Sei sulla pagina 1di 6

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE AROEIRAS

CONCURSO PBLICO
PROVA PARA CARGO DE:

PROF. DE ARTES
* ATENO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOC CONCORRE * Neste Caderno de Questes, voc encontra: - 28 questes ESPECFICAS - 12 questes de DIDTICA GERAL * S inicie a prova aps a autorizao do Fiscal de Sala. * Durao da prova: 3 horas. O Candidato s poder retirar-se do recinto das provas aps 01 hora, contada a partir do seu efetivo incio. * O candidato s ter o direito de levar o caderno de prova aps 02:00 horas do incio dos trabalhos, e deixar apenas o Carto de Respostas com o Fiscal de Sala. * Os Fiscais de Sala no esto autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resoluo das questes; esta tarefa obrigao do candidato. * No permitido que os candidatos se comuniquem entre si. proibida tambm a utilizao de quaisquer equipamentos eletrnicos. * Assine o seu Carto de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opo em cada questo. No deixe questo em branco, nem assinale mais de uma opo, para seu Carto no ter questes anuladas. * No rasure, dobre ou amasse seu Carto de Respostas pois em hiptese alguma ele ser substitudo, salvo por erro do fiscal ou por falha de impresso. Confira seus dados, leia as instrues para seu preenchimento e assinale no local indicado. A assinatura obrigatria. * O Gabarito desta prova estar disponvel no dia 01/03/2010, no site www.acaplam.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questo, o candidato deve seguir as orientaes constantes no Edital do Concurso Pblico n 001/2009 da PREFEITURA MUNICIPAL DE AROEIRAS de 29/12/2009. * Aps o trmino da prova, o candidato dever deixar a sala e em hiptese alguma poder permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma. BOA PROVA!!

Data: 28 de Fevereiro de 2010.

PARTE I PROFESSOR DE ARTES 01 - Antes mesmo de saber escrever, o homem expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da arte. Utilizando-se de pigmentos naturais o homem pr-histrico registrou a expresso dos movimentos dos mamutes, bises e outros animais. Esses registros so identificados como: A) Arte clssica B) Arte moderna C) Arte renascentista D) Arte bizantina E) Arte rupestre 02 - Durante muitos sculos a arte procurou imitar a realidade. O valor do artista estava, ento, na sua capacidade de imitar a natureza com fidelidade e perfeio. Essa exigncia de copiar a realidade vem dos gregos e romanos. Esse perodo da arte corresponde : A) Perodo Barroco B) Antigidade clssica C) Perodo Romntico D) Perodo Moderno E) Idade Mdia 03 - Na passagem do sculo XVI para o sculo XVII surge uma nova esttica que atravs de linhas sinuosas, ornamentos, assimetrias e dourados criavam imagens de anjos esvoaantes, passagens bblicas e cenas do cotidiano burgus, com ar mstico e sensorial que ficou conhecido como: A) Neoclssico B) Arte Rupestre C) Barroco D) Clssico E) Renascimento 04 - No fim do sculo XIX surge um perodo em que os artistas passam a romper com a arte predominantemente imitativa, naturalstica, realista e passam a pintar com mais liberdade. O que predomina a busca da impresso e da sensao. Esse movimento corresponde ao: A) Romantismo B) Cubismo C) Abstracionismo D) Surrealismo E) Impressionismo 05 - As manifestaes artsticas dos primeiros sculos da colonizao em nosso pas ocorreram: I) Com a efetivao do sistema colonial II) Com a chegada da misso francesa no Brasil. III) Com a vinda das ordens religiosas jesutica, beneditina e franciscana. IV) Com a chegada de Dom Pedro II. Assinale a letra em que todas as alternativas esto corretas. A) I, III. B) I, II. C) I, IV. D) I, II, III. E) Todas as alternativas esto corretas.

06 - Na dcada de 20, vive-se no Brasil o crescimento de movimentos culturais, anunciando a modernidade e as vanguardas. A busca de experimentao, a liberdade criadora e a ruptura com o passado, deu incio a uma nova fase da nossa arte, a partir da, voltada para as razes da cultura. Assinale a alternativa que corresponde ao importante evento que marcou esse perodo em nosso pas: A) Semana de Arte Moderna de So Paulo. B) Bienal de Artes Plsticas de So Paulo. C) Bienal do Livro de So Paulo. D) Feira Internacional do Livro Didtico. E) Festival de Cinema de Gramado. 07 - A Pedagogia Nova, tambm conhecida por Movimento do Escolanovismo, tem suas origens no final do sculo XIX na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil seus reflexos comeam a chegar por volta de 1930. Na arte, esse movimento critica a livre expresso e questiona a aprendizagem artstica como consequncia automtica do processo de maturao da criana, sendo tarefa do(a) professor(a) propiciar essa aprendizagem por meio da instruo. Essas mudanas conceituais na Educao tiveram como precursor principal o filsofo americano: A) Thomas Alexander B) Luigi Pareyson C) John Dewey D) Becker Kornopp E) Bruno Munari 08 - A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1971, a arte includa no currculo escolar nas Escolas do Brasil. Mesmo sendo considerada apenas como atividade educativa e no disciplina, essa incluso foi considerada um avano. Na poca passou a denominar-se: A) Educao artstica B) Arte-educao C) Ensino de arte D) Arte industrial E) Educao pela arte 09 - A partir dos anos oitenta constituiu-se no Brasil um movimento que teve como finalidade rever e propor novos encaminhamentos ao educativa em Arte e conscientizar e organizar os profissionais sobre a necessidade de valorizao e busca de conhecimentos e competncias na rea, com vistas ao aprimoramento do professor de Arte. Esse Movimento passou a chamar-se: A) Educao artstica B) Ensino de arte C) Construtivismo D) Arte moderna E) Arte-educao 10 - Somente a partir de diversos manifestos e protestos dos educadores que a arte passou a ser componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica. Assinale a alternativa que corresponde legislao que passa a tornar a Arte obrigatria nas Escolas: A) Constituio Brasileira de 1988 B) Estatuto da Criana e do Adolescente de 1990 C) Diretrizes Curriculares para a Educao Bsica de 1980 D) Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9.394/96 E) Plano Nacional de Educao de 1996.

11 - A abordagem triangular que articula o fazer, a apreciao e a contextualizao artstica foi sistematizada no Brasil pelo(a) arte-educador(a): A) Ana Mae Barbosa B) Noemia Varela C) Analice Dutra Pillar D) Madalena Freire E) Anita Malfati 12 - Como a estrutura curricular em Arte concebida nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs)/1997? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas: () () () () Como rea de conhecimento com contedos prprios ligados cultura artstica. Como momento em que so fixados os contedos das demais disciplinas. Como possibilidade de desenvolvimento da competncia de configurar significaes por meio da realizao de formas artsticas. Como momento que tem como objetivo que os alunos realizem atividades para a aprendizagem de diversas tcnicas artsticas.

15 - Assinale a alternativa em que TODAS as alternativas referem-se a signos VISUAIS: A) Linhas, cores, luzes, formas B) Linhas, cores, tons, ritmos C) Linhas, cores, tons, flexes D) Cores, formas, gestos, ritmos E) Luzes, formas, tons, ritmos 16 - Os Retirantes mostra as agruras da seca. A obra pertence a(o) pintor(a) brasileiro(a):

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta: A) F, V, F, V. B) F, F, V, V. C) V, V, F, F. D) V, V, V, F. E) V, F, V, F. 13 - Na proposta geral dos Parmetros curriculares Nacionais, a Arte tem uma funo to importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com as funes da Arte nos PCNs/1997, assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas falsas: ( ) A educao em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artstico e da percepo esttica. ( ) A educao em Arte desenvolve as habilidades manuais do(a)s aluno(a)s. ( ) A educao em Arte favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currculo. ( ) A educao em Arte serve como momento de terapia e recreao do(a)s aluno(a)s. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta: A) V, V, F, F. B) V, F, V, F. C) V, F, F, V. D) F, F, V, V. E) F, V, V, F. 14 - Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais ensinar arte significa articular trs campos conceituais, que so respectivamente: A) Produo, memorizao e fruio B) Fruio, imitao e memorizao C) Produo, fruio e reflexo D) Reflexo, memorizao e produo E) Produo, fruio e imitao

A) B) C) D) E)

Anita Malfatti Osvald de Andrade Tarsila do Amaral Di Cavalcanti Cndido Portinari

17 - Observe abaixo como o(a) artista expressa o mundo do trabalho: um grande nmero de rostos colocados lado a lado, todos srios; nenhum sorriso, pois a preocupao no deixa lugar para a alegria. So pessoas que nos olham fixamente como a nos lembrar que duro o trabalho nas fbricas, presentes na obra sob a forma de um prdio austero e chamins cinzentas. O(A) autor(a) da obra Operrios (1933) o(a) pintor(a):

A) B) C) D) E)

Anita Malfatti Cndido Portinari Tarsila do Amaral Di Cavalcanti Lasar Segall

18 - Ser ou no ser, eis a questo!. Essa clebre frase foi escrita em 1601 por Willian Shakespeare (1564-1916), quando criou a pea dramtica: A) Romeu e Julieta B) A Bela e a Fera C) O Lago dos Cisnes D) Hamlet E) A Dama e o Vagabundo

19 - O autor de As meninas (1656) o pintor sevilhano:

24 - Algumas obras artsticas tm um tipo de existncia determinado e previsto, ou seja so indiscutivelmente efmeras. So exemplos de obras desse tipo, respectivamente: A) Apresentaes musicais e pinturas B) Esculturas e pinturas C) Pinturas e apresentaes cnicas D) Apresentaes cnicas e instalaes E) Instalaes e esculturas 25 - Para experienciar e desenvolver-se na linguagem musical necessrio que o aprendiz envolva-se, entre outras coisas, com os parmetros de som. So elementos sonoros: A) Altura, intensidade, cor, timbre B) Intensidade, tonalidade, espessura, timbre C) Altura, durao, intensidade e timbre D) Timbre, altura, forma, tamanho E) Timbre, intensidade, cor, textura 26 - As danas populares fazem parte do folclore de um povo. Assinale a alternativa em que TODAS as opes so danas populares brasileiras. A) Chula, balaio, samba B) capoeira, flamenco, balaio C) frevo, tango, chula D) capoeira, frevo, bolero E) balaio, chula, valsa 27 - A catedral Metropolitana de Braslia iluminada pela luz natural graas sua cobertura de vidro, que deixa o cu vista das pessoas que a visitam. Esse arrojado projeto contemporneo uma das obras do arquiteto:

A) B) C) D) E)

Domenikos Theotocopoulos Rembrandt van Rijn Harmenszoon Gian Lorenzo Bernini Pablo Picasso Diego de Silva y Velsquez

20 - Espetculo de representao teatral, cantado e orquestrado, no qual o cenrio, os figurinos, o texto e as interpretaes se integram. Carregado de emotividade, considerado uma das formas mais complexas de arte. Estamos os referindo : A) pera B) Serenata C) Sinfonia D) Soneto E) Coral 21 - Na dcada de 50, o rdio marcou poca. Assinale a alternativa em que TODAS as cantoras destacaram-se nessa poca: A) Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, ngela Maria B) ngela Maria, Elis Regina, Baby Consuelo C) Dalva de Oliveira, Clara Nunes, Beth Ramalho D) Emilinha Borba, ngela Maria, Maria Bethnia E) Maria Bethnia, Gal Costa, Elis Regina 22 - A Bossa Nova surge na dcada de 60 como um movimento renovador da msica popular brasileira. Assinale a alternativa em que TODAS as alternativas correspondem a artistas que se destacaram nesse estilo musical. A) Tom Jobim, Noel Rosa, Chico Buarque B) Chico Buarque, Djavan, Geraldo Azevedo C) Vincius de Moraes, Joo Gilberto, Nara Leo D) Chico Buarque, Nara Leo, ngela Maria E) Joo Gilberto, Cauby Peixoto, Nlson Gonalves 23 - Assinale a alternativa em que TODAS as opes correspondem a instrumentos musicais de percursso. A) Trompete, pandeiro, contrabaixo B) Tringulo, cravo, obo C) Guitarra, pandeiro, bumbo D) Pandeiro, bumbo, tringulo E) rgo, trompete, trombone

A) B) C) D) E)

Lcio Costa Roberto Burle Marx Cndido Portinari Bruno Giorgi Oscar Niemeyer

28 - As figuras feitas em bronze da imagem abaixo esto na cidade de Braslia. Possuem espaos vazios entre as duas esculturas, posicionadas lado a lado, compondo uma forma. Esse era um dos princpios da escultura moderna: os volumes e os vazios do forma criao do artista. A obra Candangos (1959) do artista: A) B) C) D) E) Oscar Niemeyer Bruno Giorgi Cndido Portinari Roberto Burle Marx Lcio Costa

PARTE II DIDTICA GERAL 29 - Uma escola que oferea qualidade a todos, que possibilite uma formao bsica slida, necessria s exigncias sociais, poder resgatar o sentido emancipatrio da ao educativa, to urgente e necessrio para a formao qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influncias, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relao ativa e transformadora em relao ao meio social. Tais influncias manifestam-se por meio de: A) Polticas, experincias, valores, modos de agir e costumes que devem ser mantidos pelas novas geraes. B) Experincias assistemticas em instituies escolares a fim de manter a sociedade brasileira com seus costumes, valores e crenas. C) Conhecimentos, experincias, valores, modos de agir e costumes acumulados por muitas geraes, recriados e ressignificados pelas novas geraes. D) Processos formativos espontneos que devem assegurar os valores e prticas de manuteno da sociedade. E) Aes no-intencionais, ou seja, quelas exercidas no meio social e no ambiente em que o indivduo circula. 30 - Segundo Jos Carlos Libneo o planejamento escolar objetivos, contedos, mtodos est recheado de implicaes sociais e tm um significado genuinamente poltico. Por essa razo o planejamento uma atividade de: A) Estabelecimento da dicotomia teoria e prtica B) Preenchimento de formulrios para controle administrativo C) Guia de orientao para a excluso dos alunos desobedientes D) Atendimento ao que foi elaborado pelos tcnicos a ser executado pelo professor E) Reflexo acerca das nossas opes e aes 31 - A Lei de Diretrizes e Bases (LDB n 9394/96) apresenta uma dimenso progressista buscando um novo sentido para a educao. Assim no seu artigo 58 explicita o conceito de educao especial, como sendo uma modalidade de educao escolar, oferecida: A) Por meio de servios de apoio especializado, em escolas que possuam salas para o atendimento especial. B) A partir dos seis anos de idade em escolas e servios especializados. C) Na escola regular apenas quando os professores aderirem as propostas das Secretarias de Educao. D) Preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. E) Apenas em salas que possuam recursos humanos especializados, em escolas regulares.

32 - A funo educativa da escola contempornea deve se orientar para atender a exigncia de provocar a reconstruo por parte dos alunos/as, de seus conhecimentos, atitudes e modos de atuao o que requer outra forma de organizar o espao, o tempo, as relaes sociais na aula e na escola. Isso exige: A) Prticas compensatrias, pois as crianas e jovens das classes populares no tm capacidade de apreenderem os conhecimentos cientficos. B) A vivncia de prticas sociais e intercmbios acadmicos que estimulem outro tipo de relaes com o conhecimento e a cultura. C) A vivncia de prticas sociais e intercmbios acadmicos que estimulem a formao de alunos disciplinados para a manuteno da sociedade brasileira. D) Prticas centralizadoras e a oferta de uma educao espontanesta. E) Que seja assegurada a formao fragmentria e conhecimentos acrticos que estimulem a solidariedade e modos de pensar e fazer o mercado de trabalho. 33 - O Plano Poltico Pedaggico da escola (PPP) expressa as orientaes gerais que sintetizam as ligaes da escola com o sistema escolar mais amplo e deve ser elaborado: A) Coletivamente estabelecendo ligaes com os planos de ensino B) Por uma equipe escolar que no est em sala de aula C) Por uma equipe de tcnicos da Secretaria Municipal de Educao D) Pela equipe gestora e executado pelos docentes E) Por pessoas que entendam como deve ser elaborado tecnicamente um PPP e executado em sala de aula 34 A primeira condio para o planejamento de ensino diz respeito as convices acerca do processo educativo na nossa sociedade, ou seja, que papel destacamos para: A) A formao e qualificao para o trabalho B) O atendimento s crianas de famlias abastadas C) A escola na formao de nossos alunos D) O processo exclusivo de alunos evadidos E) O processo inclusivo de crianas superdotadas que melhoraro os ndices do IDEB 35 Um professor no pode justificar o fracasso dos alunos pela falta de base anterior. O suprimento das condies prvias de aprendizagem deve ser: A) Previsto no plano de ensino B) Justificado pela disperso dos alunos C) Atribudo aos pais pelo seu desinteresse em ensinar aos seus filhos D) Atribudo a falta de concentrao das crianas E) Justificado pela pobreza dos alunos

36 - Ao escrever a justificativa da disciplina a professora Maria traou a orientao geral do seu plano semestral, explicitando a importncia e o seu papel no conjunto do Plano da Escola (PPP), o que espera que os alunos apropriem-se aps o estudo sistemtico e as formas para atingir esse propsito. Partindo dos contedos selecionados, a professora dever fixar os objetivos especficos, ou seja: A) Como dever proceder ao longo do semestre B) Quais os resultados a obter do processo de transmisso- ativa de conhecimentos, conceitos, habilidades C) Quais os resultados a obter do processo de transmisso e assimilao passiva, durante o ano letivo D) Como avaliar para classificar os alunos em fracos e fortes E) Como selecionar os alunos daquela srie para formar as turmas 37 - O desenvolvimento metodolgico o componente do plano de ensino que d vida aos objetivos e contedos. Indica o que os professores e os alunos: A) Alcanaro ao final de um bimestre B) Obtero em linhas gerais, ao fazer as atividades dirias C) Selecionaro como tema central do programa D) Faro no desenrolar de uma aula ou conjunto de aulas E) Detalharo em tpicos, conforme o tema central 38 - O professor Slvio desenvolve suas atividades docentes numa perspectiva de educao crtica e coletiva e planeja as suas aes de forma a contribuir para que os seus alunos aprendam a lidar com a diversidade cultural. Nesse sentido chama a ateno para que os estudantes: A) Desenvolvam atitudes preconceituosas com relao a determinadas opes sexuais. B) Desenvolvam e socializem valores moralistas. C) Acolham s diferentes formas de expresso e credo religioso, respeitem as escolhas dos colegas e as suas dificuldades de aprendizagem. D) Priorizem os fatores sociais e econmicos ao escolherem seus grupos de estudos e a escolha dos colegas. E) Respeitem as diferenas dos colegas e desenvolvam aes e a adeso incondicional aos valores dos outros. 39 - Segundo Jussara Hoffmann a avaliao mediadora consiste na ao educativa decorrente da anlise dos seus entendimentos, de modo a favorecer ao aluno: A) O senso comum, fundamental na escola pblica. B) Informaes generalistas sobre o rendimento de cada aluno. C) A uniformidade na aprendizagem da turma. D) A classificao e distribuio dos alunos, critrio que contribui para a evoluo dos mais capacitados. E) O alcance de um saber competente e a aproximao com os conceitos cientficos.

40 - A professora Ktia respalda-se na Pedagogia da Autonomia e assim sabe que no pode passar despercebida pelos alunos, pois a maneira como eles a percebem lhe ajuda no cumprimento das tarefas docentes e aumenta os seus cuidados com o prprio desempenho. Sendo a sua opo democrtica e progressista ao revelar aos estudantes a sua capacidade de analisar, de decidir, de optar, de no falhar verdade caracteriza uma atitude: A) Neutra B) Passiva C) Excludente D) Autoritria E) tica

Potrebbero piacerti anche