Sei sulla pagina 1di 51

Razo carga/massa do eltron foi determinada por Thomson como e/m= -1,76 x 108 C/g A partir de seus experimentos,

em 1897 Thompson escreveu que os raios so compostos de partculas com massa e carregadas negativamente

A partir desse experimento Millikan foi capaz de determinar a carga do letron -1,60x10-19 C.

Raios catdicos e eltrons


Utilizando este experimento, Millikan determinou que a carga no eltron 1,60 x 10-19 C. Conhecendo a proporo carga-massa, 1,76 x 108 C/g, Millikan calculou a massa do eltron: 9,10 x 10-28 g. Com nmeros mais exatos, concluimos que a massa do eltron 9,10939 x 10-28 g.

Rutherford e seus alunos em 1910 fizeram um experimento onde uma folha fina de metal foi bombardeada por partculas alfa (). Partculas alfa so ncleos de hlio.

Concluso de Rutherford
Ele props que o tomo possui uma regio uma regio muito pequena e pesada capaz de desviar as partculas alfa e outra onde esto os eltrons que ocupam um espao maior e permitem a passagem das partculas sem que ocorra deflexo

Max Planck (1858-1947) props em 1900 que a energia podia ser absorvida ou liberada por tomos em pedaos distintos de tamanhos mnimos.

A esses pedaos mnimos ele chamou de quantum (significa quantidade fixa) para a menor quantidade de energia que podia ser emitida ou absorvida como radiao eletromagntica.

A energia liberada vinha dos tomos que oscilavam com uma determinada frequncia

Planck props que cada oscilador tinha uma frequncia fundamental () e a radiao emitida poderia ter apenas determinadas energias.

E= h

h a constante de Planck

h um nmero experimental com valor de 6,63 x 10-34 J.s

Modelo de Bohr prev nveis de energia do tomo como uma funo inversamente proporcional ao quadrado do nmero quntico (n)

E = 2.18 10

18

1 J 2 n

Modelo de Bohr explica os espectros de linha obtidos nas diferentes regies espectrais por diferentes pesquisadores
Escrevendo a diferena em energia entre os nveis finais e iniciais possvel obter comprimento de onda da radiao emitida ou absorvida pelo tomo durante a transio eletrnica

A explicao do efeito fotoeltrico por Einstein, revelou o carter de partcula da luz. Na Fsica clssica a luz apresenta comportamento de onda como verificado aps os experimentos de um feixe de luz passando atravs de um anteparo contendo dupla fenda feitos por T. Young em 1800.

O cientista francs L. De Broglie props que o eltron poderia apresentar comportamento de onda Sabendo-se que a luz tem uma natureza de partcula, parece razovel perguntar se a matria tem natureza ondulatria. Utilizando as equaes de Einstein e de Planck, De Broglie mostrou:

h = mv

O momento, mv, uma propriedade de partcula, enquanto uma propriedade ondulatria. de Broglie resumiu os conceitos de ondas e partculas, com efeitos notveis se os objetos so pequenos.

Carter Ondulatrio dos Eltrons


Pela equao de De Broglie o eltron pode adotar um comportamento de onda e no apenas de partcula E. Schrdinger em 1926 (1887-1961) desenvolveu um mtodo para descrever o comportamento do eltron no tomo que conhecido como mecnica quntica. O modelo descreve o movimento ondulatrio usando equaes matemticas para gerar um conjunto de funes de onda que descrevem o comportamento do eltron

A funo de onda denominada (psi)

A equao de Schrdinger

H = E
H um operador que age sobre a funo de onda representada por gerando um autovalor E.
Para uma partcula de massa m que se move em uma dimenso, a expresso toma a forma:

Expresso reproduzida de Princpios de Qumica, cap.1 . P. Atkins. L. Jones

A energia para o eltron no tomo de hidrognio no modelo de Schrdinger tem a forma:

Nveis de energia dados pelo mtodo de Schrdinger tem a forma dos obtidos pelos clculos das linhas de emisso medidas espectroscopicamente porm a constante R pode ser obtida a partir de valores mais fundamentais (R nessa expresso est em unidades de frequncia, para obter em unidades de energia est multiplicada pela constante de Planck). Concordncia dos resultados previstos teoricamente pelo mtodo de Schrdinger e os valores experimentais das linhas de emisso foi um triunfo da mecnica quntica Expresso semelhante se aplica a outros ons com apenas um eltron: Z a carga nuclear

Expresses reproduzidas de Princpios de Qumica, cap.1 . P. Atkins. L. Jones

Sumrio dos pontos importantes da mecnica quntica

1. O eltron no tomo descrito como uma onda estacionria 2.Definindo o eltron como uma onda estacionria, a quantizao introduzida na energia do eltron 3.Quantizao em uma dimenso gera um nmero quntico, no trabalho em trs dimenses, trs nmeros qunticos so necessrios para descrever o comportamento do eltron

Os nmeros qunticos so: n, e m

1. Nmero quntico principal, n. Este o mesmo n de Bohr. medida que n aumenta, o orbital torna-se maior e o eltron passa mais tempo mais distante do ncleo. 2. O nmero quntico azimuthal, l. Esse nmero quntico depende do valor de n. Os valores de l comeam de 0 e aumentam at n -1. Normalmente utilizamos letras para l (s, p, d e f para l = 0, 1, 2, e 3). Geralmente nos referimos aos orbitais s, p, d e f. 3. O nmero quntico magntico, ml. Esse nmero quntico depende de l. O nmero quntico magntico tem valores inteiros entre -l e +l. Fornecem a orientao do orbital no espao.

Representao da densidade de probabilidade em relao a distncia do ncleo para os orbitais s

Regies onde ocorrem os ns tem probabilidade nula de encontrar o eltron. Probabilidade de encontrar o eltron 1s no infinito praticamente nula em Qualquer direo. Este denominado n esfrico no infinito. Ns esfricos so chamados ns radiais.1

Orbitais e nmeros qunticos

Diagrama de energia para o tomo de hidrognio

Todos os orbitais de uma mesma camada tem a mesma energia

Orbitais e suas energias


Orbitais de mesma energia so conhecidos como degenerados. Para n 2, os orbitais s e p no so mais degenerados para um tomo com mais de um eltron, porque os eltrons interagem entre si. Portanto, o diagrama de preenchimento dos orbitais apresenta-se ligeiramente diferente para sistemas com muitos eltrons.

O nmero quntico de spin aparece como o quarto nmero quntico

O nmero quntico de spin s pode apresentar dois valores:

ms= +1/2 ou ms= -1/2

W. Pauli descobriu que dois eltrons em um tomono podem apresentar o mesmo conjunto de nmeros qunticos Dois eltrons podem ter valores iguais de n, e m porm ms dever ser diferente Como ms pode apresentar somente dois valores: +1/2 ou-1/2, conclu-se que cada orbital poder acomodar somente dois eltrons e eles devem ter spins opostos

Um eltron em um tomo com muitos eltrons sente a carga nuclear atrativa mas ao mesmo tempo sente o potencial de repulso dos outros eltrons

O resultado que a carga nuclear diminuda. A carga nuclear efetiva (Zefe) menor do que se ele estivesse sozinho no tomo

O efeito que os eltrons tem um sobre os outros em relao a carga nuclear chamado de

blindagem.

Energia de um eltron em um tomo com muitos eltrons dada de forma grosseira pela utilizao da carga efetiva (R dado em frequncia nessa expresso, multiplicando por h consegue-se R em unidades de energia).

Zefe sempre menor do que a carga nuclear real Ze.


A carga nuclear sentida pelos eltrons no tomo de He menor do que a carga real +2, pois um eltron age sobre o outro. Porm, um eltron no sente uma carga nuclear igual a +1 no tomo de He pois um eltron no anula totalmente o outro.
Expresso reproduzida de Princpios de Qumica, P. Atkins e L. Jones, 5 edio.

Figura reproduzida de Principios de Qumica, P.Atkins e L. Jones, 5 ed.

Diz-se que os eltrons s penetram mais atravs das camadas internas

Devido aos efeitos da penetrao e da blindagem, a ordem das energias dos orbitais em uma dada camada em um tomo com muitos eltrons s<p<d<f

Diagrama de Energia para tomos Polieletrnicos

As propriedades qumicas de um tomo so regidas pela sua estrutura eletrnica

Configurao eletrnica do tomo mostra a distribuio dos


eltrons nos diferentes orbitais

No estado fundamental de um tomo polieletrnico os eltrons ocupam os orbitais de mais baixa energia

As configuraes eletrnicas nos dizem em quais orbitais os eltrons de um elemento esto localizados. Trs regras: - Os orbitais so preenchidos em ordem crescente de n. Dois eltrons com o mesmo spin no podem ocupar o mesmo orbital (Pauli). Para os orbitais degenerados, os eltrons preenchem cada orbital isoladamente antes de qualquer orbital receber um segundo eltron (regra de Hund). Deve existir mxima multiplicidade de spin.

The Periodic Table

s d

f
Hayden-McNeil 2010 ChemQuiz, Specialty Products

Inc.

Ch1_p7-29

Considere uma molcula diatmica simples. A distncia entre os dois ncleos denominada distncia de ligao. Se os dois tomos que formam a molcula so os mesmos, metade da distncia de ligao denominada raio covalente do tomo.

Tendncias peridicas nos raios atmicos


Como uma consequncia do ordenamento na tabela peridica, as propriedades dos elementos variam periodicamente. O tamanho atmico varia consistentemente atravs da tabela peridica. Ao descermos em um grupo, os tomos aumentam. Ao longo dos perodos da tabela peridica, os tomos tornam-se menores.

Existem dois fatores agindo: Nmero quntico principal, n, e a carga nuclear efetiva, Zef.

Eltrons da mesma camada no tem efeito de blindagem uns sobre os outros e dessa forma o nmero atmico aumenta no perodo enquanto o caroo que fornece a blindagem continua o mesmo. Dessa forma a carga efetiva cresce no perodo.
Figura reproduzida de Princpios de Qumica, 5 ed. P.Atkins e L. Jones

Raios atmicos (em picmetros) do elementos do grupo principal. Os raios decrescem da esquerda para a direita em um perodo e crescem de cima para baixo em um grupo
Figura reproduzida de Princpios de Qumica, 5 ed. P.Atkins e L. Jones

Ilustrao de raios inicos dentro dos grupos na tabela peridica

A afinidade eletrnica o oposto da energia de ionizao. A afinidade eletrnica a variao de energia quando um tomo gasoso ganha um eltron para formar um on gasoso:

Cl(g) + e- Cl-(g)

A afinidade eletrnica pode ser tanto exotrmica (como o exemplo acima) quanto endotrmica:

Ar(g) + e- Ar-(g)

Tendncia da Afinidade Eletrnica na Tabela Peridica

Valores das afinidades eletrnicas em kJ/mol

Grupo 1A: os metais alcalinos


Todos os metais alcalinos so macios. A qumica dominada pela perda de seu nico eltron s:

M M+ + e-

A reatividade aumenta ao descermos no grupo. Os metais alcalinos reagem com gua para formar MOH e gs hidrognio:

2M(s) + 2H2O(l) 2MOH(aq) + H2(g)

O metal sdio extremamente macio e pode ser cortado com uma faca. O metal tem de ser protegido do ar pois se oxida facilmente. Sdio guardado em leo mineral

Grupo 2A: Metais alcalinos terrosos


Os metais alcalinos terrosos so mais duros e mais densos do que os metais alcalinos. A qumica dominada pela perda de dois eltrons s:

M M2+ + 2e-. Mg(s) + Cl2(g) MgCl2(s) 2Mg(s) + O2(g) 2MgO(s)


O Be no reage com gua. O Mg reagir apenas com o vapor de gua. Do Ca em diante:

Ca(s) + 2H2O(l) Ca(OH)2(aq) + H2(g)

Grupo 7A: os halognios


A qumica dos halognios dominada pelo ganho de um eltron para formar um nion:

X2 + 2e- 2X-.
O flor uma das substncias mais reativas que se conhece:

2F2(g) + 2H2O(l) 4HF(aq) + O2(g) H = -758,9 kJ.


Todos os halognios consistem de molculas diatmicas (X2).

Hidrognio
O hidrognio um elemento singular (no pertence ao grupo 1A ou ao 7A). Ocorre como um gs diatmico incolor, H2. Ele pode tanto ganhar outro eltron para formar o on hidreto, H, como perder seu eltron para formar H+:

2Na(s) + H2(g) 2NaH(s) 2H2(g) + O2(g) 2H2O(g)


O H+ um prton. A qumica aquosa do hidrognio dominada pelo H+(aq).

Configurao de Metais de Transio


Configurao eletrnica dos metais de transio. Orbitais d comeam a ser preenchidos. 21Sc ao 30Zn Notao condensada: 1 2 21Sc: [Ar] 3d 4s Exceo 5 4s1 e no [Ar] 3d4 4s2 Cr : [Ar] 3d 24
10 4s1 e no [Ar] 3d9 4s2 Cu: [Ar] 3d 29

Dados experimentais mostram que cromo apresenta uma estrutura com a camada d semi-preenchida e cobre apresenta a camada d completamente preenchida. Metais de transio perdem inicialmente os eltrons da camada mais externa por exemplo: Co2+ : [Ar] 3d7

Ligao qumica: a fora atrativa que mantm dois ou mais tomos unidos.
Ligao covalente: resulta do compartilhamento de eltrons entre dois tomos. Normalmente encontrada entre elementos no-metlicos. Ligao inica: resulta da transferncia de eltrons de um metal para um no-metal. Ligao metlica: a fora atrativa que mantm metais puros unidos.

Smbolos de Lewis

A regra do octeto
Todos os gases nobres, com exceo do He, tm uma configurao s2p6. A regra do octeto: os tomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar eltrons at que eles estejam rodeados por 8 eltrons de valncia (4 pares de eltrons). Cuidado: existem diversas excees regra do octeto.

Configurao eletrnica dos elementos

Configurao eletrnica dos ons

Ciclo de Born-Haber
Formao do cloreto de sdio a partir do sdio slido e gs cloro (Cl2)

Energias envolvidas na formao da ligao inica Energia de rede: a energia necessria para separar completamente um mol de um composto slido inico em ons gasosos. A energia de rede depende das cargas nos ons e dos tamanhos dos ons:

Q1Q2 El = d
uma constante (8,99 x 109 J m/C2), Q1 e Q2 so as cargas nas partculas e d a distncia entre seus centros.

Energias de Rede para compostos inicos

Bibliografia
1. Qumica, A cincia central, 9 ed., T. Brown et al. 2. Princpios de Qumica, 3 ed. P. Atkins e L. Jones 3. General Chemistry, Whittens et al. 4. Qumica Geral, vol.1 J. Brady e G. Humiston

Potrebbero piacerti anche