Sei sulla pagina 1di 9

HIV

O vrus da imunodeficincia humana HIV-1 e HIV-2 so membros da famlia Retroviridae, na subfamlia dos lentivrus. Vrios estudos epidemiolgicos tm demonstrado que a via sexual a forma de transmisso predominante do HIV, atravs da exposio a secrees contagiosas que contenham o vrus e/ou clulas infectadas. Outra forma significativa de transmisso ocorre atravs de exposio parenteral a sangue, hemoderivados ou tecidos infectados pelo HIV, assim como tambm desta forma ocorre a transmisso perinatal. Apesar de j se ter isolado o HIV a partir de secrees e tecidos de diversas origens, o potencial de infectividade destas fontes de isolamento mostra-se bastante limitado. Por exemplo, a saliva contm enzimas e outras substncias que inativam o HIV, sendo, portanto, muito improvvel que o transmita. O contato casual no associado transmisso do HIV, devido no exposio, nestas circunstncias, ao sangue ou a outros fluidos corporais contagiosos. Estudos epidemiolgicos e parasitolgicos tm refutado a teoria de que mosquitos e outros insetos pudessem ser vetores de transmisso do HIV. Em 1986, foi detectado em Lisboa, Portugal, em indivduos procedentes de Guin-Bissau e Cabo Verde (ilhas portuguesas situadas a oeste da frica Ocidental), um novo retrovrus humano, chamado HIV-2. Posteriormente, em 1987, o HIV-2 foi detectado em seis diferentes pases europeus. Em junho de 1987, o HIV-2 foi detectado por Veronesi e Cols, pela primeira vez nas Amricas, em So Paulo, Brasil. O HIV-2 extremamente raro entre doadores de sangue dos EUA (trs positivos entre 74 milhes de doadores de sangue e plasma). Tambm no Brasil raro o encontro de HIV-2 em bancos de sangue.

AIDS
A sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS) uma manifestao clnica avanada da infeco pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV-1 e HIV-2). Geralmente, a infeco pelo HIV leva a uma imunossupresso progressiva, especialmente da imunidade celular, e a uma desregulao imunitria. Tais desregulaes e supresses imunitrias acabam por resultar em infeces oportunstas, neoplasias e/ou manifestaes (demncia, caquexia, trombicitopenia etc.) que so condies definidoras de AIDS, quando em presena da infeco pelo HIV. A AIDS, como doena totalmente manifesta, caracteriza-se por contagens de linfcitos T CD4+ abaixo de 200/mm3 (milmetros cbicos), sendo frequentemente associada a doenas vistas especificamente em pacientes com grave disfuno imune celular. Geralmente subdivide-se a AIDS em dois estgios: doena do HIV sintomtica tardia e doena do HIV avanada. A doena tardia do HIV caracteriza-se por complicaes infecciosas secundrias usualmente tratveis, como reativao de tuberculose, pneumocistose pulmonar, candidase esofgica, toxoplasmose etc. J os pacientes com doena avanada do HIV costumam desenvolver doenas mais refratrias, como

retinite citomeglica, micobacteriose do complexo avium-intracelulare, leucoencefalopatia multifocal progressiva, linfomas etc. Uma infeco comum, que numa pessoa sem AIDS possa ser curada facilmente, pode se tornar fatal para uma pessoa contaminada com o HIV. O advento da terapia anti-retroviral e das profilaxias tem modificado substancialmente a histria natural da AIDS, aumentando a sobrevida mdia. IMPORTANTE: NO DISCRIMINE O DOENTE DE AIDS. ELE NO OFERECE PERIGO. ELE PRECISA DA SUA COMPREENSO !

SINAIS E SINTOMAS
ESTGIO 1 - Tempo aproximado: de semanas a 6 meses Voc parece sadio. O teste da AIDS pode dar negativo. Mas mesmo parecendo sadio e com o teste negativo voc j pode transmitir o vrus a outras pessoas. ESTGIO 2 - Geralmente pode levar de 1 ano a 5 anos (ou mais) Voc mantm a aparncia saudvel mas o teste da AIDS j d positivo. Voc um portador do HIV. ESTGIO 3 - No tem tempo determinado: pode aparecer em meses ou anos A AIDS um mal que se disfara muito bem no organismo da pessoa contaminada. importante notar que muitos dos sinais e sintomas da AIDS podem ocorrer por causa de outras doenas comuns em nosso meio. Isso significa que a presena de um ou outro dos sinais ou sintomas citados a seguir no quer dizer que a pessoa est contaminada com vrus da AIDS. Neste estgio alguns sinais e sintomas podem sugerir a contaminao pelo HIV: * Cansao e fraqueza anormais para desenvolver as atividades habituais; * Emagrecimento sem causa aparente; * Febre contnua, suores noturnos; * nguas que duram mais de trs meses; * Tosse seca, prolongada, sem ter bronquite ou ser fumante; * Sapinho na boca; * Diarria prolongada;

ESTGIO 4 - Pode ocorrer no perodo de meses ou anos Por ter queda nas defesas do corpo, a pessoa contaminada com o vrus da AIDS facilmente pega outras doenas graves, que podero lev-lo morte. As mais comuns so pneumonia, cncer, diversos tipos de infeces e problemas no crebro. Nesta fase que se diz geralmente que a pessoa j est com AIDS. Entre uma complicao e outra, o portador de AIDS pode apresentar aparncia de sade razovel, pelo menos no comeo. Se algum estiver desconfiado de que est com o vrus porque teve um comportamento de risco (sexo sem proteo ou compartilhamento de seringas e agulhas, por exemplo), importante consultar um mdico ou ento um servio de sade especializado que possa tirar todas as dvidas e at realizar o teste da AIDS.

EM QUE SITUAES SE PODE PEGAR AIDS ?


1 - Nas relaes sexuais - Sexo anal, vaginal ou oral, no qual um dos parceiros esteja contaminado. 2 - Nas transfuses de sangue, quando o sangue estiver contaminado. 3 - Nas prticas de compartilhar agulhas e seringas (duas ou mais pessoas usarem uma s), especialmente no uso de drogas injetveis, quando um dos usurios estiver contaminado. 4 - Materiais de acupuntura, tatuagens e outros objetos perfurantes e cortantes tambm podem representar perigo. 5 - Da me para o filho durante a gravidez, parto e amamentao, se a me estiver contaminada. ONDE NO H RISCO DE SE PEGAR AIDS ? 1 - No beijo social, abraos e apertos de mo. 2 - No convvio familiar. 3 - No local de trabalho. 4 - Nos transportes coletivos. 5 - Nos aparelhos sanitrios, pias e piscinas. 6 - No uso comum de pratos, talheres e copos. 7 - Nas picadas de insetos. 8 - Na doao de sangue.

PREVENO
O preservativo, ou camisinha como mais conhecido, uma forma de se prevenir contra a AIDS. No entanto, a camisinha no totalmente segura, pois ela pode rasgar. Use somente camisinhas feitas de ltex (borracha) e d preferncia s que j so lubrificadas. No utilize leos, gelias, vaselinas, pois podem enfraquecer a borracha e causar o rompimento da camisinha.

Como usar: verifique se a borracha se adaptou corretamente ao pnis, ereto (ou duro). Faa compresso ao desenrolar e colocar a camisinha para expelir o ar e deixe um espao na ponta para permitir que estique durante a relao sexual e possa armazenar o esperma. (No desenrole a camisinha para depois coloc-la no pnis). Para retir-la, faa-o antes do pnis perder a ereo e com cuidado para no vazar. Por ser um vrus alojado dentro da clula, o HIV transmitido de modos muito especficos, no contato direto da corrente sangunea com determinados fluidos corporais onde circulam os linfcitos portadores. Os fluidos corporais que contm o HIV em quantidades suficientes para a transmisso so o sangue, o esperma, a secreo vaginal e o leite materno. O contato destes lquidos com a pele ntegra no transmite o vrus, ele s transmitido quando h uma passagem direta para a corrente sangunea. O HIV um vrus "anorexgeno", isto , ele no sobrevive fora da clula, em contato com o ar. Portanto ele no se transmite atravs de beijos, carcias, talheres, copos, tosse, espirro, lgrima, suor, picada de insetos, animais domsticos, piscinas, contato cotidiano, ou quaisquer outras prticas que no envolvam trocas dos fluidos corporais mencionados acima. A transmisso do HIV pode ser evitada das seguintes formas: Sexo Seguro: penetrao vaginal ou anal com uso da camisinha e outras prticas sexuais que no envolvam penetrao. Evitando compartilhar objetos perfuro-cortantes que entrem em contato direto com sangue, principalmente seringas. Caso estes objetos no sejam descartveis recomendvel que se faa uma esterilizao simples (fervendo, passando lcool ou gua sanitria). sempre prefervel que se utilize apenas seringas e agulhas descartveis. Evitando receber doaes de sangue e derivados, esperma ou rgos que no tenham sido testados para o HIV. Lembramos que uma mulher grvida pode transmitir o HIV para o seu filho, durante a gestao, no momento do parto ou amamentando-o. Caso uma mulher soropositiva queira engravidar importante que ela procure orientao mdica especializada pois h formas de reduzir o risco de transmisso para o beb. Uma outra informao importante: a camisinha, embora no seja 100% segura, extremamente segura quando utilizada corretamente. A maior causa de rompimento so os erros na sua utilizao. Muitos portadores do HIV tm vida sexual ativa, sem que isto represente um risco para os seus parceiros.

CONVIVENDO COM O DOENTE DE AIDS


As pessoas que tm AIDS precisam de apoio e de cuidados. Segue algumas formas de como apoiar um amigo, colega ou algum da famlia que tenha AIDS. importante saber conviver com pacientes que tenham AIDS e observar algumas regras simples, mas importantes. As pessoas com o vrus da AIDS mas sem complicaes da doena devem levar uma vida normal, inclusive trabalhar. Entretanto, essas pessoas no devem doar sangue nem manter relaes sexuais sem camisinha. As pessoas que tm a doena AIDS desenvolvida s devem ser afastadas de suas atividades normais quando seu estado fsico assim o exigir.

Se voc cuidar de um paciente com AIDS, solicite ao mdico ou equipe que o est assistindo, que o oriente a respeito dos cuidados que voc deve adotar. Os seus ferimentos e do doente devem ser mantidos cobertos com curativos impermeveis. Para evitar a transmisso de muitas doenas, como hepatite, conjuntivites, micoses etc., importante que cada um tenha os seus objetos de uso pessoal: toalhas, alicates de unha, escovas de dentes. No h problemas no uso de aparelhos comuns, como telefone, ferramentas, equipamentos de trabalho, mquinas de escrever ou mquinas de fbrica. Pisos e locais infectados com sangue, vmitos etc. do doente devem ser desinfectados com gua sanitria (Cndida, Q'Boa). Uma parte de gua sanitria e 5 de gua da torneira o indicado. Roupas sujas com secrees devem ser lavadas em gua quente. Em servios de jardinagem no deixar de usar luvas. Lavar, nesse caso, as mos. A pessoa que cuida de um paciente com o vrus da AIDS deve evitar contato com o doente se estiver com gripe ou outras doenas infecciosas. Os doentes de AIDS precisam de apoio, amizade, explicaes e novas informaes. Apertar a mo, abraar ou dar um beijo no rosto, no contamina ningum. importante o apoio para o doente. Fale com ele sempre que possvel, pessoalmente ou por telefone. Ele se sente bem melhor quando tem com quem dividir suas emoes, sentimentos e necessidades. Leve-o a passeios e promova visitas de outras pessoas. Seja solidrio.

EXAMES

Existem trs tipos de exames comumente utilizados para a deteco do HIV: Elisa- o exame mais utilizado, adotado principalmente para a triagem inicial. Devido a sua alta sensibilidade, pode apresentar resultados falso-positivos e por isso precisa ser confirmado com outra tcnica. A maioria dos laboratrios j realiza esta confirmao automaticamente. Imuno-Fluorescncia- um exame confirmatrio e deve ser realizado aps um resultado Elisa positivo. Western-Blot- tambm confirmatrio, um pouco mais preciso que o de Imuno-Fluorescncia, pois identifica componentes especficos do vrus. o mais amplamente adotado para confirmar um resultado positivo de Elisa. Existem ainda, outros exames que podem detectar diretamente o vrus, ao contrrio dos anteriores, que detectam o anticorpo correspondente ao vrus. So tcnicas caras, normalmente s realizadas em pesquisas e no esto disponveis na rede pblica, como por exemplo o PCR e o P24. Importante: A Janela Imunolgica um perodo de 3 semanas a no mximo 6 meses logo aps a exposio ao HIV, em que o resultado do teste pode no ser positivo, mesmo que o vrus esteja presente. Este o tempo que o organismo leva para produzir os anticorpos para o HIV, que so detectados com os trs exames de rotina descritos acima Os exames de contagem de clulas CD4+/CD8+ e de quantificao de carga viral so necessrios para indicar incio de terapia anti-retroviral e para o acompanhamento peridico dos resultados obtidos com o tratamento. Para isso, o Ministrio da Sade disponibiliza esses exames em alguns laboratrios da rede do SUS do municpio do Rio de Janeiro. Esses exames so sempre solicitados

pelo mdico que acompanha o paciente na rede pblica e cada unidade tem sua referncia para marcao e agendamento dos exames.

ALGUMAS TCNICAS UTILIZADAS


TESTE DE IMUNOFLUORESCNCIA O teste de imunofluorescncia muito utilizado nos diagnsticos de laboratrio para a pesquisa de anticorpos e cada vez mais com anticorpos monoclonais para a pesquisa de microrganismos e seus componentes em espcimes clnicas. Baseia-se na capacidade das molculas de anticorpo se ligarem covalentemente a fluorocromos sem perder sua reatividade especfica com o antgeno. Teste de Imunofluorescncia Direta O teste de imunofluorescncia direta empregado na pesquisa e na localizao de antgenos em clulas ou tecidos atravs de um anticorpo especfico marcado com fluorocromo (conjugado). O conjugado se fixa ao antgeno, formando um imunocomplexo estvel. O anticorpo no ligado removido por lavagens e o preparado observado em microscpio de fluorescncia. O teste tem sido utilizado para a pesquisa de Chlamydia trachomatis, Treponema pallidum, Legionnella sp, Escherichia coli, estreptococos -hemoltico do grupo A e vrios vrus, com os do herpes simples tipo 1 e 2, o citomegalovrus, os da influenza tipo A e B, os da parainfluenza 1,2 e 3, o da varicela-zoster e o adenovrus. Teste de Imunofluorescncia Indireta A sensibilidade dos testes de imunofluorescncia limitada ao nvel de fluorescncia detectvel pelo olho humano; por isso, o teste de imunofluorescncia indireta tem sido empregado para amplificar o sinal e aumentar a sensibilidade. Pode ser empregado na pesquisa de antgenos ou de anticorpos. Para a Pesquisa de Antgenos Consiste na incubao da clula ou tecido em que se quer pesquisar o antgeno com o anticorpo especfico obtido em animal conhecido ou monoclonal, levando a formao de um imunocomplexo. Aps a lavagem, a preparao incubada com um conjugado de antiimunoglobulina produzida em outra espcie de animal. Para a Pesquisa de Anticorpos Antgenos padronizados so fixados a lminas de vidro. O soro do paciente diludo, colocado sobre o antgeno e incubado para permitir a formao do complexo antgeno-anticorpo. Aps lavagens, a preparao incubada com o conjugado fluorescente e, se houver anticorpo no soro, o conjugado reage com o anticorpo especfico para o antgeno. TCNICAS COM MARCADORES RADIOATIVOS Radioimunoensaio O radioimunoensaio um dos mtodos mais sensveis para a anlise quantitativa das reaes antgeno-anticorpo, permitindo medidas rpidas e precisas; mesmo em preparaes no purificadas, apresenta limiar de deteco da ordem de nanogramas ou picogramas. Com limitaes destacam-se o custo do teste, a vida mdia dos reagentes e o risco operacional. O radioimunoensaio pode ser utilizado para quantificar hormnios, drogas, marcadores tumorais, alrgenos e anticorpos e antgenos em doenas parasitrias. H muitas variaes, mas o princpio o mesmo: a quantidade de reagente marcado (antgeno ou anticorpo) quantifica o antgeno ou anticorpo no-marcado na amostra. Radioimunoensaio Direto No radioimunoensaio direto, uma quantidade fixa e limitada de anticorpo ligada a um suporte slido. Adiciona-se uma quantidade fixa e pequena de antgeno marcado, misturada com uma amostra em teste ou com as solues padro que contm concentraes conhecidas do antgeno no-marcado. Aps um perodo de incubao, remove-se o antgeno no ligado e faz-se a medida da radioatividade da fase slida.

A partir da resposta obtida, a concentrao do antgeno em teste estimada por interpolao na curva. Radioimunoensaio de competio No radioimunoensaio de competio, uma quantidade fixa do antgeno imobilizada em um suporte slido. Adiciona-se uma quantidade fixa de anticorpo marcado especfico, misturada com a amostra em teste ou uma srie de solues padro com concentraes variadas do antgeno solvel. Aps um perodo de incubao, o anticorpo marcado que no se ligou fase slida e o antgeno solvel so removidos por lavagem e faz-se a medida da radioatividade da fase slida. A partir da resposta obtida, a concentrao do antgeno em teste estimada por interpolao na curva. Radioimunoensaio de captura No radioimunoensaio de captura, uma quantidade fixa de anticorpo imobilizada em um suporte. A soluo teste, com quantidade desconhecida de antgeno, ou as solues padro, com concentraes conhecidas do antgeno so adicionadas. Aps a incubao, remove-se o antgeno no-ligado e adicionam-se anticorpos marcados especficos para o antgeno, com stio de ligao diferente do stio do anticorpo de fase slida. O anticorpo marcado no-ligado removido por lavagem e faz-se a medida da radioatividade da fase slida. A partir da resposta obtida, a concentrao do antgeno em teste estimada por interpolao na curva. TCNICAS IMUNOENZIMTICAS As tcnicas imunoenzimticas so baseadas na utilizao de antgenos ou anticorpos marcados com enzimas e permitem a deteco, titulao e quantificao de substancias de interesse biolgico. Imunoperoxidase As tcnicas para localizao de constituintes celulares seguem o mesmo princpio da imunofluorescncia, com a diferena de que, em vez do fluorocromo, emprega-se a enzima, que tem maior capacidade de amplificao. A enzima converte o componente cromgeno (substrato+doador de hidrognios) em produto insolvel que precipita no stio da reao. Esses precipitados podem ser visveis ao microscpio eletrnico. Enzimaimunoensaio O enzimaimunoensaio um mtodo quantitativo em que a reao antgeno-anticorpo monitorada por medida da atividade enzimtica. Desempenha um papel muito importante no laboratrio clnico, pois, alm da elevada sensibilidade comparvel do radioimunoensaio, apresenta vantagens de utilizar reagentes estveis, estar livre das exigncias de trabalhar com radioistopos e poder ser adaptado tanto a testes simples como automao sofisticada. Uma caracterstica comum entre radioimunoensaio e enzimaimunoensaio que ambos medem, diretamente, a interao entre o antgeno e o anticorpo, no dependendo de um segundo fenmeno como precipitao, aglutinao ou fixao de complemento. O enzimaimunoensaio foi classificado em dois tipos: homogneo e heterogneo. Nos ensaios homogneos no necessria a separao entre os complexos antgeno-anticorpo e o antgeno e/ou o anticorpo livres, pois a interao antgeno-anticorpo modula a atividade da enzima. Nos ensaios heterogneos, a separao necessria, pois a atividade da enzima no alterada pela reao antgeno-anticorpo. Os ensaios homogneos so mais utilizados para a deteco de haptenos e os heterogneos para a deteco de molculas maiores. ELISA (Enzyme-linked Immunosorbent Assay) Esse teste foi desenvolvido como uma alternativa ao radioimunoensaio para a deteco de antgenos e anticorpos. O seu princpio bsico a imobilizao de um dos reagentes em uma fase slida, enquanto outro reagente pode ser ligado a uma enzima, com preservao tanto da atividade enzimtica como da imunolgica do anticorpo. O teste detecta quantidades extremamente pequenas de antgenos ou anticorpos, podendo ter elevada preciso se os reagentes e os parmetros do ensaio forem bem padronizados. Especial ateno deve ser dada a fase slida, cujas propriedades podem variar de acordo com a

composio. O grau de pureza do antgeno ou do anticorpo da fase slida muito importante, pois qualquer material heterlogo competir pelo espao na placa. O objetivo do ensaio a quantificao ou verificao da presena de um antgeno ou anticorpo SLFIA (Substrate-Labelled Fluorescent Immunoassay) Pode ser utilizado para detectar reagentes de alto e baixo peso molecular. Foi desenvolvido pela Ames Company of Miles Laboratories. No ensaio, um substrato fluorognico da galactosidase ligado covalentemente a um antgeno protico ou hapteno. Se o anticorpo especfico reage com antgeno, a enzima -galactosidase no cliva o substrato, por impedimento estrico. Se a amostra tiver antgeno, este se ligar ao anticorpo e o substrato ligado ao antgeno ficar livre e reagir com a enzima para formar o produto fluorescente. O grau de fluorescncia proporcional quantidade de antgeno na amostra.

PERODO DE INCUBAO
o tempo que vai do momento em que a pessoa entra em contato com o vrus at o aparecimento dos primeiros sintomas. Este tempo varivel no caso da AIDS. Nele, a pessoa contaminada j pode passar a doena para outras pessoas sadias atravs da relao sexual e do sangue. Por isso importante o uso da camisinha em todas as relaes sexuais, mesmo que os parceiros tenham aspecto saudvel.

JANELA IMUNOLGICA
o perodo que o teste da AIDS pode dar negativo mesmo a pessoa estando infectada e transmitindo o vrus. O organismo leva um tempo para desenvolver os anticorpos que sero detectados pelos exames, tempo esse relativo de pessa para pessoa. Tempo aproximado: de semanas at 6 meses.

DIAGNSTICO
A nica forma de sabermos se estamos ou no com o vrus da AIDS por meio do teste antiHIV. O teste realizado com uma pequena quantidade de sangue retirado da veia e analisado em laboratrio. Esse teste vai mostrar se estamos ou no infectados pelo HIV. Quando o nosso organismo entra em contato com o vrus da AIDS (HIV) ele produz anticorpos e o teste vai detectar se esses anticorpos esto ou no presentes no nosso sangue. Portanto, para que esse teste seja confivel devemos realiz-lo aps pelo menos trs meses depois da ltima situao de risco. O teste est disponvel em vrios servios de sade que atendam casos de DST. Existem ainda os Centros de Testagens Annima - CTA e os Centros de Orientao e Aconselhamento Sorolgico - COAS onde qualquer pessoa que tenha se exposto a uma situao de risco pode fazer o teste de maneira sigilosa e annima. Nesses servios voc vai encontrar profissionais preparados para falar com voc sobre DST/AIDS. bom lembrar que atualmente existem medicamentos eficazes no tratamento da aids e extremamente importante saber se a pessoa est infectada para que se possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Potrebbero piacerti anche