Sei sulla pagina 1di 6

Origem do Universo

Escrito por Ruth Hinrichs e Carla C Porcher

Introduo
A questo mais central da cosmologia, que concerne a compreenso do universo como um todo, a questo da origem deste sistema complexo. O modelo da criao sbita, mais conhecido como Big Bang, foi proposto por Georges Lematre e George Gamow. Este modelo simples, que prope a origem como sendo um evento explosivo, explica as propriedades do Universo atual e corroborado por muitas evidncias recentes da pesquisa astronmica. Porm a nossa observao do Universo - vasto em tempo e espao- limitada ao curto perodo da histria da humanidade, de modo que os dados observacionais so necessariamente limitados.

Histria da Cosmologia
Considerando os mtodos observacionais disponveis para a astronomia at os tempos modernos, perfeitamente compreensvel que a humanidade se contentou com um modelo de Universo que fosse esttico e infinito, servindo de coreografia imutvel para o mecanismo preciso de revoluo de Sol, Lua e planetas. A revoluo de Galileo apenas tirou a Terra do centro do sistema, propondo o sistema heliocntrico, mas no modificou a compreenso do cosmos propriamente dito. No fim do sculo XVIII surgiram as primeiras dvidas sobre a infinitude e a homogeneidade do Universo, formuladas no chamado Paradoxo de Olbers-Chseaux: Se o Universo for infinito e uniforme, cada rea do cu deveria ter um nmero infinito de estrelas, que somariam uma luminosidade equivalente a da superfcie da estrela tornando o cu claro noite. S a partir de 1920, com a instalao de um telescpio potente de 100 polegadas (2,5 m) de dimetro, no Monte Wilson (EUA), o astrnomo Edwin Hubble conseguiu estabelecer que inmeros objetos astronmicos no faziam parte da nossa galxia e lhe foi possvel determinar suas distncias. J havia sido determinada a composio espectral de vrias estrlas extragalcticas, e era sabido, que vrias delas tinham um desvio espectral - as linhas conhecidas dos elementos se encontravam deslocadas para comprimentos de onda maiores, fenmeno denominado de red shiftatribudo velocidade de afastamento destas estrlas (efeito Doppler). Em 1929 Hubble percebeu, que as velocidades de afastamento e o red shift estavam correlacionados - quanto mais distante a estrela, maior a sua velocidade de afastamento, e concluiu que o Universo se encontrava todo em expanso. A constante de Hubble, que indica esta relao entre distncia e velocidade de afastamento, permite estimar a idade do Universo como sendo de 10-20 bilhes de anos. Em 1965 Arno Penzias e Robert Wilson (Bell Labs) descobriram uma radiao uniforme, proveniente de todos os quadrantes do cu, cuja frequncia ficava na regio de 5-10 cm-1. Perceberam imediatamente que se tratava da radiao fssil, remanescente

do Big Bang, que tinha sido prevista em 1949 por Gamow. De fato o espectro da radiao fssil corresponde a emisso de temperatura de um corpo negro a 2.7 Kelvin os vestgios do gs quente que comeou a expandir e esfriar nos primrdios do Universo. O modelo da criao explosiva e sbita (Big Bang) envolve 4 fases de durao distinta: A era hadrnica, de durao de cerca de 10-4 s, quando o universo era constitudo de prtons, nutrons e subpartculas e governado pela interao forte. Os primeiros instantes desta era esto totalmente indeterminados e so denominados de tempo de Planck. A era leptnica, que durou aproximadamente 10 s, quando eltrons e psitrons (partculas leves: lptons) dominavam o equilbrio entre prtons e nutrons. A era radiante, de aproximadamente 1 milho de anos, foi dominada pela energia dos ftons. Nesta era ocorreu o decaimento de nutrons (em prtons, eltrons e antineutrinos) e a nucleossntese primordial: ncleos de elementos leves (Deutrio, Trtio, Hlio3, Hlio4, Ltio7 e Berlio7) se formaram - at o momento em que os ftons no tinham mais energia suficiente para manter os prtons ionizados - ocorreu a formao de tomos apartir dos ncleos existentes - e com isso o incio da Era estelar: em que o universo deixou de ser opaco e a matria se adensou localmente, formando e galxias e estrelas de todos os tipos. A era estelar dura at hoje e apenas ela passvel de observao - quando observamos os objetos mais distantes do Universo, vemos a radiao por eles emitida nos primrdios da era estelar, que, devido velocidade finita da luz, s nos alcana nos dias atuais. A Era estelar um perodo de intensa atividade - estrelas nascem, passam por uma evoluo que depende essencialmente da sua massa, e se desintegram novamente. Nesta evoluo estelar ocorre no interior das grandes estrlas a nucleossntese de elementos mdios e pesados, por fuso de ncleos mais leves. Estrelas com a massa equivalente Massa Solar podem queimar apenas hidrognio (para He). Estrelas gigantes podem fusionar He produzindo Carbono, Oxignio e Nenio. Apenas estrelas supergigantes (1000 Massas Solares) podem produzir os elementos mais pesados.

Origem do Sistema Solar


A origem do Sistema Solar e da Terra
O sistema solar composto pelo Sol, que concentra 99% da massa do sistema, e por todos os corpos que orbitam a seu redor. Destes, os de maior massa so os nove planetas conhecidos: Mercrio, Venus, Terra, Marte (planetas terrestres), Jpiter, Saturno, Urano, Netuno (planetas gigantes) e Pluto. Alm dos planetas ocorrem ainda satlites, cometas, asterides e meteoritos. Tendo acontecido muitos antes do surgimento da espcie humana, a origem do sistema solar s pode ser explicada atravs de teorias. Estas so formuladas com base em fundamentos tericos e modelamentos matemticos que procuram explicar as caractersticas essenciais do Sistema Solar como o conhecemos hoje. certo que as teorias mostram um modelo simplificado do processo ocorrido e ainda que no seja possvel dizer qual dessas teorias se aproxima mais da verdade , se que alguma delas reflete o que realmente aconteceu na formao do Sistema Solar, as teorias podem ser consideradas como mais ou menos vlidas dependendo da sua capacidade em explicar caractersticas essencias deste sistema. As principais caractersticas a serem explicadas so: 1. Os planetas tm um plano comum de revoluo em torno do Sol que corresponde aproximadamente ao plano equatorial do Sol. 2. As rbitas planetares so aproximadamente circulares, as mais excntricas sendo aquelas dos menores planetas (Mercrio e Pluto). 3. A maior parte da massa do Sistema Solar se concentra no Sol (Ms = 740 x somatrio da massa dos demais corpos do sistema). 4. O movimento dos planetas ao redor do Sol acomoda a maior parte do momentum angular (99,5%) do sistema, apesar de o Sol ter a maior parte da massa, caracterstica que teve um profundo efeito sobre as teorias de sua formao. 5. Existe uma diferena significativa massa e densidade entre os planetas terrestres e os planetas gigantes. Esta diferena reflete a composio mdia (O, Si, Fe e outros elementos pesados nos planetas terrestres e 99% de H e He para os planetas gigantes, que contm apenas cerca de 1% de elementos pesados). As teorias propostas para a origem do Sistema Solar so basicamente derivadas de duas, propostas inicialmente no sculo XVIII. Entretanto todas as teorias tm dificuldade de explicar todas as complexidades do Sistema Solar comeando de um estado incial plausvel.

Teorias Histricas
A teoria da coliso
Inicialmente proposta por Buffon em 1776, propunha que o Sol teria se formado completamente e o material dos planetas teria sido arrancado do Sol em uma coliso catastrfica com um cometa ou uma estrla. O principal problema desta teoria que ela no justifica o grande momentum angular de revoluo dos planetas. Alm disto o filamento arrancado do Sol (ou da estrla), para prover material suficiente para a formao dos planetas, teria que vir de seu interior, onde a temperatura de milhes de graus e, assim, o filamento iria se dispersar antes de poder se consolidar.

A teoria da nebulosa primordial


Propem que o Sol e os planetas se formaram todos a partir de uma nebulosa em rotao. Esta teoria foi inicialmente formulada por Kant (1775). Ele props que o material do Sistema Solar se aglutinou por atrao gravitacional a partir de material originalmente disperso. Laplace em 1830 refinou o modelo, apontando que uma nebulosa em rotao, que estivesse se contraindo pelo efeito de sua prpria gravidade, teria que aumentar progressivamente a sua velocidade angular para manter seu momentum angular. Eventualmente a fora centrfuga excederia a atrao gravitacional no permetro da nuvem de modo que um anel de material seria separado. Esse(s) anel (eis) se condensariam dando origem aos planetas. De acordo com esse modelo, entretanto, o Sol deveria estar rotando prximo ao seu limite centrfugo (perodo de horas), mas na verdade ele rota muito mais lentamente (o perodo de 27 dias) e o mecanismo da separao gravitacional dos anis foi considerado no plausvel para a origem dos planetas. Os pontos favorveis dessa teoria so que ela explica porque todos os planetas tem seu plano de revoluo em concordncia com o plano equatorial do Sol e porque os planetas apresentarem todos o mesmo sentido de rotao.

Modelo atual
A teoria atualmente mais aceita a de que o Sistema Solar se formou simultaneamente a cerca de 4,56 bilhes de anos, a partir de uma nebulosa primordial fria, composta de 99% de Hidrognio e Hlio e 1% de material refratrio (xidos), provenientes das sobras de uma gerao anterior de estrelas. A maior parte da massa, ao se contrair, esquentou e formou o protosol. Na parte mais externa da nebulosa inhomogeneidades locais formaram agregados - os planetesimais, que orbitavam fora do plano equatorial em torno da massa central. As colises sucessivas entre planetesimais foram acrescendo os maiores protoplanetas, que, com um campo gravitacional maior, passaram a absorver o material de rbitas prximas, de modo a resultar em rbitas praticamente circulares e coplanares com o plano equatorial da nebulosa primordial. O protosol, a partir de determinado grau de adensao, passou a ter condies no seu interior de proceder a fuso de Hidrognio para Hlio. A partir deste momento a emisso de energia do Sol aumentou muito. Enquanto os protoplanetas acumulavam mais detritos, o Sistema Solar ia clareando e os ventos solares passaram a varrer os elementos volteis dos protoplanetas prximos. A alta temperatura e o tamanho relativamente pequeno destes planetas, que no tinham campo gravitacional suficiente

para manter sua atmosfera, fez com que 99% de sua massa fosse para o espao e sobrasse aquele 1% de material refratrio j existente na nebulosa primordial. Os planetas gigantes retiveram todo material da nebulosa primordial - e tm a composio muito prxima deste original (o Sol est em constante enriquecimento de He, por causa das reaes nucleares em seu interior). Jpiter, alis, por pouco no se tornou uma estrela, formando com o Sol um sistema binrio. Para tal bastaria que tivesse a massa algumas vezes maior, do que a que conseguiu agregar. O reconhecimento de que a maioria dos planetas, inclusive a Terra apresenta uma estrutura constituda de camadas de diferentes composies deu origem a duas teorias para a formao dos planetas a partir dos discos: a da acreso homognea e a da acreso heterognea. A Teoria da Acreso Heterognea propem que a estrutura em camada dos planetas foi devido a agregao de material segundo a sua temperatura de condensao, i.e. primeiro foram acrescionados aqueles condesados de Al, Ca, Ti de ponto de fuso mais alto (os primeiros a se solidificarem a partir da nuvem quente) e com o arrefecimento do sistema vo sendo acrescionados os materiais de temperatura de condensao mais baixa (primeiro Fe-Ni, depois mistura de metal s/ Fe e silicatos magnesianos livres de Fe). Posteriormente, devido a aquecimento interno da Terra teria havido seleo por densidade destes materiais causando concentrao do Ferro no interior do planeta. A Teoria da Acreso Homognea propem que os materiais que foram agregados para formar os planetesimais e posteriormente os planetas j estavam todos condensados e que, portanto, os planetesimais/planetas primitivos seriam grosso modo homogneos. Segundo esta teoria toda a zonalidade qumica interna dos planetas seria resultante de processos de diferenciao ocorridos posteriormente ao estgio de formao dos planetas, estando relacionado ao aquecimento interno dos planetas. difcil decidir entre uma e outra teoria, mas, a julgar pela quantidade de meteoritos pouco diferenciados existentes no Sistema Solar, acredita-se que a acreso homognea tenha sido o processo dominante. A acreso homognea vincula a densidade (riqueza em Fe) de um planeta a seu tamanho e no a distncia em relao ao Sol como o caso da acreso heterognea. Assim Mercrio, que um planeta de raio pequeno, deveria ter a densidade bem maior (??) que a da Terra. Como esta inferncia no verificada passou-se a formular uma teoria de acreso homognea mais aprimorada, na qual so propostas a existncia de um certo zoneamento qumico no Sistema Solar primitivo (devido ao gradiente trmico do mesmo), que seria caracterizado por zonas de composio mais ou menos homogneas. Os planetas formados dentro de cada zona seriam formados por acreso homognea.

Origem do Universo e do Sistema Solar

Questionrio
1. Quais as (2) evidncias cientficas que corroboram a teoria da grande exploso primordial, o Big Bang? 2. Que elementos se formaram logo depois da era da radiao (quando ftons de alta energia passaram a irradiar a energia e a baixar a temperatura da matria existente, at que prtons e eltrons podiam se associar)? 3. 4. Como se formaram os elementos pesados? Quantas Galxias existem aproximadamente e quantas estrelas elas contm (por favor, basta a ordem de grandeza, no comece a contar...) 5. Que elementos qumicos existiam na nebulosa primordial, que deu origem ao Sistema Solar ? 6. 7. 8. 9. Quando se deu a formao do Sistema Solar? Qual a fonte de energia do calor do Sol? Enumere os planetas do Sistema Solar. Porque Saturno tem anis?

10. Porque a composio de Jpiter diferente da composio da Terra, j que ambos se formaram a partir da mesma nebulosa primordial?

Potrebbero piacerti anche