Sei sulla pagina 1di 4

Aprenda a fazer um esboo de pregao:

Os esboos de pregao no tm uma forma rgida. Podem variar muito, mas aqui vo algumas dicas que podem servir como base para sua elaborao. A estrutura do esboo a mesma da pregao. O esboo ser ento um roteiro para o pregador no se perder durante a pregao, ou mesmo para no se esquecer dos pontos mais importantes da mensagem. Em outras palavras, um mapa com alguns pontos de referncia. Em resumo, o esboo PODER ter:

1- Tema e ttulo da mensagem 2- Textos base 3- Introduo 4- Tpico 1 5- Tpico 2 6- Tpico 3


- Ilustrao (?)

7- Concluso

Vamos analisar cada parte:

Tema da mensagem
o titulo do assunto a ser tratado, ou o nome da mensagem. Em alguns casos pode-se falar o titulo na hora da pregao, outras vezes no necessrio. Mas, no esboo a gente coloca. bom para se ter um rumo determinado na mensagem e tambm facilitar depois a escolha de um esboo entre muitos que se tem guardado. Quem vai pregar deve ter claro o assunto que vai ser tratado. No basta escolher um versculo e subir ao plpito. Isso pode at acontecer, e Deus pode usar, mas no deve ser a regra. Pode ser que o pregador comece a falar sobre um assunto e dali mude para outro e para outro, e, no fim, no passou nada de consistente. Ento, vamos escolher um tema definido. Exemplo de tema: O AMOR DE DEUS

Texto base: Toda pregao precisa ter um texto bblico como base. Este o fundamento que vai dar
autoridade a toda a mensagem. Normalmente, o texto pequeno: 1 versculo ou 2, ou 3. Raramente se deve utilizar um capitulo todo. S quando o capitulo estiver todo relacionado ao mesmo assunto. Se eu for falar sobre a orao do Pai Nosso, no preciso ler todo o capitulo 6 de Mateus. Exemplo de texto base: Joo 3.16

Introduo: o incio da pregao. Existem inmeras maneiras de se comear uma pregao. Por
exemplo: "Nesta noite, eu gostaria de compartilhar com os irmos a respeito do assunto tal..." ou "No texto que acabamos de ler, temos as palavras a respeito..." Para muitas pessoas, a primeira frase a mais difcil. Apesar de muitas alternativas, o ideal que a introduo seja algo que prenda logo a ateno dos ouvintes, despertando-lhes o interesse para todo o restante da mensagem. Pode-se ento comear com uma ilustrao, um relato interessante sobre algo que esteja relacionado com o assunto da pregao. Outro recurso muito bom comear com uma pergunta para o auditrio, cuja resposta ser dada pelo pregador durante a mensagem. Se for uma pergunta interessante, a ateno do povo estar garantida at o final da mensagem.

Exemplo de introduo: Voc j parou para pensar como grande o amor de Deus? Tudo o que Deus criou foi por amor a ns. Ele nos ama tanto que no quis nos deixar sozinhos e enviou seu Filho par nos salvar. Voc j sentiu o amor de Deus em sua vida?

Tpicos - Os tpicos so as divises lgicas do assunto, ou a diviso mais lgica possvel. Existem
outros modos de pregao como a expositiva que segue a ordem do texto bblico. A diviso em trs tpicos aconselhvel por ser um nmero pequeno, de modo que o povo tenha facilidade de acompanhar o raciocnio do pregador, sem perder o fio da meada. Podemos at mudar esse nmero, mas o resultado pode ser uma mensagem complexa. Os tpicos devem ser organizados numa ordem que demonstre o desenvolvimento natural do tema, de modo que os ouvintes vo sendo levados a compreender gradualmente o assunto at a concluso. Em algumas mensagens, os tpicos podem ser argumentos a favor de uma idia que se quer defender com o sermo. Ser bom se eles estiverem organizados de maneira que os mais interessantes ou mais importantes sejam deixados por ltimo, de modo que, a mensagem vai se tornando cada vez mais significativa, mais consistente e mais interessante a cada momento at chegar concluso. Na transio de um tpico para outro utilize perguntas sobre o que foi falado para o ouvinte refletir sobre o tpico em sua vida pessoal e seguida pergunta faa uma afirmao do tpico, por exemplo: Voc tem f? Creia, pois tudo possvel ao que cr!. Certamente voc ouvir muitos amns aps esta parte e estar pronto para o prximo tpico. No demore muito em um tpico. Se voc usar seu melhor argumento logo no incio, sua mensagem ficar fraca no final. Em alguns casos, o prprio texto bblico j tem sua prpria diviso, que usaremos para formar nossos tpicos. Um exemplo de diviso natural Joo 3.16: 1 - Deus amou o mundo. Falar sobre o amor de forma geral e sobre o amor de Deus. 2 - Deu o seu Filho Unignito - O amor de Deus em ao. Deus no ficou na teoria. 3 - Para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna falar sobre o objetivo da ao de Deus. Esse versculo riqussimo. Podemos elaborar vrias mensagens dentro dele. importante prestarmos ateno a esse detalhe. Se tivermos um entendimento muito profundo a respeito de um versculo, melhor elaborar mais de um sermo do que tentar colocar tudo em um s, fazendo uma mensagem muito longa ou complexa, principalmente quando o texto permitir vrios ngulos de abordagem, ou contiver mais de um assunto. S para termos alguns parmetros, sugerimos a durao de trinta ou quarenta minutos para um sermo. J um estudo bblico pode durar uma hora aproximadamente. claro que o Esprito Santo pode quebrar esses limites, mas precisamos ter certeza de que ele mesmo quem est fazendo isso.

Ilustraes - Ilustraes so pequenas histrias que exemplificam o assunto da mensagem ou reforam


sua importncia. Como algum j disse, as ilustraes so as "janelas" do sermo. Por elas entra a luz, que faz com que a mensagem se torne mais clara, mais compreensvel. Muitas vezes, os argumentos que usamos podem ser difceis, ou obscuros, mas, quando colocamos uma ilustrao, tudo se torna mais fcil para o ouvinte. Existem muitas historinhas por a que no aconteceram de fato e so usadas para ilustrar mensagens. No h problema em us-las. Podem ser comparadas s parbolas bblicas. Entretanto, importante que o pregador diga que aquilo apenas uma ilustrao. As ilustraes so muito importantes, porque despertam o interesse dos ouvintes, eliminam as distraes e ficam gravadas na memria. Pode ser que, na segunda-feira, os irmos no se lembrem de

muita coisa do sermo de domingo, mas ser bem mais fcil lembrar das ilustraes, dos casos contados como exemplo, e, juntamente com essa lembrana, ser tambm lembrado um importante ensinamento. Outro detalhe a se observar: no bom usar muitas ilustraes na mesma mensagem, pois a mesma perderia sua consistncia e seria mais uma coleo de contos. Como dissemos, ilustrao luz, e luz demais pode ofuscar a viso.

Concluso - A concluso ser o pice da mensagem, o fechamento. No basta fazer como aquele
pregador que disse: "Pronto! Terminei." A concluso a idia ou conjunto de idias construdas a partir dos argumentos apresentados no decorrer da mensagem. Nesse momento pode-se fazer uma rpida citao dos tpicos, dando-lhes uma "amarrao" final. Nessa parte, normalmente se convida para o posicionamento dos ouvintes em relao ao tema. Ainda no o apelo. O pregador incentiva as pessoas a tomarem determinada deciso em relao ao assunto pregado. Depois desse incentivo, dessa proposta, o assunto est encerrado e pode-se fazer o apelo, se for o caso, e/ou uma orao final. Exemplo de concluso: O amor de Deus incondicional. Ele sempre nos amou e sempre nos amar. um amor infinito. Desde a criao da humanidade quando por amor nos criou sua semelhana, at a encarnao de Jesus para morrer em nosso lugar e eternamente Deus nos amar.

ESQUEMA PARA ESBOO:


Deixo um esqueleto para voc copiar e preencher com seu contedo. Uso cores para destacar na visualizao da mensagem e no ter que se esforar muito para localizar.
-Tema:

Ttulo
Texto bblico
-Introduo:

Pergunta de transio?
Transio para os tpicos:

1- tpico 1: versculo base


Argumentao. (citaes bblicas) Afirmao do tpico!

2- tpico 2: versculo base


Argumentao. (citaes bblicas) Afirmao do tpico!

3- tpico 3: versculo base


Argumentao. (citaes bblicas) Afirmao do tpico!

Afirmao conclusiva! -CONCLUSO:


Argumentao resumindo o sermo.

CONCLUSO:
O esboo deve ser o menor possvel. Pode-se, por exemplo, usar uma frase para cada parte. Pode haver determinado tpico representado por uma nica palavra. O esboo o "esqueleto" da mensagem. Coloca-se o que for suficiente para lembrar ao pregador o contedo de cada diviso. Se uma palavra ou uma frase no forem suficientes, pode-se colocar mais, mas com o cuidado de no se elaborar um esboo muito grande, de modo que o pregador poderia ficar perdido no prprio esboo na hora de pregar. Ento, o recurso que deveria ser til torna-se um problema. Opcionalmente, o pregador pode fazer o esboo, bem pequeno e, em outro papel, fazer um resumo da mensagem. No plpito, s o esboo ser usado. O destino do resumo ser o arquivamento. Em outra ocasio, quando o pregador for usar o mesmo sermo, o resumo ser muito til. Se ele tiver guardado apenas um esboo muito curto, este poder no ser suficiente para lembr-lo de todo o contedo de sua mensagem. O que determina o poder da mensagem a vida de orao do pregador. Bons estudos e boas mensagens!

INTERPRETAO BBLICA
Para uma boa mensagem preciso primeiro entender o texto Bblico e para isso necessrio fazer uma interpretao do contexto. As perguntas abaixo ajudam na elaborao de uma boa interpretao. Praticamente em todos textos Bblicos pode-se encontrar a resposta destas perguntas: Passe o texto por uma prova de INTERPRETAO com as perguntas bsicas: -O qu? De que assunto trata o texto ou o que aconteceu. -Quem? As pessoas que so faladas no texto. Voc pode copiar os nomes delas fazendo uma lista ou grifar no prprio texto. -Quando? Se texto mostra em que momento aconteceu ou que perodo estava sendo falado. -Onde? Local onde aconteceu o fato ou foi escrito o texto. -Como? Alguns detalhes de como aconteceu tudo ou o que est sendo dito no texto. -Por qu? O objetivo da mensagem ou seu significado prtico para a poca e para as pessoas que so faladas no texto e como pode servir para ns hoje.

Potrebbero piacerti anche