Sei sulla pagina 1di 7

FACULDADE SO LUCAS CURSO DE ENFERMAGEM ENFEMAGEM EM SAUDE DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (ESCA)

SINDROME DE DOWN

Porto Velho 2013

FACULDADE SO LUCAS CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA DE ESCA, 5 PERIODO- INTEGRAL DO CURSO DE ENFERMAGEM

ALDO BEZERRA EDNEIDE LEONARDO C. BRANCO MARCILEI COELHO MARCOS ANSELMO SAMITE

SINDROME DE DOWN

Professora Rosana e Juliana

Porto Velho - RO 2013

Introduo

Sndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 um distrbio gentico causado pela presena de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, mdico britnico que descreveu a sndrome em 1862. A sua causa gentica foi descoberta em 1958 pelo professor Jrme Lejeune. A sndrome caracterizada por uma combinao de diferenas maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a sndrome de Down est associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento fsico, assim como de aparncia facial. A sndrome de Down geralmente identificada no nascimento. Portadores de sndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da mdia, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno nmero de afetados possui retardo mental profundo. a ocorrncia gentica mais comum, estimada em um a cada 800 ou 1000 nascimentos. Muitas das caractersticas comuns da sndrome de Down tambm esto presentes em pessoas com um padro cromossmico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma nica prega na palma da mo, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido s pregas nas plpebras, membros pequenos, tnus muscular pobre e lngua protrusa. Os afetados pela sndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardacos congnitos, doena do refluxo gastresofgico, otites recorrentes, apnia de sono obstrutiva e disfunes da glndula tireide. A sndrome de Down um evento gentico natural e universal, estando presente em todas as raas e classes sociais. Problema que uma pessoa com SD pode enfrentar No sangue: infeces, anemia, cncer; No ouvido: perda da audio; Nos olhos: dificuldades em enxergar (catarata, miopia, hipermetropia); No corao: forma do corao alterada; No abdome: hrnia no umbigo; No sistema digestivo: esfago e/ou duodeno mais estreitos; No sistema locomotor: articulaes fracas; No sistema nervoso: convulses, deficincia intelectual; No sistema endcrino: a glndula tireide funciona mal.

Diagnstico laboratorial Um diagnstico laboratorial da sndrome de Down feito atravs de um exame de sangue chamado caritipo. O caritipo mostra os cromossomos da sua clula, e assim, poderemos ver quantos cromossomos pessoa tem. Se no caritipo mostrar que a pessoa tem trs cromossomos no par 21, poderemos dizer que ela tem sndrome De Down. As pessoas que tm sndrome de Down podem ter filhos? Se for mulher e tem sndrome de Down, pode ficar grvida e ter bebs. Se for homem e tem sndrome de Down, as chances de engravidar uma mulher so muito pequenas. Isso acontece porque muitos homens com sndrome de Down so estreis, isto , no conseguem fazer bebs. Os filhos das pessoas com sndrome de Down tambm tero sndrome de Down

Cuidados a serem tomados A pessoa precisa cuidar da sua sade para ser saudvel, trabalhar, ter amigos, passear e namorar. Para cuidar da sade preciso conversar com vrios profissionais: mdico, fonoaudilogo, psiclogo, pedagogo, professor de educao fsica ou fisioterapeuta, para orientar a prtica de exerccios e uma nutricionista. 0 -1 ano Exames: exame para ver como est tireide; hemograma, para ver as clulas do sangue; caritipo, para ver os cromossomos; ecocardiograma, para ver imagem do corao; exame de olhos; exame de ouvidos. Orientaes: estimular movimentos do corpo; cuidar da posio do pescoo; ser amamentado; tomar vacinas. 1 -11 anos Exames: exame para ver como est tireide; hemograma, para ver as clulas do sangue; se for necessrio, fazer ecocardiograma. Para ver imagem do corao; exame de olhos; exame de ouvidos;

raios-X da coluna. Orientaes: cuidar da posio do pescoo; fazer atividade fsica; ter uma alimentao saudvel; estudar; tomar vacinas; estar em contato com outras pessoas; tentar fazer sozinho tudo que for possvel.

12 -18 anos Exames: exame para ver como est tireide; hemograma, para ver as clulas do sangue; se for necessrio, fazer ecocardiograma para ver imagem do corao; exame de olhos; exame de ouvidos; se for necessrio, raios-X da coluna; exames para ver quantidade de acar e gorduras no sangue; se for mulher, fazer exame ginecolgico. Orientaes: cuidar da posio do pescoo; fazer atividade fsica; ter uma alimentao saudvel; estudar; tentar fazer sozinho tudo que for possvel; observar se est dormindo bem (pode estar ocorrendo apneia do sono); ter cuidados para no engravidar ou pegar doenas que so Transmitidas ao fazer sexo; ficar atento a abusos sexuais. 19 -40 anos Exames: exame para ver como est tireide; hemograma, para ver as clulas do sangue; se for necessrio, fazer ecocardiograma para ver imagem do corao; exame de olhos; exame de ouvidos; se for necessrio, raios-X da coluna; exames para ver quantidade de acar e gorduras no sangue; se for mulher, fazer exame ginecolgico. Orientaes: cuidar da posio do pescoo; fazer atividade fsica;

ter uma alimentao saudvel; trabalhar; tentar fazer sozinho tudo que for possvel; observar se est dormindo bem (pode estar ocorrendo apneia do sono); ter cuidados para no engravidar ou pegar doenas que so Transmitidas ao fazer sexo.

40 anos e mais velhos Exames: exame para ver como est tireide; hemograma, para ver as clulas do sangue; se for necessrio, fazer ecocardiograma para ver imagem do corao; exame de olhos; exame de ouvidos; se for necessrio, raios-X da coluna; exames para ver quantidade de acar e gorduras no sangue. Orientaes: cuidar da posio do pescoo; fazer atividade fsica; ter uma alimentao saudvel; trabalhar; tentar fazer sozinho tudo que for possvel; observar se est dormindo bem (pode estar ocorrendo apneia do sono); observar se est esquecendo muitas coisas. Espera-se que o portador de SD cuide muito bem de sua sade fsica e mental.

Referencias bibliogrficas:

Ministrio da sade cuidados de sade s pessoas com sndrome de Down Ministrio da sade cuidados de sade s pessoas com sndrome de Down Isbn 978-85-334-1953-7 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?

Potrebbero piacerti anche