Sei sulla pagina 1di 17

BANCO DE ATIVIDADES

Disciplina: Arte Srie: Introduo Segmento: Ensino Fundamental Semestre: 1/2012 Elaborador(a): Tai Nunes

INTRODUO

Caro(a) professor(a) de Arte, Este Banco de Atividades foi elaborado levando em considerao a importncia da experimentao e do ldico na formao da criana no primeiro ano. Acredito que tais atividades sero assim complementares proposta do material didtico que , em si mesmo, ldico e experimental. Esta proposta tem muito a nos ensinar em relao ao ensino de arte como um todo porque de grande valia a nossa atividade como professores e, porque no dizer como seres humanos, que nunca nos esqueamos de que o processo que torna possvel imaginao tomar forma nasce da liberdade da experimentao; no apenas quanto s tcnicas e aos materiais, mas tambm quanto s possibilidades que existem quando conseguimos dar ao nosso prprio pensamento uma nova configurao. Assim tocamos o encantamento do mundo! Crescemos e tudo o que nos cerca contribui para que nos tornemos cada vez mais engessados em formas, conceitos, frmulas, procedimentos, modelos. A criana justamente o avesso deste cenrio no universo humano. Sua curiosidade, abertura, liberdade, expresso dotam-na de uma linguagem expressiva que pode assumir qualquer forma. O convite , seno outro, que aprendamos com o que elas querem nos dizer. A proposta do material didtico a de apresentar a linguagem artstica. Para isto os autores fazem uso do desenho, da pintura, da escultura e da gravura enquanto linguagens constitudas pelos elementos linha, cor e forma. Estamos aqui apenas para apresentar sugestes. Ouse ir alm e atravs! Siga sua intuio e compartilhe das melhores escolhas com seus alunos. Inauguramos assim nossa viagem pelo mundo da arte. Um grande abrao, Tai

QUADRO DE CONTEDOS E CAPTULOS CONTEDOS / CAPTULOS De que feita a arte? Pinceladas Carimbos malucos Corte, dobre e recorte Vira, vir, vira tinta QUESTES Atividade 1 e 2 Atividade 3 Atividades 4, 5 e 6 Atividades 7, 8 e 9 Atividade 10

ATIVIDADE 1 Objetivo: Desenvolver a noo de arte atravs do uso da linha. Assunto: Texturas com linhas coloridas de canetinhas. Materiais: Canetinhas coloridas Cartolina branca no tamanho aproximado do papel A4 dividida em diferentes tamanhos e formas (crculos, tringulos, quadrados, formas orgnicas, etc).

Desenvolvimento: 1 Distribuir as canetinhas e as cartolinas. 2 Pedir s crianas que dividam o espao da cartolina que receberam em pequenos espaos conforme o modelo a seguir:

3 Agora cada criana preencher cada espao com linhas em posies e cores diferentes conforme os exemplos que seguem:

***Considere cada quadradinho deste como uma das partes do desenho anterior .

4 Ao final desta atividade o professor poder colar cada desenho num colorset colorido e fix-los na parede. 5 Se achar conveniente, o professor poder tambm dar continuidade ao preenchimento das formas sugerindo que com a prpria canetinha os alunos preencham alguns dos espaos deixando outros vazios, assim:

Observaes: 1 Este exerccio pode ser interessante para abordagem do conceito da linha e da textura no desenho. 2 Observe como esta tcnica simples poder acompanhar outras iniciativas vinculadas ao desenho! Aqui utilizamos figuras abstratas, mas esta tcnica poder tambm ser utilizada em preto e branco ou at mesmo como meio de preenchimento de desenhos figurativos realistas. Afinal, tudo que o artista precisa para desenhar sai a partir da linha.

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 2 Objetivo: Desenvolver a noo de arte a partir do conceito de imaginrio. Assunto: Criar imaginar, arte imaginao! Materiais: Livros de histria diversos Desenho animado Alice no pas das maravilhas (o desenho animado) Papel sulfite branco Canetinhas de vrias espessuras e cores Msica: Imaginao Marcos Valle

Desenvolvimento: 1 Distribuir os livros para as crianas a fim de que elas explorem as imagens e criem as histrias. 2 Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianas contem as histrias para o grupo baseando-se a pena nas imagens. 3 O professor poder ento escolher duas histrias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas. 4 Neste momento provvel que surjam polmicas quanto veracidade da histria e das histrias imaginadas pelas crianas. Este o momento ideal para chamar a ateno das crianas para quantas histrias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...

5 O professor poder ento perguntar: por que ser que isto acontece? Conduzir as perguntas at chegar no conceito de imaginao. 6 O que a imaginao? Tocar a msica Imaginao: IMAGINAO (Marcos Valle - Paulo Srgio Valle) O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz / De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria / A imaginao fica dentro da cabea / Com ela a gente faz o que bem quer / Com ela eu olho pr dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser / Tudo a gente pode de tudo / A gente capaz / Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz / Mas tudo na vida comea l dentro da cabea da gente / Num lugar l dentro / No meio dela / Onde vive a imaginao. 7 Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia algum imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte pura imaginao! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginao se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginao se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra. 8 O professor poder ento convidar os alunos a assistirem o filme Alice no pas das maravilhas, o desenho animado dos estdios Walt Disney. 9 Numa roda de conversa as crianas podero se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginao. O pas das maravilhas um pas imaginrio? 10 E se o pas das maravilhas pudesse ser de cada um de ns? Como ele seria? Vamos criar o nosso pas das maravilhas? Neste momento o professor convidar as crianas a criar o desenho do seu prprio pas das maravilhas: - Quem mora l? - Onde ele fica? - Como se chega l? - O que se come? ...e deixe as crianas criarem livremente. Referncias: Imaginao msica de Marcos Valle: http://www.esnips.com/displayimage.php?pid=886049

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 3 Objetivo: Realizar uma pintura em grandes dimenses assim como o fez Pollock. Assunto: Pintura com rolinhos. Materiais: Um grande lenol branco ou papel sulfite em metro Tinta guache Rolinhos de espuma pequenos Pratos de plstico (para festas)

Desenvolvimento: 1 Apresentar a obra de Jackson Pollock citada na pgina 13. 2 Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre Pollock podero ser passados os vdeos indicados nas referncias. 3 Aps a exibio dos filmes, levar as crianas para o ptio, estender o tecido ou o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plstico ao longo do tecido aberto. Ensinar s crianas como molhar o rolinho na tinta e deixar que faam uma bela pintura ao estilo de Pollock. 4 Num momento seguinte, depois de seca a primeira parte, pezinhos e mozinhas molhados nas tintas podero completar a obra. Observaes: 1 A tinta deve estar um pouco dissolvida em gua; no muito para no escorrer. 2 Deixar que as crianas andem sobre a pintura significa roupa que pode sujar. 3 importante, mesmo num trabalho como este, deixar claro para as crianas que o objetivo est desvinculado de brincadeiras com as tintas, desperdcio ou indisciplina. 4 Os prprios alunos podero limpar os instrumentos utilizados ao final da aula.

____________________________________________________________________________________________ _

ATIVIDADE 4 Objetivo: Reforar o conceito de carimbo como forma de gravar imagens repetidamente. Assunto: A sola do meu sapato carimbo! Materiais: Papel sulfite branco em rolo (no mnimo 3m) Tinta guache Pratinhos de plstico Sapatos velhos das crianas

Desenvolvimento: 1 Acredito que seria interessante abordar com as crianas como a natureza deixa suas marcas. Seguem aqui alguns exemplos:

A gua da chuva

O rastro do caracol

O golfinho no mar

A lava do vulco

2 Ao apresentar cada imagem o professor poder abordar o fato de que a natureza tambm desenha. 3 A natureza desenha e seus desenhos permanecem como marcas. A partir daqui interessante levar as crianas a pensar em como o homem deixa marcas...tanto para o bem como para o mal... e como isto tem influenciado na vida do prprio homem e do planeta. 4 Pensar tambm em tudo o que o homem cria para demonstrar quem ele : os documentos, o nome, o sobrenome, a fotografia 3X4, a impresso digital, bem como em tudo que escolhemos e que est diretamente relacionado a quem somos: nossas roupas e objetos pessoais, nosso quarto, brinquedos, etc. 5 Na arte tambm existem vrias maneiras do artista deixar suas marcas. Ele poder fazer isto com o desenho ( caracterizado pelo predomnio da linha) , com a pintura ( predomnio da cor), com a gravura (predomnio da matriz). 6 A matriz na gravura o como um carimbo. Isto significa que o artista poder tirar quantas cpias quiser de seu trabalho. 7 Faremos hoje um trabalho a partir de um carimbo: os nossos sapatos! Ver na pgina 30 do livro a marca do p do astronauta Armstrong na superfcie da Terra. 8 - Aps levar as crianas para o ptio, estender o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plstico ao longo do papel aberto (de um lado e outro do papel para que nada fique sem ser usado ). 9 - Cada criana vai molhar seu sapato na tinta do pratinho e carimbar o papel deixando seu rastro.

10 Quando fixar o trabalho na parede, o professor poder montar a exposio dos sapatos junto pintura.(eles podero ser colocados no cantinho da parede, no cho, lado a lado ou sobre um aparador). 11- Olhe que belo desdobramento este trabalho poder dar a partir dos sapatos pintados por Van Gogh:

1886

1886

1886

1887

1887

1888

1889 12 Depois de registrar os rastros deixados por seus ps, apresentar as imagens de Van Gogh (o artista aparece na pgina 19 do livro). A partir da as crianas podero desenhar os seus sapatos (deixe que elas faam isto observando e desenhando). Busque o melhor de cada aluno, mas deixe que prevalea sempre o modo como a criana percebe o que est vendo. D a ela liberdade para construir sua imagem como quiser.

Referncias: gua de chuva na eroso: http://www.google.com.br/imgres?q=%C3%A1gua+de+chuva+na+eros%C3%A3o&um=1&hl=ptBR&gbv=2&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=6lUVAqfzk23KyM:&imgrefurl=http://www.culturamix.com/meioambiente/natureza/erosao&docid=OzEJJDVKWBdeSM&imgurl=http://www.culturamix.com/wpcontent/uploads/2009/06/erosao1.jpg&w=300&h=223&ei=SAHMTseLIube0QGH5tRK&zoom=1&iact=rc&dur=202&sig=101611564617383669226& page=1&tbnh=151&tbnw=201&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:11,s:0&tx=121&ty=107 Rastro de caracol:

http://www.google.com.br/imgres?q=o+rastro+do+caracol&hl=ptBR&biw=1360&bih=667&gbv=2&tbm=isch&tbnid=lX5HeMt4vL6kwM:&imgrefurl=http://babadecaracolproject.blogsp ot.com/&docid=ufGByVNqIcpLmM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_ESZSz7vdj48/SEbnFs_oZSI/AAAAAAAAADo /IvAqCNEewRA/s320/caracol.jpg&w=320&h=212&ei=2gHMToyzJaXx0gGl_9Q9&zoom=1&iact=rc&dur=204&sig=1 01611564617383669226&page=2&tbnh=136&tbnw=202&start=18&ndsp=18&ved=1t:429,r:16,s:18&tx=176&ty=99 Vulco: http://www.google.com.br/imgres?q=larva+de+vulc%C3%A3o&start=39&num=10&hl=ptBR&gbv=2&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=5AcmYQtjWBQGM:&imgrefurl=http://www.grupoescolar.com/pesquisa/vulcoes.html&docid=wN0UHDwvRQYwM&imgurl=http://www.grupoescolar.com/a/b/A8FBA.jpg&w=600&h=420&ei=iAPMTpysO6rL0QG1oLF O&zoom=1&iact=hc&vpx=1051&vpy=199&dur=25&hovh=188&hovw=268&tx=189&ty=145&sig=101611564617383 669226&sqi=2&page=3&tbnh=134&tbnw=180&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:39 Golfinho: http://www.google.com.br/imgres?q=o+golfinho+no+mar&hl=ptBR&gbv=2&biw=1360&bih=667&tbm=isch&tbnid=3P86XlYNoXUQ2M:&imgrefurl=http://www.aninhacamelo.com.br /index.php%3Fblog%3D2%26p%3D3172%26more%3D1%26c%3D1%26tb%3D1%26pb %3D1&docid=HzldESmTDARmvM&imgurl=http://www.aninhacamelo.com.br/weblog/media/golfinhos.jpg&w=400& h=300&ei=6wPMTt21IYrL0AHg0RE&zoom=1&iact=rc&dur=199&sig=101611564617383669226&page=2&tbnh=13 3&tbnw=177&start=15&ndsp=18&ved=1t:429,r:17,s:15&tx=104&ty=41 Sapatos de Van Gogh: http://aprofessoratialilian.blogspot.com/2011/08/sapatos-arte-cultura-e-estilo.html Sobre Van Gogh: educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u242.jhtm www.pintoresfamosos.com.br/?pg=vangogh

____________________________________________________________________________________________ _

ATIVIDADE 5 Objetivo: Exercitar o conceito de gravura a partir de uma monotipia. Assunto: Monotipia com a bandeja de isopor. Materiais: Tinta guache acrilex Bandejinhas de isopor Cartolina branca no tamanho A4 Palito de dente

Desenvolvimento: 1 Apresentar o processo da xilogravura (gravura em madeira):

Uma matriz de xilogravura

Uma impresso simples em xilogravura

O artista entintando a matriz da xilogravura

O processo de impresso no papel 2 Depois de apresentar o processo da xilogravura, propor aos alunos a experincia da gravura. 3 Pedir aos alunos que faam alguns desenhos para realizarem uma gravura. 4 Depois que eles fizerem os desenhos, podero escolher um com a ajuda do professor para ser transferido para a bandejinha de isopor. 5 Cada aluno vai retirar as bordas da bandejinha de isopor. 6 Transferir o desenho com papel carbono para a bandejinha.

10

7 em seguida, os alunos faro seu desenho com o palito de dente na bandejinha de isopor. 8 Passar a tinta com pincel largo sobre a bandejinha de isopor desenhada. 9 Colocar o papel por cima, prensar bem com as mos e retirar o papel impresso com o desenho. Observaes: 1 Vrias impresses podero ser feitas, inclusive em diferentes cores. 2 Os alunos podero trocar suas matrizes para imprimir ou realizar experincias imprimindo matrizes diferentes sobre o mesmo papel. 3 Outra experincia interessante pode ser imprimir sobre papel color set colorido de cores contrastantes.

Referncias: Imagens sobre xilogravura: http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=van+gogh&gs_sm=d&gs_upl=0l0l0l33215l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1360&bih =667&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi#um=1&hl=ptBR&biw=1360&bih=667&tbm=isch&sa=1&q=matriz+de+xilogravura&pbx=1&oq=matriz+de+xilogravura&aq=f&aqi= &aql=&gs_sm=s&gs_upl=6709l7155l3l9349l3l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=ad3fc028321399 41 http://www.youtube.com/watch?v=PgNChgGbZrw&feature=related

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 6 Objetivo: Exercitar o conceito de gravura a partir da ideia de mscaras. Assunto: Mscaras de acetato para pintar superfcies a partir da obra de Henri Matisse. Materiais: Radiografias velhas Tesoura Fita crepe Papel carbono Tinta guache acrilex Rolinhos de espuma Cartolina branca

11

Pratinhos de plstico para distribuio das tintas

Desenvolvimento: 1 A mscara aqui nada mais do que um molde vazado de papel contendo o desenho que ser impresso:

Aqui, uma mscara de acetato

2 Aps a apresentao do artista Henri Matisse (pgina 43 da apostila) e da realizao das atividades propostas nas pginas 44 e 45 do livro, este exerccio com molde vazado ser bem interessante como forma de complementao. 3 A partir de uma das colagens, os alunos faro uma frotagem do prprio trabalho: colocar uma folha branca sulfite A4 sobre a colagem e passar giz de cera (tombado) sobre a colagem. 4 eles conseguiro assim o contorno de um desenho que ser transferido com papel carbono para o acetato. 5 Em seguida recortar a imagem com as tesouras. 6 Colocar sobre o papel cartolina branco e fixar as extremidades com fita crepe. 7 Passar a tinta com o rolinho (o rolinho deve estar mais seco). 8 Retirar o acetato e ver a imagem carimbada.

Referncias: Se o professor quiser conhecer mais sobre as possibilidades dos moldes vazados, assista o vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=-_rGNHnooUs

Observaes: 1 Para tornar as radiografias transparentes basta mergulhar as folhas em gua sanitria por um tempo, lavar com bucha de espuma e enxaguar. Esta uma tarefa do professor! Porm, possvel encontrar o acetato transparente em metro em lojas especializadas em venda de couro. 2 Nota-se no modelo que os cortes foram feitos com estilete. Como isto no possvel para nossos alunos, a mscara poder ser emendada com durex nos cortes feitos pelas tesouras (sem pontas). 3 A possibilidade do molde vazado se aplica tambm sobre qualquer outra superfcie adequando-se a tinta para cada utilidade especfica. 4 Observe como a obra da artista Beatriz Milhazes (pgina 42 do livro) tambm apresenta referncias interessantes para ser usada com esta tcnica no que diz respeito sobreposio das mscaras que poderiam at mesmo serem trocadas pelos colegas.

12

5 Pode-se tambm variar a cor da superfcie ou do papel.

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 7 Objetivo: Ampliar o conceito do tridimensional na escultura. Assunto: Dobradura livre em tecidos. Materiais: Malhas de texturas, cores e estampas diferentes Fitas finas coloridas Linhas grossas coloridas Espumas Tesoura

Desenvolvimento: 1 A proposta levar as crianas a pensar em dobraduras a partir de um material malevel, no caso, um tecido ou uma espuma. Dobrar aqui pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experincia da tridimensionalidade. 2 Pedir aos alunos para trazerem, na prxima aula, os materiais acima. ] 3 Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, alm da altura e do comprimento, possui tambm a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas pginas 50 e 51 do livro. 3 Reunir as crianas em duplas. 4 Sugerir que criem formas a partir dos materiais que tm em mos usando das fitas coloridas e das linhas para fix-las. 5 Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.

Referncias: Imagens de Ernesto Neto: http://www.google.com.br/search?pq=esculturas+com+tecidos&hl=ptBR&cp=12&gs_id=1a&xhr=t&q=ernesto+neto&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1360&bih=6 67&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

13

Biografia do artista: http://webcache.googleusercontent.com/search? q=cache:ltFT7GnTae4J:www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm%3Ffuseaction %3Dartistas_biografia%26cd_verbete%3D1677%26cd_idioma%3D28555+ernesto+neto&cd=9&hl=ptBR&ct=clnk&gl=br http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html Observaes: 1 Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianas mais vontade para realizar diferentes experincias com formas e amarraes. 2 As espumas podem ser colocadas ou no dentro do tecido.

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 8 Objetivo: Relacionar desenho e escultura na obra de Amilcar de Castro. Assunto: A escultura que nasce do desenho. Materiais: Tesoura Papel color set colorido Lpis

Desenvolvimento: 1 Aps apresentar a obra de Amilcar de Castro na pgina 23 ou a de Lgia Clarck e os origamis (pgina 50 a 53), complementar as informaes sobre o artista apresentando suas esculturas:

2 Observando os desenhos e as esculturas de Amilcar podemos perceber o quanto as esculturas derivam dos seus desenhos. 3 Se observarmos bem as esculturas, podemos dizer que so desenhos que foram recortados em lugares estratgicos de modo a propiciar o surgimento de um ponto que pudesse ser apoio para elas.

14

4 - Se voc quer fazer escultura, vai procurando e encontra, no tem nenhuma inspirao.... Usando a dica de Amilcar, o cortar, dobrar, marcar, vincar os papis em experimentaes livres pode resultar em belas surpresas tanto para os alunos quanto para o professor! Referncias: www.algosobre.com.br/biografias/amilcar-de-castro.html educacao.uol.com.br/artes/amilcar-castro.jhtm http://www.institutoamilcardecastro.com.br/ http://webcache.googleusercontent.com/search? q=cache:E0mVpm_txhMJ:www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm%3Ffuseaction %3Dartistas_biografia%26cd_verbete%3D564%26cd_item%3D14%26cd_idioma %3D28555+amilcar+de+castro+do+desenho+%C3%A0+escultura&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 9 Objetivo: Relacionar a escultura simplificao de formas. Assunto: Simplificao de formas em recortes de papel e na argila. Materiais: Papel color set preto Argila Tesoura Papel A4 branco

Desenvolvimento: 1 O professor selecionar imagens diversas em revistas para apresentar s crianas. As imagens devem ser unitrias: um carro, uma rvore, uma flor, etc. 2 Aps a leitura visual das imagens, as crianas realizaro desenhos sobre folhas de papel sulfite branco A4, simplificando as formas das figuras apresentadas pelo professor - como se fossem sombras. 3 Exemplo:

15

4 Sombras:

5 A proposta a de que os alunos simplifiquem as formas segundo a sua percepo. No necessariamente a reproduo exata da imagem apresentada, mas a percepo intuitiva da forma. 6 A folha branca com o desenho ser colocada sobre o papel color set preto e o desenho ser transferido para o papel e recortado, obtendo-se assim um resultado aproximado das sombras exemplificadas.

Observaes: 1 Se o professor julgar interessante, o mesmo procedimento poder ser desenvolvido sobre uma placa de argila. 2 Para pintar a argila a pea dever estar bem seca e uma camada de tinta branca dever revestir a pea antes da aplicao da tinta colorida.

____________________________________________________________________________________________ _
ATIVIDADE 10 Objetivo: Relacionar o processo da pintura experincia digital. Assunto: Pintando com balde no paint. Materiais: Laboratrio de informtica Programa Paintbrush Cmera digital para o professor

Desenvolvimento: 1 Anunciar que a aula de arte ser no laboratrio de informtica. 2 Chegando l, perguntar s crianas se conhecem o programa Paintbrush ou paint. 3 Orientar os alunos, com ajuda do monitor do laboratrio, quanto ao uso do paint para realizar desenhos, sobretudo fazendo uso do baldinho de tintas. No paint a pintura feita com esta ferramenta.

16

4 A partir da, deixar que as crianas experimentem vrias possibilidades no computador. 5 Cabe ao professor fotografar os resultados mais interessantes para impresso e exposio no mural da escola.

____________________________________________________________________________________________ _

17

Potrebbero piacerti anche