Sei sulla pagina 1di 3

PROJETO DE REFORO As atividades de Reforo tem como preocupao assegurar uma recuperao eficaz dos dficits de aprendizagem, com

o uso eficiente das aulas em contra-turnos, noite e sbados. Nesse ambiente de estudo promoveremos momentos interessantes de aprendizagem, para que os participantes reconheam a necessidade de um estudo mais direcionado, num esforo coordenado para o envolvimento e desenvolvimento, tudo em prol da melhoria da aprendizagem e melhores resultados no spaece. O trabalho ser diferenciado, composto de uma lista de aes prioritrias responsveis para o bom desenvolvimento do programa ora apresentado, para que todos se envolvam ativamente.

Finalmente sentimos a necessidade de sublinharam, entre outras prioridades, de construir e incrementar capacidades a nvel intelectual para responder aos seguintes objetivos:

(a) Reforar o aprendizado nas reas de matemtica e portugus do 9 ao 3, utilizando recursos audiovisuais e concretos. (b) Reforar e construir redes de aprendizagem: por exemplo, promovendo o estudo em grupos de 4 alunos, incentivando a partilha de informaes e discusso de dvidas; (c) Mobilizar recursos humanos e pedaggicos como investimento em vez de custo;

(d) Estabelecer relaes de aprendizagem mtuas entre os alunos; (e) (f) Desenvolver sinergias para um bom aproveitamento das aulas de reforo. Promover o desenvolvimento da leitura, interpretao e clculo;

(g) Abordar os desafios referentes s problemticas de aprendizagem das reas de lngua portuguesa e matemtica mediante a promoo de estratgias a adotar em nvel de escolar para sanar com as dificuldades enfrentadas pelos alunos; (h) Esforar-se para alcanar os melhores nveis atravs de uma melhor implementao de planos e estratgias de desenvolvimento de aprendizagem para reduzir as deficincias de se mostra nos quadros de diagnsticos estadual e nacional (i) Trabalhar junto aos professores no coletivo da escola estratgias de avaliao com base na matriz de referncia do SPAECE. (j) Desenvolver aes avaliativas (simulades) periodicamente com base no banco de questes da escola. (k)Intensificar oficinas de leitura e escrita e de matemtica em todos os nveis de ensino.

(l)Elaborar um cronograma para aulas de reforo nas disciplinas crticas Portugus e Matemtica. O importante que haja uma iniciativa de desenvolvimento de atividades para enfrentar os desafios que apresentam os alunos no que tange a leitura, interpretao, clculo e raciocnio lgico. Deve-se promover um ambiente de aprendizagem dinmico, para que os alunos sejam motivados a participar, estabelecendo uma parceria de quem ensina e de quem aprende e, ao mesmo tempo, vencendo o medo, a ansiedade, a falta de estmulo, mostrando que todos so capazes de avanar, no entanto, que todos assumam o compromisso de superar mais uma etapa, aproveitando o mximo e atingindo o resultado esperado, que no s a melhora no spaece, mas para a sua vida. O plano de ao organizado em conjunto programtico entre as reas de lngua portuguesa e matemtica durante o perodo de 2(dois) meses. O plano de ao baseia-se em aulas, TDs com questes relacionadas aos descritores do spaece, tendo o estudo em grupos de alunos para que se possa desenvolver as habilidades e capacidades dos alunos, tudo com apio supervisionado dos PCAs e Coordenadora Pedaggica. Contudo o Plano reconhece que necessitamos de recursos financeiros adequados, para que se possa assegurar o trabalho de recursos humanos e recursos materiais para que o bom desenvolvimento das habilidades e capacidades dos alunos no que tange essas reas. A eficcia desse projeto se dar a partir de um trabalho conjunto entre gesto, professores e alunos.

Anlise de Requisitos O projeto fornece uma plataforma eficaz para abordar problemas numa perspectiva de escola e apresenta oportunidades relevantes para o melhoramento dos resultados, mas necessrio estabelecer condies institucionais que permitiam desenvolver a aprendizagem dos alunos, e que estes possam durante todo o ano usufruir dos benefcios de aulas de reforo, numa colaborao em Capacitao entre SEDUC e Escola, facilitando uma parceria promissora, e suprir todas as dificuldades dos alunos ao longo do ano, com grandes chances de sucesso dessa iniciativa que agora dar um passo frente histria. As principais necessidades a serem contempladas pela parceria SEDUC e Escola para melhorar os ndices dos resultados esto relacionadas com:

- Incremento de projetos de reforo ao longo do ano, proporcionando redes de conhecimento; - Facilitao do acesso e promoo de aulas em contra turnos e aos sbados, com formao de grupos de estudos; - Atenuar condicionalismos financeiros e oferecer acesso aos recursos para Capacitao;

- Promover de sinergias para multiplicao de esforos; _ Maximizar investimento no mbito da escola. Todas as medidas aqui referidas foram adotadas com a finalidade explcita de desenvolver estratgias para se conseguir o sucesso escolar que requer coisas simples como tempo de exposio aos contedos. Ensinar e aprender. Aprender e ensinar. Por isso mesmo, impregnar o ambiente escolar com a essncia de aprendizagem, onde haja aulas de reforo, atividade ldica num perodo diferenciado torna-se imprescindvel. Assim a escola ter uma comunidade de aprendizes que o Cear quer, precisa e merece.

Potrebbero piacerti anche