Sei sulla pagina 1di 8

PROCESSO INDUSTRIAL NO SETOR SUCROLCOOLEIRO

Extrao Do Caldo Objetivos: Quantifica o trabalho principal da moenda, que consiste em deslocar o caldo separando-o da fibra. Cuidados Operacionais: Acompanhar sempre as variveis de moagem, taxa de embebio, presso hidrulica, oscilao e etc, pois as mesmas influenciam diretamente na extrao.

Chute-Donnelly: Tem como funo regulariza e uniformizar a moagem,ainda torna a presso do rolos sobre o colcho da cana mais constantes durante o processo de moagem desde que a mantenha cheia.

Rolo de Presso Encontra-se na parte superior do termo logo acima do rolo inferior de entrada. Sua Funo Compactar a camada de cana permitindo uma melhor alimentao do termo. Rolo Superior 1

Est localizado na parte superior do castelo, entre o rolo de entrada e o rolo de sada, gira no sentido anti-horrio. muito importante no conjunto de ternos devido ao maior contato com a cana. Tambm recebe a fora atravs do acoplamento e transmite aos demais rolos por intermdio dos rodetes. Rolos Inferiores Em cada terno de moenda possui 02 rolos (entrada e sada), a funo do de entrada fazer uma pequena extrao de caldo e direcionar a cana na abertura de sada.

Desempenho dos ternos Esta relacionado: Preparo da cana Regulagem do terno e 2

Condies Operacionais Seguintes Fatores que Devem ser analisados para melhorar os ternos: ndice de Preparo; Alimentao de Cana; Presso hidrulica aplicada; Rotao e oscilao; Aberturas; Condies Superficiais dos rolos Picotes, Chapiscos e Frisos; Estados dos Pentes; Ajuste entre a bagaceira e o rolo de Entrada. Castelos:

Bagaceira: Tem Com Funo conduzir o bagao do rolo de entrada para o rolo de sada. E resultante do traado de cana terno objetivando melhor o desempenho do terno.

Sistema de Embebio: O Que : Processo na qual gua ou caldo so aplicados ao bagao de um terno, sob a forma de asperso, jatos pressurizados ou bicas de embebio. Objetivo: Aumentar a diluio do caldo contido no mesmo, levando ao conseqente aumento da extrao do caldo no terno seguinte. Tipos de Embebio Pode Ser Simples ou composta: Embebio Simples: uma maneira rudimentar de aplicao da embebio, onde apenas gua aplicada no bagao de cada terno a partir do 2 terno. Embebio Composta: Consiste na aplicao de toda a gua de embebio no ltimo terno da moenda, o caldo deste bombeado ao terno anterior assim sucessivamente at o segundo terno. O caldo extraido neste terno chamado de caldo misto, este por sua vez enviado para o peneiramento onde ser separado do bagacilho e enviado separadamente do caldo primrio para o processo de tratamento do caldo o bagacilho retornar para moenda antes do primeiro ou segundo terno Mtodos de Aplicao de gua e caldo para a embebio: GUA: - Pode ser aplicada por meio de bica, neste caso existe inconveniente de se embeber a parte superior da camada de bagao deixando a parte inferior menos embebida. - Ou pressurizada tem o poder de penetrao da gua na camada devido a presso dos jatos, pois provoca uma agitao do bagao na sai do pente o quer leva a uma embebio mais uniforme sendo assim mais eficiente. CALDO: - A aplicao feito normalmente atravs de bicas que tem por funo distribuir o mesmo de maneira uniforme por toda a largura da esteira. -Temperatura de Embebio vantagens e desvantagens da gua quente na embebio. VANTAGENS: -Melhor diluio do caldo residual contido no bagao; -Aumento da Temperatura no Bagao final, que pode levar a uma pequena diminuio da umidade at a alimentao dos caldeiras; -Melhor extrao -Eliminao de acmulos de 60C. DESVANTAGENS: -Aumento na dificuldade de alimentao dos moendas; Dificuldade na aplicao de soldas nas moendas, devido as condies de trabalho dos soldadores. Embebio Simples:

Embebio Composta:

Peneira Rotativa: So cilindros rotativos inclinados, revestidos com tela e sua principal funo de filtrar o caldo.

Vantagem: -Reduo de pontos de infeco (facilidade de limpeza); -Facilidade de operao; - Reduo no custo de manuteno. Extrao por Difusor O processo de difuso para a extrao do caldo da cana-de-acar foi usado por mais de 40anos. No entanto, recentes melhoras nas tcnicas originais desse processo fizeram com que o mesmo se tornasse o avano atual mais aclamado no setor de processamento de cana-de acar. As razes so simples. O difusor aumentou significativamente a eficincia de extrao,melhorou o consumo de energia e reduziu os custos de manuteno permitindo assim uma notvel economia nos gastos de produo. Os difusores mais recentes, acompanhados com uma boa preparao de cana podem alcanar ndices de extrao extremamente elevados, sem nenhum comprometimento na qualidade do acar ou lcool produzido. Registros de altos ndices de extrao, com mdias sazonais acima de 98% (% de extrao de POL) O PROCESSO DE DIFUSO O equipamento que se convencionou chamar de difusor na realidade um lixiviador de cana: no verdadeiro processo de difuso, que aplicado por exemplo no processamento da beterraba, a elevada temperatura de operao promove uma quebra qumica das membranas das clulas que contm a soluo rica em sacarose, aumentando desta forma sua permeabilidade e permitindo que a sacarose passe atravs da membrana na direo de uma soluo com menor concentrao (transferncia de massa por diferena deconcentrao). No caso da cana-de-acar, as clulas que contm a sacarose so completamente insensveis temperatura, de maneira que no difusor de cana a sacarose extrada exclusivamente por um processo de lavagem repetitiva, passando por diluio para a soluo de menor concentrao. Esta basicamente a razo principal da necessidade de um excelente preparo de cana, para que seja possvel gua entrar em contato com o maior nmero de clulas abertas e assim alcanar os elevados ndices de extrao no difusor.

funcionamento do difusor; a gua de embebio alimentada na parte final do difusor, prximo da sada do bagao, a uma temperatura entre 75 e 90oC; um aquecedor por contato direto com vapor controlado automaticamente permite manter a adequada temperatura da gua. A embebio a seguir enviada a uma canaleta transversal que cobre toda a largura do difusor e uniformemente distribuda sobre o colcho de bagao; a gua percola atravs das fibras, passa pela chapas perfuradas e recolhida no captador de caldo; para facilitar a passagem da sacarose da soluo rica para a pobre, a circulao dos caldos feita em contra-corrente com o bagao, permitindo assim a manuteno de um diferencial de concentrao entre as solues praticamente constante ao longo do difusor. 6

Desta forma, a concentrao do caldo aumenta sua concentrao gradualmente at atingir seu mximo no captador situado junto entrada da cana no difusor, de onde bombeado para peneiramento e da para o processo. Analogamente, o bagao que segue em direo parte final do difusor tem sua concentrao de sacarose diminuda gradualmente. o difusor pode ser dotado de um sistema de separao de caldo primrio e secundrio, se requerido pelo processo. O difusor dotado de controle de nvel em todos os captadores para garantir que sempre exista caldo para a lavagem do bagao; possui tambm controles de temperatura que acionam vlvulas de injeo direta de vapor para garantir o perfil de temperatura adequado em seu interior; parte do caldo continuamente recirculada por aquecedores indiretos tipo casco-tubo operados automaticamente para aquecer rapidamente a cana fria na entrada; a gua de embebio tem controladas sua vazo e temperatura e o pH do caldo controlado para minimizar a corroso dos materiais. SISTEMA DE EXTRO DE SACAROSE. A Moenda reinava at por volta dos anos oitenta, no entanto por volta dos anos oitenta e cinco chegava ao Brasil o primeiro Difusor comprado pela Usina Galo Bravo (Atual Central Energtica Ribeiro Preto), na poca com a eficincia na extrao do caldo que superava os 98% passava a ser a maior novidade no setor, nos dias atuais j teve Usinas que superou os 99% de eficincia na extrao segundo informaes. No entanto as Moendas vem se modernizando nos ltimos anos, Alem de aumentar a quantidade de ternos de quatro p/ seis, Engenheiro que afirma que com as melhorias feitos no preparo da cana e nas prprias moendas equipamento que j apresentou o mesmo ndice de extrao a Difusor, dependendo do preparo da cana. Com relao ao custo o difusor tem menor custo operacional, Alem de baixo consumo de vapor possibilitando mais energia cogerada, reduzindo tambm a quantidade de insumos. Ms e na manuteno que o Difusor consegue sua maior vantagem, pois a manuteno do mesmo no requer desmontalo e sim somente lava-lo com soluo prpria p/ tarefa. J a Moenda sofre um maior desgaste e requer uma maior manuteno, porem no precisa de um investimento to alto inicialmente, para ser montada pode ser de acordo com a rea agrcola da usina a ser montada. O Difusor no tem essa vantagem, no entanto devemos lembrar que tanto o Difusor como a Moenda devem moer o Maximo de cana a que foram projetados. A moagem extrai o caldo fazendo a cana passar dentre dois rolos, submetidos a determinada presso, no primeiro terno extrado 78% do caldo o restante nos demais ternos com auxilio de um sistema chamado de embebio, neste processo o caldo do primeiro terno e chamado de caldo rico, o dos demais ternos de caldo pobre. Na Difuso a separao feita por osmose, e lixiviao:arraste sucessivo pela gua da sacarose e das impurezas contidas nas clulas abertas, ao contrario da Moenda no tem como separar o caldo em dois, alem da quantidade imensa de gua que pode tornar um problema se a Evaporao for eficiente.

Potrebbero piacerti anche