Sei sulla pagina 1di 2

Resumo - Parte 4 Filosofia Ps-moderna 1) Principais Filsofos do perodo: Friedrich Wilhelm Nietzsche: principais caractersticas de sua obra so o ceticismo

o e a critica a religio e todo tipo de verdade tida como absoluta, o mundo para Nietzsche no ordem e racionalidade, mas desordem e irracionalidade. Seu princpio filosfico no era portanto Deus e razo, mas a vida que atua sem objetivo definido, ao acaso, e por isso se est dissolvendo e transformando-se em um constante devir. Michel Foucault: Antes de Foucault, a teoria poltica concebia o poder como algo que uns tem, outros no, alm de estar associado, mais comumente, figura da Igreja ou do Estado. Toda teoria poltica clssica, de Maquiavel e os contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) at Marx, discutia-se como legitimar o poder de uns poucos sobre muitos, e assim, manter (ou subverter, no caso de Marx) a ordem social. Foucault entende o poder no como um objeto natural, mas uma prtica social expressa por um conjunto de relaes. Martin Heidegger: Heidegger considerava o seu mtodo fenomenolgico e hermenutico. Ambos os conceitos referem a inteno de dirigir a ateno (a circunviso) para o trazer luz daquilo que na maior parte das vezes se oculta naquilo que se mostra, mas que precisamente o que se manifesta nisso que se mostra. Assim, o trabalho hermenutico visa interpretar o que se mostra pondo a lume isso que se manifesta a mas que, no incio e na maioria das vezes, no se deixa ver. O mtodo vai diretamente ao fenmeno, procedendo sua anlise, pondo a claro o modo como da sua manifestao. Heidegger afirma que esta metodologia corresponde a um modelo kantiano, ou copernicano da colocao ou projeo da perspectiva. Neste sentido, a sua metodologia operava uma inflexo do ponto de vista, na medida em que o foco deveria ser desviado do dasein para o ser. Esta inflexo focaliza os modos de ser do ente, correspondendo a uma inverso da ontologia tradicional. Alm da sua relao com a fenomenologia, a influncia de Heidegger foi igualmente importante para o existencialismo e desconstrutivismo. Ludwig Joseph Johann Wittgenstein: Exerceu profunda influncia no desenvolvimento do positivismo lgico. Avana sobre temas da filosofia da mente ao analisar conceitos como o de compreenso, inteno, dor e vontade. Durante a guerra, Wittgenstein passa a atribuir ao seu trabalho em lgica um significado tico e religioso. As preocupaes cada vez maiores com questes ticas, combinadas com seu interesse por anlise lgica e com os pensamentos fundamentais desenvolvidos durante a guerra, transformaram os trabalhos desenvolvidos em Cambridge e na Noruega no material que viria a ser a base doTractatus. 2) A filosofia no contexto ps-moderno:

Na Era Moderna, o mundo esttico e mantido coeso pelo cristianismo foi assolado pela rpida expanso comercial, a urbanizao, a difuso da filosofia e das cincias modernas, alm da acelerao dos meios de transporte e da comunicao na Europa. O estilo de vida moderno surge da fragmentao e efemeridade que caracterizam a vida nas grandes cidades: o que hoje se acredita, amanh j no tem mais validade.

3) A relao entre filosofia e direito: Foucault argumenta que nenhum poder que fosse somente repressor poderia se sustentar por muito tempo, porque uma hora as pessoas iriam se rebelar. Portanto, seu segredo que, ao mesmo tempo em que reprime, gera conhecimento e corpos produtivos para o trabalho

4) Ps-modernidade, identidade cultural e globalizao (concluso): A globalizao alteraria as noes de tempo e de espao, desalojaria o sistema social e as estruturas fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralizao dos centros de exerccio do poder e o papel da filosofia na historia das grandes civilizaes demonstra que todas tiveram grandes filsofos e que a globalizao provoca uma pluralidade cultural e muitas vezes perda de identidade e autonomia com isso somente uma nao ter verdadeira identidade cultural se se destacar frente a outras com ideias fortes advindas de bons filsofos.

Potrebbero piacerti anche