Sei sulla pagina 1di 22

Governo do Estado do Par Secretaria Especial de Estado de Produo Secretaria Executiva de Cincia, T ecnologia e Meio Ambiente Secretaria Executiva

de Indstria, Comrcio e Minerao

Belm SECTAM 2003

SIMO ROBINSON OLIVEIRA JATENE Governo do Estado do Par FRANCISCO SRGIO BELICH DE SOUZA LEO Secretaria Especial de Estado de Produo MANOEL GABRIEL SIQUEIRA GUERREIRO Secretaria Executiva de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente RAMIRO JAYME BENTES Secretaria Executiva de Indstria, Comrcio e Minerao PROGRAMA PARAENSE DE TECNOLOGIAS APROPRIADAS PPTA Coordenao: Claudio Cavalcanti Ribeiro Equipe Tcnica: Anderson Clayton Barra Lima (SECTAM / PPTA) Brena Renata Maciel Nazar (SECTAM / PPTA) Maria Carolina Ferreira Viggiano (SECTAM / PPTA) Maria das Graas Ohashi Carmona (SECTAM / PPTA) Dr. Taylor Arajo Collyer (SEICOM / Diretoria de Minerao) Editorao e Arte da Capa: Brena Renata Maciel Nazar Normalizao Bibliogrfica: Ana Margarida Vianna Rodrigues Mara Georgete de C. Raiol Dados Internacionais de Catalogao-na-Publicao. (Biblioteca da SECTAM, Belm, Par)
Par. Secretaria Executiva de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente. Programa Paraense de Tecnologias. Gemas em Destaque / Secretaria Executiva de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente.- - Belm: SECTAM/SEICOM, 2003. il.--(Srie Joalheiro; n.2) 1. Joalheiro. 2. Gemas. I. Secretaria Executiva de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente II. Programa Paraense de Tecnologias Apropriadas III. Ttulo.IV.Srie. CDD-553.8
Tv. Lomas Valentinas, 2717 - Marco. Belm - Par - Brasil. CEP 66095-770 Telefones: (91) 276-5982, 276-5100 R-234. Fax: (91) 276-1909 http://www.sectam.pa.gov.br

Agradecimentos

Para a elaborao desta cartilha contamos com a colaborao de diversos profissionais de instituies ligadas a rea, o que enriqueceu seu contedo. Agradecemos ao CEFET/PA, na pessoa do Professor Dr. Carlos de Jesus Cristino Filho pelas indicaes das referncias bibliogrficas importantes para a pesquisa. ETPP - Escola de Trabalho e Produo do Par, pela consultoria dos tcnicos Rosngela Gouvea e Jos Tadeu Nunes. Ao Portal Joiabr (http://www.joiasbr.com.br) pela autorizao concedida para reproduo das informaes contidas em seu site.

Sumrio
Apresentao Introduo Toque Cultural: A Origem das Gemas Voc Sabe o Que So Gemas? Tipos de Gemas Caractersticas Gerais Valorize Sua Gema Cuidados Com a Sua Gema Algumas Gemas do Estado do Par Sua Pele, Sua Gema Histrias e Lendas Curiosidades Bibliografia 07 09 11 12 12 13 15 17 18 19 20 22 24

Apresentao
Prezado Produtor,

O Governo do Estado do Par e a Secretaria Especial de Estado de Produo atravs da Secretaria Executiva de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente - SECTAM com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnolgico - CNPq, tem a satisfao de lanar esta publicao. Este mais um produto do Programa Paraense de Tecnologias Apropriadas - PPTA, que tem por finalidade contribuir para promover a reduo da distncia existente entre o setor produtivo e aquele que desenvolve o conhecimento cientfico e tecnolgico, contribuindo assim para o processo de agregao de valor ao produto paraense. O PPTA, voltado principalmente para os micro e pequenos empreendimentos, um dos componentes de uma estratgia maior do governo estadual, na qual o Governo Simo Jatene, dando prosseguimento ao projeto que vem sendo desenvolvido no Estado ao longo dos ltimos 8 anos, atua no sentido de verticalizar cada vez mais a produo interna, rompendo com o modelo extrativista que nos foi imposto ao longo de todos estes sculos, a partir de uma perspectiva de expanso das oportunidades de trabalho, de gerao de renda e da reduo de desigualdades. O Programa teve incio em outubro de 2000, e vem atuando a partir de critrios definidos pelo Governo do Estado e seus parceiros, nos setores de Floricultura, Fruticultura, Jias e Artesanato Mineral, Mveis e Artefatos de Madeira, OleiroCermico, contando ainda com o apoio dos setores de Informaes Tecnolgicas e de Apoio ao Processo de Gesto em Comunidades. Aproveitamos para agradecer a todos os nossos parceiros e sociedade civil, que nos ajudaram a chegar aos resultados que ora apresentamos atravs desta publicao.

Manuel Gabriel Siqueira Guerreiro Secretrio Executivo de Cincia, Tecnologia e Meio Ambiente

07

Introduo
No ano 2002, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o volume de exportaes de gemas, metais preciosos, jias e afins, foi de US$ 695.000.000, dos quais o Par contribuiu com US$ 51.484.000, ocupando a segunda posio no ranking, ficando atrs do Estado de Minas Gerais. Estima-se no Par uma produo anual de gemas brutas em torno de mil toneladas, entretanto, no h registro em 2002 de nenhuma participao dessa produo na exportao do Estado. Do grupo dos silicatos, o cristal de rocha a gema de maior incidncia no Estado, seguido de ametista, citrino, opala, malaquita, granada, diamante entre outras. O Par tem como poltica verticalizar parte da produo de minerais preciosos, estimulando a criao de empresas e cooperativas, tendo em vista a gerao de trabalho, ocupao e renda populao das regies onde ocorrem as gemas. Com esse propsito, foi firmada a parceria entre a SETEPS, SEICOM, SECULT e SEBRAE/PA, para a criao do Programa de Desenvolvimento de Gemas e Jias do Estado do Par (Plo Joalheiro), resultando na criao do Espao So Jos Liberto. Abrem-se assim, as portas para divulgao e comercializao dos produtos (gemas lapidadas e jias) criados por profissionais locais , que buscam na regionalidade cultural a marca das peas. Esta cartilha, segunda da srie Joalheiro, produzida pela SECTAM, em parceria com a SEICOM atravs do Programa Paraense de Tecnologias Apropriadas - PPTA, apresenta as principais caractersticas das gemas, em especial as encontradas no Estado do Par, tais como: talhe, lapidao, dureza e cor, em busca da valorizao e utilizao dessas gemas nos produtos da regio.

09

Toque Cultural: A Origem das Gemas


H mais de 7000 anos, as gemas despertam o interesse dos homens. As primeiras a serem conhecidas foram: ametista, cristal de rocha, mbar, granada, jade, jaspe, coral, lpis-lazli, prola, serpentina, esmeralda e turquesa. Naquela poca, elas eram de domnio apenas da nobreza que, para marcar ainda mais sua posio social, riqueza e poder, as incrustavam nas jias que serviam de carimbo e nos selos de suas correspondncias. Em tempos remotos, quando o conhecimento cientfico era pouco desenvolvido, as gemas eram envoltas por uma aura de mistrio, algo quase espiritual. A utilizao das pedras como adorno, segundo estudiosos, no um acaso, nem devido a sua resistncia fsica, mas sim por essa aluso ao plano espiritual, acreditando que elas atrassem energia capaz de provocar a cura de males do corpo e da alma, atravs dos minerais em forma de cristal. Essa era a razo delas serem tidas como amuletos e talisms. Pensava-se tambm que elas ofereciam proteo contra fantasmas e agradavam anjos e santos, que podiam repelir o mal, preservar a sade, proteger contra veneno e contra a misria. Elas tambm tornavam princesas graciosas e conduziam marinheiros de volta pra casa. Por outro lado, a necessidade das pessoas em utilizar enfeites e adornos que realcem a beleza fsica, fez com que desde o incio da civilizao humana, os mais diversos artefatos tenham sido utilizados com este fim, em particular, aqueles que possuem as caractersticas de: beleza, cor, brilho, dureza, raridade e aspecto mstico. Existem superties relacionadas aos mais variados tipos de gemas, um exemplo disso so as que precisavam de lapidao para mostrar seu brilho e beleza simbolizando uma humanidade que precisava ser purificada, enquanto que os cristais de rocha mais puros, eram o smbolo da virtude perfeita. A iconografia crist interpreta-os como smbolos da Virgem Maria. Muitas vezes esses cristais eram utilizados como corpos refletores auxiliando a meditao e exercendo poder curativo. 11

Atualmente as correntes esotricas designam certas qualidades e ddivas para as gemas utilizando-as em diversos tratamentos inclusive na cromoterapia*. A aplicao das gemas em vestimentas, imagens sagradas, jias e adornos, fez com que as gemas comeassem a ser adquiridas com finalidade de investimento seguro e de fcil transformao em moeda. Hoje, as jias so adquiridas com a finalidade de satisfazer o desejo e pela beleza das peas, nas quais as gemas aumentam o brilho e fascnio.

Voc sabe o que so gemas?


O Instituto Brasileiro de Gemologia e Minerologia IBRAGEM, define como gema a substncia que, por apresentar atributos como tradio, beleza, dureza, moda e raridade, utilizada como jia ou adorno.

Tipos de Gemas
As gemas podem ser de quatro tipos:

So as gemas criadas pelo homem sem correspondentes na natureza. Ex: zircnia cbica estabilizada

So aquelas de origem mineral, ou seja, so compostas por minerais individuais (opalas, ametistas e turmalinas), ou por rochas granitides, diorito e mrmore, dentre outras.
* A Cromoterapia a cincia que emprega a energia das cores para reestabilizar o equilbrio do organismo, trabalhando os pontos de captao de energia do ser humano.

12

So gemas produzidas artificialmente pelo homem com correspondentes na natureza. Ex: rubi sinttico, safira sinttica etc.

So aquelas de origem animal ou vegetal, ou seja, no so compostas por minerais e no provm de rochas. Ex: mbar, prola, marfim, coral, fsseis, sementes etc.

So as gemas beneficiadas por algum processo de melhoramento da sua beleza. Ex: radioatividade, leos, opticum, etc.

Caractersticas Gerais
Peso
As gemas so medidas pelo peso, cuja unidade o quilate (ct, derivada do rabe karat que o ingls alterou para caract), onde 1ct=0.2g=100 pontos (1 ponto pt=0.01ct). No caso das prolas a unidade de medida o gro, que corresponde a 0,05 gramas = 0,25 ou 1/4 do quilate.

Talhe
So sete os principais talhes utilizados nas gemas, so eles:

13

NAVETE ou MARQUISE

GOTA, PRA OU LGRIMA

Tanto o talhe esmeralda quanto o baguete podem ser quadrados ou retangulares

Lapidao
Lapidar uma gema significa dar forma para realar a cor, o brilho ou algum efeito tico que destaque a beleza. O corte ou polimento das faces muito importante, tendo a capacidade de valorizar ou depreciar uma gema. H lapidaes de diversos tipos, mas elas podem ser divididas em trs grupos: em facetas, lisa e mista. O primeiro tipo utilizado normalmente em gemas transparentes, j que o fato de possuir vrias e pequenas superfcies lisas acabam por conferir gema, atravs da reflexo de luz, um brilho e um jogo de cores que a realam ainda mais, o segundo tipo apropriado para gemas opacas e o terceiro tipo pode ser empregado tanto em gemas transparentes quanto em gemas opacas. A qualidade da lapidao valoriza o talhe, observe na lapidao: Contorno bem balanceado; Boa proporo entre comprimento e largura; Perfil bem equilibrado; Porcentagem de altura total deve girar em torno de 65% de largura; Altura da coroa e profundidade do pavilho (1/4 e 1/3 deve estar acima do rondzio e 2/3 e 3/4 devem estar abaixo do rondizo); Excesso de peso no pavilho; Mesa Faceta Estrela Tamanho da mesa; Faceta Bezel Brilho. Faceta Rondiz Superior

14
Culaa

Rondiz Faceta Rondiz Inferior Faceta Pavilho

Valorize Sua Gema


Lapidao em Talhe Facetado

15

Lapidao em Talhe Liso

Lapidao em Talhe Misto

16

Cor da Gema
uma caracterstica importante nas gemas, podendo ser usada como um dos parmetros de identificao, apesar de que uma mesma gema pode ter diversas cores. A cor produzida pela absoro total ou parcial da luz; luz uma vibrao eletromagntica de determinados comprimentos de onda.

Cuidados com a sua Gema


Ametista, citrino e cristal de rocha: evitar atividades em que a gema possa sofrer riscos; Opala: o contato com o calor faz a gema perder a gua existente em sua composio (at mais ou menos 30%), provocando fissuras. Aconselha-se guard-la em algodo mido ou embeb-la em azeite ou leo hidratante. sensvel presso, golpes, cidos e lcalis; Malaquita: evitar aspirar o p resultante de frico da gema pois contm altos teores de cobre prejudiciais sade; Diamante: apesar de ser a gema mais resistente a risco, sensvel ao choque; Prola: sensvel ao calor, cosmticos, remdios, suor e produtos qumicos. A acidez altera o formato e a forma original em at 50% em menos de 10 anos e pode provocar escurecimento ou escamao. Aps o uso, limpla com flanela e guard-la separada das demais jias em uma caixa arejada, lav-la com sabo neutro e gua fria e destilada ou friccion-la em azeite de oliva ou leo de amndoa.

17

Algumas Gemas do Estado do Par


A seguir sero citadas as gemas inorgnicas mais exploradas no Estado e suas principais caractersticas. Grupo: Slica Dureza de Mohs: 7 Cor predominante: violeta Talhe recomendado: facetado Municpios onde ocorre: Marab, So Flix do Xingu, Parauapebas, Monte Alegre e Placas.

Grupo: Slica Dureza de Mohs: 7 Cores predominantes: amarela, laranja e vermelho Talhe recomendado: facetado Municpios onde ocorre: Parauapebas. Grupo: Slica Dureza de Mohs: 7 Cor predominante: incolor Talhe recomendado: facetado Municpios onde ocorre: Marab, So Joo do Araguaia, Parauapebas, So Geraldo do Araguaia e Floresta do Araguaia.

Dureza de Mohs: 10 Cores predominantes: incolor, amarelo e verde Talhe recomendado: facetado Municpio que ocorre: Itupiranga, Marab, So Geraldo do Araguaia, Palestina do Par, Brejo Grande do Araguaia e Floresta do Araguaia.

18

Grupo: Carbonatos Dureza de Mohs: 3,5 - 4 Cor predominante: verde Talhe recomendado: liso-plano ou convexo (cabocho) Municpios onde ocorre: Curionpolis e So Flix do Xingu. Grupo: Slica Dureza de Mohs: 5,5 - 6,5 Cores predominantes: amarela, vermelha, incolor e leitosa. Talhe recomendado: liso-plano ou convexo (cabocho) Municpios onde ocorre: So Geraldo do Araguaia e Conceio do Araguaia.

Grupo: Turmalinas Dureza de Mohs: 7 - 7,5 Cores predominantes: verde (verdelita), preta (scholita) e incolor (acrota). Talhe recomendado: facetado Municpios onde ocorre: So Geraldo do Araguaia, Conceio do Araguaia e Santana do Araguaia.

Sua Pele, Sua Gema


Esmeralda, jade, turmalina, rubi, rubelita, espinlio, tanzanita, lpis-lzuli, gua-marinha e topzio azul. Ametista, safira, rubi, espinlio, tanzanita, corais, mbar e t opzio ( azul e laranja). Berilo, peridoto, esmeralda, turmalina, safira, rubi, espinlio, citrino, ametista, topzio (amarelo e alaranjado), corais e mbar.

19

Jade, citrino, rubi, esmeralda, safira e topzio (azul escuro).

Topzio (amarelo, azul e alaranjado), gua-marinha, citrino, corais, mbar, safira, rubi, rubelita, granada, calcednia e opalas.

Cabelos ruivos: gua-marinha, topzio, berilo, opala, peridoto, granada, coral e mbar. Cabelos louros: Granada, rubi, tanzanita, topzio, gua-marinha e peridoto.

Histrias e Lendas
MALAQUITA Sua caracterstica mais marcante a cor verde, com bandas claras e escuras e anis concntricos. Devido a sua cor, era conhecida pelos gregos como MALAKHE, que significa Malva. Na antiguidade a malaquita era usada para vrios fins, os egpcios a usavam pulverizada como remdio para os olhos. Clepatra usava p de malaquita como comstico e na Itlia a malaquita era utilizada contra o mau olhado. Em algumas partes da Alemanha, a malaquita dividia com a turquesa a reputao de proteger o usurio do perigo de quedas. Dizia-se que ela dava um aviso do perigo prximo, quebrando-se em pedaos. As coroas dos Faras quase sempre possuiam malaquitas aplicadas, pois estavam convencidos de que sua influncia favorecia a justia e o equilbrio das decises.

20

OPALA O primeiro nome veio do snscrito UPALA, que significa pedra valiosa. uma pedra composta de slica com at aproximadamente 30% de lquido, por isso para v-la sempre bonita, deve-se mant-la imersa em leo ou creme hidratante. Seu nome tem batizado o fnomeno da opalescncia, que consiste na reflexo da luz, fazendo com que suas cores sejam variadas dependendo do ponto de observao. Na Idade Mdia, dizia-se que a opala curava doenas dos olhos e o poder mgico da pedra poderia supostamente tornar seu usurio invisvel. Por causa desse atributo, era chamada de protetora dos ladres. Dizia-se tambm que as moas louras valorizavam acima de tudo colares de opala, pois quando usavam esses ornamentos seus cabelos guardavam sua linda cor. TURMALINA O povo do Sri Lanka (ndia), desde 1703, j a chamava de TORAMALLI, que significa pedra colorida. Nenhuma outra pedra to complexa quanto a turmalina, que chega a ter uma ocorrncia de mais de 100 cores. A turmalina uma pedra piroeltrica, ou seja, ao ser, por exemplo, aquecida, desenvolve uma carga esttica que atrai poeira e outras partculas leves para sua superfcie, por isso os holandeses a chamam de tira-cinza, usando-a para tirar cinzas dos cachimbos. No passado, ela era considerada a pedra da sorte de escritores, atores e artistas. CITRINO O nome citrino derivado de sua cor amarelo-limo (do latim, citrus). A maioria dos citrinos que se encontram no mercado so na realidade ametistas que quando aquecidas adquirem a cor do citrino. Os citrinos de cor natural no so raros e geralmente so chamados, erroneamente de topzio. A histria conta que esta gema filha da ametista. Quando nasceu, os raios brilhantes do sol bateram em seu rosto dando a ela uma aura dourada e radiante. Sua energia focaliza a mente, as emoes e as intuies. 21

AMETISTA O nome vem dos gregos que a chamavam de AMETHYSTOS, que significava Contra a embriagus. Pertence a famlia da slica e sua cor est baseada em tons de violeta. Tradicionalmente era recomendada para a cura do alcoolismo. Diziam que o seu uso tinha um efeito poderoso naqueles que usavam muito frequentemente o copo. Essa idia da sobriedade nos tempos antigos, tinha uma base simples: servia-se vinho em xcaras de ametista talhada. A cor prpura reforava, naturalmente, a cor do vinho, permitindo que os servos o aguassem ou mesmo servissem gua pura aos amos, bbados demais para perceber a diferena. No sculo XV, acreditava-se que a ametista tinha o poder de controlar pensamentos malficos.

Curiosidades
Fala-se em pedra preciosa e semi-preciosa. Define-se como preciosas aquelas mais duras, resistentes e raras, j as mais moles so classificadas como semi-preciosas. Trata-se de definies errneas, pois algumas semi-preciosas podem ter maior valor que as chamadas preciosas. A origem das prolas orgnica e se d atravs de um processo de defesa natural, em que a ostra perlfera para se defender de corpos estranhos, gros de areia ou parasitas, lana sobre esta, camadas finas e concntricas de uma substncia dura e lisa (ncar), imobilizando e combatendo futuras inflamaes. A entrada de corpo estranho na ostra pode ser acidental ou induzida pelo homem. Em ambos os casos, a natureza leva aproximadamente dois anos para produzir a prola.

22

Para um diamante, o ideal ser totalmente incolor e com tima transparncia. No entanto, sua cor pode variar nas diversas tonalidades do amarelo, do verde e do cinza. Brilhante um tipo de talhe, no um tipo de gema. Entretanto, os diamantes lapidados nesta forma so chamados de brilhantes. No confunda talhe com lapidao. O talhe o formato determinado por uma pessoa, limitado pela capacidade tcnica e criativa do arteso. E junto com a lapidao influi na qualidade e no valor da gema.

23

Bibliografia
FILHO, Carlos de Jesus Cristino. Conceito de gemas gemas. Belm, 2002. Entrevista concedida a Anderson Clayton Barra Lima em jun. 2002. H I S T R I A S e l e n d a s . D i s p o n v e l e m : <http://www.joiasbr.com.br/curiosidades/hl1.htm>. Acesso em: 29 jul. 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEMAS E METAIS PRECIOSOS. Disponvel em: <http://www.ibgm.com.br>. Acesso em: 29 jul. 2002. OURIVESARIA ALIANA. Pedras preciosas. Disponvel em: <http://www.ourivesariaalianca.com>.Acesso em: 29 jul.2002. PAR. Secretaria Executiva de Indstria, Comrcio e Minerao. Mapas Gemolgico e de oportunidades de investimentos do Estado do Par: Par mapa de ocorrncias. Disponvel em: <http://www.seicom.pa.gov.br/mapas.html>. Acesso em: 10 out.2002. SALM, Carlos. Jias Jias: criao e designer. [s.1]: Hedra, 1998. 197p. SCHUMANN, Walter. Gemas do mundo mundo. Traduo Rui Ribeiro Franco; Mrio Del Rey. 3. ed. Rio de Janeiro: Livro Tcnico, 1985. 254p.

24

Potrebbero piacerti anche