Sei sulla pagina 1di 19

TRANSFERNCIA DE CALOR POR CONVECO

Conveco Natural e Forada


Quando o fluido movimentado artificialmente, por meios mecnicos (abanador, ventilador, etc.), temos caracterizada a circulao ou ventilao forada do fluido. Quando a conveco se d por meio de ventilao forada, temos o que se chama de conveco forada.

Porm, o movimento do fluido pode ser causado pelo seu prprio aquecimento. Por exemplo, quando fazemos um churrasco numa churrasqueira, observamos que o ar sobe atravs da chamin, carregando o calor e a fumaa, sem existir nenhum aparato mecnico que o force a isso.

Da mesma maneira, quando aquecemos gua numa panela. Isto ocorre porque os fluidos, ao se aquecerem, ficam menos densos, consequentemente, mais leves, e tendem a subir. Este mecanismo conhecido como empuxo. Esta movimentao do fluido denomina-se circulao natural. Lembre-se sempre desta regra simples: fluido quente sobe fluido frio desce

Importncia da Conveco
Todos os fenmenos na rea de Refrigerao e Condicionamento de ar envolvem conveco. Por exemplo: as paredes dos tubos do condensador ou do evaporador, por sua vez, trocam calor com o ar ambiente tambm por conveco; os gneros alimentcios no interior de uma geladeira, de um freezer ou de uma cmara frigorfica, so refrigerados pelo ar por conveco.

Clculo do calor trocado por Conveco


as condies para que ocorra conveco so: um fluido em movimento; uma superfcie de troca de calor uma diferena de temperatura entre a superfcie e o fluido.

Considere ento a seguinte representao esquemtica:

Um fluido, a uma temperatura T, move-se em contato com uma superfcie de rea A, e que se encontra a uma temperatura Tp. Se Tp > T , haver uma transferncia de calor da parede para o fluido conforme indica a seta.

O clculo do fluxo de calor por conveco realizado utilizando-se a equao de Newton:

q = h.(T p T)

Para o clculo da taxa de transferncia de calor, usa-se a seguinte expresso:

A taxa de transferncia de calor positiva se o calor transferido da superfcie para o fluido (resfriamento da superfcie e aquecimento do fluido), e negativo se o calor transferido do fluido para a superfcie (aquecimento da superfcie e resfriamento do fluido).

Exemplo
1- A superfcie de uma placa de ao de 8m mantida a uma temperatura de 150 C. Uma corrente de ar soprada por um ventilador e passa por sobre a superfcie da placa. O ar se encontra a uma temperatura de 25 C. Calcular a taxa de transferncia de calor trocado por conveco, entre a placa e o ar, considerando um coeficiente de troca de calor por conveco de 150 W/m.K.

Resoluo

Dados : T p = 150 C A = 8m T = 25 C h = 150W / m.K

Q = h. A.(T p T ) = 150 .2.(150 25 ) = 37500 W ou 37 ,5kW

2- Um determinado fluido escoa atravs de um tubo de 20cm de dimetro interno. O fluido se encontra a uma temperatura de 50 C. A temperatura da superfcie interna do tubo pode ser determinada, e de 25 C. Considerando um coeficiente de transferncia de calor por conveco de 2000 W/m.K, calcule a taxa de transferncia de calor por metro de comprimento linear de tubo.

A = ( permetro).(comprimento) = (2 .D).L = .0,2.1 = 0,6283m

Q = h. A.(Tp .T ) = 2000.0,6283.(25 50) = 31425W

3- Um prdio metlico recebe, no vero, uma brisa leve. Um fluxo de energia solar total de 450W/m incide sobre a parede externa. Destes, 100W/m so absorvidos pela parede, sendo o restante dissipado para o ambiente por conveco. O ar ambiente, a 27 C, escoa pela parede a uma velocidade tal que o coeficiente de transferncia de calor estimado em 50W/m.K. Estime a temperatura da parede.

O fluxo de calor lquido de conveco dado pela diferena entre a radiao incidente e a radiao absorvida pela parede:

q = 450 100 = 350W / m q q q = h.(Tp T ) (Tp T ) = Tp = T + h h 350 Tp = 27 + = 27 + 7 = 34 C 50

4- Um fluido escoando atravs de um tubo de 80mm de dimetro interno, absorve 1kW de calor, por metro de comprimento de tubo. Sabendo-se que a temperatura da superfcie do tubo de 28 C, e considerando um coeficiente de transferncia de calor por conveco de 3500 W/m.K, estime a temperatura mdia do fluido.

A = .D.L .0,08.1 = 0.2513m


Q Q = h. A.(Tp .T ) = (Tp .T ) h. A 1000 Q T = T p T = 25 h. A 3500.0,2513 = 25 1,137 = 23,863 C

Potrebbero piacerti anche