Sei sulla pagina 1di 32

Tipos de Cabeamento de Redes

Cabo Coaxial

Par Tranado

Fibras pticas

Cabo Coaxial

Introduo O cabo coaxial foi o primeiro cabo disponvel no mercado, e era at a alguns anos atrs o meio de transmisso mais moderno que existia em termos de transporte de bits, embora ainda hoje seja usado para a mesma finalidade. Um cabo coaxial consiste em um fio de cobre rgido que forma o ncleo, envolto por um material isolante que por sua vez envolto em um condutor cilndrico, freqentemente na forma de uma malha entrelaada. O condutor externo coberto por uma capa plstica protetora, que evita o fenmeno da induo, causada por interferncias eltricas ou magnticas externas. Caractersticas O cabo coaxial mantm uma capacidade constante e baixa, independente do seu comprimento, o que lhe permite suportar velocidades da ordem de megabits/segundo, sem a necessidade de regenerao do sinal e sem distores ou ecos. A forma de construo do cabo coaxial lhe oferece uma boa combinao de alta banda passante e excelente imunidade a rudos e, por isso, eram o meio de transmisso mais usado em redes locais. A figura abaixo mostra os componentes utilizados nas conexes com cabos Thin Ethernet. Os conectores T so acoplados ao conector BNC da placa de rede, e nele so conectados os cabos que ligam o PC aos seus vizinhos. O terminador deve ser ligado no ltimo conector T da cadeia.

Vantagens e Desvantagens Algumas vantagens do cabo coaxial: baixos custos de implementao, topologia simples de implementar, resistncia rudos e interferncias. Algumas desvantagens do cabo coaxial: distncias limitadas, baixo nvel de segurana, dificuldade em fazer grandes mudanas na topologia da rede.

Classificao Dois tipos de cabo coaxial so bastante utilizados: Coaxial fino (Thin Ethernet - 10Base2) Coaxial grosso (Thick Ethernet - 10Base5)

Existem cabos com impedncia de 50 Ohms, 93 Ohms, 95 Ohms, 100 Ohms. Descreveremos a seguir as caractersticas fsicas e dimensionais de alguns cabos existentes no mercado de acordo com a sua impedncia citadas acima. Impedncia Referncia RG-58 (Cheapernet) Expancel RG-58 (Cheapernet) Aplicao sistemas VHF/UHF

50 Ohms

93 Ohms

95 Ohms

100 Ohms

rede Ethernet, com cabo coaxial fino rede Ethernet, com cabo RG-08 (Ethernet) coaxial grosso sistemas VHF/UHF, RG-213 informtica, telefonia terminais de computadores, RG-62 A/U teleinformtica (uso interno) terminais de computadores, RG E-62 teleinformtica (uso externo) conexo de terminais de computadores Multicoaxial 20 Condutores controladora, CPD na conexo de mdulos digitais terminais de computadores Twinaxial 20 AWG x 1P AS400(IBM)

Cabo Coaxial Fino (10Base2)

O cabo coaxial fino, tambm conhecido como cabo coaxial banda base ou 10Base2, o meio mais utilizado em redes locais. A topologia mais utilizada a topologia em barra. O mtodo de acesso ao meio usado em cabos coaxiais finos o deteco de portadora, com deteco de coliso. Sua instalao facilitada devido ao fato de que o cabo coaxial fino mais malevel. Possui maior imunidade a rudos eletromagnticos de baixa freqncia, pois sofre menos reflexes, devido s capacitncias introduzidas na ligao das estaes do cabo, do que o cabo grosso.

Caractersticas Tcnicas Impedncia Tamanho mximo de segmento Tamanho mnimo de segmento Nmero mximo de segmentos Tamanho mximo total Tamanho mximo sem repetidores Capacidade Acesso ao meio Taxas de transmisso de dados Modo de transmisso Transmisso Imunidade EMI/RFI Conector

50 Ohms 185m 0,5m 5 925m 300m 30 equipamentos/segmento CSMA/CD 1 a 50 Mbps (depende do tamanho do cabo) Half-Duplex - Cdigo Manchester por pulsos de corrente contnua 50 dB conector T

Cabo Coaxial Grosso

O cabo coaxial grosso, tambm conhecido como cabo coaxial de banda larga ou 10Base5 ou "Mangueira de jardim amarela", utilizado para transmisso analgico. Em redes locais, a banda dividida em dois canais ou caminhos: caminho de transmisso (Inbound) e, caminho de recepo (Outbound). muito utilizado para aplicaes em redes locais com integrao de servios de dados, voz e imagens. Necessita de amplificadores analgicos peridicos, que transmitem o sinal num nico sentido, assim, um computador que envia um pacote no ser capaz de alcanar os computadores a montante dele se houver um amplificador entre eles. Para solucionar este problema foram criados os sistemas com cabo nico e com cabo duplo. No cabo duplo, toda transmisso feita no cabo 1 e toda recepo ocorre no cabo 2. No cabo nico, alocado bandas diferentes de frequncia para comunicao, entrando e saindo por um nico cabo. Sua instalao requer prtica e pessoal especializado.

Caractersticas Tcnicas Impedncia 75 Ohms em 500m de cabo no exceder 8,5dB medido a 10MHz Atenuao ou 6,0dB medido a 5MHz Velocidade de 0,77c (c = velocidade da luz no vcuo) propagao Tamanho mximo 500m segmento Tamanho mnimo de 2,5m segmento Nmero mximo de 5 segmentos Tamanho mximo total 2500m Tamanho mximo mltiplos de 23,4-70,2 ou 117m recomendado Capacidade 1500 canais com 1 ou mais equipamentos por canal Acesso ao meio FDM Taxas de transmisso 100 a 150 Mbps (depende do tamanho do cabo) de dados Modo de transmisso Full-Duplex Transmisso por variao em sinal de frequncia de rdio

Imunidade EMI/RFI Conector

85 dB tipo derivador Vampiro e utiliza transceptores (detecta a portadora eltrica do cabo)

Montagem de cabos Thin Ethernet Atualmente no se montam redes usando cabos coaxiais, j que caram em desuso. Mas possvel que se precise dar manuteno nessas redes, o que inclui a confeco de cabos. Se esta operao feita de forma espordica, pode-se encomendar cabos sob medida em lojas especializadas. Como tambm esses cabos podem ser montados. O material necessrio e as ferramentas so encontrados em lojas especializadas em equipamentos e suprimentos para redes. A figura abaixo mostra duas ferramentas necessrias montagem de cabos coaxiais. A primeira serve para desencapar o cabo, e a outra um alicate crimpador, usado para fixar o conector no cabo.

Ferramentas usadas na montagem de cabos coaxiais.

O conector BNC vendido desmontado, como mostra a figura a seguir. Um pino central deve ser fixado no condutor mais interno do cabo. A parte maior do conector far contato com a blindagem externa. Uma pea metlica adicional firmar o cabo no conector.

Peas que formam um conector BNC.

Corte o cabo e introduza-o no anel metlico. A seguir desencape o cabo como mostra a figura abaixo, usando a ferramenta apropriada. Note que o cabo coaxial RG58 formado por quatro camadas, de dentro para fora: Condutor intero Isolador plstico Malha condutora externa

Capa plstica

Desencapando o cabo.

Observe que o tubo metlico externo, a esta altura j posicionado no cabo, ficar sobre a sua capa plstica externa. J a extremidade do conector BNC, mostrada na figura a seguir, dever ficar sob a malha condutora do cabo.

Conector BNC e tubo metlico externo.

Corte o excesso da malha externa e junte o tubo metlico ao conector. Use o alicate crimpador para prender este tubo ao conector. Nas lojas que vendem o material para a construo desses cabos, podemos ainda encontrar uma jaqueta plstica externa para o conector, como no cabo que vemos na prxima figura. Esta jaqueta deve ser encaixada no cabo antes da montagem do conector. Depois que o conector est fixado ao cabo, juntamos a jaqueta com o conector, dando maior rigidez e um acabamento profissional.

Cabo coaxial pronto.

..:: home :: topo :: cabo coaxial ::.

Par Tranado
Introduo H alguns anos a rede feita com cabo de par tranado vem substituindo as redes construdas com cabos coaxiais de 50 Ohms devido principalmente a facilidade de manuteno, pois com o cabo coaxial muito trabalhoso achar um defeito, pois, se houver um mau contato ou qualquer problema com as conexes em algum ponto da rede o problema se refletir em todas as maquinas da rede, o que no acontece em uma rede de par tranado. O cabo par tranado surgiu com a necessidade de se ter cabos mais flexveis e com maior velocidade e de transmisso . Caractersticas Este cabo consiste em um par de fios eltricos de cobre ou ao recoberto de cobre (aumenta a resistncia trao). Os fios so recobertos de uma camada isolante, geralmente de plstico, e entrelaados em forma de trana (de onde surgiu o seu nome). Este entrelaamento feito para se evitar a interferncia eletromagntica entre cabos vizinhos e para aumentar a sua resistncia. O conector utilizado o RJ45. Sua transmisso pode ser tanto analgica quanto digital. Na transmisso analgica, para o qual foi originalmente construdo, necessrio um amplificador a cada 5 ou 6 km. Na transmisso digital, um repetidor necessrio a cada 2 ou 3 km. Alm do uso em redes de computadores, o cabo par tranado muito utilizado em telefonia, ligando aparelhos telefnicos a centrais ou a um centro de comutao privado (PABX), ele usado em ligaes com multiplexao de 24 ou 30 canais, com uma banda de passagem de 268 ou 312 kHz. Dados digitais so transmitidos usando-se modems de at 9600bps em PKS e multiplexao, com banda agregada de 230 kbps. Tambm utilizado em transmisses digitais, como na interligao de centrais telefnicas com PCM de 24 ou 30 canais e taxa agregada de 1,5 ou 2 Mbps. Vantagens e Desvantagens Tem como vantagem se atingir maior taxa de transferncia podendo trabalhar no somente a 10 Mbps, mas tambm a 100 Mbps (Fast Ethernet) ou at 1000 Mbps (1 Gigabite Ethernet). Sua desvantagem consiste no fato de ser suscetvel interferncia e ao rudo, inclusive "cross-talk" de fiaes adjacentes, mas para se solucionar estes problemas foram desenvolvidos dois tipos de cabo par tranado: o par tranado sem blindagem (UTP) e o par tranado com blindagem (STP).

Tipos de Cabo Par Tranado Como vimos anteriormente, existem dois tipos bsicos de cabos par tranado:

UTP - Unshielded Twisted Pair - Par tranado sem blindagem. Este sem duvida o cabo mais utilizado em redes de computadoes, pois, de fcil manuseio, instalao e permite maiores taxas de transmisso em relao aos cabos coaxiais. STP - Shielded Twisted Pair - Par tranado com blindagem. O cabo blindado STP muito pouco utilizado sendo basicamente necessrios em ambientes com grande nvel de interferncia eletromagntica. Podem ser encontrados com blindagem simples ou com blindagem par a par. Deve-se dar preferncia a sistemas com cabos de fibra tica em ambientes com agressivos rudos eletromagnticos, pois estas so imune a qualquer tipo de rudo eletromagntico, ou quando se desejam grandes distncias ou altas velocidades de transmisso. Categorias Os UTPs so divididos em 5 categorias, levando em conta o nvel de segurana e a bitola do fio, onde os nmeros maiores indicam fios com dimetros menores. Categoria 1 : sistema de telefonia; Categoria 2 : UTP tipo 3 definido pela IBM. Baixa transmisso. Categoria 3 : transmisso de at 16 Mhz. Utilizao tpica em at 10 Mbps. Categoria 4 : transmisso de at 20 Mhz . Utilizao tpica em at 16Mbps. Categoria 5 : transmisso de at 100 Mhz. Utilizao tpica em at 100Mbps.

Padres de Conectorizao Conectorizao T568A (Strainght Through) para 10BaseT e 100BaseT cor pino 1 2 3 funo + TD - TD + RD cor Vd/Br Verde Lr/Br Azul

4 N/Utilizado

5 N/Utilizado Az/Br 6 - RD Laranja

7 N/Utilizado Mr/Br 8 N/Utilizado Marrom Esquema de ligao sem cruzamento algum (Strainght Through) conforme norma EIA/TIA 568A "Este o esquema de ligao mais utilizado em todo o mundo"

Conectorizao T568B (Half Cross) para 10BaseT e 100BaseT cor pino 1 2 3 funo + TD - TD + RD cor Lr/Br Laranja Vd/Br Azul

4 N/Utilizado

5 N/Utilizado Az/Br 6 - RD Verde

7 N/Utilizado Mr/Br 8 N/Utilizado Marrom Esquema de ligao com cruzamento parcial de T568A (Half Cross) conforme norma EIA/TIA 568A Conectorizao T568A (Strainght Through) para 1000BaseT (Gigabit Ethernet) cor pino funo cor

1 +BI_DA Vd/Br 2 - BI_DA Verde 3 +BI_DB Lr/Br 4 +BI_DC 5 Azul

-BI_DC Az/Br

6 - BI_DB Laranja 7 +BI_DD Mr/Br 8 - BI_DD Marrom Esquema de ligao conforme norma EIA/TIA 568A para 1000BaseT, a codificao das cores a mesma, modificando-se somente os sinais e que neste tipo de ligao se utiliza todos os pinos de ligao para os sinais (full duplex)

Conectorizao Cross Over (Cruzamento Total) T568A para 1000BaseT (Gigabit Ethernet) cor pino funo cor

1 +BI_DA Lr/Br 2 - BI_DA Laranja

3 +BI_DB Vd/Br 4 +BI_DC Mr/Br 5 -BI_DC Marrom

6 - BI_DB Verde 7 +BI_DD Azul

8 - BI_DD Az/Br Cabo UTP O cabo UTP um dos meios fsicos mais utilizados nas redes modernas, apesar do custo adicional decorrente da utilizao de hubs e outros concentradores. O custo do cabo mais baixo, e a instalao mais simples. Basta ligar cada um dos computadores ao hub ou switch. Cada computador utiliza um cabo com conectores RJ-45 em suas extremidades. As conexes so simples porque so independentes. Para adicionar um novo computador rede, basta fazer a sua ligao ao hub, sem a necessidade de remanejar cabos de outros computadores.

Cabo UTP com conectores RJ-45.

Cabos de rede podem ser comprados prontos, com diversas medidas. prtico usar cabos prontos quando seu uso externo, ou seja, no embutido na parede. So os casos dos cabos que ligam o computador ao hub ou tomada, e tambm dos inmeros cabos que interligam os equipamentos de rede nos racks, como mostraremos mais adiante.

Conectores RJ-45.

A figura acima mostra um conector RJ-45 na extremidade de um cabo de par tranado. Para quem vai utilizar apenas alguns poucos cabos, vale a pena compr-

los prontos. Muitas lojas montam esses cabos sob medida. Para quem vai precisar de muitos cabos, ou para quem vai trabalhar com instalao e manuteno de redes, vale a pena ter os recursos necessrios para construir cabos. Devem ser comprados os conectores RJ-45, cabos, um alicate para fixao do conector e um testador de cabos.

Cabo UTP com seus quatro pares tranados.

A figura anterior mostra a extremidade de um cabo UTP usado em redes, j desencapada e com seus quatro pares mostra. Um desses pares tem um fio azul escuro, tranado com um outro fio que pode ser azul claro ou ento, branco com listras azuis. Da mesma forma, um par tem um fio laranja tranado com um fio branco com listras laranjas, um fio verde tranado com um fio branco com listras verdes e um fio marrom tranado com um fio branco com listras marrons. Dependendo do cabo, os fios brancos listrados citados podem apresentar as cores laranja claro, verde claro e marrom claro, respectivamente. Note que apesar das extremidades dos oito fios desencapadas, visto acima, com a parte de cobre mostra, no desencapamos essas extremidades quando montamos um cabo de rede. O conector RJ-45 tem contatos cortantes que penetram na cobertura plstica e atingem o condutor interno, fazendo o contato. A figura a seguir mostra em detalhes os conectores RJ-45, bem como a numerao dos seus contatos. Apesar do conector RJ-45 ter oito fios, as conexes por rede Ethernet usam apenas quatro fios. Entre os fios de nmeros 1 e 2 (chamados de TD+ e TD ) a placa envia o sinal de transmisso de dados, e entre os fios de nmeros 3 e 6 (chamados de RD+ e RD ) a placa recebe os dados. Nos hubs e switches, os papis desses pinos so invertidos. A transmisso feita pelos pinos 3 e 6, e a recepo feita pelos pinos 1 e 2. Em outras palavras, o transmissor da placa de rede ligado no receptor do hub ou switch, e vice-versa.

Conectores RJ-45.

Para quem faz instalaes de redes com freqncia, conveniente adquirir testadores de cabos, como os que vemos na figura abaixo. Lojas especializadas em

equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, alm de vrios outros equipamentos. Os testadores mostrados na prxima figura formam uma dupla, e so vendidos juntos. Para testar um cabo, conectamos em cada um dos testadores, uma extremidade do cabo. Pressionamos o boto ON/OFF e observamos os LEDs indicados no testador menor. Os quatro LEDs devero acender seqencialmente, indicando que cada um dos quatro pares est firme e com contato perfeito.

Testadores de cabos.

Um hub.

A figura logo acima mostra um hub, um dos equipamentos que ligam os computadores em redes que utilizam par tranado. Existem hubs padro Ethernet (10 Mbits/s) e Fast Ethernet (100 Mbits/s). Existem ainda os modelos duais, que permitem conexes com velocidades diferentes na mesma rede (10 Mbits/s e 100 Mbits/s). A maioria dos modelos hoje venda so duais. Podemos encontrar hubs com conexes para 4, 6, 8, 12, 16, 24 ou 32 computadores. Os hubs e outros tipos de concentradores possuem em geral uma porta adicional chamada Uplink. Esta porta usada para conectar os hubs (ou outros concentradores) entre si. Observe na figura anterior que a porta 8 tem uma indicada uma ligao com a porta adicional, que o Uplink. Na verdade o Uplink uma repetio desta porta (no nosso exemplo, da porta 8). No permitido fazer conexes simultneas em ambas as portas. No hub do nosso exemplo, se a porta Uplink for usada, a porta 8 deve ficar sem conexo. Mais adiante mostraremos como so feitas as ligaes com o uso da porta Uplink.

Detalhe da conexo dos cabos no hub.

Se voc precisa implementar uma rede em que alguns computadores utilizam placas de 10 Mbits/s (computadores antigos) e outros utilizam placas de 100 Mbits/s, tome cuidado com o tipo de hub que vai adquirir. Existem modelos mais simples que, ao detectarem que existe pelo menos uma placa operando a 10 Mbits/s, obrigam todas as placas de 100 Mbits/s a reduzirem sua velocidade para 10 Mbits/s. Existem modelos de melhor qualidade que dividem as conexes em dois barramentos, um para cada velocidade. Desta forma, dois computadores equipados com placas de 100 Mbits/s podero trocar dados nesta velocidade. Apenas quando um dos computadores envolvidos na comunicao utiliza placa de 10 Mbits/s esta velocidade ser utilizada. Montagem de cabos UTP/RJ-45 Para montar cabos de rede com par tranado e conectores RJ-45, preciso utilizar um alicate apropriado, como o que vemos a seguir. Este alicate encontrado em lojas especializadas em acessrios para redes, e normalmente chamado de alicate crimpador ou alicate de crimpagem. Existe tambm um modelo que usado para conectores RJ-11, que tm 4 contatos e so usados para conexes telefnicas.

Alicate para fixao de conectores RJ-45.

Este alicate possui duas lminas e uma fenda para o conector. A lmina indicada com (1) usada para cortar o fio. A lmina (2) serve para desencapar a extremidade do cabo, deixando os quatro pares expostos. A fenda central serve para prender o cabo no conector.

O alicate em detalhes. (1): Lmina para corte do fio (2): Lmina para desencapar o fio (3): Fenda para crimpar o conector

So as seguintes as etapas da montagem do cabo: 1 Use a lmina (1) para cortar o cabo no tamanho necessrio

Desencapando a cobertura externa e expondo os quatro pares do cabo.

2 Use a lmina (2) para desencapar o cabo, retirando cerca de 2 cm da capa plstica. preciso alguma prtica para fazer a operao corretamente. A lmina deve cortar superficialmente a capa plstica, porm sem atingir os fios. Depois de fazer um leve corte, puxe o cabo para que a parte plstica seja retirada.

Desencapando a extremidade do cabo.

3 Voc identificar quatro pares de fios: a) Verde / Branco-verde b) Laranja / Branco-laranja c) Azul / Branco-azul

d) Marrom / Branco-marrom OBS.: Branco-verde significa fio branco com listras verdes. Em alguns cabos este fio verde claro, ao invs de branco listrado de verde. O mesmo se aplica aos outros trs pares, com as respectivas cores. 4 Procure separar os pares na ordem indicada no item 3. O par laranja / brancolaranja dever ser desmembrado. O fio branco-laranja ficar depois do par verde/branco-verde. Depois vir o par azul/branco-azul. Depois vir o fio laranja, e finalmente o par marrom/branco-marrom. Desenrole agora os pares e coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita: Branco-verde Verde Branco-laranja Azul Branco-azul Laranja Branco-marrom Marrom A operao completa mostrada na figura abaixo. Procure posicionar os pares de modo que j fiquem dispostos na sua configurao definitiva, sem que seja preciso fazer grandes tores nos pares.

Colocando os fios na ordem correta.

5 Use a lmina (1) do alicate para aparar as extremidades dos 8 fios, de modo que fiquem todos com o mesmo comprimento. O comprimento total da parte desencapada dever ser de cerca de 1,5 cm. 6 Introduza cuidadosamente os 8 fios dentro do conector RJ-45. Cada um dos oito fios deve entrar totalmente no conector. Observe o ponto at onde deve chegar a capa plstica externa do cabo. Depois de fazer o encaixe, confira se os 8 fios esto na ordem correta.

Encaixando o cabo no conector RJ-45.

7 Agora falta apenas crimpar o conector. Introduza o conector na fenda apropriada existente no alicate e aperte-o. Nesta operao duas coisas acontecero. Os oito contatos metlicos existente no conector iro morder os 8 fios correspondentes, fazendo os contatos eltricos. Ao mesmo tempo, uma parte do conector ir prender com fora a parte do cabo que est com a capa plstica externa. O cabo ficar definitivamente fixo no conector. Finalmente use o testador de cabos para verificar se o mesmo est em perfeitas condies. Esteja preparado, pois a experincia mostra que para chegar perfeio preciso muita prtica, e at l comum estragar muitos conectores. Para minimizar os estragos, faa a crimpagem apenas quando perceber que os oito fios chegaram at o final do conector. No fixe o conector se perceber que alguns fios esto parcialmente encaixados. Se isso acontecer, tente empurrar mais os fios para que encaixem at o fim. Se no conseguir, retire o cabo do conector, realinhe os oito fios e faa o encaixe novamente.

Olhando atentamente, observamos que alguns dos fios no ficaram totalmente encaixados.

Protetor de borracha para o conector RJ-45 Nas lojas que vendem material para a montagem de cabos de rede, voc encontrar tambm protetores de borracha, como os que vemos logo abaixo. Esses protetores esto disponveis em vrias cores, e altamente recomendvel us-los.

Protetores de borracha para os conectores RJ-45.

O uso desses protetores plsticos traz vrios benefcios: Facilita a identificao do cabo, com o uso de cores diferentes Mantm o conector mais limpo Aumenta a durabilidade do conector nas operaes de encaixe e desencaixe D ao cabo um acabamento profissional

Montar um cabo de rede com esses protetores fcil. Cada protetor deve ser instalado no cabo antes do respectivo conector RJ-45. Depois que o conector instalado, ajuste o protetor ao conector.

Cabos com protetores de borracha.

Testando o cabo Testar um cabo relativamente fcil utilizando os testadores disponveis no mercado. Normalmente esses testadores so compostos de duas unidades independentes. A vantagem disso que o cabo pode ser testado no prprio local onde fica instalado, muitas vezes com as extremidades localizadas em recintos diferentes. Chamemos os dois componentes do nosso kit de testador e terminador. Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao testador, no qual pressionamos o boto ON/OFF. O terminador deve ser levado at o local onde est a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45.

Testando um cabo com dois conectores RJ-45.

Uma vez estando pressionado o boto ON/OFF no testador, um LED ir piscar. No terminador, quatro LEDs piscaro em seqncia, indicando que cada um dos quatro pares est corretamente ligado. Observe que este testador no capaz de distinguir ligaes erradas quando so feitas de forma idntica nas duas extremidades. Por exemplo, se os fios azul e verde forem ligados em posies invertidas em ambas as extremidades do cabo, o terminador apresentar os LEDs piscando na seqncia normal. Cabe ao usurio ou tcnico que monta o cabo, conferir se os fios em cada conector esto ligados nas posies corretas. Montagem e teste de conectores RJ-45 fmea na parede Ao montar uma rede em uma pequena sala, os cabos so muitas vezes passados ao longo da parede, fixados no rodap. Muitas vezes os cabos vo de uma sala a outra, totalmente vista. Apesar do aspecto deste tipo de instalao ser ruim, funciona bem. Apenas devemos evitar passar cabos de rede prximos fiao da rede eltrica. As instalaes so entretanto mais organizadas quando os cabos de rede passam dentro de condutes prprios, por dentro das paredes. Nunca passe

cabos de rede por condutes que j sejam usados pela fiao da rede eltrica. Esses condutes so instalados na parede durante uma obra anterior instalao da rede e dos computadores. preciso quebrar a parede, passar os condutes e instalar as caixas de tomadas, cimentar, fazer o acabamento e pintar.

Tomada de rede embutida na parede.

Existem alternativas para este tipo de instalao. Em muitas empresas usado um piso falso. Basta levantar as placas e passar os cabos sob o piso. Se no for o caso, podemos deixar o cabeamento de rede externo mas usar canaletas para proteger os cabos e dar um acabamento melhor. Nos pontos onde sero feitas as conexes, usamos caixas externas com tomadas de rede.

Tomadas de rede em caixas externas.

Tanto na tomada embutida como na externa encontramos conectores RJ-45 fmea. O cabo da rede deve ser ligado internamente a esses conectores e fixado com a ajuda de uma ferramenta de insero apropriada. Na figura abaixo vemos o aspecto do interior do conector RJ-45 fmea. OBS.: O conector RJ-45 macho tambm chamado de plug RJ-45. O conector RJ45 fmea tambm chamado de jack RJ-45.

Detalhes de conectores RJ-45 fmea.

A seguir mostrada a ferramenta usada na fixao do cabo neste conector. Tratase de uma ferramenta de impacto. Uma pea chamada blade (lmina) faz simultaneamente o corte do excesso de fio e a fixao no conector. Tanto os conectores quanto esta ferramenta so encontrados nas lojas especializadas em suprimentos para redes.

Ferramenta para fixao do cabo no conector RJ45 fmea.

Para montar este conector, siga o seguinte roteiro: 1 Use um alicate crimpador para desencapar cerca de 3 cm do plstico que envolve o cabo.

Ordem das logae s dos fios no conecto r.

2 Encaixe cada um dos fios nas posies corretas. Em caso de dvida, use a indicao das cores existente no prprio conector. Os fios devem ser totalmente encaixados nas fendas do conector, como vemos em detalhe na figura abaixo.

Detalhe do encaixe dos fios no conector.

3 Para cada uma das 8 posies do conector, posicione a lmina da ferramenta de insero. A lmina tem uma extremidade cortante que dever eliminar o excesso de fio. Cuidado para no orientar a parte cortante na posio invertida. A parte cortante deve ficar orientada para o lado externo do conector. Aperte a lmina firmemente no sentido do conector. A lmina far um impacto, e fixar o fio no conector, ao mesmo tempo em que cortar o seu excesso.

Fixando os fios por impacto e cortando o seu excesso.

4 Uma vez pronto o conector, devemos test-lo. A seo completa de cabo ter conectores RJ-45 fmea em suas duas extremidades. Conecte nesses pontos dois pequenos cabos com conectores RJ-45 macho, previamente testados. Use ento o mesmo procedimento usado nos testes de cabos de par tranado, j mostrado neste captulo. 5 Depois que os conectores forem montados e testados, podem ser encaixados no painel frontal, conhecido como espelho. Finalmente este espelho deve ser aparafusado na caixa, e a instalao estar pronta.

Fixe o conector no espelho e aparafuse o espelho na parede.

Note que ao lado do espelho onde esto dois conectores RJ-45, existe um espelho com tomadas eltricas. Lembre-se que a fiao de rede e a fiao eltrica no devem compartilhar a mesma tubulao, mas voc pode passar os fios de rede em tubulaes telefnicas. O tipo de caixa e espelho usados na figura anterior so conhecidos no comrcio como 4x4 (a caixa interna um quadrado com quatro polegadas de lado). Tambm so comuns as caixas e espelho 4x2. Usar uma caixa maior tem a vantagem de permitir mais facilmente a instalao de novas conexes, bastando trocar o espelho. Os produtores de tomadas e espelhos oferecem linhas de espelhos, tomadas e interruptores modulares com excelente apresentao. Entre esses mdulos encontramos conectores RJ-11 para telefones e conectores RJ-45 para redes. Cabo crossed (crossover) possvel ligar dois computadores em rede utilizando par tranado, sem utilizar um hub. Para isso preciso usar um cabo tranado (crossed ou crossover). Este cabo possui plugs RJ-45 em suas extremidades, porm feita uma inverso nos pares

de transmisso e recepo. Para isso, um plug RJ-45 montado da forma padro. O outro deve ser montado de acordo com o diagrama abaixo:

Ligaes em um dos conectores do cabo crossed.

O funcionamento deste cabo baseado nas inverses dos sinais TD e RD (transmisso e recepo): TD+ e TD- do primeiro conector ligados em RD+ e RD- do segundo conector RD+ e RD- do primeiro conector ligados em TD+ e TD- do segundo conector O mtodo de teste deste tipo de cabo o mesmo para cabos comuns. A nica diferena que a seqncia de acendimento dos LEDs ser alterada. Ao invs dos LEDs acenderem na ordem 1o, 2o, 3o, 4o, acendero na ordem 2o, 1o, 3o, 4o. Lembre-se que neste cabo, apenas um dos conectores deve ter as conexes feitas invertidas. O outro conector deve ter as conexes normais.

..:: home :: topo :: par tranado ::.

Fibras pticas
Introduo Em 1966, num comunicado dirigido Bristish Association for the Advancement of Science, os pesquisadores K. C. Kao e G. A . Hockham da Inglaterra propuseram o uso de fibras de vidro, e luz, em lugar de eletricidade e condutores de cobre na transmisso de mensagens telefnicas. A fibra ptica um filamento de vidro, material dieltrico, constitudo de duas partes principais : o ncleo, por onde se propaga a luz, e a casca que serve para manter a luz confinada no ncleo. Cada um destes elementos, ncleo e casca, possuem ndices de refrao diferentes fazendo com que a luz percorra o ncleo refletindo na fronteira com a casca.

Transmisso Para criarmos um sistema de comunicao atravs de fibras pticas, precisamos de alguns elementos alm da fibra tais como receptores e Transmissores, que transformam o sinal eltrico em luminoso, e vice versa. A comunicao se estabelece da seguinte forma: O equipamento, hub ou estao de trabalho, envia uma mensagem codificada atravs de um pulso eltrico ao emissor que converte em pulso luminoso, este pulso luminoso percorre a fibra at

atingir seu destino, onde encontra um receptor que recebe e converte novamente em pulso eltrico para que o outro equipamento possa interpretar a mensagem. Os emissores e receptores geralmente ficam alojados em equipamentos tais como hubs pticos, placas pticas e tranceivers. Os transmissores pticos so responsveis pela converso dos sinais eltricos em sinais pticos que sero transportados pela fibra. As fontes luminosas usadas so : LEDs (Light Emitting Diodes) : utiliza o processo de fotogerao por recombinao espontnea. Os cabos com este tipo de transmisso so mais baratos, alm de serem mais adaptveis temperatura ambiente e de terem um ciclo de vida maior. LDs (Laser Diodes) : utiliza o processo de gerao estimulada da luz. Os cabos com este tipo de transmisso so mais eficientes em potncia devido a sua espessura reduzida. A largura de banda deste meio potencialmente muito alta , podendo chegar a 5Ghz, e tende a ser limitada pela taxa de modulao mxima da fonte luminosa. Para os LEDs estas taxas variam entre 20 e 150 Mbps , taxas mais altas so possveis usando LDs. Os receptores pticos ou fotodetectores so responsveis pela converso dos sinais pticos em eltricos. Devem operar com sucesso at nos menores nveis de potncia pticas possveis, convertendo o sinal com o mnimo de distoro e rudo para garantir o maior alcance possvel. Os fotodetectores mais utilizados so : PIN : este tipo de receptor mais barato, alm de serem mais adaptveis temperatura ambiente e de terem um ciclo de vida maior . AFD : este tipo de receptor apresenta um custo maior do o PIN , alm de apresentar uma sensibilidade e uma relao sinal/rudo muito melhor que o PIN.

Vantagens Banda passante alta: a transmisso ptica tem uma grande capacidade de transmitir informao em termos de largura de banda, a transmisso por freqncias de onda de luz muito grande no espectro electromagntico, dado que a largura de banda dependente da extenso da freqncia. Perdas de transmisso baixa: o poder do sinal luminoso apenas reduzido ligeiramente aps a propagao de grandes distncias; Pequeno tamanho e peso: resolvem o problema de espao e de congestionamento de dutos no subsolo das grandes cidades e em grandes edifcios comercias. o meio de transmisso ideal em avies, navios e satlites; Imunidade a interferncias: no sofrem interferncias eletromagnticas, pois so compostas de material dieltrico, e asseguram imunidade pulsos eletromagnticos; Isolao eltrica : no h necessidade de se preocupar com aterramento e problemas de interface de equipamento, uma vez que constituda de vidro ou

plstico, que so isolantes eltricos; Matria-prima abundante: constituda por slica, material abundante e no muito caro. Sua despesa aumenta no processo requerido para fazer vidros ultra-puros desse material;

Desvantagens Fragilidade das fibras pticas sem encapsulamento: deve-se tomar muito cuidado ao manusear-se uma fibra ptica, pois elas quebram facilmente; Dificuldade de conexes das fibras pticas: por ser de pequena dimenso, exigem procedimentos e dispositivos de alta preciso na realizao de conexes e emendas; Acopladores tipo T com perdas muito grandes: essas perdas dificultam a utilizao da fibra ptica em sistemas multiponto; Impossibilidade de alimentao remota de repetidores: requer alimentao eltrica independente para cada repetidor, no sendo possvel a alimentao remota atravs do prprio meio de transmisso; Falta de padronizao dos componentes pticos: o contnuo avano tecnolgico e a relativa imaturidade no tem facilitado o estabelecimento de padres. Aplicaes Redes de telecomunicaes; Conexes de redes locais LANs e WANs; Redes de comunicaes em ferrovias e metrs; Redes para controle de distribuio de energia eltrica; Redes de transmisso de dados; Redes de distribuio de sinais de radiodifuso e televiso; Redes de estdios, cabos de cmeras de televiso; Redes industrias, em monitorao e controle de processos; Interligao de circuitos dentro de equipamentos; Aplicao de controle em geral como em fbricas e maquinrios ; Em veculos motorizados, aeronaves, trens e navios.

Tipos de Fibras pticas Podemos encontrar trs tipos de fibra ptica :

Multimodo com ndice degrau: este tipo de fibra foi o primeiro a surgir e o tipo mais simples. Constitui-se de um nico tipo de vidro para compor o ncleo, ou seja, com ndice de refrao constante. Possui capacidade de transmisso limitada basicamente pela disperso modal (interferncia entre pulsos consecutivos, onde ocorre o espalhamento dos "modos" no decorrer do percurso) que reflete os diferentes tempos de propagao da onda luminosa. So utilizadas em transmisso de dados curta distncia e em iluminaes. O desempenho desta fibra no passa de 15 a 25 MHz. Multimodo com ndice gradual: este tipo de fibra composto por vidros especiais com diferentes valores de ndice de refrao, os quais tem o objetivo de diminuir as diferenas de tempos de propagao da luz no ncleo, devido aos vrios caminhos possveis que a luz pode tomar no interior da fibra, diminuindo a disperso do impulso e aumentando a largura de banda da fibra. Possui taxas de transmisso igual a multimodo com ndice degrau, entretanto so menos sensveis disperso modal. Este tipo de fibra representa uma boa relao custo benefcio para aplicaes em redes locais, ela possibilita backbones de at 2 km sem repetio, opera com emissores do tipo LED, o que diminui consideravelmente o custo dos equipamentos envolvidos.

Monomodo degrau : a luz percorre a fibra em um s "modo", evitando assim os vrios caminhos de propagao da luz no ncleo, consequentemente diminuindo a disperso do impulso luminoso. A principal caracterstica desta fibra a pequena dimenso do ncleo. Atualmente possuem grande importncia em sistemas telefnicos. Pode atingir taxas de transmisso na ordem de 1 GHz. Quanto ao tipo de sinal suportado, tanto fibras multimodo quanto monomodo operam com sinais de dados, voz e imagem. Tipos de emendas Normalmente tem-se ema idia apenas da fibra ligando uma ponta a outra da Rede, o que na maioria das vezes no verdade. muito comum encontrarmos emendas durante o trajeto que a fibra faz. Em vista disto estaremos descrevendo as caractersticas e aplicaes dos principais processos de Emendas pticas.

Emenda ptica por Fuso das Fibras Como o prprio nome diz, este processo consiste em fundir uma fibra com uma outra fibra. Para que ocorra a fuso das fibras necessria a utilizao de uma Mquina de Emenda ptica na qual duas fibras so alinhadas frente a frente mantendo-se uma pequena distncia entre as mesmas. No local onde existe esta pequena distncia, encontram-se de forma perpendicular com as fibras, dois "plos" tambm alinhados frente a frente um com o outro. Faz-se passar energia eltrica de um plo para o outro e devido distncia que existe entre os mesmos so formados arcos volticos, os quais aquecem as fibras at temperaturas altssimas e provocam a fuso entre as mesmas. Alm da Mquina de Emenda ptica, so necessrios tambm um Decapador de Fibra ptica, utilizado para remover o revestimento da fibra sem danific-la, e um clivador de fibra ptica utilizado para "cortar" as fibras num ngulo o mais reto possvel para que as fibras estejam perfeitamente alinhadas na hora da fuso. O processo de Emenda ptica por Fuso exige um custo alto nos equipamentos para a sua operao, entretanto agiliza as instalaes e garante uma grande confiabilidade no sistema.

Emenda ptica Mecnica Este processo consiste em alinhar duas fibras com a utilizao de um tipo de "luva" especialmente desenvolvida para tal finalidade, que mantm estas fibras posicionadas frente a frente, sem uni-las definitivamente.

Para que seja possvel a execuo deste tipo de processo necessrio a aquisio de alguns materiais, dentre eles, um Kit de Ferramentas para Emenda Mecnica, as "luvas", e um Clivador de fibra ptica de preciso para cortar num ngulo o mais reto possvel, para que as fibras estejam perfeitamente alinhadas na hora do fechamento da luva. O custo de investimento em materiais para a operao deste tipo de processo relativamente reduzido, sendo a sua instalao relativamente fcil, obtendo-se com isso um tempo reduzido durante a instalao e uma grande facilidade de locomoo visto que os materiais so portteis. Emenda ptica por Acoplamento de Conectores Este processo no alinhamento de duas fibras, em cada fibra colocado um conector ptico e estes dois conectores so encaixados em um acoplador ptico para que se torne possvel o alinhamento das fibras sem uni-las definitivamente. Para que este processo seja possvel necessria a aquisio de alguns produtos, dentre eles, um Kit de ferramentas para conectorizao de fibras pticas, conectores pticos e acopladores pticos. O custo de investimento em materiais para a operao deste tipo de processo bem reduzido, sendo a sua instalao um pouco mais trabalhosa do que nos processos anteriores, em vista disso destina-se um tempo maior para que se efetue a instalao.

Exemplos de Cabos e Conectores O custo do metro de cabo de fibra ptica no elevado em comparao com os cabos convencionais. Entretanto seus conectores so bastante caros, assim como a mo de obra necessria para a sua montagem. Um cabo de fibra ptica custa entre 100 e 400 dlares, dependendo do comprimento. Um curso de especializao em montagem de cabos de fibras pticas custa cerca de 1000 dlares, e ministrado pelos fabricantes dos cabos e conectores. A montagem desses conectores, alm de um curso de especializao, requer instrumentos especiais, como microscpios, ferramentas especiais para corte e polimento, medidores e outros aparelhos sofisticados. Devido ao seu elevado custo, os cabos de fibras pticas so usados apenas quando necessrio atingir distncias maiores, para operar com taxas de transmisso mais altas, em ambientes com muita interferncia eletromagntica e quando necessria proteo contra descargas atmosfricas.

Estrutura interna de um cabo de fibra ptica.

A figura acima mostra a estrutura interna de um cabo de fibra ptica. A fibra propriamente dita forma o ncleo. Sua espessura menor que a de um fio de cabelo. A maioria dos cabos de fibra ptica usados em redes tm fibras com espessura de 50 ou 62,5 microns. Cabos especiais chamados monomodo tm fibras de 8 o ou 10 microns (lembrando que 1 micron equivale a 1 milsimo do milmetro). O ncleo revestido por uma camada tambm de vidro, chamada casca. O vidro usado na construo do ncleo tem um elevadssimo grau de pureza, que medida em partes por bilho. Um revestimento de acrilato, uma espcie de plstico, forma a camada mais externa do cabo. Vrios desses cabos elementares so reunidos formando cabos mltiplos. Os cabos ticos usados em redes de computadores tm at 48 pares de fibras. Cabos usados em telefonia possuem at 280 pares de fibras.

Exemplos de cabos de fibras pticas (2 e 4 fibras).

A figura acima mostra a estrutura interna de um cabo com mltiplas fibras ticas. As fibras so reunidas aos pares em cabos com cerca de 0,85 mm de dimetro. Um ou vrios desses cabos duplos so envolvidos por fios de aramida, que so fibras que do maior resistncia ao cabo, evitando o seu esticamento. O conjunto dos cabos duplos e dos fios de aramida so envolvidos por uma capa plstica externa. O grande segredo da fibra ptica a pureza do vidro utilizado. Este vidro formado por processos qumicos especiais que envolvem vaporizao e deposio. Tambm notvel o seu processo de fabricao. O vidro derretido em um forno com um orifcio inferior, at que ocorre a formao de uma gota. Esta gota puxada e descartada, e forma-se um pequeno filete que esticado at a espessura desejada. A espessura controlada por um processo computadorizado, e mantida no valor desejado. A seguir so aplicados a casca de vidro e o revestimento de acrilato.

Como j visto, as fibras so divididas em duas categorias: monomodo e multimodo. A fibras monomodo so usadas em telefonia e em aplicaes que exigem longas linhas, com vrios quilmetros. Sua espessura de 8 a 10 microns e nela trafega um feixe de laser, sem sofrer reflexo nas paredes. As fibras multimodo so mais baratas. Tm espessura de 50 ou 62,5 microns e alcance de at 2 km (alguns tipos chegam a apenas algumas centenas de metros). Este tipo de fibra usado em redes locais. O feixe de luz sofre vrias reflexes ao longo das paredes internas da fibra, ocasionando um espalhamento do sinal, o que a torna inadequada para distncias maiores que 2 km. Por outro lado, permite usar fontes de luz mais baratas, como LEDs. So produzidas em cabos com 2, 4, 6, 8, 10, 12 ou mais pares de fibras. O cabo mais simples possui um par de fibras, sendo que cada uma transporta a luz em uma direo.

Cabo com conectores ST.

Voc encontrar vrios tipos de conectores usados nos cabos de fibra ptica. Um deles o conector ST, mostrado no cabo da figura acima. Note que em cada extremidade existem dois conectores, um usado na transmisso e outro na recepo. Observe que nas extremidades dos conectores existem protetores plsticos, que devem ser retirados quando o cabo for acoplado ao conector da placa de rede, hub, switch ou outros equipamentos. Os protetores plsticos mantm as extremidades da fibra livre de choques mecnicos, poeira e sujeira em geral. Outro tipo de conector utilizado o SC. Trata-se de um conector duplo, cujo encaixe feito de forma simultnea para o canal de transmisso e o de recepo.

Cabo com conectores SC.

A figura abaixo mostra outro tipo de conector bastante comum, o MTRJ. Tambm um conector duplo, ou sejam realiza a conexo de duas fibras, uma para transmisso e outra para a recepo.

Cabo de fibra ptica com conectores MTRJ.

Muitos dispositivos, como placas de rede, hubs e switches possuem conexes diretas para cabos de fibras ticas, utilizando um dos padres de conectores aqui citados. Ainda assim, qualquer conexo de rede baseada em cabos convencionais (ex: RJ-45 ou coaxial) pode ser convertida para cabos ticos, usando pequenos dispositivos chamados conversores de mdia (figura a seguir). Normalmente esses conversores podem ser montados em racks, e qualquer cabo eltrico de rede pode ser convertido para cabos ticos. Existem conversores entre RJ-45 e ST, RJ-45 e ST, RJ-45 e MTRJ, RJ-45 e VF-45, etc.

Conversor de UTP para fibra tica.

Para conectar dois equipamentos em rede que j possuam conexes para cabos ticos, porm com conectores diferentes, podemos utilizar cabos hbridos, ou seja, com conectores diferentes em cada extremidade (figura abaixo). Existem cabos hbridos SC/ST, SC/MTRJ, ST/VF-45, etc.

Cabo hbrido SC/ST.

Nunca olhe diretamente o feixe de luz que sai de um cabo de fibra tica. A alta intensidade da luz pode causar danos irreversveis viso, inclusive cegueira. Alguns conectores possuem proteo, mas no bom facilitar. Algumas placas de rede possuem conexo direta para cabos de fibras pticas. A placa mostrada na figura a seguir tem dois conectores tipo SC. mais fcil encontrar placas para fibras ticas nos padres Gigabit Ethernet e 10-Gigabit Ethernet.

Placa de rede com conectores para fibras ticas.

A figura abaixo mostra alguns exemplos de conexes utilizando cabos pticos. Os trs switches mostrados possuem conexes pticas no padro 100Base-FX. Alguns computadores desta rede usam placas de rede com conexo para fibras pticas, nos padres 100Base-FX. Dois desses computadores usam placas de rede comuns (100Base-T), e por isso utilizam conversores de mdia (media converters), acoplando as fibras pticas placa de rede comum.

Rede usando cabos de fibra ptica.

Potrebbero piacerti anche