Sei sulla pagina 1di 32

LEI LEI COMPLEMENTAR N.

040/2006 40/2006
DISPE SOBRE O CDIGO DE POSTURAS MUNICPIO DE RIBEIRO DAS NEVES. DO

O POVO DO MUNICPIO DE RIBEIRO DAS NEVES, POR SEUS REPRESENTANTES NA CMARA MUNICIPAL, APROVOU, E EU, PREFEITO MUNICIPAL EM SEU NOME, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

TTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

ART. 1 - Este Cdigo contm as medidas de polcia administrativa, a cargo do Municpio em matria de higiene pblica, do bem estar pblico, costumes, segurana, ordem pblica, proteo e conservao do meio ambiente, nomenclatura de vias,numerao de edificaes, funcionamento e localizao dos estabelecimentos comerciais,industriais e prestadores de servios, estatuindo as necessrias relaes entre o poder pblico local e os muncipes. 1. O disposto no presente Cdigo no desobriga o cumprimento das normas internas em edificaes e estabelecimentos, no que couber. 2. Ao Prefeito e, em geral, aos servidores pblicos municipais compete zelar pela observncia dos preceitos deste cdigo. 3. Toda Pessoa Fsica ou Jurdica, sujeita s prescries deste Cdigo, fica obrigada a facilitar, por todos os meios, a fiscalizao municipal no desempenho de suas funes legais. ART. 2 - As disposies sobre a utilizao das reas contidas neste Cdigo e complementares s Leis Municipais de Uso e Ocupao do Solo, do Cdigo de Obras Cdigo Sanitrio, visam: I - assegurar a observncia de padres mnimos de segurana, higiene, salubridade e conforto dos espaos e edificaes deste municpio. II - garantir o respeito s relaes sociais e culturais, especficas da regio; III - estabelecer padres relativos a qualidade de vida e de conforto ambiental; IV - promover a segurana e harmonia dentre os muncipes.

TTULO II DAS POSTURAS MUNICIPAIS CAPTULO I DA HIGIENE PBLICA ART. 3 - A fiscalizao sanitria abrange especialmente a limpeza das vias pblicas, das habitaes particulares e coletivas, dos estbulos, cocheiras e pocilgas, bem como de todos os estabelecimentos de alimentao, incluindo aqueles onde se fabriquem ou vendam bebidas e produtos alimentcios, aqueles que prestem servios a terceiros. ART. 4 - Em cada inspeo em que for verificada irregularidade, apresentar o funcionrio competente um relatrio circunstanciado, sugerindo medidas ou solicitando providncias a bem da higiene pblica. Pargrafo nico. A Prefeitura tomar as providncias cabveis ao caso, quando o mesmo for da alada do governo municipal, ou remeter cpia do relatrio s autoridades federais ou estaduais competentes, quando as providncias necessrias forem da alada das mesmas. SEO I DA HIGIENE DAS VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS ART. 5 - O servio de limpeza das ruas, praas e logradouros pblicos ser executado direta ou indiretamente pela Prefeitura, bem como o servio de coleta de lixo domiciliar. ART. 6 - Os moradores, os comerciantes e os industriais so responsveis pela limpeza do passeio e sarjeta fronteirios sua residncia ou estabelecimento. 1. A lavagem ou varredura do passeio e sarjeta dever ser efetuada em hora conveniente e de pouco trnsito. 2. proibido varrer lixo, detritos slidos de qualquer natureza, para os coletores ou "bocas de lobo" dos logradouros pblicos. 3. proibido fazer a varredura do interior dos prdios, dos terrenos e dos veculos para via pblica, bem como despejar ou atirar lixo e detritos sobre o leito de logradouros pblicos. ART. 7 - A ningum licito, sob qualquer pretexto, impedir ou dificultar o livre escoamento das guas pelos canos, valas, sarjetas ou canais das vias pblicas,danificando ou obstruindo tais servides. ART. 8 - A coleta e o transporte do lixo, terra, materiais de construo, entulhos, ser feito em veculos contendo dispositivos que impeam, durante o trajeto, a queda de partculas nas vias pblicas.

ART. 9 - Para preservar de maneira geral a higiene pblica, fica proibido: I - consentir o escoamento de guas servidas das residncias e dos estabelecimentos comerciais e industriais para as ruas; II - consentir, sem as precaues devidas, a permanncia nas vias pblicas de quaisquer materiais que possam comprometer o asseio das mesmas; III - queimar ou incinerar, mesmo nos prprios quintais, lixo ou quaisquer corpos em quantidade capaz de molestar a vizinhana; IV - lavar roupas em logradouros ou vias pblicas; V - estender roupas para secagem, defronte as vias e logradouros pblicos; VI - o assoreamento de fundo de vale atravs da colocao de lixo, entulhos e outros materiais; VII - a colocao de cartazes e anncios, bem como a fixao de cabos nos elementos da arborizao pblica, sem a autorizao da Prefeitura Municipal. ART. 10 - proibido comprometer, por qualquer forma, a limpeza das guas destinadas ao consumo pblico ou particular. SEO II DA HIGIENE DAS HABITAES ART. 11 - Os proprietrios, inquilinos ou outros ocupantes de imveis, so obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, ptios, terrenos e edificaes. 1. No permitida a existncia de terrenos cobertos de mato, pantanosos, com gua estagnada ou servindo como depsito de lixo dentro dos limites do Municpio. 2. As providncias para o escoamento das guas estagnadas em terrenos particulares competem ao respectivo proprietrio. ART. 12 - As chamins, de qualquer espcie de foges de casas particulares, de restaurantes, penses, hotis, estabelecimentos comerciais e industriais de qualquer natureza, tero altura suficiente para que a fumaa, a fuligem e outros resduos que possam expelir, no incomodem os vizinhos. ART. 13 - Nenhum prdio situado em via pblica dotado de rede de gua e esgoto sanitrio, poder ser habitado sem que disponha dessas utilidades. ART. 14 - Sero vistoriadas pelo rgo competente da Prefeitura as habitaes suspeitas de insalubridade a fim de se verificar: I - aquelas cuja insalubridade possa ser removida com relativa facilidade, caso em que sero intimados os respectivos proprietrios ou inquilinos e efetuarem prontamente os reparos devidos, podendo faz-lo sem desabit-los;

II - as que, por suas condies de higiene, estado de conservao ou defeito de construo no puderem servir de habitao, sem grave prejuzo para a segurana e a sade pblica. 1. Nesta ltima hiptese, o proprietrio ou inquilino ser intimado a fechar o prdio dentro do prazo que venha a ser estabelecido pela Prefeitura, no podendo reabri-lo antes de executados os melhoramentos exigidos. 2. Quando no for possvel a remoo da insalubridade do prdio, devido natureza do terreno em que estiver construdo ou outra causa equivalente e no caso de iminente runa, com o risco para a segurana, ser o prdio interditado e definitivamente condenado, aps realizado vistoria e misso de laudo tcnico competente pela autoridade prpria. 3. O prdio condenado no poder ser utilizado para qualquer finalidade.

SEO III DA HIGIENE DOS ESTABELECIMENTOS ART. 15 - Os hotis, penses e demais meios de hospedagem, resta urentes, bares, cafs, lanchonetes e estabelecimentos congneres devero observar o seguinte: I - a lavagem de loua e talheres dever ser feita em gua corrente, no sendo permitida, sob qualquer hiptese, a sua execuo em baldes, tonis, tanques ou vasilhames; II - a higienizao da loua, talheres e outros utenslios de uso pessoal direto dever ser feita em gua fervente; III - os guardanapos e toalhas sero de uso individual; IV - os aucareiros, exceo dos utilizados nos hotis de primeira categoria, sero do tipo que permita a retirada de acar sem o levantamento da tampa; V - a loua e os talheres no podero ficar expostos poeira e aos insetos. ART. 16 - Os estabelecimentos a que se refere o artigo anterior so obrigados a manter seus empregados convenientemente trajados, de preferncia uniformizados e limpos. ART. 17 - Nos sales de barbeiros, cabeleireiros, manicures , pedicures, calistas e assemelhados todos os aparelhos, ferramentas, utenslios, toalhas e golas devero ser esterilizados antes e aps cada aplicao. ART. 18 - Nos hospitais, casa de sade, maternidade e estabelecimentos assemelhados, alm das disposies gerais deste Cdigo que lhes forem aplicveis devero cumprir as normas do Cdigo Sanitrio do Municpio, do Estado e demais normatizaes do Ministrio da Sade.

ART. 19 - As cocheiras, estbulos e pocilgas existentes na rea rural do Municpio devero, alm das disposies gerais deste Cdigo que lhes forem aplicveis: I - possuir sarjetas de revestimento impermevel para guas residuais e sarjetas de contorno para as guas pluviais; II - possuir depsito para estrume a prova de insetos e com a capacidade para receber a produo de vinte e quatro horas, a qual deve ser diariamente removida para local apropriado; III - possuir depsito para forragens, isolado da parte destinada aos animais; IV - manter completa separao entre os compartimentos para empregados e para animais; V - os depsitos para estrumes sero dispostos montante dos ventos dominantes com relao s edificaes mais prximas.

SEO IV DA HIGIENE DA ALIMENTAO ART. 20 - A Prefeitura exercer, em colaborao com as autoridades sanitrias do Estado, severa fiscalizao sobre a produo, o comrcio e o consumo de gneros alimentcios em geral. Pargrafo nico. Para os efeitos deste Cdigo, consideram-se gneros alimentcios todas as substncias, slidas ou lquidas, destinadas a serem ingeridas pelo homem, excetuando-se os medicamentos. ART. 21 - No ser permitida a produo, exposio ou venda de gneros alimentcios deteriorados, falsificados, adulterados ou nocivos sade, os quais sero apreendidos pelo funcionrio encarregado da fiscalizao e removidos para o local destinado inutilizao dos mesmos. 1. A inutilizao dos gneros no eximir a fbrica ou estabelecimento comercial do pagamento das multas e demais penalidades que possa sofrer em virtude da infrao. 2. A reincidncia na prtica das infraes previstas neste artigo, determinar a cassao da licena para o funcionamento da fbrica ou estabelecimento comercial. 3. Sero igualmente apreendidos e encaminhados autoridade sanitria competente mediante lavratura de termo prprio, os produtos alimentcios industrializados, sujeitos a registro em rgo pblico especializado e que no tenham a respectiva comprovao. ART. 22 - Nas quitandas, mercearias, frutarias, sacoles e casas congneres, alm das disposies gerais concernentes aos estabelecimentos de gneros alimentcios, devero ser observadas as seguintes:

I - o estabelecimento ter para depsito de verduras que devam ser consumidas sem coco, recipientes ou dispositivos de superfcie impermevel e prova de moscas, poeiras e quaisquer contaminaes; II - as frutas expostas venda sero colocadas sobre mesas ou estantes, ou caixas apropriadas, rigorosamente limpas e afastadas um metro, no mnimo, das portas externas; III - as gaiolas para aves ou animais sero de fundo mvel, para facilitar a sua limpeza, que ser feita diariamente. Pargrafo nico. proibido utilizar-se para outro qualquer fim, dos depsitos de hortalias, legumes ou frutas. ART. 23 - proibido ter em depsito ou exposto venda: I - aves doentes; II - carnes e peixes deteriorados; III - legumes, hortalias, frutas o u ovos deteriorados. ART. 24 - Toda a gua que tenha de servir na manipulao ou preparo de gneros alimentcios, desde que no provenha do abastecimento pblico, deve ser isenta de impurezas e ser examinada periodicamente para se certificar de sua potabilidade. ART. 25 - O gelo destinado ao uso alimentar dever ser fabricado com gua potvel, isenta de qualquer contaminao. ART. 26 - Nos locais de fabricao, preparao, beneficiamento, acondicionamento ou depsito de alimentos, no ser permitida a guarda ou venda de substncias que possam corromp-los, adulter-los ou avari-los. ART. 27 - Sob pena de apreenso e inutilizao sumria, os alimentos destinados ao consumo imediato que tenham ou no sofrido processo de coco, s podero ser expostos venda devidamente protegidos. ART. 28 - A venda de produtos de origem animal comestveis no industrializados, s poder ser feita atravs de aougues, casas de carnes e supermercados regularmente instalados. ART. 29 - No permitido dar ao consumo ou colocar a venda carne fresca de bovinos, sunos, caprinos, ovinos e outros animais de aougue, que no tenham sido abatidos nos matadouros ou frigorficos sujeitos a fiscalizao, sob pena de apreenso do produto. ART. 30 - Tero prioridades para o exerccio e comrcio nas feiras livres e nos mercados municipais, destinados ao abastecimento de gneros alimentcios para consumo domstico, os agricultores e produtores do Municpio.

1. A Prefeitura regulamentar o comrcio nas feiras livres, mercados municipais e feira do produtor. 2. Os vendedores ambulantes de alimentos preparados no podero estacionar em locais com facilidades de contaminao dos produtos expostos venda. CAPTULO II DA POLCIA DE COSTUMES, SEGURANA E ORDEM PBLICA SEO I DOS COSTUMES, DA MORALIDADE E DO SOSSEGO PBLICO ART. 31 - proibido fumar em estabelecimentos pblicos fechados, onde for obrigatrio o trnsito ou a permanncia de pessoas, assim considerados, entre outros, os seguintes locais: I - elevadores; II - transportes coletivos municipais, txis e ambulncias; III - auditrios, salas de conferncias e convenes; IV - museus, cinemas, teatros, salas de projeo, bibliotecas, salas de exposies de qualquer natureza; V - corredores, salas e enfermagens de hospitais e casas de sade; VI - creches e salas de aula de escolas de 1 e 2 graus, pblicas e particulares; VII - depsitos de inflamveis, postos de combustveis, garagens e estacionamentos e depsitos de material de fcil combusto. 1. Devero ser afixados avisos indicativos da proibio em locais de ampla visibilidade do pblico. 2. Nos locais a que se refere o inciso VII deste artigo nos cartazes ou avisos dever constar os seguintes dizeres: "MATERIAL INFLAMVEL". 3. Sero considerado infratores deste artigo os fumantes e os estabelecimentos onde ocorrer a infrao. ART. 32 - expressamente proibido a exposio de materiais pornogrficos ou obscenos em estabelecimentos comerciais. Pargrafo nico. A reincidncia na infrao deste artigo determinar a cassao da licena de funcionamento. ART. 33 - No sero permitidos banhos nos rios e lagos do Municpio, exceto nos locais designados pela Prefeitura como prprio para banhos ou esportes nuticos.

Pargrafo nico. Os praticantes de esportes nuticos e banhistas devero trajar-se com roupas adequadas. ART. 34 - Os proprietrios de estabelecimentos em que se vendam bebidas alcolicas e similares, sero responsveis pela manuteno da ordem nos mesmos. Pargrafo nico. As desordens, algazarra, barulho e atentado ao pudor, verificados nos referidos estabelecimentos comerciais ou sociais, sujeitaro os proprietrios ou responsveis multa, podendo ser cassada a licena para seu funcionamento nas reincidncias. ART. 35 - proibido perturbar o sossego pblico com rudos ou sons excessivos evitveis, e se tratando de estabelecimentos comerciais somente com prvia autorizao da administrao pblica. Pargrafo nico. Excetuam-se das proibies deste Artigo: I - sinetas e sirenes dos veculos de assistncia mdica, corpo de bombeiros e polcia, quando em servio; II - apitos de rondas e guardas policiais. ART. 36 - proibido a execuo de servios aps as 20 horas e antes das 7 horas nas proximidades de hospitais, escolas, asilos e edificaes residenciais. Pargrafo nico. Excetua-se da proibio deste artigo a execuo de servios pblicos de emergncia.

SEO II DOS DIVERTIMENTOS PBLICOS ART. 37 - So considerados divertimentos pblicos aqueles que se realizarem nas vias pblicas ou em recintos fechados, mas com livre acesso ao pblico. 1. Para realizao de divertimentos pblicos ser obrigatria a licena prvia da Prefeitura. 2. Para o caso do disposto no caput deste artigo ser obrigatria a comunicao prvia ao Corpo de Bombeiros, ou membro de entidade civil de combate e preveno ao incndio. ART. 38 - Em todas as casas de diverses pblicas sero observadas as seguintes disposies, alm das estabelecidas pelo Cdigo de Obras e por outras normas e regulamentos:

I - tanto a salas de entrada como as de espetculo sero mantidas higienicamente limpas; II - as portas e os corredores para o exterior conservar-se-o sempre livres de mveis, grades ou quaisquer objetos que possam dificultar a retirada rpida do pblico em caso de emergncia; III - todas as portas de sada sero encimadas pela inscrio "SADA", legvel a distncia e luminosa de forma suave, quando se apagarem as luzes da sala. IV - os aparelhos destinados a renovao do ar devero ser conservados e mantidos em perfeito funcionamento; V - devero possuir bebedouro de gua filtrada em perfeito estado de funcionamento; VI - durante os espetculos devero as portas conservar-se abertas, vedadas apenas por cortinas; VII - haver instalaes sanitrias independentes para homens e senhoras, dotadas de aparelhos exaustores; VIII - sero tomadas todas as precaues necessrias para evitar incndios sendo obrigatria a adoo de extintores de fogo em locais visveis e de fcil acesso; ART. 39 - Nas casas de espetculo de sesses consecutivas, que no tiverem exaustores suficientes, deve decorrer um lapso de tempo entre a sada e a entrada dos espectadores para o efeito de renovao de ar. ART. 40 - Os programas anunciados sero executados integralmente, no podendo os espetculos iniciar-se em hora diversa da marcada. 1. Em caso de modificao do programa ou de horrio o empresrio devolver aos espectadores o preo da entrada. 2. As disposies deste artigo aplicam-se inclusive as competies esportivas para as quais se exija o pagamento de entradas. ART. 41 - Os bilhetes de entrada no podero ser vendidos por preo superior ao anunciado e em nmero excedente a lotao do teatro, cinema, circo ou sala de espetculo. ART. 42 - A armao de circos de panos ou lonas, parques de diverses ou de palcos para shows e comcios s ser permitida em locais previamente estabelecidos pela Prefeitura. Pargrafo nico. A Prefeitura s autorizar a armao e funcionamento dos estabelecimentos de que trata este artigo se os requerentes apresentarem a(s) respectiva(s) Anotao (es) de Responsabilidade(s) Tcnica(s) do(s) profissional(is) pelo projeto estrutural, eltrico e demais projetos necessrios, conforme a legislao do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA.

ART. 43 - A autorizao de funcionamento de teatros, cinemas, circos, salas de espetculos e ginsios de esportes no poder ser por prazo superior a 01 (um) ano. ART. 44 - Os circos e parques de diverses embora autorizados, s podero ser franqueados ao pblico depois de vistoriados em todas as suas instalaes pelas autoridades da Prefeitura. ART. 45 - Ao conceder a autorizao, poder a Prefeitura estabelecer outras restries que julgar necessrias no sentido de assegurar a ordem e a moralidade dos divertimentos e o sossego da vizinhana.

SEO III DO TRNSITO PBLICO ART. 46 - O trnsito, de acordo com a Lei do Sistema Virio , livre, e tem por objetivo manter a ordem, a segurana e o bem estar dos transeuntes e da populao em geral. ART. 47 - proibido embaraar ou impedir, por qualquer meio, o livre trnsito de pedestre ou veculos nas ruas, praas, passeios, estradas e caminhos pblicos, exceto para efeito de obras pblicas ou quando exigncias policiais o determinarem. Pargrafo nico. Sempre que houver necessidade de interromper o trnsito, dever ser colocada sinalizao claramente visvel de dia e luminosa a noite, de acordo com o Cdigo de Trnsito Brasileiro. ART. 48 - Compreende-se na proibio do artigo anterior, o depsito de quaisquer materiais, inclusive de construo, nas vias pblicas em geral e o estacionamento de veculos sobre os passeios e caladas. 1. Tratando-se de materiais que no possam ser depositados diretamente no interior dos prdios ou terrenos, ser tolerada a descarga e permanncia na via pblica, com o mnimo prejuzo de trnsito por tempo estritamente necessrio a sua remoo, no superior a 3 (trs) horas; 2. No caso previsto no pargrafo anterior os responsveis pelos materiais devero advertir os veculos a distncia conveniente, dos prejuzos causados no livre trnsito; 3. Os infratores deste artigo estaro sujeitos a terem os respectivos veculos ou materiais apreendidos e recolhidos ao depsito da Prefeitura os quais para serem retirados dependero do pagamento da multa e das despesas de remoo e guarda da coisa apreendida.

10

ART. 49 - proibido nas vias e logradouros pblicos urbanos: I - conduzir animais e veculos em velocidade excessiva; II - conduzir animais bravos, sem a necessria precauo; III - atirar via ou logradouro pblico, substncia ou detritos que possam embaraar e incomodar os transeuntes. ART. 50 - proibido danificar ou retirar sinais e placas colocadas nas vias, estradas ou praas pblicas, para a orientao e advertncia de perigo ou impedimento do trnsito. ART. 51 - Assiste Prefeitura o direito do impedir o trnsito de qualquer veculo ou meio de transporte que possa ocasionar danos via pblica ou colocar em risco a segurana da populao. ART. 52 - proibido embaraar o trnsito ou molestar os pedestres pelos meios de: I - conduzir volumes de grande porte pelos passeios; II - conduzir bicicletas e motocicletas pelos passeios; III - patinar e praticar , a no ser nos logradouros para esses fins destinados; IV - amarrar animais em postes, rvores, grades ou portas; V - conduzir ou conservar animais sobre os passeios ou logradouros pblicos. Pargrafo nico. Excetuam-se ao disposto neste artigo os carrinhos de crianas e cadeiras de rodas. ART. 53 - de exclusiva competncia do Executivo Municipal a criao, remanejamento e extino de ponto de aluguel, tanto no que se refere a txi, veculos de cargas, carroas ou outros similares. ART. 54 - A fixao de pontos e itinerrios dos nibus urbanos de competncia da Prefeitura, conforme plano virio estabelecido.

SEO IV DAS OBSTRUES DAS VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS ART. 55 - Podero ser armados palanques, coretos e barracas provisrias nas vias e nos logradouros pblicos, para comcios polticos, festividades religiosas, cvicas ou populares, desde que previamente autorizadas pela Prefeitura, observadas as seguintes condies: I - serem aprovadas, quanto sua localizao; II - no perturbarem o trnsito pblico:

11

III - no prejudicarem calamento ou pavimentao, nem o escoamento das guas pluviais, correndo por conta dos responsveis pelos eventos os estragos por acaso verificados; IV - serem removidos no prazo mximo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar do encerramento dos eventos. Pargrafo nico. Findo o prazo estabelecido no item IV, a Prefeitura promover a remoo do palanque, coreto ou barraca, cobrando do responsvel as despesas de remoo e dando ao material recolhido o destino que entender. ART. 56 - Nas construes e demolies, no sero permitidas, alm do alinhamento do tapume, a ocupao de qualquer parte do passeio com materiais de construo. ART. 57 - A colocao de ondulaes transversais s vias pblicas depender de autorizao expressa da Prefeitura Municipal. As ondulaes transversais s vias pblicas sero regulamentadas atravs de Decreto do Executivo Municipal, com as formas e dimenses estabelecidas conforme o fluxo de veculos, que somente poder ser admitida no prazo de 30 (trinta) dias aps sua sinalizao. Pargrafo nico. A colocao dessas ondulaes, nas vias pblicas somente ser admitida aps a devida sinalizao vertical e horizontal. ART. 58 - expressamente proibido a utilizao dos passeios e da via pblica, para a realizao de consertos de veculos, bicicletas, borracharia e demais servios efetuados por oficinas e prestadores de servios similares. ART. 59 - A instalao de postes e linhas telegrficas, telefnicas, de fora e luz e a colocao de caixas postais e de hidrantes para servios de combate a incndios, nas vias e logradouros pblicos, dependem da aprovao da Prefeitura. ART. 60 - As bancas para a venda de jornais e revistas podero ser permitidas, nos logradouros pblicos, desde que satisfaam as seguintes condies: I - terem sua localizao e dimenses aprovadas pela Prefeitura. II - apresentarem bom aspecto quanto construo; III - no perturbarem o trnsito pblico; IV - serem de fcil remoo. ART. 61 - Os estabelecimentos comerciais e prestadores de servios no podero ocupar o passeio em toda a sua largura, correspondente testada do edifcio para a exposio de mercadorias, tabelas, placas ou outros obstculos. Pargrafo nico. Depender de licena especial a colocao de mesas e cadeiras, no passeio, para servirem a bares, restaurantes e lanchonetes.

12

ART. 62 - As colunas ou suportes de anncios, as caixas para lixo, os bancos ou os abrigos de logradouros pblicos, somente podero ser instalados mediante licena prvia da Prefeitura. ART. 63 - Os relgios, esttuas e quaisquer monumentos somente podero ser colocados nos logradouros pblicos, se comprovado o seu valor artstico ou cvico, mediante prvia e expressa autorizao da Prefeitura. Pargrafo nico. Depender, ainda, de aprovao o local escolhido para a fixao ou edificao dos monumentos

SEO V DOS MUROS E CERCAS ART. 64 - Sero comuns os muros e cercas divisrias entre propriedades urbanas e rurais, devendo os proprietrios dos imveis confinantes concorrerem partes iguais para as despesas de sua construo e conservao, na forma do Cdigo Civil. ART. 65 - Os terrenos da zona urbana sero fechados com muros, cercas ou grades. ART. 66 - Os proprietrios de imveis que tenham frente para logradouros pavimentados ou beneficiados pela construo de meio-fios, so obrigados a construir os respectivos muros, cercas ou grades, bem como pavimentar os passeios. ART. 67 - Os terrenos situados nas zonas urbanas: I - sero fechados com muros, grades de ferro, madeira ou materiais similares; II - no podero conter elementos pontiagudos quando se situarem na divisa da frente ou em altura inferior a um metro e cinqenta centmetros. ART. 68 - Os terrenos situados nas zonas rurais: I - sero fechados com cercas de arame farpado ou liso, com trs fios no mnimo; II - telas de fios metlicos; III - cercas vivas, de espcies vegetais adequadas. Pargrafo nico. Correro por conta exclusiva dos proprietrios ou possuidores, a construo e conservao das cercas para conter aves domsticas, cabritos, carneiros, porcos e outros animais que exijam cercas especiais.

13

ART. 69 - proibido: I - eletrificar cercas em desacordo com os padres estabelecidos em lei; II - fazer cercas, muros e passeios em desacordo com o disposto neste captulo; III - danificar, por qualquer meio, muros e cercas e passeios existentes, sem prejuzo da responsabilidade civil que no caso couber. SEO VI DAS CONSTRUES ABANDONADAS EM IMVEIS URBANOS ART. 70 - proibido manter construes em imveis urbanas em estado de abandono, nos termos da Lei n 2.194, de 03 de maio de 1999. ART. 71 - Considera-se em estado de abandono: I - construes iniciadas, independente da porcentagem de edificao, e interrompidas por mais de 01 (um) ano, sem cerca de proteo; II - construes que no abrigam moradores h mais de 01 (um) ano, em evidente estado de danificao. Pargrafo nico. Considera-se em evidente estado de danificao as construes edificadas para fins comerciais ou residenciais que, desabitadas, apresentam-se com as portas ou janelas parcialmente demolidas. ART. 72 - Considerado o abandono da construo, a Prefeitura notificar o proprietrio para em 15 (quinze) dias: I - apresentar justificativa e efetuar reparos, quando em imveis j construdos; II - apresentar justificativa e dar prosseguimento s obras. ART. 73 - No sendo localizado o proprietrio, a notificao ser feita por edital publicado uma vez no rgo de Divulgao Oficial do Municpio. ART. 74 - Descumprida a notificao, a Prefeitura Municipal executar os servios de limpeza e lanar o dbito ao proprietrio, obedecidos os seguintes critrios: I - construes com at 100 (cem) metros quadrados, multa no valor correspondente a 200 (duzentas) Unidades Fiscais de Referncia UFIRs; II - construes com mais de 100 (cem) metros quadrados, multa no valor correspondente a 300 (trezentas) Unidades Fiscais de Referncia UFIRs ART. 75 - SUPRIMIDO. I Suprimido. II Suprimido.

14

Pargrafo nico. Suprimido. ART. 76 - SUPRIMIDO.

SEO VII DAS ESTRADAS MUNICIPAIS ART. 77 - As estradas de que trata a presente seo, so as que integram o sistema virio municipal e que servem de livre trnsito dentro do municpio. ART. 78 - A mudana ou deslocamento de estradas municipais, dentro dos limites das propriedades rurais, devero ser requisitados pelos respectivos proprietrios, Prefeitura Municipal. Pargrafo nico. Neste caso, quando no haja prejuzo das normas tcnicas e os trabalhos de mudana ou deslocamento se mostrarem por demais onerosos, a Prefeitura poder exigir que os proprietrios concorram, no todo ou em parte com as despesas. ART. 79 - proibido: I - fechar, mudar ou de qualquer modo dificultar a servido pblica das estradas e caminhos sem prvia licena da Prefeitura; II - colocar tranqueiras, porteiras e palanques nas estradas ou para seu leito arrastar paus e madeiras; III - arrancar ou danificar marcos quilomtricos e outros sinais alusivos ao trnsito; IV - atirar nas estradas pregos, arames, pedras, paus, pedaos de metal, vidros, louas e outros objetos prejudiciais aos veculos e s pessoas que nelas transitam; V - arborizar as faixas laterais de domnio das estradas, exceto quando o proprietrio estiver previamente autorizado pela Prefeitura; VI - destruir, obstruir ou danificar pontes, bueiros, esgotos, galerias pluviais, mata-burros e as valetas ou logradouros de proteo das estradas; VII - fazer cisternas, valetas, buracos ou escavaes de qualquer natureza no leito das estradas e caminhos e nas reas constitudas pelos primeiros trs metros internos da faixa lateral de domnio; VIII - impedir, por qualquer meio, o escoamento de guas pluviais das estradas para os terrenos marginais; IX - encaminhar guas servidas ou pluviais para o leito das estradas ou fazer barragens que levem as guas a se aproximarem do leito das mesmas, a uma distncia mnima de 10 (dez) metros; X - danificar de qualquer modo as estradas.

15

SEO VIII DAS MEDIDAS REFERENTES AOS ANIMAIS DOMSTICOS ART. 80 - proibido a permanncia de animais nas vias e logradouros pblicos. ART. 81 - Os animais encontrados nas ruas, praas, estradas ou caminhos pblicos sero recolhidos ao depsito da municipalidade. ART. 82 - O animal recolhido em virtude do disposto nesta seo, ser retirado dentro do prazo mximo de 7 (sete) dias, mediante pagamento de taxa de manuteno respectiva. Pargrafo nico. No sendo retirado o animal nesse prazo dever a Prefeitura efetuar a sua venda em hasta pblica, precedida da necessria publicao. ART. 83 - Os ces que forem encontrados nas vias pblicas da cidade e distritos sero apreendidos e recolhidos ao depsito da Prefeitura. 1. Se no for retirado pelo seu dono, dentro de dez dias mediante o pagamento de taxas e multas, o mesmo ser sacrificado. 2. Os proprietrios dos ces registrados sero notificados, devendo retirlos em idntico prazo, sem o que sero os animais igualmente sacrificados. ART. 84 - expressamente proibido a qualquer pessoa maltratar os animais ou praticar atos de crueldade contra os mesmos. ART. 85 - proibida a criao de sunos, eqinos, caprinos, bovinos e ovinos, que prejudique ou coloque em risco a vizinhana, observadas as legislaes pertinentes. CAPTULO III DA PROTEO E CONSERVAO DO MEIO AMBIENTE ART. 86 - Para o exerccio do seu poder de polcia quanto ao meio ambiente, a Prefeitura Municipal respeitar a competncia da legislao e autoridade da Unio e do Estado. Pargrafo nico. Para efeito deste artigo, considera-se poluio qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas das guas, que possa constituir prejuzo sade, segurana e ao bem estar da populao, ainda, possa comprometer a flora e a fauna aqutica e a utilizao das guas para fins agrcolas, comerciais, industriais e recreativos.

16

ART. 87 - No interesse do controle da poluio do ar e da gua, a Prefeitura exigir parecer da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel, referendada pelo COMDES, sempre que lhe for solicitada autorizao de funcionamento para estabelecimentos industriais ou quaisquer outros que se configurem em eventuais poluidores do meio ambiente. ART. 88 - proibido: I - deixar no solo qualquer resduo slido ou lquido, inclusive dejetos e lixos sem permisso da autoridade sanitria, quer se trate de propriedade pblica ou particular; II - o lanamento de resduos em rios, lagos, crregos, poos e chafarizes; III - desviar o leito das correntes de gua, bem como obstruir de qualquer forma o seu curso; IV - proibido fazer barragens sem prvia licena da Prefeitura; V - o plantio e conservao de plantas que possam constituir foco de insetos nocivos sade; VI - atear fogo em roada, palha das ou matos; VII - a instalao e o funcionamento de incineradores. ART. 89 - As florestas existentes no territrio municipal e as demais formas de vegetao, reconhecidas de utilidade s terras que revestem, so bens de interesse comum, exercendo-se os direitos de propriedade com as limitaes que a legislao em geral e especialmente a Lei Federal n 4.771, de 15/09/65, denominada Cdigo Florestal, estabelecem. Pargrafo nico. Consideram-se de preservao permanente, as florestas e demais formas de vegetao natural situadas: I - ao longo dos rios, ou de outros quaisquer cursos d'gua, em faixa marginal, prescritas no Cdigo Florestal; II - ao redor de lagoas, lagos ou reservatrios d'gua, naturais ou artificiais; III - no topo de morros, montes montanhas e serras; IV - nos campos naturais ou artificiais, as florestas nativas e as vegetaes campestres. ART. 90 - Consideram-se, ainda, de preservao permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Pblico, as florestas e demais formas de vegetao natural destinadas: I - a atenuar a eroso das terras; II - a formar faixas de proteo aos cursos d'gua; III - a proteger stios de excepcional beleza ou de valor cientfico ou histrico; IV - assegurar condies de bem estar pblico.

17

ART. 91 - O Municpio, dentro de suas possibilidades, dever criar: I - unidades de Conservao, com a finalidade de resguardar atributos excepcionais da natureza, conciliando a proteo da flora, da fauna e das belezas naturais, com a utilizao para objetivos educacionais e cientficos, dentre outras, observado o disposto na Lei Federal n 9.985/2000; II - florestas, Bosques e Hortos Municipais, com fins tcnicos, sociais e pedaggicos. Pargrafo nico. Fica proibida de qualquer forma de explorao dos recursos naturais nos Parques, Florestas, Bosques e Hortos Municipais. ART. 92 - A derrubada de mata depender de licena da Prefeitura, observadas as restries do Cdigo Florestal Brasileiro, independentemente de outras licenas ou autorizaes cabveis. ART. 93 - proibido comprometer, por qualquer forma, a limpeza das guas destinadas ao consumo pblico ou particular. ART. 94 - expressamente proibido, dentro dos limites da cidade e distritos, a instalao de atividades que, pela emanao de fumaa, poeira, odores e rudos incmodos, ou que por qualquer outros motivo possam comprometer a salubridade das habitaes vizinhas, sade pblica e o bem estar social.

TTULO III DOS ATOS NORMATIVOS CAPTULO I DO FUNCIONAMENTO DO COMRCIO, SERVIOS E INDSTRIA SEO I DO ALVAR DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO ART. 95 - Nenhum estabelecimento comercial, de prestao de servio e industrial poder funcionar no municpio sem a prvia autorizao da Prefeitura, concedida na forma de Alvar a requerimento dos interessados e mediante o pagamento dos tributos devidos. Pargrafo nico. Para concesso do Alvar de Localizao e Funcionamento, o Municpio dever obrigatoriamente observar o que dispe, alm da Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano, a legislao ambiental Federal, Estadual e Municipal pertinentes. ART. 96 - Para efeito de fiscalizao, o proprietrio do estabelecimento licenciado colocar o Alvar de Localizao e Funcionamento em lugar visvel e o exibir a autoridade competente sempre que esta o exigir.

18

ART. 97 - Para mudana de local do estabelecimento comercial ou industrial dever ser solicitada a necessria permisso Prefeitura, que verificar se o novo local satisfaz as condies exigidas. ART. 98 - O alvar de localizao e funcionamento poder ser cassado: I - quando se tratar de negcio diferente do requerido; II - como medida preventiva a bem da higiene, da moral e do sossego e segurana pblica; III - por solicitao da autoridade competente, comprovados motivos que fundamentarem a solicitao. 1. Cassado o Alvar, o estabelecimento ser imediatamente fechado. 2. Poder ser igualmente fechado todo o estabelecimento que exercer atividades sem a necessria autorizao, expedida em conformidade com o que preceitua esta seo.

SEO II DO COMRCIO AMBULANTE ART. 99 - Considera-se Comrcio Ambulante a atividade temporria de venda a varejo de mercadorias, realizada em logradouros pblicos, por profissional autnomo, sem vinculao com terceiros ou pessoas jurdicas e em locais previamente de termina dos pela Prefeitura. 1. proibido o exerccio do comrcio ambulante fora dos locais demarcados pela Prefeitura. 2. A fixao do local, a critrio da Prefeitura poder ser alterada, em funo do desenvolvimento da cidade. ART. 100 - O exerccio do comrcio ambulante depender de autorizao da Prefeitura, mediante requerimento do interessado. Pargrafo nico. A autorizao de carter pessoal e intransfervel, servindo exclusivamente para o fim nela indicado, e somente ser expedida a favor de pessoas que demonstrem a necessidade de seu exerccio. ART. 101 - Da autorizao dever constar os seguintes elementos essenciais, alm de outros que forem estabelecidos: I - nmero de inscrio; II - nome e endereo residencial do responsvel; III - local e horrio para funcionamento do ponto; IV - indicao clara do objeto da autorizao.

19

ART. 102 - A autorizao ser renovada anualmente, por solicitao do interessado. Pargrafo nico. O vendedor ambulante no licenciado para o comrcio ou perodo em que esteja exercendo a atividade, ficar sujeito apreenso da mercadoria encontrada em seu poder. ART. 103 - Quando se tratar de produtos perecveis, devero os mesmos ser conservados em balces frigorficos. ART. 104 - proibido ao vendedor ambulante, sob pena de multa e de cassao da autorizao: I - estacionar nas vias pblicas e em outros logradouros, fora dos locais previamente determinados pela Prefeitura; II - impedir ou dificultar o trnsito nas vias pblicas ou em outros logradouros; III - transitar pelos passeios conduzindo carrinhos, cestos ou outros volumes grandes; IV - deixar de atender as prescries de higiene e asseio para a atividade exercida; V - colocar venda produtos contrabandeados ou de procedncia duvidosa; VI - expor os produtos venda colocando diretamente sobre o solo. ART. 105 - Os quiosques, barracas, traillers, carrinhos e outros veculos utilizados no comrcio ambulante devero ser aprovados pela Prefeitura. ART. 106 - Os vendedores ambulantes de gneros alimentcios, alm das prescries deste Cdigo lhes so aplicveis, devero observar ainda as seguintes: I - terem carrinhos apropriados, aprovados pela Prefeitura; II - velarem para que os gneros que ofeream no estejam deteriorados, nem contaminados e se apresentem em perfeitas condies de higiene, sob pena de multa e de apreenso das referidas mercadorias que sero inutilizadas; III - terem os produtos expostos venda conservados em recipientes apropriados, para isol-los de impurezas e insetos; IV - usarem vesturios adequados e limpos; V - manterem-se rigorosamente asseados; VI - usarem recipientes apropriados para colocao do lixo.

SEO III DAS FEIRAS LIVRES ART. 107 - As feiras livres destinam-se a venda a varejo de gneros alimentcios e artigos de primeira necessidade por preos acessveis, evitando-se quanto possvel os intermedirios.

20

1. As feiras livres sero organizadas, orientadas e fiscalizadas pela Prefeitura. 2. So obrigaes comuns a todos os que exercem atividades nas feiras livres: I - ocupar o local e rea delimitada para seu comrcio; II - manter a higiene do seu local de comrcio e colaborar para a limpeza da feira e suas imediaes; III - somente colocar a venda gneros em perfeitas condies para consumo; IV - observar na utilizao das balanas e na aferio de pesos e medidas, o que determinar as normas competentes; V - observar rigorosamente o incio e trmino da feira livre.

SEO IV DO HORRIO DE FUNCIONAMENTO ART. 108 - A abertura e o fechamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de servios obedecero aos preceitos da Legislao Federal que regula o contrato de durao e condies de trabalho. Pargrafo nico. Nos domingos e feriados os estabelecimentos permanecero fechados, bem como nos feriados decretados pelo Executivo Municipal, salvo excees previstas em lei. ART. 109 - O Prefeito Municipal poder, atravs de Decreto e mediante solicitao das classes interessadas, prorrogar o horrio de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. ART. 110 - As farmcias e drogarias podero, em caso de urgncia, atender ao pblico a qualquer hora do dia ou da noite. 1. Quando fechadas, as farmcias devero afixar a porta uma placa com a indicao dos estabelecimentos anlogos que estiverem de planto. ART. 111 - Os estabelecimentos comerciais e prestadores de servios que necessitarem funcionar em horrio especial devero requer-lo Prefeitura Municipal para anlise e aprovao. Pargrafo nico. Durante o ms de dezembro de cada ano e nas vsperas de data comemorativas Dia das Mes, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianas, os estabelecimentos comerciais, os escritrios comerciais, as sees de venda dos estabelecimentos industriais, depsitos e demais atividades que tenham fins comerciais podero funcionar, em horrio especial de segunda sexta feira at s 22h e aos sbados at s 18h, independentemente de Licena Especial e de pagamento de taxas.

21

CAPTULO II DO EXERCCIO DE ATIVIDADES E USOS ESPECIAIS SEO I DA EXPLORAO DE OLARIAS, DEPSITOS DE AREIA E SAIBRO ART. 112 - A explorao de olarias, depsitos de areia e saibro depende de concesso de Alvar de Localizao e Funcionamento pela Prefeitura, precedida da manifestao dos rgos pblicos Municipais, Estaduais e Federais competentes. ART. 113 - As licenas para explorao sero sempre por prazo fixo. ART. 114 - Ao conceder os Alvars, a Prefeitura poder fazer as restries que julgar conveniente. ART. 115 - Os pedidos de prorrogao de autorizao para a continuao da explorao sero feitos mediante requerimento e instrudos com o documento de autorizao anteriormente concedido. ART. 116 - A Prefeitura poder, a qualquer tempo, determinar a execuo de obras no recinto da explorao e escavao de barro ou depsitos de areia e saibro com o intuito de proteger propriedades particulares ou pblicas, ou evitar a obstruo das galerias de gua. ART. 117 - proibida a extrao de areia nos cursos de gua do Municpio, quando: I - a vazante do local de recebimento de contribuies de esgotos; II - modifiquem o leito ou as margens dos mesmos; III - causem por qualquer forma a estagnao das guas; IV - quando de algum modo possa oferecer perigos a ponte, muralhas, ou qualquer obra construda nas margens ou sobre os leitos dos rios; V - a juzo dos rgos Municipais, Federais ou Estaduais de controle do meio ambiente, se for considerado inadequado. ART. 118 - A instalao de olarias deve obedecer, alm das exigncias da legislao Municipal, Estadual e Federal pertinentes, as seguintes prescries: I - as chamins sero construdas de modo que no incomodem os moradores vizinhos, pela fumaa ou emanaes nocivas; II - quando as escavaes facilitarem a formao de depsito de gua, ser o explorador obrigado a fazer o devido escoamento ou aterrar a cavidade a medida que for retirado o barro.

22

SEO II DOS INFLAMVEIS E EXPLOSIVOS ART. 119 - No interesse pblico a Prefeitura fiscalizar a fabricao, o transporte, o depsito e o emprego de inflamveis e explosivos observando o que dispe a Legislao Estadual e Federal pertinente. ART. 120 - So considerados inflamveis: I - o fsforo e os materiais fosforados; II - a gasolina e demais derivados de petrleo; III - os teres, lcool, a aguardente e os leos em geral; IV - os carboretos, o alcatro e as matrias betuminosas lquidas; V - toda e qualquer outra substncia cujo ponto de inflamabilidade seja acima de cento e trinta e cinco graus centgrados (135 C). ART. 121 - Consideram-se explosivos: I - os fogos de artifcios; II - o nitroglicerina e seus compostos e derivados; III - a plvora e o algodo plvora; IV - as espoletas e os estopins; V - os fulminatos, cloratos, formiatos e congneres; VI - os cartuchos de guerra, caa e minas. ART. 122 - absolutamente proibido: I - fabricar explosivos sem licena especial e em local no determinado pela Prefeitura; II - manter depsito de substncias inflamveis ou de explosivos sem atender as exigncias legais, quanto construo, localizao e segurana; III - depositar ou conservar nas vias pblicas, mesmo provisoriamente, inflamveis ou explosivos. ART. 123 - Somente ser permitido o comrcio de fogos de artifcios, bombas, rojes e similares, atravs de estabelecimento comercial localizado, que satisfaam plenamente os requisitos de segurana. ART. 124 - Os depsitos de explosivos e inflamveis s sero construdos em locais especialmente designados pela Prefeitura. ART. 125 - A construo dos depsitos seguir as normas do Corpo de Bombeiros. ART. 126 - No ser permitido o transporte de explosivos ou inflamveis sem as devidas precaues.

23

1. No podero ser transportados simultaneamente no mesmo veculo explosivos e inflamveis. 2o . Os veculos que transportarem explosivos ou inflamveis no podero estacionar nas vias pblicas, exceto para carga e descarga. ART. 127 - proibido: I - queimar fogos de artifcios nos logradouros pblicos ou em janelas que abrirem para logradouros; II - soltar bales de gases rarefeitos produzidos a partir da queima de oxignio; III - fazer fogueiras nos logradouros pblicos, sem a autorizao da Prefeitura; IV - utilizar armas de fogo dentro do permetro urbano do Municpio. Pargrafo nico. As proibies de que tratam os incisos I e III podero ser suspensas mediante licena da Prefeitura. ART. 128 - A utilizao e manuseio de produtos txicos so regulamentados por Legislao Federal e Estadual pertinentes.

SEO III DA PROPAGANDA EM GERAL ART. 129 A explorao dos meios de publicidades nas vias e logradouros pblicos, bem como nos lugares de acesso comum, depende de licena da Prefeitura e do pagamento do tributo respectivo. 1. Incluem-se ainda na obrigatoriedade do presente artigo os anncios que, embora apostos em propriedades particulares sejam visveis de lugares pblicos; 2. Esto isentos de tributos as placas nas obras com indicao do responsvel tcnico pela sua execuo. ART. 130 quando: No ser permitida a colocao de anncios ou cartazes

I - pela sua natureza provoquem aglomerao prejudiciais ao trnsito pblico; II - de alguma forma prejudiquem os aspectos paisagsticos da cidade, seus panoramas naturais, monumentos tpicos, histricos e tradicionais; III - que em sua mensagem, firam a moral e os bons costumes da comunidade.

24

ART. 131 - Os anncios e letreiros devero ser conservados em boas condies, renovados ou conservados, sempre que tais providncias sejam necessrias para o seu bom aspecto e segurana. ART. 132 - A propaganda falada em lugares pblicos por meio de amplificadores de som, alto falante e propagandistas, est igualmente sujeita a prvia licena e ao pagamento do tributo ou preo respectivo. ART. 133 - No ser permitida a colocao de faixas de pano, inscrio de anncios ou cartazes: I - quando pintados ou colocados diretamente sobre os monumentos, postes, arborizao, nas vias e logradouros pblicos; II - nas caladas, meio-fios, leito das ruas e reas de circulao das praas pblicas; III - nos edifcios pblicos municipais; IV Suprimido; V - dependurados nos postes de iluminao pblica e nas rvores existentes nas vias e reas pblicas. SEO IV DOS CEMITRIOS ART. 134 - Compete Municipalidade o licenciamento, a concesso, a fundao, a polcia e a administrao dos cemitrios, observada a Legislao Municipal, Estadual e Federal pertinente. 1. Os cemitrios, por sua natureza, so locais respeitveis e devem ser conservados limpos e tratados com zelo, suas reas arruadas, arborizadas e ajardinadas, de acordo com as plantas aprovadas e cercados de muros. 2. lcito s Irmandades, sociedades de carter religioso ou empresas privadas, respeitadas as Leis e regulamentos que regem a matria, estabelecer ou manter cemitrios, desde que devidamente autorizados pela Municipalidade, ficando sujeitos permanentemente sua fiscalizao. 3. Os cemitrios do Municpio esto livres a todos os cultos religiosos e prtica dos respectivos ritos, desde que no atentem contra a moral e as leis vigentes; 4. Os sepultamentos sero feitos sem indagao de crena religiosa, princpios filosficos ou ideologia poltica do falecido. ART. 135 - defeso fazer sepultamento antes de decorridos o prazo de 12 (doze) horas, contando o momento do falecimento, salvo: a) quando a causa da morte for molstia contagiosa ou epidmica; b) quando o cadver tiver inequvocos sinais de putrefao.

25

1. Nenhum cadver poder permanecer insepulto, nos cemitrios, por mais de 36 (trinta e seis) horas, contados do momento em que verificar o bito, salvo quando o corpo estiver embalsamado ou se houver ordem expressa da autoridade policial ou da sade pblica. 2. No se far sepultamento algum sem a certido de bito fornecida pelo oficial do Registro Civil do local do falecimento. 3. Na impossibilidade da obteno de Certido de bito, o sepultamento poder ser feito mediante autorizao da autoridade mdica, policial ou jurdica, condicionado a apresentao da certido de bito posteriormente ao rgo pblico competente ART. 136 - Os sepultamentos em jazigos sem revestimento sepulturas, podero repetir-se de 05 (cinco) em 05 (cinco) anos, e nos jazigos com revestimento- carneiras, no haver limite de tempo, desde que o ltimo sepultamento feito, seja convenientemente isolado. 1. Considera-se como sepultura a cova funerria aberta no terreno com as seguintes dimenses: a) Para Adulto: 2,20m (dois metros e vinte 0,75m (setenta e cinco centmetros) de largura cinco centmetros) de profundidade; b) Para Crianas: 1,50m (um metro comprimento por 0,50m (cinqenta centmetros) setenta centmetros) de profundidade. centmetros) de comprimento por e 1,75m (um metro e setenta e e cinqenta centmetros) de de largura e 1,70m (um metro e

2. Considera-se como carneira a cova com as paredes revestidas de tijolos ou material similar, tendo internamente, no mnimo, 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) de comprimento por 1,25m (um metro e vinte e cinco centmetros) de largura. ART. 137 - Os proprietrios de terrenos ou seus representantes so responsveis pelos servios de limpeza e conservao no que tiverem construdo e que forem necessrios a esttica, segurana e salubridade dos cemitrios. ART. 138 - Nenhuma exumao poder ser feita antes de decorrido o prazo de 03 (trs) anos, contados da data de sepultamento, salvo em virtude de requisio por escrito, da autoridade policial ou judicial, ou mediante parecer do rgo de Sade Pblica. ART. 139 - Exceto a colocao de lpides, nenhuma construo poder ser feita, nem mesmo iniciada, nos cemitrios, sem que a planta tenha sido previamente aprovada pela Prefeitura Municipal.

26

ART. 140 - Nos cemitrios proibido: a) praticar atos de depredao de qualquer espcie nos jazigos ou outras dependncias; b) arrancar plantas ou colher flores; c) pregar cartazes ou fazer anncios nos muros ou portes; d) efetuar atos pblicos que no sejam de culto religioso ou civil; e) praticar comrcio; f) a circulao de qualquer tipo de veculo motorizado estranho aos fins e servios atinentes ao cemitrio. ART. 141 - permitido dar sepultura em um s lugar a duas ou mais pessoas da mesma famlia que falecem no mesmo dia. ART. 142 - Todos os cemitrios devem manter em rigorosa ordem os controles seguintes: a) sepultamento de corpos ou partes; b) exumaes; c) sepultamento de ossos; d) indicaes sobre os jazigos sobre os quais j constiturem direitos, com nome, qualificao, endereo do seu titular e as transferncias e alteraes ocorridas. Pargrafo nico. Esses registros devero indicar: a) hora, dia, ms e ano; b) nome da pessoa a que pertenceram os restos mortais; c) no caso de sepultamento, alm do nome, devero ser indicados a filiao, idade, sexo do morto e certido. ART. 143 - Os cemitrios devem adotar livros tombo ou fichas, onde de maneira resumida, sero transcritas as anotaes lanadas nos registros de sepultamento, exumao, ossurios, com indicaes do nmero do livro e folhas, ou nmero da ficha onde se encontram os histricos integrais dessas ocorrncias. Esses livros devem ser escriturados por ordem de nmeros dos jazigos e por ordem alfabtica dos nomes. ART. 144 - Os cemitrios pblicos e particulares devero contar com os seguintes equipamentos e servios: a) capelas, com sanitrios; b) edifcio de administrao, inclusive sala de registros que dever ser convenientemente protegida contra intempries, roubos e ao de roedores; c) sala de primeiros socorros; d) sanitrios para o pblico e funcionrios;

27

e) vestirio para funcionrios, dotados de chuveiros; f) depsito para ferramentas; g) ossurio; h) iluminao externa; i) rede de distribuio de gua; j) rea de estacionamento de veculos; l) arruamento urbanizado e arborizado; m) recipientes para depsito de resduos em geral. ART. 145 - Alm das disposies acima, os cemitrios estaro sujeitos ao que for estabelecido em regulamento prprio, a critrio da Prefeitura Municipal, indispensvel o atendimento s normas Federais e Estaduais pertinentes, inclusive quanto ao Licenciamento Ambiental. Pargrafo nico. No caso da construo de crematrios, dever ser estabelecido regulamento especfico matria. 1 Os cemitrios implantados pela iniciativa privada devem se licenciados na Prefeitura Municipal atravs da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel, referenciado pelo COMDES. 2 As reas para implantao de cemitrios pblicos e privados devero ser selecionadas por critrios tcnicos e estar em consonncia com as leis ambientais do municpio, devendo ser mantido um afastamento mnimo de 200,0 m de qualquer recursos hdrico superficial, incluindo nas nascentes, crregos permanentes e intermitentes, lagos, lagoas, etc; 3 Dever ser mantida uma faixa tampo de 35 metros, entre o limite do terreno e a rea de sepultamento. A rea tampo dever ser revegetada por espcies nativas de crescimento rpido, com densidade de 1 planta por cada 1,5 metros quadrados, de modo a vedar todo o empreendimento. 4 As reas para implantao de cemitrios pblicos e privados devero apresentar coeficiente de permeabilidade inferior a 10-6 cm/seg, mantendo uma zona insaturada de 10,00m de profundidade, contado a partir do fundo do jazigo ou cova.

SEO V DO FUNCIONAMENTO DOS LOCAIS DE CULTO ART. 146 - As igrejas, os templos e as casas de culto so locais tidos e havidos por sagrados, e, por isso, devem ser respeitados sendo proibido pichar suas paredes e muros, ou nelas colocar cartazes. ART. 147 - Nas igrejas, templos ou casas de cultos, os locais freqentados ao pblico devero ser conservados limpos, iluminados e arejados.

28

TTULO IV DA UTILIZAO DE ESPAOS LIVRES E DE USO PBLICO CAPITULO I DISPOSIES GERAIS ART. 148 So considerados Espaos Livres e de uso pblico aqueles destinados s reas verde, praas e similares. Pargrafo nico vedado o uso indevido dos Espaos Livres e de uso pblico sem a prvia autorizao da prefeitura.

TTULO V DOS AUTOS ADIMINISTRATIVOS CAPTULO I DAS NOTIFICAES, INFRAES E SANES ART. 149 - Constitui infrao toda ao ou omisso contrria s disposies deste cdigo ou de outras leis, decretos, resolues ou atos baixados pelo Governo Municipal, no uso de seu poder de polcia. ART. 150 - Ser considerado infrator todo aquele, que cometer, mandar, constranger ou auxiliar algum a praticar infrao e, ainda, os encarregados de execuo das leis que, tendo conhecimento da infrao, deixarem de autuar o infrator ART. 151 - No so diretamente aplicveis as sanes definidas neste Cdigo aos: I - incapazes na forma da Lei; II - que forem coagidos a cometer a infrao. ART. 152 - Sempre que a infrao for praticada por qualquer dos agentes a que se refere o artigo anterior, a sano recair: I - sobre os pais, tutores ou pessoa sob cuja guarda estiver o menor; II - sobre o curador ou pessoa cuja guarda estiver o incapaz; III - sobre aquele que der causa contraveno forada. ART. 153 - Dar motivo a lavratura dos autos administrativos correspondentes qualquer violao das normas deste Cdigo que for levada ao conhecimento do rgo municipal competente devendo a comunicao ser acompanhada de prova devidamente testemunhada.

29

Pargrafo nico. Recebendo tal comunicao, a autoridade competente ordenar, sempre que couber, as medidas cabveis.

SEO I DA NOTIFICAO PRELIMINAR ART. 154 - Todo o infrator que cometer pela primeira vez uma ao ou emisso contrria s disposies deste Cdigo sofrer uma advertncia sob a forma de notificao preliminar,obrigando a interromper e a reparar, se for o caso, a ao infringente por fora deste Cdigo, salvo nos casos: I - em que a ao danosa seja irreversvel; II - em que haja desacato ou desobedincia autoridade do Poder Municipal. ART. 155 - No caso de reincidncia ou em que permanea a ao ou estado infringente, ser lavrado um Auto de Infrao e aplicadas demais sanes previstas em lei. ART. 156 - A notificao preliminar ser passada competente, dada a conhecer ao infrator, onde constar: pela autoridade

I - dia, ms, ano, hora e lugar onde foi constatada a infrao; II - nome e sobrenome do infrator, sua profisso e residncia; III - natureza da Infrao; IV - prazo para regularizar, reparar e/ou suspender a ao infringente; V - identificao de testemunhas quando o infrator se recusar a assinar o conhecimento da notificao ou na ausncia e impedimento deste.

SEO II DOS AUTOS DE INFRAO ART. 157 - Auto de infrao o instrumento por meio do qual a autoridade municipal apura a violao de disposies deste e dos demais Cdigos, Leis, Decretos e Regulamentos do Municpio. ART. 158 - Os autos de infrao obedecero a modelos especiais e contero, obrigatoriamente:
I - o dia, ms, ano, hora e lugar em que foi lavrado; II - o nome de quem o lavrou, relatando-se com toda a clareza o fato constante da infrao e os pormenores que possam servir de atenuantes e de agravantes ao; III - o nome de infrator, sua profisso, idade, estado civil e residncia; IV - a disposio infringida; V - a assinatura de quem o lavrou, do infrator e de duas testemunhas capazes, se houver.

30

ART. 159 - Recusando-se o infrator a assinar o auto, ser tal recusa averbada no mesmo, pela autoridade que o lavrar. SEO III DOS AUTOS DE APREENSO ART. 160 - Nos casos de apreenso, o material apreendido ser recolhido ao depsito da Prefeitura e quando isto no for possvel ou quando a apreenso se realizar fora da cidade, poder ser depositado em mos de terceiros, observadas as formalidades legais. ART. 161 - Os autos de apreenso obedecero a modelos especiais e contero, obrigatoriamente: I - o dia, ms, ano, hora e lugar em que o bem foi apreendido; II - o nome de infrator, sua profisso, idade, estado civil e residncia; III - o nome de quem o lavrou, relatando-se com toda a clareza o estado e as condies em que se encontra o bem apreendido; IV - a natureza da infrao; V - a assinatura de quem o lavrou, do infrator e de duas testemunhas capazes, se houver. ART. 162 - A devoluo do material apreendido s se far depois de pagar as multas que tiverem sido aplicadas e de indenizada a Prefeitura das despesas que tiverem sido feitas com a apreenso, o transporte e o depsito. ART. 163 - No caso de no ser reclamado e retirado dentro de 30 (trinta) dias, o material apreendido ser vendido em hasta pblica pela Prefeitura, sendo aplicada a importncia apurada na indenizao das multas e despesas de que se trata o artigo anterior e entregue o saldo ao proprietrio mediante requerimento devidamente instrudo e processado.

SEO IV DAS MULTAS ART. 164 - A sano, alm de impor a obrigao de fazer e desfazer ser pecuniria atravs de cobrana de multa. ART. 165 - O pagamento da multa no exime o infrator de reparar os danos causados ou de cumprir outras penalidades previstas. ART. 166 - Independente de outras sanes previstas na legislao em geral e pelo presente Cdigo, sero aplicadas multas atravs do Auto de Infrao. 1. Os valores das multas variaro de dez a mil vezes o valor de referncia do municpio.

31

2. Na imposio da multa e para gradu-la ter-se- em vista: I - a maior ou gravidade da infrao; II - as suas circunstancias atenuantes ou agravantes; III - os antecedentes do infrator, com relao s disposies deste cdigo; ART. 167 - A penalidade pecuniria ser judicialmente executada e imposta de forma regular e pelos meios hbeis, e o infrator recusar a satisfaz-la no prazo legal. 1. A multa no paga no prazo regulamentar ser inscrita em divida ativa. 2. Os infratores que estiverem em dbito de multa no podero receber quaisquer quantias ou crditos a que tiverem com a Prefeitura, participar de concorrncia pblica, celebrar contratos ou termos de qualquer natureza ou transacionar a qualquer ttulo com a Administrao Municipal. ART. 168 - As multas sero impostas em grau mnimo, mdio ou mximo. ART. 169 - Nas reincidncias as multas sero contadas em dobro.

SEO V DO PROCESSO DE EXECUO ART. 170 - O infrator ter o prazo de 07 (sete) dias para apresentar defesa, devendo faze -l em requerimento dirigido ao Prefeito. ART. 171 - Julgada improcedente ou no sendo apresentada a defesa no prazo previsto, ser imposta a multa ao infrator, o qual ser intimado a recolh-la dentro do prazo de 07 (sete) dias. TTULO V DAS DISPOSIES FINAIS ART. 172 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente, a Lei n. 638 de 28 de dezembro de 1983. Operaes Consorciadas
Ribeiro das Neves, 29 de dezembro de 2006.

WALACE VENTURA ANDRADE PREFEITO MUNICIPAL

32

Potrebbero piacerti anche