Sei sulla pagina 1di 2

A TERAPUTICA DEFINITIVA PARA A DEPRESSO (1 PARTE)

A depresso se tornou, de acordo com a Organizao Mundial de Sade, o quarto maior problema de sade pblica, caracterizando-se como uma nova epidemia global. E mantido o cenrio atual, estima-se que, at 2020, a depresso ser o segundo maior problema de sade pblica no mundo. Conceitua-se a depresso como um Transtorno Afetivo (ou do Humor), caracterizado por uma alterao psquica e orgnica global, com consequentes alteraes na maneira de valorizar a realidade e a vida. Diferencia-se da tristeza normal por ser esta passageira, por mais dolorosa que possa ser. Assim, o estado depressivo tido hoje como uma doena, e no uma fraqueza, envolvendo todo o corpo e a personalidade do sujeito depressivo, afetando seus pensamentos, sentimentos e o estado fsico em geral. Para o Dr. Incio Ferreira, a depresso sempre um distrbio muito angustiante pelos danos que proporciona ao paciente: dores fsicas, taquicardias, problemas gstricos, inapetncia, cefaleia, sentimento de inutilidade, vazio existencial, desespero, isolamento, ausncia total de esperana, pensamentos negativos, ansiedade, tendncia ao suicdio, acrescentando que o enfermo tem a sensao de que todas as suas energias se encontram em desfalecimento e as foras morais se diluem ante a sua injuno dolorosa. Dentre as diversas possibilidades de desdobramento dos estados depressivos, o suicdio , sem dvida alguma e por si s, razo para estarmos em alerta para essa epidemia, que, hoje em dia, alcana inmeros lares. E considerando que a maioria dos depressivos, que se suicidaram, deu, em algum momento, evidncias desse propsito, essa possibilidade dever sempre ocupar as aes preventivas dos que assistem aos depressivos. Na busca de solues para a temtica, e com base nos estudos, identificamos uma trade dimensional nos estados depressivos, em uma viso multifatorial, com aspectos orgnicos, psquicos e espirituais. Essa viso pode ser parcialmente percebida nas causas da depresso, onde evidenciamos a suscetibilidade (ou natureza), com a componente da predisposio gentica, os fatores estressantes (ou meio ambiente), relacionados aos fatos e contextos de vida atual, acrescidos na componente definida como vulnerabilidade psicolgica, que evidencia os aspectos psquicos relacionados histria de vida do indivduo. O conhecimento esprita nos descortina, de forma complementar e fundamental, a componente espiritual, permitindo o alargamento da compreenso desse quadro to doloroso da depresso, e abrindo a oportunidade para estabelecermos uma terapia tridimensional dos estados depressivos, envolvendo o orgnico (uso de frmacos, desde que mantidos os cuidados para que o abuso desnecessrio no se faa mandatrio), o atendimento psicoteraputico (hoje com vrias possibilidades de abordagem), e a teraputica espiritual. (continua no prximo Boletim)
1What 2 3

Deus existe! At a, nada de novo, afinal somos espritas. Novo mesmo o posicionamento de parte da elite da cincia convencional, revendo suas posies no tocante discusso acerca da existncia ou no de um princpio inteligente atuando como articulador da criao do Universo. Antes, figurava no discurso acadmico-cientfico, de forma quase solitria, a tese que defendia que o Big Bang seria sua causa primria, ao disparar um processo que, de forma aleatria, redundaria na casual origem de todas as formas de vida porventura existentes no Universo conhecido. No havia espao sequer para a discusso do tema, tamanha a certeza sobre o assunto. Qualquer questionamento era logo tachado de manifesto fanatismo religioso ou simples incapacidade intelectual. Pois , as coisas esto mudando. Um fsico formado em Harvard e Cambridge, diretor da Georgetown University, em Washington D.C., professor Ph. D. Patrick Glynn, escreveu o livro: A Evidncia. A reconciliao entre a F e a Razo no mundo atual, onde explica os quatro motivos que o levaram do atesmo f crist. O primeiro motivo, segundo ele, que no h como, seriamente, negar que exista uma ordem inexplicvel no Universo. Pesquisadores altamente qualificados j esgotaram o assunto e chegaram concluso de que, por menor que fosse a alterao na conformao dos planetas, ela extinguiria o equilbrio que viabiliza a vida na Terra. Por outro lado, se no existisse a sintonia fina em nvel subatmico, tambm seria invivel qualquer sopro de vida no Planeta. Tentar explicar a criao com uma sequncia infinita de coincidncias inexplicveis violar a lgica e desprezar os critrios cientficos. S com humildade ser possvel continuar evoluindo, pois, em poca de transio preciso ter especial desprendimento com as prprias ideias. O autor adere tese, conhecida como princpio antrpico, segundo a qual, por trs de todas as leis da fsica, existe um indiscutvel planejamento, que as inspira, dirigindo-as sempre para o especial fim de possibilitar a vida dos homens em nosso planeta. H, portanto, uma inteligncia anterior, e superior, guiando toda a Criao. Em seu livro, ele considera ainda o poder de cura da orao, j amplamente confirmado em pesquisas cuja credibilidade incontestvel. Ele corrobora o efeito benfico da f com os fartos registros testemunhais fidedignos das Experincias de Quase Morte (EQM). Conclui, citando os estudos de importantes socilogos sobre as consequncias deletrias vida em sociedade quanto inexistncia da f. Um nmero cada vez maior de cientistas vem manifestando adeso a esse raciocnio e alguns deles tm corrido o mundo fazendo palestras e participando de congressos sobre o assunto. Podemos comemorar, pois h sinal de amadurecimento cientfico entre os nossos pesquisadores. Agora que concluram que Deus existe, no demora, eles vo entender que s a reencarnao precisa expresso da Lei de Justia, Amor e Caridade. Convm, desde j, comear a colocar mais lugares nos auditrios das Casas Espritas. Enfim, vale aconselhar: no perca Rafael Rodrigues tempo, leia Kardec!

ENFIM, A CINCIA DESCOBRIU DEUS

GERALDO GUIMARES

Boletim Esperana
Informe de Estudos Espritas, RJ, Ano V, N. 51 EDITORIAL
Nesses dias de excessos materialistas, aproxima-se um osis de bnos. Sim; todo ano, por uma semana, temos a chance de conviver com o Pomicultor do Bem. Semeando a Verdade, e multiplicando leiras repletas de celeste luz, ele perfuma o espao, balsamiza almas sofredoras, e esclarece mentes sazonadas na estao do Amor. Da Retido NoViolncia, nos convida construo da Paz. Vamos participar desse evento? A EQUIPE Boa leitura.

JULHO, 2013

DIVALDO FRANCO UMA VIDA EM VERSO


No interior da Bahia, o menino nasceu, com a misso de luz que Jesus lhe deu. O pai, seu Francisco, e sua me, a Dona Ana, tiveram treze filhos, l em Feira de Santana. Desde a primeira infncia, com Espritos conviveu, o pequeno Jaguauru fora amigo seu. O povo no entendia, o pobre menino, coitado, com certeza queria v-lo logo internado. Em plena juventude enfrentou conflito, perdeu dois irmos, tombou, to aflito. Dona Ana Borges, foi quem lhe salvou, tirando-o da confuso ela o orientou. Na Escola Rural, professor se formou, mas foi no Ipase, que ele trabalhou. Em maro de 47, como orador estreou, e, com Humberto de Campos a todos conquistou. Sua rotina agitada, o dia todo ocupava, sem embargo, entretanto, at s trs psicografava. O mundo inteiro ele percorreu, de nenhuma parte se esqueceu, levou a todos o Espiritismo, sem cair jamais no personalismo. Trabalhou uma vida sem descansar, para com o mais rico tesouro, a todos recompensar. No Caminho da Redeno, comeou a assistncia, mas foi na Manso, que alcanou excelncia. Em meio revoluo, Joanna autorizou, um livro publicao e um sol novo raiou. Tarefa cumprida, batalha vencida, prova e expiao, rumo elevao.

Capa

NESTE BOLETIM

EDITORIAL SUPRFLUO NOTA DE F DIVALDO FRANCO UMA VIDA EM VERSO

Pgina 02
A MISSO ESPIRITUAL DOS POVOS EXPEDIENTE COLUNA DO CAMINHO PROGRAMAO DA SEMANA DO DIVALDO

Pgina 03
MENSAGEM DO MS ESTUDANDO O LIVRO DOS MDIUNS

Pgina 04
A TERAPUTICA DEFINITIVA P/A DEPRESSO ENFIM, A CINCIA DESCOBIU DEUS PROGRAMAO DA CASA DATAS IMPORTANTES DO MS

SUPRFLUO
Que se h de pensar dos que aambarcam os bens da Terra para se proporcionarem o suprfluo, com prejuzo daqueles a quem falta o necessrio? Olvidam a lei de Deus e tero que responder pelas privaes que houverem causado aos outros. Nada tem de absoluto o limite entre o necessrio e o suprfluo. A Civilizao criou necessidades que o selvagem desconhece e os Espritos que ditaram os preceitos acima no pretendem que o homem civilizado deva viver como o selvagem. Tudo relativo, cabendo razo regrar as coisas. A Civilizao desenvolve o senso moral e, ao mesmo tempo, o sentimento de caridade, que leva os homens a se prestarem mtuo apoio. Os que vivem custa das privaes dos outros exploram, em seu proveito, os benefcios da Civilizao. Desta tm apenas o verniz, como muitos h que da religio s tm a mscara.
(O Livro dos Espritos, pergunta n 717 ).

NOTA DE F
Em qualquer fase da vida, Quando a prova te aparea, Tempestade ou mgoa espessa Ao peso de frrea cruz, Recorda que o Cu te envia Mais amparo do que pensas, Mesmo nas trevas mais densas, Deus te acende nova luz. Conflitos, problemas, lutas, Nas sendas por onde vamos, So lies que precisamos, A fim de saber servir; No h desprezo ante os Cus, Olha o charco que se enflora, Pensa na noite e na aurora E guarda a f no porvir. Sofrimento igual nuvem... Estrondo, fria, ameaa... Depois... chuva que passa, Frutos ganhando apogeus; Se hoje sofres, no te esqueas, Que amanh, no Espao Infindo, O dia vir mais lindo, Brilhando no amor de Deus. (Maria Dolores no livro Maria Dolores).
BOLETIM ESPERANA 51 pgina 01

PROGRAMAO DA CASA
PALESTRAS DOUTRINRIAS: OLIVRODOSESPRITOS 01/07 Ana Guimares LIVRE 08/07 Vanessa Bianca Questo 803 15/07 Joo Jos Questes 804 e 805 22/07 Jair Cesario Questes 806 e 807 29/07 Anete Guimares LIVRE 3 Feira (14:00 s 14:30) O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 02/07 Vanessa Bianca Cap. XIX, item 1 09/07 Mrcia Alves Cap. XIX, itens 2 e 3 16/07 Helena Alves Cap. XIX, itens 4 e 5 23/07 Luiz Carlos Bezerra Cap. XIX, item 6 30/07 Rafael Rodrigues Cap. XIX, item 7 5 Feira (19:30 s 21:00) ESTUDO DO ESPIRITISMO Sbado (8:30 s 15:00) ESCOLA DE ESTUDOS ESPRITAS ESPERANA

2 Feira (20:00 s 21:00)

is Depression?, disponvel em World Health Organization. Acesso em: dez 2010. BALLONE, 2002. FERREIRA, apud FRANCO, 2010, p110. Ricardo Drummond

BOLETIM ESPERANA 51 pgina 04

A MISSO ESPIRITUAL DOS POVOS


Desde sempre, o mundo espiritual manteve contato com o mundo dos encarnados. No Ocidente, os Estados Unidos da Amrica foram os primeiros a documentar os fenmenos medinicos. No Journal New York Courrier (1828-1938), o juiz John Worth Edmonds, homem pblico de grande carter e inteligncia, investigador das manifestaes espritas ocorridas com as irms Fox, publicou suas experincias sobre as batidas de Rochester em 01 de agosto de 1853. Simultaneamente, o Poder Divino encaminhou as manifestaes em massa para a Europa, a fim de que Allan Kardec pudesse compilar os ensinos constituintes de O Livro dos Espritos, dando forma nova revelao, a partir de 18 de abril de 1857. E, da Frana para o Brasil, desde o perodo colonial, os desgnios celestes consolidaram o Espiritismo em nossa nao. Uma curiosidade: os americanos cumpriram sua misso pioneira, porm a presena dos Espritos jamais se retirou das terras benditas dos yankes. Um sem nmero de mdiuns tem desfilado ao longo de decnios pelas paragens americanas. Assim, coube jornalista Ruth Montgomery (1912-2001) registrar, com riqueza de detalhes, a presena da clarividente Jeane Dixon (19041997) na Casa Branca. Os presidentes Harry S.Truman e Dwight David Eisenhower conviveram com essa notvel senhora, recebendo orientaes do mundo espiritual nos graves momentos histricos vividos poca. Em 1956, a senhora Dixon comunicou aos reprteres, durante uma entrevista, que uma nuvem negra pairava pela Casa Branca e, com as suas vises, afirmou ver um caixo entrando pela porta principal do palcio presidencial, carregando dentro o corpo do chefe de estado. Somente no dia 22 de novembro de 1963 que os noticirios estamparam o nome da sensitiva, aps o assassinato de John Kennedy no Texas. Ela acertara mais uma vez. Com isso, se reafirma a certeza de que os Espritos nunca se apartam dos encarnados, auxiliando-os e preparando-os para os graves eventos da vida. As grandes misses dos povos so especficas, cada qual em seu momento, como numa corrida olmpica, vai passando o basto do conhecimento e da fraternidade para a construo da paz entre irmos Vanessa Bianca

COLUNA DO CAMINHO
CARAVANA FRATERNA EM CONSERVATRIA
No dia 9 de junho, tivemos a feliz oportunidade de passar um agradvel domingo na Cidade das Serestas. O passeio foi promovido pelo setor de divulgao do 120 CEU (rea Grande Tijuca e adjacncias), e a renda ser revertida em prol do evento comemorativo de 35 anos da Ao Evangelizadora das Instituies associadas ao 120 CEU/CEERJ. A nossa simptica guia Wilta, do Centro Esprita Jorge Niemeyer (Vila Isabel), conduziu-nos, com eficincia e presteza, desde o momento da sada do nibus, s 7h, at o retorno, por volta de 20h30min. As visitas foram adredemente programadas ao Centro Esprita Fonte de Luz, bem como ao Lar dos Velhos de Conservatria, para onde levamos doaes e trocamos momentos de descontrao, solidariedade e carinho com os abrigados. Ah! No podemos deixar de citar o agradvel almoo regado seresta, com direito a escolher a msica de preferncia e a saborear o bolo dos aniversariantes do ms. Foi tudo uma delcia. E, para o encantamento de todos, enquanto passevamos na pracinha, cercada de suas primorosas lojas de artesanato, pudemos nos deleitar ao som de uma saudosa solarata a cu aberto. E, para finalizar, fizemos uma parada numa autntica fazenda dos bares do caf, j em Barra do Pira, no Vale do Paraba, com direito recepo pela anfitri caracterizada de sinhazinha, acompanhada de sua mucama, sem falar do saboroso lanche regional cordialmente servido. Tais iniciativas so verdadeiras aes de solidariedade que favorecem a confraternizao e valorizam a nossa cultura. Parabns! Valeu.

Pessoas existem que marcam de forma indelvel a vida de outras, pela sua postura diante das circunstncias, pela maneira de se comunicar, por atitudes tomadas etc. A personagem que escolhi para esta pgina, cujo nome ser omitido por questes bvias, causou polmicas infindveis no movimento esprita, dividindo opinies entre certo e errado, por muito tempo, sem que isso, absolutamente, modificasse seu comportamento. Era um homem alto, cabelos totalmente encanecidos, todavia o semblante era jovial e os olhos de criana, francos e diretos, impunham respeito. Sua entrada no Centro Esprita era motivo de alegria para todos, e a palavra calma e esclarecida agradava sempre. Na vida particular, servia de exemplo a forma gentil e constantemente atenciosa com que tratava a esposa, preocupando-se com a sade delicada da companheira de quase cinquenta anos de matrimnio. Nem tudo, porm, era perfeito na vida do casal. Havia a presena de um nico filho, cuja vida e comportamento enchiam de tristeza o corao dos pais. Esse homem fora obrigado pelas circunstncias a estampar, em jornal da localidade, uma nota em que afirmava no mais se responsabilizar pelas dvidas ou pelo comportamento do jovem. A, ento, ocorreu o fato que suscitou toda polmica entre os amigos de ideal ou no. O filho fora preso e, aps cumprir o tempo de deteno, posto em liberdade, encontrava-se enfermo e desabrigado. Assim, procurou pela me suplicando socorro. Carinhosa e sofrida, ela pede a aquiescncia do esposo para recolher o filho. Depois de meditar longamente, ele assinala: Minha querida, eu no posso ferir seu carinho de me, tampouco devo transigir com a deciso adrede tomada, no sentido de que no mais lhe daria cobertura, no importando a circunstncia, depois de todas as chances e oportunidades desperdiadas por incria e desrespeito dele. E, respirando fundo, acrescenta: Recolha seu filho, trate-o como bem lhe aprouver, mas no posso permanecer sob o mesmo teto. Com dor no corao, me mudarei para um hotel, onde permanecerei, enquanto durar o socorro que lhe prodigalizar. Quando ele se for, retorno. E foi o que ocorreu. O homem um ser surpreendente. Pelo inusitado da situao, o casal tornou-se centro de ateno de muitos que discutiam pr ou contra. Com tantos grupos concordantes e discordantes, acredito que, por algum tempo, a vida das pessoas perdeu a possvel monotonia. A partir de ento, no declnio da tarde, quele momento mgico do crepsculo, na esquina da rua X com a rua Y, encontrvamos invariavelmente o nosso amigo com uma rosa na mo, aguardando a esposa-namorada. Ao v-la chegar, enfeitava o rosto com um sorriso feliz e oferecia-lhe o brao para um passeio que durava at a chegada da noite. Como termina o caso? Simples e bom como os sentimentos honestos e verdadeiros no corao do homem. Num incio de noite, quando retornavam do passeio, o filho os aguardava na esquina onde se despediam. Pai, no precisa mais ficar fora de casa, estou saindo agora, mas vou retornar quando for digno dos pais que Deus me deu. E foi o que ocorreu, mais tarde. Em ns, ficaram razes para analisar, com equidade, o fato de estarmos num mundo de provas e expiaes, e a maneira pela qual encaramos o nosso papel diante delas. Fica o aproveitamento que tiramos das benditas oportunidades que a Justia Divina nos oferece, vencendo, com louvor, os desafios.

Ana Guimares

ESTUDANDO O LIVRO DOS MDIUNS CAPTULO IV ITEM 80


Dando continuidade aos estudos da fenomenologia do movimento de objetos provocados por uma fora estranha Lei da Fsica estabelecida, Allan Kardec direciona seus argumentos para uma pequena abordagem dos efeitos produzidos pelo notvel mdium Daniel Dunglas Home (18361886). A despeito da contemporaneidade entre o famoso escocs e o Codificador eles nunca se conheceram pessoalmente , Home foi acompanhado de perto por outro estudioso, um fsico ingls chamado William Crookes (1832-1919), dedicado pesquisador das manifestaes medinicas naquela poca. Neste item que ora estudamos, Kardec, investiga as causas das manifestaes de levitao provocadas pelo Mdium. Como ele no teve a possibilidade de observar in loco, como era produzido o fenmeno por Home, utilizou, mais uma vez, de sua perspicaz capacidade dedutiva. Conclui ele, atravs de analogia s manifestaes das mesas que se movimentavam se a interferncia humana, que aquele mdium tinha a capacidade de ser, ao mesmo tempo, causa e objeto do fenmeno fsico.

DIREO DA INSTITUIO Presidente: Luiz Carlos Bezerra Vice-presidente: Ricardo Drummond Secretrios: Vanessa Bianca e Rafael Laucas EXPEDIENTE Direo do Jornal: Rafael Rodrigues Secretria: Regina Celia Campos Revisora: Giannina Laucas Colaboradores: Ana Guimares Eugenia Maria Rita Pontes Marcia Alves Vanessa Bianca Andr Laucas
BOLETIM ESPERANA 51 pgina 02

Andr Laucas
BOLETIM ESPERANA 51 pgina 03

Potrebbero piacerti anche