Sei sulla pagina 1di 7

DIMENSO ESTTICA EM MARCUSE 1

A arte pode ser revolucionria em muitos sentidos. Num sentido restrito, a arte pode ser revolucionria se apresenta uma mudana radical no estilo e na tcnica. Tal mudana pode ser empreendida por uma verdadeira vanguarda, antecipando ou refletindo mudanas substanciais na sociedade em geral. Assim, o expressionismo e o surrealismo anteciparam a destrutividade do capitalismo monopolista e a emergncia de novas metas para uma mudana radical. Mas, a definio meramente tcnica da arte revolucionria nada diz da qualidade da obra, nem da sua autenticidade e verdade.

Alm disto, uma obra de arte pode denominar-se revolucionria se, em virtude da configurao esttica, apresentar a ausncia de liberdade do existente e as foras que se rebelam contra isso no destino exemplar do indivduo, romper a realidade mistificada (e reificada) e der a ver o horizonte de uma transformao (libertao). Neste sentido, toda a verdadeira obra de arte seria revolucionria, na medida em que subverta as formas dominantes da percepo e da compreenso, apresente uma acusao realidade existente e deixe aparecer a imagem da libertao.

Na verdade, o contedo (a realidade existente) aparece em certas obras apenas transformado, alienado e mediatizado. A verdade da arte reside no facto de o mundo, na realidade, ser tal como aparece na obra de arte. Esta tese implica que a literatura no revolucionria por ser escrita para a classe trabalhadora ou para a revoluo. Se tem algum sentido falar de arte revolucionria, ento s se pode faz-lo em referncia prpria obra de arte, como forma que deveio contedo. O potencial poltico da arte se baseia apenas na sua prpria dimenso esttica. A sua relao com a praxis inexoravelmente indireta, mediatizada e frustrante. Quanto mais imediatamente poltica for a obra de arte, mais ela reduz o poder de afastamento e os objetivos radicais e transcendentes de mudana.

Esta discusso orientada para as seguintes teses da esttica marxista :

1. Existe uma relao definida entre a arte e a base material entre a arte e a totalidade das relaes de produo. A modificao das relaes de produo, a prpria arte transforma-se como parte da superestrutura, embora, tal como outras formas da ideologia, possa ficar para trs ou antecipar a mudana social. 1
MARCUSE, Herbert. A Dimenso Esttica. Ed.: 70, 2007.

2. H uma conexo definida entre arte e classe social. A nica arte autntica, verdadeira e progressista, a arte de uma classe em ascenso, que exprime a tomada de conscincia desta classe.

3. Consequentemente, o poltico e o esttico, o contedo revolucionrio e a qualidade artstica tendem a coincidir.

4. O escritor tem a obrigao de articular e exprimir os interesses e as necessidades da classe em ascenso. (No capitalismo, esta seria o proletariado).

5. A classe declinante ou os seus representantes s podem produzir uma arte.

6. O realismo (em vrios sentidos) considerado a forma de arte que corresponde mais convenientemente s relaes sociais, constituindo assim a forma de arte.

A ideologia torna-se mera ideologia, apesar das enfticas qualificaes de Engels, e toma lugar uma depreciao de todo o mundo da subjetividade, uma depreciao no s do sujeito como ego cogito, o sujeito racional, mas tambm da interioridade, das emoes e do indivduo na sua subjetividade no reduzida, na sua prpria conscincia vale apenas como "elemento" da conscincia de classe. Assim, minimizado um importante pr-requisito da revoluo, nomeadamente, o facto de que a necessidade de mudana radical se deve basear na estrutura psquica dos indivduos, na sua conscincia e no seu inconsciente, nos objetivos dos seus instintos. A teoria marxista sucumbiu prpria reificao que exps e combateu na sociedade como um todo. A subjetividade tornou-se um tomo da objetividade; mesmo na sua forma rebelde, rendeu-se e tornou-se um rgo executivo. A componente determinista da teoria marxista no reside no seu conceito de relao entre existncia social e conscincia, mas no conceito reducionista de conscincia que pe entre parnteses o contedo especfico da conscincia individual e, assim, descura o potencial revolucionrio contido na prpria subjetividade.

Com a afirmao da interioridade da subjetividade, o indivduo emerge do emaranhado das relaes de troca e dos valores de troca (os verdadeiros valores da sociedade burguesa!), retira-se da realidade da sociedade burguesa e entra numa essencialmente diferente (a da sua prpria subjetividade). Na verdade, esta evaso da realidade levou a uma experincia que podia (e pde) tornar-se uma fora poderosa na invalidao dos principais valores burgueses, nomeadamente, desviando o foco da realizao individual do mbito do princpio do rendimento e do motivo do lucro para o dos recursos ntimos do ser humano: contemplao, sentimento e imaginao. Alm

disso, a retirada e a evaso no eram definitivas. A subjetividade lutou por sair da sua interioridade para a cultura material e intelectual. E hoje, no perodo totalitarista, tornou-se um valor poltico tentando contrabalanar a socializao agressiva e exploradora.

A tese que defendo a seguinte: as qualidades radicais da arte, em particular da literatura, ou seja, a sua acusao da realidade existente e da "bela aparncia" da libertao baseiam-se precisamente nas dimenses em que a arte transcende a sua determinao social e se emancipa a partir do universo real do discurso e do comportamento, preservando, no entanto, a sua presena esmagadora. Assim, a arte cria o mundo em que a subverso da experincia prpria da arte se torna possvel: o mundo formado pela arte reconhecido como uma realidade distorcida (ou reprimida) da realidade existente.

Esta experincia culmina em situaes extremas (do amor e da morte, da culpa e do fracasso, mas tambm da alegria, da felicidade e da realizao) que explodem na realidade existente em nome de uma verdade normalmente negada ou mesmo ignorada. A lgica interna da obra de arte termina na emergncia de outra razo, outra sensibilidade, que desafiam a racionalidade e a sensibilidade incorporadas nas instituies dominantes. Sob a lei da forma esttica, a realidade existente necessariamente sublimada: o contedo imediato estilizado, os dados so reformulados e reordenados de acordo com as exigncias da forma artstica, a qual requer que mesmo a representao da morte e da destruio invoque a necessidade de esperana - uma necessidade arreigada na nova conscincia personificada na obra de arte.

A transcendncia da realidade imediata destri a objetividade reificada das relaes sociais estabelecidas e abre uma nova dimenso da experincia: o renascimento da subjetividade rebelde. Assim, na base da sublimao esttica, tem lugar uma dessublimao na percepo dos indivduos nos seus sentimentos, juzos, pensamentos; uma invalidao das normas, necessidades e valores dominantes. Com todas as suas caractersticas afirmativo-ideolgicas, a arte permanece uma fora de resistncia.

Podemos tentar definir provisoriamente a "formao esttica" como o resultado da transformao de um dado contedo (fato atual ou histrico, pessoal ou social) num todo independente: um poema, pea, romance, etc. A obra assim do processo constante da realidade e assume um significado e verdade prprios. A transformao esttica conseguida atravs de uma remodelao da linguagem, da percepo e da compreenso, de modo a revelarem a essncia da realidade na sua aparncia: as potencialidades reprimidas do homem e da natureza. A obra de arte representa, portanto, a realidade

ao mesmo tempo que a denuncia.

A funo crtica da arte, a sua contribuio para a luta pela libertao, reside na forma esttica. Uma obra de arte autntica ou verdadeira no pelo seu contedo (i.e., a apresentao "correta" das relaes sociais), no pela pureza da sua forma, mas pela forma tornada contedo.

verdade que a forma esttica desvia a arte da imediatidade da luta de classes - da imediatidade pura e simples. A forma esttica constitui a autonomia da arte relativamente ao dado. No entanto, esta dissociao no produz uma falsa conscincia ou mera iluso, mas antes uma contraconscincia: a negao da atitude realstico-conformista.

Forma esttica, autonomia e verdade encontram-se interligadas. Constituem fenmenos sociohistricos, transcendendo cada um a arena socio-histrica. Embora esta ltima limite a autonomia da arte, f-lo sem invalidar as verdades trans-histricas configuradas na obra. A verdade da arte reside no seu poder de cindir o monoplio da realidade estabelecida (i.e., dos que a estabeleceram) para definir o que real. Nesta ruptura, que a formao esttica, o mundo fictcio da arte aparece como a verdadeira realidade.

A interconexo entre a afirmao e a denncia do que existe, entre a ideologia e a verdade, imanente estrutura da arte2. Mas, nas obras autnticas, a afirmao no exclui a denncia: a reconciliao e a esperana preservam ainda a memria do passado.

A arte submete-se lei do dado concreto, ao mesmo tempo em que a transgride. O conceito de arte como uma fora produtiva essencialmente autnoma e negadora contradiz a noo que v a arte como desempenhando uma funo essencialmente dependente, afirmativo-ideolgica, isto , de glorificao e absolvio da sociedade existente.

Comparada com o otimismo frequentemente unidimensional da propaganda, a arte est impregnada de pessimismo, no raro entremeado com a comdia. Por muito corretamente que se tenha analisado um poema, uma pea ou um romance em termos do seu contedo social, as questes sobre se

2 Duas atitudes antagnicas em relao ao poder que prevalecem na literatura: resistncia e submisso. A literatura no , certamente, mera ideologia e no exprime apenas uma conscincia social que invoca a iluso da hannonia assegurando aos indivduos que tudo est como devia estar e que ningum tem o direito de esperar que o destino lhe conceda mais do que aquilo que recebe. A verdade que a literatura, muitas vezes, justificou as relaes sociais estabelecidas; no entanto, sempre manteve bem vivo aquele grito humano que no pode satisfazer-se com a sociedade existente. A mgoa e a dor so elementos essenciais da literatura burguesa. (Leo Lowenthal, Das Bild des Menschen in der Literatur, Neuwid, Luchterhand, 1966, pp. 14 e ss.)

determinada obra boa, bela e verdadeira, ficam ainda por responder. Mas, as respostas a estas questes no podem ser novamente dadas em termos das relaes especficas de produo que constituem o contexto histrico da respectiva obra.

O carcter de classe da arte consiste apenas nestas limitaes objetivas da sua autonomia. Nesta estilizao, a obra deixa que se manifeste o universal em todo o particular social, o elemento indispensavelmente subjetivo em todo o objetivo, o que permanece em tudo o que revogvel. A revoluo encontra os seus limites e resduos nesta permanncia que preservada na arte preservada no como uma posse, no como um pedao de natureza inaltervel, no como uma recordao de algo que de contrrio seria reprimido: recordao de uma vida entre a iluso e a realidade, entre a falsidade e a verdade, entre a felicidade e a morte.

Mesmo num sistema totalitrio tecnicamente quase perfeito, s as formas do destino mudariam. As mquinas operariam no s como maquinismos de controlo, mas tambm como maquinismos do destino que continuariam a mostrar a sua fora nos resduos da natureza ainda por conquistar. A natureza inteiramente controlada privaria as mquinas da sua matria-prima, da sua substncia, de cuja objetividade e resistncia dependem.

A mudana no modo de produo no alteraria esta dinmica. Uma sociedade livre no podia socializar estas foras, embora pudesse emancipar os indivduos da sua cega sujeio em relao s mesmas. A histria projeta a imagem de um novo mundo de libertao. O capitalismo avanado revelou autnticas possibilidades de libertao, que ultrapassam todos os conceitos tradicionais. Estas possibilidades suscitaram novamente a ideia do fim da arte. As possibilidades radicais de liberdade (concretizadas no potencial emancipatrio do progresso tcnico) parecem tornar obsoleta a funo tradicional da arte, ou, pelo menos, aboli-la como um ramo especial da diviso do trabalho, atravs da reduo da separao entre o trabalho mental e manual. A aparncia do belo e da realizao desapareceria ao deixar de ser recusada pela sociedade. Numa sociedade livre, as aparncias tornam-se aspectos do real. Mesmo agora na sociedade estabelecida, a acusao e a promessa preservadas na arte perdem o seu carcter ideal e utpico na medida em que informam a estratgia de movimentos antagnicos (como aconteceu na dcada de 60). Embora o faam de forma imprecisa e tosca, indicam mesmo assim a diferena qualitativa de perodos anteriores.

As possibilidades que hoje se revelam so mais as de uma sociedade organizada sob um novo princpio da realidade: a existncia deixaria de ser determinada pela necessidade do trabalho e do repouso alienados e vitalcios, os seres humanos deixariam de estar sujeitos aos instrumentos do seu

trabalho, deixariam de ser dominados pelas tarefas que lhes so impostas. Todo o sistema de represso e renncia material e ideolgica se tomaria absurdo. Tanto para a conscincia integrada como para a conscincia marxista reificada, as obras alienadas podem muito bem surgir como elitistas ou como sintomas de decadncia. Mas so, no entanto, formas autnticas da contradio, acusando a totalidade da sociedade que tudo arrasta, mesmo as obras alienantes, para o seu campo de ao. Isto no invalida a sua verdade nem nega a sua promessa. Certamente, as estruturas econmicas afirmam-se a si prprias. Determinam o valor de uso (e, com ele, o valor de troca) das obras, mas no o que elas so e o que dizem.

A arte revolucionria deve, supostamente, falar a linguagem do povo. Brecht, nos anos 30, escreveu: S existe um aliado contra o barbarismo crescente, so as pessoas que sob ele sofrem. S delas podemos esperar alguma coisa. Por isso, o escritor deve virar-se para o povo. E mais necessrio do que nunca falar a sua linguagem3. Sartre compartilha estes sentimentos: o intelectual deve recuperar to depressa quanto possvel o lugar que o aguarda entre o povo 4.

Os escritores devem, antes de mais, criar esse lugar, e isto um processo que talvez exija que se oponham ao povo, que talvez os impea de falar a sua linguagem. Neste sentido, hoje, a palavra elitismo pode bem ter um contedo radical. Trabalhar para a radicalizao da conscincia e das necessidades significa tomar o material explcito e consciente bem como a discrepncia ideolgica entre o escritor e o povo, em vez de obscurec-la e camuflar. A arte revolucionria pode realmente tornar-se O Inimigo do Povo.

Ser porque no diz respeito arte retratar o mundo como objeto possvel de dominao? A resposta de Brecht : porque a arte um poder equipado com instituies e especialistas eruditos que s relutantemente aceitariam algumas das novas tendncias. A arte no pode ir mais longe sem deixar de ser arte. No entanto, diz Brecht, os nossos filsofos no precisam de renunciar por completo ao uso dos servios da arte, porque ser, sem dvida, uma arte de representar o mundo de forma a domin-lo. A tenso essencial entre a arte e a praxis assim resolvida atravs do jogo magistral sobre o duplo significado da arte: como forma esttica e como tcnica.

Referi que o mesmo se aplica crtica do individualismo da literatura burguesa, oferecida pela esttica marxista. Na verdade, o conceito do indivduo burgus tornou -se o contraponto ideolgico do sujeito econmico competitivo e do chefe de famlia autoritrio. Sem dvida, o conceito do

3 4

Brecht, Gesammelt Werke, vol. VIII, ob. CiL, pp. 324 e ss. Jean-Paul Sartre, 011. a raison. de se rvolter (Paris, Gallimard, 1974), p.96.

indivduo que se desenvolve livremente em solidariedade com outros s pode tornar-se realidade numa sociedade socialista. Mas, o perodo fascista e o capitalismo monopolista mu daram decididamente o valor poltico destes conceitos. A fuga para a interioridade e a insistncia numa esfera privada podem bem servir como baluarte contra uma sociedade que administra todas as dimenses da existncia humana. A interioridade e a subjetividade talvez venham a tornar-se o espao interior e exterior da subverso da experincia, da emergncia de outro universo. Hoje, a rejeio do indivduo como um conceito burgus lembra e pressagia atuaes fascistas. A solidariedade e a comunidade no significam a absoro do indivduo. Originam-se antes na deciso individual autnoma; unem indivduos livremente associados, e no massas.

Potrebbero piacerti anche