Sei sulla pagina 1di 16

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN DEPARTAMENTO DE DIREITO - DED FACULDADE DE DIREIDO - FAD

Francisco Richardson dos Santos

MONITORAMENTO ELETRNICO: Sistema da vigilncia indireta das Leis 12.258/10 e 12.403/11 e suas implicaes constitucionais

Mossor/RN Julho/2013
1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FRANCISCO RICHARDSON DOS SANTOS

MONITORAMENTO ELETRNICO: SISTEMA DA VIGILNCIA INDIRETA DAS LEIS 12.258/10 E 12.403/11 E SUAS IMPLICAES CONSTITUCIONAIS

Projeto de pesquisa apresentado disciplina de Trabalho de Concluso de Curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obteno do grau de bacharel em Direito.

Mossor/RN Julho/2013
2

SUMRIO

1 TTULO _______________________________________________ 4 2 TEMA _________________________________________________ 4 3 OBJETIVOS ____________________________________________ 4 3.1 OBJETIVO GERAL ____________________________________ 4 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS _____________________________ 5 4 JUSTIFICATIVA ________________________________________ 6 5 PROBLEMAS DE PESQUISA _____________________________ 7 6 HIPTESES ____________________________________________ 8 7 REFERENCIAL TERICO _______________________________ 9 8 METODOLOGIA _______________________________________ 13 9 CRONOGRAMA _______________________________________ 14 10 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS _____________________ 15

1. TTULO

Monitoramento Eletrnico: Sistema da vigilncia indireta das leis 12.258/10 e 12.403/11 e suas implicaes constitucionais.

2. TEMA

Monitoramento eletrnico.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar, detidamente, a questo do Monitoramento Eletrnico, tambm conhecido como Liberdade Vigiada, e suas implicaes nos chamados Direitos Fundamentais, sem olvidar de trazer baila os aspectos positivos e os aspectos negativos do instituto, para ao depois, com grandes informaes acerca da temtica fazer o sopesamento de interesses.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

3.2.1 Objetivo Especfico I Identificar possveis violaes a alguns dos Direitos Fundamentais do socializando, notadamente sua dignidade como pessoa e a sua intimidade. 3.2.2 Objetivo Especfico II Verificar os pontos favorveis liberdade vigiada, bem como traar seus pontos negativos, e a partir da chegar uma concluso acerca da sua viabilidade ou no. 3.2.2 Objetivo Especfico III Reunir ponderaes acerca da utilizao do instituto alm das previses legais.

4. JUSTIFICATIVA A presente pesquisa mostra-se relevante no apenas sob o enfoque acadmico (cientfico), mas tambm prtico (social). Em assim sendo, busca-se trazer baila ponderaes que ajudem a aclarar o presente instituto jurdico, para que assim possa ser aplicado com maior segurana quando for o caso. Diante da observao concreta da forma que se d o cumprimento de medidas ressocializadoras (pena) de alguns sujeitos (aqueles que se encontram no regime semiaberto), e atento ao presente mecanismo, foi que surgiu o interesse acerca das situaes fticas e tericas que o cercam. O estudo relevante porque busca dissecar a discusso sobre a inconstitucionalidade deste mecanismo, bem como acerca do modus que se d sua concretizao. Banda outra, fim do presente estudo, mostrando mais uma vez sua importncia, discutir as potencialidades e dificuldades que se acham inerentes ao Monitoramento Eletrnico, dando ao seu fim balizas seguras para o processo de adaptao, melhoramento e implantao do mesmo, visto que no corriqueiro a sua aplicao em nosso pas. Interessante salientar que o Direito no pode estar margem da tecnologia, uma vez que esta est a para agregar. nesta perspectiva que o estudo tambm se mostra vlido, pois como j se observa em outros ordenamentos jurdicos, o Monitoramento Eletrnico vem sendo usado com bastante proveito.

5. PROBLEMAS DE PESQUISA A lei 12.258/10 introduziu alteraes tanto no Cdigo de Processo Penal quanto na Lei de Execues Penais. Em seguida, a lei 12.403/11 tambm veio lume, trazendo modificaes para o Cdigo de Processo Penal, notadamente nas chamadas Medidas Cautelares. Acompanhada dessas alteraes tambm vieram alegaes de contrariedade das novas leis em relao Constituio Federal de 1988, mais especificamente ao princpio da dignidade da pessoa humana e da intimidade. Em que pese as crticas, a mencionada lei se mostra apta a amenizar situaes at outrora incontornveis, como o elevado gasto com presos e sua fuga dos estabelecimentos prisionais brasileiros.

O Monitoramento Eletrnico Leis 12.258/10 e 12.403/11 fere princpios da Carta Poltica de 88? A tcnica de ponderao de Direitos Fundamentais aplicvel ao instituto? A Liberdade Assistida pode ser aplicada a casos outros no previsto expressamente nas leis 12.258/ e 12.403/11?

6. HIPTES

As leis 12.258/10 e 12.403/11 ultrajam a Constituio de 88, visto que com o uso pelo socializando de pulseiras ou tornozeleiras os princpios da dignidade da pessoa humana e da intimidade restam desrespeitados. E mais: a tcnica de aplicabilidade de princpios constitucionais denominada ponderao de princpios constitucionais no deve ser interpretada/aplicada contrariamente aos preceitos superiores da prpria Constituio, digo, seus princpios. As leis 12.258/10 e 12.403/11 no maculam a Carta Magna de 88, pois sob o enfoque da ponderao de valores constitucionais, a Segurana Pblica, o cumprimento efetivo das decises judiciais e a retribuio ao mal cometido sociedade devem prevalecer, ainda que uma parte dos Direitos Fundamentais da pessoa em confronto com a lei penal seja mitigado, e isso possvel porque no h no nosso Ordenamento Jurdico Direito e/ou Princpios absolutos. Ainda que no haja previso expressa, parte da Doutrina entende que o Monitoramento Eletrnico pode ser utilizado em outras hipteses alm daquelas previstas nas leis que tratam do instituto. Aduzem que pode o juiz luz da situao ftica aplicar a liberdade assistida, pois os benefcios para o acusado (expresso utilizada pela lei 12.258/10) so notveis, e a lei, in casu, estaria sendo interpretada em seu favor, o que permitido em Direito Penal, seja material ou processual.

7. REFERENCIAL TERICO

O ordenamento jurdico ptrio atravs das leis n 12.258/10 e 12.403/11 previu o instituto do Monitoramento Eletrnico. Estas leis alteraram dispositivos do Cdigo Penal e da Lei de Execues Penais, estabelecendo a possibilidade de utilizao de equipamento de vigilncia indireta pelo condenado nos casos em que especifica. De fato, a aludida lei 12.258/10 assim assevera:

Art. 146-B. O juiz poder definir a fiscalizao por meio da monitorao eletrnica quando: I - (VETADO); II - autorizar a sada temporria no regime semiaberto; III - (VETADO); IV - determinar a priso domiciliar; V - (VETADO); Pargrafo nico. (VETADO).

Com esta previso passou o ordenamento jurdico ptrio a reger uma espcie de vigilncia sobre o ressocializando que j vinha sendo utilizada por ordenamentos aliengenas. Pases como Estados Unidos da Amrica do Norte, Sucia, Reino Unido, Esccia, Itlia, Alemanha, Andorra etc., j vivenciam esta experincia h alguns anos. No caso dos EUA a vigilncia atravs do monitoramento eletrnico data da dcada de 80 (oitenta). A discusso acerca do uso desta forma de monitoramento ganha em doutrina uma relevncia muito grande, pois se do lodo a favor da medida encontra-se argumentos
9

como o da reduo com os gastos com o socializando, do outro lado se argumenta que em nome da economia no se pode mitigar direitos fundamentais como o da intimidade e o da dignidade da pessoa humana.

Carlos Roberto Mariath citando Carlos Weis aduz que:

a ideia de se monitorar presos no merece prosperar por violar a intimidade, por criar maiores entraves para obteno da liberdade e por afrontar a presuno de inocncia. Em apertada sntese, o professor (2007, p.8) afirma que o dispositivo constitui meio humilhante de punio, incompatvel com o princpio da reintegrao social, expondo o monitorado "ao escrutnio pblico, o que viola o direito fundamental do cidado preservao da intimidade, previsto pela Constituio Federal de 1988, que dispe serem inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. 1

V-se, ento, que a temtica do monitoramento eletrnico no guarda unanimidade a seu favor na doutrina ptria. Como se viu, o argumento contrrio ao monitoramento instalado pela Lei 12.258/10 o de que o mesmo fere o princpio da dignidade da pessoa humana. Deve ser observado nesta discusso, outrossim, a posio dos que defendem o instituto. Os argumentos expostos por estes vo desde a economia de recursos at a diminuio da populao carcerria brasileira, que como cedio extremamente elevada. Segundo o professor Carlos Eduardo A. Japiass:

a vigilncia eletrnica afigura-se como uma alternativa interessante, j que recorre tecnologia e experincia comparada, considerando que j se existem experincias positivas em diversos pases do mundo, sobretudo na Amrica do Norte e na Europa Ocidental2.

MARIATH, Carlos Roberto. Monitoramento eletrnico de presos. Dignidade da pessoa humana em foco. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2340, 27 2009. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13919>. Acesso em: 27 jun. 2013.
2

NUNES, Leandro Gornicki. Alternativas para a priso preventiva e o monitoramento eletrnico: avano

10

Continua o citado autor dizendo que trata-se, pois, de medida inovadora, que busca atenuar os rigores da pena de priso, consistindo em medida mais adequada prpria evoluo do Direito Penal e um verdadeiro marco em matria de execuo penal.

O instituto tem-se mostrado to atrativo que foi objeto de normatizao em outra lei. Dessa vez coube lei 12.403/11 tecer consideraes sobre a liberdade vigiada. A referida lei modificou o artigo 319, inciso IX, do Cdigo de Processo Penal, inserindo a monitorao eletrnica como uma medida cautelar manejvel no curso do procedimento penal. Sendo assim, inovou ao autorizar a aplicao do monitoramento eletrnico aos indiciados ou acusados e no apenas, como at ento, aos condenados. Deste modo, o artigo 319 passou a fixar como medidas cautelares diversas da priso: a monitorao eletrnica. Ora, conforme destacado, o monitoramento eletrnico est expressamente inserido como uma medida de natureza cautelar processual, podendo ser aplicada antes mesmo do decreto condenatrio, ou seja, durante a fase do inqurito policial e, tambm, da ao penal, quando verificados os pressupostos legais. Assim, h quem entenda, depois da introduo das leis citadas, que a monitorao eletrnica passou a ser substitutiva inclusiva da priso preventiva. Flix Arajo e Rebeca Rodrigues so neste sentido:

com a edio da Lei n 12.403/2011, a monitorao eletrnica foi instituda como uma medida cautelar substitutiva priso preventiva, apresentando-se, pois, como uma relevante alternativa ao crcere. No caso em apreo, a Lei n 12.403/2011 consagrou o monitoramento eletrnico como uma importante alternativa priso preventiva. Tanto que no 6 do inciso II do art. 282 do texto normativo, o legislador estabeleceu que a priso preventiva ser determinada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida ou retrocesso em termos de garantia liberdade? <http://revista.oabjoinville.org.br/artigo/19/> Acesso em: 01 jul. 2013. Disponvel em:

11

cautelar (art.319) (BRASIL, 2011). Portanto, o monitoramento eletrnico, conforme institudo, um autntico substitutivo da priso preventiva. Basta verificar que antes de ser decretar a priso preventiva, faz-se imprescindvel analisar a possibilidade de aplicao de medidas cautelares. E entre tais medidas, se encontra o monitoramento eletrnico3.

importante destacar que o monitoramento eletrnico consiste em um mtodo

eficaz de controle acerca da localizao do indivduo monitorado, consistindo em importante ferramenta para o Estado fiscalizar o cumprimento de suas decises judiciais e, tambm, para evitar o desnecessrio encarceramento de seres humanos. certo que o uso do monitoramento eletrnico se constitui em alternativa ao sistema prisional tradicional. Ocorre que sua aplicabilidade, nas condies atuais, extremamente limitada s hipteses definidas em lei: priso domiciliar, medida cautelar processual e permisso de sada no regime semiaberto. Ora, com o avano tecnolgico, o prottipo da priso tradicional passa a ser um instrumento ainda mais obsoleto e decadente. necessria a ampliao das possibilidades de utilizao do sistema telemtico que pode substituir ainda mais a priso. Poderia, ainda, manejar tal dispositivo como uma pena autnoma (como consequncia jurdica do delito), como pena restritiva de direitos e, ainda, como instrumento de apoio s polticas de ressocializao. O certo que a vigilncia eletrnica um instrumento que surge com a perspectiva de substituir as deficientes estruturas penitencirias tradicionais. Assim, o monitoramento eletrnico se apresenta como um meio a colaborar com o Estado na busca por solues aos grandes desafios como, por exemplo, as mazelas provocadas pelo crcere, seu alto custo e a superpopulao.

ARAJO NETO, Felix; MEDEIROS, Rebeca Rodrigues Nunes. O monitoramento Eletrnico de presos e a Lei n 12.403/2011. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XIV, n. 90, jul 2011. Disponvel em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/revista_artigos_leitura>id=9894> Acesso em jul. 2013.

12

8. METODOLOGIA

O presente trabalho de pesquisa ser realizado por intermdio de pesquisa bibliogrfica, onde iremos analisar de forma pormenorizada, atravs de livros, revistas, artigos, acesso internet, anlise de doutrinas, jurisprudncias, Constituio Federal/88, Cdigo Penal e de Processo Penal, e demais fontes permitidas, a importncia do instituto do Monitoramento Eletrnico, tambm chamado de Liberdade Assistida. Em assim sendo, a pesquisa ter objetivo exploratrio, com mtodo comparativo frente ordenamentos jurdicos aliengenas. Almejamos ainda desenvolver pesquisa descritiva, trazendo ao trabalho, detalhadamente, os resultados encontrados e as respostas que visamos alcanar.

13

9. CRONOGRAMA

Cronograma

Etapas

Jun/2013 Jul/2013 X

Ago/2013

Set/2013

Out/2013

Nov/2013

Dez/2013

Escolha do X tema, ttulo, objetivos e hipteses Elaborao do X referencial terico e reviso Apresentao do projeto de pesquisa Coleta anlise dados e dos

Produo e digitao da Monografia Levantamento X bibliogrfico e orientao acadmica

14

Entrega do Trabalho de Concluso de Curso Apresentao do Trabalho de Concluso de Curso 10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MARIATH, Carlos Roberto. Monitoramento eletrnico de presos. Dignidade da pessoa humana em foco. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2340, 27 2009. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13919>. Acesso em: 27 jun.2013. NUNES, Leandro Gornicki. Alternativas para a priso preventiva e o monitoramento eletrnico: avano ou retrocesso em termos de garantia liberdade? Disponvel em: <http://revista.oabjoinville.org.br/artigo/19/> Acesso em: 01 jul 2013. ARAJO NETO, Felix; MEDEIROS, Rebeca Rodrigues Nunes. O monitoramento Eletrnico de presos e a Lei n 12.403/2011. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XIV, n. 90, jul 2011. Disponvel em: <http://www.ambito juridico.com.br/site/revista_artigos_leitura>id=9894> Acesso em jul 2013.

BRASIL. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/Msg/VEP-310-10.htm>. Acesso em: 12 jul. 2013. BRASIL. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/lei/l12258.htm>. Acesso em 12 jul. 2013.

15

16

Potrebbero piacerti anche