Sei sulla pagina 1di 15

3

A QUESTO DAS DROGAS: A INFORMACAO E A EDUCACAO PREVENTIVA SO OS MELHORES CAMINHOS

1 INTRODUO O consumo de substncias psicotrpicas pela juventude muitas vezes associado "falta do que fazer". A prtica de atividades fsicas, a participao em atividades no curriculares de cunho artstico, comunitrio e religioso constantemente encarada como instrumentos importantes no sentido de afastar jovens e crianas do contato com drogas. Tal postura se filia ao modelo preventivo conhecido pelos especialistas como "oferecimento de alternativas, mas sua presena vai alm da definio acadmica, permeando alguns importantes momentos do cotidiano escolar. Abordar o assunto no uma tarefa fcil, somos cercados de duvidas, medos, desinformao. Pais, professores, educadores, alunos e a sociedade mantm uma espcie de tabu quando o tema abordado. Visto que para derrotar o inimigo a melhor arma que podemos dispor conhec-lo e estud-lo, suas causas, seus efeitos, suas conseqncias e suas diversas faces. Sabendo que a informao e a educao preventiva eficazes contra o consumo de drogas so os melhores caminhos para a preveno. preciso que a escola busque esclarecer informaes bsicas para que o aluno possa apresentar sua prpria postura de defesa e combate ao problema. Desta forma buscamos neste trabalho passar informaes essenciais para um melhor conhecimento do assunto, focalizando tambm como uma das causas e conseqncia da onda de violncia que aflige a nossa realidade. Considerando os fatores sociais, as influenciam negativas da sociedade em que vivemos em que a misria o desemprego a corrupo e a violncia so relato vivo do nosso dia-a-dia. misterioso saber que o papel da escola deveria ser de protagonista desta luta, mas, no entanto ela v drogas como o crack, levar seus alunos embora, para caminhos sem volta e nada faz. Enquanto todos ignoram um assunto to importante, as drogas vem dominando todas as camadas sociais. Devido a ineficcia do papel preventivo da educao brasileira.

1.1 JUSTIFICATIVA Consumir drogas uma prtica humana, milenar e universal. No existe sociedade que no tenha recorrido ao seu uso, em todos os tempos, com finalidades as mais diversas. A partir dos anos 60, o consumo de drogas transformou-se em uma preocupao mundial, particularmente nos pases industrializados, em funo de sua alta freqncia e dos riscos que pode acarretar sade. A adolescncia uma etapa do desenvolvimento que grandes preocupaes suscita quanto ao consumo de drogas, pois os anos adolescentes constituem uma poca de exposio e vulnerabilidade a elas. Apesar de os professores serem considerados como agentes potenciais para a preveno do uso de drogas, h mais de duas dcadas os programas escolares de preveno no tm alcanado os resultados esperados. Mesmo sabendo se que a maior eficcia na preveno estaria no inicio da educao, em espcie formal, onde um indivduo devidamente formado em seus valores morais, ter como resultado a construo de etnias e a valorizao do prprio eu. Com isso, pode se afirmar que indiretamente as escolas tm parcial atuao na devassa constituio do trfico brasileiro. 1.2 PROBLEMATIZAO Mesmo que as autoridades acreditem que a escola, devido ao seu carter socializador, o meio fundamental para a execuo de programas de preveno, alm de ser o local onde os jovens podem ser formados e informados em relao ao tema. No entanto, devido ao despreparo dos docentes, eles apenas conhecem e julgam eficaz o modelo de informao cientfica, no mencionando, nas suas prelees, a existncia de modelos alternativos focados para o treinamento de habilidades sociais ou para o treinamento de resistncia. Sentindo-se responsveis pela formao dos alunos em relao ao tema, porm, devido s suas limitaes, eles preferem ser excludos desse processo - fato que, na prtica, tem sido impossvel, j que a demanda do aluno em relao ao assunto recai sobre eles. 1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral Entre os jovens, o uso de drogas ilcitas um problema de sade coletiva que desperta ateno. Poucos estudos sobre motivos para o no-uso de drogas exploram o real papel da informao como mtodo preventivo. Este estudo pretende analisar, entre adolescentes e jovens em situao de risco, os motivos para o nouso de drogas ilcitas destacando o impacto da informao e formao pedaggica como fator protetor. 1.3.2 Objetivos Especficos Expor a problemtica do consumo de drogas entre jovens e adolescentes enfatizando a falta de programas preventivos no processo de educao.

2 REFERENCIAL TERICO 2.1 HISTRICO E EPIDEMIOLOGIA De acordo com Marques e Cruz (2000) o uso de drogas um fenmeno bastante antigo na histria da humanidade e constitui um grave problema de sade pblica, com srias conseqncias pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. A adolescncia um momento especial na vida do indivduo. Nessa etapa, o jovem no aceita orientaes, pois est testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. um momento de diferenciao em que naturalmente afasta-se da famlia e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar tambm. Ao entrar em contato com drogas nesse perodo de maior vulnerabilidade, expe-se tambm a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga um fenmeno muito mais freqente do que se pensa e, por sua complexidade, difcil de ser abordado. Os levantamentos epidemiolgicos sobre o consumo de lcool e outras drogas entre os jovens no mundo e no Brasil mostram que na passagem da infncia para a adolescncia que se inicia esse uso. (HIRD et al, 1997, p. 92). Pesquisas afirmam que no Brasil, o panorama mudou completamente nas ltimas dcadas. At o incio da dcada de 80, os estudos epidemiolgicos no encontravam taxas de consumo alarmantes entre estudantes. No entanto, levantamentos realizados a partir de 1987 pelo Centro Brasileiro de Informaes sobre as Drogas Psicotrpicas da Universidade Federal de So Paulo (CEBRID) tm documentado uma tendncia ao crescimento do consumo. (MORGADO, IGUCHI E BUENO JR, 1983 p. 92). Esses levantamentos foram realizados entre estudantes de primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras e tambm em amostras de adolescentes internados e entre meninos de rua. Em 1997, o CEBRID mostrou que existe uma tendncia ao aumento do consumo dos inalantes, da maconha, da cocana e de crack em determinadas capitais. No entanto, o lcool e o tabaco continuam de longe a ocupar o primeiro lugar como as drogas mais utilizadas ao longo da vida e no momento atual e com mais problemas associados, como por exemplo, os acidentes no trnsito e a violncia. (GALDURZ, NOTO E CARLINI, 1997).

Estudo realizado em 1997 pelo Ncleo de Estudos e Pesquisas em Ateno ao Uso de Drogas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, avaliou 3.139 estudantes da quinta srie do primeiro grau terceira srie do segundo grau de escolas pblicas, possibilitando comparar as taxas de uso experimental ao longo da vida com as de uso habitual. O estudo encontrou um consumo ao longo da vida e nos ltimos 30 dias, respectivamente, de 77,7% e 19,5% para lcool; 34,9% e 4,6% para tabaco; 9,2% e 2,8% para inalantes; 7,1% e 1,6% para tranqilizantes; 6,3% e 2,0% para maconha; e 1,9% e 0,6% para cocana. Entre os fatores que desencadeiam o uso de drogas pelos adolescentes, os mais importantes so as emoes e os sentimentos associados a intenso sofrimento psquico, como depresso, culpa, ansiedade exagerada e baixa auto-estima. (MARQUES E CRUZ, 2000). De acordo com Mckim (2004), antes do sculo 19, a dependncia era considerada uma deficincia de carter. Os dependentes consumiam a droga porque gostavam de faz-lo, escolhiam ser indecentes, pecaminosos, ou seja, tinham o poder de decidir se ingeriam ou no a droga, mas por serem de baixa moral, preferiam ingeri-la. Movimentos de reforma social no sculo 19 mudaram essa concepo. Entre eles, est a formao da Associao Americana para a cura dos Embriagados (The Amerian Association for the cure of Inebriates ) que, apoiada por mdicos e legisladores, divulgava que a dependncia era uma doena e que os adictos deveriam ser tratados como vtimas e no como criminosos ou pecadores. O modelo da dependncia como doena ganhou sua maior fora no sculo 20, com a formao do movimento de Alcolicos Annimos. Em 1952 a Organizao Mundial da Sade (OMS) apoiou a concepo definindo o alcoolismo como doena e dando por subentendido que todas as outras formas de dependncia de drogas eram tambm doenas. A dependncia uma doena causada apenas pelas mudanas celulares e moleculares que as drogas causam no crebro:
A doena da adico produzida pela administrao crnica das prprias drogas, que causam alteraes moleculares de longo prazo nas propriedades de sinalizao das clulas nervosas (neurnios). Em particular as drogas de abuso parecem comandar circuitos intimamente envolvidos no controle da emoo e motivao, diminuindo a introspeco e at a volio da pessoa adicta. (HYMAN, 1995, p. 30).

Estudos de McRae (1994) comprovam que embora todas as evidncias empricas revelem que o lcool a substncia mais significativa na articulao com vrias formas de violncia, seu status de legalidade torna-o socialmente aceito e largamente consumido, ainda que se tente regular seu uso. Tal questo revela a inconsistncia da definio de droga e como tal, o conceito historicamente datado e apoiado em valores discutveis. Vale lembrar que, nas situaes histricas em que o uso do lcool foi proibido, a maioria das condies de estigmatizao e violncia tambm estiveram presentes nas relaes de seu mercado ilegal. Uma das mais costumeiras associaes entre drogas e violncia num contexto de mercado ilegal a chamada motivao econmica de usurios dependentes. Nesses casos, o crime visto como uma fonte de recursos para a compra de drogas, geralmente cocana, crack e herona. Contudo, estudo americano demonstra que, de todos os presidirios usurios freqentes de cocana e crack, somente 39% declararam ter cometido crime para a compra de droga, o que tambm pode ser uma espcie de defesa para minimizar a responsabilidade dos atos cometidos. Percebe-se que a motivao econmica uma explicao apenas parcial do complexo universo que constitui o mercado de drogas. O mais consistente e predizvel vnculo entre violncia e drogas se encontra no fenmeno do trfico de drogas ilegais. Este tipo de mercado gera aes violentas entre vendedores e compradores sob uma quantidade enorme de pretextos e circunstncias: roubo do dinheiro ou da prpria droga disputa em relao a sua qualidade ou quantidade, desacordo de preo, disputa de territrios, de tal forma que a violncia se torna uma estratgia para disciplinar o mercado e os subordinados. (BOYUM E KLEIMAN, 1995). De acordo com Menayo e Deslandes (1998) o narcotrfico potencializa e torna mais complexo o repertrio das aes violentas: a delinqncia organizada; aquela agenciada pela polcia e pelas instituies de segurana do estado; a violncia social dispersa; a promovida por grupos de extermnio e tambm a das gangs juvenis. Na medida em que no h recursos legais para dirimir as disputas, a violncia ou a ameaa de violncia so mecanismos para reforar as regras sociais de troca no mercado ilcito. No Brasil, o crime organizado floresceu e se institucionalizou a partir da dcada de 80, espalhando o medo, aumentando as estatsticas de homicdios, e tornando-se uma verdadeira resposta social, como mercado de trabalho, sobretudo para os jovens pobres das periferias e favelas, sem

expectativas de conseguir emprego formal, e que, ento, na ilegalidade, buscam saciar seus sonhos de consumo, status e reconhecimento social. Yamaguchi e Kandel (1984) afirma que a identificao de uma seqncia de uso de drogas, da adolescncia at a fase adulta, tem sido a preocupao de muitos pesquisadores. Outros fatores, alm da deciso prpria do adolescente, esto envolvidos no estabelecimento dessa progresso de drogas. Grande parte desses estudos aponta para a associao entre o uso de certas drogas, a idade do consumidor e o ambiente em que vive, ou seja, fatores outros que no os efeitos especficos que as drogas possam ter. O Brasil, com uma cultura de uso de drogas estimulantes cocana e anfetaminas no poderia ter uma seqncia de uso de drogas semelhante identificada na Europa, onde drogas opiceas, como a herona, esto presentes na maioria das seqncias descritas. Conhecer a seqncia de estgios de uso de drogas dentro de uma populao, e os interferentes que nela agem, poderia ser uma ferramenta eficaz, no s para o entendimento desse fenmeno, mas, sobretudo, para uma interveno com chances de sucesso. Outros autores so categricos quando afirmam que somente com a anlise da seqncia de uso de drogas, dentro de uma determinada populao, podem-se estabelecer programas de preveno. (SCIVOLETTO, HENRIQUES JR e ANDRADE, 1996, p.45). 2.2 O CRACK Droga de intensa repercusso urbana, o crack substncia pouco solvel e voltil quando aquecida. Conhecido como pedra, um derivado da cocana e causa dependncia na primeira vez em que o indivduo inala a substncia. Seus efeitos intensos e de curta durao podem ser sentidos quase que imediatamente aps seu uso, motivando o usurio a utilizar uma nova dose. Extremamente barato, o crack feito com uma mistura de cocana e bicarbonato de sdio em gua, que posteriormente aquecida at a formao das pedras. Com a sua difuso vimos que tem aumentado cada vez mais a sua utilizao. Sendo um caso de Sade Pblica, pois alm de causar a dependncia trazendo danos fsicos e mentais, essa substncia ajuda na excluso social. (NASCIMENTO, FISCHER e SANTOS et al., 2010).

10

Nappo et al (1996) descrevem a preferncia dos traficantes de So Paulo por impor uma oferta abundante de crack, superando inclusive a da maconha, provocando escassez de outras drogas, o que levou muitos usurios a aderirem ao crack por inexistncia de opo. O crack dominou a comercializao de drogas nos EUA, chegando a superar a maconha, cocana em p e herona. Essa preferncia por vender crack deve-se a seu alto potencial de dependncia, baixo preo por unidade (pedra), que incentiva o consumo, e fcil manejo da droga. Enfim, o lucro certo em curto prazo parece ser o apelo determinante na divulgao do crack pelos traficantes. As primeiras apreenses de crack no Brasil ocorreram em 1991, poca em que os traficantes em So Paulo comearam a pressionar sua venda. fcil supor que usurios daquela poca utilizassem crack encorajados pelos traficantes. Iniciavam, assim, o uso de drogas ilcitas, passando a utilizar o crack numa fase ainda muito inicial de consumo de drogas devido falta de opo de outras drogas no mercado. Algumas drogas levam utilizao de outras como complementos das primeiras. Por exemplo, o consumo de crack est ligado ao consumo de cigarro, j que aquele necessita de cinzas para ser queimado e, dessa forma, fumado. A maconha outra droga muito utilizada, j que seu consumo possibilita, segundo os entrevistados, uma atenuao dos efeitos indesejveis, como a parania provocada pela cocana e, em especial, pelo crack. O lcool outra droga que se associa ao consumo de cocana e, principalmente, ao baque e crack, sob a alegao de uma atenuao de efeitos indesejveis e um prolongamento dos efeitos prazerosos. Essa afirmao est de acordo com o perfil farmacolgico da cocana que, em presena de lcool, tem seu metabolismo alterado com a formao de coca etileno, o qual tem um efeito muito semelhante cocana, prolongando dessa forma os efeitos dessa droga. (NAPPO, 1999). 2.3 A DROGA NA ESCOLA A mais recente publicao epidemiolgica de representatividade brasileira, sobre o uso de drogas por estudantes do Ensino Mdio e Fundamental, mostrou um cenrio que merece ateno. As drogas lcitas, representadas pelo lcool e pelo tabaco, tm um papel de destaque no consumo entre os adolescentes, tendo sido consumidas, respectivamente, por 44,3 e 9,9% dos adolescentes. J as ilcitas foram consumidas, alguma vez durante as suas vidas, por quase dos

11

adolescentes estudados. Nesta categoria, as mais consumidas so os inalantes, os quais foram utilizados por 15,5% dos alunos investigados. Outro estudo, ainda mais atual, porm s investigando o comportamento em relao ao consumo de lcool, evidenciou que quase metades dos brasileiros, entre os 14 e os 17 anos, beberam trs ou mais doses de lcool em uma ocasio, tendo 16% deles, pelo menos uma vez chegado a consumir mais de cinco doses (LARANJEIRA et al., 2007). Assim, a questo do uso de drogas entre os estudantes , sem dvida, um tpico de destaque na sade pblica e na educao. Em relao s estratgias educacionais para conter o abuso de drogas, nota-se que, na percepo coletiva, fundamental a existncia de aes cujo carter seja preventivo e que estas sejam desenvolvidas por professores dos Ensinos Fundamental e Mdio. A Legislao Brasileira sobre o Uso de Drogas, mesmo havendo sofrido modificaes ao longo das dcadas, sempre regulamentou a formao continuada de professores na rea de preveno ao uso de drogas, e a implantao de projetos pedaggicos nos ensinos pblicos e privados. (ARMELIN, 1999). De acordo com Sodelli (2010) os professores do Ensino Fundamental e Mdio so considerados agentes da preveno por serem potencialmente importantes veculos de formao e de informao sobre as drogas. Revela ainda a importncia dos discursos, das atitudes e dos comportamentos dos professores frente aos alunos, visto que estes constituem uma populao em situao vulnervel. Freire (1996), em Pedagogia da Autonomia, valorizou o papel do professor ao afirmar que gestos aparentemente insignificantes podem valer como fora formadora do educando. Alm disso, o Ensino Fundamental e o Mdio englobam a fase da adolescncia, etapa de transio entre a infncia e a idade adulta, na qual os indivduos incorporam padres de referncia aos seus comportamentos, os quais serviro de base para a definio das suas personalidades. Onde nesta fase, o aluno expe-se mais, porm responde bem s intervenes contextualizadas, especialmente nos seus contextos dominantes, como a escola e os seus pares, o que leva a valorizar as possveis intervenes que partam dos professores. Ainda convm ressaltar que o Ensino Fundamental e o Mdio englobam a fase da adolescncia, etapa de transio entre a infncia e a idade adulta, na qual

12

os indivduos incorporam padres de referncia aos seus comportamentos, os quais serviro de base para a definio das suas personalidades. Nesta fase, o aluno expe-se mais, porm responde bem s intervenes contextualizadas, especialmente nos seus contextos dominantes, como a escola e os seus pares, o que leva a valorizar as possveis intervenes que partam dos professores. (NAPPO, 2005). Nicastri e Ramos (2001) enfatizaram o papel crucial da informao como medida preventiva contra o abuso de drogas entre os adolescentes e os jovens, onde a informao deve ser veiculada com cautela, e de uma forma que, ao invs de prevenir o consumo de drogas, no desperte a curiosidade desses jovens pelo referido consumo. Sodelli (2010) mostrou que os professores, apesar de compreenderem a importncia da preveno s drogas como sendo um trabalho necessrio, tm tendncia a no assumir esta tarefa, relegando-a a outros profissionais ditos mais especializados. O mesmo autor apontou que os cursos de formao dos professores para a preveno no esto sendo capazes de promover alteraes comportamentais e de valores nos professores, como tambm no conseguem fazer com que eles se sintam mais preparados para assumir a tarefa preventiva na escola. Cruz (2002), por sua vez, salientou que os fracassos dos programas institucionais de preveno esto relacionados aos discursos inadequados dos professores, os quais no respeitam as caractersticas psicolgicas e sociais dos estudantes. 2.4 `FATORES DE RISCOS E PREVENCAO Diversos estudos realizados durante as ltimas dcadas tm tentado determinar a origem e a trajetria do uso de drogas por adolescentes. Assim, j foram identificados vrios tipos de fatores que diferenciam os indivduos que usam drogas dos que no a usam. A classificao mais tradicional divide os fatores de risco ao uso em endgenos (como os inerentes personalidade e gentica) e fatores contextuais, decorrentes da influncia do meio social sobre o indivduo. (LERNER, 1990). Entre os fatores endgenos, so comumente citados a vulnerabilidade gentica, psicopatologias como depresso e transtorno de personalidade antissocial, baixa auto-estima; falta de perspectiva de vida, estar procura de novas sensaes,

13

inclusive busca pelo prazer e curiosidade. Entre os fatores contextuais, j foram citados a baixa condio socioeconmica, disponibilidade da droga, outros fatores ambientais como altas taxas de criminalidade, aspectos socioculturais incluindo campanhas publicitrias e polticas sociais, falta de vnculo familiar (pais que exercem pouco controle e no se preocupam com os hbitos de seus filhos); falta de vnculo com atividades religiosas8, pouca adeso s atividades escolares como atrasos e reprovaes, presso e influncia dos amigos que j so usurios. (De MICHELI E FORMIGONI, 2002). As pesquisas de Brook et al (2006) relatam que embora haja uma srie de estudos que contemplam os fatores de risco ao uso de drogas, h escassez de trabalhos quanto aos fatores de proteo, especialmente no Brasil, destacando o monitoramento parental , forte vnculo do adolescente com os pais e harmonia no relacionamento conjugal dos pais como fatores que protegeriam os jovens do consumo de drogas. J, em estudo nacional, de De Micheli e Formigoni (2002) destacam como fatores protetores o medo de morrer de overdose, razes religiosas e falta de vontade de experimentar. Evidncias tm mostrado que at mesmo em ambientes que submergem o adolescente em fatores de risco, muitos destes passam ilesos quanto ao uso. Certamente estes jovens esto envolvidos em fatores protetores que os afastam de tais influncias ao uso. Entre os motivos explicitados para o no uso de drogas entre jovens em situao de risco, a disponibilidade de informao, a religiosidade e a estrutura familiar protetora foram observadas. Dentre estes fatores, a informao um que ainda permanece controverso. Onde a informao seria pouco eficiente como medida preventiva, atingindo pequena parcela da populao. Alm disso, ao considerar que a vulnerabilidade processo dinmico e contnuo, os autores sugerem que projetos preventivos pontuais, meramente informativos, tm resultados limitados; assim, recomendam que prticas preventivas no devessem apenas alertar, mas preparar as pessoas para que superem os obstculos materiais, culturais e polticos que as mantenham vulnerveis. Considerando que a maioria dos programas de preveno ao uso de drogas ainda so inefetivos e que o papel protetor da informao ainda controverso e merece esclarecimento (MICHELI e FORMIGONI, 2002).

14

3 METODOLOGIA (este ttulo deve ficar em nova pgina por ser seo primria) Xxxxxxxxx xxxxxx 3.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA 3.1.1 Forma de Abordagem do Problema Xxxxxxxxx xxxxxx 3.1.2 Quanto aos Objetivos Xxxxxxxxx xxxxxx 3.1.3 Procedimentos Tcnicos Xxxxxxxxx xxxxxx

15

3.2 MTODOS Xxxxxxxxx xxxxxx 3.2.1 Mtodo de Abordagem Xxxxxxxxx xxxxxx 3.3.2 Mtodo de Procedimento Xxxxxxxxx xxxxxx 3.4 UNIVERSO DA PESQUISA (lcus da pesquisa) Xxxxxxxxx xxxxxx 3.5 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS Xxxxxxxxx xxxxxx 4 CRONOGRAMA (este deve ficar em nova pgina por ser seo primria)

16

REFERNCIAS

ARMELIN, M.G. Preveno s drogas na escola . O mundo da sade, v.23, n.1, p.48-52,1999. BOYUM, D. e KLEIMAN, M. A. R.,. Alcohol and other drugs. In: Crime (D. Boyum & M. A. R. Kleiman, eds.), pp. 295-326, California: Institute for Contemporary Studies Press, 1995. BROOK JS, BROOK DW, RICHTER L, WHITEMAN M. Risk and Protective Factors of Adolescent Drug Use: Implications for Prevention Programs. In: Sloboda Z, Bukoski WJ, editors. Handbook of Drug Abuse Prevention. New York: Springer; p. 265-287, 2006. CRUZ, A.R. A anlise do discurso da preveno do abuso de drogas . 2002. Tese (Doutorado) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2002. DE MICHELLI D, FORMIGONI MLOS. Are reasons for the first use of drugs and family circumstances predictors of future use patterns? Addict Behav; 27:87100, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GALDURZ JCF, NOTO AR, CARLINI EA . Tndencias do uso de drogas no Brasil: sntese dos resultados obtidos sobre o uso de drogas entre estudantes de 1 e 2 graus em 10 capitais brasileiras. So Paulo: Centro Brasileiro de Informaes Sobre Drogas Psicotrpicas CEBRID/UNIFESP; 1997. HIRD S, KHURI E, DUSENBURY L, MILLMAN RB. adolescents. in: lowinson jh, ruiz p, millman rb, langrod jg. Substance abuse. A comprehensive textbook. 3rd ed. Baltimore: Williams & Willkins; p. 683-92, 1997. HYMAN, S. E. What is addiction? Harvard Medical Alumni Bulletin, 68 , 29-33, 1995. LARANJEIRA, R. et al. I Levantamento nacional sobre os padres de consumo de lcool na populao brasileira. Braslia: Secretaria Nacional Antidrogas, 2007. LERNER R. Atribuciones de razones a las conductas de consumo y no consumo de drogas. Psicoativa; 4(7):21-46, 1990. MARQUES, ACPR e CRUZ, MS, o adolescente e o uso de drogas , Rev Bras Psiquiatr;22(Supl II):32-6, 2000.

17

MCKIM, W. A. Drugs and behavior: An introduction to behavioral pharmacology (4th ed.). New Jersey: Prentice Hal, l2004. MCRAE, E. A importncia dos fatores socioculturais na compreenso das drogas. In: Drogas e Cidadania (A. Zaluar, org.), pp. 31-46, So Paulo: Brasiliense. 1994. MINAYO, M. C. S e DESLANDES, S. F . A complexidade das relaes entre drogas, lcool e violncia Cad. Sade Pbl., Rio de Janeiro, 14(1):35-42, jan-mar, 1998. MORGADO AF, IGUCHI T, BUENO JR. Epidemiologia da dependncia de drogas em grupos populacionais do Brasil. J Bras Psiquiatria;32(5):281-92, 1983. NAPPO SA, GALDURZ JCF, NOTO AR. Crack use in So Paulo . Subst Use Misuse 1996;31:565-79. NAPPO SA. Anlise qualitativa do uso de cocana: um estudo em So Paulo . In: Leite MC, Andrade AG . Cocana e crack: de fundamentos ao tratamento. Porto Alegre: Artmed;. p. 205-26, 1999. NASCIMENTO CES, FISCHER A, SANTOS TS et al. Dependncia do crack... R. pesq.: cuid. fundam. online. out/dez. 2(Ed. Supl.):948-951, 2010. NICASTRI, S.; RAMOS, S.P. Drug abuse is a preventable behavior: drug addiction is a treatable disease. J. Bras. Depend. Qum., v.2, supl.2, p.25-9, 2001. SCIVOLETTO S, HENRIQUES JR-SG, ANDRADE AG. A progresso do consumo de drogas entre adolescentes que procuram tratamento . J Bras Psiquiatr;45:2017, 1996. SODELLI, M. A. Aborgadem proibicionista em desconstruo: compreenso fenomenolgica existencial do uso de drogas . Cienc. Saude Colet., v.15, n.3, p.637-44, 2010. YAMAGUCHI K, KANDEL DB. Patterns of drug use from adolescence to young adulthood: II sequences of progression. Am J Public Health;74:668-72, 1984.

Potrebbero piacerti anche