Sei sulla pagina 1di 21

ATIVIDADES DE VIDA DIRIA (AVD)

DISTRBIOS DE COMPORTAMENTO

Telma Toledo Rocha Terapeuta Ocupacional Especialista em Gerontologia UFMG Membro do Gerocenter CIAPE
CREFITO 4/7165 TO

ATIVIDADES DE VIDA DIRIA (AVD)


As atividade de vida diria, tambm chamadas de AVD, incluem as atividades rotineiras como alimentao, vestir e despir, banho e higiene pessoal.

Com

envelhecimento,

idoso

apresenta

uma

srie

de

dificuldades para executar tarefas rotineiras e para manter um comportamento social aceitvel.

As alteraes que so prprias do envelhecimento trazem dficits em relao : memria, viso, ao equilbrio, s capacidades fsicas e uma demora no tempo de reao.

Assim, com o avano da idade, pode ocorrer uma perda da capacidade de tomar decises e de realizar certas tarefas que nos parecem simples.

importante que sempre se estimule a independncia do idoso na realizao dessas atividades, mesmo que isso demande um tempo maior para a realizao dessas tarefas. Quanto mais ele fizer, melhor para ele e menos desgaste para voc!

Lembre-se que o mais importante no cuidado fazer COM o idoso e no PELO idoso, favorecendo a manuteno da autonomia e da independncia.

VESTIR E DESPIR
PROPORCIONA: Bem-estar Segurana Autoconfiana EXIGE: Coordenao Equilbrio Movimentao fina das mos Viso Fora muscular

ATENO: Mesmo quando o idoso j perdeu um pouco da independncia, SEMPRE que possvel, a escolha da roupa deve ser feita por ele! DICAS PARA O CUIDADOR 1. Roupas simples, confeccionadas com tecidos prprios ao clima e no comprimento certo para evitar o risco de quedas. 2. Nunca esquecer de tirar ou colocar agasalhos, conforme a variao da temperatura. O idoso pode ter perdido a percepo trmica. 3. O cuidador deve, ao falar com o paciente, colocar-se no seu campo visual, ou seja, em frente a ele, orientando-o calmamente e gesticulando, se necessrio. 4. Deve-se estimular o ato de vestir-se sozinho, dando instrues com palavras fceis de serem entendidas. 5. D a ele a oportunidade de optar pelo tipo de vesturio e as cores que mais o agradam. Apenas supervisione, pois pode ser que haja necessidade de auxili-lo na combinao das cores. 6. Tenha calma e pacincia, no o apresse enquanto ele executa sua rotina de vestir-se ou despir-se. Proporcione a ele tempo suficiente par executar a tarefa. Lembre-se que mesmo gastando

um tempo maior para realizar a atividade, a manuteno da independncia fundamental. 7. Para que ele mesmo possa procurar suas roupas nos armrios, organize-as por categorias e cole fotos de peas e ou objetos pessoais na parte externa da gaveta ou guarda-roupas. Isto o ajudar a encontrar rapidamente o que procura. 8. Roupas como blusas, camisas ou suteres, devero ser preferencialmente abertos na parte da frente, para facilitar a colocao ou retirada. 9. Evite roupas com botes, zperes e presilhas, elas dificultam o trabalho do idoso para abr-los ou fech-los. Se possvel, colocar fechos de velcro nas roupas e sapatos. 10. Nos casos de demncia avanada ou total dependncia do idoso, deve-se dar preferncia aos conjuntos do tipo moletom, em funo de sua praticidade. 11. Para pacientes limitados a cadeiras de rodas ou poltronas, o critrio para a escolha do vesturio ainda mais rigoroso. Deve-se optar por roupas confortveis, largas, especialmente nos quadris. 12. O uso de objetos pessoais (acessrios), pode ser mantido, porm, em casos de demncia ou confuso mental, as jias devero ser substitudas por bijuterias. 13. Na medida do possvel, deve-se providenciar um roupo, para que o paciente possa se despir no quarto e, protegido, ser conduzido ao banho. 14. Deve-se evitar o uso de chinelos, pois eles facilitam as quedas. 15. Todos os tipos de sapatos devem ser providos por solados antiderrapantes e firmes, de salto baixo, os mais indicados so aqueles que possuem elstico na parte superior, pois alm de serem fceis de tirar e colocar evitam que o paciente tropece e caia, caso o cadaro se desamarre. 16- Em casos de confuso mental e dficit cognitivo, deve-se dividir a atividade em etapas e ir orientando o idoso atravs da fala clara e pausada ou atravs de demonstrao. No caso de orientao verbal, dar indicaes simples e precisas, uma de cada vez e repetlas se necessrio.

17- As roupas devem ser organizadas e apresentadas ao idoso na ordem em que ele ir vest-las. Por exemplo: 1- cueca, 2- meia, 3blusa, 4- cala, 5- cinto, 6- sapato, 7- agasalho. 18- Encorajar os idosos a se vestirem ao invs de passar o dia todo com pijama ou roupa de dormir. 19- Manter sempre respeito pela intimidade dos idosos durante o vestir-se e o despir-se, mantendo-os em local adequado com privacidade e livre de correntes de vento. 20- Para pacientes com demncia e dficits cognitivos importante que se estabelea uma rotina relacionada com o vestir. 21- Estar sempre atento a sinais de cansao.

ALGUMAS ADAPTAES

ALIMENTAO
ASPECTOS QUE PODEM DIFICULTAR Dentio em mau estado de conservao Fraqueza da musculatura da boca ou das mos Tremor das mos Perda da coordenao motora Dficits cognitivos Distrbios de comportamento

ATENO: O idoso pode no se lembrar se j comeu ou no e ainda pode no se comportar da maneira adequada mesa. Por esse motivo, muitos familiares e cuidadores acabam dando o alimento ao idoso em horrios ou em locais diferente do restante da famlia, impedindo que ocorra esse contato com a famlia na hora das refeies. O ideal que o idoso se alimente como o de costume juntamente com seus familiares. DICAS PARA OS CUIDADORES 1- Lembre-se que sempre que possvel o idoso deve ser responsvel pela escolha do alimento e do horrio das refeies de acordo com seus hbitos e rotinas. 2- Estimular a independncia do idoso na realizao de todas as etapas da atividade de alimentao. 3- Garantir um ambiente seguro, confortvel e agradvel durante as refeies.

4- Sempre que possvel levar o idoso mesa para que ele se alimente com toda a famlia. 5- Cuidado ao servir a comida ao idoso. Certifique-se que a temperatura est adequada (nem muito quente, nem muito fria) e que a quantidade ser suficiente. 6- Se o idoso estiver com tremores ou dficits motores que dificultem a realizao da atividade, adaptaes podem ser providenciadas como por exemplo engrossador do cabo do talher, ventosas no prato e copo adaptado. 7- Em caso de confuso ou dficit cognitivo, uma boa opo dividir a atividade em etapas e orientar de forma simples, clara e pausadamente uma a uma. pegue a colher coloque a comida leve a boca mastigue engula 8- Em alguns casos, o idoso pode se recusar a comer. interessante que se preocupe com a aparncia da comida, procurando colocar alimentos com cores bem alegres e dispostos harmonicamente no prato. 9- Nunca alimente um idoso na posio deitada ! Mesmo que no seja possvel leva-lo mesa, coloca-lo na posio sentada e com a cabea ereta na hora da alimentao. 10- D ao idoso o tempo que ele necessitar para se alimentar. No o apresse e lembre-se que a alimentao deve ser um momento agradvel e tranqilo. 11- Esteja sempre atento s orientaes do mdico e da nutricionista e s d ao idoso alimentos adequados. Procure orientaes em relao a doenas que levam restries da alimentao, como a Diabetes e a Hipertenso. 12- Se o idoso se recusar a comer, no force a barra, tente convenc-lo da importncia da alimentao e que a comida est gostosa, mas nunca coloque a comida na boca do paciente de maneira brusca. 13- Se voc no convenc-lo a comer, procure a ajuda de um mdico. Em casos avanados da Doena de Alzheimer, por exemplo, pode ser necessrio o uso de sondas. ALGUMAS ADAPTAES

BANHO E HIGIENE PESSOAL


PROPORCIONA Boa Sade fsica e emocional Boa aparncia Autoconfiana FATORES QUE INTERFEREM Ambiente inadequado Alteraes de equilbrio Alteraes da viso Diminuio da fora muscular Dficit cognitivo FICAR ALERTA COM A temperatura da gua que pode gerar queimaduras ou mal estar se estiver muito fria. Quedas no banheiro Sabonete nos olhos No dar trancos, que podem causar hematomas Correntes de ar no banheiro AMBIENTE ADEQUADO

Mantenha o piso seco e dentro e fora do box utilize tapetes antiderrapantes (emborrachados) para evitar quedas. A colocao de barras de segurana na parede de grande ajuda, pois permitem que o paciente se apie nelas durante o banho, fazendo-o sentir-se mais seguro. Se for difcil para ele manter-se em p por muito tempo, talvez uma cadeira de banho v auxili-lo e permitir maior conforto e independncia. O Box deve ser protegido com uma cortina de plstico sem arrastar no cho, bem fixada e transparente na parte superior. O porta toalha deve ficar ao lado do Box A mangueira do chuveirinho no deve arrastar no cho O banheiro deve ter uma boa luminosidade.

DICAS PARA O CUIDADOR

1. A rotina do banho essencial. Mudanas de horrio e da maneira de como conduzir o banho devem ser evitadas. 2. O cuidador deve, na medida do possvel, deixar que o idoso realize a tarefa de banhar-se. A melhor maneira do cuidador agir, na condio de incentivador, auxiliar e protetor. 3. Quando se est preparando o banho, todas as aes devem ser explicadas em voz alta, falando clara e pausadamente, uma a uma. 4. Banho de chuveiro, com gua em abundncia e temperatura agradvel, so requisitos indispensveis. Banho de banheira ou no leito so reservados para situaes especiais, quando esta for a indicao pela equipe multiprofissional. 5. Ao iniciar o banho, dependendo do grau de autonomia do idoso, deve-se pedir que v se despindo. 6 . As orientaes devem ser bem claras: "Vamos tirar suas roupas", "Entre no box", "Passe o sabonete nas axilas". Para facilitar a execuo da atividade, ela deve ser dividida em etapas que devem ser orientadas de forma simples uma a uma. Todas as orientaes bem executadas devem ser acompanhadas de elogios. 7. Aps o banho, o cuidador deve oferecer a toalha, e pedir ao idoso que se seque, supervisionando principalmente entre os dedos dos ps e nas dobras do corpo. Depois, oferecer suas roupas limpas e incentiv-lo a vest-las 8. O banho tambm um timo momento para realizar uma reviso sistemtica da pele, unhas e cabelos, observando assim alguma

leso escondida, rachadura na pele ou nos ps, hematomas ou algum outro trauma que no se via antes, escaras que esto iniciando, micoses... 9. As unhas devem ser cortadas semanalmente, de forma quadrada, evitando encrave nos cantos.

10. O cuidado com a cavidade oral (boca) importante. A limpeza de prteses (dentaduras, roates) e dentes naturais, bem como as gengivas, devem ser rigorosamente observados, principalmente aps as refeies. Um bom artifcio para conseguir ajuda do idoso nesta tarefa, o cuidador escovar os seus prprios dentes e pedir ao idoso que o imite. No se esquea de pedir para q o idoso escove a lngua. 11. Os cabelos devem ser lavados regularmente e revisados em busca de parasitos. O corte do cabelo e da barba deve ser feitos periodicamente. 12. O uso de maquiagem positivo para as senhoras idosas, e devem obedecer ao bom senso, no havendo exageros nem as colocando em situaes ridculas. 13. A atitude a tomar em relao ao idoso que no quer fazer a sua higiene, e nem deixar o cuidador faz-lo, a de manter postura determinada, evitando o confronto e a discusso, conduzindo com firmeza, passo-a-passo, a execuo de toda a tarefa. 14- Sempre respeitar a intimidade do idoso, mantendo-o em local adequado e vestido enquanto se prepara o banho. 15- Aps o banho, incentivar o uso de um creme hidratante por todo o corpo para evitar o ressecamento da pele. 16- Se o paciente fizer uso de culos ou lentes corretivas, lembr-lo de usar durante o banho. 17- Proporcione tempo adequado para que o idoso realize as atividades de banho e higiene pessoal. 18- Garantir a acessibilidade do idoso a todo o material necessrio durante o banho.

19- Sempre que possvel os idosos devem ter seus hbitos de higiene respeitados como: horrio do banho, marca de sabonete, shampoo, etc. 20- No h razo para se "obrigar" o paciente a banhar-se pela manh se seu hbito faz-lo tarde. 21- interessante se criar uma rotina para aqueles que apresentam dependncia severa, isto facilita o trabalho do cuidador e cria um hbito para o paciente. 22- Mesmo os acamados devem ser levados ao banheiro quando possvel para que seja realizado o banho de chuveiro, esta uma tima oportunidade de mobilizao. 23- Banhos no leito devem ser evitados, sendo indicados apenas para aqueles pacientes com prescrio de repouso rigoroso no leito. ALGUMAS ADAPTAES

DISTRBIOS DE COMPORTAMENTO

Para o cuidador, a tarefa mais difcil no cuidado ao idoso lidar com os problemas de comportamento. O cuidador tem que controlar estes distrbios de comportamento e ter domnio sobre a situao. No fcil, mas possvel. REAVALIE: pergunte-se: H alguma razo para este comportamento? Ser efeito de medicao? Frustrao por no poder fazer algo, por no conseguir fazer algo? Irritado por algum motivo? Qual motivo? Idosos com demncia podem ter exploses irreais, porm em muitas destas exploses, pode haver uma razo real e encontrar esta razo, pode facilitar o controle do comportamento. Muitas vezes, determinados comportamentos como gritar, vagar pela casa, irritabilidade e agressividade podem ser uma forma de comunicao. DICAS GERAIS 1- O primeiro comportamento desencadeante. passo na abordagem das alteraes de identificar a possvel causa, o fator

2- Detectadas as alteraes, deve-se enfrentar um distrbio de

cada vez e nunca tentar resolver todos ao mesmo tempo. 3- No valorizar os distrbios, demonstrando total desinteresse pelo que est ocorrendo, sem confronta-lo, e reforar as atitudes positivas.

VAGUEAR, PERDER-SE, FUGIR


DEFINIO Trata-se de um estado de inquietude que faz com que o paciente ande de um lado para outro, sem um objetivo e sem demonstrar sinais de cansao. Fenmeno conhecido por vagncia ou perambulao. uma alterao de comportamento que tambm pode estar relacionada a quadros infecciosos e desidratao. Para se lidar com essa situao, inicialmente deve-se procurar reconhecer possveis causas da perambulao. Outra medida essencial manter a segurana pessoal e ambiental. DICAS PARA O CUIDADOR 1- Se ele comeou com este comportamento subitamente, pois no um comportamento comum a ele, marque uma consulta mdica, em busca de uma explicao possvel, ou at um problema de sade. 2- Infeces, efeitos colaterais a alguns medicamentos, dores, fecalomas (fezes em consistncia de pedra), devem ser descartados por um mdico. s vezes a presena de um inseto nas roupas ou qualquer outra sensao de desconforto, pode causar inquietude motora, fazendo o paciente vagar. 3- Familiares prximos, comerciantes, amigos, vizinhos, devem ser comunicados quando o paciente apresentar este fenmeno. Eles devem ser orientados que, caso o paciente seja encontrado vagando pelas ruas, devem aproximar-se calmamente e tranqilizando-o, conduzi-lo para casa.

4- A desorientao tmporo-espacial (incapacidade para reconhecer dias e noites e o local onde se encontra) tambm pode explicar a inquietao motora demonstrada pelo paciente. 5- Pergunte ao paciente: Voc est com fome? Sede? Frio? 6-Todos os riscos devem ser avaliados pelo cuidador. Assim, portas, janelas, piscinas, escadas, sacadas, devem ser supervisionadas rotineiramente com a finalidade de manter a segurana do paciente que vaga. 7-Travas colocadas na parte alta ou baixa da porta mantm a casa segura e dificilmente so percebidas pelo paciente. 8- Deixe-o com roupas inadequadas para sair, esconda os sapatos e no deixe chaves a vista. 9-Pacientes que apresentam perambulao noturna (caminham noite), no devem dormir de meias, o risco de escorregar e cair muito alto. 10- s vezes, ele no foge, ele se perde. Sinalize bem a sua casa, deixe o ambiente o mais familiar possvel: retratos de toda a famlia pela casa, objetos pessoais de estima mostra. Sinalize o banheiro, o quarto, a cozinha. Evite que o seu ambiente seja confuso, barulhento, agitado e com muitas pessoas. 11- Faa uma identificao em suas roupas, escrevendo em um carto ou na prpria roupa, o nome e endereo, telefone e um agradecimento pela ajuda. Pode ser tambm um bracelete ou um colar de identificao. 12- Mantenha o paciente ocupado durante o dia, atividades e exerccios fsicos adaptados as suas limitaes (se houverem) devem fazer parte de sua rotina. 13- Atividades domsticas simples, sero de grande valor, e embora ele (a) muitas vezes no consiga terminar uma atividade, gasta energia e possivelmente ter um sono mais tranqilo. 14.Caso o paciente saia e se perca, conveniente iniciar a procura em locais que habitualmente ele freqentava, familiares a ele. 15.Lembre-se o paciente no pode sentir-se perseguido pelo cuidador, observe-o e supervisione suas atividades com sutileza.

16.Converse com o idoso, fale pausada e calmamente, sorrindo em tom de ajuda, orientando o. Mostre o seu quarto, suas coisas, o banheiro, a cozinha. Diga que gosta dele e que no o quer ver saindo sozinho.

ALUCINAES Ele est vendo coisas, o que eu fao?


CONCEITO Algumas pessoas podem apresentar alucinaes visuais ou auditivas, quando apresentam a falsa impresso - sem que haja um estmulo externo - de estar vendo ou ouvindo coisas que outras pessoas no vem ou ouvem, respectivamente. So vrias as causas que geram crises de alucinao e o paciente deve passar por uma avaliao mdica para determin-las com segurana. Deve-se estar atento presena de doenas do sistema urinrio, infeces, dependncia de lcool, efeitos colaterais s medicaes utilizadas, desidratao, dores severas e presena de fecaloma (fezes em consistncia de pedra). DICAS PARA O CUIDADOR 1- No se deve discutir com o paciente aquilo que ele diz ver ou ouvir, tampouco entrar na alucinao concordando com aquilo que ele v ou ouve. Frases como: "sei que voc viu, mas eu no vi", costumam acalmar e transmitem confiana. Respeite a alucinao do paciente 2- Tente conduzir o paciente para outro lugar da casa, convidando-o a passar por reas mais claras, quando a alucinao acontece. 3- Busque atividades interessantes que o agradem e distraiam, observe fotos de paisagens bonitas, lbuns de famlia. Estes so alguns exemplos que ajudam a reduzir alucinaes.

4-Tente trabalhar sempre na tentativa de trazer o paciente realidade. Observe quais rudos, objetos ou estmulo so responsveis pela alucinao e providencie para que sejam removidos. 5- Cortinas, papis de parede ou louas estampadas costumam gerar crises, nesse caso, conveniente substitu-los por padronagens lisas e claras. 6- Sombras na janela, podem ser provocadas por vegetao (folhas de rvores que balanam ao vento), e neste caso, devem ser podadas. 7- Evite espelhos, em algum momento da evoluo de uma demncia eles podem desencadear uma crise alucinatria, quando, por exemplo, o paciente perder a capacidade de reconhecer sua prpria imagem refletida. Cobr-los ou remov-los o ideal.

DELRIOS Ele est me acusando de t-lo roubado


CONCEITO Trata-se da falsa crena que o paciente apresenta de estar sendo roubado ou perseguido por pessoas estranhas ou membros da prpria famlia. Alterao conhecida por delrio. O idoso acredita que no est em sua casa e freqentemente pede para ir embora, desconhece as pessoas que convive com ele dizendo que h estranhos em casa. Muito comum em pacientes com demncia. DICAS PARA O CUIDADOR 1- extremamente importante que o cuidador tenha conscincia de que o paciente no sabe o que est fazendo. Agir com calma, pacincia e carinho diante aos delrios. 2- Tranqilize-o caminhando pela casa para mostrar-Ihe que no h ningum estranho. 3- Mantenha objetos familiares a ele espalhados pela casa, para que dessa forma ele no se sinta em ambiente estranho. 4- No responda s acusaes, lembre-se, ele no sabe o que faz.

5- Se ele no confia mais em quem sempre administrou suas economias, no se magoe, entregue esta funo a outra pessoa de confiana. 6- Quando ele solicita a todo o momento que quer ir embora para casa, leve-o para dar uma volta e retorne dizendo: Pronto...! Chegamos em casa. Este um artifcio bastante eficaz 7- muito comum que ao no reconhecer um rosto de familiar ou amigo, ele o confunda com um agressor de um assalto que nunca existiu. Entenda que este um delrio e que por mais que ele o ofenda voc deve tentar acalm-lo com carinho. O que para voc um delrio, para ele uma realidade. 8- Use e abuse do toque suave, do abrao e d todo o amor e respeito que o paciente precisa e merece. As situaes motivadas pelo delrio devem ser tratadas com delicadeza e seriedade.

PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO SEXUAL


CONCEITO um distrbio muito comum nos pacientes com demncia. Estes comportamentos so devido ao comprometimento e deteriorao das clulas do crebro, os neurnios, em regies que so responsveis pela memria, pelo comportamento e pelas habilidades apreendidas. Assim, muita coisa que o idoso aprendeu e viveu, foi perdida por causa da doena. Fatos vividos, famlia construda, uma carreira, um trabalho de longos anos... tudo isto vai desaparecendo, com o progresso da doena. Numa fase mais avanada, ento, pode-se tambm perder a referncia guardada em seu crebro, sobre as normas de conduta sexual, que foram aprendidas e passadas para toda a sua famlia. ATENO: LEMBRAR SEMPRE QUE NO O IDOSO QUE FAZ, PREMEDITADAMENTE, ESTE TIPO DE CONDUTA. A SUA DOENA! DICAS PARA OS CUIDADORES
1- No tente adivinhar o que est acontecendo com o idoso que voc cuida; procure se informar e se orientar, estude, dedique-se a conhecer o processo do envelhecimento e as doenas mais comuns nessa faixa etria. 2- Procure encarar com naturalidade estes problemas, no busque o confronto com o idoso, no grite com ele e nem seja intolerante, rspido e rgido.

3- Procure distra-lo, d-lhe ocupao, d uma volta com ele, para que esquea (e esquece mesmo!) do comportamento inadequado. Com calma e pacincia se consegue tomar conta da situao. 4- Evite expor o idoso a situaes de ridculo, no reaja de forma exagerada e histrica, ainda mais na presena de crianas. 5- Seja gentil, paciente e, se necessrio, haja com firmeza. Procure no elevar o tom da voz. No piore mais a situao! 6- Novamente, lembre-se: o contato pessoal, o carinho, o toque e a ateno so primordiais e importantes para contornar estas situaes. 7- Evite brincadeiras de mau gosto, piadas e gracejos de ordem sexual, que possam estimular o idoso. No exceda o relacionamento alm do limite cuidador/paciente. Amor, carinho e o toque so importantes, mas devem ser realizados com respeito e sem deixar dvidas quanto sua natureza.

AGITAO
3

O QUE O EFEITO CREPSCULO OU LUSCO FUSCO? Pessoas com confuso aguda ou crnica ficam mais confusas, agitadas e inseguras no fim da tarde, especialmente depois que escurece. Isso acontece quando vivem em suas prprias casas ou em casas especializadas, e s vezes piora quando se altera a rotina do paciente, que pode tornar-se exigente, mais agitado, desconfiado, desorientado e, desencadear alucinaes especialmente noite. O perodo de ateno e a capacidade de concentrao tornam-se ainda mais limitados. O idoso fica mais impulsivo, sendo levado por suas prprias idias de realidade. DICAS PARA O CUIDADOR: 1- Repetiremos sempre: a doena, o quadro de demncia que gera problemas de comportamento. O idoso no agita deliberadamente, de propsito. 2- Contornamos melhor a agitao se temos um ambiente agradvel e seguro. Se proporcionarmos e supervisionamos atividades e tarefas durante todo o dia. Se tivermos apoio dos familiares e de outros cuidadores (se os tiver), aprendendo juntos, habilidades necessrias para melhor cuidar do idoso. 3- Em muitos casos, a agitao ocorre devido pouca preparao do cuidador/familiar em saber lidar com o idoso afetado pela demncia.

4- Carinho, afeto e ateno tornam o idoso mais fcil de lidar, em caso de agitao. 5- No d falsas promessas e nem diga mentiras. Conquiste cada vez mais a confiana do idoso. 6- A prtica da boa comunicao importante. Fale devagar, olhando para o idoso e dizendo frases curtas e objetivas. No lhe d muitas opes de escolhas. 7- Tenha sempre um ambiente calmo e tranqilo, encorajando o bom humor, a alegria e o riso. Relaxar faz bem contra a agitao! Mas cuidado para no fornecer muito estmulo e deixa-lo confuso. 8- No provoque, no entanto, muitas emoes no idoso. Preocupaes, alegrias e tristezas em excesso podem deix-lo mais confuso e agitado. 9- Demonstre segurana e confiana no trato com o idoso. Procure ter o controle da situao em que ocorre a agitao. A autoridade e a firmeza (com calma e suavidade) podem ajudar a conter o idoso e deix-lo mais cooperativo. 10- No empurre, no bata, no grite e nem xingue! NUNCA! 11- Esteja atento ao nvel de frustrao do idoso. Carinho, amor e ateno, bem como o abrao e o toque, podem deix-lo menos frustrado e sentir-se mais tranqilo e amado. 12- Procure tratar o idoso com a maior naturalidade possvel, no o tratando com uma criana, ou como um doente, mesmo que o seja. Agir assim pode evitar mal-entendidos e conflitos. 13- Ocupao, atividades e tarefas domsticas ou sociais ajudam a preencher o tempo, dando valorizao e importncia ao idoso. Mas respeite a vontade do idoso, o no querer fazer s vezes positivo e deve ser visto respeitado. Ficar sem fazer nada s vezes necessrio. 14- Como cuidador/familiar, no tenha muitas expectativas de que o idoso ir melhorar, ou que se consiga controlar bem todos os seus sintomas. Estamos lidando como uma doena que AINDA no tem cura ou controle efetivo. Procure ser realista! 15- Evite discutir com o idoso! A maneira dele reagir e de entender os fatos est alterada. Tentar convencer ou discutir, com muitos argumentos, s ir piorar a agitao.

16- Um ambiente propcio, bem iluminado, calmo e tranqilo, bem sinalizado, sem muitas alteraes na rotina diria deixa o idoso mais calmo e com melhores condies de lembrar de "seu" lugar, de sua casa. Evitar muitas aglomeraes, muitas confuses e muitas festas. 17- A agitao pode resultar de fome ou sede. Procure supervisionar a alimentao do idoso e pergunte a ele se lhe falta alguma coisa. 18- A agitao pode ser sinal de dor ou de outro desconforto fsico. Pergunte ao idoso, com calma e clareza, o que ele est sentindo. Procure em seu corpo algum sinal de problemas de sade. 19- Pacincia, pacincia, muita pacincia!

Potrebbero piacerti anche