e atormentador dos outros.

PLANO DA INTELECTUALIDADE O plano da intelectualidade, plano superior, da vida espiritual, o da inteligncia: da observao (na parte da cavidade orbitria) da racionalidade (parte central da testa) e da imaginao (parte superior).
Formas angulosas
Relevos sseos marcados; bossas superciliares, bossa nasal, cavidades temporais. Espritos ativos, dominadores, mais refletidos que intuitivos. Ateno voluntria sustentada.

Formas curvas, arredondadas


Com ausncia de relevos sseos, com exceo da salincia arredondada das bossas frontais, sem cavidades. Espritos receptivos, mais intuitivos que refletidos. Ateno voluntria caprichosa. (Mais tpico nas mulheres)

Modelado
Fronte chata. Crneo pequeno. Olho pequeno e chato, olhar muito mvel. Fronte redonda, como bola. Olho grande, como bola. Olhar lento, tono. Crneo ondulado, intermedirio, entre o chato e o redondo. Fronte cujas salincias sseas continuam por planos curvos, com superfcies planas. Inteligncia de compreenso e de concepo rpidas. Ateno prontamente desperta e prontamente distrada. Inteligncia lenta. Ateno difcil de despertar. Inteligncia gil, desembaraada. Ritmo de pensamento varivel, segundo as necessidades do fim visado.

103
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL
Olhar alegre risonho. Tipo retrado-bossuado. Fronte atormentada, com salincias sseas, marcadas, abruptas rbitas profundas, olhos encavados, olhar sombrio rugas horizontais. Problemas interiores, mxima interiorizao. Ateno estvel sem excesso.

Zona inferior, subjacente s rbitas: quando saliente, indica percepo utilitria: deciso dos atos. Pouco saliente, mas sem deficincia: percepo mais intuitiva, mais artstica da realidade; Achatada, com falta de bossas: falta de observao e de deciso. Fronte estreita, baixa, fugidia. Inteligncia no evoluda. S apreende os fatos em sua evidncia imediata, incapaz de compreender as ideias. Falta de reflexo. Impulsividade nos atos. Concreto quanto aos fins. Inteligncia pouco evoluda. Capacidade de reflexo, mas rotineira, automtica, sugestionvel. Concreo nos fins. Inteligncia de sbio, de especialista, sentido do pormenor. Esprito analtico. Superficialidade nas ideias. Esprito assimilador profundo, esprito sinttico. Inteligncia de artista, sentido das harmonias.

Fronte estreita e baixa, reta.

Fronte estreita, mas elevada, tmporas achatadas. Se a fronte tem pouca altura, Se a fronte elevada, Fronte larga, tmporas bombadas na parte alta. Se a fronte elevada e harmoniosa gnio criador. Fronte em ogiva, sem relevo sseo, de largura mxima na altura dos olhos.

Predominncia da intuio e da imaginao sobre a observao e a reflexo.

OS OLHOS E O OLHAR
Olho chato, pequeno, muito mvel. Sensibilidade muito viva, mobilidade do esprito, rapidez das associaes de ideias.

104
MRIO FERREIRA DOS SANTOS
Olho redondo, grande, lento. Olho profundamente encravado na rbita, ora mvel, ora lento. Sensibilidade de lento despertar, com lentido da ideao. Sensibilidade contida, inteligncia lerda; taciturnidade (calado).

O olhar e sua direo


Olhar para a terra. Olhar elevado. Olhar reto, convergente sobre o objeto. Olhar reto, convergente sobre a pessoa com quem se fala. Olhar afastado do interlocutor. ndice da predominncia dos instintos materiais. Idealismo, espiritualizao das tendncias. Sinal de esprito positivo e atento. Indica fraqueza, lealdade. Indica carter enganador e s vezes timidez.

Ao dar-se o olhar convergente, a pessoa desvia depois o olhar, levando-o para baixo, enquanto ao dar-se o olhar afastado, quando a pessoa no presta ateno, o interlocutor pousa o olhar meio oculto, afastando-o para o lado, logo que percebe que o outro o nota.

AS MOS
Mo muito longa, estreita portanto, pouco espessa dedos finos; compridos. Mo quase to larga como comprida, dedos grossos, arredondados, cbicos ou quadrados nas pontas. Grande mobilidade. Pouca mobilidade.

OS DEDOS DArpentigny assim os descreve: H dedos lisos e dedos nodosos... Com dedos nodosos, ao mesmo tempo que tereis cuidado, simetria, pontualidade, procedereis pela reflexo. A cincia estar em germe em vs. Dedos sem ns, ao contrrio, trazem consigo o germe das artes. Por mais positivo que seja o fim ao qual vos impele o interesse, procedereis sempre mais pela inspirao que pelo

105
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

raciocnio, mais pela fantasia e pelo sentimento do que pelo conhecimento... Nossos dedos terminam ou em esptula, ou quadradamente, ou em cone mais ou menos agudo. A falange em esptula confere a necessidade imperiosa da agitao corporal, da ocupao constante; a inteligncia instintiva da vida real; o culto da fora fsica; o gnio do clculo, das artes industriais e mecnicas; as cincias exatas aplicveis; as cincias experimentais, as artes grficas; a administrao. A falange quadrada indica mais viso justa que grandes ideias positivas e mdias; o gnio dos negcios, o respeito pessoal; o instinto do dever e da autoridade; o culto do verdadeiro prtico; o esprito de conduta. O gosto pelas cincias morais, polticas, sociais; a poesia didtica, analtica, dramtica; a gramtica, as lnguas, a lgica, a geometria. O amor da forma literria do metro, do ritmo, do acabamento, da simetria, da arte definida e convencionada. Os dedos em esptula tem a ao e o savoir-faire (saber fazer) mais do que o saber; os dedos quadrados tem antes o saber que o savoir-faire. Os dedos terminados em cone indicam tendncias s artes plsticas, pintura, escultura, arquitetura monumental, poesia da imaginao e dos sentidos; ao culto do belo pela forma slida e visvel; aos arrebatamentos romnticos; antipatia pelas dedues rigorosas; necessidade da independncia social; propenso ao entusiasmo; submisso fantasia. Cada uma dessas trs formas da falange terminal pode acompanhar dedos lisos ou nodosos. Em ambos os casos, as qualidades acima descritas se manifestam, mas os dedos lisos procedem pela inspirao, pela paixo, pelo instinto, pela intuio e superam ali onde o gnio prevalece sobre a combinao; os dedos nodosos, pelo clculo, pelo raciocnio e pela deduo. Prossegue DArpentigny: H dois tipos de dedos: os que

106
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

trazem ns e uma falange terminal quase quadrada, quase cnica, de tal forma que esta ltima tem no conjunto uma forma ovide, que indica ideias especulativas, meditao, cincias filosficas, dedues rigorosas pela palavra. Amor do verdadeiro absoluto; poesia da razo, do pensamento; alta lgica; necessidade de independncia, poltica, religiosa e social; desmo; democracia, liberdade. o dedo filosfico. O segundo tipo o dos dedos lisos, terminados em cone afilado, em ponta: contemplao; religiosidade, idealidade, despreocupao dos interesses materiais; poesia da alma e do corao; necessidade de amor e de liberdade; culto de todos os gneros do belo, pela forma e pela essncia, mas sobretudo pela essncia. o dedo chamado psquico, ao qual chama de idealista. O POLEGAR Simboliza para os quirnomos (os que estudam o significado das mos e linhas, hoje, obedecendo a certo rigor cientfico, em oposio clssica quiromancia), a vontade, o sentido moral que opomos aos nossos instintos. Assim se expressa DArpentigny: Em geral, um polegar pequeno, minguado, mesquinho anuncia um gnio irresoluto, nas coisas, bem entendido, que decorrem da razo e no do sentimento... As pessoas de polegar grande so governadas pela cabea. Os primeiros so ingnuos, graciosos; os segundos tem a Verdade. Se, pois, vos recordardes do que disse prossegue DArpentigny reconhecereis que so trs vezes predestinados poesia os que juntam falanges cnicas dos dedos lisos a um polegar pequeno. E o que tem falanges quadradas ou em esptula, junto a dedos nodosos e um grande polegar, trs vezes destinado s cincias. Na primeira falange est o sinal da lgica, quer dizer, da percepo, do juzo, do raciocnio. E no segundo, o da inven-

107
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

o, da deciso, da iniciativa... a vossa falange estreita, magra, curta? Ausncia completa de deciso, submisso s opinies recebidas, s ideias alheias, dvida, incerteza sem fim, e consequentemente falta de cuidado moral. A essa incapacidade de tomar partido, vs dareis uma explicao lgica se vossa primeira falange for desenvolvida. Tereis, ao contrrio, ideias seguras, convices fortes e tenazes, tereis esprito pronto, decisivo, e sereis provavelmente ao mesmo tempo um mau raciocinador, um homem dotado mais de paixo moral que de julgamento, se vossa segunda falange, sendo longa e forte, a outra, ao contrrio, for magra e curta. preciso, no entanto, acrescentar que essas afirmativas no so universalmente vlidas no sentido cientfico, pois as observaes sobre quironomia cientfica no nos oferecem ainda bases to seguras para formul-las. No entanto, de convir que as observaes realizadas permitem aceita-las como normas geralmente seguras, podendo servir, portanto, de ponto de partida, desde que outros aspectos caractersticos as corroborem, isto , sejam apoiadas em outras observaes, emprestando-lhes, assim, validez. CLASSIFICAO DAS MOS Mo de tamanho mdio, de forma hexagonal, espessa, dura, musculosa. Palma grande, espessa, dura, de desenvolvimento muscular considervel, sobretudo na eminncia hipotnar, que ultrapassa amplamente a borda interna da mo. Dedos curtos, cbicos. Polegar curto. Mo que caracteriza o tipo marciano, tendncias materiais predominantes. Mo grande, de forma geralmente quadrada ou retangular, muito espessa e muito dura. Pele seca e calosa. Palma maior que os dedos. Palma grande, espessa, dura, muito musculosa.

108
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

109
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Mo de tamanho mdio, de contorno retangular-arredondado, espessa, musculosa, mas ao mesmo tempo, menos dura que as dos tipos anteriores. Palma igual aos dedos. Palma de forma quadrada, espessa, carnuda. Dedos de forma cbica-arredondada. Polegar bem desenvolvido. Mo do tipo Jpiter. Mo grande, de forma alongada, de espessura mdia, dura, musculosa, recoberta de uma pele seca, com salincia dos ossos e dos tendes: mo descarnada.

Palma igual aos dedos. Palma mais longa que larga, musculosa, estreita na base. Dedos longos, grossos, apresentando ns nas articulaes. Polegar grande, bem destacado dos outros dedos. Tipo da mo de Saturno. Mo de tamanho mdio, de contorno oval, bastante musculosa, com covinhas no dorso.

110
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Palma maior que os dedos. Palma quadrado-oval: a eminncia tenar proeminente, mas suave (monte de Vnus). Dedos curtos, arredondados e redondos na ponta. Polegar pequeno. Mo do tipo Vnus. Mo bastante estreita, de longitude mdia, em forma de losango, cuja largura mxima est na base dos dedos, firme e seca. Palma igual ou inferior aos dedos. Palma de base estreita, de musculatura bem desenvolvida. Dedos longos, chatos, arredondados na ponta, algumas vezes levemente secos nas junturas. Polegar grande, bem destacado. Mo do tipo Mercrio. Mo pequena, oval, muito afilada para a extremidade dos dedos, pouco msculo, mas bastante firme contudo. Palma ovide, estreita na base. Dedos cnicos, afilados em sua extremidade. Polegar pequeno, bem destacado. Mo de tipo Sol.

111
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

112
MRIO FERREIRA DOS SANTOS

Mo longa, de forma oval, desprovida de msculos, frequentemente fria e azulada pelo frio. Palma igual aos dedos. Palma alongada, as massas musculares so moles, fracas. Dedos longos, largos em sua raiz e cnicos na sua extremidade. Polegar pequeno, deslocado. Mo do tipo Lua.

113
CURSO DE INTEGRAO PESSOAL

Potrebbero piacerti anche