Sei sulla pagina 1di 32

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO

RESOLUO N. 4.399, DE 14 DE MAIO DE 2013


Aprova o Regulamento do Ensino de Graduao da Universidade Federal do Par.

O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR , no exerccio da Reitoria, no uso das atribuies que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral, em cumprimento deciso da Colenda Cmara de Ensino de Graduao e do Egrgio Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso, em sesso realizada em 14.5.2013, e em conformidade com os autos do Processo n. 011639/2013 - UFPA, procedentes da Pr-Reitoria de Ensino de Graduao, promulga a seguinte

R E S O L U O:

Art. 1 Fica aprovado o Regulamento do Ensino de Graduao da Universidade Federal do Par (UFPA), de acordo com o Anexo (pginas 2 32), que parte integrante e inseparvel da presente Resoluo. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se a Resoluo n. 3.633, de 18 de fevereiro de 2008. Reitoria da Universidade Federal do Par, em 14 de maio de 2013.

HORCIO SCHNEIDER
R e i t o r, em exerccio

Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso

2
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

REGULAMENTO DO ENSINO DE GRADUAO TTULO I DAS DISPOSIES INICIAIS Art. 1 Os Cursos de Graduao da Universidade Federal do Par (UFPA) conferiro graus acadmicos em Nvel Superior de Bacharelado, Licenciatura e outros, que assegurem a qualificao para o exerccio profissional, conforme estabelece o Estatuto da UFPA, e devero pautar-se pelos princpios da autonomia de gesto e participao democrtica. Art. 2 Os Cursos de Graduao sero ofertados de acordo com o estabelecido nos respectivos Projetos Pedaggicos, consolidados pelas Resolues emanadas do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso (CONSEPE), em consonncia com a legislao vigente. Art. 3 As diretrizes estabelecidas neste Regulamento, complementadas por outras Resolues do CONSEPE, constituem um conjunto de princpios, fundamentos tericometodolgicos e procedimentos acadmicos e administrativos que devero nortear a organizao, a estrutura e o funcionamento dos Cursos de Graduao da UFPA, observado o disposto na legislao federal pertinente. Art. 4 Os Cursos de Graduao da UFPA obedecero a princpios metodolgicos que, admitindo a diversidade de meios, promovam a integrao com a pesquisa e a extenso e a relao teoria-prtica como elementos indissociveis do processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva da relao entre docente, discente e conhecimento. Art. 5 Os Cursos de Graduao da UFPA devero promover a formao de cidados de modo a capacit-los a: I - privilegiar os valores humanos, ticos e morais em suas relaes pessoais e profissionais; II - aplicar as bases cientficas e tecnolgicas necessrias ao desempenho autnomo, crtico e contextualizado de suas atividades profissionais; III - aprender por iniciativa prpria. Pargrafo nico. Para promover essa formao, os Projetos Pedaggicos dos Cursos e o planejamento de Atividades Curriculares devero prever metodologias diversificadas e inovadoras.

3
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 6 Os Cursos de Graduao da UFPA devero adotar o planejamento e a avaliao como procedimentos necessrios e permanentes da organizao curricular e do processo de ensinoaprendizagem. Art. 7 Os Cursos de Graduao na UFPA sero ofertados nas modalidades presencial ou a distncia, com regulamentao prpria estabelecida em Resoluo do CONSEPE, observada a legislao vigente. 1 A modalidade de oferta do Curso constar do respectivo Projeto Pedaggico, com suas especificidades. 2 A modalidade presencial admitir, em percentual minoritrio, a realizao de Atividades Curriculares na modalidade a distncia, desde que previstas no Projeto Pedaggico do Curso, na forma da lei. Art. 8 As Atividades Curriculares dos Cursos de Graduao, presencial e a distncia, sero organizadas em perodos letivos previstos no Calendrio Acadmico aprovado pelo CONSEPE. 1 So quatro os perodos letivos em cada ano, a saber: I - o primeiro e o terceiro, iniciando-se em janeiro e julho, respectivamente, com o mnimo de cem dias letivos, cumulativamente; II - o segundo e o quarto, alternando-se entre os perodos mencionados no inciso I, com o mnimo de duzentos dias letivos, cumulativamente. 2 Os perodos letivos sero referenciais para o planejamento e desenvolvimento do currculo dos Cursos de Graduao, observado o disposto no Captulo VI, Seo I, deste Regulamento. 3 As Atividades Curriculares podero ser desenvolvidas em um perodo letivo completo ou em uma frao do perodo letivo, nos termos previstos no respectivo Projeto Pedaggico. 4 Os Cursos com funcionamento predominante no segundo e no quarto perodos letivos sero denominados Extensivos. 5 Os Cursos com funcionamento predominante no primeiro e no terceiro perodos letivos sero denominados Intensivos, obrigatoriamente com funcionamento em tempo integral. Art. 9 As Atividades Curriculares de cada Curso sero organizadas de modo coerente, a fim de possibilitar o desenvolvimento das habilidades e competncias previstas no perfil do profissional

4
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

a ser formado, expresso no percurso de integralizao curricular estabelecido em seus Projetos Pedaggicos, podendo ser ofertadas nas seguintes formas: I - Modular as Atividades Curriculares do perodo letivo sero desenvolvidas de forma isolada e sucessiva, com carga horria concentrada, respeitado o limite dirio previsto para o funcionamento do Curso; II - Paralela as Atividades sero desenvolvidas concomitantemente, em horrios distintos, ao longo do perodo letivo. Pargrafo nico. O Curso poder adotar as duas formas de oferta referidas nos incisos I e II deste artigo, em diferentes perodos letivos, segundo o que dispuser o respectivo Projeto Pedaggico. Art. 10. As Unidades Acadmicas podero ofertar, temporariamente, vagas de seus Cursos, com a incluso da carga horria nos planos individuais de trabalho dos docentes, constituindo turmas, por meio de: I - Flexibilizao quando a oferta do Curso se der em Municpio distinto daquele em que se localiza a unidade responsvel pelo mesmo; II - Diversificao quando a oferta do Curso se der para funcionamento em perodos letivos diversos, no Municpio Sede da unidade responsvel por ele. Pargrafo nico. As oportunidades e as formas para autorizao dessas modalidades de oferta sero disciplinadas em normas especficas emanadas do CONSEPE. Art. 11. Dos Projetos Pedaggicos de Curso devero constar critrios e regras que contemplem, na formao proposta, o princpio da incluso social, de acordo com o art. 112 deste Regulamento. Pargrafo nico. Para o atendimento de discente com necessidades educacionais especiais, os Projetos devero prever: I - acompanhamento especializado, conforme necessidade comprovada; II - produo de material pedaggico adequado. Art. 12. A UFPA admitir os seguintes regimes acadmicos nos seus Cursos de Graduao: I - o Regime Acadmico Seriado; II - o Regime Acadmico por Atividades Curriculares.

5
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

1 O Regime Acadmico Seriado caracterizar-se- pela definio de um conjunto especfico de Atividades Curriculares em cada perodo letivo, estabelecido no Projeto Pedaggico de Curso como bloco ou mdulo, determinando o percurso acadmico a ser seguido pelo discente. 2 O Regime Acadmico por Atividades Curriculares caracterizar-se- por Atividades Curriculares sem prvia ordenao por perodo letivo, observados os pr-requisitos necessrios estabelecidos no Projeto Pedaggico de Curso, 3 No Projeto Pedaggico dever constar o regime acadmico adotado para o funcionamento do Curso. 4 No Regime Acadmico por Atividades Curriculares, o discente poder construir o seu percurso acadmico, considerando os pr-requisitos estabelecidos no Projeto Pedaggico, as determinaes deste Regulamento e a real possibilidade de oferta pela Subunidade Acadmica.

TTULO II DO ENSINO DE GRADUAO CAPTULO I DO ACESSO E DA MATRCULA SEO I DA SELEO E DO INGRESSO Art. 13. O ingresso nos Cursos de Graduao da UFPA, nas modalidades presencial e a distncia, dar-se- por meio de processo seletivo aprovado e regulado pelo CONSEPE, observada a legislao vigente. Art. 14. O vnculo institucional do discente com a UFPA efetivar-se- nos termos previstos no Regimento Geral e em normas complementares.

SEO II DA MATRCULA

6
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 15. Em qualquer dos regimes acadmicos e modalidade de oferta, a matrcula ser obrigatria em cada perodo letivo. 1 Caber Subunidade Acadmica o processo de matrcula dos discentes dos Cursos sob sua responsabilidade nos prazos por ela estabelecidos, em consonncia com o Calendrio Acadmico da UFPA. 2 O discente dever confirmar a sua matrcula e atualizar os seus dados cadastrais no prazo fixado pela Subunidade. 3 A ausncia de confirmao de matrcula em um perodo letivo implicar o trancamento da mesma pela Subunidade. 4 O discente cuja matrcula for trancada poder solicitar Subunidade a sua reincluso no prazo de 5 (cinco) dias teis aps a concluso do processo de matrcula. Art. 16. Independente do regime acadmico e da modalidade de oferta, presencial ou a distncia, o discente poder realizar qualquer Atividade Curricular em seu Campus/Polo de origem ou em outro Campus/Polo. 1 Caber ao Conselho da Faculdade ou Escola autorizar e acompanhar a realizao das Atividades Curriculares de que trata o caput deste artigo, desde que acatadas pela Subunidade de destino. 2 Ser permitido ao discente cursar Atividade Curricular em outro Campus/Polo, desde que em perodo letivo diferente do funcionamento de seu Curso, exceto nos casos previstos nos art. 29 e 30 deste Regulamento. 3 As Atividades Curriculares a que se referem o caput e o pargrafo 1 deste artigo no devero ultrapassar 10% (dez por cento) da carga horria total do Curso de origem.

SUBSEO I DO REGIME ACADMICO SERIADO Art. 17. O discente aprovado em todas as Atividades Curriculares cursadas no perodo letivo ter assegurada a sua matrcula no bloco ou mdulo subsequente de Atividades Curriculares previsto no Projeto Pedaggico do Curso.

7
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 18. O discente reprovado em qualquer Atividade Curricular do bloco ou mdulo ser considerado em situao de dependncia. 1 Ser considerado reprovado o discente que obtiver o conceito Insuficiente (INS) ou Sem Avaliao (SA) ou no obtiver a frequncia mnima de 75% (SF) em qualquer Atividade Curricular, em conformidade com o Regimento Geral da UFPA. 2 O discente reprovado em at trs Atividades Curriculares poder curs-la(s), simultaneamente com o bloco de Atividades Curriculares em que estiver matriculado, desde que no ultrapasse 50% (cinquenta por cento) da carga horria desse bloco. Art. 19. O discente em situao de dependncia poder regularizar seu percurso acadmico realizando as Atividades Curriculares: I - em outra turma de qualquer Campus/Polo, na modalidade presencial; II - em ambientes virtuais de Cursos na modalidade a distncia; III - na forma de tutoria, nos termos dos artigos 48 a 55 deste Regulamento. 1 A regularizao da situao de dependncia, prevista no inciso II, poder ser realizada sem a necessidade de encontros presenciais, exceto as atividades avaliativas; 2 Dever a Subunidade Acadmica planejar e organizar a oferta de atividades para atendimento do discente em situao de dependncia, no prazo mximo de um ano aps a primeira oferta. Art. 20. Ter o percurso acadmico interrompido o discente reprovado em mais de trs Atividades Curriculares em perodos letivos consecutivos ou alternados. 1 A reprovao em Atividade Curricular sem vinculao prevista no Projeto Pedaggico a bloco ou mdulo especfico, no ser computada nessa contabilidade. 2 O discente com percurso acadmico interrompido dever cursar somente as atividades curriculares em dependncia, conforme o disposto no art. 19 deste Regulamento, a exceo daquelas referidas no 1 deste artigo. Art. 21. O discente com aproveitamento de estudos que resulte em blocos ou mdulos parcialmente integralizados far jus matrcula, conforme plano acadmico da Subunidade. Pargrafo nico. A Subunidade dever planejar a matrcula do discente, de modo a ajustar seu percurso acadmico ao previsto no Projeto Pedaggico do Curso, no prazo de um ano.

8
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

SUBSEO II DO REGIME ACADMICO POR ATIVIDADES CURRICULARES Art. 22. Do Projeto Pedaggico do Curso dever constar o limite mnimo e mximo de carga horria que o discente poder cursar no perodo letivo. 1 A carga horria mxima no poder ultrapassar: I - 500h (quinhentas horas) para os Cursos com funcionamento em um turno; II 900h (novecentas horas) para os Cursos com funcionamento em tempo integral. 2 Constituir-se-o excees os estgios e/ou internatos com carga horria superior estabelecida no presente artigo, desde que definida no Projeto Pedaggico de Curso. Art. 23. Para a matrcula nas Atividades Curriculares considerar-se- como ordem de prioridade: I - discentes ingressantes; II - discentes concluintes; III - discentes com maior Coeficiente de Rendimento Geral (CRG).

SEO III DO TRANCAMENTO DE MATRCULA Art. 24. Alm do disposto no art. 15, pargrafo 3, o discente poder requerer Faculdade ou Escola o trancamento de sua matrcula, especificando o perodo letivo e a justificativa para seu afastamento do Curso. 1 Caber Direo da Faculdade ou Escola apreciar os pedidos de trancamento e, quando deferidos, autoriz-los junto ao Centro de Registro e Indicadores Acadmicos (CIAC). 2 O perodo cumulativo de trancamento no poder ultrapassar 2 (dois) perodos letivos consecutivos ou 4 (quatro) alternados. 3 Ser(o) computado(s) no prazo de integralizao do Curso o(s) perodo(s) correspondente(s) ao de trancamento de matrcula.

9
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

4 Constituir-se- exceo ao disposto no caput e nos pargrafos 2 e 3 os casos previstos em lei. Art. 25. No ser permitido ao discente o trancamento de matrcula no primeiro perodo letivo de seu Curso.

CAPTULO II DA MOBILIDADE DISCENTE SEO I DA MOBILIDADE DISCENTE INTERNA Art. 26. Para fins deste Regulamento, considerar-se- Mobilidade Discente Interna a troca de turno, Polo, Campus ou Curso por discente regularmente matriculado, assim como a matrcula temporria em outro Campus. Art. 27. Ser permitida ao discente a troca de turno ou de Polo de apoio presencial, no seu prprio Curso, quando: I - existir vaga no turno ou no Polo pleiteado; II - ocorrer permuta entre interessados de turnos ou Polos diferentes. 1 Caber Subunidade Acadmica apreciar os pedidos com base nas condies de atendimento e no tempo de permanncia do discente no Curso. 2 Na hiptese prevista no inciso II, os interessados devero ter integralizado, pelo menos, o primeiro perodo letivo do Curso, exceto os casos de nomeao em concurso pblico para exerccio do cargo em turno ou Polo conflitante com o de seu Curso. 3 Em qualquer das situaes, ter prioridade para efetivao da troca de turno ou de Polo de apoio presencial o discente que, nesta ordem: I - possuir o maior Coeficiente de Rendimento Geral, conforme definido no art. 101 deste Regulamento; II - comprovar o cumprimento de maior percentual de carga horria do Curso. 4 O processo de troca de turno ou de Polo a que se refere o caput deste artigo ser definido pela Subunidade Acadmica, com regulamentao interna sobre os procedimentos pertinentes. Art. 28. A matrcula temporria em outro Campus/Polo poder ocorrer por:

10
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

I intercmbio intrainstitucional; II matrcula em Atividades Curriculares em situao especial. Art. 29. O intercmbio intrainstitucional possibilitar ao discente cursar um perodo letivo em Campus distinto do qual est vinculado. 1 Ser de competncia das Subunidades Acadmicas envolvidas o planejamento e a efetivao do intercmbio intrainstitucional. 2 No decorrer do percurso acadmico, ser permitido ao discente participar apenas uma vez do intercmbio intrainstitucional. Art. 30. O discente da UFPA poder realizar Atividades Curriculares nos termos do Inciso II do art. 28, quando: I - for concluinte de Curso e estiver em situao de dependncia de Atividades Curriculares, cuja reoferta no esteja prevista em seu Campus ou Polo de origem; II - comprove necessidade pessoal de tratamento mdico no mbito estadual, nos termos da legislao em vigor. Pargrafo nico. Nos casos de que trata este artigo, a solicitao de mobilidade requerida pelo discente dever ser aprovada pelo Conselho da Subunidade Acadmica de origem e encaminhada para obteno de deferimento de seu pleito pelo Conselho da Subunidade Acadmica de destino. Art. 31. A troca de Curso ou de Campus ser precedida de Processo Seletivo, para preenchimento de vagas ociosas, conforme inciso I do artigo 111, deste Regulamento. Art. 32. Ser admitida a mobilidade entre Campi ou Polos, independente de vaga, ao discente da UFPA que necessitar de mudana de domiclio para: I assumir mandato eletivo, em decorrncia de sufrgio pblico na esfera estadual ou municipal, assim como de seus dependentes legais, discentes da Instituio; II assumir cargo efetivo no quadro permanente de pessoal da UFPA.

11
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

SEO II DA MOBILIDADE DISCENTE DE INTERCMBIO Art. 33. A Mobilidade Discente de Intercmbio destinar-se- ao estudante regularmente matriculado em Curso de Graduao da UFPA e queles de Cursos de nvel equivalente, em Instituies de Ensino Superior do Brasil ou do Exterior. 1 A participao no Programa de Mobilidade Discente de Intercmbio ser regida por Convnios e/ou Programas assumidos pela UFPA, com editais especficos, quando for o caso. 2 Para participar do intercmbio, o discente dever ter integralizado, pelo menos, as atividades previstas no primeiro perodo letivo de seu Curso. 3 O tempo de participao na Mobilidade Discente de Intercmbio ser computado no tempo mximo para integralizao do Curso pelo discente. 4 A Subunidade dever informar, ao CIAC, Pr-Reitoria de Relaes Internacionais (PROINTER) e Unidade Acadmica a condio de intercmbio do discente. Art. 34. O discente participante de Programa de Mobilidade de Intercmbio dever submeterse s normas e procedimentos vigentes no Pas e na Instituio receptora. Art. 35. O discente estrangeiro que ingressar na UFPA por meio de acordo de cooperao e declarar a necessidade de realizar Curso de Lngua Portuguesa para Estrangeiro, poder cursar essa atividade gratuitamente como Curso Livre.

CAPTULO III DOS PROCEDIMENTOS ACADMICOS COMPLEMENTARES SEO I DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS Art. 36. As solicitaes de aproveitamento de estudos em Atividades Curriculares sero analisadas pelo Conselho da Faculdade ou Escola, levando-se em considerao habilidades e

12
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

competncias, bem como a adequao e a pertinncia com o contedo e a carga horria da Atividade pleiteada. 1 S podero ser validadas as Atividades desenvolvidas em Cursos reconhecidos ou autorizados por rgo competente. 2 O Aproveitamento de Estudos ser registrado no Histrico Escolar com a sigla AE e no ser computado nos clculos de coeficiente de rendimento do discente. Art. 37. O Aproveitamento de Estudos ser feito conforme os seguintes critrios: I diretamente, quando a carga horria e o contedo programtico da Atividade Curricular estudada forem idnticos, equivalentes ou superiores aos da pleiteada; II mediante complementao, quando o contedo da Atividade Curricular realizada, com carga horria equivalente ou no, for inferior pleiteada em, no mximo, 30% (trinta por cento). Pargrafo nico. A complementao prevista no Inciso II poder, a critrio da Subunidade, ser realizada por meio de: I - avaliao especial, referente ao contedo no estudado; II - estudos complementares, com obrigatoriedade de avaliao de aprendizagem. Art. 38. As Atividades Curriculares, quando autorizadas pela Subunidade, realizadas com aproveitamento satisfatrio, em Instituio de Ensino Superior reconhecida pelo rgo competente, por meio de intercmbio regional, nacional ou internacional, tero aproveitamento automtico de estudos. Art. 39. O Conselho da Faculdade ou Escola poder estabelecer critrios complementares para aproveitamento de estudos.

SEO II DO EXERCCIO DOMICILIAR Art. 40. Ser assegurado, conforme legislao em vigor, exerccio domiciliar com vistas ao processo de ensino-aprendizagem, resguardada a qualidade do trabalho acadmico: a) aluna gestante que, por ordem mdica, esteja impedida de frequentar as atividades acadmicas;

13
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

b) ao discente com afeces congnitas ou adquiridas, infeces, traumatismos ou outras condies caracterizadas por incapacidade fsica, incompatvel com a frequncia normal s atividades acadmicas; c) ao discente portador de necessidades educativas especiais, quando no for possvel sua integrao ao ambiente acadmico. 1 O tratamento excepcional ser autorizado pelo Diretor da Faculdade ou Escola, com base em requerimento acompanhado de laudo mdico, emitido at quinze dias da ocorrncia do fato impeditivo. 2 A concesso de tratamento excepcional ficar condicionada possibilidade de garantia de continuidade do processo didtico-pedaggico. 3 O laudo mdico dever ser homologado pela junta mdica da UFPA. 4 A Subunidade dever informar ao CIAC sobre os discentes em exerccio domiciliar. Art. 41. Para atender s especificidades do exerccio domiciliar, os docentes elaboraro um programa especial de estudos a ser cumprido pelo discente, com a especificao de: I - contedos a serem estudados; II - metodologias a serem utilizadas; III - tarefas a cumprir; IV - critrios de avaliao; V - prazos para execuo das tarefas. Pargrafo nico. A orientao do discente ser realizada pelos prprios docentes envolvidos no programa especial de estudos. Art. 42. No ser concedido exerccio domiciliar ao discente matriculado em atividade isolada e ao matriculado nas Atividades Curriculares de estgio curricular; pr-internato; internato; prticas laboratoriais ou ambulatrias; ou naquelas cuja execuo no possa ocorrer fora do ambiente da UFPA.

SEO III DA ABREVIAO DA DURAO DO CURSO

14
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 43. Os discentes que apresentarem extraordinrio desempenho acadmico, quer por meio de experincias acumuladas, quer pelo desempenho intelectual acima da mdia, demonstrado por meio de provas ou outros instrumentos de avaliao especficos aplicados e/ou apreciados por Banca Examinadora Especial, podero ter abreviada a durao de seus Cursos. Art. 44. A reduo do tempo de durao do Curso dever ser formalmente solicitada ao Conselho da Faculdade ou Escola pelo discente interessado, acompanhada da documentao pertinente, de acordo com as normas internas da Instituio. 1 Para pleitear a reduo do tempo de durao do Curso, o discente dever, cumulativamente: a) ter cumprido, com aproveitamento, pelo menos, dois teros do seu percurso curricular; b) possuir coeficiente de rendimento geral igual ou superior a 90% (noventa por cento) do valor mximo admitido para esse ndice. 2 A aprovao de reduo de durao do Curso no isentar o discente da realizao do TCC e de sua avaliao, conforme estabelecido no presente Regulamento e nas normas complementares. Art. 45. O processo de avaliao ser conduzido por uma Banca Examinadora, cujos meios e instrumentos de avaliao consideraro, alm da natureza do Curso de Graduao, as habilidades e competncias e os contedos curriculares correspondentes abreviao solicitada. Art. 46. Ser da competncia do Conselho da Faculdade ou Escola a regulamentao complementar especfica, no mbito de seus respectivos cursos, nos termos deste Regulamento.

CAPTULO IV DA REOPO E CONTINUIDADE Art. 47. Toda mudana de Curso ou de Campus ser considerada reopo do discente, que far jus a novo nmero de matrcula. Pargrafo nico. O discente s poder trocar de Curso ou de Campus mediante seleo nos termos estabelecidos no art. 31, exceo do estabelecido no art. 32 deste Regulamento.

15
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

CAPTULO V DA TUTORIA PARA MODALIDADE PRESENCIAL Art. 48. Entende-se por tutoria o acompanhamento e a orientao acadmica de discente na realizao de qualquer Atividade Curricular, com reduo da carga horria total dos momentos presenciais. Art. 49. A Atividade Curricular s poder ser ofertada na forma de tutoria se no existirem condies para realiz-la de forma presencial no perodo letivo de vinculao do discente. Art. 50. Os estgios, por serem Atividades Curriculares de natureza prtica, no podero ser ofertados na forma de tutoria. Art. 51. Para a efetivao da tutoria ser obrigatria a realizao de orientaes presenciais com 30% (trinta por cento) da carga horria total da atividade ofertada. Pargrafo nico. A carga horria de orientao presencial da Atividade dever ser registrada no plano individual de trabalho do docente, desde que no ultrapasse o limite de 1 (uma) Atividade Curricular por perodo letivo. Art. 52. Caber ao Conselho da Faculdade ou Escola autorizar a oferta de Atividade Curricular na forma de tutoria, prescrevendo os procedimentos a serem adotados em funo da demanda detectada, observadas as diretrizes do Projeto Pedaggico do Curso. Art. 53. A matrcula em Atividades Curriculares na forma de tutoria depender da designao do docente tutor pela Unidade e/ou Subunidade Acadmica. Art. 54. Ser vedado ao discente cursar mais de 2 (duas) Atividades Curriculares sob a forma de tutoria, podendo matricular-se uma nica vez em cada uma delas. Art. 55. As Unidades/Subunidades podero estabelecer normas complementares que se fizerem necessrias implementao de tutoria e submet-las apreciao e aprovao pela respectiva Congregao ou Conselho.

16
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

CAPTULO VI DO PROJETO PEDAGGICO DE CURSO SEO I DO CURRCULO Art. 56. Os currculos dos Cursos de Graduao, em consonncia com o estabelecido no Regimento Geral da UFPA, devero ser estruturados conforme dispem as diretrizes curriculares aprovadas pelo CONSEPE e demais normas vigentes. Art. 57. O Projeto Pedaggico de Curso encerra um currculo intensivo e contm um conjunto de experincias, estgios e situaes de ensino-aprendizagem direcionadas formao do discente por meio de contedos comuns, contedos especficos e Atividades Complementares, que sero cadastrados no sistema de registro acadmico sob o ttulo geral de Atividades Curriculares. 1 Atividade Curricular toda ao didtico-pedaggica relevante para a aquisio das competncias e habilidades necessrias ao perfil profissional do egresso do Curso de Graduao. 2 As Atividades Curriculares se classificaro em Obrigatrias e Complementares. 3 Sero consideradas Obrigatrias as Atividades Curriculares determinadas por legislao federal e por normas da UFPA. 4 Sero Complementares as Atividades Curriculares assim consideradas no Projeto Pedaggico de Curso e outras aprovadas pelo Conselho da Faculdade ou Escola, observadas as orientaes contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. 5 As Atividades Complementares tero registro descritivo no Histrico Escolar do discente, de acordo com orientaes dos Conselhos das Subunidades Acadmicas. 6 Toda Atividade Curricular dever ficar sob a responsabilidade de um nico docente, inclusive as ministradas concomitantemente por mais de um docente. Art. 58. Sem prejuzo da autonomia dos Conselhos de Faculdades e Escolas e do atendimento s necessidades acadmicas, sero modalidades de Atividades Curriculares: I - disciplinas; II - Trabalhos de Concluso de Curso e outras produes acadmicas; III - participao em projetos de ensino, pesquisa e extenso;

17
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

IV - participao em eventos cientficos e culturais; V - produo de trabalhos acadmicos; VI - visitas monitoradas; VII - excurses; VIII - seminrios; IX - estgio; X - prticas pr-profissionais; XI outras, consideradas relevantes para a formao do discente, pelo Conselho da Faculdade ou Escola. Art. 59. Os Projetos Pedaggicos dos Cursos devero ser elaborados de forma coletiva, com a participao da comunidade acadmica dos respectivos Cursos. 1 Caber ao Conselho da Faculdade ou Escola designar comisso especfica para a construo participativa do Projeto Pedaggico de Curso. 2 De acordo com o art. 4 deste Regulamento, as metodologias a serem adotadas para o desenvolvimento de competncias e habilidades previstas no Projeto Pedaggico de Curso devero ser diversificadas. 3 Os Projetos Pedaggicos de Curso devero estabelecer a extenso e a pesquisa como princpios curriculares e metodolgicos. Art. 60. O Projeto Pedaggico de Curso dever expressar: I - a identificao do Curso; II - adequao s Diretrizes Curriculares Nacionais e da UFPA; III - as condies de oferta; IV - a gesto pedaggica; V - polticas de incluso. Pargrafo nico. Caber Pr-Reitoria de Ensino de Graduao (PROEG) orientar e estabelecer procedimentos adicionais para a elaborao do Projeto Pedaggico de Curso.

18
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 61. Os Projetos Pedaggicos dos Cursos de Graduao podero prever um perodo letivo para que os discentes desenvolvam, exclusivamente, atividades de pesquisa e/ou de extenso, como estratgias de formao. 1 As atividades de pesquisa e/ou de extenso a que se refere o caput deste artigo devero compor o percurso acadmico previsto no Projeto Pedaggico de Curso. 2 As atividades a que se refere o caput deste artigo sero formalizadas em plano de trabalho aprovado pelo Conselho da Faculdade ou Escola responsvel, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competncias previstas no Projeto Pedaggico, as quais sero verificadas e aferidas pela equipe de docentes de cada Projeto. Art. 62. As atividades de extenso configuram-se em processos educativos, culturais e cientficos que viabilizam a relao transformadora entre a Universidade e a sociedade e se constituem em aes interativas com a comunidade externa academia, visando contribuir para o seu desenvolvimento social, cultural, cientfico, tecnolgico e material, nos termos regimentais e conforme resolues especficas. Art. 63. As atividades de extenso se estruturam com base no princpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, o Plano Nacional de Educao e o Plano Nacional de Extenso. 1 As atividades de extenso devero ser includas nos Projetos Pedaggicos dos Cursos de Graduao, constituindo parte do percurso acadmico obrigatrio dos graduandos, respeitado o perfil profissional e as peculiaridades do currculo, configurado na matriz formativa de cada Curso. 2 Do total da carga horria exigida para a integralizao do Curso, deve ser destinado o mnimo de 10% (dez por cento) s atividades de extenso, conforme estabelece o Plano Nacional de Educao. Art. 64. As atividades de extenso podero ser estruturadas em uma ou mais reas temticas, indicadas no Plano Nacional de Extenso, como por exemplo: Comunicao; Cultura; Direitos Humanos e Justia; Educao; Meio Ambiente; Sade; Tecnologia e Produo; Trabalho; Economia e Administrao. Art. 65. As atividades de extenso podero ser efetivadas, dentre outros, por meio de programas, projetos, cursos, eventos, prestao de servios e produo cientfica.

19
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 66. Podero ser registradas, no Histrico Escolar do discente, as atividades de extenso por ele realizadas fora da Subunidade Acadmica qual est vinculado, desde que: a) esteja devidamente matriculado no Curso; b) desenvolva a referida atividade sob a orientao e/ou acompanhamento de um docente ou tcnico responsvel pela atividade; c) comprove a realizao da atividade com a especificao da sua natureza e dos resultados obtidos, para fins de seu aproveitamento curricular; d) aprovadas pelo Conselho da Faculdade ou Escola. Art. 67. Ao Conselho da Faculdade ou Escola caber o planejamento, a gesto e a avaliao permanente das atividades acadmicas realizadas no mbito do Curso. 1 Ser obrigatria a avaliao das atividades didtico-pedaggicas ao trmino de cada perodo letivo. 2 O resultado das avaliaes dever subsidiar o planejamento do perodo letivo subsequente, envolvendo os docentes que ministraram e ministraro as atividades acadmicas previstas no Projeto Pedaggico de Curso. Art. 68. Os Projetos Pedaggicos dos Cursos ofertados pela UFPA devero ser previamente apreciados pela PROEG, para posterior aprovao pelo CONSEPE. Art. 69. Aprovado o Projeto Pedaggico de Curso, as Atividades Curriculares nele contempladas sero cadastradas pelo CIAC. 1 As Atividades Complementares recebero codificao para efeito de registro acadmico e sero descritas no Histrico Escolar. 2 Atividades Complementares no explicitadas no Projeto Pedaggico de Curso podero ser computadas para efeito de integralizao curricular, mediante deliberao do Conselho da Faculdade ou Escola. Art. 70. O Projeto Pedaggico de Curso dever ser atualizado periodicamente, tendo como base os resultados das avaliaes previstas no prprio Projeto Pedaggico, neste regulamento e nas normas vigentes.

20
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

SEO II DAS SIMILARIDADES CURRICULARES ENTRE OS CURSOS DE GRADUAO Art. 71. Cursos que conferem graus idnticos, ofertados por diferentes Campi, podero possuir Projetos Pedaggicos diferentes, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais. 1 As diferenas entre as estruturas curriculares e os meios e modos de integralizao devero ser plenamente justificadas, com base nas especificidades locais. 2 Caber ao CONSEPE apreciar e julgar a pertinncia da adoo de estruturas curriculares distintas para Cursos de formao similar. Art. 72. No caso de transferncia de discente para Curso similar, cuja estrutura curricular seja diferente do seu Curso de origem, caber Subunidade Acadmica efetuar a anlise comparativa dos currculos para fins de aproveitamento de estudos. Art. 73. Caber ao CIAC a codificao diferenciada de Cursos similares oferecidos por diferentes Unidades Acadmicas desta Universidade

CAPTULO VII DO ESTGIO CURRICULAR Art. 74. O Estgio Curricular, na UFPA, ter por objetivo: I - possibilitar a ampliao de conhecimentos tericos aos discentes em situaes reais de trabalho; II - proporcionar aos discentes o desenvolvimento de habilidades e o aperfeioamento tcnico-cultural e cientfico, por intermdio de atividades relacionadas com sua rea de formao; III desenvolver atividades e comportamentos adequados ao relacionamento

socioprofissional. Art. 75. A carga horria de Estgio Curricular Obrigatrio ser definida no Projeto Pedaggico de Curso, respeitada a legislao em vigor. Art. 76. Para fins de registro, o Estgio ser considerado Obrigatrio ou No Obrigatrio. 1 O Estgio Obrigatrio aquele previsto no Projeto Pedaggico de Curso como componente indispensvel para a integralizao curricular.

21
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

2 O Estgio Curricular No Obrigatrio poder ser admitido como Atividade Curricular, conforme previsto no Projeto Pedaggico de Curso. 3 O Estgio Curricular No Obrigatrio no dever interferir no perodo estabelecido para a concluso da Graduao. 4 Os Estgios Supervisionados, Obrigatrios e No Obrigatrios, dos Cursos de Graduao e de Educao Profissional da UFPA obedecero a Resoluo especfica. Art. 77. O discente em Estgio Curricular Obrigatrio ou No Obrigatrio ser acompanhado por um docente do Curso ao qual est vinculado e por um profissional da rea ligado Instituio concedente do Estgio. Art. 78. A Coordenao Geral dos Estgios dos Cursos de Graduao ser de competncia da PROEG, por meio do Comit Permanente de Estgio. Pargrafo nico. Cada Unidade, Subunidade ou Curso ter uma Coordenao de Estgio, constituda na forma definida pelo respectivo rgo Colegiado, em conformidade com Regulamento especfico.

CAPTULO VIII DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO Art. 79. O Trabalho de Concluso de Curso (TCC) uma Atividade Curricular Obrigatria, componente do Projeto Pedaggico do Curso, com o fim de sistematizar o conhecimento de natureza cientfica, artstica ou tecnolgica. Pargrafo nico. O Projeto Pedaggico dever prever as diferentes formas de concepo, desenvolvimento e apresentao do TCC. Art. 80. O TCC ser realizado em um dos campos do conhecimento do Curso, a partir de proposta do discente, com a concordncia do seu orientador. Pargrafo nico. O TCC dever ser elaborado individualmente, salvo casos devidamente justificados e aceitos pelo Conselho da Faculdade ou Escola. Art. 81. O TCC ser defendido em sesso pblica, perante Banca Examinadora constituda de, no mnimo, dois membros titulares, sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador, que presidir a sesso.

22
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

1 A sesso pblica ser organizada pela Faculdade ou Escola e realizada durante o perodo letivo. 2 A composio da Banca Examinadora dever ser proposta pelo orientador, de acordo com a temtica do TCC, em acordo com o discente. 3 O Conselho da Faculdade ou Escola poder credenciar membros externos Subunidade Acadmica, ou mesmo Instituio, caso necessrio, para fins de composio de Banca. Art. 82. O TCC ser orientado por docente da UFPA devidamente credenciado pelo Conselho da Faculdade ou Escola e vinculado rea temtica do trabalho, indicado, sempre que possvel, pelo prprio discente. Pargrafo nico. A critrio do Conselho da Faculdade ou Escola poder ser aceita orientao do TCC por profissional externo Instituio, desde que seja coorientado por docente vinculado ao Curso. Art. 83. A verso final do TCC dever ser entregue ao Conselho da Faculdade ou Escola em mdia digital, a fim de compor o banco de TCC.

CAPTULO IX DO CALENDRIO ACADMICO E DOS HORRIOS DE AULAS SEO I DO CALENDRIO ACADMICO Art. 84. Caber PROEG propor, anualmente, o Calendrio Acadmico da Instituio, para apreciao e aprovao pelo CONSEPE.

SEO II DOS TURNOS E HORRIOS DE AULAS

23
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 85. Os Cursos de Graduao da UFPA tero seus horrios disciplinados em Resoluo do CONSEPE e funcionaro nos turnos matutino, vespertino, noturno ou integral, este com funcionamento em dois turnos. Pargrafo nico. Os turnos de funcionamento dos Cursos de Graduao constaro do Edital do Processo Seletivo. Art. 86. Cada Unidade Acadmica dever ofertar pelo menos 1/3 (um tero) das vagas dos seus Cursos de Graduao no perodo noturno, nos termos do Regimento Geral da UFPA. 1 Caber Administrao Superior prover as condies de infraestrutura, apoio acadmico e administrativo para o desenvolvimento das Atividades Curriculares noturnas, quando necessrio. 2 Os Cursos diurnos e noturnos da mesma natureza devero possuir cargas horrias totais e durao de horas-aula idnticas. 3 Os Cursos noturnos podero ter reduzida a durao da jornada de atividades dirias e ampliado o seu tempo de durao em relao aos seus equivalentes diurnos. 4 As diferenas de durao do tempo acadmico, referidas no pargrafo 3, constaro do Projeto Pedaggico do Curso ou em Resolues do CONSEPE especficas para esse fim. Art. 87. Para efeito de contabilidade acadmica, cada hora-aula corresponder a 50 (cinquenta) minutos efetivos de atividades. Pargrafo nico. O planejamento das Atividades Curriculares dever garantir o cumprimento da carga horria total do Curso, conforme definido na legislao vigente.

CAPTULO X DO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ACADMICAS SEO I DOS PLANOS E PROGRAMAS DE ATIVIDADES ACADMICAS Art. 88. O Programa e o contedo das Atividades Curriculares de cada Curso sero definidos no mbito da Subunidade.

24
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 89. Caber s Subunidades Acadmicas reunir os docentes responsveis pelas Atividades Curriculares em cada perodo letivo, para fins de planejamento, acompanhamento e avaliao, em consonncia com o que estabelece o art. 6 deste Regulamento. 1 As reunies de planejamento e avaliao de cada perodo letivo tero perodos definidos no Calendrio Acadmico. 2 O conjunto das Atividades Curriculares ofertadas em um perodo letivo ter o seu programa e plano de ensino elaborados, de forma coletiva, pelo grupo de docentes designados ao seu magistrio e aprovados pelo Conselho da Faculdade ou Escola responsvel pelo Curso, em consonncia com as normas definidas na Resoluo que estabelece o currculo correspondente. 3 O docente dever apresentar e discutir com os discentes, no primeiro dia de aula, o Programa da Atividade Curricular e o respectivo Plano de Ensino.

SEO II DA AVALIAO E ACOMPANHAMENTO DOS CURSOS Art. 90. Fica institudo o Programa de Avaliao e Acompanhamento do Ensino de Graduao. 1 O Programa de Avaliao e Acompanhamento do Ensino de Graduao englobar: I autoavaliao dos Cursos de Graduao, obrigatria em cada perodo letivo, por meio do Sistema de Avaliao On-line (SIAV) e outros procedimentos complementares; II anlise dos resultados das avaliaes externas. 2 Cabe a cada Unidade Acadmica instituir, de acordo com as Subunidades, comisses internas de avaliao dos Projetos Pedaggicos dos Cursos. Art. 91. O Programa de Avaliao e Acompanhamento do Ensino de Graduao ter como objetivos: I - identificar situaes favorveis ou desfavorveis realizao do Projeto Pedaggico dos Cursos, em todas as suas dimenses; II - subsidiar deciso dos gestores que favoream a melhoria do Ensino de Graduao; III - subsidiar as aes previstas na Seo I deste captulo.

25
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 92. O cronograma de avaliao dos Cursos ser elaborado pela PROEG, em articulao com as Unidades Acadmicas. Art. 93. Caber PROEG orientar e acompanhar as atividades previstas neste captulo.

CAPTULO XI DO APROVEITAMENTO ACADMICO SEO I DA AVALIAO DA APRENDIZAGEM Art. 94. Para fins de avaliao de aprendizagem ser observado o estabelecido no Regimento Geral da UFPA. Art. 95. Para fins de registro do desempenho acadmico do discente no Histrico Escolar, sero considerados o conceito final e a frequncia em cada Atividade Curricular. Art. 96. O conceito final ser resultante do conjunto de procedimentos de avaliao, respeitado o que dispe o Regimento Geral da UFPA. 1 Os procedimentos de avaliao das Atividades Curriculares sero propostos pelo docente e referendados em reunio semestral de planejamento, em consonncia com o Projeto Pedaggico de Curso e o planejamento do perodo letivo. 2 O controle da frequncia s aulas ser atribuio do docente responsvel pela Atividade Curricular, sob a superviso da Direo/Coordenao da Subunidade Acadmica. Art. 97. Para fins de avaliao da aprendizagem, caber ao docente: I - apresentar sua turma, no incio do perodo letivo, os critrios de avaliao da aprendizagem conforme o plano de ensino; II - discutir com a turma os resultados de cada avaliao parcial, garantindo que esse procedimento se d antes da prxima verificao da aprendizagem; III - fazer o registro eletrnico do conceito final, de acordo com as orientaes do CIAC, no prazo mximo de 10 (dez) dias a contar do encerramento do perodo letivo.

26
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

SEO II DA AVALIAO SUBSTITUTIVA Art. 98. A Avaliao Substitutiva ser uma oportunidade oferecida ao discente que no obteve conceito aprovao na Atividade Curricular, mas com frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento). 1 Caber ao Conselho da Faculdade ou Escola decidir quanto adoo da Avaliao Substitutiva no Curso e definir os critrios e procedimentos para a sua realizao. 2 A Avaliao Substitutiva no se aplicar a Atividades Curriculares de natureza essencialmente prtica. 3 O conceito final dever ser substitudo pelo novo conceito obtido com a realizao da Avaliao Substitutiva, nos prazos fixados no Calendrio Acadmico. 4 No haver segunda chamada para a Avaliao Substitutiva.

SEO III DOS INDICADORES Art. 99. O Coeficiente de Rendimento (CR) o ndice que mede o desempenho acadmico do discente em cada perodo letivo cursado, e na ntegra do seu percurso acadmico. Art. 100. O Coeficiente de Rendimento do Perodo Letivo (CRPL) a mdia ponderada dos resultados das avaliaes do perodo letivo e sua expresso ser objeto de regulamentao prpria. Art. 101. O Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) a mdia ponderada dos resultados das avaliaes de todo o percurso acadmico do discente.

SEO IV DA SEGUNDA CHAMADA Art. 102. O discente que, por impedimento legal, doena atestada por servio mdico de sade ou motivo de fora maior, devidamente comprovado, faltar a um momento de verificao de aprendizagem, poder requerer a realizao de segunda chamada direo da Subunidade Acadmica em at setenta e duas horas teis aps a realizao da primeira chamada.

27
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

SEO V DA REVISO DE CONCEITO Art. 103. A reviso de conceito dever ser solicitada por meio de requerimento formalizado pelo discente junto Subunidade Acadmica, em at trs dias aps a divulgao do conceito, de acordo com o Regimento Geral da UFPA. Art. 104. O processo dever ser analisado por uma Comisso composta por 3 (trs) docentes, nomeada pelo Diretor da Faculdade ou Escola, excetuando-se o docente envolvido no processo. 1 A Comisso ouvir o docente e o discente em questo, alm de outros que considerar necessrio, para emitir parecer conclusivo, a ser analisado e homologado pelo Conselho da Faculdade ou Escola. 2 A Comisso emitir parecer no prazo de at 5 (cinco) dias teis aps o ato de sua nomeao.

CAPTULO XII DA PERDA DO VNCULO INSTITUCIONAL E DO PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS SEO I DA PERDA DO VNCULO INSTITUCIONAL Art. 105. O discente perder sua vaga na UFPA quando: I - no efetivar a matrcula no 1 perodo letivo de ingresso na Instituio; II - o perodo cumulativo de trancamento ultrapassar 2 (dois) perodos letivos consecutivos ou 4 (quatro) intercalados; III - Quando obtiver CRPL igual zero em trs perodos letivos consecutivos; IV - no integralizar o Curso dentro do tempo mximo estabelecido pelo CONSEPE; V - descumprir protocolos de convnios; VI - manifestar-se espontaneamente pela desvinculao institucional.

28
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 106. Caber ao CIAC informar a Subunidade Acadmica, a cada perodo letivo de funcionamento do Curso, a relao de discentes que estiverem em situao de perda do vnculo institucional. Art. 107. Caber Subunidade instaurar o processo de perda de vnculo institucional para fins de deciso do Conselho, garantida a publicidade acerca da deliberao. Art. 108. O Conselho da Subunidade Acadmica, Conselho do Campus ou Congregao da Unidade Acadmica e o CONSEPE, nesta ordem, constituem instncias recursais contra a perda do vnculo institucional. Pargrafo nico. Procedente o recurso, caber instncia recursal a definio do tempo adicional a ser concedido para a concluso do Curso.

SEO II DA GERAO E DO PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS Art. 109. Sero consideradas vagas ociosas as resultantes de: I - cancelamento do registro acadmico de discente regular; II - falecimento; III - transferncia para outras Instituies; IV - troca de turno, Curso ou sede; V - desistncia; VI - no preenchimento de vaga em Processos Seletivos. Art. 110. O clculo das vagas ociosas em um Curso/turno resultar da soma de vagas mencionadas no artigo anterior, subtrado o nmero de transferncias especiais recebidas. 1 Transferncia especial o registro de discente que tenha ingressado na UFPA por transferncia obrigatria, de acordo com a Lei n. 9.536/97, pelo Programa de Estudantes-Convnio de Graduao (PEC-G), por outros convnios de mobilidade acadmica ou determinao judicial. 2 As vagas ociosas sero contabilizadas pelo CIAC e fixadas pelo CONSEPE. Art. 111. O preenchimento de vagas ociosas ser realizado por meio de Processo Seletivo para Mobilidade Acadmica, a ser realizado em duas etapas:

29
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

I - Interno exclusivamente para discentes da UFPA; II - Externo exclusivamente para discentes de outras Instituies de Ensino Superior. Pargrafo nico. Critrios e procedimentos adicionais sero regulamentados em Resoluo do CONSEPE.

CAPITULO XIII DA EDUCAO INCLUSIVA E DOS TRATAMENTOS ESPECFICOS Art. 112. Os Conselhos das Subunidades Acadmicas devero prover iniciativas que contemplem o princpio da incluso social nas propostas curriculares de seus Cursos de Graduao, garantindo aes voltadas para a Educao Especial. 1 Caber Administrao Superior prover as Unidades Acadmicas de recursos oramentrios e financeiros que garantam condies favorveis indispensveis realizao das orientaes inclusivas, a partir de demanda informada a cada perodo letivo. 2 A incluso mencionada no caput deste artigo refere-se a responsabilidades concernentes ao atendimento de discentes portadores de necessidades especiais, como: I - recursos didtico-pedaggicos; II - acesso s dependncias das Unidades e Subunidades Acadmicas; III - pessoal docente e tcnico capacitado; IV - oferta de Cursos que possam contribuir para o aperfeioamento das aes didticopedaggicas.

CAPITULO XIV DO HISTRICO ESCOLAR Art. 113. O registro das Atividades Curriculares realizadas pelo discente dever compor o seu Histrico Escolar, que pode ser Parcial ou Final. 1 Histrico Escolar Parcial o documento que demonstra, antes da concluso do Curso, o percurso de integralizao curricular do discente.

30
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

2 Histrico Escolar Final o documento que demonstra, aps a concluso do Curso, o percurso completo de integralizao curricular do discente. Art. 114. O Histrico Escolar Parcial poder ser certificado pela Direo da Subunidade Acadmica respectiva. Art. 115. A certificao do Histrico Escolar Final ser de competncia exclusiva do CIAC.

CAPITULO XV DA INTEGRALIZAO CURRICULAR SEO I DA INTEGRALIZAO CURRICULAR Art. 116. A integralizao curricular dar-se- pela realizao, com aproveitamento, de todas as Atividades Curriculares previstas no Projeto Pedaggico de Curso, por parte do discente, observadas as exigncias de mbito institucional e federal pertinentes. Art. 117. O processo de integralizao curricular ser formalizado pela Subunidade Acadmica e enviado ao Centro de Registro e Indicadores Acadmicos, no mximo 45 (quarenta e cinco) dias aps o final do respectivo perodo letivo. 1 Processada a conferncia final da integralizao curricular, o CIAC expedir, em at 45 (quarenta e cinco) dias, os Diplomas devidamente registrados, de forma que os mesmos estejam disponveis na solenidade da Colao de Grau. 2 Os perodos de que trata o caput do artigo sero estabelecidos no Calendrio Acadmico. 3 Os Cursos que, por determinao de normas do Ministrio da Educao (MEC), demandarem tempo especial, tero prazos diferenciados divulgados pela PROEG.

SEO II DOS PRAZOS

31
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 118. Os prazos mximos para integralizao curricular sero definidos nas Resolues que aprovam os Projetos Pedaggicos dos respectivos Cursos, observada a legislao em vigor.

SEO III DA OUTORGA DO GRAU Art. 119. As Colaes de Grau ocorrero em datas estabelecidas pelas Unidades Acadmicas, nos perodos definidos no Calendrio Acadmico. 1 Caber ao CIAC, aps a conferncia do processo de integralizao curricular encaminhado pela Subunidade Acadmica, expedir a lista oficial dos concluintes aptos a colar Grau. 2 Os procedimentos de Colao de Grau sero realizados pela Unidade Acadmica, a partir do recebimento da lista oficial a que se refere o pargrafo primeiro. 3 A Outorga do Grau ocorrer em solenidade pblica oficial presidida pelo Reitor, pelo Diretor da Unidade ou Subunidade Acadmica ou, em caso de impedimento, por seus representantes legais. 4 A solenidade de Colao de Grau tambm poder ocorrer em separado, na Unidade Acadmica, com a presena do Diretor ou de seu representante e de dois professores, no mnimo. 5 Na impossibilidade de participao na cerimnia oficial, o concluinte dever solicitar Subunidade Acadmica que encaminhe Direo da Unidade o pedido de Colao de Grau em data diferente da estabelecida inicialmente. 6 A documentao referente Colao de Grau dever ser assinada pela autoridade que preside o ato solene, pelo graduando e pelos demais componentes da mesa.

CAPTULO XVI DA REVALIDAO DE DIPLOMAS DE GRADUAO

32
Resoluo n. 4.399 CONSEPE, de 14.5.2013 Anexo

Art. 120. A Universidade Federal do Par proceder avaliao para julgamento de Revalidao de Diplomas de Graduao emitidos no exterior, de acordo com o disposto na legislao federal pertinente e norma especfica emanada do CONSEPE.

TTULO III DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 121. Aos discentes matriculados sob o regime acadmico em vigor at a data da aprovao deste Regulamento estar garantida a manuteno das regras vigentes, pelo tempo necessrio para a integralizao curricular. Art. 122. Os discentes vinculados s regras em vigor at a data da aprovao deste Regulamento podero optar pelas novas regras, em consonncia com as normas das respectivas Unidades e Subunidades Acadmicas.

TTULO IV DAS DISPOSIES FINAIS Art. 123. Os casos omissos sero resolvidos pelo CONSEPE.

Potrebbero piacerti anche